quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Sporting - Besiktas - As noticias da nossa morte (não) foram exageradas

Para quem precisava de ganhar o jogo para se qualificar entramos da pior forma no jogo. Ou melhor dito saímos do jogo tão rapidamente como entramos. Registando falhas consecutivas em posse que nos impediam de ligar o jogo. Não sendo capaz de ter bola a equipa foi perdendo confiança e daí a perder a cabeça foi um ápice. 

Jefferson esteve desastrado, sendo muitas vezes mais um jogador do Besiktas do que nosso, tão frequente eram os seus erros quer com bola quer a defender. William não esteve muito melhor, repetindo a gracinha de ficar limitado por um amarelo ainda dentro do primeiro quarto de hora e foi incapaz de ajudar atrás, quando os turcos apareciam nas suas costas. Mas não foram os únicos, os erros foram sobretudo colectivos. Mau posicionamento, pouca reacção à perda da bola deixava-nos à mercê dos turcos. Por muito pouco não marcaram, especialmente por Sahan. 

Quando a primeira parte termina já mostrávamos alguma tentativa, mesmo muito ténue e inconsistente, de reagir. Ficava uma certeza que, dentro do que eram os nossos interesses, dificilmente faríamos pior na metade seguinte do jogo.

Ao intervalo Jesus recorre ao banco, tirando Montero. É certo que o colombiano não esteve feliz, revelando a apatia que já lhe vimos em jogos anteriores, mas eram tantos os jogadores que mereciam ir tomar banho mais cedo que estar no lugar do treinador não era uma posição invejável. Por exemplo, de Ruiz só se via a camisola.

Ainda as alterações não tinham produzido efeito e Gèlson ainda procurava a melhor forma de ser útil, quando João Pereira resolve cometer um erro de principiante, deixando a equipa completamente descompensada. Daí até Quaresma servir Gomez e deixar-nos em maus lençóis foi um tiro. Que parecia ter-nos fulminado naquele instante. Face ao que estávamos a jogar, como era possível dar a volta ao resultado?

Estávamos já de funeral encomendado quando, num lance desbravado por Slimani, após assistência primorosa de Ruiz, chegamos ao empate. De forma um pouco expectável, atendendo que os turcos se deixaram apanhar em contrapé, quando o mais recomendado parecia ser esperar que o jogo chegasse ao fim, jogando com a nossa incapacidade de criar jogo.

Ainda não o sabíamos, mas estávamos no limiar de uma recuperação épica. Devíamos ter dado mais importância à expressão do Slimani, quando foi buscar a bola ao fundo da baliza. Recuperação que havia de ser selada por Ruiz e de seguida carimbada pelo regressado Teo. Vale a verdade que a nota artística deste jogo não foi elevada e ficamos a dever o êxito a uma eficácia invulgar, atendendo a que marcamos quase todas as oportunidades que críamos. 

Mas, talvez mais importante do que tudo, foi a vontade e o crer da equipa contra o que pareciam ser as nossas melhores possibilidades, face ao que estávamos a produzir. Talvez os turcos tenham pensado que estávamos mortos, na viagem de regresso terão tempo de perceber que menosprezar esta equipa é capaz de ser um erro fatal.  

9 comentários:

  1. Questões que ficam deste jogo:
    - face aos muitos jogos pela frente até à pausa (Besiktas, Moreirense, Braga e União), se não se geriu o plantel neste jogo, em qual é que será?
    - mais do que recuperar jogadores até domingo, será que o relvado recupera até lá?

    Péssima gestão e controlo do jogo e posse de bola. Sempre muito próximos de sofrer golos "à Sporting".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, ganhamos, alegria! :)
      Vamos lá ao (seu) post da final da Taça ;)

      Estivemos perto de ficar com uma azia tremenda, nem descanso nem vitória, mas valeu a pena o risco, em Fevereiro lá estaremos.

      O Braga fez os 6 jogos da LE com a equipa titular, não deverão estar mais frescos (Sim, não têm a mesma obrigação de forçar no campeonato, podem descansar no domingo).

      O FCP tb cai para o LE, jogará às 5as como nós. Só o SLB se safou das 5as e já os pusemos a descansar na Taça.

