quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Play-off Champions: primeira batalha ganha na guerra fria - A defesa de JJ por Bruno de Carvalho


Nota do exame de aferição: suficiente
Foi com um suficiente que o Sporting saiu do teste de aferição de competências que o jogo com o CSKA representava. Uma nota média porque a equipa alternou momentos de algum brilhantismo com outros em que andou perdida de si mesma e das suas melhores ideias, o que a deixou em alguns momentos do jogo à mercê da sorte e do adversário. 

Entrada de ópera
Os primeiros minutos foram dignos da abertura de uma ópera: orquestra afinada, com os executantes em grande nível e acerto a cada toque. O golo é a ilustração perfeita desta afirmação: a jogada começa numa recuperação de bola a meio campo e num toque de calcanhar de Slimani (!). Daí até acabar na baliza de Akinfeev foi uma ária a roçar a perfeição.

Quando a cabeça não tem juízo Patrício é que nos salva
Se este jogo servia de teste ele veio confirmar que esta equipa não está ainda apta a lidar com situações de vantagem. Pelo segundo jogo consecutivo o Sporting apanha-se a ganhar e não parece apto para gerir o resultado. Quando Patricio salva o empate  - o penalty resulta de uma infantilidade de Jefferson - já Musa tinha ensaboado o juízo a João Pereira e Paulo Oliveira. Mérito do treinador russo, que percebeu onde era mais vulnerável o nosso último reduto. Patrício voltaria novamente a ser decisivo, frente Doumbia, no segundo tempo.

Por onde temos que crescer
Será por aí que JJ tem de saber fazer crescer a equipa, ensinando-a a ser mais pragmática na gestão da posse da bola e a perceber a importância de juntar as linhas e sofrer na sua busca sempre que necessário. E vai ser muitas vezes. Faltará também saber, porque nunca foi testado, como reagirá a equipa à desvantagem.

Duas faces, a mesma moeda
O mesmo Sporting que foi capaz de criar várias oportunidades de golo foi também um Sporting que se deixou expor demasiadas vezes. JJ declarou na conferência de imprensa ter assumido alguns riscos - o abandono de João Pereira à sua sorte - para ir em busca de superioridade no meio campo, dedicando quase em exclusivo Carrillo à tarefa de organizar. Devo confessar que preferia uma equipa mais equilibrada nas suas acções, menos vulnerável.

Aquilani, nome de adesivo
O italiano só surpreenderá a quem nunca o viu jogar. A sua qualidade e utilidade ontem foram decisivas para unir uma equipa partida que, há medida que o tempo passava, revelava cada vez mais dificuldades, afastando-se das suas ideias de referência: proximidade entre sectores, apoios para a progressão, superioridade numérica no centro de jogo. Haverá muitos poucos jogadores na nossa Liga capazes de dar olhos à bola como o italiano ontem fez, suprindo assim as dificuldades de construir jogo que fizesse chegar a bola à frente.

Deixai vir a mim as criancinhas
O resultado acabou por se definir quando Jesus decide chamar ao jogo Gelson e Mané. A sua irreverência e atrevimento acabaram por manter em alerta os russos, retirando-lhes grande parte da iniciativa. 

Nos Carrillos de André
Parece indiscutível que a chegada de Teo, Ruiz e Aquilani significaram um importante aporte de qualidade ao nosso futebol. Mas continuamos a viajar nos trilhos de Carrillo. Não tendo feito um jogo perfeito, foi o jogador decisivo e o de acções mais consistentes.

Zona cinzenta
Jefferson, João Pereira Adrien e Slimani. Os laterais, mais o segundo que o primeiro, tiveram uma noite para esquecer. Adrien também, talvez porque no jogo de ontem teve que contar mais consigo próprio, ficando as suas debilidades mais expostas. Slimani disfarçou mais uma vez com um golo os tantos que tem que perder até finalmente acertar.

