segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O discurso de Bruno de Carvalho sobre o Estado da Desunião

Estas foram algumas das frases do discurso de Bruno de Carvalho na A.G. do passado sábado que chegaram a público e que vêm descritas no jornal "O Jogo". Já as que vêm descritas no Correio da Manhã vou abster-me de comentar ou porque a fonte não me inspira credibilidade ou porque, a serem verdade, o seu conteúdo é muito rasteirinho e indigno de uma reunião magna de associados do Sporting Clube de Portugal.

"O que não é minimamente admissível é verificar que alguns sportinguistas querem fomentar a desunião. Não é admissível termos pessoas que gostam, especialmente antes de grandes jogos, de dar entrevistas, de dizer que o Sporting está a ser gerido de forma incompetente, que mentem descaradamente em comunicados bacocos e em entrevistas estéreis"

"Continuamos num clube onde há cobardia. Não é apenas de Ruis Barreiros que vivemos, vivemos também de cobardes que se escondem atrás de cartazes e perfis de Facebooks, onde se está a disputar uma das mais vis campanhas contra o Sporting, com pessoas a atacar em uníssono e de forma cobarde esta direção e o seu presidente"

"Ficaram chocados quando o presidente colocou sócios do Sporting em tribunal. É com alguma facilidade com se manipula alguns sportinguistas. Resumiu-se a três, se isto são sócios do Sporting, temos de começar a pensar no perfil de quem pode ser sócio"

"É o momento de escolher que queremos lutar por um Sporting campeão ou se queremos ser um clube de bem, politicamente correto, que não levanta ondas, submisso, de gente boa. Não se ponham lado. Ou querem um Sporting vencedor ou o retrato de um presidente, porque para aqueles presidentes bastava uma foto. Este é o presidente que vocês querem. Para sermos campeões temos de ser todos a lutar por isso"

"Nós continuamos de mangas arregaçadas a lutar pelo Sporting. Aqueles que dizem que o presidente devia reconhecer que era penálti, não foi penálti! Para esses, é andar 14 anos sem vencer, ser diferente é sermos gozados pelos rivais. Se querem um clube apenas para vir votar, jogar às cartas e um presidente refinado e elaborado..."

Quem não se lembra da forma como Bruno de Carvalho apareceu na vida do Sporting até chegar a presidente? Ora esse percurso retira-lhe toda a legitimidade para proferir acusações a sócios que hoje, de forma publica ou privada, manifestem a sua opinião sobre a vida do Sporting. Os que poderão dizer que o tempo lhe veio a dar razão, podem garantir que esta não assiste aos que hoje exercem esse direito?

Estas declarações são absolutamente lamentáveis e só vêm acentuar a minha convicção sobre Bruno de Carvalho: é o seu carácter controverso e a falta de equilíbrio nas declarações que profere que fomentam as reacções de desaprovação. É isso que desvia as atenções do que tem conseguido realizar. Prova disso é que uma AG que devia ser recordada pela aprovação das contas consolidadas ficará recordada por este triste episódio. 

É de todo estranho este foco dado por declarações de um membro do CL que, por sinal, até foi escolha do presidente. O que é que isto importa para o sucesso, ainda por cima num momento particularmente feliz na vida do clube? Quem não está a par da actualidade, e ainda por cima pelo destaque dado que esta matéria tem na comunicação social, será instado a pensar que se vive um momento de sublevação interna, o que não é apenas hiperbólico, é irreal.

Não me lembro, nos piores anos do chamado "roquetismo", igual falta de respeito pelos sócios e perseguição feroz à opinião discordante, com promessas de "purgas" por delito de opinião e  controlo eugénico dos associados, sem que houvesse alguém que manifestasse o mínimo de discordância perante estas declarações completamente desajustadas.

Antes vivia com algum pesar, pelo facto de viver distante de Lisboa, não poder acompanhar pessoalmente acontecimentos importantes na vida do clube, participando com o meu voto nas decisões do clube. 

