segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sobre o actual momento do Sporting

Quando uma imagem vale por mil palavras
Já desde Novembro que aqui vinha dizendo que o Sporting era das piores equipas da 1ª Liga e que a classificação devolvia o seu justo valor. E mais ou menos em simultâneo fui deixando antever que, se nada fosse alterado, acabaríamos por nos ver imersos na luta pela manutenção. Não foi preciso muito tempo para que o então parecia uma heresia ser hoje uma dolorosa realidade para todos nós. A minha única surpresa é que, face ao que vinha acontecendo, este facto constitua surpresa para quem quer seja, custando-me a entender as reacções de incredulidade dos adeptos após cada desaire. Qual é afinal a surpresa quando, jogo após jogo, não se nota a mais ligeira alteração qualitativa no nosso jogo?

Godinho Lopes "morreu"
GL, atendendo às convulsões do seu mandato, especialmente no futebol, decretou a si mesmo a impossibilidade de errar quando deu conta pública de que passaria a ter a seu cargo directo o futebol. A perda de tempo e pontos que significou a indecisão do "anda comigo ver o que dá o Oceano", a má decisão na escolha de Vercauteren - indiscutivelmente um bom homem e um grande profissional, mas não o que precisávamos - foram cavadelas fundas na sepultura. Assistir inerte à derrocada de todos os objectivos da época no espaço de 2 meses, já sob a tutela de Vercauteren, foi construir o seu próprio caixão. Neste momento, e face ao que se parece adivinhar, pouco mais pode fazer do que escolher demitir-se ou ser demitido. E, como mais adiante tentarei demonstrar, isso pode fazer toda a diferença.

Dar um porco por um chouriço e outras considerações sobre a estratégia desportiva
O recente negócio Izmailov é um sintoma grave de falta de tacto e alheamento do que é o sentir dos adeptos, mesmo até dos mais moderados. Não só porque o negócio é com quem é - e isso é muito importante para muitos de nós, os que temos memória - mas porque o negócio é mau. 

A menos que Izmailov esteja de facto acabado para o futebol - como passaria nos testes médicos? - estamos reforçar um adversário de quem estamos cada vez mais longe, acentuando ainda mais o fosso que nos separa. Se jogar no imediato fica desfeito mistério da origem de tantas lesões...

Contratar Miguel Lopes para onde temos Esgaio, Cedric, Arias e Pereirinha insere-se em que item da recente - mais uma - inversão de estratégia, com a aposta na formação?

Oferecer mais ou menos a mesma remuneração a um jogador nitidamente menos qualificado onde se insere na propalada necessidade de reduzir custos? Ainda neste âmbito não somos nós que arriscamos perder mais ao ficar com os 50% remanescentes do passe de Izamilov do que o FCP ao ficar com igual percentagem do passe de Miguel Lopes?

Adiar é não resolver, é agravar os problemas
Sendo já muito limitada a sua margem de manobra, GL meteu-se num beco sem saída e o que está em causa neste momento não é sequer a sua sobrevivência mas a da equipa principal de futebol. Talvez a partir da última jornada a realidade tome conta das consciências, percebendo que a cada jogo já não conta a história mas apenas o presente. E, nesse sentido, quanto mais se adiar a substituição de Vercauteren pior. E, uma vez que não creio que Jesualdo seja milagreiro, tendo em conta o muito que é preciso fazer para que a equipa jogue como tal, prevejo um resto de campeonato penoso, com algumas melhorias e  muitas recaídas.

A inutilidade da AG
Ao contrário do que muitos entendem como a panaceia de todos os males, a AG que ontem foi pedida pelo Dar Rumo ao Sporting é para mim uma inutilidade. O seu resultado é mais do que sabido, e a sua realização constituirá um desperdício de tempo e energia e, muito provavelmente, um exercício de auto-flagelação. Mas também uma terrível falta de sensatez porque vai introduzir ainda mais instabilidade em torno da equipa, num momento já de si particularmente difícil. Não ter este dado em conta pode ser fatal.

Ouvir os Sportinguistas
O cenário de eleições é inevitável e GL devia compreender que ele acabará por se realizar mais tarde ou mais cedo. Porque me interessa mais oferecer soluções do que ajustar contas - sem prescindir nunca que quem dirige tem que  as prestar - não duvido que a convocação de eleições para finais de Maio, inicio de Junho permitiria uma melhor planificação das listas a apresentar. Seria também uma forma mais abrangente, e por isso mais democrática, de ouvir os todos os Sportinguistas, que não apenas o número sempre reduzido de uma AG.

