quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ainda há algum bom senso no Sporting

Notas breves sobre a actualidade do Sporting, com o mote dado pelas declarações sensatas (e únicas dentro deste tom, até agora) de Abrantes Mendes. Se ainda há algum bom senso no Sporting ele parece estar consubstanciado nas suas declarações:
"Neste momento o ambiente é de explosividade latente para que haja uma AG serena e pacífica como se quer."
 
"Deverá ser Godinho Lopes a resolver a situação e ser ele a convocar eleições."

Com a mesa da AG a dar claros sinais de que deixou de representar todos mas apenas uma parte dos sócios, cabe a Godinho Lopes perceber que eleições a curto prazo, antecedidas por um por um debate cada vez menos civilizado sobre se deve haver ou não AG, a que se seguiria uma campanha eleitoral de cariz idêntico, em nada beneficiam o Sporting. Pior, serão um elemento adicional de instabilidade no seio de uma equipa que está muito mais perto da linha de água do que dos lugares do pódio. 

É curioso assistir ao bramir dos Sportinguistas após cada derrota, vendo-se de seguida pugnar por soluções que em nada alteram o essencial do problema e que podem muito bem concorrer para o agravar. O clube em geral pouco tem a ganhar com mais uma disputa eleitoral preparada à pressa. A menos que a intenção de quem tem que decidir não seja a de que apareçam soluções, mas apenas "a solução"...

Assim, e tornando-se o cenário de eleições incontornável, Godinho Lopes deveria considerar a apresentação da sua demissão e procurando que as eleições, concorrendo ou não, fossem marcadas para o final da época futebolística. Dessa forma permitia 

i) algum desanuviamento em torno da equipa e do clube em geral.

ii) a formação de listas com tempo, procurando-se pessoas para os cargos e não apenas encher as listas.

iii) a preparação atempada da próxima época. Todas as listas concorrentes ficavam com espaço temporal para escolher equipas técnicas e jogadores.

iv) evitava o desgaste desnecessário aos novos corpos sociais que, de outra forma, terão que aguentar com os restos de uma época desastrosa.

---------------------------------------

Jurei a mim mesmo não comentar as declarações de Eduardo Barroso ao jornal "ABola".  Mas aproveito para lembrar o que disse aqui sobre escolha para o cargo que agora ocupa:

Eduardo Barroso é um insigne cirurgião nacional, responsável por um trabalho notável e por todos elogiado, e que certamente nos orgulha por ser também Sportinguista. Mas é notório que no exercício das suas funções profissionais não usará da mesma irracionalidade que também o notabiliza no programa semanal na TVI. Tê-lo à frente de uma assembleia geral, onde as discussões acaloradas e a exaltação de ânimos são comuns, parece-me tão avisado como por um pirómano à frente de uma bomba de gasolina. E com isto nem sequer discuto se o cargo não recomendaria um jurista em vez de um clínico.

29 comentários:

  1. Boas, será que podem adicionar o nosso blog ao vosso blogroll?

    http://universoverdebranco.blogspot.pt

    SL

    ResponderEliminar
  2. As eleições no fim da época em nome de quê?

    Se chegámos à conclusão que é necessário antecipar as eleições, quanto antes melhor. Ou vamos também jogar pela janela a preparação da próxima época?

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ver o Jesualdo Ferreira a falar em maior exigência.

    Até que enfim que alguém responsável fala nisso.

    Vamos ver os efeitos práticos.

    ResponderEliminar
  4. "Com a mesa da AG a dar claros sinais de que deixou de representar todos mas apenas uma parte dos sócios..."

    O PMAG fará o que lhe compete e que é convocar a AG quando lhe for apresentado o requerimento com as assinaturas de sócios necessárias.

    A sua opinião tem valor?
    Aparentemente só para quem o quer atacar à falta de outro alvo...

    O PMAG devia isso sim desenvolver esforços para que a AG não tivesse o custo pronográfico de €60.000,00.

    Já agora, eleições no fim da época para quê?

    - Para ver se GL consegue aliviar a contestação que tem contra si através de meia dúzia de vitórias?

    - Para GL hipotecar mais uma época com a sua gestão incompetente?

    - Para termos mais meis dúzia de decisões e contratações que façam o passivo disparar para números que daqui a pouco são iguais aos do Benfica?

    - Para termos nova inversão de estratégia depois dos directores desportivos / presindecialismo / manager?

