quinta-feira, 11 de junho de 2009

O MEU PLANTEL – Parte II


Na continuação do post colocado durante o dia de ontem (que convido desde já a lerem também), escrevo agora a minha visão em relação a três componentes do plantel leonino: Meio – Campo, Ataque e Jovens Promessas.

Meio - Campo

As duas posições que me preocupam mais são naturalmente a de médio-defensivo e a de médio – ofensivo. Como nº10, Romagnoli é o jogador que melhor pode cumprir esta posição mas ao fim de 3 anos e meio ao serviço do clube, apenas em 6 meses apresentou os seus reais predicados e todo o valor que há muito lhe é reconhecido.Nestes moldes, parece que o argentino tem a porta de regresso ao seu país natal aberta. Nos últimos tempos, tem circulado na imprensa o nome de Hugo Viana, um jogador que eu aprecio bastante mas que curiosamente nas duas passagens pelos seniores do Sporting, jogou tendencialmente no lado esquerdo do meio-campo. Viana, é um organizador diferente de Romagnoli, também com visão de jogo mas com menor mobilidade mas maior capacidade de passe e poder de remate. Por outro lado, tanto Moutinho, como Vukcevic e o próprio Rochemback conseguem ocupar o espaço, sendo no entanto, sempre opções de recurso.

Como unidade mais recuada, Miguel Veloso será provavelmente o melhor jogador no plantel para cumprir aquelas funções. No entanto, tal como “Pipi”, também Veloso se tem exibido longe daquilo que impressionou os sportinguistas. Irregular e muito mais lento quando comparado com a época 2006-2007, o trinco tem vindo a desiludir tanto a nível exibicional como a nível comportamental. Tratando-se possivelmente do jogador com mais mercado no plantel e urgindo a necessidade de um encaixe financeiro, Veloso deve estar de saída do Sporting e será necessário assegurar o cumprimento destas funções. A última época permitiu-me retirar alguns apontamentos em relação aos dois jogadores que podem também fazer esta posição. Adrien Silva é um jovem talento com grande margem de progressão mas não tem características para ser um médio-defensivo puro. Apesar do excelente posicionamento, capacidade de protecção de passe e qualidade de passe, Adrien não é um jogador veloz nem tem a disponibilidade física para dobrar as manobras ofensivas dos companheiros. O mesmo se pode dizer de Rochemback que já desde a primeira passagem pelo Sporting demonstrou que é claramente um jogador com pendor mais ofensivo do que defensivo. Parece-me a mim que o principal reforço do Sporting deverá ser para esta posição.

João Moutinho é um caso especial no nosso plantel. Tem capacidade para cumprir de forma eficaz qualquer posição do esquema táctico habitualmente utilizado – embora este não privilegie as suas características. Tal como Adrien e Rochemback, julgo que a posição adequado para o “Baixinho” é como médio – centro, no apoio a uma unidade mais defensiva e primeira peça para a transição defesa-ataque. Ainda em relação ao médio algarvio, gosto bastante das suas características e da sua regularidade com a nossa camisola, no entanto, penso que não seja a melhor pessoa para envergar a braçadeira de capitão.

Nas alas, Vukcevic e Izmailov são obviamente duas certezas no nosso plantel. O sérvio é provavelmente – a par com Hulk - um dos maiores talentos no futebol nacional e consegue fazer diversas posições. Esperemos que os conflitos com Paulo Bento estejam sanados e possamos ter o nº10 a 100% durante a época. Quanto a Izmailov, é para mim o jogador mais profissional do plantel. Bastante discreto e completamente empenhado, não nos podemos esquecer que a sua carreira tem sido marcada por lesões. No entanto, e mesmo jogando por vezes condicionado, o russo tem argumentos suficientes para ser um dos principais desequilibradores do plantel. Já Bruno Pereirinha, tal como Patrício, tem vindo a crescer a cada época que passa. O talento está lá e à medida que ganha confiança pode vir a assumir-se um grande trunfo para a nossa equipa. Nota ainda para a possível adaptação de Yannick Djaló às alas. Gostei de o ver como extremo-esquerdo contra o Nacional. É veloz e explosivo, pode perfeitamente constituir uma alternativa a qualquer um dos outros três jogadores já referidos.

Analisando estes jogadores, consto que todos eles têm tido uma alta propensão para lesões nos últimos anos. Por esta razão, não concordo com a regra definida por Paulo Bento dos 3-8-8-5. Julgo que o plantel do Sporting deve contar com mais jogadores para o meio-campo. Assim, com a saída de Veloso e Pipi devem haver duas contratações e pessoalmente daria a oportunidade a Celestino de realizar a pré – temporada junto do plantel principal, bem como a alguns jovens (ver JOVENS PROMESSAS).