Devo contudo dizer, e terminando o já extenso post, que desconfio do que o futuro nos trará. São particularmente preocupantes as declarações dos Sportinguistas que se pronunciam sobre o actual momento, em particular dos que se podem encarar como possíveis candidatos, e não apenas ao cargo de presidente, pela sua incipiência e desconhecimento do principal problema do Sporting: a gestão desportiva.  

É também pouco reconfortante olhar para o que sempre têm sido as escolhas dos Sportinguistas nos últimos actos eleitorais e perceber o que querem afinal os Sportinguistas. A proposta que mais se aproxima do que hoje todos parecem defender - contenção nos custos, não gastar mais do que se tem, aposta na prata da casa - pouco passou dos 2% dos votos...

23 comentários:

  1. Não entendi uma coisa. Em caso de AG qual é que achas que vai ser o resultado? Cai ou se mantem a direcção?

    De resto concordo com o post, com a ressalva que acho que o Jesualdo não vai resolver nada. Pode ter um perfil bom, mas nunca teve de bombeiro.

    ResponderEliminar
  2. andre

    nao sei o que acha o leao de alvalade, mas seria uma grande surpresa se a direcçao nao caisse

    ResponderEliminar
  3. Dói, mas dói mesmo muito ver o Sporting assim... nao é que esteja habituado a ver o sporting ganhar porque so assisti aos 2 campeonatos ganhos, mas nunca vi o sporting assim, com uma falta de Identidade gritante, perdemos o rumo e o conformismo tomou posse de quem gosta do clube.

    Leão de Alvalade queres efectivamente eleições porque a palavra tem de ser dada, mas achas a AG inutil quando se vai decidir a distituição, sendo esta neste momento a nossa grande hipotesse, ja com uma força considerável ainda se nota muita gente na expectativa.. acho que o movimento so vai ter realmente grande força e peso quando se perceber que vai haver AG de certeza.

    Acho que o presidente que vier aseguir tambem nao vai ter facilidades e por isso acho que devia de ser o mais sincero possivel que era comunicar, para bem da vivencia do clube e para surgirmos mais fortes daqui a algum tempo deixar efectivamente de enganar os socios e adeptos e afirmar que vamos lutar pelas competições europeias, vamos apostar na formação e cosneguir vendas assinalaveis para garantir o sustento do clube, nao deveremos deixar de reforçar o plantel com elementos chave que possam ser referencias em certas posições, pq neste momento falta-nos referencias. Um central daqueles que possa ajudar a crescer a EXCELENTE fornada de centrais que temos a crescer (Pedro Mendes, Nuno Reis, Tobias Figueiredo, Illori ) um médio defensivo capaz de tapar aquele meio campo pq acho sinceramente que Zezinho ainda nao está capaz de assumir a titularidade, mas por exemplo acredito num meio campo com Adrien e André Martins por exemplo secundado por esse tal trinco mais experiente, e um extremo ao estilo de Alan.. experiente e que possa levar o clube para a frente ( nao é o Alan, mas alguem com a sua experiencia ) e com isto nao digo irmos buscar gajos com 34 anos nem nada do que pareça.. mas sim irmos buscar gajos com inegável qualidade em que possamos pagar um pouco mais dos ordenados ai.. e o resto das posições serem apostas da formações ou jogadores do mercado nacional ou de oportunidades de negocio que arranjemos, no entanto muita coisa tinha de ser organizada para que isto desse resultado, a aposta em Jesualdo parece-me a mim correcta no sentido de ele re-organizar todo o futebol do sporting seja da formação ou do profissional, mas nao esperem resultados em semanas.. tem de haver um tempo estipulado e ver as evoluções, o sporting anda sempre contra o tempo e isso nao nos tem ajudado em nada, bem mas voltando ao presidente, este teria tambem de mostrar que o sporting é grande e que apesar das dificuldades isso nao está posto em causa e quem melhor nos representa nesse sentido tem sido o futsal e as modalidades, em que efectivamente temos sido uns autenticos leões mas nao só pelos resultados, mas tambem pela postura, pelo querer e por aquele rugido de leão sempre que nos tentam maltratar.. Nuno dias o treinador de futsal tem sido um grande exemplar disso mesmo e isto leva-me tambem aos negocios com outros grandes principalmente o Porto do qual isto me envergonha bastante.. ficamos sempre a perder e em nada nos abona pois somos sempre conotados como aliados do porto e nada me mete mais nojo do que isso, quero um sporting forte e INDEPENDENTE! pois foi assim que em 106 anos de historia mostramos o clube que somos hoje!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Estamos à espera do jogo com o Olhanense para sermos surpreendidos por nova derrota e nos situarmos abaixo da linha. A surpresa de perder com quem é melhor que nós!

