Não há memória nem vergonha no futebol português e este não tem qualquer vontade de se credibilizar. É o que depreendo da recente decisão de alargar o número de clubes para 18, servindo-se do pretexto de uma decisão de um tribunal. Ora esta decisão do tribunal refere-se aos recursos do Boavista de duas decisões da Comissão Disciplinar (CD)
da LPFP, que, em Maio de 2008, ditaram a despromoção dos "axadrezados.
Mas existe ainda um terceiro recurso relativo a um jogo com o Belenenses. Desse recurso resultou a absolvição dos arguidos na decisão referente a esse jogo mas foi mantida a decisão, de "‘baixa de divisão’ à arguida Boavista Futebol Clube, SAD",
devido a "coação de equipa de arbitragem" nos jogos com Académica e
Benfica. O Boavista não recorreu desta decisão e os prazos para o fazer já se encontram há muito caducados.
Tenho a maior simpatia pelo clube do Bessa e sinto-me particularmente solidário com os seus adeptos anónimos que viram abater sobre o clube uma conjunção de factores que o empurraram para um inferno do qual não se vislumbra como possa sair tão cedo. Porque não foi apenas a ligação simbiótica da família Loureiro à máquina de fazer títulos montada por Pinto da Costa desde o final dos anos 70. São também as muitas dúvidas sobre o que foi feito do património imobiliário do clube, situado numa das zonas mais caras da cidade do Porto, que se parece ter esfumado sem retorno visível nos cofres do clube axadrezado. Por isso restam ainda muitas dúvidas que o Boavista consiga reunir as condições mínimas exigíveis para se inscrever na Liga do próximo ano. O que torna ainda mais precipitado este alargamento.
Ora isto ocorre justamente quando se "comemoram" dez anos sobre o eclodir do célebre "Apito Dourado" que teve o mérito deixar às claras a forma como foi construído o império do FCP no futebol português. Contudo o conhecimento e condenação públicas são insuficientes. Por muitos recursos e expedientes legais usados este é também uma mancha da mais gordurosa ignomínia nos símbolos da justiça portuguesa comum e desportiva, por ter deixado incólumes aqueles que foram os principais artífices e beneficiários dos efeitos de uma rede em tudo semelhante a qualquer prática mafiosa.
Mesmo a justa condenação do Boavista deixa no ar a ideia de uma manobra de diversão. Porque, mesmo tendo em conta que foi beneficiando destes expedientes que chega ao único titulo da sua história, não deixa de ser óbvio que apenas se alimentou das migalhas que sobraram do grande banquete montado a partir das Antas.
O que poderia ser mais estranho nesta decisão dos clubes da elite do futebol português é o facto de apenas 3 clubes - nos quais vejo com orgulho o nome do Sporting - se terem oposto à decisão de reconduzir o Boavista. Não o número, porque, ainda em consequência de ter ficado por fazer uma desinfestação do futebol português, os clubes mais pequenos temem a assumpção de posições mais temerárias, como vêm no alargamento mais uma possibilidade de se manterem no convívio com os maiores. Logo mais perto de assegurarem a sobrevivência.
O estranho é não ver o nome do nosso eterno rival e vizinho SLB, nos últimos anos auto-provido a paladino da transparência, como oposição ao prémio agora concedido a quem personifica a batota instituída como meio para triunfar. Será que os adeptos daquela instituição de revêm nesta tomada de posição?
Para quem tem memória há que lembrar como foram os anos de construção do hoje consolidado império de Pinto da Costa. Há que reconhecer que tal foi conseguido à custa da sua própria sagacidade e esperteza, de modo a nunca ter de disputar 2 guerras em simultâneo, manobrando habilmente a rivalidade genética entre os grandes da capital.
O seu primeiro alvo foi o Sporting de João Rocha, com quem disputou acesas batalhas. João Rocha foi talvez o único presidente do meu clube que lhe percebeu os intentos e o perigo que representava e que esteve à altura do desafio. Nessa cruzada contra "os mouros" de Alvalade foi crucial a aliança com nem mais nem menos do que com o SLB de Fernando Martins que havia de culminar no convite para inauguração do "novo" estádio das Antas, depois do rebaixamento efectuado em 1986.