Porta da Champions entreaberta 
Acredito que esta vitória sobre os russos, apesar de tangencial, é suficiente para chegar à fase de grupos. Isto porque, tal como afirmou JJ, também me parece que temos potencial suficiente para marcar em Moscovo, especialmente se entrarmos no jogo de forma personalizada, não permitindo que o adversário  marcando fique cedo em vantagem.

Arbitragem
As imagens falam por si. Não é possível que pelo menos a mão do defensor russo não tenha sido vista pelo quarto árbitro. Perceber porque não marcou o castigo era entender porque a UEFA e a FIFA preferem não usar o que a tecnologia já oferece à verdade desportiva a outras modalidades.

A defesa de Jorge Jesus
Deveria ter um post próprio, mas vou-me ficar pelas curtas:

- A saída em defesa de Jorge Jesus é uma obrigação do clube, atendendo ao ataque a que tem sido sujeito, de forma quase permanente.
- A defesa do treinador deverá pautar-se pela inteligência e até mesmo, se necessário, pela contundência dos argumentos, sem deixar nunca de ter presente que é feita em nome de uma instituição como é o Sporting Clube de Portugal e o que esta representa na história do País.

- O que Bruno de Carvalho ontem fez no Facebook pode ser muito popular, especialmente nas redes sociais, alimentar as rotativas dos jornais e abrir telejornais, mas não é a defesa de Jesus. É cair na armadilha de lutar no campo da ordinarice e má educação onde para onde o adversário nos atraíu porque sabe que está mais habilitado e experimentado. 

- Bruno de Carvalho é o presidente do Sporting Clube de Portugal, não me parecendo que deva descer ao nível de um funcionário de um clube rival que não apenas lhe é inferior na hierarquia como, ao longo dos anos, construiu uma reputação de uma excrecência que habita os esgotos do futebol nacional.

9 comentários:

  1. Apenas uma nota, na questão de Bruno de Carvalho. A luta não está a ser entre um presidente e um diretor de comunicação. Está a ser entre dois presidentes,dois clubes. Ou acha que o João Gabriel é que traça a estratégia de comunicação sem o Vieira e o Moniz saberem, ou contra as indicações deles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,

      se tivesse lido o post anterior já sabia a minha resposta a essa pergunta. Mas mantenho o que digo no post, obviamente.

      Eliminar
  2. Não me canso de dizer que o 4-4-2 para consumo interno é excelente mas quando toca a champions pode tornar-se um desastre.
    Lembram-se que sempre houve um benfica diferente nas competições europeias.

    ResponderEliminar
  3. LdA, é verdade que Slimani falha um golo feito, mas "inventou" outro. O passe de Carrillo é brilhante, mas Slimani segura o defesa, recebe a bola, mantém-na jogável, dá em Carrillo e depois faz tudo bem. Nesta minha fase slimanista, estou a valorizar mais o que é bom!

    Concordo com o último anónimo, atenção ao espaço naquele meio-campo.

    Vi agora a troca de galhardetes e não podia concordar mais com o LdA: o presidente do Sporting não se pode prestar a isto...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas

    Antes demais queria referir que sou novo neste espaço da blogosfera desportiva e queria desde de elogiar a excelente leitura ao jogo. Também queria deixar reparos a exibição do Paulo Oliveira, que ao longo do jogo demonstrou dificuldades a nível de posicionamento e controlo de profundidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que foi dos jogos menos conseguidos do Paulo Oliveira. Portou-se, muitas vezes, como central de equipa pequena. No estádio (não sei se na TV se percebeu isso), via-se que estava muitas vezes solto e não segurava a bola. Sempre que esta vinha era para cortar/aliviar, não vendo os colegas à volta. Isso resultou, muitas vezes em se perder a 2ª bola e o não controlo da mesma. Estava muito nervoso.

