Steua 1 - Sporting 5: Na Liga dos milhões de... sonhos
Está já selada e arquivada a entrada na Liga dos Campeões e ainda por cima saltando de manita em manita. E com esta frase dou por encerrado todo e qualquer excesso que a retumbante vitória de ontem me tenha provocado.
Está já atingido o primeiro objectivo da época e como isso é importante para o Sporting! Este é pois o momento para voltar a encher os pulmões de ar e focar rapidamente no que é mais importante: no quanto de difícil está ainda por alcançar e sonhar - sonhar sempre! - que é possível fazer ainda melhor.
Sonhar sem retirar os olhos do grande desígnio da época que é voltar finalmente a ser campeão, entendendo a importância da Liga dos Campeões numa estratégia de sustentabilidade financeira, importante para a consolidação do projecto desportivo e do indispensável prestigio do clube.
O sonho de uma grande Liga dos Campeões parece-me ainda precoce e proibido sobretudo a partir da fase de grupos por uma UEFA cega pelo tilintilar dos milhões. Uma organização incapaz de perceber que as assimetrias que o "futebol moderno" vai acentuando acabarão por alienar a maior virtude desta modalidade: a incerteza dos resultados e a ideia de que tudo se decide apenas depois do jogo começar, independentemente do nome e do histórico dos contendores.
As diferentes fases do jogo de ontem, e até mesmo a forma como a equipa foi reagindo a elas, acentuam a impressão de que esta equipa, tendo dado já alguns passos certos na sua consolidação, está longe de ser uma "obra acabada". Não apenas do ponto de vista técnico-tático como também mental. Isso se depreende pela forma como abanou, sentindo o golo do empate, algo que dificilmente não terá consequências mais severas na fase de grupos, ante adversários poderosos.
Para poder crescer ainda mais em todos os aspectos é importante ombrear com adversários que nos coloquem dificuldades, que nos obriguem a superar velhos constrangimentos e malapatas. Para lá do indispensável dinheiro é o que a Liga dos Campeões nos pode proporcionar. Dessa forma um Sporting mais forte e vencedor deixará de ser apenas um sonho.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.