terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Oh, como é bom o colinho!

O azul da apneia
A nota exibicional do derby de ontem foi a roçar o fraquinho. O Sporting jogou mais vezes em esforço do quem em classe, em claro contraste com o que havia feito nos dois jogos anteriores, com o SLB e com os russos. Como compreender que uma equipa inferior nos cause mais dificuldades?

A resposta pode ser encontrada nos espaços disponíveis para jogar e nas dificuldades especificas do nosso campeonato. O Belenenses não tem problemas em jogar com os onze jogadores atrás da linha da bola, o que, assinale-se o SLB de Rui Vitória também se viu obrigado a fazer na recente eliminatória da Taça de Portugal. Mas, como é óbvio, nem ele nem o técnico do Lokomotiv se podem dar ao luxo de Sá Pinto, ao recuar de forma permanente toda a equipa, com o único objectivo de retirar os espaços para o nosso futebol respirar, ao ponto de ficarmos azul de tanta apneia.

Devemos também considerar o cansaço. O cansaço que é físico, fruto de dois jogos por semana, com viagens longas pelo meio. E que vem do stress competitivo, que se instala com o decorrer dos minutos com o resultado adverso. Isso é ainda mais notório quando o leque de opções se encontra reduzido, por lesões. E claro, pela ausência de Carrillo. Não há jogadores insubstituíveis, mas o facto é que aquele que era considerado o jogador mais desequilibrador do plantel no inicio da época está fora, não tendo ninguém ocupado o seu lugar em importância, e isso tem um preço.

Depois há o "paradoxo Slimani". A sua preponderância na equipa é clara nos golos que têm resultado em pontos e nas suas actuações plenas de esforço e entrega total. Mas a qualidade das soluções no último terço decaem de qualidade, sendo isso particularmente visível quando é necessário apelar à qualidade técnica para resolver problemas que o colectivo não consegue. 

Slimani, apesar dos enormes progressos, continua a exibir limitações técnicas e de compreensão do jogo que constrangem a qualidade  dass soluções no ataque. Antes que me queimem na fogueira, recorde-se como foi determinante a acção de Montero em Moscovo, a abrir espaços, a temporizar o passe até ao limite para isolar um colega, ou a oferecer-se para triangulações com Ruiz. Slimani não faz isto e, ou jogamos de forma diferente, como muitas vezes Jardim e Marco Silva se viram obrigados, ou temos que esperar por mais um milagre de Jesus.

Oh, como é bom o colinho!
Foi perfeito o final do jogo de ontem para os profissionais da conspiração. Quando já tudo indicava que o Sporting iria conceder mais um empate em casa, Tonel, que vestiu a camisola do Sporting durante cerca de sete anos,  acabaria por "oferecer" três pontos, por via de uma mão de todo desnecessária.

Oh, o escândalo! O Tonel é um vendido claro está, pouco importando se estava ou não a olhar para a bola quando esta lhe toca na mão. É também um sádico refinado porque esperou mais de noventa minutos para nos fazer o favor! Certamente estava combinado com o árbitro, sabendo que ele ia dar quatro minutos de desconto, e devidamente articulado com Slimani, para saltar com ele. Há peças de ballet, ensaiadas à exaustão, que não correm tão bem.

E o árbitro? O árbitro é um ladrão porque aponta um penalty quando um jogador joga a bola com a mão dentro da área! Ora isto vai ao arrepio do que está escrito na cartilha da arbitragem, onde certamente se lê que penalty's a favor do Sporting só em último recurso. E nos últimos minutos de jogo e que possam valer três pontos jamais, em circunstância alguma. 

É esse o colinho que nos têm dado, marcarem penalty's que dantes não marcavam. O colinho a que estávamos habituados era aquele que com uma mão nos afagava para comer tenrinhos, enquanto com a outra nos afastavam dos pontos o mais depressa possível. 

A passar o sinal amarelo muitas vezes
Quatro vitórias in extremis não acontecem por acaso, só por despeito é que não se reconhece o mérito. Mas o jogo de ontem não deixa de constituir um sinal de aviso. São muitas as vezes que andamos a queimar os sinais amarelos, um dia somos apanhados no vermelho.

Ontem, à semelhança do Bessa, jogamos muito pouco e, contrariamente ao que disse Jesus após o jogo, não foi por saber e por querer que chegamos ao golo. A mão de Tonel foi um momento fortuito que dificilmente se voltará a repetir. Estamos avisados.

6 comentários:

  1. Excelente artigo! Tão bom como a excelente vitória de ontem!

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto, claro e conciso.

    A menção ao trabalho de Slimani é bastante clara. E não percebo o que se ganha ao tirar Montero e Ruiz para, depois, se confiar no Tanaka.

    Ontem correu bem, mas a perda de pontos está próxima se a abordagem a este tipo de adversários não mudar.

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Não sei se houve colinho por parte do Tonel, mas houve com certeza por parte do árbitro. O colinho esteve no facto de, mesmo nas barbas do apitador, dois jogadores do sporting terem invadido a área antes do penalti ser marcado, o que deveria ter provocado a repetição do mesmo... houve um jogador do belenenses que ainda reclamou, mas em vão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beeeem... atentos a todos os pormenores. Não fora a tentação de dar sempre nota negativa a quem arbitra o Sporting, há aí muita alminha que daria excelente observador de árbitros... Espera! Isso até é uma mais valia! Força! Não sei se ainda há tachos para dar, mas pode sempre tentar candidatar-se.

      Eliminar
    2. E o mosquito que entrou no olho do tonel quando fez penalti? Não notou? de certeza que foi o Bruno que o contratou. Aliás a semana passada o Jonas teve de colocar pomada para a micose no escroto e aposto que foi o Sporting que a causou. Viva o Benfica!!!

      Eliminar
  4. Boa análise. Slimani é o tal pinheiro que um dia Paulo Sérgio pediu numa conferência de imprensa. Mas pouco mais que isso . E um jogador que luta muito , molha a camisa , nunca desiste mas não é um Jackson. Tem pés tipo quadrados. Basta ver a maneira como domina a bola.
    Só que com todos os defeitos é mesmo assim o nosso melhor ponta de lança .
    Teo não convence ( a mim não ! ) montero é um jogador diferente. Muita técnica bom remate mas falta aquele instinto de golo.
    Ruiz a segundo avançado nas costas de Slimani seria a melhor opção.
    O jogo foi o que se viu. Belenenses estacionou a frota da carris na frente da baliza , e nos temos grandes dificuldades a jogar com essas equipas. Foi assim em todos os jogos em Alvalade , excepto com o Guimarães . O problema é mais profundo do que parece é Carrilho sozinho nada faria a diferença .

    MLV

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)