sexta-feira, 6 de março de 2020

De Silas a Rúben Amorim

Na verdade ninguém terá ficado muito surpreendido com a saída de Jorge Silas do comando técnico do Sporting. Os resultados em modo de assim/assim, mas sobretudo algumas exibições, significaram uma clara  melhoria relativamente ao registo desta época atribulada. Mas ainda assim insuficientes para manter a ligação pelo tempo mínimo expectável: o final da época.

Obviamente que os resultados importaram na decisão tomada mas, mais do que isso, parece-me que a ligação entre a administração e o treinador nunca se transformou num casamento feliz, com condições para durar. Citando Fernando Pessoa (via o meu amigo António Alfarrobinha no seu Bola de Cautchu):

"para vencer, material ou imaterialmente, três coisas definíveis são precisas: saber trabalhar, aproveitar as oportunidades e criar relações humanas. O resto pertence ao elemento indefinível, mas real, a que, à falta de melhor nome, se chama sorte."

Ora sorte é coisa que não temos tido há muito e nesta época em especial tudo ou quase tudo temos feito para a desmerecer. Não trabalhamos bem e não se comungando da mesma uma visão é quase impossível obter bons resultados. A escolha de Silas teria correspondido mais um espírito de "desenrascanço" e o "deixa ver se pega" já observado com Leonel Pontes do que uma escolha baseada num critério definido ou na convicção de acto de gestão racional.

O trabalho de Silas nunca seria fácil e a possibilidade de êxito é logo quase à partida dramaticamente reduzida com a saída de Bruno Fernandes, agravada pela chegada tardia de Sporar, já depois do dérby e do clássico e a poucas horas da Taça da Liga. Há que reconhecer também que Silas esteve também longe de revelar assertividade, particularmente ao não estabilizar a equipa num modelo em que esta se sentisse confortável, depois da pré-epoca caótica de Keizer e da balbúrdia que se seguiu na construção do plantel e dos resultados daí subsequentes. Esse seria ou deveria ter sido o seu trabalho primordial e que não logrou alcançar. 

Talvez por isso mesmo Silas tenha percebido que o seu tempo terminava ali na Turquia, sentindo-se impotente e incapaz de dar à equipa o mínimo indispensável: a confiança que o plantel tem de ter no trabalho efectuado e muito em particular no treinador e vice-versa.

Não sei como se chega a Rúben Amorim, mas o valor pago pela cláusula de rescisão contaminará definitivamente qualquer discussão sobre a decisão. Está na mente de todos que foi a necessidade de racionalizar os custos que contribuiu para afundar a época em curso, ainda o barco não tinha saído do cais. Como é que agora se paga tanto por um treinador que o eleva ao top dos treinadores mais caros de sempre, pondo-o como um desconhecido e inexperiente ao lado de nomes como José Mourinho é a pergunta que está na ordem do dia. Esperemos que constar do top ten onde se aproveita apenas Mourinho, Ancelotti e, um pouco mais abaixo, Pelligrini e AVB, não constitua um mau presságio...

Devo ser dos poucos Sportinguistas que não valoriza a experiência ou, neste caso, a ausência dela no curto curriculum de Amorim. A experiência fala-nos sobretudo do passado e relativamente pouco do futuro. Para o tentarmos projectar na vida de um treinador parece-me mais importante olhar para o que fez no seu trajecto, nomeadamente como jogaram as equipas sob seu comando, que resultados alcançaram, que efeito a sua passagem provocou, o que pensam dele os jogadores, colegas e dirigentes que com ele privaram. Fosse apenas pela experiência, nomes como Mourinho, AVB e até mesmo Guardiola, dificilmente nos fariam despertar as memórias e sensações que deles guardamos.

De facto, o curriculum de Ruben Amorim é muito curto. São apenas 42 jogos realizados como treinador principal. Mas trata-se de um percurso tão surpreendente como foi meteórica a sua ascensão a técnico do Sporting. Começa no Casa Pia, onde realiza 18 jogos, contabilizando 13 vitórias. No Braga B, dos 11 jogos 8 deles são vitórias. No seu percurso recente pelo Braga somou 10 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, ambas com o Rangers, que ditariam a eliminação na Liga Europa. Pelo meio ficam as vitórias sobre todos os grandes.