Ataque

A nossa adoração por Liedson é mais do que evidente e portanto a tendência será afirmar que se construa um ataque em torno deste. Recordo as palavras, julgo de Paulo Bento, que afirmou “Liedson rende num esquema de dois avançados”. Na minha opinião, o Sporting “estragou” uma série de avançados que formaram dupla com Liedson. O estilo de jogo focado no “Levezinho” e a sua capacidade de finalização fizeram-nos perder a paciência com uma mão cheia de jogadores – independentemente de gostarmos da sua qualidade ou não. Caricatas foram as situações onde vimos avançados de natureza mais fixa a jogarem descaídos nas alas, como Niculae ou Pinilla.

Com a saída de Derlei, parece que o jovem Carlos Saleiro vai finalmente ter uma oportunidade no plantel principal. Nascido em 1987, Saleiro já realizou a pré-época com a equipa principal tendo deixado boas indicações. Avançado móvel e com atributos no controlo de bola, encaixa perfeitamente naquilo que preconizo para o ataque do Sporting. Ou seja, tanto consegue ser um homem de área, como pode ocupar espaços descaído para uma das faixas laterais. Tal como o jovem repescado ao Setúbal, também Hélder Postiga consegue corresponder a estas expectativas. Efectivamente, as suas falhas ao nível de eficácia e sobretudo o seu estilo “pastelão” – que lhe valeu a alcunha de “Barbosa” nas camadas jovens da selecção – são razões para desconfiarmos. No entanto, ao longo da sua carreira, já demonstrou que a imprevisibilidade é uma das suas armas e a qualquer momento consegue criar um lance decisivo. Já esta época, demonstrou que entende-se facilmente com Liedson, desde que bem servidos pelo meio-campo.

Tiuí é um jogador de quem eu não consigo dizer que não gosto pois simplesmente poucas vezes o vi jogar. Da mesma forma que não sou capaz de criticar algumas falhas na recepção de bola ou as vezes que pareceu uma ave rara em campo, também não o vou vangloriar pelos dois golos plenos de oportunidade na final da taça em 2008. Sendo certa a sua saída, deve o Sporting retomar uma aposta que tentou fazer no início de 2007 com um avançado fixo para o jogo directo. Purovic parece-me a solução mais fácil pois é nosso e mesmo que não se aprecie as suas qualidades, tem de ser valorizado. Eu aprecio Purovic. Não o acho tão tosco como alguns dizem, mas também reconheço que perdi a paciência com algumas das suas perdas incríveis. No entanto, o montenegrino apontou 6 golos de cabeça pelo Sporting, sendo que alguns valeram pontos e passagens nas eliminatórias....

Independentemente de qual for o avançado-fixo eleito, ele terá de ser “servido” de uma forma adequada, através de jogo directo, potenciado por subidas à linha e cruzamentos bem medidos... coisa rara para os lados de Alvalade.

Mais do que os jogadores que contamos para o ataque no nosso plantel, a minha principal preocupação será sempre o posicionamento utilizado. A disposição do ataque e principalmente as peças colocadas na frente são para mim importantes para a dinâmica de jogo do Sporting. Veja-se o último jogo com o Nacional, onde a frente de ataque era composta por 3 avançados, sendo que com as oscilações de Derlei e principalmente Djaló para a ala, permitiam que o Sporting passa-se rápidamente de um 4x4x2 (losango claro) em situações defensivas, para um 4x3x3 no momento do ataque.


Jovens Promessas

A Liga Intercalar proporcionou o primeiro contacto com o esclaão senior a muitos jovens da Academia. Foi uma pena ver esta competição ser transformada numa segunda competição para os juniores em vez de se terem experimentado jogadores menos utilizados do plantel senior juntamente com alguns juniores – à imagem do que o Belenenses fez ao longo de toda a época.

Além de Celestino, gostaria de ver o extremo Bruno Matias a fazer a pré-época com a equipa principal. Não é certamente um jogador como Quaresma ou Ronaldo, mas não deixa de ser um jovem com muita técnica e garra. Realizou uma boa época pelo Fátima e a hipótese de participar na pré-época poderia testar a sua evolução.


Da equipa de juniores, aquele que eventualmente poderia transitar com maior facilidade para os seniores, seria para mim, o já referido Victor Golas. Além deste, Pedro Mendes, Diogo Amado, André Martins, Diogo Rosado e Wilson Eduardo deviam na minha opinião integrar o estágio de inicio de época para se ambientarem ao trabalho senior para depois serem emprestados a equipas onde tivessem oportunidade de jogar com maior regularidade e conhecer novas realidades de modo a terem uma evolução de personalidade e sentirem algumas “dificuldades” nesta transição, pois as suas capacidades futebolísticas não estão obviamente em causa. Importa tambémm não esquecer que Rui Fonte regressa após 3 anos de empréstimo ao Arsenal...


Em suma: Opções não faltam ao Sporting. Resta saber aproveitar...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)