    - Para Jesualdo passar a ser o treinador e quem sabe depois dele ainda mais algum outro até final da época?

    - Para termos cada vez mais sportinguistas afastados de Alvalade?

    - Para as VMOC´s serem aprovadas?

    - Para esconder o que PPC fez?

    - Para mais meia dúzia de amigos de GL entrarem no Sporting, mesmo que não tenham qualquer competência ou epxeriência para os cargos que vão desempenhar?

    Se GL não se quer demitir nem convocar as eleições neste momento, então a AG é a única via de saber o que os sportinguistas querem do seu clube neste momento.

    ResponderEliminar
  5. Sporting Até Morrer,

    Todos podemos escrever comentários parecidos com o seu. Dou só um exemplo:

    "Já agora, eleições no fim da época para quê?"

    - Para elegermos um elenco directivo que promete um conjunto largo de contratações e cumpre, aumentando significativamente o endividamento (isto era o "programa" de 97% dos votos e provavelmente mais de eleitores)?

    - Para dar a voz àqueles que elegeram estes e os anteriores, nomeadamente um que recebeu 90% dos votos e ainda assim não durou mais de 1 ano e meio?

    - Para não cairmos na tentação de fazer eleições entre "um de Março e trinta de Abril do ano em que deva ter lugar", conforme dispõem os Estatutos do clube?

    - Para, na eventualidade de haver uma AG com o objecto de destituir o Conselho Directivo, não se correr o risco de que o prazo de 45 dias para a designação de data para eleições após a cessação antecipada de mandato determine a realização de eleições no final da época (apesar de ser extremamente provável que isso aconteça nesse caso)?

    - Para dar voz àqueles que se indignavam pelo desinvestimento ou os que agora se indignam contra o investimento? Para aqueles que criticavam o Franguício, o Montinho..., a Floribela, o Passereles, o Proveta, para pôr nos píncaros o Stojkovic, o Vukcevic e outros que tais?

    - Para ignorar a voz daqueles que a 30 de Setembro votaram favoravelmente a todas as propostas do Conselho Directivo quando, na altura, muitos pediam a demissão dos actuais corpos sociais (nomeadamente a principal figura da "oposição")?

    - Porque não fazer AGs de 3 em 3 meses para que o Sporting se torne um clube "verdadeiramente democrático"? Porque não alargar o núcleo de decisões a tornar-se matéria reservada da AG, como sendo a contratação de pessoas? Ou pelo menos, os critérios orientadores para a contratação de pessoas para a estrutura do Sporting? Ou porque não exigir dos candidatos aos órgãos sociais um "experience statement" para aferir da sua capacidade de se apresentarem a eleições (não vão os sócios ter a triste ideia de os eleger...)?

    O problema de falar no plural é que dá pano para mangas. E o problema das suas questões é o de ser necessário aceitar as respectivas premissas.

    O meu problema com as premissas é a hipocrisia. Há muita hipocrisia, que é a hipocrisia do "momento", da "oportunidade", que está ínsita nesta incapacidade de aceitar que outras pessoas tenham uma opinião diferente, sem procurar metralhar com processos de intenções ("esconder o que PPC fez") ou incorrecções (as VMOCs já foram aprovadas há 2 anos e meio). É o sentimento do "é agora!" que, na minha opinião, dita tanta dureza na intervenção, tanta vontade de explorar o desconhecido.

    E a hipocrisia está na asserção do "ouvir o que os sócios querem do seu clube". Porque o "ouvir" é agora, e não daqui 2 ou 3 meses onde uma qualquer circunstância pudesse tê-los feito mudar de opinião.

    Deixe lá estar o final da época, que é o que Estatutos prevêem...

    ResponderEliminar
  6. FCS,

    Pelas suas palavras; temos candidato/presidente caramba!; por favor tranquilize-me e nomeio-o.

    Sporting até morrer,

    O meu caro é sócio e não duvido de tal; não duvide de mim quando lhe digo que sinto uma curiosa empatia entre si o o blog com o mesmo nome.

    Comentários meus?; este post é espelho do meu sentir, com meu pesar.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Jahwork,

    Curioso que eu por ti não sinto empatia nenhuma...


    PLF,

    Hipócrita seria se tivesse votado GL e agora estivesse a pedir a sua demissão.
    Se não levares muito a mal, achas que podemos realizar eleições antes do final da época?

