Ao que parece o negócio Cervi já era. Essa é um noticia que já alguns dias corre na comunicação social, tendo sido originalmente difundida pelo jornal "O Jogo" e que hoje pode ser dada como consumada pelo teor da noticia do jornal "Record".
Já volto à noticia do jornal Record de hoje. Para já fico-me pelo que não gostei no processo falhado de contratação.
Como é evidente esta não será a última vez que o Sporting perde uma disputa negocial por um jogador, essa é parte que menos me preocupa. A este nível e a este preço o Sporting encontrará vários jogadores no mercado. O que me preocupa é a reincidência na mediatização dos passos da contratação, à semelhança de quase todas as que foram efectuadas esta época. A cada dia os jornais acordaram-nos com novos pormenores das negociações de Danilo, Ruiz, de Mitroglu o que se veio a repetir agora com Servi.
Com uma marcação homem a homem por parte do SLB, ainda não refeito dos efeitos dos seus próprios erros, a falta de respeito por um principio fundamental em qualquer negócio (o segredo, já sem falar na celeridade) condena à partida as nossas pretensões. Ainda mais quando é bem perceptível que o rival, sentindo-se inseguro relativamente às suas próprias capacidades para vencer a principal "guerra" que é o campeonato, parece dispor-se a vencer toda e qualquer acção de guerrilha, mesmo que para isso tenha que inverter os seus pré-anunciados propósitos de reduzir os gastos.
Daí que não me surpreenda, nem a ninguém, que Guilherme Pinheiro acabe por cair por reincidir nas falhas. O que é surpreendente é o teor da noticia do Record, cujo conteúdo só pode ter vindo de fonte muito bem colocada na SAD, tais são os pormenores avançados e que abaixo podem ser escrutinados. A ser verdade o que aí é descrito o administrador fica muito mal na fotografia. Como esta é dada à estampa no jornal, a noticia adquire o tom de um linchamento.
No Record:
"O atraso - fatal - do Sporting na corrida a Franco
Cervi tem dois rostos: Guilherme Pinheiro, administrador da SAD leonina,
e um advogado argentino, escolhido pelo dirigente para o assessorar
neste processo de contratação.
Segundo Record
apurou, terá sido a complacência de um e ganância do outro que terão
feito com que o Benfica conseguisse fechar o negócio num ápice, mesmo
tendo chegado mais tarde junto dos dirigentes do Rosario Central.
Guilherme
Pinheiro, responsável pela área financeira da SAD, desconhecia, por
completo, que o valor oferecido pela compra do passe do jogador teria de
contemplar - obrigatoriamente - todas as despesas inerentes ao negócio,
incluindo a percentagem a que o jogador tem direito por lei (15 por
cento, segundo a legislação argentina em vigor) e os encargos fiscais
previstos (cerca de 20 por cento do valor total da transferência).
Significa isto que, na prática, quando Guilherme Pinheiro ofereceu ao
Rosário Central 3,8 milhões de euros, estava, no fundo, a propor cerca
de 3 milhões, já que ao total da oferta teriam de ser subtraídos 800 mil
euros para cobrir os direitos do jogador e do próprio estado argentino.
Guilherme
Pinheiro teria a obrigação de conhecer esta realidade, mas fonte
próxima do processo garante que o administrador da SAD leonina estava
impreparado. Dentro do assunto estaria o advogado argentino, que terá
sido recrutado pelo administrador leonino. Apercebendo-se do interesse
do Benfica, o causídico terá contactado os encarnados, para depois, em
seu nome, apresentar uma proposta superior à anteriormente endereçada
pelo Sporting ao Rosario Central. A oferta do Benfica, essa, já
contemplava todas (ou quase todas) as exigências daquele emblema.
Record
sabe que a sucessão de erros cometidos por Guilherme Pinheiro deixa
este administrador muito fragilizado no seio da SAD leonina.
Cultura de exigência
Bruno
de Carvalho não escondeu a frustração por perder o jogador para o
eterno rival Benfica, estando, neste momento, a ponderar o afastamento
de Guilherme Pinheiro. O comportamento do administrador em causa não se
coaduna com os graus de comprometimento e exigência estabelecidos por
Bruno de Carvalho em todas as áreas do clube. Daí que Guilherme Pinheiro
dificilmente volte a liderar qualquer processo negocial importante para
os leões."
