segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Campeonato do mergulho ao rubro

Na vigésima terceira jornada da presente Liga parece que o futebol decidiu fazer um intervalo e dar lugar a um campeonato de mergulho, tantos foram os casos de simulações de jogadores que os árbitros acabaram por sancionar com grande penalidade, contribuído para influenciar o resultado final. Dos casos que vou abordar todos eles estão marcados por essa agravante: alteram o curso do resultado a favor de uma das equipas.

Tivessem os erros ocorrido no decurso de um resultado já favorável às equipas beneficiadas e a sua gravidade seria menor. Estes casos ganham ainda maior projecção porque estamos a entrar numa altura decisiva do campeonato, em que todos os erros (dos jogadores, treinadores e árbitros) contam tanto como os que se registaram anteriormente, mas restam cada vez menos oportunidades para as equipas anularem os seus prejuízos.

Jogadores a tentar enganar árbitros para as respectivas equipas daí retirarem vantagem haverá sempre como sempre existiram no passado. No caso concreto do futebol português ao problema dos erros dos árbitros, comuns em todos os campeonatos, junta-se a suspeição relativamente à isenção de alguns dos árbitros, que é também agravada pelo facto de desde ao presidente até a vários elementos do Conselho de Arbitragem terem comprometida a imagem de isenção e de se comportarem como se fossem um dos lados dos três concorrentes ao título.

Sintomaticamente tem sido o SLB o menos critico da sua actuação, quando não é até o seu defensor. Isso quererá dizer alguma coisa, mais ainda quando se conhecem as violentas criticas que aquele clube ainda muito recentemente fazia a Vitor Pereira. Não é por gostarem mais de futebol e que assim o queiram proteger, parece mesmo que é por estarem satisfeitos com o curso dos acontecimentos.

Por ordem cronológica começo pelo jogo Paços de Ferreira – SLB. Quem vê futebol há algum tempo sabe que o Jorge Ferreira é um mau árbitro. Foi essa a impressão que deixou no jogo em causa, ao revelar uma duplicidade de critério na análise de lances em tudo semelhantes. Se o lance do Jonas é penalty o lance ocorrido momentos antes com Bruno Moreira teria que ter decisão semelhante. Acresce que no lance de Jonas o árbitro está muito bem colocado para se deixar enganar.

O erro existirá sempre mas quando um árbitro, num mesmo jogo, exibe um critério diferente abre o caminho à suspeição e lança sérias dúvidas relativamente à sua independência e capacidade de julgar com insenção. Com o passado de Jorge Ferreira ainda mais.

O FCP beneficiou também de um penalty que ocorre também num momento em que a primeira parte se encaminhava para o final. Com o resultado em 0-2 no inicio da segunda parte é pelo menos claro que teria pelo menos tempo para alterar o resultado, com todas as implicações que tal representaria. De todos este parece-me o lance mais difícil de ajuizar. Não só porque Maxi é um artista neste tipo de lances, mas também porque a perspetiva do árbitro era de todo desfavorável. Não é penalty mas compreendo a decisão.

Sem estar envolvido na luta pelo campeonato o jogo Braga – Vitória é um clássico do nosso futebol e ontem teve ainda a particularidade de ter sido apimentado por muitos golos e uma decisão que alterou significativamente o resultado final. Falo do penalty “cavado” por Otávio, que além da punição com o castigo máximo acabou por ditar a expulsão injusta do defensor do Braga. Mais do que o árbitro quem sai completamente chamuscado deste lance é o auxiliar porque o jogador brasileiro efectua a simulação a poucos metros dos seus olhos.

Casos como estes seriam facilmente resolvidos com o recurso a imagens de auxilio à decisão da equipa de arbitragem. Como sabemos, e agora cada vez mais e de forma mais pormenorizada, as entidades que superintendem o futebol especializaram-se em negócios de cariz mafioso, ao invés de se preocuparem e tornar o futebol numa modalidade mais transparente e justa. Mas mesmo enquanto o uso de todas os meios para o fazer continua por legislar, houvesse vontade por parte dos organismos nacionais e estes tipo de lances poderiam ser dissuadidos com o recurso ao castigo dos jogadores prevaricadores. Mas parece que essa vontade começa e acaba apenas para ameaçar o Slimani com um castigo…

14 comentários:

  1. "Casos como estes seriam facilmente resolvidos com o recurso a imagens de auxilio à decisão da equipa de arbitragem." Ou com castigos severos a todos os agentes de futebol que passa a vida a imputar todos os erros próprios às arbitragens. Como nas melhores Ligas aliás.

