Uma vitória contra a mentira
A vitória ontem alcançada em Braga pelo Sporting só hoje é verdade porque a equipa em campo conseguiu contrariar a mentira que já estava pré-cozinhada e que o Jorge de Sousa, como um dos mais destacados criados de servir do sistema, se esforçou para nos oferecer como resultado final.
Como em muitas dezenas de jogos de há mais de 30 anos para cá o Sporting ontem teve que se vencer a si mesmo, à equipa adversária e a um inimigo. O substantivo é forte mas justifica-se plenamente: a arbitragem em Portugal é desde há muitas décadas um cozinhado de influências, emaranhado de suspeições que a coloca no mesmo plano que o doping e demais métodos a que se deita mão para vencer mais vezes que os adversários directos.
Nesse sentido o jogo de ontem foi um bom exemplo das dificuldades acrescidas que o Sporting tem para conseguir uma simples vitória, ou para ser campeão: tem que ser melhor que os adversários e superar a batota instituída. Essas dificuldades recrudescem sempre que o campeonato entra em fase decisiva, mesmo que os objectivos a alcançar sejam um simples e constrangedor quinto lugar.
Um lobo no meio de leõzinhos
Hoje Wolfswinkel é outra vez bom, como já foi muito mau, perna de pau até. Com sempre no meio está a virtude. O jogo de ontem tornou mais claras algumas das suas qualidades - movimentação, capacidade de finalização ao primeiro toque - como outros houve que deixaram claras as suas dificuldades - finalização de cabeça, e superar o 1x1, por exemplo.
Tal como disse aqui anteriormente, é um jogador que estava a ser penalizado pelo mau momento colectivo que exponenciava as suas limitações. O momento pode ser contestado, continuo a pensar que os 10 milhões (mais 2 por objectivos) foram negócio razoável quer pelas circunstâncias em que foi vendido que pelos preços de mercado. Sim, se fosse hoje valeria mais, se fosse há alguns meses atrás, quando falhou penalty´s decisivos e tinha os níveis de auto-confiança congelados.
Mas se Wolfs é um quase um espectro, contando pouco para o futuro, os regressos de André Martins (um verdadeiro mistério a sua parca utilização) e de Cédric, este com uma excelente e decisiva exibição. Do lado das sombras continuo a achar um desperdício o adiantamento de Dier. Ou a forma como continuamos a sofrer golos da posição 6. Só quem nunca jogou à bola pode considerar frangos os golos sofridos por Patrício, como alguns parecem pretender.
Um presidente aos saltos
Há quem goste do estilo, há quem prefira uma postura mais "institucional". Do ponto de vista da sua afirmação a ida para o banco é uma decisão inteligente, porque lhe dá outro foco que a tribuna não permite. Essa decisão é ainda mais pertinente quando se sabe que Bruno de Carvalho quer marcar uma diferença com os seus antecessores. A forma como festejou uma vitória que teve que ser arrancada do apito de Jorge de Sousa é importante para os adeptos porque a ligação ao clube é na sua essência emocional. Mas é apenas um pormenor de um contexto de extrema dificuldade. É que é bom lembrar que o agora caído em desgraça José Roquette também teve momentos semelhantes, como foram aquela "serenata à chuva" com os adeptos em Vila do Conde, após uma vitória preciosa no ano do fim do jejum de 18 anos...
"como foram aquela "serenata à chuva" com os adeptos em Vila do Conde, após uma vitória preciosa no ano do fim do jejum de 18 anos..."
ResponderEliminarGolo de Ayew, se não estou em erro. 1-0, com o golo a ser marcado ao minuto 46 da 1ª parte, após um mau atraso de um vilacondense. Poncio Monteiro, como ilustre "paineleiro" que sempre foi, ao serviço do sistema, bem contestou aquele minuto a mais.
Ontem foi 1 de Abril mas parecia 25 de Abril. Vitória sobre o roubo de igreja (não é a capital dos arcebispos?), grito de revolta para com aqueles que contestam Wolfs e, até, o Dias Ferreira portou-se (para mim), finalmente, como sportinguista. Ver só o vídeo da sua saída do programa é errado. O que leva aquela situação (e não está no vídeo) um levar ao colo da Comunicação Social para com o clube e direcção de Gomes da Silva.
