domingo, 20 de dezembro de 2015

Ter ou não ter estofo de campeão, eis a questão

Não vale a pena perder muito tempo com o jogo com o União da Madeira, que ditou a primeira derrota no campeonato. Vários factores se conjugaram entre si para ela acontecer:

- Há jogos assim. Neste campeonato já ganhamos jogos com muito menos número de oportunidades criadas. A equipa pagou pela falta de eficácia. 

- Muita displicência na hora do remate aquando das oportunidades criadas, que até foram várias; Ao contrário do que viria a acontecer, parecia ser o entendimento dos jogadores que se não marcassem no momento marcavam depois. No futebol o depois pode nunca existir.

- A mesma displicência a defender na única oportunidade do adversário. Tudo muito devagar a reagir num lance que nem foi particularmente rápido.

- Com Ruiz a acusar desgaste evidente, não há jogadores capazes de criar desequilíbrios por iniciativa individual, quando os argumentos de ordem colectiva escasseiam, como foi o caso de hoje. Ainda assim não é seguramente tirando Ruiz para dar o lugar a Tanaka que se muda o destino de um jogo como o de hoje. Ou que se esconde Matheus até estar a perder.

Todas as derrotas são amargas. Esta é também dolorosa porque não só nos pode fazer perder a liderança da Liga, como obriga a mudar significativamente a estratégia para o próximo jogo que, como se sabe, é precisamente com o FCPorto. Com vantagem na classificação havia uma margem para gerir, agora torna-se imperiosa a necessidade de ganhar, para recuperar a liderança.

Jogos assim são comuns quando uma equipa vem de uma derrota onde se hipoteca um dos objectivos da época. Ou são meramente casuais, afinal é futebol. É em momentos como este que as equipas se revelam. Veremos então nos próximos jogos se esta equipa tem ou não o espírito  e a determinação de que se fazem os campeões. 

8 comentários:

  1. Se queres que te diga, este resultado foi o melhor que nos podia acontecer antes de recebermos o FCP. Partindo do princípio de que eles ganham à Académica, teremos de entrar para ganhar, e o Jesus não vai ter muito por onde inventar. Vai pôr a melhor equipa em campo. E acredito plenamente que a nossa melhor equipa ganha à melhor equipa do Porto. Jogaremos como mais gostamos: a atacar. Sem invenções, sem alterações de estratégias. Nunca nos demos bem com defesas de resultados... Sabes como sou: quando acontecem coisas más, há que procurar rapidinho pelo que de bom possa daí advir. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "este resultado foi o melhor que nos podia acontecer antes de recebermos o FCP"
      Sinceramente não consigo entender este princípio. No Sporting, perder seja em que circunstâncias for, seja contra quem for, é péssimo. Perder pela primeira vez na competição, deixar de depender-mos só de nós para continuar na lideraça isolada, precisamente na véspera de recebermos um dos maiores rivais, o principal neste momento, precisamente quem poderia vir a Alvalade para ficar a 5, se não a 7 pontos. Sabendo, como infelizmente se sabe, que um coisa é o clube da fruta entrar contra a Académica em Contumil sabendo que com uma vitória, entra em Alvalade líder isolado, e outra é entrar contra a Académica em Contumil sabendo que vai entrar em Alvalade pelo menos com dois de desvantagem, antes do fim da 1ª volta. Tudo isto na semana que perdemos a defesa da Taça de Portugal. Perdemos duas vezes seguidas ja nao acontecia há não sei quanto tempo. Na semana do Natal, que como se sabe, historicamente é uma semana decisiva para nós.
      Então isto é o melhor que nos aconteceu?!? Não consigo entender. Ah mas é que assim o Jesus mete a melhor equipa. Mas o que é isso de meter a melhor equipa? Mas quê iamos contratar o plantel do Desportivo de Caneças, pra ele meter contra o Porto? Mesmo que o fizessemos, como se sabe nao iria ser possivel inscrevê-los a tempo de jogarem dia 2. Seja quem for que ele leve para campo dia 2, vai ser a melhor equipa, porque se assim não fosse não estariam no plantel do Sporting.
      Não dá para entender como é que se sendo do Sporting se considera a derrota o melhor resultado que se poderia ter.
      Feliz Natal

      Eliminar
    2. Pedro R,
      tenho a certeza que a Ana não ficou feliz ou sequer indiferente com a derrota. Percebo o que ela quer dizer: o foco de JJ e da equipa será outro depois deste resultado.
      Contudo não estou inteiramente de acordo, como aliás expressei no post. Estou convicto que as nossas possibilidades aumentariam se o FCP não pudesse vir aqui jogar para defender o lugar e, ao invés, estivesse obrigado a procurar um resultado.
      Obrigado e Feliz Natal também.

      Eliminar
    3. Claro que não fiquei contente. Se ler a minha última frase, constatará que é o pensamento que me atenua um bocado o imenso sentimento de frustração. "Always look on the bright side of life" é lema que faço por seguir. :)
      Lembro que a última vez que o Jesus montou uma equipa para garantir um jogo que representaria o título... perdeu-o no último minuto, precisamente contra o mesmo adversário, ao serviço do Benfica. O mesmo nos aconteceu a nós com o Peseiro. Só há uma maneira de como o treinador terá de encarar este jogo, que é a única de que tanto gosto, e que o Pedro também, decerto: é para ganhar!
      De qualquer das maneiras, deixe-me fazer uma correção: continuamos dependentes de nós próprios para ganhar o campeonato. Só se perdermos o jogo de dia 2 é que teremos de começar a rezar a Jesus, que não o nosso, para que os adversários tenham deslizes.
      Boas Festas!

      Eliminar
  2. Espero que os adeptos do SLB não leiam este meu comentário como sinal de "azia" minha ou "desrespeito". Leiam-no à luz do que é o Futebol:
    - O Sporting perdeu em Braga, jogando melhor que o Benfica, que lá ganhou.
    - O Sporting perdeu com o União, jogando melhor que o Benfica, que lá empatou.

    É futebol.

    Este jogo foi o espelho da falta de humildade e enorme arrogância revelada pelo Presidente do clube durante toda a semana. Os exemplos chegam de cima.
    Espero que reflicta sobre isto e procure-se mudar rapidamente.

    Receber FCP, ir a Setúbal e receber Braga tem tudo para, em Janeiro, acabar o que só aí chega a meio: o sonho de vencer a Liga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, nem mais. Primeiro ganha-se e depois é que se faz a festa. Com tanta fanfarronice e folclore pode-se dizer que andavamos mesmo a pedi-las.

      Abraço

      Eliminar
  3. Frustração imensa e impossível de não ficar a rodar em powerplay na cabeça que "quem não consegue ganhar a 'este' União...não merece ser campeão"...isto assim a quente.
    Agora, nada está perdido, mas provavelmente os índices de confiança reduziram alguma coisa.
    Bom, mesmo assim, lá estarei no Comboio Verde dia 2 de Janeiro para ver o nosso Sporting a dar uma resposta cabal a este tropeção.
    LdA, iremos "partilhar" o Comboio Verde? :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liga dos Mancos.
      Partilhamos esse sentimento de frustração. Posso dizer até que são duas noites mal dormidas esta semana. Infelizmente, e apesar dos anos e do "calo" ainda continuo a reagir assim.
      Já tenho bilhete e viagem marcada para o clássico do dia 2 mas não irei no comboio verde. Ainda Não será desta.
      Abraço

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (7) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)