quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

De Jesualdo "The Manager", ao caso PPC, até à "Última Ceia"

O Manager
Jesualdo Ferreira foi ontem apresentado como manager para o futebol do Sporting. Uma decisão feliz a contrastar com um momento particularmente infeliz.

Não sabemos se a sua passagem será prolongada ou breve, porque no Sporting cada dia é uma eterna voragem e um triturador de pessoas e vontades. E não é de crer que o que está por fazer seja tarefa para um homem só, porque não é. Mas a sua entrada corresponde a uma decisão necessária e importante na reconstituição do departamento de futebol. 

Podia dissertar se a decisão é meramente politica e ou cosmética, mas prefiro salientar que ela corresponde a uma necessidade há muito identificada pela generalidade das pessoas que se debruçam sobre o futebol do Sporting e esse é o facto que prefiro relevar. Desde ontem que o êxito dele será também o nosso pelo que lhe dou as boas-vindas e deixo os meus singelos votos de boa sorte.

Se há referência para o cargo que agora Jesualdo vai ocupar ela é Fergusson, daí a escolha da ilustração do post. O perfil de Jesualdo - a idade, o curriculum - e o seu trajecto recomendam-no. Mas, para a sua passagem pelo Sporting ter significado é necessário tempo. Por isso era bom que Jesualdo o pudesse ter, como teve Ferguson. E, tal como o escocês, pudesse sobreviver à passagem, quase sempre fugazes, dos corpos sociais. 

O Sporting não pode continuar a ser um cemitério de sonhos, uma vala comum a cada dia mais profunda de desgostos, intrigas, traições e angústias. Para o evitar vai ter que querer dar continuidade a alguma coisa ao invés da permanente vontade de terminar o que mal chega a iniciar.

E diga-se que Jesualdo começou bem. Desde a referência à formação, à importância de manter os melhores jogadores mas apreciei particularmente a forma elevada e simultâneamente lúcida como falou de nós:

«Por fora, sempre que fui adversário do Sporting e daquilo que me habituei a acompanhar da sua história, sempre senti que era um clube diferente dos outros. Tinha uma história diferente, construída de forma diferente. Vibrei na minha adolescência com alguns grandes jogadores e grandes equipas que o Sporting teve, mas acompanhou-me a dúvida permanente do porquê de este grande clube não ser constante, ter tantas oscilações e não ser durante tanto tempo o que tanta gente quer» salientando também a «fidelidade e a paixão da massa associativa, apesar da ausência de títulos»

A última ceia 
A primeira página do jornal do clube que hoje sai para as bancas é um bom exemplo do fracasso que tem sido a politica de comunicação de Godinho Lopes em quase todo seu mandato. Seguramente o fruto de uma má assessoria que resulta de más escolhas. Num momento particularmente delicado da vida do clube e em que a liderança é escrutinada acto a acto, um episódio como este pode ser mais fatal que desligar a máquina a um doente nos cuidados intensivos. 

A falta do mais básico bom senso anula de forma fulminante a vontade de perceber qualquer boa intenção, mais ainda atendendo à importância que a quadra que se pretende comemorar tem nas famílias portuguesas. A capa é ainda mais perniciosa por ainda dar mais foco negativo ao clube, quando este é já excessivo. O Sporting precisa de estar nas noticias, mas por boas razões.

Não sei se alguém quis fazer a cama a Godinho Lopes e gostaria de evitar esta teoria conspirativa. Prefiro pensar que todos nós nos deitamos na cama que fazemos, mas este episódio lamentável revela também que Godinho Lopes está pouco ou mal acompanhado.

O regresso do caso PPC
Pode ser apenas uma coincidência mas, no preciso dia que PPC volta a falar à comunicação social, o seu caso na justiça volta a conhecer desenvolvimentos. E os piores para imagem da justiça, tendo em conta que as noticias chegaram primeiro aos jornais do que ao arguido e respectivo advogado. Isto já não é uma coincidência, é um modus operandi.

Nunca gostei de ver a execução de justiça pelas mãos de quem a reclama. Nunca gostei de vigilantes. Mas também é verdade que, como individuo, nunca foi objecto de assaltos contínuos que me retirem o bem-estar que tão difícil me é de alcançar. E tenho a sorte de viver num sitio onde o portão não é fechado à chave e a porta de casa fica aberta onde ninguém entra sem pedir licença. Se a minha rua fosse anos a fio devassada e as casas assaltadas por um bando de malfeitores organizados, retirando o que é meu para depositar no quintal do meu vizinho, e a justiça ou fosse incapaz ou fosse fechando os olhos, certamente que mudaria de opinião e de actos. 

