Ontem Riciardi aproveitou a entrevista dada a um programa de economia da Sic Noticias para afirmar que este ano o Sporting lutará até à ultima jornada pelo campeonato nacional. Tal vem em linha com o que JJ já afirmara em anterior entrevista, quando prometeu exactamente o mesmo.
Olhando para o percurso do Sporting até agora verifica-se que a média de pontos (2,6) está em linha com o necessário para a candidatura e com as melhores médias dos últimos campeões. Este é o dado mais importante que, a manter-se, permitir-nos-á sonhar até ao fim. Este surge em contraponto com outros dois que sugerem alguma preocupação:
- A média de golos marcados é escassa (1,8) e embora possa vir a melhorar, não me parece que possa aumentar substancialmente. Parece-me mais um problema de nomes do que de concepção do modelo que, tendo em conta o tempo ainda escasso do treinador, é passível de ser aprimorado e daí extraídos maiores ganhos. Isto é, mesmo esperando que a eficácia de Slimani e companhia melhore, não me parece que se venham a chegar ou ultrapassar a casa da vintena de golos na competição. Terá que haver também contribuição de outros elementos da equipa.
- A média de golos sofridos é elevada, embora aqui me pareça que os progressos - entenda-se maior solidez defensiva - tenderá a chegar com maior entrosamento e com a chegada de William e Ewerton.
Mas sem dúvida que os campeões se fazem com pontos e que, se mantiver a média actual, o Sporting concorrerá até ao fim pelo titulo nacional.
Ricciardi falou como Sportinguista quando disse que o Sporting irá lutar até ao fim pelo campeonato mas em que condição falou quando disse que era absurdo quer a existencia de "garantias bancárias para pagar ordenados" quer a participação de dinheiros de Angola ou da Guiné Equatorial. Espero que pelo menos os Sportinguistas parem de fazer referencias à proveniencia do dinheiro, vem de onde sempre veio.
ResponderEliminarEm relação ao futebol jogado, no jogo directo ainda não há estatisticas desta época mas parece-me que o problema em relação aos golos marcados não é a quantidade de oportunidades mas sim as finalizações acertadas por oportunidade, que deverão voltar à média do ano passado com mais tempo de jogo.
Defensivamente, na liga, não há muito que falar já que dos golos sofridos a maioria foram cometidos em irregularidade, no entanto, as deficiencias estão no meu entender identificadas e passam sobretudo nas dificuldades na transição ofensiva do adversário, algo que deverá ser mais fácil de corrigir com a presença de Willam em campo pela sua leitura de jogo e qualidade posicional.
O problema, para mim, passa na substituição de Carrillo, será que vamos ver um João Mario na direita para preencher mais o meio ou uma aposta total no Gélson. Sobre o Gélson tenho a dizer que quando se falou no inicio da epoca de um extremo subir da equipa B, Gélson seria a minha terceira opção, o futebol do Matheus sempre me pareceu mais acertivo e adulto enquanto Iuri sendo muito melhor na tomada de decisão que Gélson será pior na parte defensiva e sem bola.
SL.
vem de onde sempre veio. acaba por ter razão. e nunca deu conta de nada no bes ou no besa.
EliminarNão vi a entrevista mas se ele disse isso, o LdA podia referir isso no seu texto, no entanto sabemos que não lhe dava jeito
Eliminarhra,
EliminarTrata-te.
A média de golos vai subir muito pela entrada de William e Ewerton. No modelo de jogo de Jesus, o 6 e um central com boa capacidade de passe e de sair com a bola são essenciais e vão ajudar no ataque. Além disso, há dois ou três jogadores ainda a estranhar a função (João Mário, Bryan e Téo) que vão acabar por melhorar ou dar lugar a outros (Martins, Montero, Aquilani ou Mané).
ResponderEliminarAs equipas de Jesus normalmente atingem a melhor forma em Janeiro/Fevereiro, inícios de Março. Até lá vamos melhorar muito, principalmente a nível defensivo (onde já se nota trabalho).
É isto.
EliminarDimitis Nalitizis,
EliminarUma coisa é atacar mais e melhor outra é a eficácia. O Sporting tem marcado em todos os jogos, tem conseguido várias oportunidades, muitas com qualidade, mas não tem sido eficaz. A não ser que o número de oportunidades cresça exponencialmente, com este nível de eficácia (de Slimani e Teo, p.ex.) os números não melhorarão muito.
LdA estatisticamente o ratio de concretizações tende a estabilizar durante a época e a corrigir anomalias como o arranque no ano de Jardim em que todos os remates entravam lá para dentro. Aqui -> http://jogodirecto.blogspot.pt/2015/05/liga-1415-dados-colectivos-finais.html podem ver os dados estatisticos do ano passado e de há dois anos http://jogodirecto.blogspot.pt/2014/05/analise-dados-colectivos-ofensivos.html
EliminarEstatisticamente a equipa de Marco Silva foi bastante pior que a de Leonardo Jardim. Vamos ver se o modelo de jogo de JJ garante o mesmo número de oportunidades que os de anos passados mas com melhores condições de finalizar.
O Ricciardi não ia ser preso quando o Messias fosse eleito? Os convertidos chamavam-lhe de ladrão para baixo.
ResponderEliminarNão há noção do ridículo.
O Sporting só pode ganhar o próximo jogo com o Boavista. Tudo o que não seja a vitória será um fiasco, depois do empate do Porto. Podemos assumir o comando da Liga numa época em que o treinador do Porto vai ser chicoteado para entrar o Vilas Boas e em que o Benfica tem um treinador de segunda linha e está sem confiança.
O Espírito Santo de orelha ou o Espírito Santo bom.
ResponderEliminar