Hoje, depois de ler o que está descrito acima, constato ainda com maior mágoa, que só me posso congratular por não ter o meu nome associado a um momento como este. Até aquele que deveria ser o representante de TODOS os associados (e não apenas dos que concordam), o PMAG, se comporte como um justiceiro implacável.

As promessas de equidistância e respeito por todas as opiniões eram apenas para ficar bonitas nos cartazes?

32 comentários:

  1. Tem memória curta então. Porque nos tempos do "roquetismo", o que não faltou foi desrespeito pelos sócios. Mas cada um tem as suas definições de desrespeito. Para mim, um Presidente dizer que dedica 1 hora por dia ao Sporting é desrespeito pelos sócios. Dizer que os sócios têm de comer e calar é uma falta de respeito. Dizer que os sócios devem deixar a gestão financeira para quem dela percebe é uma falta de respeito. Dar prejuizos acumulados de 90 milhões de euros na SAD e conseguir a pior classificação de sempre do clube é uma falta de respeito. Pagar 16 vezes mais por medicamentos é uma falta de respeito. Derrapar no orçamento da construção do estádio em praticamente o dobro é uma falta de respeito. Vender o João Moutinho ao principal rival é uma falta de respeito. Todo o negócio Izmaylov - Miguel Lopes é uma falta de respeito. AMEAÇAR SÓCIOS DISCORDANTES DE MORTE NA ASSEMBLEIA GERAL É FALTA DE RESPEITO PELOS SÓCIOS.

    E a sério que consegue escrever, seriamente e sem se rir, "Não me lembro, nos piores anos do chamado "roquetismo", igual falta de respeito pelos sócios e perseguição feroz à opinião discordante"? Há locais para expressar insatisfação e opiniões discordantes. Já dei a minha e não fui penalizado por isso. Porque a minha opinião discordante era fundamentada e tinha conteudo. Agora as situações como o cartaz e as perseguições no facebook são sim uma vergonha, não só para os sócios mas para todo o Sporting. Criticar sim, mas para tudo há um timing certo. Acho que concordamos que um cartaz antes do jogo com o Porto não é "vozes discordantes". E falta de respeito e promoção da desunião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho memória, quer a recente, quer a de longo prazo. O histórico do blogue comprova que, para mim, o Sporting não começou em 2011.

      Eliminar
    2. Então se tem memória posterior a 2011 não precisa de recuar muito para encontrar casos de verdadeiro desrespeito aos sócios. Casos que deveriam dar prisão e só não dão por estarmos no país em que estamos. Querer comparar isso ao que se faz atualmente, em que o próprio presidente obriga a que as votações sejam feitas em urna e não pelo ridiculo método de braço no ar, é surreal.

      Eliminar
    3. Pelos vistos ameaçar porrada aos adeptos (Bettencourt) não é falta de respeito.

      http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2009/11/06/jose-eduardo-bettencourt-tenta-agredir-adepto

      Memória selectiva

      Eliminar
  2. Acho que lhe passou ao lado a mensagem de Bruno de Carvalho. Não se trata de censurar vozes discordantes, de críticas (construtivas ou não)... Mas sim, gente que prejudica o Sporting e mentem descaradamente. Mas mesmo assim, BdC só criticou a Rui Barreiro o timing das declarações, até porque faz parte do CL e deveria primeiro criticar em instância própria e não vir para os jornais, na fase mais crítica do Sporting, vir com críticas destrutivas (ainda se fossem construtivas...). Mesmo assim, o presidente do Sporting concedeu-lhe tempo de antena ilimitado na última Assembleia Geral. E o que fez Barreiro? Ah e tal não posso ir, não tenho tempo, mas aqui vai mais uma crítica para o jornal. E hoje mais um notícia no jornal: BdC quer calá-lo, quando ainda há dois dias dispunha de todo o tempo de antena que precisasse.