Se dúvidas houvesse na forma iniqua e desigual como o Sporting tem sido tratado pela arbitragem atente-se à reacção da APAF, que já solicitou o regresso do caso à justiça desportiva e nos últimos trinta anos assistiu caladinha e  muitas vezes conivente, à corrupção e ao tráfico de influências. Nojo, o mais profundo dos nojos é o que eu sinto por estes biltres, cópias decrépitas de mal-feitores saídas de filmes de série B.

Lamento a exposição pública que o caso trás ao clube mas lamento ainda mais a saída de Paulo Pereira Cristóvão. Mas os seus actos, a serem verdade, produziram pelo menos um efeito favorável: uma das bestas negras do Sporting, o tal Cardinal, não tem podido usar a sua bandeirinha mágica.

Quanto à vigilância aos jogadores é para rir. Todos os grandes clubes o fazem e se o Sporting o começou a fazer agora já foi tarde.

47 comentários:

  1. LdA,

    Gosto muito de o ler, mas confesso que já não compreendo esta constante desresponsabilização de Godinho Lopes aqui no blog.

    Isto a propósito da última ceia.

    Pergunto: alguma pessoa de bom senso -- por exemplo, o LdA -- precisava de aconselhamento para chumbar ou aprovar esta imagem?

    Godinho Lopes cai nas armadilhas que o seu próprio ego lhe cria.

    ResponderEliminar
  2. gostei das palavras do jesualdo

    a cena da capa, era para realçar a familia sportinguisa que é ecletica e numerosa( acho normal o presidente estar na foto se é ele p presidente, é normal estar rodeado de elementos das modalidades do clube que preside), mas tudo o que esta direcçao faça é alvo de chacota. eu entendia isso feita pelos adversarios, mas a maior parte é feita por quem se acha sportinguista.

    quanto ao caso PPC, apsoto que fosse no Porto( onde os super dragoes estao de vigia as discotecas e têm ordem para dar porrada aos jogadores que encontrem por lá fora de horas) ou no benfica e os tipos da apaf nem abriam a boca.

    vigilancia existe em todos os grandes clubes e serve para a diecçao saber por onde andam os seus profissionais nos dias de folga(nas noites).

    porque se um jogador no dia a seguir tiver folga, ai é com ele se prefere descansar ou andar na borga, mas se no dia a seguir tem treino ou jogo, nao tem de andar na borga ate´as tantas da madrugada.

    ( se bem se lembram o octavio no porto tinha essa funçao, ia tocar as campainhas dos jogadores a uma certa hora da noite para ver se eles la estavam ou nao, ou o futre que quando fo para o porto, o pinto da costa contratou uma mulher para o vigiar)

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade,

    Não partilho a crítica relativamente ao "postal de Natal" e à capa do Jornal desta semana. Percebo que possa ser considerado divisivo, até mesmo fracturante ou chocante, mas penso ter sido exactamente esse o objectivo: criar uma imagem forte. E não ter medo de dar o flanco às críticas.

    No outro dia vi num blog do Sporting um blogueiro envergonhado de ter recebido um email do Sporting que dizia "não se esqueça de oferecer Sporting no Natal". Cada um é como cada qual - e sente vergonha do que entende ou se sente gozado por quem atribui importância... -, mas a ideia de que o Sporting se deve encolher, de que os sportinguistas devem estar calados ou que podem ser gozados, é - na minha opinião - a melhor forma de diminuir o Sporting.

    E achar que não se teve noção do impacto que esta imagem criaria - isto é, menorizar quem concebeu a "mensagem" - é ter um ego ainda maior do que o que se atribui ao Godinho Lopes quando se refere que ele se julga o messias.

    O messias é outro...

    ResponderEliminar
  4. Kovacevic,

    "Prefiro pensar que todos nós nos deitamos na cama que fazemos"

    "o fracasso que tem sido a politica de comunicação de Godinho Lopes em quase todo seu mandato. Seguramente o fruto de uma má assessoria que resulta de más escolhas"

    Isto é desresponsabilização ou precisamente o inverso?

