segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O inverno chegou no Algarve

O nosso inverno chegou quando no outono ainda é verão. Com duas exibições a roçar o miserável, nem o resultado favorável na ronda europeia na remota Ucrânia pode deixar nos fazer questionar sobre o trabalho desenvolvido por Peseiro até agora e o que futuro nos reserva a continuar este registo. Já aqui o tinha dito anteriormente, a bola do nosso jogo estava no campo de Peseiro mas este tarda a respectiva devolução para um patamar superior. 

A questão da sua permanência será a primeira grande decisão que Frederico Varandas será obrigado a tomar, depois da herança pesada que recebeu em mãos, tanto no futebol sénior como na formação, entre várias outras. Talvez mesmo a única decisão possível neste momento, uma vez que não pode incorporar jogadores num plantel onde escasseiam as alternativas e a qualidade disponível é diminuta. Uma decisão difícil, porque mudar por mudar não muda nada e não se vislumbram treinadores disponíveis que ofereçam uma solução com o mínimo de segurança. 

Tudo isto sem ignorar o óbvio: no actual estado a que o nosso futebol foi atirado  e com tanto "amigo" dentro de portas a rezar pelo caos e pelo insucesso não precisamos de inimigos. Poucos treinadores terão o interesse, coragem ou a loucura que Peseiro teve há um par de meses para meter aqui o pescoço. Isso eu tenho que reconhecer, mas  a minha gratidão termina no momento em que Peseiro ao invés de ser uma solução parece ser mais um dos muitos problemas em mão.

28 comentários:

  1. Calma, tranquilos! Tudo bem no reino do leão, ou melhor do gatinho! Agora é que está tudo bem, mansinhos, educados, com nível, voltamos ao antigo Sporting C.P., agora é mamá-las como diz o outro, vamos ter aquilo que merecemos e mais nada! É comer e calar, unir e baixar as calças, foi o que quiseram, vai ser o que vão ter! E isso não é da derrota de ontem, basta ver os últimos tempos, uma equipa presa por arames e que umas vitórias banais que disfarçavam a coisa, pois bem caíram agora na realidade, infelizmente, mas não é nada que já não se estivesse à espera, eu já estava à espera e infelizmente o pior ainda está para vir. O problema é que até essa onda de falta de exigência já está se alastrar às modalidades, vai se lá saber o porquê!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que está a acontecer não é nada que não estivesse à espera, simplesmente não o desejava nem contribui para isso. De calças baixas e no estado que se sabe ficámos por manter um louco demasiado tempo e ainda assim há quem por ele suspire.

      Eliminar
    2. Caro LdA

      Sim, admito que comecei a suspirar pelo "louco" quando vi um palerma que não sabe juntar duas palavras – sacar de uma medalha de derrotado do bolso.

      Assumo os meus pecados!

      #unirosporting

      SL

      Eliminar
    3. Lamento que nunca tenhas reparado no palerma que destruiu tudo à sua passagem quando tinha tudo na mão para fazer melhor. Condições que tão cedo não acontecerão.

      Eliminar
    4. tinha tudo para fazer melhor? interessante.

      Eliminar
  2. Tá muito bom assim...Não se podem queixar, ou está mal com todos? Invertam é a cultura competitiva, que nunca foi boa e com punhos de renda ainda fica pior. Retratem a equipa na atitude de Coates e Acuña e pouco mais, o resto é tudo sacadores com uma mentalidade de merda.
    E o pior ainda está para vir. São escolhas, meus caros são escolhas!!!
    Numa estrutura que ninguém sabe dar um berro, querem o quê? Aquele balneário deve estar um espectáculo.
    O outro montou a tenda, pavoneou-se e agora é o Delfim da direção uma espécie de talismã. Isto só me dá vontade de rir.
    Eles sabem lá o que é mistica e dinamizar mistica.
    O pior erro que cometeram foi dar a braçadeira a um traidor. Logo aí o processo de revitalização do balneário começou mal.
    Mas deixa andar, que tá bom assim...irei ver com os meus olhos muita boa gente a suplicar pelo regresso do "LOUCO"!!!É esperar e ver, agora temos a LIGA DAS NAÇÕES (PARA DISTRAIR PAROLOS).

    ResponderEliminar
  3. Loucura, meter-se aqui? Era mesmo eu que, sendo adepto do clube rival, incompetente e a receber salário principesco (para a qualidade que lhe é reconhecida), recusava ir treinar um clube da dimensão do nosso.