    GL falhou em vários momentos e essencialmente com Sá Pinto. Mas algo mais grave que isso, nunca conseguiu corrigir os erros. Não se enganem, com resultados desportivos aceitáveis GL estaria mais seguro que muitos. Contudo, do erro das escolhas nunca GL tirou lição.

    Se tivesse imediatamente reestruturado o futebol e contratado um treinador (no momento) capaz por muito dinheiro que isso implicasse e com um perfil determinado nada aponta para que não se efectuasse uma real melhoria. Isto porque podemos discutir a valia desta equipa para lutar pelo titulo ou até pelo 3º mas ninguém duvida que o potencial destes jogadores chegaria para estar em 4º.

    COntudo GL nunca corrigiu a mão. Errar todos erram, escolher mal acontece a quem ecolhe! Mas um bom presidente emenda a mão! GL não o faz. Está à espera que tudo corra mal em olhão para mexer alguma coisa porque é o que ele faz sempre: espera.

    GL não é mau presidente porque delegou mal ou porque escolheu mal. É mau porque é incapaz de interpretar momentos e emendar erros com coragem.

    Porque era dificil despedir Sá depois da taça: os adeptos gostam dele. Porque é dificil despedir Vercauteren: quem pensarão de mim depois? Porque é dificil tomar decisões e GL só as sabe tomar in extremis.

    A nossa ruina é a incapacidade de emendar.E com Vercauteren vamos para a cova mas vamos com a alegre esperança de ganhar o próximo, sempre o próximo.

    ResponderEliminar
  6. LdA,

    A AG extraordinária visa pressionar GL a assumir o que dizes em certo momemnto do texto:

    "Neste momento, e face ao que se parece adivinhar, pouco mais pode fazer do que escolher demitir-se ou ser demitido"

    Não me parece que GL queira sair de outra forma...

    ResponderEliminar
  7. Caro LdA, achar a AG uma inutilidade é, tal como a elite dirigente do nosso clube sempre achou, achar uma inutilidade o papel dos sócios do SCP.

    Pois bem, a AG extraordinária neste momento pode ser a única manifestação possível de um poder associativo que se está a perder a uma velocidade vertiginosa no nosso clube.

    Só por isso merecia ser aplaudida e não repudiada ou menosprezada.

    Mas vou mais longe. A concretizar-se, ela dará um sinal muito claro que afinal os sócios do Sporting ainda têm algum poder, algo que se acreditava já não ser possível. Isso compromete os dirigentes futuros com os resultados pois percebem que esta "gentalha" toda afinal tem uma arma nas mãos, pronta a ser usada.

    Claro que ela vai trazer alguma instabilidade, claro que surgirão propostas utópicas, mas porra, o que é que nós estamos a viver senão uma grande instabilidade derivada de uma ainda maior utopia???

    Caro LdA, acho que os tempos hoje são diferentes daqueles que vivemos aquando da última eleição. Nem o mais pessimista dos sportinguistas, fosse qual fosse o vencedor, imaginaria que hoje estaríamos onde estamos.

    Paradoxalmente, esta dura e triste realidade que vivemos, acompanhada dos péssimos resultados financeiros, são a melhor coisa que podia ter acontecido para uma tomada de decisão mais racional.

    Hoje a cara bate com a careta, os números financeiros coincidem com os números desportivos, e isso faz com que a malta caia na real e finalmente perceba que o problema do Sporting não é precisar de mais investimento mas sim, como disseste e bem, ter uma boa gestão desportiva, ter uma estratégia, ter um rumo, algo que, manifestamente, hoje não acontece.

    Caro LdA, mesmo sendo o futuro uma grande incógnita, mesmo existindo sempre a possibilidade de ainda ser pior, não me peças para me alhear do presente, deste presente, desta merda onde estamos encalhados, e da qual quero fugir rapidamente.