    Já agora desde quando nos deixamos de tratar por tu?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. O discurso do Jesualdo foi forte, apelativo e cheio de convicção, mas como o Sporting não vive de discursos e sim de actos espero que os dele sejam bons e se reflictam positivamente no futebol do Sporting.

    Como isto está, há quem pegue por tudo e como tem de haver sempre mais um pretexto, toma lá a Capa do Jornal.
    Noutros tempos e talvez com outra gente tinha sido considerada uma estratégia muito boa e uma coisa digna das campanhas brilhantes que o Sporting já lançou na venda das Gameboxs, lembram-se do telefonema do Paulo Bento.
    A mim não me choca nada, porque não sou pudico por princípio, mas vejo que há muitos sportinguista pudicos.
    Como uma coisa tão banal e singela se torna numa coisa tão horripilante.
    Talvez tivesse sido mais bonito tirar esta fotografia nos corredores de Alvalade cheios de malmequeres?

    Do caso PPC falaremos mais tarde porque acho que voltaremos a falar e talvez venhamos a ter algumas surpresas!

    ResponderEliminar
  6. Estamos numa fase em que tudo, mas tudo mesmo o que este presidente faça é atacado e ridicularizado.

    Gostei da foto, e não me parece que venha mal ao mundo o choque (e eventualmente era esse o objectivo) que a imagem provocou.

    Em relação ao JF parece-me ser das decisões mais acertadas dos últimos tempos. É uma pessoa que respira futebol e com a sua experiência pode ser uma ajuda nesta fase complicada.
    Fico revoltado qdo o Correio da Manhã apresenta logo o ordenado do homem... e então o Carraça? e o Reinaldo Teles ou Antero ou o Rui Costa?..

    Foi evidente a preocupação da escumalha jornalística mais preocupada em desenvolver o hipotético mal estar entre o Vercauteren e o JF, do que realçar as suas qualidades e competência para o cargo, além de perceber qual a ideia que trás para o Clube. Espero ardentemente que possa ajudar. Mais do que uma vassoura, o que o homem precisa é de tempo e de nervos de aço.

    Em relação ao PPC, é de facto curioso as virgens ofendidas virem criticar o controlo aos jogadores. Como bem disse o LdA, a ser verdade, já vem tarde. Todos nós (e os jornalistas tb) conhecemos muitas histórias do modo de actuar mais a Norte no que ao controlo de jogadores diz respeito...
    Ás vezes dou por mim a pensar que ao PPC já só falta aparecer numas escutas para preencher os requisitos para ser o potencial candidato a presidente do Sporting, estando assim ao nível, em termos de currículo, do P. da Costa e do LFV.

    SL
    saint

    ResponderEliminar
  7. PLF,

    Ignorar o contexto (e o desvio do foco da apresentação de JF, como tb assinalou) parece-me um erro.

    Do ponto de vista pessoal a imagem nem me choca e imagino se fosse o PdC (p.ex.) a fazê-la os elogios que produziria pelo vanguardismo, etc, etc.

    É por isso verdade que fosse qual fosse a mensagem que GL dirigisse aos sócios iria ser sempre escrutinada e quase sempre comentada pela negativa.

    A minha questão é se esta foi a atitude mais prudente face ao momento e ao público a que se destina.

    ResponderEliminar
  8. Saint,

    não é apenas o FCP e os seus métodos. Seria uma ingenuidade pensar que os clubes, que pagam o que sabe aos seus activos, que por sinal vivem o auge das condições fisicas, e que deles dependem para chegar aos êxitos, os deixam fazer tudo o que, quando e onde querem fazer.

    http://placar.abril.com.br/materia/os-segredos-por-tras-do-barcelona-de-pep-guardiola?print=true&post_id=65485

    ResponderEliminar
  9. Jesualdo Ferreira é mais um Coelho tirado da cartola do pseudo-projecto rabiscado no joelho direito de Godinho. Seria uma adição interessante caso o Sporting vivesse um período calmo e estável. Assim sendo é apenas mais para queimar nesta fogueira criada por GL.

    A capa do jornal Sporting é das coisas mais aberrantes que já vi e algo que como sportinguista me choca e envergonha. Não há qualquer bom senso nem cuidado na imagem do presidente. E até a cena representada está fora da temporada natalícia. Mas se calhar tb seria um pouco forte ver Godinho em cuecas nas palhas deitado ou nas palhas estendido.