    Gente desta não tem o Sporting à frente da sua agenda pessoal.

    Quanto às acções de BdC antes de ser eleito, há que ver dois aspectos:
    - na primeiras eleições, ganhas pelo Godinho Lopes, BdC teve postura "correcta", falou o que tinha a falar na campanha e antes disso nem o conheciam nem levantava ondas.
    - depois dessas eleições, o modus operando teve que modificar-se por dois motivos principais: as eleições anteriores foram ganhas por Godinho Lopes com falcatrua nos votos. E quando finalmente se conseguiu levar à recontagem dos votos, estes tinham desaparecido...
    O outro motivo: o Sporting estava a bater no fundo, em risco iminente de falir e ser atirado para a última divisão. E a gente que estava ao seu comando estava só a acelerar este processo.

    Portanto, não venham agora com essas comparações descontextualizadas.
    Só lamento que seja tão mais fácil desunir os Sportinguistas do que benfiquistas ou portistas. Eles têm que lidar com apitos dourados, fruta, caixas douradas, presidentes com dívidas de +600ME ao banco usando o clube para seu proveitos privados. E não se passada nada por aqueles lados. Aqui: ai que o Bruno disse umas palavras tão deselegantes. Abaixo isto tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que veio a público o RB fez criticas no CL. De qualquer forma isso não é relevante nem tem nada a ver com "desunir" os Sportinguistas. Já ser o próprio presidente acolitado pelo PMAG afirmar que "temos de começar a pensar no perfil de quem pode ser sócio"" é indigno, excepto em certas repúblicas das bananas.

      Eliminar
    2. RB fezx as criticas directamente na CS, logo após a maior fase fragilidade do Sporting e antes de Sporting-Porto de grande importância.. Não invente...

      Eliminar
    3. E dizer que as criticas a RB, não é relevante. Então é o quê?

      Eliminar
    4. Depois RB, não foi ao sitio onde devia ir e explicar-se aos sócios... Preferiu dizer que a agenda dele não lho permitia... Destes Sportinguistas estou eu farto.

      Gostam apenas de ser notados... O Sporting para eles pouco importa.

      Eliminar
  3. Isto é ver do lado que dá mais jeito. Se tenho que fazer críticas, faço-as. Mas vou ao sitio de direito e exponho as minhas preocupações.

    Não ando a meter cartazes nem a dar entrevistas e, quando tenho a hipótese de ser ouvido, desapareço que nem um rato.

    São pontos de vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de ser sócio do Sporting em nada diminui o direito ao exercício da opinião. Posso concordar ou não com a forma e o conteúdo mas isso não é razão para se colocar am causa a ligação ao clube. Muito menos quando é o próprio presidente a estar constantemente a marcar a actualidade e já assim procedia quando estava na oposição. A menos que o facebook também já seja considerado de forma diferente que qualquer outro meio público.

      Eliminar
  4. Uma coisa é teres uma opinião divergente, outra é expô-la como esse senhor o faz.

    Não é uma questão de ter uma opinião diferente, é o objetivo (destrutivo) de a dar a conhecer ao mundo. Fora das AG‘s.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de ser sócio do Sporting em nada diminui o direito ao exercício da opinião. Posso concordar ou não com a forma e o conteúdo mas isso não é razão para se colocar am causa a ligação ao clube. Muito menos quando é o próprio presidente a estar constantemente a marcar a actualidade e já assim procedia quando estava na oposição. A menos que o facebook também já seja considerado de forma diferente que qualquer outro meio público.

      Eliminar
  5. Caro Leão de Alvalade

    Duas pequeníssimas notas:
    1 - Tanto quanto me lembro, a oposição feita pelo BdC foi sempre frontal e compareceu a todas a AGs para enfrentar e se responsabilizar pelas suas opiniões discordantes, o que não é manifestamente o caso do Rui Barreiros e outros.