    Repara que isto é como um gajo que está submerso, com falta de ar. Ele apenas quer chegar à superfície, tudo o resto é irrelevante. Mesmo que à superfície esteja tudo em chamas, mesmo que as suas hipóteses de sobrevivência sejam nulas, a única coisa que o gajo tentará fazer é procurar ar para respirar, é chegar à superfície.

    Não sei qual o futuro do Sporting, mas confesso que me sinto com muita falta de ar e que esta AG é o único balão de oxigénio que conheço.

    ResponderEliminar
  8. Primeiro o GL, não se demite, porque não há dinheiro para lhe pagar, isto nunca foi dito, mas quem está de fora sabe perfeitamente que se ele sair trás o dinheiro que lá meteu e o Sporting cai no abismo, quem anda a pedir a demissão dele é fácil, metam o dinheiro que o Sporting lhe deve e ele sai, mas depois tem de meter mais para pagar os ordenados não se esqueçam, tudo é fácil para quem está de fora, não o estou a defender estou a ser realista, depois o Sporting tem muitos adeptos iguais aqueles que não quizeram Mourinho a treinador e mais não digo é o nosso defeito, muitos a mandarem e a decidirem com o dinheiro dos outros

    ResponderEliminar
  9. Cedo se percebeu que Vercauteren não ia ser solução, mas mais uma parte do problema.
    Já todos percebemos que se Vercauteren continuar o SCP vai lutar para não descer de divisão. Se algo mudar, e o tempo começa a ser cada vez mais escasso, ainda poderemos ter algumas pretensões a chegar á Liga Europa.

    Godinho Lopes foi-se auto-flagelando e hoje não consegue ter um minimo de condições para levar o seu mandato até final.
    É mais ou menos consensual que mesmo que a equipa de futebol consiga a Europa, irá haver eleições.
    Seja por proposição ou por imposição, elas vão acontecer em 2013.

    Ao nível do futebol profissional a estrutura contratada falhou em toda a linha e Godinho Lopes continuou o mau trabalho feito ao contratar Vercauteren.

    Consigo vislumbrar algumas coisa bem feitas e implementadas em Alvalade e era bom que a nova estrutura dirigente não fizesse "tábua rasa" e tivesse a sensibilidade e bom-seso para aproveitar o que de bom foi feito.

    Espero que as próximas eleições tragam candidaturas com capacidade para dirigir o clube.
    Espero que as equipas dirigentes sejam constituidas por pessoas com capacidades reconhecidas aos vários níveis.

    PS: É hora de alguns sportinguistas reconhecidos nas suas áreas darem a mão ao clube do seu coração.
    Existem muitos sportinguistas com trabalho reconhecido na área desportiva que podiam e deviam colocar os seus conhecimentos ao serviço do Sporting.
    Apareçam!

    ResponderEliminar
  10. Concordo inteiramente que o principal problema do Sporting é a má gestão (podemos chamar-lhe desportiva ou apenas gestão).

    Temos sido mal geridos ao longo destes anos. E acho incrivel falar-se que o problema é: a falta de vitórias, a instabilidade, os papagaios etc etc... quando tudo isto não são causas mas consequências do problema!

    Quanto a Godinho, desde o primeiro dia que se percebia que não ia longe. Pela lista, pela falta de carisma e liderança e principalmente pela fragilidade da sua vitória!

    ResponderEliminar
  11. Divã Leonino,

    Os Sportinguistas sempre se puderam pronunciar sobre os destinos do clube. Seja em eleições seja em AG´s. no actual mandato, que vai a meio, deve ter havido mais AG´s do que em nenhum outro.

    O argumento de que os sócios não têm poder é uma forma de os desresponsabilizar das escolhas que têm feito ou usado pelos que nunca são capazes de fazer vingar as suas propostas. Há neste discurso muita falta de respeito pelas regras estatutárias.

    A AG para destituir CD é uma completa inutilidade e perniciosa para o clube, e isso devia ser percebido por todos, com GL à cabeça. Não há ambiente possivel para uma discussão racional que proporcione outro resultado que não a ida a eleições no imediato e por isso entendo que ir directo para elas, em tempo oportuno, ajudaria mais do que passar por esse processo que em nada ajudará.