André Martins e Cedric foram fortes, muito fortes. Rinaudo tem tudo para ser um mau jogador. Capel quando procura espaços interiores e levanta a cabeça pode ser um grande jogador. Dier tem de estar no meio-campo porque Rinaudo não sabe o que isso é. Só uma pessoa doente como o Eduardo Barroso é que acha que o 1º golo do Braga é frango.
A expulsão do Joãozinho (olhem para os joelhos dos jogadores) só acontece ao Sporting. Pode não ser penalty, mas nunca na vida é simulação.
Continuar a crescer, até poder.
Queria vir cá comentar mas o que penso já está escrito no post. Destaco o paragrafo sobre o Ricky e o de André Martins e Cédric. Completamente de acordo!
ResponderEliminarRicky tem coisas muito positivas e algumas outras que deverá corrigir. Ontem esteve verdadeiramente impressionante!
André Martins é o futebol. Sou mesmo fã dele! Espero que tenha agarrado definitivamente o lugar! Dá o primeiro golo e reparem como abre espaços no segundo, para Capel no meio poder optar pelo Ricky que abriu na esquerda. Cédric a provar que é jogador com bastante potencial...o miúdo é bom jogador, apostem nele sem medo!
Pode ser que com a suspensão do Joãozinho o Rojo jogue a lateral e o Dier volte a central, que para mim também era onde devia jogar.
PS- A explusão do joãozinho é muito forçada mas realmente hoje em dia é muito fácil expulsar um jogador do Sporting.
PS2- Houve um miúdo que que desiquilibrou o derby entre os B's este fds. Chama-se Diogo Rosado. Lembram-se de se ter falado nele aqui num post há uns tempos?
PM
ResponderEliminarO Rosado jogou contra juniores(e a equipa do benfica tem muitos jogadores de 1 liga)!E foi preciso expulsar dois jogadores ainda na primeira parte para conseguirem nos ganhar!
Da nossa equipa B saíram grande parte dos titulares para a equipa principal(de longe os melhores que por lá jogavam),eles reforçaram se em Janeiro para nos tentarem ultrapassar na classificação!
Dar mérito ao benfica ou a algum seu jogador nessa partida,é preciso ser muito simpático!Eu fui ver o jogo com um lampião amigo e mesmo ele concorda que se não fosse a arbitragem o jogo certamente não acabaria com aquele resultado.
Quanto á questão do presidente no banco de jogo é curioso(na verdade não,nada mesmo)que este é o único blog que parece que essa situação causou algum desconforto.
Continuo a achar muito complicado o Sporting conseguir a classificação para a Liga Europa.
ResponderEliminarA equipa tem graves lacunas no plano defensivo; sofendo muitos golos, e não tem a maturidade suficiente para conseguir pautar os ritmos de jogo.
Enfim, perceberam que deviam dar uma oportunidade ao Andre Martins. Enquanto teve capacidade fisica o jogo ofensivo do Sporting foi outro. Foi pena não ter aguentado mais de 60m a alta rotação.
O Lobo é mais um eterno injustiçado; como a maioria dos jogadores no SCP, a quem muitos sportinguistas não reconhecem o minimo valor para jogar no Sporting.
E como eles estão enganados...
O Lobo é um avançado com escola e para isso basta perceber a sua movimentação.
É obvio que comete algumas falhas, fruto da sua juventude e muito mais fruto de uma equipa desiquilibrada.
Tem uma qualidade muito apreciada em Alvalade: garra de leão.
É um jogador que nunca vira a cara á luta e que se empenha do primeiro ao ultimo minuto no mesmo ritmo. Caracteristica que por vezes o prejudica, pois o cansaço retira-lhe algum discernimento na hora da finalização.
Quanto ao Presidente no banco, não sei se será para continuar. Na minha perspectiva foi uma medida acertada pois transmitiu uma confiança extra aos jogadores e estes agaradecem e muito...
Os festejos decorrem da adrenalina que proporcionou aquele fim de jogo, algo dramático.
São estados de espirito e de alma, em que cada um extravaza de diferentes modos.
Não vejo nenhum desconforto com a ida do presidente para o banco neste post, antes pelo contrário.
ResponderEliminarAs eleições já lá vão, os derrotados (principalmente o José Couceiro) tiveram uma postura "estadista", não é altura de acabar com essa história de "uns e os outros"?
Schmeichel,
ResponderEliminarobrigado. Felizmente que ainda há quem dê bom uso do que lhe ensinaram na escola.
