quarta-feira, 17 de outubro de 2018

"Porque secou a torneira de Alcochete"

Partilho hoje a reportagem do dia do jornal "A Bola" sobre o há muito debatido declínio da nossa  formação. Faço-o não por me rever inteiramente no artigo, mas servido-me dele como ponto de reflexão. A torneira de Alcochete certamente que não secou, mas que o fluxo é bem menor é uma evidência. Há várias razões que explicam esse declínio e o pior que se pode fazer é continuar o estado de negação em que se mergulhou nos últimos anos e que contribuíu para o estado em que nos encontramos.

Quando me refiro aos últimos anos refiro-me muito em particular aos últimos cinco, especialmente pela ausência de debate sobre esta e outras matérias, uma vez que a ideia de debate era imediatamente relacionada com a de heresia e contestação injusta à liderança iluminada e acima de qualquer contestação. Deu no que deu. Mas obviamente que para o actual estado da nossa formação concorreram lideranças anteriores e especialmente a degradação de poder que se instalou há muitos anos, especialmente a partir do mandato de Eduardo Bettencourt. 

Sem soberba e com realismo, há também que admitir que os nossos rivais directos e demais concorrentes diminuíram as distâncias que nos separavam, por dedicarem hoje mais tempo e mais recursos físicos, humanos e financeiros aos seus departamentos. E isso se deve também ao reconhecimento do sucesso do nosso modelo, que lhes serviu de mote e que foram aperfeiçoando. 

Hoje o Sporting não tem equipa B. A equipa sub-23 vive em dificuldade expressa em resultados e exibições. Os nomes dos nossos jogadores mais jovens quase desapareceram das convocatórias das selecções e quase nenhum de nós lhes sabe os nomes. E se tal ausência se pode dever ao menor poder de influência da nossa parte - o que também não abona em nosso favor... - é indiscutível que o valor disponível baixou drasticamente. Ambas concorrem contra nós, porque era impossível há anos atrás ver nomes como Patricio, Cédric, Carriço, Carlos Martins, Moutinho, Veloso, Bruma e muitos outros afastados de uma convocatória das selecções mais jovens. 

Há vários problemas a resolver e, como vários outros que se foram instalando no clube, de forma gradual mas inexorável como a ferrugem, não se resolverão com um simples estalar de dedos. No caso da formação seguramente que precisará de muitos anos. E esses serão tantos ou tão poucos como venham a ser tomadas as medidas certas. Mas serão as pessoas que venham a ser chamadas a assumir responsabilidades no futuro que se pretende de retoma a ditar a diferença. 

O Sporting não tinha condições físicas de treino modelares quando, ainda no centro de estágio, debaixo da antiga bancada nova lançou para o mundo dois dos ícones da sua formação e do futebol mundial, como foram Luís Figo e ainda hoje é Ronaldo. Foram as pessoas de então, pelas suas qualidades humanas e profissionais que, instituindo as melhores práticas e suscitando a confiança de centenas de famílias ao ponto de lhes confiaram o melhor de si - os seus filhos - à sua guarda. Terá de ser por aí que iniciaremos o regresso a uma escola modelar em que o mundo punha os olhos.






19 comentários:

  1. Para além do desinvestimento em software (recursos humanos) e hardware (infraestruturas), mas acima de tudo recursos humanos, a maior razão para o desaparecimento da formação do Sporting tem um apenas um nome: Benfica.
    Reparem que não é apenas o Sporting que sofre, o Porto também, apesar de estar mais longe.
    Daí a constante série de "fake news" fora dos relvados, envolvendo tráfico de influências na CS e na magistratura, tentando anular a vantagem do Benfica. Que se irá virar contra os malfeitores.

    A partir do momento em que o Benfica decidiu apostar a sério na formação, devido à sua dimensão social e desportiva, com competência igual ou maior, os recursos (a captação de activos) começaram a escassear (a secar) para o Sporting. Porque o Benfica sempre atraiu os melhores.
    Competência gera competência.