Correu mal.
ResponderEliminarMas ficava muito mais preocupado se - como chegou a ser anunciado - a proposta do benfica fosse equivalente à do Sporting.
Perder porque o benfica vai pagar mais os 15% disto, os 20% daquilo e nao sei o quê a não sei quem (talvez uma ou outra compensação àquele advogado que foi a correr ter com eles, se é que isso é verdade), não me preocupa tanto.
Como acho que já disse aqui, para mim, o cervi que interessa está em Alvalade e chama-se Mané, Gelson, Matheus, etc. Não vejo porque razão a formação do Rosário Central há-de ser melhor que a nossa.
Por outro lado, contratar uma esperança por € 4 milhões (mais isto e aquilo, que nunca se sabe muito bem quanto é) e perder uma certeza como o Carrillo por questões monetárias seria para mim um grande soco no estômago.
Segurem o Carrillo e depois façam o que quiserem.
Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt
EliminarRaúl Broglia, presidente do Rosario Central, revelou esta quarta-feira que a transferência de Cervi para um clube da 2ª Circular é muito grande, e que o Benfica está na frente da corrida pelo jovem extremo esquerdo argentino que também estaria na mira do Sporting.
Em declarações ao diário Record, o dirigente argentino contou pormenorizadamente como estão as negociações com o Benfica por Cervi, e assumiu alguma surpresa na país de origem do investidores do Sporting.
Questionado sobre o que tinha falhado com o emblema de Alvalade, o dirigente não se quis alongar em grande pormenores, mas assume que houve questões como a origem do investimento leonino.
"Houve questões, mas não vale a pena revelá-las agora. Eles tinham, por exemplo, um grupo de investidores de um país a que não estamos habituados", afirmou Raúl Broglia.
Recorde-se que no passado mês de junho, a Eurodeputada do Partido Socialista, Ana Gomes, denunciou e pediu esclarecimentos à CMVM sobre o alegado patrocínio oriundo da Guiné Equatorial ao Sporting.
Águias desviam Franco Cervi do Sporting
Publicado hoje às 09:48, por Federico del rio (Argentina)
Franco Cervi, jogador de 21 anos do Rosario Central, vai ser jogador do Benfica já a partir de janeiro, depois de os responsáveis encarnados, segundo O JOGO apurou, terem avançado para a contratação e, com isso, fintado as negociações entre o clube argentino e o Sporting.
leitura cronologica dos titulos do decorrer dos contactos com os responsaveis argentinos:
01-09-2015 - Rosário Central confirma proposta leonina por Franco Cervi
04-09-2015 - Leões negoceiam acordo com Rosário Central por Cervi
06-09-2015 - Viola pode ser incluído no negócio por Cervi
Outras noticias sobre o jogador
1set 2015 - video.
Cervi é um extremo que atua preferencialmente pela esquerda, mas que também pode jogar na direita do ataque. Reforça o Sporting em 2016
01 set 2015 - Como joga, afinal, Franco Cervi
O extremo, recorde-se, já era seguido pelo treinador leonino Jorge Jesus nos tempos em que orientava o Benfica
Cervi é um extremo que atua preferencialmente pela esquerda, mas que também pode jogar na direita do ataque, e que prima pela velocidade e explosão. De técnica apurada, não hesita em partir para o um para um. É um desequilibrador, como André Carrillo, mas a promessa do País das Pampas gosta de rematar de longa distância, uma diferença para o talento peruano cujo futuro é uma incógnita (está em final de contrato e em janeiro pode comprometer-se com qualquer emblema)
03 set 2015 - "Cervi? Estamos muito perto"
"Ricardo Carloni, vice-presidente do Rosário Central, confirma a notícia avançado em primeira mão por O JOGO.