Schmeichel
ResponderEliminarO desconforto é grande e sempre das mesmas pessoas,se calhar a elas é que tem de explicar que as eleições já lá vão e tem de esquecer os seus ódios de estimação
Alias,curiosamente e tristemente não só foi a presença no banco do presidente que causou muita urticaria,a vitoria do Sporting também causou muita comichão a ditos "sportinguistas"(quase tanta como causou a adeptos rivais).
Já deviam ter o discurso preparado e escrito a apontar facas!
Jalex,
ResponderEliminaro único desconforto que sinto é partilhar com anormalóides como tu o gosto pelo mesmo clube.
O texto é claro como a água, mas até podia não ter gostado ou até opor-me à presença do presidente do Sporting no banco - há vantagens e desvantagens, como em tudo na vida - sem que isso tivesse que significar ver o meu sportinguismo posto em causa.
A sua educação esta ao nível da sua honestidade.
ResponderEliminarUma boa análise, atenta e equilibrada. A pouco e pouco o Sporting vai evoluindo enquanto equipa. A capacidade para no último minuto - depois de uma pressão intensa do Braga agravada pelos vinte minutos de inferioridade numérica - circular a bola a toda a largura do terreno fazendo todas as "temporizações necessárias" para permitir a chegada de quem desse continuidade ao lance - importante a participação de Adrien - mostra uma realidade que está já a anos luz do que acontecia no passado recente. Excelente final de um jogo intenso muito bem jogado de parte a parte. Concordo que o Drier deve jogar a central. Quando recuou ficámos mais fortes no centro da defesa e o Rojo se é bom nalgum lugar deve ser na lateral esquerda. O professor vai a pouco e pouco melhorando a equipa e mostra-se entusiasmado com o trabalho que tem entre mãos. Deu uma oportunidade a André Martins - para mim também um mistério a sua pouca utilização - recuou Drier, fez entrar Adrien e Jeffren, retirou Labyad, talvez o mais fraco jogador do Sporting, fez boas opções. É o treinador certo para este projecto. Sempre defendi o Wolfswinkel e tenho epna que ele saia. Mas não foi vendido a preços de saldo como outros. O problema vai ser encontrar alguém que no próximo ano nos garanta uma qualidade, no mínimo, equivalente.
ResponderEliminar
ResponderEliminar"Já deviam ter o discurso preparado e escrito a apontar facas!"
Jalex,
Deixe lá, há muitos que só ontem é que arrumaram o discurso preparado e as facas. É que durante 2 anos não fizeram outra coisa. Esses sim, é que (para si) são os verdadeiros (e únicos!) sportinguistas!
Porra, que doença...
LdA,
ResponderEliminarSó faltou no Post falar da calinada do JF na conferencia de imprensa após o jogo.
Palavras de Jesualdo ao falar - queria agradecer o apoio dos adeptos do seu clube FUTEBOL CLUBE huuuu SPORTING ... muito bom ainda emendou a tempo :).
De resto acho que hoje como ontem foi é dia de festejarmos esta saborosa vitória e malhar-mos isso sim nos passarocos que teimam em que nos "cagar" em cima.
Está na hora de erguermos as nossas "chumbeiras" contra essa corja :).
Amigos
ResponderEliminarFoi uma vitória cheia de classe e com muita raça. Uma primeira parte que não merecíamos chegar ao intervalo empatados. Fomos claramente superiores.
Na segunda parte o Braga vem com outro caudal ofensivo e dispõe de diversos cantos e oportunidades. Reparei que neste jogo perdemos várias bolas pelo ar.
Curiosamente é com 10 jogadores que o Sporting se organiza e equilibra as coisas.
E por falar em dez, mesmo que chegue um avião carregado de petrodólares – com estes senhores do apito (aka pássaros) não vamos a lugar nenhum.
O sr peseiro até acha que o futebol é ingrato. Pois claro que sim.
Continuando a falar em 10 qual a razão deste pequeno mágico de nome André Martins não jogar mais vezes. Até Bielsa o destacou aquando do confronto com os bascos. Joga e faz jogar com tanta naturalidade.
Com o moreirense gostava de ver o Dier ao lado do Ilory com o Rojo na esquerda.
força SPORTING - vamos encher Alvalade
Por vezes é dificil despir a pele que vestimos durante 2 anos. Parece que há sportinguistas que continuam arrogantes e intolerantes.