É aqui que pode entrar a experiência. A que Ruben Amorim não tem mas de falou Silas à saída. É que Amorim entra num clube onde a atenção mediática é incomparavelmente superior à do Braga, onde a pressão, também por comparação, é quase nula. Então se falarmos na pressão interna que transforma o clube em ponto permanente de ebulição... O que falta a Amorim falta a todos antes de entrar: a experiência num clube onde tudo parece ser muito mais difícil e tortuoso que na generalidade dos seus congéneres.

Mas não vai encontrar apenas o tempo e cobrança favoráveis, que lhe permitiu trabalhar tranquilamente em Braga. Encontrará também um clube que, em termos organizacionais, está quase parado no tempo há vários anos, talvez algures no inicio do presente século. No que ao departamento de futebol diz respeito, Amorim não tardará a perceber que muito do que tinha em Braga lhe daria jeito por cá. Mesmo no que diz respeito aos recursos humanos de retaguarda. E, quanto ao plantel, não diria muito menos...

E este último aspecto vai ser determinante para o que lhe será possível ainda alcançar este ano. É muito duvidoso que encontre em Alvalade elementos em número e qualidade que lhe permita emular o modelo de sucesso que instalou em Braga onde, convém lembrar, conquistou o primeiro troféu da carreira. É que é ainda no que falta da Liga que Amorim determinará a largura das portas por onde entrará na próxima época. E o seu futuro está umbilicalmente ligado ao de Frederico Varandas e Hugo Viana, que parece aqui vestir de forma integral o fato de director desportivo. Esta é seguramente uma contratação com o seu dedo.

Considerações à parte, Ruben Amorim já cá está e a sua excelente prestação na apresentação convocou de novo a costela que talvez seja o que nós Sportinguistas temos mais em comum: a de optimistas incorrigíveis. Talvez mais do que mais o lado sonhador seja essa vontade indomável de, apesar de tudo e com todos os pesares, querermos ver o Sporting no lugar que para ele projectamos nas nossas mentes e corações.

3 comentários:

  1. "Está na mente de todos que foi a necessidade de racionalizar os custos que contribuiu para afundar a época em curso.. "

    Reduzir custos, foi em 2013/2014, onde o Sporting foi a luta com um orçamento de 25milhoes de euros. Isto sim é reduzir custos!

    O que contribuiu para "afundar a epoca em curso" nao foi a racionalizaçao de custos! Foi sim a incompetencia basica, de quem "manda" no Sporting! Nada mais e nada menos! Incompetencia!

    Incompetencia essa que o amigo, como normalmente ja aqui fazia quando lhe agradava o homem do leme, tenta esconder usando palavras bonitas,e dando as normais piruetas, que concerteza devem de fazer um grande furor nos jantares da tertulia.

    Continuam a bater na tecla das heranças pesadas, quando nunca entrou tanto dinheiro no clube. Quando os orçamentos continuam altissimos. Quando os ordenados continuam altissimos. Quando a "estrutura" ta completamente cheia de amigos, e de favores, que hao de ser bem pagos, a boa moda do croquete, que é para conseguir a paz onde ela obviamente importa mais, que é nos tais grupinhos de poder, que minam o Sporting à decadas!

    O Sporting nao esta atrasado em relaçao aos outros a decadas. O Sporting VOLTOU a fica atrasado em relaçao aos outros agora!

    Porque ainda nao foi a muito tempo que, e vindo de uma situaçao bem pior do que esta que agora tentam inventar, se conseguiu passar de um 7o lugar e de orçamentos de 25 milhoes de euros, a ter equipas competitivas que lutam por titulos, que vao a champions, que conseguiam contratar jogadores como bas dost, ou querido bruno fernandes etc etc etc.

    O que agora se vive, é o produto da escolha que fizeram.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, José Duarte. Preciso, realista e convicto. O que está para trás e o (importante) que está para a frente. Os desafios futuros.

    Rúben Amorim não tem experiência de treinador nem jogos suficientes e são grandes os desafios no imediato. A nuvem tóxica que cobre o Sporting, os fracassos sucessivos desde que Peseiro foi demitido e a forma catastrófica como a equipa se apresentou nos últimos jogos.

    Chegados aqui, alguma coisa tinha de ser feita e a Direcção concluiu que era contratando Amorim. De sublinhar que, no actual contexto, Emanuel Ferro não tinha condições para pegar na equipa e que não havia treinador disponível com o perfil adequado. Contratar um treinador vinculado a outro clube saiu a este preço.

    António Alfarrobinha

    ResponderEliminar
  3. Interessante seu post, muito bem explicado. Parecido um pouco com um artigo do
    Sp Cap que lir recentemente na Internet.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)