Há na história recente do meu clube histórias análogas que por negligência, como o do auxilio prestimoso de Fernando Martins, ajudaram Pinto da Costa a chegar onde chegou. Em alguns aspectos até tenhamos ido mais longe e mais tempo.
Espero que a nova direcção saiba não só interpretar o sentir dos adeptos que representa como comece um trabalho de fundo pela desratização do futebol nacional. Não com medidas mais ou menos populistas e mediáticas mas insignificantes, como sentar ou não nos camarotes, mas visando a representação do Sporting nas estâncias de decisão. Porque essa tarefa tem de ser feito a partir do interior e não mandando umas bocas para o lado de lá da muralha.
O post fala por si. Isto é o futebol nacional na era da profissionalização.
ResponderEliminarNinguém está muito interessado em "pensar" a estrutura do futebol nacional, em como tirar os clubes da falência, do permanente incumprimento, em agilizar a acção da justiça e da disciplina, etc., etc..
Quando a água que corre pelos corredores das estruturas dirigentes fica imprópria para consumo, abre-se uma barragem qualquer e o dilúvio limpa tudo.
Por mim, que já só me dá para rir da falta de vergonha, o Boavista entrava já nesta época, anulavam-se os jogos todos excepto os das últimas duas jornadas e não havia férias para ninguém. Era futebol non stop até Agosto.
Impossivel? Algo me diz que sepor algum enorme acaso o Sporting estivesse em primeiro na Liga esta medida estaria em cima da mesa como prioritária...
P.S.- Podes dizer quem foram os outros que não votaram a favor?
Excelente post, de leitura e re-leitura obrigatória.
ResponderEliminarLMGM,
ResponderEliminarVotaram contra o Estoril, Maritimo e Sporting.
Excelente post!
ResponderEliminarImpressionante como só Sporting, Estoril, Marítimo é que votaram contra. Achava piada saber o porquê de Luis Filipe Vieira ter votado favoralvelmente.
Assim sim, LdA.
ResponderEliminarEste post é para memória futura. Não querendo que subentenda nenhuma crítica relacionada com episódios anteriores, nos quais fiz questão de não participar por fastio, quero que saiba que o seu papel de didacta é inestimável para o conhecimento de assuntos que deverão ser curriculares para todo e qualquer sportinguista.
Permita, pois, que lhe roube o "post" e o partilhe com amigos de outros emblemas. É que melhor escudo que este será difícil de encontrar.
SL
Eu, como benfiquista e sócio, sinto-me envergonhado do meu clube não ter votado contra esta farsa que é a promoção do Boavista. Comos e houvessem dúvidas quanto à culpa.
ResponderEliminarNão basta apregoar a luta contra o sistema. Na hora H é preciso prova-lo e nesse particular o presidente do Benfica não foi coerente (mais uma vez) com o que apregoou.
"Não basta apregoar a luta contra o sistema. Na hora H é preciso prova-lo"
ResponderEliminarCaro Jorge Borges,
Aplaudo o seu pensamento e lucidez face à má decisão de Vieira. No entanto, creio que Vieira foi coerente (não com o que diz, mas com o que pratica).
Viera combate o Sistema, controlando-o e tentando assumir a sua cabeça. Ele gosta do Sistema como ele é e está feito. Só não gostava da sua liderança.
" deixa no ar a ideia de uma manobra de diversão. Porque, mesmo tendo em conta que foi beneficiando destes expedientes que chega ao único titulo da sua história, não deixa de ser óbvio que apenas se alimentou das migalhas que sobraram do grande banquete montado a partir das Antas."
ResponderEliminarO que o Boavista fez quase todos os clubes fazem.
O Boavista, como disseste e bem, apenas aproveitava as sobras dos que têm o poder.
Para isso tinham que descer todos, porque todos de alguma forma obedecem, tiram vantagens, do sistema montado.
Eles não são o sistema.
O sistema está na mão de dois clubes.
É a 1ª vez que entro num blog sportinguistas, mas surpresa das surpresas não é que concordo com quase tudo o que está mencionado neste post!!
ResponderEliminarFora a provocação que "o BENFICA" é a outra face da mesma moeda do sistema".
Compreendo a provocação, n´s nos blogs Benfiquistas também achamos que o Sporting é o satelite do fcp, porem, não é verdadeiramente ao Sporting que estamos a provocar.
Nos nossos blogs há uma separação entre os Sportinguistas e os Lagartos.