    Louco é quem o meteu cá, despedindo outro que lhe dá 30 a 0, pelo simples motivo de ter sido contratado pela anterior Direcção.

    Loucos são os responsáveis pelo rumo que o Sporting começou a tomar nos últimos meses.

    Vítimas somos todos nós, uns com mais outros com menos responsabilidade.

    A grande vítima é a de sempre: o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  4. "vai ser um ano penoso"??

    Eu cá acho que vai ser um mix entre os tempos do JEB e do godinho. A diferença é que o presidente relativo herdou uma equipa de futebol bem melhor que os três anteriores. E oxalá que seja penoso até ao ultimo dia em que ocupar o lugar que ocupa por ter ajudado à golpada que está a ter os efeitos desportivos que se está a ver. A sede de chegar ao poder foi tal que nem olharam a meios agora tem o que merecem. Ele e quem o apoiou.

    ResponderEliminar
  5. Os Sportinguistas são uns otários(facilmente manipulados)!!!e mais não digo.

    Apenas relembro...o início do pesadelo tem data...23/06/2018.

    E o mais triste de tudo isto, é que será o pobre diabo do Peseiro a pagar a fatura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem data sim, é ir ver quando fomos para as Ag's com o intuito de perpetuação no poder. Acabou em vassourada, rua.

      Eliminar
  6. Eu não culpo o Peseiro nem o Cintra nem Varandim, os culpados são os ´sócios do Sporting que nunca mais aprendem a votar e a fazer boas escolhas. Chego à triste conclusão que o Sporting nunca passará disto no futebol. Um Clube adiado, sem alma, sem mistica e sem ambição.

    ResponderEliminar
  7. Com tudo o que se passou na preparação desta época, muito dificilmente poderia vir o sucesso. A grande questão não é o que vai acontecer esta época, mas sim, como vamos construir a próxima, para podermos voltar o mais rapidamente possível aos patamares que queremos...

    Quanto ao que se passou ontem, não me parece que Peseiro consiga dar a volta ao texto. E nem é a questão do resultado. É a maneira como a equipa andou perdida em campo. Ninguém sabe em que posição está a jogar, vão 2/3 jogadores á mesma bola, o numero de passes errados é assustador, os centrais não sabem a quem dar a bola na saída do nosso jogo, os nervos são evidentes, a defesa ontem não teve quaisquer apoios...

    Nas alturas difíceis, temos de estar com os nossos mais que nunca. Espero ver um estádio cheio para o jogo com o Boavista. A força a vir de fora é a única coisa que pode minorar nesta altura todo este estado de coisas...

    José Gomes (JG)

    ResponderEliminar
  8. ah croquetes, reis da superioridade moral
    têm aquilo que quiseram não é?
    agora é comer e calar...

    BALAKOV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há discurso da legitimidade, da superioridade moral e a apropriação indevida da representação do ideal sportinguista vem precisamente daqueles que tendo tudo na mão deitaram tudo a perder por incompetência e incapacidade mais do que comprovada.

      Eliminar
    2. Até se ter "tudo na mão" houve muito trabalhinho e obra feita até lá chegar...

      SL

      Eliminar
    3. Filmes, muitos filmes para desculpar o descalabro que tem apenas um responsável.

      Eliminar
  9. Caro LdA, já há muito que não comento por aqui, embora visite com assiduidade este espaço que já há muitos anos é uma referência (gostando-se ou não do teor dos posts).

    De facto não tem sido fácil falar ou escrever sobre o Sporting, pois somos logo apelidados disto ou daquilo. Não há meio termo no mundo sportinguista, muito menos na blogosfera. As posições estão extremadas e o mesmo facto é aproveitado pelos guerrilheiros de ambos os lados deste conflito absurdo que continua a consumir o nosso clube.

    Mas se há coisa onde me parece haver um consenso generalizado, é de facto relativamente ao actual treinador. Não é só pela mais do que justa derrota de ontem, mas também é muito por isso. Muitas poucas vezes vi uma equipa em Portugal (e incluo Benfica e Porto) a darem-nos tamanho baile, mesmo nos nossos piores momentos. E não foi apenas obra do japonês. Foi toda uma equipa, que frente ao Sporting se sentiu como peixe na água. E isto é assustador, muito assustador. É assustador, pois um campeonato como o nosso ganha-se precisamente no receio que as equipas grandes provocam nos seus adversários, fazendo-os jogarem no limite, onde a adrenalina e os erros andam de mãos dadas e tantas e tantas vezes são aproveitados pelas equipas mais consistentes. A derrota de ontem terá um efeito mobilizador em todas as outras equipas pequenas que tenham 3 ou 4 gajos que saibam trocar a bola minimamente, e nos dias que correm, serão quase a totalidade das equipas da primeira liga. A partir de ontem, poucas serão as equipas que terão medo de jogar contra nós. E isso será meio caminho andado para bastantes dissabores.