    2 - Se mantenho a minha inscrição como sócio, desde que BdC foi eleito porque acredito que defende os interesses do clube juntei à família Sportinguista mais dois familiares. Se houver retrocesso no processo, dirigentes que olham mais para o seu umbigo do que para os interesses do Sporting, acredite que será o momento em que cancelo as inscrições. Farto de pagar quotas durante anos para ver dirigentes a utilizar o clube em proveito próprio. Goste-se ou não do estilo, uma coisa eu sei, os interesses do Sporting tem estado em primeiro lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo considerando que a oposição de BdC foi sempre frontal, o que pode muito bem ser contestado, ela também foi feita por muitos ao abrigo de perfis e nick's sob anonimato, pelo que a questão da legitimidade é correcta.

      Eu mantenho a minha inscrição como sócio desde a sua efectivação porque o Sporting foi e será sempre muito mais importante do que quem episodicamente ocupe a cadeira de poder e adjacentes. Pelo menos enquanto identificar o clube com os valores que me fizeram ser sportinguista.

      Eliminar
    2. Sem duvida, Leão de Alvalade, mas no dia em que perceber que a corja que governou o Sporting e o conduziu até à gerência de BdC, estiver de volta, ou a preparar-se para voltar, não sou masoquista e por isso de mim não levam mais dinheiro nenhum.

      Eliminar
  6. Vozes discordantes devem de haver muitas. Agora vozes discordantes com conteudo, é que nao deve de haver nenhuma.

    Uma coisa é as pessoas terem alternativas, ou ideias diferentes. E pessoas assim nao têm medo de dar a cara por elas.

    Outra coisa é nao se ter nada para alem de, o Presidente é mal educado, o Presidente é ladrao, o presidente arranja guerras, o Presidente deixou empresas irem a falencia. Etc. Isto é aquele tipo de gente, que se esconde atras de cartazes para dizer o que pensa. Sao refugo, sao restos do passado, que estavam habituados a maminha que agora acabou, pelo menos para eles.

    Estive na AG. Ouvi o Presidente a falar. Ouvi socios. Ouvi membros do conselho leonino.

    Querem comparar o Bruno de Carvalho com isto? Ele quando apareceu a criticar, ja tinha ideias alternativas. Mal ou bem, concorde se com elas ou nao, ja as tinha.

    Esta gente tem nas tanto ou tao pouco, que a unica coisa que sao capazes de fazer é uns cartazes. E uns blogs e nada mais.

    Rui Barreiro teve a oportunidade de falar. Nao quis, porque tem medo do menino. Nao quis caminhar o mesmo caminho, tantas vezes caminhado pelo Bruno de Carvalho, com insultos, com ameaças, que duvido muito que agora se repetissem.

    Perdeu o respeito que eu tinha desde que o ouvi falar a primeira vez. Pode nao ter escolhido a melhor altura,mas deu a cara.

    Pena tenho que nao o tenha feito onde devia.

    Portanto no meio disto tudo, so ha una coisa. Muita, mas mesmo muita azia.

    O refugo que ia dando cabe do meu clube, essa tralha, nunca pensou que o garoto aguenta-se mais de um mes. E muito menos que dia apos dia, provasse que era possivel fazer muito melhor do que eles.

    No dia em que aparecer uma alternativa com rosto, com ideias concretas, e que as exponha no sitio certo, com um minimo de lealdade, tenho a certeza que sera ouvida e respeitada pelos socios.

    Quantos as mumias do passado, que permaneçam enterradas. Estao muito bem assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PedroC,

      só uma mente muito mesquinha enviezada pode afirmar que algum Sportinguista fique com azia com bons resultados do clube. "Aguenta-se"? Não, não se aguenta.

      Eliminar
    2. Claro que sim, os outros é que têm mentes mesquinhas.

      Cada vez que alguem chama os bois pelos nomes, fica logo tudo muito ofendido. Somos todos uns anjinhos coitados de nos.