    Desculpa lá voltar a pedir o mesmo outra vez e não concordar com nada do que escreves, nem mesmo na questão das VMOC's, pois sabes bem que o que está em causa em janeiro é bem mais do que escreveste.

    ResponderEliminar
  8. Jahwork

    Tu claro satisfeito da vida não é?

    Afinal tudo corre bem, é só um processo de aprendizagem, os equívocos aqui e ali e mais uns milhões e temos presidente!!

    ResponderEliminar
  9. Epá! Esqueci-me que não se pode falar no senhor presidente do conselho fiscal!

    Esse pode dizer o que quiser que não é criticado.

    ResponderEliminar
  10. Sobre as VMOCs o que me preocupa profundamente é este tipo de discurso de alguém que é dirigente do Sporting e ao mesmo tempo administrador de um banco credor do Sporting.

    Para ele não há qualquer problema tal como em muitas outras decisões tomadas por Direcções anteriores..

    "José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento e vice-presidente do Conselho Fiscal do Sporting, garantiu esta noite, em conversa com os jornalistas durante o Jantar Anual dos Prémios Stromp, que os adeptos leoninos devem preparar-se para a entrada de um investidor maioritário.

    A pergunta começou pelas VMOCS, valores que o BES e o BCP adquiriram ao Sporting e que obrigam o clube a pagar aos bancos 12,5 milhões de euros até 19 de janeiro, sob pena de essas mesmas VMOCS se converterem em ações que darão aos dois bancos posição maioritária na SAD.

    Ora o Sporting parece não ter capacidade para saldar a dívida e havia quem temesse a perda do controlo da SAD leonina. Nada mais falso, diz Ricciardi. «Os bancos não querem ter uma equipa de futebol. Mas o Sporting tem de se preparar para que um investidor um dia tenha a maioria da SAD.»

    O vice-presidente do BES diz aliás que faz todo o sentido que assim seja. «Acho estranho ouvir algumas pessoas dizer que vai aparecer um investidor que vai comprar 49 por cento», referiu. «Acho que nenhum investidor vai gastar muito dinheiro para depois outros ficarem a mandar.»

    «O Sporting tem de se preparar para que um investidor um dia tenha a maioria da SAD do Sporting, salvaguardando através de algum acordo os interesses e os direitos do clube. Não me parece aliás que os sócios do Chelsea ou do Man. United estejam preocupados com a presença de investidores.»

    ResponderEliminar
  11. Sporting Até Morrer,

    Não levo nada a mal que considere ser necessário haver eleições antes do final da época. Mas é bem diferente dizê-lo, expondo as suas razões - que serão tanto mais atendíveis quanto mais colagem à realidade tiverem - do que fazer o que fez, que foi procurar desarmar quem tem uma opinião diferente da sua com um conjunto de questões que não são mais do que acusações camufladas. Mas isso não preciso de lhe explicar, sabia-o bem quando as escreveu.

    Sobre as declarações do vice-presidente do Conselho Fiscal, não vejo razões para indignação. Aliás, vejo até uma frase que infirma o efeito que pretende quando se diz "Os bancos não querem ter uma equipa de futebol". Ou seja, o direito de exercer a opção da conversão das obrigações em acções, nas palavras de um alto responsável do BES, não deverá ser exercido por tal não ser do interesse do próprio Banco.

    Sobre a entrada de um investidor e a perda da maioria do capital social, acho que as declarações são mais criticáveis pela sua incorrecção do que pelo seu conteúdo. A posição é semelhante àquela que o presidente vem defendendo há muito (que é a entrada de um investidor institucional para controlar conjuntamente), é também semelhante à que um ex-presidente do Sporting (Filipe Soares Franco) tinha.

    Mas - a menos que haja um qualquer delito de opinião - não é criticável por sugerir que o Sporting se deve preparar para a entrada de um investidor. Investidor esse que, o próprio o refere, não será um dos Bancos credores do Sporting. Esse é um cenário que está há muito em cima da mesa, que traz vantagens e desvantagens e sobre o qual, na medida em que manterão as acções da categoria A, os associados do Sporting Clube de Portugal manterão (sempre) uma palavra a dizer.