ResponderEliminarDeve ser assim que vão promover a união dentro do Sporting...
Ou será que querem um Sporting só para eles?
Verde CDV,
ResponderEliminarCoerência meu caro, está a fazer o mesmo papel daqueles que acusa.
SL,
É curioso que uma das perguntas que fizeram a Couceiro na sessão de esclarecimento que o Núcleo Sportinguista de CB organizou aquando da campanha eleitoral, foi se ele iria para o banco caso fosse eleito presidente do SCP.
ResponderEliminarO JC afirmou que não iria e acrescentou que, em Portugal, nos jogos fora, o local mais protegido e menos exposto para o presidente do clube forasteiro se sentar é, precisamente, o... banco da sua equipa!...
:)
As principais vantagens que vejo na proximidade do presidente junto da equipa (e não apenas no banco), são:
Se bem realizada, essa proximidade possibilita transmitir em cima do momento a sua confiança nos jogadores.
Motivar os jogadores, principalmente nos momentos mais complicados. Não durante o encontro, tarefa que deverá ser realizada pela equipa técnica, mas antes e depois dos jogos ou mesmo durante a semana de trabalho que medeia entre jogos. O mesmo se aplica à equipa técnica contratada.
E quais as eventuais desvantagens:
Tem de existir mt tacto, não impor a sua presença no grupo e integrando-se de forma adequada e equilibrada, isto é, de uma forma faseada, até que possa exercer a sua liderança de uma forma natural. O respeito de um grupo de trabalho conquista-se arduamente, com um sentido elevado de empatia, humildade e sim, tb mt companheirismo. Se assim não for, está td estragado…
A forma como se íntegra pode ajudar mt um presidente a elevar-se ao nível dos seus jogadores, treinadores e restantes membros da equipa (equipa médica, logística etc...). Do ponto de vista dos jogadores, a inclusão repentina de um elemento estranho ao grupo, ainda por cima com a importância que representa sempre um novo líder cuja personalidade é desconhecida do grupo poderá, inicialmente, provocar alguma instabilidade e uma natural estranheza. Por outro lado têm ali ao lado o máximo responsável pelo clube, pronto e disponível para ser questionado sempre que tenham dúvidas e / ou dificuldades. É justo realçar que é tb preciso mt coragem do presidente para se aproximar e expor-se a um grupo altamente profissionalizado como é uma equipa de futebol de alto nível hoje em dia. A responsabilidade é maior e caso haja alguma falha nos compromissos assumidos do clube para com a equipa, o risco de pode perder a cara e a equipa é mt mais elevada... Ora, perante isto, e dada a mt difícil conjuntura que BdC veio encontrar, esta atitude pode indiciar um nível de confiança próprio mt grande no cumprimento integral do clube para com aquela equipa. Ou isso, ou uma total loucura e desconhecimento de como funciona uma equipa de futebol profissional, o que eu não quero sequer acreditar… Virgílio Lopes e Augusto Inácio, podem ter defeitos, mas julgo que saberão bem os riscos de uma proximidade como aquela que o BdC parece querer abraçar…
SL
ResponderEliminarEscuso de adjectivar o André Martins. Qd praticamente apenas o via na selecção nacional já eu escrevia maravilhas dele. O q mais me agrada nele é a sua capacidade de pensar e agir colectivamente. As suas acções beneficiam qs sp a equipa. É um futebolistas da cabeça (mt inteligente) aos pés (virtuoso tecnicamente).