Para nós Sportinguistas são todos aqueles que amam o seu clube acima de tudo e, isso...nós respeitamos.
O conceito de lagartos, é para aqueles que odeiam o Benfica acima de tudo.
Compreendo a rivalidade, não gosto do Sporting, como penso que nenhum Sportinguista gosta do Benfica. Isso é normal, somos rivais eternos...se não fosse assim não tinha piada.
Quanto ao que os Benfiquistas pensam sobre o Boavista - se seguisses os nossos blogs -, é identico ao que tu defendes, só com uma pequena diferença...é que nós achamos que os andruptos da agremiação de palermo, deveriam ter acompanhado o Boavista, ficaram a chorar lágrimas de corcodilo.
Desculpa se estou a ser injusto, mas é que não vi em nenhuma televisão, nenhum comentador afecto ao teu clube, criticar e acompanhar o Benfica nas denuncias do "apito dourado", muito pelo contrário, limitaram-se a branquear em todos os programas toda a vergonha que foi o maior escandalo do desporto português.
Agora vens com o desplante e descaramento de criticar os adeptos Benfiquistas?
Tu que recebes na tua casa o "macaco" chefe do braço armado dos corruptos?
Espero sinceramente que te ergas do lamaçal onde estás, que os vossos dirigentes deixem de fazer alianças com os corruptos.
Tentem apenas ser Sporting, e lutar pelo 1º lugar, como faziam antigamente. Deixem de ficar satisfeitos por ficar à frente do Benfica, como alguns vossos comentadores (do conselho Leonino), dizem: Se o Sporting estivesse em 11º lugar e o Benfica em 12º, não passava nada???!!
Dizerem que os 2º lugares durante quatro anos, foram os melhores resultados das ultimas 3 decadas, pois nunca tinham ido tantos anos seguidos à liga dos campeões???!!!
Esse vosso mago das sondagens e estatisticas esqueceu-se do mais importante: nos anos em que voçês ficavam sistemáticamente atrás do Benfica e eram segundos a taça dos campeões europeus, estava reservada apenas aos campeões de cada país e não aos 2ºs lugares!!
Com um pormenor ainda, na altura, o Sporting lutava com mérito para ser 1º - conseguindo-o poucas vezes é certo -, tinham identidade!!
Agora contentam-se em ficar em 2º??? Se o Benfica ficar mais para trás???
Desculpa lá tar a cascar... até concordo com quase tudo o que relevas no teu post...por outro lado foi a 1ª vez que espiei um blog rival.
Se quem está na liderança do teu clube tiver uma visão identica à tua, até penso que estão no bom caminho!!!
é claro que te estás a cagar para a minha opinião, não levo a mal!! Gosto da rivalidade! Tenho vários amigos do teu clube. A maioria são como Tu Sportinguistas, alguns, poucos são lagartos. Até suporto na minha familia uma Sportinguista - como podes constatar, neste Clube somos democráticos -. Se quiseres podes pôr no lixo, também não estou a pensar vir aqui mais vezes
O nosso clube tem um símbolo respeita-o.
ResponderEliminar" Fora a provocação que "o BENFICA" é a outra face da mesma moeda do sistema". Compreendo a provocação"
ResponderEliminarAqui não há provocação nenhuma, há a constatação da realidade, e que vocês como os outros não aceitam.
93/94 foram campeões á custa do sistema, e nos últimos anos têm sido levados ao colo pela arbitragem e imprensa
O paladino da verdade desportiva, que entrega DVDs ao ministro, apenas o faz quando lhe convém. Aproveitou a boleia de Dias da Cunha e colou-se à luta contra o sistema quando a única coisa que quis foi controlá-lo.
ResponderEliminarNormalmente, falar para galinhas, burros ou paredes é igual. Mas nunca se sabe. Há sempre excepções para confirmar a regra.
ResponderEliminar"Desculpa se estou a ser injusto, mas é que não vi em nenhuma televisão, nenhum comentador afecto ao teu clube, criticar e acompanhar o Benfica nas denuncias do "apito dourado",
Claro que não viste. Acabámos de nos livrar de 17 anos de dirigentes cúmplices com o FCP. Querias o quê? Demorou tempo demais a haver uma maioria que acabasse com isso? Na minha opinião, sim. Houve.