      Eliminar
    2. Lê-se cada coisa... Então era no jogo mais difícil deste ciclo, decisivo para a continuidade na Europa, que nos íamos por a fazer "gestões"?

      Temos agora um jogo em casa contra uma das equipas mais fracas da Liga, seguido de outro para uma competição secundária (Taça de Portugal). Dá perfetamente para descansar alguns titulares em qualquer um deles.

      Eliminar
    3. M.,

      claro que é alegria!! Nem podia ser outra coisa.
      Não sei se o Braga usou tantos titulares ontem (já estavam apurados). Vi o resumo e vi lá Wilson Eduardo e Rui Fonte (é como se tivessem jogado Tanaka e Matheus Pereira).

      Fevereiro lá estaremos, com uma "truta qualquer" (alemão, inglês ou italiano).


      Pedro E.,
      você tem uma ideia de prioridades, eu tenho outra. Para mim, das competições oficiais, a Liga Europa está em 3º lugar. Daí, a gerir, teria sido neste jogo. Taça de Portugal é competição secundária? Bem, somo os detentores da mesma e vencemos a Supertaça porque vencemos a Taça de Portugal. Já eliminámos o Campeão Nacional, logo não me parece que se deva desrespeitar a competição. Mas isso é a minha opinião.
      O Moreirense é fraco? Já não perde há uns quantos jogos... Fraco é o Belenenses, Boavista e Tondela. Escusado será de relembrar a forma como vencemos uns e, empatámos com outros. Descansar é um termo que deve estar ausente no domingo (que, ao contrário do jogo com o Belenenses - também seguido de Liga Europa - será jogado menos de 72h do último jogo).

      Eliminar
    4. Amigo, voce ou é estilo aqueles pais exigentes, que o filho tira um 18 e eles perguntam porque nao tirou 20, ou entao ate parece que nao ficou muito animado.

      Eliminar
    5. Pedro C.,

      parece, é só isso. Fiquei (estou!) animado com os resultados. Não posso dizer que fiquei relativamente descansado com a exibição, nem posso dizer que os jogos que se seguem serão de grau dificuldade baixo, porque não são, nem o nosso percurso exibicional assim o indica.

      Eliminar
    6. @ Cantinho

      Claramente temos prioridades diferentes. A Taça de Portugal é uma competição simpática, que serve para salvar uma época mal-sucedida ou para coroar uma bem-sucedida. Mas não se compara em prestígio ou visibilidade mediática a uma competição europeia - sendo que a Europa sempre foi, desde a fundação, o horizonte de realização do clube.

      Quanto às dificuldades em ganhar a equipas como o Belenenses, o Tondela ou o Boavista, não estou a ver o que têm a ver com a Liga Europa - ou em que é que a "gestão" na Liga Europa as mitigou.

      Eliminar
    7. Pedro E.,
      não fui claro no que escrevi.
      Eu refiro-me a esta Liga Europa, a esta fase da vida do Sporting. De momento, de pouco nos serve. Na evolução que idealizo para o clube e equipa não está, de momento, uma grande dedicação à Liga Europa. Não temos equipa para jogá-la (com as prioridades internas). De que nos valeu jogar "com tudo" contra o Wolfsburg, se depois, num dos jogos mais importantes da época (no Dragão) só aguentámos 30 minutos, acabando por perder por 3-0?
      E as dificuldades em ganhar a essas equipas foram reveladas, também, para contrapor à sua posição que o Moreirense é "fraco". Também essas são fracas e o nosso rendimento também o foi. E sim, pelo menos no caso do Belenenses, não tenho dúvidas que os 90 minutos em Moscovo pesaram.
      Veremos como será hoje.

      Eliminar
  2. Não via um chouriço assim desde o 4-1 ao Newcastle, jogo de que agora a maioria já só se lembra como uma "épica recuperação". Foi futebol, e foi algo parecido com o que nos aconteceu contra o CSKA, em Moscovo(com a diferença que aqui, foi tudo legal), pelo que percebo a frustração do pessoal do Besiktas - equipa que, na pressão altíssima e intensa que fez foi a grande responsável pela péssima exibição. SL!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)