    Sei que dificilmente concordará com o que digo. Mas isso pouco (me) importa. O que o VP do CF fez é bem diferente do que fez o Eduardo Barroso, por exemplo. Se tivesse ameaçado chumbar as contas - algo que entrava no escopo das suas funções - só porque pretendia "ouvir os sócios" (e sabe-se lá o que isto quer dizer), seria igualmente censurável. Mas não o fez, exprimiu a sua opinião como qualquer outro. E, no que me parece ser relevante, não o fez na forma de perguntas capciosas.

    A mim, as suas perguntas dizem-me pouco. Mas não me diz pouco a forma como se dirige a quem lhe oferece o meio para se exprimir.

    ResponderEliminar
  12. FCS,

    A caixa de comentários está aberta a qualquer comentário sobre qualquer assunto relacionado com o Sporting nunca eu tendo imposto qualquer restrição sobre isso embora me pareça que, por atenção a quem escreve, se deveria pelo menos fazer alguma referência ao tema proposto.

    Desde há algum tempo que insistes em comentários num tom provocatório que não estou disposto a tolerar.

    Se não gostas dos temas propostos tens outros blogues para comentar ou então também podes fazer pela tua vida e criares o teu próprio blogue.

    Se o fizeres o que e posso garantir é que se lá for alguma vez comentar revelarei um respeito diferente do que tens revelado pelo meu trabalho.

    E quem sabe podes acabes por constatar que não é possível, a quem tem uma vida pessoal e profissional preenchida falar sobre todos os assuntos relacionados com o clube, muito menos nas presentes circunstâncias.

    Dito isto, se nos quiseres informares das "tais" declarações do Eng João Mello Franco a caixa comentários está à tua disposição.

    ResponderEliminar
  13. Sporting Morrer,

    A razão das eleições no final da época está bem fundamentada no post.

    Estranho que essas razões não só não lhe mereçam nenhum comentário como nenhuma preocupação.

    ResponderEliminar
  14. A preparação da proxima epoca é muito importante - eleições só no maximo até inicio de Junho

    No entanto espero que o proximo presidente não venha com a historia dos cheques e das vassoras até porque cheque já não deve haver e vassoras devem ser precisas para mandar de lá embora GL que está que nem uma pala na sua cadeira de sonho

    ResponderEliminar
  15. LdA,

    As razões para antecipar eleições estão mais que bem identificadas no que escrevi anteriormente.
    Como costuma o LdA dizer, bastará ler bem o que escrevi:

    - Para evitar o hipotecar de mais uma época com a gestão incompetente de GL;

    - Para evitar termos mais meia dúzia de decisões e contratações irresponsáveis e que façam o passivo disparar (ex.º: treinadores, dirigentes);

    - Para evitar termos nova inversão de estratégia.
    Depois dos directores desportivos, presidencialismo e do novo manager, qual será a próxima?
    Ao fim de 21 meses de gestão GL ainda estamos dispostos a ter mais experiências?

    - Para evitar termos cada vez mais sportinguistas afastados de Alvalade.

    Acho que são razões mais que suficientes, mesmo que para o PLF sejam apenas banalidades...talvez seja normal para os sportinguistas resignados.

    ResponderEliminar
  16. Sporting até morrer

    Maior banalidade, ou até boçalidade é a acusação implícita na afirmação "sportinguistas resignados" e que retira imediatamente a vontade de manter qualquer diálogo.



    ResponderEliminar
  17. PLF,

    Pouco ou nada me interessa se ficas ofendido com as palavras que escrevo, sejam para ti ou para o LdA.

    Eu também tenho de ler a tua argumentação, com a qual nada concordo e que segue sempre a mesma linha pró-GL, anti-PMAG, etc, etc.

    E terás de aguentar igualmente com a decisão do PMAG, seja ela qual for, pois afinal, tal como GL, também foi eleito e pode tomar as decisões que quiser dentro dos regulamentos e estatutos definidos.

    Atitudes responsáveis ou irresponsáveis, dependerá sempre da visão de cada um sobre o tema em concreto da AG.

    Para ti irresponsável, para mim ontem já era tarde.

    ResponderEliminar
  18. Se preferires posso dizer conivente e não sou o único a pensar assim como bem mostra a caixa de comentários.

    ResponderEliminar
  19. Sporting até morrer,

    Acho que me interpretou mal. Não vejo onde tenha dito que qualquer acção é ou seria irresponsável, por exemplo (só poderia especular sobre o que se passa na sua cabeça). O que me incomoda, e também porque não escrevo para si (burro velho não aprende línguas), é tentativa dos "verdadeiros democratas" em tentar suprimir a opinião de outra pessoa.