Relativamente à venda de Wolfs, sobre a qual ainda não me tinha pronunciado: o timing foi, para mim, completamente errado e injustificado. GL, pura e simplesmente, não tinha q vender o jogador em vésperas de ser substituído na presidência do Clube. No mínimo teria que confidenciar e dar conhecimento do negócio com os candidatos à presidência e pelos vistos não o fez… Já sobre os valores do negócio propriamente dito, não me pareceu mau, tendo em atenção a valorização que se conseguiu com o holandês Tomara ao SCP conseguir realizar mais valia financeira com tds os jogadores em que investiu, conforme aconteceu com o holandês. A regra, aliás, tem sido qs sp o oposto. Investir e raramente conseguir recuperar o investimento, qt mais gerar lucros com a passagem dos jogadores pelo seu plantel. O complicado será a sua substituição. Com 24 anos e com a qualidade do Wofs? Não vai ser fácil…
Por fim, mas será que determinados apoiantes do BdC algum dia se darão por satisfeitos? Ganharam as eleições, têm o presidente que tanto queriam e em que depositam tantas esperanças, o q eu é que querem mais? Isso, não lhes chega? Veneração? Não, desculpem mas isso nem à N. Sr.ª de Fátima, com a licença dos crentes daquela Santa, já que não pretendo ofender ng. O BdC terá que nos converter a tds (e não apenas a quem nele não votou) com base no trabalho, na competência e nos resultados e não nas promessas mais ou menos exequíveis que realizou durante a campanha. Cada um de nós cá estará para, à sua maneira, o ajudar. Mas há dúvidas disso? O passado deste blogue e dos membros que o constituem, fala por si. Um blogue que já tanto criticou e elogiou os OS do clube, de certeza que não esteve sp certo ou correcto. Contra mim falo, que já errei mts vezes. Da minha parte já firmei: quero o sucesso do BdC, pq eu quero vibrar com vitórias do SCP, conforme aconteceu ontem. E conhecendo o LdA como conheço, tenho a certeza de que ele quer o mesmo que eu, por isso digo: deixemo-nos de merdas que temos aí mt coquicha nojenta para abater…
SL.
Boa Tarde, será que podiam adicionar o meu blog á vossa lista? O vosso já está no meu.
ResponderEliminarhttp://miticoverdebranco.blogspot.pt/
SL
Confesso que também a mim me faz confusão o longo eclipsar de André Martins...Espero que tenha acabado ontem.
ResponderEliminarConcordo com quase tudo no post, mas em relação ao Rui Patrício considero que é mal batido nos 2 golos, no primeiro posso dar o benefício da dúvida, agora o segundo a bola passa-lhe pelo meio das mãos como se vé nas imagens por trás da balisa. Mais uma grande exibição do Cedric, muito bom o André Martins. Agora sinceramente não percebo as críticas ao Rinaldo que fez 18 recuperações de bola e teve 72% de passes completos. Falo com conhecimento de quem jogou futebol nessa posição durante 10anos e mais 10 como veterano. alguem refere que sofremos muitos golos da posição 6, o que não é bem verdade e neste jogo os golos foram apontados pelo defesa esquerdo e o 2º claramente na zona do ponta de lança.
ResponderEliminarCreio que continua uma perigosa separação entre apoiantes da A ou de B. Ela é constantemente referida nos comentários. É uma demanda que tem que terminar sob pena do ressabiamento toldar o sportinguismo. E isto tem uma validade transversal. Só há uma situação que me parece distinta: o direito à indignação. E aqui se as culpas morrerem solteiras e varrermos o passado para debaixo do tapete (como parece que muitos pretendem), das duas uma: ou não aprendemos nada com as últimas décadas ou mais tarde ou mais cedo os esqueletos sairão do armário.
ResponderEliminarSL
Sobre um presidente aos saltos >>> http://3levador.blogspot.pt/2013/04/o-presidente-carica.html
ResponderEliminarSer do Sporting é diferente de ser de A ou B. Há muita gente que mesmo depois das eleições é incapaz de admitir derrota e continua como ruído de fundo. Não quero com isto atacar ou identificar comentários anteriores. Reportando-me aos ultimos 10 anos votei sempre em candidatos derrotados (excepto este ultimo) e nunca virei costas ao clube ou fiquei demasiado chateado. A unica coisa que me preocupa é o estado do Sporting. Tal aconteceria se tivesse ganho José Couceiro ou como não meto num pedestal o novo presidente. Terá que mostrar as valências que "vendeu" em campanha. Mas falando do post. Concordo praticamente tudo e ressalvo a opinião sobre Dier que vai de encontro aquilo que eu penso. Sobre Wolf acrescentaria tb aos seus pontos fracos a (in)capacidade de jogar de costas e segurar a bola(foge sempre para a frente na zona central quando se pede que venha de encontro a bola para puxar os centrais). Cedric e A.Martins estiveram muito bem. Com o segundo a estourar cedo demais e o primeiro a fazer (para mim) a melhor exibição a seguir a Wolf.
ResponderEliminarQuanto aquilo que discordo, a critica indirecta ao presidente por ir para o banco e tudo aquilo que acarreta. Se for para a equipa ganhar até pode jogar no lugar do Rinaudo (o 6) que continua a falhar continuamente.
SL