      Concerteza que os cartazes na 2a circular, apareceram por milagre. Ou entao como forma de elogio as pessoas, e eu é que nao percebi.

      Se essa tralha, e volto a dizer tralha, nao quis saber do bem estar do Sporting enquanto por la andou, é agora mesmo neste momento que vai querer.

      Voces sao todos muito teoricos nas vossas analises, eu nao.

      Se houvessem soluçoes alternativas a serio no Sporting, elas ja tinham aparecido por esta altura. Ja nao falta tudo para as proximas eleiçoes.

      Mas nao ha. O que ha, sao muitos "desempregados", uns porque foram corridos, e outros porque nao foram chamados. E nao têm nada a acrescentar, para alem daquilo que têm feito desde o primeiro dia, aí pelas sombras.

      O que ha é muita gente que pensava que nao ia haver ninguem com eles no sitio, para fazer o barulho necessario para se fazer ouvir de novo a voz do Sporting.

      Em 3 anos ja ha muita obra feita, e muita coisa, se nao a grande maioria, esta mudada para melhor.

      Se calhar so nao esta para os meninos betinhos, que queriam que o Sporting fosse dirigido como um clube cavalheiros, onde se podiam ir discutir uns negocios enquanto se viam uns rapazes quaiqueres a correr atras duma bola.

      Queriam que andasse mos a ser cordeirinhos, num mundo de lobos.

      E nao esta melhor para todos os outros, porque pensavam que isto ia passar a ser so uma festa a 2, com o Braga a ficar com as sobras.

      Continuem por ai a mandar areia para os olhos dos outros, com os seus tiques de filosofo, que eu prefiro a minha simples mesquinhez.

      Prefiro ver o Presidente do meu clube a lutar por ele, do que a ve-lo so a fingir que luta.

      E se amanha aparecer alguem melhor do que ele, pode ter a certeza que tera o meu voto.

      Ate la metam os cartazes, as filosofias, e as educaçoes num certo sitio que eu ca sei, porque isto é uma guerra, nao é o cha das 5.

      Eliminar
    3. PedroC, subscrevo a 1000% as tuas palavras e como disse anteriormente se perceber que a corja está de volta, a mim não apanham mais dinheiro nenhum, é no momento que deixo de pagar quotas. Mais, numa hipotética situação dessas, queira Deus que nunca mais aconteça, faço os mais de 400 Kms somente para depositar os meus votos na urna. Até aparecer alguém melhor que BdC e enquanto ele demonstrar que o que o move são os interesses do Sporting, pode contar com o meu total apoio independentemente de por vezes ter atitudes que considera menos adequadas, mas em tempos de guerra não se limpam armas.

      Eliminar
    4. "só uma mente muito mesquinha enviezada pode afirmar que algum Sportinguista fique com azia com bons resultados do clube."

      Mas existem casos... Para ver um, basta visitar o Camarote Leonino e ver o que foi escrito por um tal pedro de coimbra...

      Eliminar
  7. Caro Leão de Alvalade,

    Não consigo reconhecer a Rui Barreiro o menor direito a opinar a partir do momento em que, aparece sistematicamente em momentos de resultados menos positivos, sempre com ataques pessoais e vagos.

    Tendo tido a oportunidade de sem o constrangimento de tempo, e com a integridade física, explicitamente, salvaguardada (o que de resto não creio que houvesse necessidade de se publicitar, dado que estamos a falar do Sporting) expôr as suas ideias e críticas, naquele que é por excelência o local de debate da vida do clube, simplesmente preferiu desperdiçar essa oportunidade, com semanas de antecedência não lhe foi possível organizar a agenda de modo a deixar uma ou duas horas livres para comparecer a uma AG onde teria todo o tempo e toda a atenção dos sócios? Face a isto preferiu não comparecer e manter a táctica de guerrilha através dos jornais.