"Estamos muito perto, o Sporting fez uma proposta formal e é muito idêntica ao que pretendemos. Pediram que Cervi se mudasse agora, mas não o vamos libertar já, porque fizemos um grande esforço para construir um plantel competitivo",
O extremo canhoto (21 anos) vai ser jogador do Sporting até 2021, conforme O JOGO anunciou em primeira mão. A SAD verde e branca já chegou a acordo com o clube do argentino por 3,8 milhões de euros por 80 por cento do passervi? Estamos muito perto"
04 set 2015 - Newell's atrasa negócio Franco Cervi
Em Alvalade, o elenco liderado por Bruno de Carvalho não ficou agradado com o impasse criado, ainda que o mesmo seja ultrapassável. (...)
Refira-se que o extremo de 21 anos deverá custar ao Sporting uma verba de 3,8 milhões de euros por 80% dos direitos económicos do atleta, estando à sua espera um contrato válido até junho de 2021, como O JOGO oportunamente deu conta no passado dia 1 de setembro. A cláusula de rescisão deverá ser acima dos 45 milhões de euros
Ele sem querer prestou um grande serviço ao SCP. Vocês vão ver o barrete( caro) que os lampiões vão levar. Acho que ele nos poupou uns milhões. Esta aquisições de pseudo -craques e jovens promessas é tudo marketing. Na realidade são piores que as que nos já temos na equipa B e formação.
EliminarSegurem o Carrillo custe o que custar (uma força de expressão) e depois comprem o Andrija Zivkovic servio 19 anos invistam 5 milhoes e ele vira´e atenção era sensacional mas para tudo serão necessarios 10 milhões
EliminarQueres ver que agora vai despedir o Guilherme Pinheiro por justa causa, com a desculpa que na reunião oficial que ouve com o tal advogado, o Guilherme Pinheiro levou uma gravada Verde e Preta e não Verde e Branca como mandam as regras.. ou será pelo nó da gravata estar feito para a direita e não para a esquerda?? eis a questão..
ResponderEliminarOu será que isto tudo é só para disfarçar os tais investidores externo de carácter desconhecido...
Perder Danilo, ok, pode alguma coisa ter corrido mal, perder Mitroglu, ok, não era prioritário perder o argentino, independentemente do valor desportivo deste, é efectivamente uma grande demonstração de incompetência. Não sei se a incompetência é do executivo ou de quem o pôs lá.
Eliminar' reunião oficial que ouve ' , se ouve é porque tem ouvidos
EliminarAnónimo:
EliminarBlog errado! Alhos e bugalhos!
Não acredito na teoria do advogado "apercebendo-se do interresse do benfica..." O Benfica anda atrás do jogador há mais de um ano, acredito mais em concluio directo com dinheiro a circular por traz.
ResponderEliminarCom espanto, observo que os arautos do produto "made in Alcochete", aqueles que cantam loas aos jovens formados na academia, são os primeiros a criticar a direção do clube pelas contratações "falhadas" de jogadores estrangeiros. Por outro lado, os defensores do controle financeiro são os primeiros a criticar a direção por não acompanhar as ofertas (inflacionadas) efetuadas por outros clubes por esses jogadores. Não esquecendo que, numa semana em que foi revelado um lucro de 19 milhões de euros na época de 2014/2015, alguns "escribas" demonstravam toda a sua indignação pela proposta de aumento salário do presidente. Mas afinal, onde anda a coerência? Em que ficamos?
ResponderEliminarBela Macedónia. Ah ah ah
EliminarAnónimo uma coisa é dar primazia á formação e esse é sem dúvida o futuro, agora, quando a direcção manifesta vontade na contratação de um jogador, deixa a notícia sair para os jornais e demora uma imensidão de tempo para a concretização ou não do negócio...então aí é incompetência.
EliminarAnónimo das 13.13
ResponderEliminarOuve é do verbo ouvir e gostava de ter uma gravada como a tua ...Mas não sei o que é...Falando a sério se o negócio de Servi for como o de Mitroglu (segundo se pode hoje ler no Record) seria um mau negócio para o Sporting. Ainda bem que não veio nem um nem outro. O enfoque deve ser outro, neste momento.
Servi ou Cervi? Já estou baralhado...
ResponderEliminarLá está o Bruninho a arranjar bodes expiatórios.
ResponderEliminarÉ a marca d'água de gente sem categoria. Estas situações resolvem-se dentro de portas. O responsável perante os sócios e o público é sempre o presidente. Mas, o Bruninho não quer ver a sua infalibilidade beliscada. Até porque está em campanha eleitoral.