    E esta é só mais um caso em que nem depois de visionado mil vezes alguém pode garantir que o jogador não foi tocado no interior da grande área.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que a questão principal seja se o jogador foi ou não tocado porque não é por ser tocado que há penalty. A questão é se o jogador foi impedido à margem da lei de executar o lance. É o Jonas que não quer continuar ao atirar-se para o chão quando podia perfeitamente continuado.

      Eliminar
    2. Também concordo que neste caso a forma como o nº 20 estica a perna sem qualquer intenção de tocar a bola é muito mais importante que o toque. E mesmo sem toque é mais que suficiente para desequilibrar qualquer jogador.

      Eliminar
    3. "E mesmo sem toque é mais que suficiente para desequilibrar qualquer jogador."

      Bem, isto deve ser a melhor piada de sempre na análise a um lance de possível penalty!

      Eliminar
    4. Foi a força do vento que fez cair o mergulhador Jonas.

      Agora até caem com um sopro.

      Lê-se cada trol!..

      Eliminar
  2. Defender o lance do Jonas piscinas como passível de GP é apenas estúpido... O piscinas salta para o espaço, se depois de saltar vai contra alguém é indiferente pq, ao saltar previamente sem q ng lhe toque, se houver contacto posterior é ele que o provoca. Este penalty foi escandalosamente marcado...

    Virgílio.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo admitindo que o Jonas se faz ao penalty (nao me parece, mas mesmo admitindo) se fosse a mesma situaçao com um jogador do SCP, nao estavam todos em alvoroço.
    Olaha um penalty nºao assinalado contra o Sporting. Onde esta a indignaçao.
    https://1.bp.blogspot.com/-CPDVz7CCWi0/VsrrJ82eKFI/AAAAAAAAAac/Hp_1DTsA9BM/s1600/gif.gif

    Este espaço ate costuma ser bastante lucido mas hoje peca por excesso de "entusiasmo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,

      Já estou habituado a que me façam esse tipo de acusação sempre que discordam de mim. Vale que apesar disso continuam a dizer que o "espaço ate costuma ser bastante lúcido".

      Eliminar
  4. Já vi que são amiguinhos do porto.
    Tudo o que seja porto é ignorado.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  5. Penso que pelo que se tem passado neste campeonato é muito arriscado falar de arbitragens... temos demasiado "rabos de palha" nesse assunto.
    O árbitro do Paços-slb foi o mesmo que apitou o nosso jogo contra o Estoril, e se estão bem lembrados ganhamos esse jogo com um penalty que resulta de flagrante fora-de-jogo.
    Contra o Braga tivemos um penalty por lance fora da área. Fora da área, porra!
    E já nem quero falar do penalty que nos perdoaram em Arouca (O tão criticado Cosme Machado, lembram-se?)... é bem capaz de ser o lance mais inacreditável desta liga.
    Não podemos é fazer as tristes figuras do BdC (não foi a equipa técnica e os jogadores que lhe pediram mais contenção? Nem a estes ele respeita?!?), especialmente quando já tivemos vitórias bem "apoiadas", quer em lançamentos de linha lateral feitos dentro de campo, expulsões à meia hora de jogo por nada, bloqueios em livres que desbloquearam jogos, expulsões perdoadas (sim, no plural porque no jogo contra o Braga, dessa vez não foi apenas o Slimani), etc...

    ResponderEliminar
  6. se realmente este penalty sobre Jonas,deixa muitas duvidas aos sportinguistas.o que dizer dos dois penaltys em Arouca a favor destes e o penalty a favor do scp no jogo com o Tondela com um lancamento da linha lateral feita pelo JP?que vai originar o penalty que nem o devia ser porque quem faz a falta e o jogador do scp e nao o do Arouca...para nao falar no penalty Escandaloso do TONEL...para dar a viroria ao scp...mas ha mais,mas para ja chegara?

    ResponderEliminar
  7. Olha agora o mesmo gif mas sem as frames "desaparecidas" http://cdn.makeagif.com/media/2-20-2016/gGo9xW.gif

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andas a ver muitos filmes. Tomara eu ter tempo para isso.

      Eliminar
  8. Isto e ser Sportinguista Miguel Damas,defender a lampionagem e atacar o Sporting.Valha-nos nossa Senhora.Fuuuuiiiiii

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)