    O facto de desafiar agora Bruno de Carvalho para um debate é apenas uma forma de escamotear a sua falta de honestidade, coragem e frontalidade, uma tentativa desesperada de salvar a cara e de lavar roupa em praça pública.

    Em Março de 2017 haverá eleições e aí o Rui Barreiro e todos os que o apoiam poderão dar asas à sua imaginação e tentar ganhar, nas urnas, legitimidade para governar o clube, até lá o mínimo que se pode exigir é que deixem quem está, e muito bem tem defendido os interesses do clube, trabalhar e continuar o processo de recuperação de um clube que muitos queriam morto, e muitos nunca acreditaram que se erguesse com tanta rapidez e força.

    Em Março de 2017 aqueles que levaram o clube ao estado lastimável de 2013, o Sr Rui Barreiro e todos os sócios presidenciáveis poderão apresentar-se a votação e uma vez mais os sócios decidirão e, esperasse, saibam respeitar, todos sem excepção, a decisão que saír das eleições.

    ResponderEliminar
  8. Só dá vontade de rir. A ginástica que certos invertebrados fazem para justificar a tentativa de silenciar as opiniões dos sócios...
    Só se pode emitir opiniões favoráveis a sua Exª e nos locais e horas estabelecidas por ele. Ehehehe!
    Eram estes mesmos aldrabões que justificavam os ataques do Carvalho à anterior direcção com a liberdade de opinião e com a necessidade de democracia interna. Argumentavam que até era saudável haver oposição, pois era disso que se tratava.
    Agora é esta lástima de quererem fazer censura e vilipendiarem todos os sócios que não incensam o caudilho.
    Tenho rido muito e tenho a certeza que o melhor ainda está para vir.
    Antes, era assim:

    Bruno de Carvalho voltou ontem a atacar Godinho Lopes, designadamente a insistência do presidente do Sporting em congregar forças no seio da família leonina. Em declarações proferidas no Núcleo Sportinguista de Aveiro, no qual foi convidado para participar nas comemorações do seu 19º aniversário, o candidato derrotado em 2011 argumentou: "Não percebo este apelo constante à união
    O Jogo 2011

    Bruno de Carvalho:«Não compreendo apelo constante à união».
    Record 24-11-2012

    O ex-candidato à presidência do Sporting Bruno Carvalho desvalorizou hoje o «apelo à união» e reforçou a mensagem de que a força do clube tem de ser os sócios e os adeptos, em Aveiro.
    Sapo desporto

    Depois de tomar posse:

    28.03.2015 06:00
    Bruno de Carvalho apela à união
    Presidente leonino prometeu títulos para breve.

    Marta Soares apela à união em torno de Bruno de Carvalho
    2015/06/10 21:06

    Bruno de Carvalho apelou à união interna durante a 52.º edição dos Prémios Stromp (em homenagem ao fundador do clube, Francisco Stromp).
    DN

    Bruno de Carvalho encerrou a Gala Honoris Sporting com um discurso de pacificação e apelo à união no clube de Alvalade
    Sapo desporto 02-07-2015

    Estamos perante um verdadeiro artista. E os lacaios, muitos pagos para infestar a blogosfera, têm a pouca sorte de ter que defender o indefensável.

    Cumprimentos aos autores do blogue pela lucidez e por manterem a linha apesar das chatice que assola hoje em dia todos os blogues do Sporting. Desde o insulto à mentira, os soldadinhos de chumbo da trupe que tomou o clube, não dão paz. O tempo deles está a terminar.

    ResponderEliminar
  9. Realmente a mentalidade desportiva Portuguesa está ao nivel de um terceiro mundo.
    Estamos na Europa?Só se é por estarmos integrados na UE porque de resto...
    Nojo, estes dirigentes que maltratam o futebol nacional em nome sei lá de quem...
    Como é que não hei-de ser fã do futebol Inglês ou Alemão cujo o comportamento dos seus dirigentes,é de gente civilizada.
    Desculpem o desabafo mas é muito triste o que se está a passar e por isso não posso tomar o partido de nenhum dos três grandes do nosso futebol,apesar de ser sócio de um deles.