    Tanto o Ronaldo como o Figo eram benfiquistas (ainda são?) e tivesse Benfica na altura as infraestruturas em termos de scouting que tem agora, nem precisava de tanto, nunca o Sporting os teria aliciado para a sua formação. Porque teriam preferido o Benfica.
    Especulação? Com certeza. Mas extrapolada da realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fake News???? Está a brincar, não está? Se quizer eu envio-lhe um extrato dos mails retirados do mercado de benfica. E nem a sua instituição mafiosa tentou alguma vez dizer que eles eram falsos... até o vosso advogado nos veio dizer que não é corrupção. É só "trafico de influencias"...

      Fake News de trafico de influencias???? Não é o que o vosso advogado diz. Mas...então, as toupeiras nunca existiram, foi? O Power point relativo ao controlo sobre os poderes do estado nunca existiu? Os mails que eu li nunca existiram? A cartilha nunca existiu? Gente do seu clube em programas de TV a dizer que estavam ali para desestibilizar os adversários eram só personagens virtuais?

      Você cresceu com valores de Vida diferentes dos meus. E por isso é que eu sou sportinguista e você além de arrogante (característica lampiã)acha que denunciar mafiosos e batoteiros são fake news e que malfeitores são os que denunciam crimes...

      LdA, então mas este palhaço vem-nos insultar á nossa casa?

      E já agora, fique a saber que o Figo esteve no seu clube. Assinou contrato e tudo. Só que preferiu voltar ao Sporting.

      A vantagem que o seu clube leva neste momento na formação deve-se não só ao desisvestimento que o Sporting fez mas também e sobretudo aos proveitos que vocês têm tirado de viverem num estado que protege criminosos e vigaristas e lhes dá vantagens competitivas para crescerem. Porque de facto vencer chama os miúdos. O problema é que vocês têm vencido porque são batoteiros e porque vivem num estado que até substitui a PGR quando ela vos começa a incomodar...

      Já agora, diga-me lá: quem pagou o vosso centro nevrálgico da formação, no Seixal? Vocês compraram os terrenos ou fomos nós que os pagamos? Você sabe a resposta, não sabe? Pagaram os terrenos da mesma maneira como pagaram o estádio. Com o meu dinheiro...

      José Gomes (JG)

      Eliminar
    2. Aconselho vivamente que apague qualquer registo da correspondencia roubada ao Benfica.

      Eliminar
    3. Amiga toupeira, está a ameaçar-me? Não gosto muito disso, sabe? Até porque isso sim é próprio de malfeitores e gangsters...E sabe que mais? A ditadura que o levava ao colo já acabou há muito tempo.

      Vivemos numa sociedade livre e eu acedo onde quiser na internet e vejo o que quiser. Na China e no Irão (e ...) é que o acesso á Internet é limitado pelos governos...

      Já o acesso, com uso de corrupção, a dados de processos em segredo de justiça é crime...ah, espere, isso nunca aconteceu. Foi mais uma Fake New dos malfeitores...

      Por falar em correspondência roubada, amiga toupeira, quem terá contratado o hacker que andou há uns tempos a divulgar os documentos confidenciais do Sporting e do Porto no football leaks? Será que quem acedeu ao football leaks e viu esses documentos também é criminoso?

      O Sporting felizmente nunca teve necessidade de andar a perseguir ninguém por causa disso. Só os gangsters é que têm essa necessidade porque os seus crimes ficam a nu...

      Sabe uma coisa? Gente como você enoja-me até á medula. Pela desonestidade, pela falta de carater, por ainda terem a distinta lata de chamarem malfeitores a outros. Até o imagino no café do bairro, a pregar a "verdade desportiva" com que enche a boca (também o imagino de bigode farfalhudo e a palitar os dentes podres no café...).

      É preciso uma falta de vergonha... Mas pronto, cada um foi educado por quem foi. Há quem não priveligie o carater quando educa os filhos...

      José Gomes (JG)

      Eliminar
    4. Atenção José Gomes, atenção ao divulgar correspondência privada...

      Eliminar
    5. O Figo só não vestiu a camisola do SLB porque na altura de assinar contrato exigiu 50.000.000$00 não declarados. Digo-lhe também que a reunião, onde isto decorreu, foi realizada na Costa da Caparica durante a presidência de Manuel Damásio e mais não digo...