    E como não vejo em Peseiro qualquer capacidade para reverter este cenário, parece-me que a sua saída será inevitável. E quanto menos tempo passar melhor. Este é, sem dúvida, um grande teste à capacidade estratégica e de liderança de Varandas.

    E como estou certo que a saída de Peseiro, mais cedo ou mais tarde, será inevitável, gostaria de partilhar uma visão sobre as possíveis alternativas.

    As soluções "portuguesas" não me agradam. A generalidade dos treinadores portugueses vive à sombra de um mito que se criou à pala de Figo, Cristiano e Mourinho - que temos os melhores profissionais da bola do mundo...

    Então no que toca aos treinadores, é das maiores sobrevalorizações que existem. Quantos treinadores além de Mourinho foram bem sucedidos na elite do futebol mundial? É verdade que muitos treinam lá fora, mas isso é sinónimo de sucesso porque carga de água? Os únicos que ainda deram um ar da sua graça foram o Leonardo Jardim e o Paulo Fonseca, e mesmo assim os contextos são muito particulares e não podemos dizer que correspondem à elite do futebol mundial.

    A verdade é que, com muitas poucas excepções, o treinador português é bastante medíocre e vive do resultadismo, abdicando quase sempre de princípios de jogo em prol de uma vitória magrinha ou até de um empatezinho. Aliás, até o Mourinho é assim! (embora no passado tivesse outras características (que não tácticas, mas motivacionais) que maximizaram os seus resultados.))

    Isto para dizer que não me agrada a solução de um técnico português, mesmo reconhecendo que Miguel Cardoso ou Paulo Fonseca saem um pouco fora deste padrão que descrevi.

    Para mim, neste momento, os melhores técnicos, os que melhor compreendem o futebol actual (que está cada vez mais igualizado no plano técnico e táctico, fruto do profissionalismo, da partilha de boas práticas e das próprias limitações físicas humanas, mesmo apesar das cada vez maiores diferenças orçamentais) são os espanhóis e os alemães.

    Claro que não é fácil ir buscar um bom treinador a estes mercados, mas seria a minha opção.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adolfo Sapinho,

      Neste momento a minha opção seria sempre por um treinador português. Apesar da paragem não há tempo suficiente para perceber o nosso campeonato, as nossas necessidades e o que é necessário ajustar. Não há possibilidade de incorporar jogadores. Um treinador estrangeiro só fazia sentido para mim no inicio da época mas num perfil bem diferente do que o que foi então anunciado.

      Eliminar
    2. Caro LdA,

      Acho que isso da "adaptação" é outro mito. O futebol é cada vez mais universal, as tácticas e as metodologias de treino já estão tremendamente estudadas, e facilmente um treinador se adapta a um qualquer campeonato que seja minimamente desenvolvido, como o nosso.

      Os maiores entraves são sociológicos, mas até por aí, sabendo do mediatismo do Sporting e do barril de pólvora que é, acho que neste momento um treinador estrangeiro teria mais vantagens do que um português (desde que entrando no perfil que descrevi anteriormente). Sempre escapava a benfiquismos, portismos e afins...

      Em relação ao "perfil bem diferente do que o que foi então anunciado", concordo na íntegra. Aliás, não me parece que Mijhailovic seja espanhol ou alemão! :)

      SL

      Eliminar
  10. Já tive oportunidade de comentar noutro espaço, e reafirmo-o aqui: até ao final do ano o campeonato terá duas interrupções. Esta que começa a agora, e depois outra em novembro/dezembro. Após esta 2ª paragem seguem-se 3 jogos para o campeonato (2 em casa), um para a taça da liga e o duplo confronto europeu com o arsenal. Acho que se deve dar esta oportunidade a Peseiro. Se ao cabo desses 6 jogos o futebol jogado não tiver evoluído, então toma-se a decisão a tomar quanto à sua continuidade. Nesta fase, parece-me precipitado. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito esse juizo sem dificuldade. O que digo acima tem a ver com o facto de não ter havido nenhuma mudança na anterior paragem apenas a continuidade do que já vinha mal.

      Eliminar
  11. Agora não há publicações no Facebook.