    ResponderEliminar
  10. Mas o presidente disse ou não disse aquela frase?
    Deixemo-nos de ladainhas e digam-me se é verdade ou não?

    Rui Siva

    ResponderEliminar
  11. “Se isto são sócios do Sporting, temos de começar a pensar no perfil de quem pode ser sócio" - Criar um perfil de Sócio ??? Isto sim é ultrapassar o cumulo do ridículo!!!
    DITADOR, NÃO OBRIGADO

    ResponderEliminar
  12. Eu, para ser muito sincero, desde a vergonha protagonizada por Bruno de Carvalho, Jesus, Octávio, etc, cada vez menos acredito nesta direção e neste absurdo de "guerra contra moinhos de vento", de "são todos inimigos se não disserem amén ao que eu digo e faço", de acusar os rivais daquilo que o BdC passa a vida a fazer. Aquela vergonha que senti enquanto sportinguista, ao ver o presidente (o Presidente, porra!) do meu clube e o treinador do meu clube a ameaçarem, insultarem, intimidarem e tocarem (tive que ver dezenas de vezes pois não queria acreditar nos meus olhos) vai ser difícil de ultrapassar...
    Bem podes acreditar na frase do "pontapé no rabo" porque foi exatamente como vem na comunicação social, E até nem devia ser assim tão difícil acreditar, pois o nível deste presidente é do mais rasteiro que existe.
    Aquele cartaz (ou panfleto) da campanha onde se fala em dar voz aos sócios devia ser esfregado na cara de BdC e de todos os que parvamente o apoiam, para ver até onde vai a mentalidade ditadora do presidente do SCP.

    ResponderEliminar
  13. Leão de Alvalade
    É uma originalidade que alguém pretenda que os sportinguistas têm direito a exercer o direito de opinião só a horas marcadas e lugares estabelecidos. Isso não acontece em sítio algum que seja livre e democrático.
    Impressiona, particularmente, que uma pessoa como Bruno de Carvalho que nunca se conteve perante um microfone ou uma caneta de um jornalista exija aos outros o que ele nunca praticou.

    Desde que foi eleito, o BdC tem procurado determinar o tempo e o modo da vertiginosa sucessão dos acontecimentos. Fomenta polémicas, define os protagonistas e os coadjuvantes, estigmatiza personagens, dissemina versões e procura reordenar os factos como lhe convém.

    Agora chegámos a uma AG com apenas cerca de 250 sócios, um sinal de um estado de coisas preocupante. E BdC não encontra melhor assunto que marcar esta AG com um ferro em brasa: nunca os sportinguistas se esquecerão de que foi lá que o presidente do Clube falou da conveniência de rever o “perfil” do sócio.
    Se fosse possível ironizar perguntaria se ele pensa fazer testes psicotécnicos aos candidatos a sócio. Lá se ia o programa “sócio num minuto”!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...se isto são sócios do Sporting, temos de começar a pensar no perfil de quem pode ser sócio.

      Não é para todos e provavelmente é preciso um curso superior para entender o conteúdo desta frase. Podia resumir a isto, talvez seja mais entender: Com amigos destes para que preciso de inimigos.

      Exercer o direito de opinião, com certeza e se possível deve ser feito antes de compromissos importantes e dando suporte a quem nos deseja o pior, como por exemplo sendo testemunha da doyen ou da somague ou do marco silva... Isto sim seria obra de Sportinguista perfeito, de um verdadeiro cavalheiro. Enfim, mais do mesmo e eu é que sou um soldadinho que parvamente apoia quem defende os interesses do Sporting.

