segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A estreia do Sporting e dos seus rivais SLB e FCP

Começou a Liga NOS 2015/16. Por razões de ordem pessoal, acabei por não ter oportunidade de fazer a crónica do jogo de Aveiro. Assim, o post de hoje será dedicado à análise do que me pareceram ser os pontos mais importantes da vitória sobre o Tondela, abordando também a impressão deixada pelos principais rivais na estreia do campeonato.

Sporting: vitória tão fortuita como merecida
A vitória no soar do gongo, quando o domínio e as oportunidades criadas permitiam uma vitória tranquila, foi um excelente aviso para os jogadores. Não menos para os adeptos que, após a vitória relativamente fácil sobre o campeão em título na Supertaça, já estariam a levitar, pensando que o campeonato seria uma caminhada triunfal.

Se havia necessidade, o jogo com Tondela serviu para nos lembrar a humildade indispensável de contar sempre com quem está do outro lado da linha do meio-campo. E, na sexta-feira, a equipa adversária apresentou-se muito bem organizada e com uma postura corajosa, que fez com que demorássemos quase dez minutos a impormos a autoridade que nos advinha da superioridade individual. Há já algum tempo que o trabalho de Vitor Paneira, nas equipas que tem passado, reclama maior atenção e o Tondela só não será uma das surpresas da prova pelo peso que a estreia acarreta e pelo plantel curto de experiência e qualidade individual.

A forma relativamente fácil com que o Sporting chegou ao golo e como o podia ter repetido várias vezes de forma consecutiva é capaz de ter sido responsável por alguma sobranceria ou postura diletante após o golo. Quando o Tondela faz o empate, que caiu do céu, o esforço feito pelos jogadores para se reorganizarem e voltarem ao que de bom tinham conseguido, revelou-se infrutífero. Continuando a exercer o domínio, a equipa perdeu a objectividade, quando já não tinha conseguido ser eficaz antes.

Parece-me ser de realçar os seguintes pontos, especialmente os que demonstram que a equipa está a compreender e identificar-se rapidamente com as ideias de JJ, revelando-se quase sempre bem organizada nos diversos momentos do jogo. 

- Saliência para a procura pela vantagem numérica no centro do terreno, quando constrói, com a descida de Adrien para junto dos centrais, abertura e projecção dos laterais, com Ruiz e Carrillo a juntarem-se ao centro, à frente de João Mário e com Teo baixar para ajudar a ligar Slimani, e este exemplar no desgaste e exploração da profundidade. 

- Carrilo apareceu muitas vezes em zonas centrais, mais próximas das que são as zonas de um 10.

- Os movimentos em diagonal de Teo e sobretudo de Carrillo iam lançando o pânico nas costas dos defensores em lances consecutivos.

- Muito bem João Mário a compensar e quase mestre na ocupação dos espaços, quer quando construimos quer, sobretudo, quando perdíamos a bola. Por isso, e apesar das tentativas do Tondela, não houve 1x1 em frente a Patrício. 

- A obtenção do golo, de forma dramática e que tanto se deve à ingenuidade do jogador do Tondela como à postura oportunista de Gélson, acabou por restabelecer a justiça que, podia não ter chegado, como em tantas ocasiões.

- Saliência para os "estouros" de Ruiz e Teo, em grande parte responsáveis pelo engasgar da equipa. A dúvida que se vai instalando relativamente à sua condição física é se já estamos a ver o "peso dos trinta" ou se é natural nesta fase da época. Como será no Inverno?

- Sobre Teo instala-se cada vez mais a dúvida sobre a sua velocidade e se não é um "cromo repetido", oferecendo mais ou menos o mesmo que Montero já dava.

- Esta dúvida é ainda mais premente quando se constatam também as limitações de Slimani. Embora me tenha já convertido ao "slimanismo", pela entrega do jogador, parece-me que é nesta posição onde perdemos claramente para os nossos rivais (Aboubakar, Mitroglu e Jonas estão uns pontos acima do argelino). Que peso terá nos pontos ao fim do campeonato?

Porto a confirmar a candidatura
Faltará ainda um maior desafio do que aquele que o Vitória de Guimarães consegue representar neste momento, mas o jogo inaugural deixou já uma imagem de grande consistência, com destaque para a dupla Imbula / Herrera. 