Se analisarmos bem, os negócios desta direcção foram sempre acompanhados nas páginas dos jornais. nunca primaram pelo sigilo. Nada de novo, portanto.
O Bruninho devia era esclarecer os sócios sobre a identidade dos tais investidores que casou urticária aos dirigentes argentinos.
Primeiro aparece apresentando-se como representante de um Fundo russo. Depois, um Fundo americano. Mais tarde, levantou a espada contra os Fundos porque eram obscuros. Agora, usa investidores que se refugiam na tal obscuridade. Um secretismo estranho, talvez equatorial.
Vai acabar mal. Pode-se enganar toda a gente durante algum tempo. Pode-se enganar algumas pessoas todo o tempo. Não se pode enganar toda a gente todo o tempo.
Errado...pode efectivamente enganar-se muita gente por muito tempo!
EliminarComo em tudo na vida, há gente que só come o que quer e quando não tem o que quer, inventa.
EliminarO Sporting não tomou nenhuma posição oficial sobre o falhanço das negociações, pelo que a eventual destituição do Guilherme Pinheiro (que até ver, é apenas especulação e está por demonstrar) aconteceu dentro de portas. Só numa cabeça muito fantasiosa é que há "Bruninhos" a brincar às "infalibilidades". Tanto mais que, como é óbvio, um erro de um homem da sua confiança é sempre um erro seu, porque foi ele que o escolheu. Não há outra forma de ver as coisas.
Não há um único clube em Portugal que divulgue os investidores, mas, quando se trata do "Bruninho" a história cheira sempre a "um secretismo estranho" e a palavra de um presidente argentino de que nunca ninguém ouviu falar, é sempre a fonte mais fidedigna de todas.
E, claro, quando esse mesmo presidente, de que nunca ninguém ouviu falar, se refere “a investidores a que não estamos habituados” o que deve depreender-se imediatamente de tais palavras é que esses mesmos investidores são barões da droga habituados a comer crianças ao pequeno-almoço e que, vá-se lá saber porquê, têm um enorme gosto em torrar uns milhões valentes em jovens jogadores do mercado argentino.
Mas isto, claro, só quando estamos a falar de investidores arranjados pelo “Bruninho”. Os dos outros é tudo gente boa.
Daí que, por mais desmentidos que o Sporting faça, o rumor de que o "Bruninho" arranjou um investidor na Guiné Equatorial é, naturalmente, para se assumir como a mais pura das verdades.
Do mesmo que, independentemente de o Sporting se ter tornado no clube mais transparente em Portugal no que às contas diz respeito, nada deve ofuscar o tão apregoado obscurantismo.
Pois, como toda a gente sabe, o objetivo do "Bruninho" é sempre enganar muita gente, o máximo de gente possível, toda a gente, o Mundo todo e, se possível, até ao fim dos tempos.
É para isso que ele vive.
O título do jornal nao bate certo com o corpo da noticia... Segundo o record a proposta dos lamps é condideravelmente superior a nossa, em que é que o dirigente tem culpa disso?
ResponderEliminarJá hoje no cm vem a dizer que quando o SCP teria todo acertado com mitroglu os lamps entram em cena e dobraram a nossa proposta...
Sinceramente nunca hei de perceber este hábito dos 3 grandes de passarem o verão a disputar os mesmos jogadores.
"Sinceramente nunca hei de perceber este hábito dos 3 grandes de passarem o verão a disputar os mesmos jogadores."
EliminarÉ para depois passarem o resto do ano a disputar as mesmas competições. Até tem lógica.
Pois só se for por aí...
EliminarOs que mais ganham com isso são os empresários e os jogadores que fazem negócios inflacionados e o que nao falta são exemplos de grandes barretes que os rivais roubaram nos roubaram. Só nos últimos anos lembro me de farina, sami, ghilas, Evandro, Josué...
Ace XXI,
Eliminareu estava a meter-me consigo. Uma pequena brincadeira.