      Eliminar
    6. "Agora APAGUE tudo" como escreveu o Adão Mendes ao Pedro Guerra.

      Eliminar
    7. Toupeirame no seu melhor... os verdadeiros peritos de todo o tipo de jogo subterrâneo. Até fazem o Pinto da Costa dos anos 80 e 90 parecer um verdadeiro amador. E nem a fruta falta...

      :)

      José Gomes (JG)

      Eliminar
  2. Ali no "Related posts" está um post meu, Passivo=Patrimonio, e mantenho a opinião. É também por essa razão que me abstive de votar ou ter qualquer preferência sobre o vencedor destas eleições, repito:

    O Sporting só é viável se ganhar títulos. Não há qualquer outra solução para viabilizar o clube, neste sentido, não existe limite de investimento, passivo ou prejuízo até atingir um patamar de competência e competitividade que nos permita vencer e uma vez lá chegados teremos de investir ainda mais para manter e superar todos os adversários e adversidades. Mesmo que se pense que a solução está na formação, essa aposta só funciona se for inserida num grupo de tal forma competente e competitivo que garanta a estabilidade e superação necessária para o sucesso da aposta em jovens jogadores.

    Acrescento:

    Não há qualquer viabilidade de um projecto de formação enquanto o Sporting não for o vencedor regular do campeonato nacional. Até lá, todo o dinheiro investido em formação é inútil, pura perda de tempo e de recursos. Se não formos os vencedores, no máximo aos 20 anos os putos querem é ir-se embora, por venda, não renovação, rescisão ou se for de graça melhor.

    1º Vencer regularmente
    2º Dominar os órgãos de decisão e comunicação
    3º Investir em formação

    Fazer (tentar...) o edifício ao contrário é inútil!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uma forma pragmática de ver as coisas e com a qual concordo, até na ordem que as coloca.
      Sabemos apontar o que está mal na formação mas não sabemos dar soluções que não passem pela lapaliciana "temos de apostar mais".
      SL
      JHC

      Eliminar
    2. Quanto ao ponto 2 tem havido de facto todo um clima na CS que corrobora essa pretensão, logo esse propósito já está cumprido. Porém penso que o bicho que vocês querem abocanhar é grande e rijo demais para a vossa dentadura.

      Eliminar
  3. Respondendo diretamente á pergunta do título do post, a fonte não secou mas já só pinga. Porque escolhemos a gestão do amiguismo em vez de optarmos pela gestão profissional. Porque deixámos de ter os melhores na gestão da formação, do mesmo modo como não temos tido os melhores na gestão do futebol profissional.

    O nosso problema é não ter uma visão a prazo, alicerçada na escolha dos melhores. Em vez disso, optou-se pela visão do curto prazo e dos resultados imediatos. Despejando rios de dinheiro no futebol profissional como se isso fosse a solução. Para agravar as coisas, a escolha das caras para a gestão de topo tem-se baseado mais no amiguismo e fidelidade canina do que na competência e saber...

    BdC queria ser campeão no imediato, a todo o custo. Percebo que isso era importante para nós. Mas esse desespero levou-o a negligenciar a sustentabilidade em nome dos resultados imediatos. A própria opção por JJ é reflexo disso. E JJ secou ainda mais o que já estava algo seco. A consequência de tudo isto é que perdemos o imediato e também perdemos o futuro próximo...

    Agora vamos ter de plantar de novo. E investir no know how e na competência. Porque isto de ter infraestruturas modernas é bom, mas não faz a diferença. Como é salientado e bem no post. O que faz a diferença são de facto as pessoas. Ter os melhores na gestão.

    Pede-se agora paciência. Acabou de começar um novo ciclo de 4 anos. O que for plantado agora só vai ser colhido no fim deste ciclo. Se interrompermos o ciclo de novo, vamos andar constantemente em círculos sem saír do mesmo sítio...

    Finalmente, confesso que a própria gestão de carreira dos jogadores quando dão o salto da formação para o futebol profissional me faz muita confusão. Os casos Geraldes e Demiral são paradigmáticos. Um pela confusão na gestão da carreira, o outro por saír quase á borla e se oferecer o lucro a terceiros. Este é também um aspeto a rever...