- Dúvidas para a zona central da defesa, pelo deficit de qualidade individual e com a bola no pé, nos momentos de construção.

- Apesar dos elogios Aboubakar não é Jackson e isso poderá ter peso em alguns jogos com adversários melhor organizados. Realce para o lance fortuito do primeiro golo, que só por muita boa vontade pode ser atribuído ao camaronês. 

Benfica a confirma as dúvidas
Quem não viu o jogo desconhece que Júlio César foi talvez o homem mais importante dos campeões em título. Ora isso diz quase tudo do que foi parte muito importante do jogo e como a goleada pode ser enganadora. Este resultado é tão enigmático para interceder a favor dos que se precipitaram já a retirar a equipa de Rui Vitória dos lote dos candidatos, como os que, suspirando de alívio, pensarão que os problemas evidentes estão já ultrapassados ou terão soluções fáceis.
- Equipa muito desconfiada de si mesma, com a bola a queimar os pés dos jogadores.

- Processos de jogo pouco claros ou mal assimilados a contribuir para a tremideira.

- Quanto valerá a equipa sem Gaitan, um jogador muito acima dos restantes?

- Mais do que uma ideia de jogo ou uma força colectiva foi a qualidade individual que segurou as pontas num momento (Júlio César) e permitiu a vitória (excelente cabeçadas de Mitroglu e Jonas) quando a dúvida parecia ser entre o empate ou se o Estoril conseguiria marcar.
- Realce para a facilidade com que o árbitro marca um penalty inexistente a favor do SLB e ignora dois lances muito mais óbvios a favor do Estoril. A sua actuação foi determinante quando os da casa mais precisaram. E quando um árbitro se engana sempre a favor de um dos lados destrói a credibilidade que é indispensável à sua actividade.

10 comentários:

  1. Caro LdA, não percebi pelo texto se teve oportunidade de estar em Aveiro na 6a feira.
    Não obstante, apenas uma ressalva para a Onda Verde (não é de agora) que pintou as bancadas do "decrépito" estádio de Aveiro.
    Várias vezes se referiu que no futebol não há justiça ou injustiça, mas os 22000 (não todos do Sporting claro está), não mereciam de todo sair de lá com um resultado que não a vitória.

    Tudo o resto, subscrevo. Continuo sem conseguir classificar a equipa do FCP. Vi sim um VGuimarães completamente assoberbado pelo medo de estar a jogar contra os dragões. Uma amostra daquilo que por aí vem.

    Quanto ao Benfica, deixei de ver após o penalti nao assinalado ao Estoril. Tudo na mesma por aqueles lados.

    SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liga dos Mancos,

      Foi esquecimento meu a falta de referência à impressionante presença de Sportinguistas em Aveiro onde me incluí. Essa foi uma das razões pelas quais não fiz a crónica do jogo: quase 2 horas para sair de Aveiro, seguido de um furo na autoestrada fizeram com que chegasse mais tarde do que tivesse ido a Lisboa, seguido de uma série de imponderáveis logo pela manhã de sábado. Por isso ontem era já tarde quando comecei a redigir o texto, acabando por me faltar esse pormaior.

      SL

      Eliminar
  2. Ja estas a olhar para cima,abitua-te.Falas fo arbitro mas se nao fosse o vosso amigo Xistra tinhas empatado,alias depois da Taca Jorge Sousa ja vi que a aposta em Proenca ja esta a dar resultado.Mas na terca nao vao ter assistencias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O xistra é aquele que validou 1 golo ao Tondela em fora de jogo? E que ainda por cima foi marcado com a mão ? Estamos a falar do mesmo ?
      E o Jorge Sousa é aquele que poupou o vermelho ao Sílvio por entrada assassina sobre o Carrilho ? E que inválida um golo limpo ao gutierrez ?
      E que se estivermos a falar dos mesmos, então temos 1 problema de vista da sua parte. Aconselho uma visita urgente ao oftalmologista.
      Já agora, aquele penalti contra o Benfica, por falta do luisao no jogo de ontem? Há alguma razão além do habitual colinho para não ser marcado ? E que mesmo que o árbitro achasse que era fora da área, o respectivo cartão para o central benfiquista continuava a ser merecido ! Já no segundo golo do benfica, nao houve hesitação ! Penalti duvidoso prontamente assinalado ! Que critério utilizou o árbitro ? O critério Vítor lampião pereira ?
      E mesmo que na terça feira o cska seja mais forte, não há problema ! Continuamos a ser Sporting ! Não rasgam os cartões de sócio! Continuamos fiéis em algo que nos apaixona ! Não somos 14 milhões ( lol) nem 300 mil sócios ( lololol) mas somos adeptos de um dos maiores clubes desportivos do mundo! Claro que você desvaloriza isso. Mas só desvaloriza porque não sabe o que é o Sporting !