    Quanto a PPC prefiro não comentar por simpatia e respeito. Mas todo isto não abona muito em favor do Sporting embora concorde com o LdA quando há 2 pesos e 2 medidas em Portugal.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,

    Acho que não se ignorou o contexto... e não acho que a mensagem tenha sido concebida "apesar do contexto", mas "também pelo contexto". É neste contexto que resulta, que choca. E nisso acho que está muito bem conseguida. A forma como mexe com tantos conceitos não está ao alcance de muitos e só isso, na minha opinião, é suficiente para mostrar que a imagem é brilhante.

    Claro que alguns acharão que foi tudo feito ao acaso e para a glorificação do líder, mas também não era preciso um postal de Natal para acharem isso.

    Os anúncios da Benetton, durante muitos anos, foram feitos para chocar e todos nos lembramos deles. Como sabe, não sou partidário do discurso da "união", mas sou grande adepto da ausência de hipocrisia. Muitos dos que criticam este postal de Natal, se não tivesse lá o Godinho Lopes criticá-lo-iam por se esconder atrás das modalidades e são os mesmos que criticam demagogias e afins. Já se percebeu que a hipocrisia maior é apelar a uma união que não existe. Resta brincar com os conceitos e isso está mais do que conseguido.

    Bananas!?! BRILHANTE!!!

    ResponderEliminar
  11. LdA,

    Creio que falta dizer uma coisa: porque não separar Jesualdo de uma qualquer eventualidade eleitoralista?

    Isto é, num cenário em que haja eleições (cenário a que me oponho nestas circunstâncias mas que tenho de considerar)creio que todos ganhavam se fossem no sentido de manter o Jesualdo na estrutura.

    A meu ver num cenário eleitoral se por acaso algum candidato dissesse "Ganhando eu faço X,Y e Z mas mantenho Jesualdo" todo o Sporting ficava a ganhar. Assim poderíamos ter uma cabeça no futebol que é alheia ao processo eleitoral.

    Espero que ocorra, não acredito mas espero que sim...

    ResponderEliminar
  12. Vivemos uma época em que juntar a familia a uma mesa pode ser perigoso... Muito bom!

    Gostei de sentir o enorme aumento de gente que descobriu o jornal do Sporting, pode ser que o comprem...

    ResponderEliminar
  13. JF: Não pude ouvir a apresentação e ainda não consegui ver / ouvir qlq resumo. De qlq forma já manifestei a minha opinião sobre a entrada de JF anteriormente. A SAD precisava de alguém com conhecimento profundo de tudo o q envolve o futebol, como de pão para a boca. Que tenha mt sucesso (com ou sem GL) e sorte é o que lhe desejo.

    As capas que me chocam são as dos 'correio da manha', 'rascords' e 'a bosta'... Essas sim, prejudicam (às vezes com gravidade) a imagem do SCP. A capa do jornal do Sporting não me choca, mas compreendo a ambiguidade de se apresentar uma cena típica da Páscoa numa mensagem de Natal. Claro que esta contradição, no momento em que ocorre, mt dificilmente passaria despercebida... Desconheço se foi propositada ou se foi descuido, mas compreendo quem a aponta como uma gaffe. Já o aproveitamento e o exagero que isto trouxe é incompreensível... "Mais uma humilhação do SCP"? Enfim... é estúpido. Eu q até tive uma educação cristã, não me escandaliza rigorosamente nada, não noto ponta de humilhação e não vejo em que é q esta capa prejudique a equipa de futebol... Que é isso que está em causa e provoca tds estas reacções: o péssimo momento da principal equipa de futebol do SCP.

    Por fim, PPC: já td foi dito. Resta agurada e ver que surpresas trarão este caso. Espero para bem do ex-dirigente leonino e para o SCP que sejam positivas.

    Vigilância: anos de elogios constantes qd efectuada noutras paragens é altamente criticado qd se pratica em Alvalade... Fazme lembra a estória das deslocações de presidentes aos balneários. Dependendo q quem pratica, assim se contesta ou elogia... É uma questão de cor.

    ResponderEliminar
  14. Em relação ao JF estou na expectativa, vamos ver, desejo lhe toda a sorte do mundo, evidentemente.