    Não consigo deixar de em surpreender com a ideia de que o meu caro ache que perante os resultados de AG que deixa o clube num limbo e "mesmo existindo sempre a possibilidade de ainda ser pior" e isso não o preocupe e esteja preocupado por estarmos como estamos.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Sporting até morrer,

    Não me parece que GL esteja agarrado à cadeira. Concordo com a análise do JMM relativamente às falhas de GL e o comentário do Namorado ajuda a explicar uma parte do problema.

    Creio também que GL está preocupado com o que se possa seguir e que esteja genuinamente interessado em deixar o clube melhor do que encontrou.

    ResponderEliminar
  13. Lda;

    Somos uma nau à deriva. Parecemos aqueles filmes em que o comandante enloqueceu e que todos receiam apeá-lo por medo das consequências.

    Mas neste momento em que tudo, mas tudo está perdido (coisa que em mais de 50 anos nunca tinha visto acontecer), nada existe que possa impedir a uma remodelação geral dos corpos dirigentes do Sporting. Aliás, noa ctual figurino e com as vendas/compras que assistimos, parece-me que existe um propósito de causar dolo ao clube!

    Fala-se muito da Banca, mas quem tem créditos pendentes no clube, de certeza que não pretende que os seus devedores sigam um caminho de ruína, que não lhes permitirá qualquer recuperação dos valores em divida(este é o caminho que o Sporting está a seguir neste momento). Como referido as vendas/compras actuais assustarão qualquer credor do clube!

    Por isso, se calhar para a Banca este caminho actual não seja o melhor e talvez até sejam adeptos duma mudança de gestão.

    Desportivamente, estando tudo perdido (eventualmente falta ver se não acabamos na 2ªliga), importa que a nova época seja já feita com o novos dirigentes e não por estes que já demonstraram uma total inépcia.

    Acho por isso que a mudança imediata e urgente dos corpos sociais poderá ser a única saída para o clube, mesmo que eventualmente tal não resulte numa melhoria da performance da equipa principal.

    SL

    PS: Já referi noutros comentários que trabalhei com o GL há muitos anos, e a ideia que retenho dele era a dum tipo inteligente e com faro para o negócio. Por isso, acho tão estranho este comportamento e esta imagem de inepto.
    PS: Apesar de o conhecer não votei nele.

    ResponderEliminar
  14. A. Mendes,

    Há pouco alguém me dizia e com razão,

    O desespero (justificado) p/ mudar é tanto q podemos mudar custe o q custar sem saber bem p/ o quê.

    Isto tem sido o passado do Sporting há muitos anos, mesmo durante o período do chamado roquetismo, e por isso não estranha a situação em que estamos.

    Olhando para o passado não sendo bom preferíamos estar como no tempo de FSF - e as tão discutidas taças e 2º´s lugares - e nessa altura preferíamos estar como estávamos com Dias da Cunha - campeonato e final da UEFA.

    Hoje estamos muito longe de qualquer desses momentos. Aliás em termos emocionais, como dizia há dias ao PLF, estamos a séculos da fase em que nos apuramos para as meias-finais do ano passado.

    E bastaria que trocássemos os resultados do futsal com os do futebol para estarmos agora a falar de outra coisa qualquer...