    Para concluir e porque é sempre preciso ter uma luz de esperança na escuridão, vou seguir com atenção a carreira de Daniel Bragança (gosto muito de ver jogar este miúdo), Miguel Luis, Thierry Correia, Diogo Bras e Tiago Djaló.

    José Gomes (JG)

    ResponderEliminar
  4. O Pasquim dos Ranhosos da travessa da queimada hoje quiseram matar dois coelhos com uma só cajadada , por um lado colocam a Seita de Trafulhas nos píncaros da lua e a fazerem o papel habitual de capachos , e aproveitam para malhar e menorizar a formação do Sporting nos últimos anos , tão do agrado dos Golpistas que estão a adorar arrasar tudo aquilo que foi feito nos mandatos do anterior Presidente.
    Esquecem-se estes Ratos que se não fosse a formação do Sporting CP nunca na P@ da vida a Selecção Nacional tinha conquistado o titulo europeu.
    Acrescente-se que em 2016/17 fomos campeões em todos os escalões excepto em Iniciados.
    A época passada com a excepção de juniores e juvenis o Sporting foi campeão nos restantes escalões.
    Nem tudo esteve bem como é fácil de comprovar para quem quer ser campeão em todas as competições , mas a Turminha dos punhos de renda que lá esteve durante décadas é a maior responsável pelos negócios ruinosos e desinvestimento na formação e infraestruturas , mas é vergonhoso aquilo que querem pintar para darem para o peditório de agendas ocultas e servirem interesses de gente canalha.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma encomendazinha para promoção do Caixa Futebol Campus, agora numa nova fórmula, denegrindo a Academia SCP.

    Vamos lá então ver esses números do Grande Desastre de Alcochete (ressalvo,desde já, algum lapso na recolha de dados):

    Escalão / Qt de 1ºs lugares / Desde 2003/2004 inicio Academia SCP

    Juniores
    SCP 8 - 57%; SLB 3 - 21%; FCP 3-21%

    Juvenis
    SCP 6 - 43%; SLB 5 - 36%; FCP 3 - 21%

    Iniciados
    SCP 6 - 40%; SLB 6 - 40%; FCP 3 - 20%

    ACUMULADO
    SCP 20 - 47%
    SLB 14 - 33%
    FCP 9 - 21%

    Para ser justo aqui vão os totais de títulos, desde o início das competições:

    FCP 22 Jun + 20 Juv + 14 Inic
    SLB 24 Jun + 18 Juv + 10 Inic
    SCP 17 Jun + 13 Juv + 13 Inic

    Cumprimentos
    jcb

    ResponderEliminar
  6. Este é um tema caríssimo ao SCP e que dá "pano para mangas", considerando as diferentes áreas correlacionadas ( selecção, recrutamento, desenvolvimento, qualificações e performance, afirmação e integração ) cada uma delas com contextos próprios , especificidades e medidas a implementar.
    Anteriores comentários relevaram indicadores bem aceitáveis ( internacionalizações e conquista de campeonatos) das fases de desenvolvimento e qualificações e performance. Eu evocarei outros indicadores, sem os detalhar, que me parecem relevantes, correspondentes à fase de "afirmação", designadamente, a produção de jogadores:
    - Extra , para equipas de top,
    - Bons , para disputar/ganhar a titularidade no SCP de imediato, ou após 1/2 épocas de "estágio",
    - Aceitáveis, para integrar o "mercado" primo divisionário,
    - Receitas com transferências de todo este tipo de jogadores.
    Em termos absolutos e num período de uns 5 anos, diria que os indicadores estão conformes o "padrão" de produtividade da formação.
    Em termos relativos e comparativamente com os nossos pp adversários, temos que reconhecer que estamos em perda nos últimos 2 anos com o slb, que mudaram de estratégia ao afastarem JJ. Mas aqui, o efeito "empresário" conta, e muito, até nas convocatórias para a selecção/ internacionalização.
    Por isso, entendo que o termo SECAR , utilizado pelo OCS oficioso do slb, peca, e muito, por defeito,... ou excesso, conforme o ponto de vista.
    Sendo a formação a "menina dos nossos olhos", também entendo que é imperioso recuperar a dianteira, sem necessidade de encontrar "culpados", avançando com as melhorias/acertos que com certeza se farão na organização, objectivos, quadros e competências, meios materiais.
    Mas melhore-se o que houver que melhorar, julgo que será importante que:
    - A equipa pp (de preferência o 11 base ) tenha sempre jogadores oriundos da formação, como forma de demonstrar aos novos formandos que o mérito é reconhecido e premiado;
    - A equipa pp tenha experiência e capacidade suficientes para integrar e potenciar, anualmente, 2 / 3 jovens de valor ;,
    - Que o treinador aposte e tenha gosto em lançar e confirmar jovens jogadores.