    Quanto à capa, é de muito mau gosto, e é pura pré campanha, uma coisa é certa, se a equipa de futebol tivesse a apresentar bons resultados ele fazia se rodear dos nossos mercenários, e se ele queria mesmo valorizar o ecletismo, não necessitava de aparecer, que eu saiba a presidência não é nenhuma modalidade ainda, e se fosse estaríamos nas distritais. Tentativa ridícula de passar a imagem de felicidade e consenso na família Sportinguista.


    Quanto ao PPC, não me incomoda assim tanto a vigilância aos jogadores, desde que seja bem feita, e com um mínimo de bom senso, o problema é a falta de transparência de todo o processo, e as empresas envolvidas. O Sporting cada vez é um clube menos diferente, aliás, está a deixar de ser diferente naquilo que que o destacava pela positiva para passar a ser diferente pelos piores motivos!

    Obrigado por tudo!

    ResponderEliminar
  15. Estou como o LMGM, alguns sócios só agora descobriram que havia Jornal Sporting!
    Espero que o comprem e se não gostarem da capa deitem-na fora.

    PS: Parece que o Jornal do clube diminuiu drásticamente as vendas, pode ser que com este Golpe genial ( Concordo com o que disse o PLF), aumente.

    ResponderEliminar
  16. Engraçado ou não é perceber que alguns se ofenderam com esta capa do Jornal Sporting, mas não acham ofensivo utilizar determinados termos para caracterizar o Presidente do Sporting.

    ResponderEliminar
  17. Acho que todos os Sportinguistas já conheciam o jornal, pelo contrário, já sei de quem tenha cancelado a subscrição. Agora tornou se conhecido para os nossos adversários que não conheciam, não pelos melhores motivos.

    Eu sinto me ofendido por coisas ofensivas, e eu ofendo coisas ofensíveis, tudo normal, e nada engraçado. E não me senti assim tão ofendido pela capa, senti me mais humilhado, uma vez mais,

    ResponderEliminar
  18. É verdade!! Como é possível chamarem mentiroso a este presidente??!!! Só muita má fé pode levar os adeptos leoninos a tal. Isso e criticar uma foto fantástica da época Pascal que é apresentada no....Natal!!!! Chama-se isso estar um passo a frente!!! Como podem criticar a figuraça do presidente no meio de tantos atletas leoninos? E aquele sorriso de felicidade ? Só mesmo a maldade pode levar a isso!!!

    Melhor que isso só Lázaro!! Que regressou dos mortos e recuperou a cartilha que usava com JEB , o tal apostolo que ninguém podia criticar!!! É caso para dizer que nem queimando o Sporting de lés a lés se consegue ver a incompetência. É o síndroma de Estocolmo no seu melhor.....

    SL

    ResponderEliminar
  19. Viva,

    Não entendo sinceramente a questão da foto do nosso jornal, até me faz confusão a conversa sobre isso. O post esta muito racional como de costume, mas julgo que a foto de capa do nosso jornal não é tema.

    Que mal tem aparecerem algumas referências do nosso clube na capa do jornal sentados ou em pé com o presidente do clube, não vejo mal nenhum e ainda por cima equipados com as nossas cores.

    Realmente isto há coisa. Tudo serve para criar problemas para nós Sportinguistas, tudo.

    O Godinho é mau presidente, podemos estar de acordo, mas é o presidente e como tal tem toda a legitimidade para tirar uma foto com os nossos atletas que julgo eu, todos nos orgulhamos, pelo menos eu tenho orgulho naqueles que representa o meu clube.

    Não sei mais que dizer sinceramente.

    Saudações Natalicias.

    PS: Qual é a capa desta semana do jornal do clube de benfica e do clube que equipa de riscas azuis?

    ResponderEliminar
  20. O que me choca é ver um PMAG não conseguir ser o representante de todos os sócios, mas somente de alguns.

    Se tivesse coragem tinha sido ele a convocar a AGE. E coragem para isso???

    ResponderEliminar
  21. LdA,

    Desta vez estamos em desacordo.

    Tu próprio reconheces algum mérito quando dás o exemplo do que seria o resultado se fosse o papa e não o Godinho.

    Mas talvez a imagem que todos gostassem mais fosse a tradicional, podia ser até o GL a fazer de menino Jesus e, por exemplo, os Migueis Damas desta vida a zurrar e a bufar para cima da criatura.