    ResponderEliminar
  15. Neste momento há duas realidades que emergiram e que são iniludíveis: o Sporting luta por não descer de divisão e fá-lo com dificuldades extremas face à concorrência directa; Vercauteren não tem condições nenhumas para inverter a situação.
    Quanto à primeira realidade refiro que além do péssimo desempenho da equipa(?) há factores psicológicos que cada vez mais irão condicionar o desemepnho e colocarão cada vez mais à superfície as graves limitações do plantel, claramente um dos mais fracos da Liga.(Como nota de rodapé refiro que não deixa de ser hilariante escutar Rui Oliveira no Trio de Ataque declarar que neste momento o Sporting luta clarament pelo 5º/6º lugares, em suma por um acesso à Liga Europa). Quanto à segunda Vercauteren, cujas qualidades estão bem referidas no post, não conseguiu dar a sacudidela de que a equipa necessitava. Erros seus e uma confiança excessiva em quem o rodeia e já trazia o peso de erros próprios e cegueiras várias. Oceano e não só.
    Para uma situação de emergência soluções de emergência. Se Vercauteren não serve e se Jesualdo não quer assumir o lugar do belga então deve-se avançar para alguém com a capacidade e o carisma para colocar na ordem toda aquela gente e devolver à equipa, em poucas semanas, aquilo de que ela necessita, tomando as decisões que outros não tomaram e colocando a jogar os que forem mais capazes. Essa pessoa existe e tem nome. Chama-se Manuel José. Julgo que Godinho Lopes, subserviente de Pinto da Costa, não o desejará nem tomará essa iniciativa. Mas, não vejo alternativa. Jesulado deixaria de ser apontado como o treinador a prazo e poderia preparar o futuro com calma e com uma parceria qualificada.
    Godinho Lopes tem que sair. Por que não tem competências mínimas para o lugar que ocupa. Porque a sua incompetência pode pagar -se com a despromoção do Sporting. Porque a sua incompetência traduz-se na cedência ao Porto de jogadores qualificados - Izmailov - do clube em troca de jogadores vulgares -desnecessários para um plantel com pelo menos três defesas-direitos - pagos a peso de ouro.
    Godinho Lopes está a transformar o Sporting no novo Belenenses.
    A solução urge e não pode esperar um mês ou dois. Ou se muda nos próximos quinze dias ou esta será mesmo a época mais dramática da história do Sporting.

    ResponderEliminar
  16. JC,

    Manuel José???

    Deixem estar o Vercauteren, precisamos de uma mudança e MJosé significava estagnação ou mesmo regressão.

    ResponderEliminar
  17. Eu já disse em alguns blogs o que faria se mandasse alguma coisa.

    Organograma simplificado:

    Presidente do clube = Presidente da SAD

    Diretor financeiro escolhido fora do circulo do clube, alguem vindo de grandes empresas ou multinacionais. Alguem com função de diminuir custos e potenciar pessoas. Cortar excessos sem medos e sem pressões. Não me chocaria comissão por objectivos em função de resultados positivos, algo como: Lucro de 10 milhões ganhas 10%.

    Diretor de Comunicação

    Administrador Geral (este seria a pessoa que teria como funçao de disponibilizar tudo o necessario para os jogadores pode ser tipo Vidigal)

    Departamento de prospecção e analise adversaria (gabinete mais importante do Sporting)

    Consultor externo de contrato curto: Aime Jacquet

    Estrutura do futebol.

    Manager: Lazlo Boloni
    Treinador de Campo: Carlos Carvalhal
    Treinador Equipe B: Rolão Preto
    Diretor á Manolo Vidal: Manuel Fernandes

    O Aime Jaquect seria um consultor só por 1 ano para re-organizar todo a estrutura de futebol em conjunto com o Boloni, depois saia e ficava toda a estrutura organizada, sempre com a premissa que devia ser uma estrutura com o minimo de elementos.

    O Boloni seria o treinador e em conjunto com o Carlos Carvalhal este teria como missão passar para o treino um trabalho mais cientifico do que o Boloni pretendesse. Na pratica o Carvalhal teria a liberdade de definir os treinos e o tipo de metodologia. Em jogo quem define substituições, equipe inicial seria sempre o Boloni, e o Carvalhal seria um adjunto de luxo.

    O Rolão Preto seria o treinador da equipe B, e com a relação de proximidade que tem com o Boloni faria todo sentido.

    O Manuel Fernandes seria o elo de ligação do balneario com a administrações, a sua função seria blindar o balneario e trabalhar bem perto dos jogadores.

    O orçamento seria definido por periodos de 3 anos, algo do genero: 1º ano 20 milhoes, 2º ano 25 milhoes, 3º ano 30 milhoes.

    E o Boloni trabalharia com este orçamento sendo ele que definiria as contratações e as dispensas.

    Para mim era isto a estrutura da SAD.

    O plantel teria 18 jogadores da equipe B atual e da equipa A actual, 4 jogadores vindos do campeonato (Roberge, hugo Viana, etc) e 2 jogadores de TOP.

    e o Presidente do Sporting em conjunto com o seu departamento de comunicação tem de arranjar forma de fazer passar aos adeptos e socios que não haveria campeonato enm titulos no primeiro trienio. Falar a verdade aos sportinguistas olhos nos olhos, sem meias verdades, só prometendo que os jogadores iam dar tudo por tudo jogo a jogo.

    Uma campanha de marketing fortissima para angariação de novos socios e dos produtos do Sporting, camisolas, gameboxs, etc.

