Salif Keita é um nome que traz gratas recordações aos Sportinguistas mais velhos e que se lembram ainda da passagem do ponta-de-lança maliano por Alvalade. JO jogador possante mas também elegante e tecnicista e imprevisível, fiel por isso às suas origens africanas. O único lamento sobre a sua passagem é um pouco semelhante ao sentimento que a passagem de Beto Acosta deixou entre nós, uma vez que ambos chegaram até nós já no ocaso da suas carreiras.
Pois ao que parece, e a fazer fé nas noticias de hoje, há um novo Keita a caminho de Alvalade, embora desta feita para concorrer por um lugar e funções opostos na equipa. Ele divide com Dier as razões que motivam as linhas deste post.
A procura de jogadores no intervalo para Natal é de forma generalista a admissão que algo ficou por fazer no inicio de época, algo que correu mal ou para completar um lugar subitamente vago por uma lesão ou venda irrecusável. No caso particular da busca de um jogador para o centro da nossa defesa ela parece-me corresponder à constatação de que Dier, Rojo e Mauricio representam um número diminuto para as necessidades, acrescendo dúvidas sobre a qualidade que oferecem a Leonardo Jardim. Significa também a admissão de que o treinador tem à sua disposição na equipa B não lhe agrada.
A dúvida que resta é saber se Salif Keita, pelo que pode por à disposição do técnico, é a opção mais recomendável, atendendo à idade e ser originário de um futebol menos exigente e evoluído. Será jogador para disputar lugares aos que já cá estão e justificação suficiente para não dar minutos, se necessários, a Semedo ou sobretudo a Reis?
Não sou dos que acha que os problemas defensivos são de exclusiva responsabilidade dos defesas ou do guarda-redes pelo que vejo como mérito colectivo os jogos iniciais a registar poucos golos e com igual origem de responsabilidade o farto número de golos sofridos nos últimos jogos. Também fica a dúvida se com centrais melhor dotados alguns desses golos poderiam ter sido evitados. Isto porque de facto a qualidade individual de Rojo e Mauricio oferecem muitas dúvidas.
Dúvidas que não tenho em relação a Dier, mesmo descontando as aparições mais recentes, em que esteve muito longe do que já demonstrou ser capaz. Não foi apenas um jogo, é todo um trajecto que culminou o ano passado com exibições de segurança e qualidade, justamente quando o ambiente em seu redor era de desagregação e caos. Não faz por isso qualquer sentido qualificar como "decisivo" ou de "tudo ou nada" para o jogador a titularidade que Jardim, muito bem, já pré-anunciou.
E afirmo-o com segurança e à priori por confiar na qualidade do jogador, o que não funciona como garantia de uma boa exibição, porque falamos de futebol, um desporto de imponderáveis. A mesma segurança usada por Jardim;
Acreditamos em Dier. É um jogador jovem, a passar um processo de evolução, após uma boa época, onde jogou numa posição totalmente diferente. Não é o jogador mais utilizado, mas acreditamos no seu potencial e qualidade»
De uma coisa estou certo: o melhor de Dier nunca nos chegará com chamadas intermitentes. Nem o dele nem o de nenhum jogador,por mais consagrado que seja. O que não invalida que, independentemente das suas qualidades, cada jogo em que a titularidade lhe seja concedida, é no campo que tem de deixar a justificação para a confiança que nele é depositada. É assim para ele e também para qualquer outro jogador, mesmo que chamem Messi ou Ronaldo.
Nota: por razões de ordem particular tenho-me visto impedido de actualizar o blogue como gostaria. Por essa razão não tenho feito referências a matérias quase incontornáveis como por exemplo o futsal e a brilhante carreira dos homens de Nuno Dias. Infelizmente não me foi possível ver qualquer um dos jogos já disputados, o que se manterá para o jogo de amanhã.
>>"Será jogador para disputar lugares aos que já cá estão e justificação suficiente para não dar minutos, se necessários, a Semedo ou sobretudo a Reis?"
ResponderEliminarReis parece não contar para LJ. Com a experiência que já tem, caso tivesse a confiança de LJ já teria certamente tido alguma oportunidade.
Não é um juízo de valor, apenas uma observação.
Meu caro LdA, nao tens tido tempo mas deixa-me dizer que és o maior :)
ResponderEliminara minha vida tb nao me permite comentar sempre, mas nao passo um dia sem ler qualquer post teu ou dos restantes leões do blog.
grande abraço
Sporting sempre
Em relação à tematica Mauricio/Rojo, se há razao de preocupação na minha opinião, é mesmo com Rojo.
ResponderEliminarAinda não lhe vi qualdades que valessem o dinheiro que ele custou(provavelmente porque não joga na sua posição). O lançe do golo do luisão no ultimo derby, é para mim o resumo do que ele vale. Um jogador que vira as costas a bola e preocupa-se mais em agarrar o adversario daquela forma descarada...esta tudo dito. Já para não falar que é mais facil "expulsa-lo" do que a um iniciado de primeiro ano. Tem um falta de cabeça impressionante, e se calhar a ele devemos não termos ido a penaltis(ou ate ganho) na luz. Ainda não percebi que qualidades ele tem para ser central, mas quem trabalha com ele é que sabe.
Quanto ao Mauricio, para o dinheiro que custou, até nem tem estado mal(a excepçao do penalty infantil no Porto). é fortissimo no jogo aereo, tanto a defender como a atacar(ja lhe devemos uns golos), é rijo quanto baste, na minha opinião desenrasca. Não é o melhor do mundo, mas para quem não tem dinheiro chega para ja para consumo interno.
Bons centrais(potencialmente) ja os la temos. chamam-se Ruben Semedo e eric dier(principalmente este ultimo).
Para mim a dupla neste momento(ate Ruben Semedo estar no ponto) é o Dier/mauricio.
Rojo ou atina no lado esquerdo( e se é titular na argentina so tem é de atinar), ou então é fazer-lhe um laçinho e ver se enganamos alguem.
Quem é o árbitro amanhã?
ResponderEliminarÉ o zazou
EliminarBoa tarde. Já conhecem o novo site de opinião desportiva "Bola na Rede", que já contou com convidados como Bruno de Carvalho, Toni, João Benedito, Jorge Andrade ou Ricardo? Sigam para o link www.bolanarede.pt e juntem aos favoritos! Se quiserem, metam também like na página do Facebook https://www.facebook.com/bolanaredebnr . Obrigado pela atenção!
ResponderEliminarO Maurício só tem raça, porque qualidade técnica nunca a teve.Sobretudo no desarme.
ResponderEliminarDesarma com a mesma técnica que se utilizava há mais de 20 anos. Nos tempos que correm faz-se em carrinho.Ele vai ao adversário em pé e atravessa-lhe a perna, que o faz cair e provoca a falta.