Mas agora pergunto eu: e quem é o Khadafi, quem é ele, que festejou títulos nas Antas? Quem é que mandava no Alverca quando o Deco foi parar aos andróides? Onde é que andava o aprendiz de Palermo (ou de palerma) quando um tal Dias da Cunha chamou os bois do sistema pelo nome, muito antes de "apitos dourados" ou encarnados?
Quanto às conclusões todas sobre os Sportinguistas preferirem isto ou aquilo, olha para o resultado das últimas eleições e tira as tuas conclusões. Quer dizer, se não for preciso um desenho.
Para quem não tem memória, e comenta de forma injusta, o Sporting foi o principal denunciador do sistema, através do seu grande presidente, António.
ResponderEliminarNa altura ouvir muitos que se dizem sportinguistas a critica-lo, se calhar os mesmos que agora vêm alegar que nada foi feito.
" Sporting pede 80 milhões de euros à Banca. Presidente quer mais financiamento mas BES e BCP recusam alargar crédito aos leões."
ResponderEliminarParece que aqueles dois grandes sportinguistas, vão começar a recolher assinaturas
Excelente! Post para avivar a memória a uns e ensinar história a outros tantos…
ResponderEliminarLda:
Se ñ te importas, vou repetir (com as devidas adaptações) o comentário que produzi à dois anos, por uma questão de poupança de tempo (cd vez mais curto) e pq nada se alterou de significativo entretanto:
“… algo me diz que depois da ridícula e inglória retirada do palhaço-mor Guilherme (ex-APAF protagonista na greve contra o SCP…), as próximas batalhas serão travadas nos escuros corredores e nos esconsos e sujos gabinetes dos bastidores do futebol tuga. E tb temos que começar a combater nesses locais. Temos que ter alguém que acenda luzes nesses corredores e que abra a janela desses gabinetes para os iluminar, arejar e permitir que os maus cheiros se esvaiam... e, já agora, de não for pedir muito, escancarar mesmo o máximo de portas possível, para ver se a dignidade e o sentido de equidade e justiça lá entram.
O SCP tem q lutar em duas frentes: na publica (CS escrita, falada, televisionada, redes sociais, internet, etc,etc) e na 'outra'. Em simultâneo. Se não fizer tb não conseguiremos modificar (significativamente) os interesses instalados.
O SCP deve continuar a pugnar pela clarificação no sector da arbitragem, continuar a apresentar as suas propostas de melhoria e sempre, SEMPRE que a equipa for prejudicada, fazer ouvir a sua voz. A avaliação dos senhores do apito deverá ser permanente. Eles têm q sentir que o desrespeito, a provocação e o gozo não serão mais tolerados. No fundo sentir o peso e a grandeza do SCP.
JAMAIS voltar a baixar a guarda. Manter o alerta SEMPRE. E que os dirigentes do SCP percebam, de uma vez por todas, que o «a_pito da bosta» é persona non grata para os sportinguista, pelo que não é tolerável que algum dia possa ser nosso aliado. Este caso mostrou bem o lado que o »pintelho» defende, caso ainda restassem algumas dúvidas…
Quem, genuinamente, pretender juntar-se à luta do SCP contra a opacidade e a máfia instalada, será bem acolhido. Mas caso não apareçam aliados: outros clubes, associações distritais, outros agentes do futebol (julgo que ainda ng se chegou à frente ou por receio de represálias, nuns casos, ou por querer beneficiar indirectamente do combate que o SCP vem enfrentando, noutros) deve o SCP continuar. Não sozinho, já que o apoio de 3 ou 4 milhões de sportinguistas será mais do que suficiente para travar esta guerra. Mais ainda qd a causa é justa e completamente justificável.
Mantenho rigorosamente tudo o que foi dito na altura!
Abç!
"E PLURIBUS UNUM disse..."
ResponderEliminarA este só falta escrever que foram os lampiões que desmascararam e denunciaram o SISTEMA!...
Mas o Dias da Cunha era na altura presidente de qual clube?
ResponderEliminaro artigo (tão louvado pela massa adepta lampiã) está incompleto.
vê lá se estas escutas não vos dizem alguma coisa...
«
Luís Filipe Vieira (LFV) - Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
Valentim Loureiro (VL) - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... pode vir o João. Agora o que eu queria... Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty!...
»