    Propunha em Ag uma alteração estatutaria de que em 4 anos a equipa A deveria ter 80% de jogadores portugueses sendo 60% ou 70% formados no clube. Isto afastaria do clube os comissionistas tipo o Carlos Freitas desta vida.

    Eu vejo este caminho, e sem investidores. Mas penso que com competencia, com trabalho e com seriedade e verdade os Sportinguistas iam abraçar um projecto desta forma e iamos ser um clube com futuro.

    ResponderEliminar
  18. Para perceber melhor o papel de Boloni e Carvalhal é a mesma relaçã0o do fergunson e do Queiróz no Man.Utd.

    ResponderEliminar
  19. André
    Quando dizes que o JF nunca foi bombeiro, numa de brincadeira posso-te dizer que a alcunha dele no antigo ISEF era de Manuel Bombeiro...

    ResponderEliminar
  20. LdA, por favor... não tenhas receio de te libertar das tuas declarações.

    Tu próprio achas que ele se deve demitir, pelo que, em termos práticos, apenas divergimos na forma.

    Para ti, a destituição por parte de uma AG significa o limbo. Então se for o gajo a demitir-se vai ser o quê? O que foi o Sporting desde que JEB se demitiu até ás eleições?

    O limbo, meu caro, é já uma realidade.

    Sendo certo que não sabemos se o futuro nos retirará desse limbo, resta-nos a única coisa que temos - acreditar e agir da forma que podemos.

    E o pouco que podemos, meu caro, é mesmo fazer esta AG extraordinária. É a única coisa que os sócios anónimos do Sporting têm ao seu alcance.

    É, porventura, a única coisa que ainda nos faz sentir parte disto. Portanto, meu caro Leão, que sofres como todos nós, não nos tentes retirar isso, por favor, mesmo que tudo não passe de uma grande utopia, ok?

    SL

    ResponderEliminar
  21. Ao caro senhor de nick namorado,

    Em 21 meses esta gestão acumulou 100M de euros de passivo e você vem falar de ele sair e trazer o dinheiro que lá tem posto?

    Primeiro tem que provar que lá pôs dinheiro, antes de o tirar, ou o Sporting agora é a república das bananas?

    Se o pôs, revela mais uma vez que anda a esconder aos sportinguistas o descalabro que tem sido a sua gestão em nome de um projecto de tornar o Sporting campeão em 3 épocas.

    Continuamos assim a ouvir a máxima de Godinho Lopes ou o caos.
    Antes o caos meu caro já que estamos a viver os dias do paraíso...


    Espero que o próximo presidnete do Sporting, se qualquer ligação aos últimos 17 anos de gestão, tenha a dignidade de fazer uma auditoria que averigue bem quem é que tem metido dinheiro, quem é que tem sacado dinheiro e quem é que se tem governado à conta do nosso clube.

    ResponderEliminar
  22. Pronto as noticias plantadas na CS serviram mais uma vez para criar um novo mito. GL meteu dinheiro do bolso no clube, e se ele sair, vem aí o papão(Teoria o caos ou nós V5.0).

    O que vale é que já todos estamos vacinados contra estes "Namorados" que povoam a blogosfera.

    ResponderEliminar
  23. Os Pecados de GL:
    -Não tem carisma
    -Não tem capacidade de liderança
    -Fez péssimos negócios desportivos em prejuizo do Clube (Matias, Carriço, J. Pereira, compra de jogadores-centrais, dispensa de Onewyo,aquisições de valor duvidoso, negócio de Izma, Miguel Lopes,Carrillo?,Labyad?)
    -Aumentou consideravel/ o passivo do Clube
    -Afastou os sócios do clube
    -Divórcio entre sócios e clube
    -Péssima prestação desportiva
    -Pior época de sempre do SCP
    -Subserviência constante ao PAPA do norte
    -Descrédito total do clube perante a sociedade
    -Demissão de toda a estrutura da direção
    -5 treinadores em 1,5 época
    etc....etc....etc...
    Por tudo isto não tenham medo, pois pior é impossível. Pior é a continuação que nos leva à descida de divisão. Venham as ideias venham os projetos, enquanto as pessoas acreditarem, sob pena de qualquer dia ninguém se assumir com medo do abismo.
    Está na hora de corrermos com o GL. NÃO devemos ter medo, pois pior é impossível.
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)