Não caiu bem em Vila do Conde a nomeação do árbitro Hugo Miguel para o jogo Rio Ave - Sporting do próximo domingo. O pretexto é que o referido árbitro é agente da marca de equipamentos Macron que, como sabemos, equipa o Sporting.
A indignação justifica-se pelo potencial conflito de interesses, mas sobretudo por não proteger nenhum dos intervenientes no jogo, como deveria ser acautelado por quem nomeia os árbitros. Se o árbitro errar e dos seus erros resultar o prejuízo de um dos clubes fica exposto a todo o tipo de suspeições. Ou porque protegeu pretensos interesses pessoais e comerciais, caso o beneficiário seja o Sporting, ou errou a favor do Rio Ave para, por via da contestação à priori, não ser acusado de favorecimento. A suspeita estará sempre presente de qualquer lado das bancadas e é impossível que não atinja o árbitro, especialmente se o jogo começar por lhe correr mal.
Não ver isto é uma falha grave que funciona como uma declaração tácita de incompetência e impreparação para a função. Isto quando já de si muito é duvidoso que a actividade comercial do árbitro seja compatível com a qualidade de profissional da arbitragem que já possui. Casos como este compreender-se-iam melhor caso a presença do árbitro no jogo tivesse resultado de sorteio, mas continuaria ainda assim, pelos motivos expressos acima, por defender o interesse dos intervenientes e acima de tudo do futebol.
Sobre esta questão há outra que ressalta à vista quando se fala da Macron, a fornecedora de equipamentos. Há já algum tempo que se pode observar que a página oficial da marca não coloca o nome do clube na sua lista de destaque na abertura como se pode ver na imagem acima. Para ver o emblema do Sporting é necessário ir ao fundo da página procurar no "E-shop catalogue". É-me muito difícil de compreender que uma marca que se quer promover ignore o nome de um clube com o nosso historial, independentemente de dar ou não o destaque a outros que lá figuram.
Um pormenor a ter em conta quando voltar a estar em cima da mesa a renegociação dos contratos. Até porque este é um daqueles casos em que o valor liquido da proposta pode ser apenas uma parte do total dos valores envolvidos em que uns são mais tangíveis que outros. O poder da projecção do nome do clube que a associação com uma grande marca proporciona é um deles. Não apenas pelo prestigio, mas também pela visibilidade. Isto sem falar do imenso leque de realizações a que se pode aceder, como por exemplo os torneios de inicio de época, em que cachet's e adversários competitivos e renomados estão presentes.
Nos valores intangíveis devem-se incluir também o poder das marcas junto dos organismos oficiais, das quais são muitas vezes patrocinadoras. Este tema é ainda mais candente quando sabemos o quanto nos custou termos-nos cruzado o ano passado com uma equipa cujo patrocinador era também patrocinador da UEFA.
Já agora, sabe quem é a marca que veste o CSKA? Pois, é Adidas que também é a patrocinadora da Champions League. Não estou aqui a postular que foi por isso que fomos postos borda fora. Estou só apenas concordar com o espanhol: "no creo em bruxas pero que las hay, hay" e, se preferível, é melhor que estejam do nosso lado.
Caro LdA,
ResponderEliminarA Adidas é também a maior accionista do Bayern. Por essa ordem de ideias, o Bayern seria sempre campeão europeu.
Não podemos andar sempre atrás das "bruxas".
PF
A ordem de ideias não é essa. O que pretendo dizer no post é que a escolha do patrocinador não se deve ficar pela contabilização do valor liquido da proposta. Não pretendi, e isso ficou bem explicito, que a eliminação passou por aí. Mas, tal como com o caso do Schalke04/Gazprom, nunca saberemos que peso teve ou não a relação clube/patrocinador ou o, por exemplo, o peso dos paises ou se foi mero acidente.
EliminarÉ estranha a ausência do Sporting, visto ser de longe o clube com mais títulos e, muito provavelmente, o que tem mais adeptos espalhados pelo mundo entre os que estão representados na página inicial da Macron.
ResponderEliminarDo ponto de vista puramente comercial, não se percebe.
Olá LdA,
ResponderEliminarNo site da Macron vejo o logo do Sporting em destaque. Aparece-me em 3º, depois de Nápoles e Lázio: http://www.macron.com/shop/us/en/football.html
Não aparece em vocês?
SL
OK, estive a investigar, o logo do Sporting só não aparece em destaque no site da Macron quando escolhemos como lugar de remessa (ship to) Portugal. Provavelmente porque em Portugal o site do Sporting é o lugar principal para comprar equipamentos do Sporting. Se alterares o Ship to para qualquer outro país aparece o Sporting em grande destaque.
ResponderEliminarAndré Cruz,
EliminarSe abrires o site e fores a futebol os clubes que aparecem são aqueles que a foto documenta. Destaque é isso mesmo
André Cruz,
EliminarSe abrires o site e fores a futebol os clubes que aparecem são aqueles que a foto documenta. Destaque é isso mesmo
olá LdA,
ResponderEliminarComo disse acima , no site aparece-me a foto acima com o logo do Sporting na terceira posição. Não sei como enviar um print screen para aqui para mostrar.
Encontrem ai o Sporting: http://www.macron.com/shop/pt/en/football.html e aqui na lista de clubes: http://www.macron.com/shop/pt/en/football/official-merchandising.html
ResponderEliminarEu nao encontro
A bem da verdade, seguindo a indicacao de um dos comentadores deste post, mudei o pais de shipping e, como por magia, la aparece o Sporting na lista de clubes e em algum destaque.
ResponderEliminarParece-me que o site esta mal organizado. Cheguei a pensar que existisse alguma regra em que os clubes do pais em que o shipping era o destino nao aparecessem (estupido, mas a unica explicacao possivel). Assim, puz-me com shipping para Franca, para ver se os clubes franceses desapareciam, mas la continuam.
Nao encontro uma explicao para o comportamento do site.