      Eliminar
  14. Compreendo perfeitamente que não se goste do estilo do Presidente, o "contra tudo e contra todos" constante, que chega a ser bastante desgastante tanto para a figura de Presidente como para o próprio clube, uma vez que ele o representa.
    Compreendo perfeitamente que, quem não gosta desta atitude, não se reveja nos actos e palavras do Presidente do seu clube, e, por várias vezes e com legitimidade, até pense que ele devia ter mais cuidado com as palavras que solta para a comunicação social uma vez que muita gente vai vê-las como uma extensão do que pensam os Sportinguistas.
    Compreendo até que venham exprimir a sua preocupação na comunicação social com o suposto "regime bélico" impingido pelo Presidente em todas as fronteiras.
    E, por fim, compreendo quem diz que o Presidente está a ser hipócrita, pois ele, de facto, criticou mais que ninguém a direcção do clube depois de "perder" as primeiras eleições contra Godinho Lopes, em todos os maus momentos da presidência da pior página da história do nosso clube.

    No entanto, NUNCA irei compreender quem não consegue distinguir os momentos em que foram feitas, de tão diferentes que são.

    De um lado, temos a pior gestão de sempre do Sporting Clube de Portugal, que esteve próxima de acabar com a Grandeza de todo o clube de vez, quer em poderio económico, quer em prestação desportiva, e tenho para mim que, caso não tivesse havido o "derrube" antes do fim do mandato, a situação chegaria a um ponto praticamente irreversível que acabaria com o clube que todos os Sportinguistas amam.
    Quando alguém como o actual Presidente, que não ganhou as primeiras eleições por razões muito suspeitas, vê o clube por quem ele se apaixonou e por quem é capaz de dar o corpo às balas TODAS (como se vê perfeitamente agora) a ser destruído pela própria direcção do clube, esperavam que ele ficasse impávido e sereno enquanto eliminavam o Sporting do futebol nacional e internacional? Enquanto pretensos sportinguistas levavam o Sporting à falência, à humilhação, à própria remoção do orgulho de ser Sportinguista?
    Agora vejamos o outro lado:
    Este Presidente devolveu-nos a competitividade com um orçamento 3, 4, 5, 6 vezes inferior ao dos rivais, e no seu terceiro ano depois da quase falência(!) consegue fazer com que o Sporting seja um verdadeiro e real candidato ao título. Criou o movimento para criar o pavilhão, apostou e investiu fortemente nas modalidades, conseguiu criar adesão à volta do clube como há muito tempo não se via, deu estabilidade financeira ao clube e, mais importante que tudo o resto, devolveu o orgulho aos Sportinguistas. Os rivais, finalmente, começam a levar o Sporting a sério, e, ainda melhor, a temerem o que o Sporting pode fazer.
    Luta pelas novas tecnologias. Não está, pelo menos até ao momento e que se saiba, envolvido em quaisquer negócios obscuros, nem a servir-se do clube como os presidentes dos rivais. Tem obra feita em tudo a que se propôs até ao momento, e isto são apenas os primeiros três anos, imaginem daqui a 10. E, apesar de tudo o que foi conquistado até agora, dentro e fora do campo, o rácio entre críticas e elogios continua a ser tremendamente inclinado para o lado das críticas.
    É atacado todos os dias pela comunicação social, paineleiros, aziados comentadeiros e cronistas, e ainda por alguns sportinguistas que se recusam a olhar para os actos e continuam a focar-se nas palavras.
    E por isto tudo, é que comparar alguém como Rui Barreiro, que critica apenas e só nos momentos maus sem nunca olhar para o que já foi feito, e depois se recusa a ir a uma AG que ele próprio pediu, a alguém como o nosso Presidente, que nos devolveu o clube e nos vai levar novamente à Glória, não é apenas hipócrita, é quase criminoso.
    Se eu gosto de tudo o que o nosso Presidente diz? Óbvio que não. Mas enquanto ele estiver mais preocupado com o que faz do que com o que diz, o que é claramente verdade tendo em conta todas as evidências demonstradas até ao momento, estarei descansado porque à frente do meu clube estará alguém que terá todo o meu apoio.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)