    Agora não há " pressão " das claques sobre os meninos.

    Agora treinam na Academia sem temor de serem " fivelados " por um qualquer bando de encapuzados.

    Alguns dos " meninos " até tiveram os seus contratos substancialmente melhorados em termos remuneratórios.

    Qual o retorno para os adeptos e sócios ?

    1 - mau futebol

    2 - maus resultados

    3 - total displicência pelos anseios da massa adepta e sócios.

    Mas sabem uma coisa ?

    Temos aquilo que merecemos.

    Somos um Clube com cerca de 3,5 milhões de adeptos, mas se fossem apenas 500 mil....chegava e sobrava.

    Mais de 80% dos adeptos e sócios do Clube SE tivessem VERGONHA NA CARA (para não dizer outra coisa) NEM se assumiriam como Sportinguistas.

    Tal como uma Nação é o reflexo do Povo, um Clube é o reflexo dos Adeptos.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A total displicência não é a mesma das derrotas em Chaves, Guimarães, etc?

      Se houvesse vergonha na cara não se escreveriam tantas alarvidades.

      Eliminar
  12. A questão do treinador para esta época é irrelevante, por todas as razões e mais uma, não iremos além dos 70 pontos independentemente do treinador que esteja.

    Se Peseiro ainda for igual a si próprio no próximo jogo ganharemos por um resultado confortável (saudades do Liedson a celebrar golos junto ao banco do Boavista...) e lá se consegue adiar a decisão do próximo treinador para mais além. E isso, por estranho que pareça, interessa! Ninguém acredita que Peseiro, seja o treinador da próxima época mas convém que aguente no limite até a abertura do mercado de transferências. Lá para Janeiro caso já seja possível começar a construir uma nova base de equipa chegará um novo treinador para atacar a próxima época, sem essa nova figura ter já o desgaste desta primeira parte da época que se afigura dolorosa.

    Um treinador, a vir agora, vinha fazer o mesmo papel a que Peseiro se prestou, ser um boi de piranha, até existir capacidade de construir todo o edifício do futebol do Sporting. A vitima não faria melhor e ao Sporting ficaria mais caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LMGM, devias escrever mais vezes :-)
      Abraço

      Eliminar
    2. Com isso tudo os outros 2 concorrentes embolsam mais 40M€ na próxima Champions e nós sempre adiados... bem dizia o tio que isto não estava para estagiários...

      Eliminar
    3. LMGM, não percebo muito bem porque a questão do treinador para esta época é irrelevante. Objectivamente, é irrelevante porquê? Nenhum outro treinador conseguiria retirar mais rendimento do actual plantel? Porquê?

      Por exemplo, não indo muito longe, será que JJ (mesmo com o mau futebol que foi revelando na época passada), com o actual plantel, nas actuais circunstâncias, encaixaria 4 golos do Portimonense? Até poderia acontecer, mas o LMGM acredita nisso? Eu não.

      É claro que podemos achar que mesmo um bom treinador, nas actuais circunstâncias, poderia não conseguir ser campeão. E embora ache que essa ambição até não seria totalmente descabida, pois vejo os rivais um pouco mais fracos que na época passada, até aceito esse argumento, pois de facto Benfica e Porto são potencialmente mais fortes. No entanto, neste momento, já não é apenas ser campeão que está em jogo. Nem sequer o apuramento para a Champions. Este futebol de Peseiro é tão, mas tão, miserável que a luta pelo 4º ou 5º lugar será uma realidade. E isso, meu caro, é uma tragédia para o Sporting, pois isso desvaloriza a marca de forma brutal, com todas as inerentes consequências desportivas e financeiras.

      Peseiro e toda a sua equipa técnica foram péssimas escolhas da Comissão de Gestão. Assumir isso rapidamente terá sempre mais benefícios do que arrastar uma situação que nos pode colocar num patamar tão desprestigiante, em que o mais provável é mais uma vez levar negas dos poucos bons treinadores disponíveis.

      SL

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (1) adeptos (97) Adrien (19) AdT (1) adversários (84) AFLisboa (2) AG (22) AG destitutiva (3) AG15/12 (1) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (36) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) arbitragem (95) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (6) basquetebol (1) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (4) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (37) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (44) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (28) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (92) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (2) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (24) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (29) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (3) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (3) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (8) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (1) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (4) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (3) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (27) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (5) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (12) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (2) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (45) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tio Patinhas (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (92) treino (4) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (1) Varandas (9) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (1) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)