    SL

    ResponderEliminar
  7. secou? um artigo de mau gosto que insulta a inteligência daqueles que têm 2 pingos de testa

    então quem esteve no relvado do Portugal-França da final Euro 2016? não foram 80% formação Alcochete?

    a formação continua a dar jogadores, o problema é que peseiro e cintra dispensaram promessas como:
    Geraldes
    Palhinha
    Matheus
    Dala
    Demiral
    agora Wendel

    o mais irónico é que Braga (Palhinha) e Rio Ave (Dala) estão à frente do SCP...Dala e Palhinha afinal são bons

    ou seremos todos parvinhos?

    já agora porque é que mendes vende patrício (melhor guarda-redes euro2016) por 18M e agora quer vender um miúdo do Seixal que nem jogou no slb séniores por 45M?

    ResponderEliminar
  8. alguém diga por favor ao jornal Bola que em 2016/17 o SCP foi campeão em todos os escalões excepto em Iniciados.

    pequeno pormenor, que faz toda a diferença.

    parece que estamos a viver num mundo paralelo nos media

    ResponderEliminar
  9. Obviamente que não tecerei quaisquer comentários relativamente a "fake news" e outros relacionados, mas, verdade seja dita, muito do que é dito não é assim tão desfasado da realidade.

    Infelizmente, porque preferia que o meu Sporting trabalhasse assim, posso dizer que o Benfica se reforçou com profissionais de qualidade, tanto técnica como humana (creio que muitos deles oriundos de Alcochete). A título exemplificativo, assisti o ano passado a um jogo de iniciados, em que o benfica venceu o casa pia por grande margem e lembro-me perfeitamente de ver que os miúdos do benfica não festejavam os golos e até animavam os jogadores adversários, dando uma lição humana que me ficou na memória.

    A verdade é que será sempre uma luta inglória tentar equilibrar a capacidade que temos de atrair quando o benfica, a nível social, tem maior preponderância.

    Contudo - falo porque estive no terreno -, há muitas coisas que podemos melhorar para minorar essa distância. Por exemplo, a questão dos transportes abordada pelo atual presidente, que é uma coisa tão simples (e barata) e que tem efeitos concretos (pois há miúdos que deixam de ir a captações porque não têm boleia desde o barco que chega ao barreiro até alcochete, algo que é inaceitável). Relativamente a este assunto, creio que ainda nada foi reformulado. Mais, os miúdos que vão aos treinos de captação usam equipamentos Puma e Reebok quando somos há já algum tempo patrocinados pela Macron. Ora, percebo que achem que isto são pormenores sem importância, mas estas pequenas impressões, na cabeça de miúdos, contam.

    Para finalizar, nós adeptos temos que mudar de mentalidade relativamente a títulos ao nível da formação. Isso não conta nada, e até faz com que os treinadores dos escalões de formação dêem preferência ao "ganhar" em detrimento de "formar", o que, a longo prazo, leva ao ponto a que chegámos. Como? Através da preferência pela utilização dos mais altos e mais fortes, sendo os outros relegados para segundo plano, porque, a este nível, desenvolvimentos físicos têm muito impacto em resultados - algo que se vai esbatendo à medida que os escalões sobem.


    Ainda assim, o benfica tem hoje um nível financeiro que permite uma maior agressividade em termos de captação de novos talentos (talvez usando até estratégias censuráveis, nomeadamente através de pagamentos a pais e familiares como meio de persuasão). Ora, se não fizermos nada, a tendência é que isto piore, porque até o Braga e o Boavista estão já muito avançados a este nível.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)