A sua declaração/questão é pertinente. Pode resultar de várias coisas:
- os olheiros são os mesmos para vários clubes;
- os empresários oferecem jogadores a vários clubes;
- um jogador supostamente disputado por 2 clubes valoriza o negócio;
- um jogador supostamente disputado por 2 clubes rivais ainda valoriza mais o negócio;
- o Benfica já o podia ter referenciado aquando a estadia de JJ;
- JJ também levou essa referência para o Sporting;
- o Benfica só quer "roubar" o jogador a um rival para o enfraquecer desportivamente e internamente; se for este caso, vale a pena o encargo? Vale, pois para cobrir essa despesa (5M + prémio + 5 anos de salário [1M época que dá os 500 mil limpos que se fala]) basta "vender" uma "pérola" para o Mónaco ou Valência ou, então, passar pela Porta 18;
Uma brincadeira. Aliás, como é o Futebol.
Se roubou ou não roubou pouco me importa.
EliminarA realidade é que ficamos sem um belissimo jogador.
Claro que a "mediatização dos passos da contratação" é um problema que deveria ser evitado, mas dizer que isso aconteceu em "quase todas [as contratações] que foram efetuadas esta época" é mentira.
ResponderEliminarForam efetuadas 8 contratações esta época: Azbe Jug, Naldo, Ciani, JPereira, Bruno Paulista, Aquilani, Ruiz e Teo.
Só Ruiz e Teo é que foram noticiados com antecedência nos jornais. 2 em 8.
Dos que não chegaram a ser contratados, mas cujo interesse foi conhecido com antecedência houve Danilo, Douglas, Mitroglou e, agora, Cervi. Mas também podemos incluir Boateng nas negociações em que não se soube de nada e podemos também incluir a contratação de... Jesus.
Ou seja, estamos de acordo que "a mediatização dos passos da contratação" é um problema (que não depende só de uma das partes da negociação, naturalmente) mas é falso que isso tenha acontecido a maior parte das vezes.
P.S. - A confirmar-se que o Mitroglou tem uma cláusula de compra obrigatória de 7 M (ou algo assim) e que o Benfica ofereceu mais 15% ou 20% pelo Cervi, como diz esta notícia, não se pode considerar que os 'perdemos' por falta de habilidade negocial.
Levando em consideração a fome com que o Benfica anda, é sem dúvida necessária uma mais atempada resolução seja esta favorável ou não, o que me parece é que houve muita incompetência nesta abordagem, não fechando o processo rapidamente a direção põe-se a jeito.
EliminarO que nos deve preocupar a nós todos nesta questão são as palavras do presidente do Rosário Central que disse que o SCP apresentou um grupo de investidores dum país a que não estão habituados. Como é que é? Grupo de investidores? Qual a diferença para os fundos? País a que não estão habituados? Como assim? O BdC não basta defender a seriedade e a transparência. É preciso "praticar" em Alvalade. A mesma história com a verdade desportiva... tanto nos queixamos para agora o Rio Ave denunciar que o árbitro desta jornada (Hugo Miguel) é agente da marca que patrocina as nossas camisolas. Pelo amor de Deus...
ResponderEliminarcom tudo isto ninguem repara que o bruninho ja ganha o dobro do salario... e nao vai ficar por aqui: em breve, a maozinha dele anda nas contratacoes, como acontece no benfica e no porto...
ResponderEliminarO Mundo é pequeno. O anónimo das 13:13 comenta agora no Artista com o nick ultraslb, foi apanhado por que não sabe escrever...gravata escreve gravada, eheh. É de enaltecer o sportinguismo e coerência de Jorge Vicente pois foi BdC que nomeou Hugo Miguel e por último elogio o Norte de Alvalade por dar "voz" a todos os que aqui queiram comentar. O que é nobre e democrático. Mas conheço blogues benfiquistas, com comentadores mais favoráveis ao Sporting que os que por aqui pairam. Tanta azia, tanto, ressabiamento. Enfim. Cumps.
ResponderEliminarMas o problema não vem da gora.
ResponderEliminarNeste defeso falhámos algumas contratações prioritárias.
Será que não temos dinheiro e a direcção ilude-nos com este mediatismo nos jornais?Quero acreditar que não.
J Pedro
E rapidamente se passa de "Iuri Medeiros, o Cervi que já cá estava" para "Bruninho incompetente perde super-estrela argentina"
ResponderEliminar