      Eliminar
  5. Saudações leoninas. Vou só comentar a defesa de JJ por parte do presidente. Acho mal neste momento criticarmos o presidente Bruno de Carvalho. Olha vejam bem, o carnide, com as suas atitudes vergonhosas e nojentas ataca de forma ininterrupta o nosso treinador. Utilizam formas das mais baixas possíveis. E os adeptos aplaudem e acham bem. Se a maior parte das pessoas decidir que algo é bem feito, até o holocausto seria aceitável.
    O presidente tem que sair. Mostrar que o gajo que anda aí a falar é merda. E fazer todos perceberem que nós , o Sporting, estamos aqui para defendermos todos os nossos.
    Aqui há uns tempos tínhamos um presidente que queria era elevar o desporto e éramos comidos a toda a hora. Connosco deixaram de fazer farinha. E que tentar vai pagar por isso. Os adeptos agora tem que apoiar para que a equipa consiga dar a resposta em campo. E a direcção está lá para dar resposta institucionalmente. Por aquilo que o presidente e está direcção já fizeram, podem atacar quem nos atacou da maneira que o presidente ache correcto. Nunca me envergonharei se qualquer que seja a sua forma de atacar a injustiça e a pouca vergonha do futebol.

    ResponderEliminar
  6. Sobre o jogo,

    Nada mau... Vencer um jogo de CL com duas grandes penalidades surripiadas (uma das quais escandalosa e com acção disciplinar para expulsão do central russo), não é para todos! Claro que esta equipa tem mt ainda por acertar e por evoluir, mas para 3.º jogo oficial não está nada mal. Por falar em terceiro jogo oficial, a 'contabilidade' de prejuízos nesses 3 jogos, dá que pensar e deixa-me bem mais desconfiado com os factores "externos" do que propriamente com a equipa do Sporting, a ver:

    1.º jogo) Golo 'limpinho, limpinho' anulado ao SCP;
    2.º jogo) Golo 'triplamente' ilegal validado contra o SCP;
    3.º Jogo) Dois penalties, um dos quais escandaloso escamoteados ao SCP.

    Isto só em termos técnicos, já nem vale a pena estar a esmiuçar os aspectos disciplinares...

    Ou seja em 3 jogos, 2 deles foram alvo de erros de arbitragem com influência directa no resultado que prejudicaram o SCP. No terceiro não há alterações ao marcador final pq não se sabe se os 2 penalties seriam ou não, convertidos... mas, convenhamos, que para uma equipa falhar 2 penalties no mesmo era 'azar' qs tão gd ou até superior àquele que temos tido com as arbitragens...

    Aquilani , é cedo para gds considerações, mas que deixou água na boca na estreia, lá isso deixou.

    Carrillo... FDX! Jogaço! Mais um... Para qd a renovação????

    Sobre a defesa de JJ... Faço um esforço enorme para ignorar as palhaçadas facebookianas de BdC (e noutros locais), mas é quase impossível. Logo este ano que ele prometia maior contenção... Cada vez mais parece que vamos ter "mais do mesmo". O presidente rebaixou-se ao nível de um Mr. Burns qlq do carnide. O boneco, isto é, a comparação até está bem apanhada, mas não dava para colocar a circular a piada no FB através de um dos (mts) soldados a mando do actual CD / presidente? BdC tem que perceber que ele tem que estar acima dos cromos da bola ao nível dos Gabrieis, sob pena de se transformar tb ele num autentico cromo... Não sei se não começa já a ser tarde...

    A defesa de JJ terá que ser feita a nível institucional apenas se o nosso treinador sentir essa necessidade. Até ver, parece-me que chegou e sobrou para as encomendas lampiãs, cobertas de ridículo, de azia e ressabiamento, mas, a ser feita institucionalmente terá que ser com outra classe e nível.

    ResponderEliminar
  7. Isto não foi um ataque a JJ. Foi um ataque ao Sporting .
    Apenas pelo timing...
    Mal ou bem, o foco está em Bruno de Carvalho novamente. Jesus ficou resguardado. As próprias palavras de Jesus já revelam algum cansaço e passo a citar ' sou livre de escolher o clube que quero treinar '

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)