    Sobre o "conivente" ou o "resignado", ou não sabe fazer floreados semânticos, ou então desconhece o significado das palavras. Em qualquer caso dá-me igual, mas a si caracteriza-o.

    ResponderEliminar
  20. Tentar discutir com quem está cego de ódio e com a cabecinha cheia de propaganda é chover no molhado...

    O que a mim me causa repulsa é o Eduardo Barroso servir de exemplo a algum sportinguista decente. Um gajo que das duas, uma: ou esteve QUASE DOIS anos CALADO que nem um rato ou que resolveu MENTIR despudoradamente agora sobre os resultados do ultimo acto eleitoral... Já para não falar na vergonhosa conivência com os desejos de um javardo seboso named Manuel Serrão, que, só para RELEMBRAR, anunciou mesmo em frente à fronha do PMAG do SCP, vontade de ver o SCP ACABAR (perante o silencio cúmplice desta triste criatura que exerce tão importante cargo na OS do SCP...). O facto duma personagem deste calibre ainda merecer crédito por parte de tanto Sportinguista, diz bem da situação que se atingiu e do que significa o SCP para mt sportinguistas...

    Qlq gajo, que se diga sportinguista, me apareça a defender ou a dar como exemplo (?) o Barroso dos bisturis, para mim tá marcado: não presta.


    SL!

    ResponderEliminar
  21. Virgilio,

    Eduardo Barroso, tal como Dias Ferreira, tal como Manuel Serrão e tal como Miguel Sousa Tavares são 4 adeptos fervorosos dos seus clubes. Têm aquilo que eu costumo chamar de "fanatismo clubistico". E isto significa que gostam mais das suas visões que do próprio clube.

    Pessoas destas são altamente destrutivas quando colocadas dentro dos seus próprios clubes pois não fazem a minima ideia como se gere um clube, mas no entanto têm uma "doença" pelo mesmo. O que eu mais queria era ver Miguel Sousa Tavares e Manuel Sessão em cargos diretivos de grande importancia no FCP, de forma a esse clube se destruir um pouco.

    Mas eles são mais espertos que isso e sabem que não os podem lá ter dentro.

    Nós, espero eu, aprendemos agora a lição.

    ResponderEliminar
  22. Virgilio,

    Convém leres bem o que escreves para veres quem é que está cego de ódio, no teu caso pelo Barroso.

    Já agora, para mim e conforme já disse mais cima, Barroso e Godinho são dos nomes a riscar do mapa do Sporting.
    Podem sair os dois que o clube nada perde.
    Já no teu caso e de mais alguns, querem manter o Godinho em nome de uma estbilidade que já poucos vislumbram e porque ainda acreditam que é possível este inverter algo.

    São 21 meses de presidência (não digo projecto porque tal não existe), e tem sido sempre, e repito, sempre a descer.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  23. FCS,

    Por não concordar, entender, nem me ter sido explicada a sua solução para o problema em questão, não significa que ignore o problema em questão; não é possível ter esta razão?

    O mundo não é a preto e branco, com excepção dos valores pelos quais nos regemos e do nascer e pôr do Sol certos; estou sempre disposto a aprender.
    Como tal e como não o julgo a si como anarquista, impulsivo ou demagogo, acredito que para defender eleições já, tem fé numa solução, num candidato...ou não?

    Considerar-me a mim como "satisfeito" pelo presente do SCP roça a ofensa/injúria; não julgue tão além.

    ResponderEliminar
  24. Jahwork,

    Não tenho nem solução, nem candidato.

    Mas teria que ter soluções? Julgo que esse papel cabe à direcção do Clube. Não é isso que se esperar de uma direcção e do seu presidente - fazer escolhas e encontrar soluções?

    Agora para mim ficou demonstrado neste ano e meio que o Godinho Lopes é uma "Não Solução".

    Por muito que custe reconhecer, a responsabilidade do momento que o Sporting vive não é de quem contesta, mas é de quem trilhou este caminho.

    Não é de quem diz mal, de quem fala, por muitas asneiras que se possam dizer.

    O Sporting chegou aqui com má gestão, com as tais escolhas, muitas e más.

    ResponderEliminar
  25. José:

    Andas a confundir conceitos... Agora é 'Ódio'. Odiar, eu? Nem o miserável do Serrão me merece sentimento tão radical, páh... Não me deixo levar em sentimentos irracionais que fazem mais mal do que bem...