      MLV

      #vocessabemla

      Eliminar
  3. Amigo, quem viu o jogo do Benfica de início ao fim não pode falar assim nesses penalties. A falta de Luisão é fora da área e existe (pode ver aqui: http://2.bp.blogspot.com/-a3DXd3y2JVo/VdG80dABpaI/AAAAAAAACts/b-9dfAUN-M8/s320/11902300_853973707985744_4518740632134998818_n.jpg e aqui http://2.bp.blogspot.com/-h9f5reIT3wE/VdG80R_am8I/AAAAAAAACto/9o_2qAxqgP4/s320/11855700_854420061278905_3358006695502983823_n.jpg), o suposto penalti de Talisca não existe porque, apesar de a entrada ser vistosa, não toca no jogador do Estoril.

    Quanto ao penalti do filho do Bebeto, é evidente. Como dizia o Paulo Bento, o andebol e o basquetebol é que são com a mão!

    Creio que em termos de arbitragem não há grandes queixas a fazer. Apenas ao mau futebol jogado pelo Benfica.

    ResponderEliminar
  4. O arbitro do jogo do Benfica pode ser considerado um caso de estudo. Com meia dúzia de jogos na 1ª Liga e nenhum jogo grande já é internacional ... Uau!!!

    ResponderEliminar
  5. Porque é que so com muito boa vontade é que o golo pode ser atribuído a Aboubakar? O que diz a lei na sua opinião? Na minha opinião nem vejo porque é que podem subsistir dúvidas.

    Qual é a diferenca entre o golo do Joao Mario e o do aboubakar?

    ResponderEliminar
  6. Caro LdA, peço desculpa por este pequeno SPAM, fiz um pequeno vídeo com a sucessão de faltas do Tondela que culminou no amarelo a... Adrien. Está em www.abolanaotempulmao.blogspot.pt

    Já adicionei o A Norte ao meu blogroll, se achar que tem interesse, adicione o www.abolanaotempulmao.blogspot.pt, que estou a planear ir fazendo uns vídeos esta época.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. E eis que praticamente de um dia para o outro a formação praticamente desapareceu do 11.

    Sobram 3:

    Patrício - não dá para encostar, por mais que queira (desconheço o que pensa dele).

    Adrien/João Mário - um está tapado pelo William, portanto vai aquecer o banco, e o outro vai discutir a titularidade com o Aquilani (em condições normais ganha o italiano).

    Portanto daqui a umas semanas devem estar 2 jogadores da formação no 11 base, o que de surpreendente não tem absolutamente nada...

    Isto nem é bom nem é mau, ou melhor, se ganhar é bom, e se perder é mau, mas o tempo em que se valorizavam os jogadores da formação acabou (tal como nunca aconteceu de forma efectiva no clube anterior).

    Bom ou mau? O tempo (ou seja, os resultados) o dirão.

    ResponderEliminar
  8. http://3grandesnaliga.blogspot.fi

    Concordo com quase tudo, tirando os três penalties no jogo do Benfica. Um erro claro no lance do Luísa e dúvidas no penalty do Mattheus.

    Em relação ao V. Paneiro, so dizer que é uma vergonha o homem vir falar sobre um jogo que só ele viu.
    "Dominamos o Sporting nos primeiros quinze minutos e so numa perda de bola o Sporting acaba por fazer um golo"
    "Na segunda parte quis galvanizar a equipa e isso deu frutos" (foi o único remate à baliza)
    "Só perdemos porque jogamos o jogo pelo jogo até ao final " (Jogadores sempre no chão)
    "Sofremos um penalty depois da hora com um lançamento três metros dentro do campo" (no comments )
    O Tondela bateu se bem, com as armas que tem. Mas não levou mais golos porque tiveram sorte e os nossos jogadores estiveram perdulários. Para além do golo fora de jogo com a mão que marcaram

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)