    Pelo Barroso passei a sentir um desprezo total, isso sim. Não pelas suas posições políticas, mas sim porque no exercício duma função que passaria por defender o SCP, foi incapaz de o fazer, perante, note-se, a ofensa mais grave que poderiam fazer ao SCP. E Pq esse silencio unsurdecedor? Pq lhe convinha... Eu cortava-os rentes se ficasse calado numa situação como aquela. E não precisava ser em directo pela TV, com milhares (sportinguistas e de outros clubes) a assistirem. E mais... não sou nem PMAG, nem pago para "defender" o SCP. Dai que para mim, qlq opinião desta personagem doravante vale ZERO! Não acredito que a motivação dele passe por defender o que é melhor para o SCP.

    E deixe-me acrescentar que é o meu amigo que tem de começar a ler o que os outros escrevem... uma vez que o que eu venho afirmando, já há algum tempo, é que a avançar com eleições, estas se deveriam processar-se no tempo e no modo que me parecem mais correctos, e não pq a agenda de determinados indivíduos dê preferência a que tal se realize às pressas... Isto nada tem a ver com GL! Aliás, o passado fala por mim, uma vez que já assim procedi qd da altura de JEB na presidência (de quem fui sp mt critico).

    ResponderEliminar
  26. FCS,

    "Mas teria que ter soluções? Julgo que esse papel cabe à direcção do Clube. Não é isso que se esperar de uma direcção e do seu presidente - fazer escolhas e encontrar soluções?"

    Aqui houve excesso de velocidade (não percebi a referência à presente Direcção como interveniente se defende a destituição da mesma); defende-se eleições antecipadas já, sem soluções (alternativas); é isso? sem uma fé, uma certeza ou mera convicção...

    Se não tem candidato; não me leve a mal mas parece como aqueles que pretendem dar rumo ao SCP, sem saber que rumo lhe dar!

    SL

    ResponderEliminar
  27. Eu fui sempre daqueles que apoiou GL, apesar de não ter votado nele, mas ao fim de quase 2 anos já não acredito que possa ser a solução.

    GL é um jogador de Poker que a dada altura fez um "All in", perdeu e agora anda a ver nos bolsos e debaixo da mesa se encontra mais uma ficha para continuar a apostar - a ultima que encontrou foi jesualdo e isso dá-lhe a possibilidade de jogar, mas até quando ?

    A France Football dá hoje Franky Vercauteren como despedido do Sporting - Eduardo Barroso também já o anunciou - acho mesmo que só o Belga é que não sabe.

    E para o ano como vai ser ?
    Jesualdo vai ser treinador - vem mais alguem para Manager ?

    ResponderEliminar
  28. "É curioso assistir ao bramir dos Sportinguistas após cada derrota, vendo-se de seguida pugnar por soluções que em nada alteram o essencial do problema e que podem muito bem concorrer para o agravar. O clube em geral pouco tem a ganhar com mais uma disputa eleitoral preparada à pressa. A menos que a intenção de quem tem que decidir não seja a de que apareçam soluções, mas apenas "a solução"..." mas como é que sabes que são soluções que nada alteram? E quais são as tuas? Continuar tudo como está? Por vezes é falta de exigencia dos socios agora é exigencia a mais... este blog faz um mau serviço ao sporting, o Abrantes Mendes não é uma referencia no sporting sempre deu a cara para mostrar o que esta mal e muito bem mas nunca foi alternativa real por isso devia era tar calado.

    ResponderEliminar
  29. "É curioso assistir ao bramir dos Sportinguistas após cada derrota, vendo-se de seguida pugnar por soluções que em nada alteram o essencial do problema e que podem muito bem concorrer para o agravar. O clube em geral pouco tem a ganhar com mais uma disputa eleitoral preparada à pressa. A menos que a intenção de quem tem que decidir não seja a de que apareçam soluções, mas apenas "a solução"..." mas como é que sabes que são soluções que nada alteram? E quais são as tuas? Continuar tudo como está? Por vezes é falta de exigencia dos socios agora é exigencia a mais... este blog faz um mau serviço ao sporting, o Abrantes Mendes não é uma referencia no sporting sempre deu a cara para mostrar o que esta mal e muito bem mas nunca foi alternativa real por isso devia era tar calado.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)