    Se dependesse dele o presépio nunca existiria porque se lhes eprguntassem como devia ser não diziam nada.

    Mas mal ele estivesse feito e o berço tivesse palha devia ter algodão, se tivesse algodão devia ter lã, se tivesse lã tinha que ser branca e mas se tivesse alguma destas coisas e corresse mal ele desmarcava-se logo e dizia que bem lhe parecia que a coisa ia correr mal.

    Estes gajos estão sempre certos, nunca falham, e usam um discurso pretensioso (síndroma de Estocolmo? LOL)mas tão oco como o espaço que têm entre as orelhas.

    ResponderEliminar
  22. Parabens ao Vitor Ribeiro pelas palavras que me dirigiu. Um bem haja por tamanha capacidade de leitura da minha pessoa.

    Um prospero e santo natal tambem para si

    SL

    ResponderEliminar
  23. A imagem não me choca e acho a ideia muito boa (e leões como a Naide Gomes e João Benedito também pensam o mesmo).

    Choca-me sim que haja uma Corrida de Touros associada ao Sporting.


    ResponderEliminar
  24. Leão de Alvalade,

    não queres falar de uma empresa, da qual PPC é administrador, que já agencia alguns jovens jogadores do Sporting ?

    Não queres falar do amigo do PPC, do Pedro Cunha Ferreira que é actualmente o Director da Academia e do futebol de formação ?

    SL

    ResponderEliminar
  25. "Choca-me sim que haja uma Corrida de Touros associada ao Sporting."

    Completamente de acordo! E não provoca nem um milésimo da celeuma que uma capa do jornal do Sporting...

    ResponderEliminar
  26. José Duarte,

    eu também leio os rumores que circulam por aí, alguns até me chegam antes de ser postos a circular, mas não tenho por hábito comentar rumores.

    Conhece algum jogador agenciado por PPC ou foi só de ouvir dizer, ou de sabedoria importada do FB?

    E se PPC agencia jogadores há alguma limitação que o impeça?

    Ou prefere que eles sejam agenciados por benfiquistas que até não são aasim tão poucos?

    Ou por acaso eu,na minha qualidade de Sportinguista não posso agenciar jogadores, ser fornecedor do clube ou ter qualquer outro relacionamento comercial, desde que legal e transparente?

    Ou o meu caro também é daqueles que acha que o Sporting paga muitas comissões, logo alguém anda a comer à grande e à francesa, e depois quando a concorrência paga mais e leva jogadores que nos interessam também vem gritar aos 4 ventos que são todos os incompetentes?

    E qual é o problema de o PCF ser director da ACademia,não tem como qualquer outro ser avaliado pelo seu trabalho? Ou também era dos protestavam porque o Mil Homens era um lampião, queria que fosse um Sportinguista, mas não pode ser nunca o que foi chamado, tem de ser sempre o que não foi?

    O Sporting também é isto não é?

    ResponderEliminar
  27. Quais foram os méritos do PCF aka "mauras" para ser director da academia?

    ResponderEliminar
  28. São vícios que se apanham no facebook, mas gostava de ter um botãozinho com "gosto" para clicar no teu último comentário, Leão de Alvalade. Satura não satura?

    ResponderEliminar
  29. FCS,
    Suponho que a pergunta me seja dirigida.

    Antes de mais obrigado por essa pérola da cultura forista verde e branca.

    A quem cabe responder a essa pergunta é a quem fez a escolha eu apenas a posso comentar.

    E eu pergunto porque não? Havia alguma coisa que o impedisse ou não o recomendasse para um lugar de cariz administrativo?

    O PCF está ligado à Academia há cerca de um ano. Se usares o mesmo critério para julgar a sua actuação que usas para GL, que são os resultados, só podes concluir que para já ele tem trabalhado bem.

    A Academia continua a ser uma referência mundial,os resultados das equipas de formação, das bases até à B, são bons.

    Ou não?

    Ou quem deveria estar no seu lugar?

    ResponderEliminar
  30. ah muito obrigado.

    Olha que não lhe conheço qualquer qualificação ou competência para o cargo. Claro que posso estar enganado.

    Na minha modesta opinião o critério devia ser esse, qualificação para o cargo e/ou um percurso.

    Um exemplo, o Diogo Matos, faz parte dos quadros do clube há vários anos, foi formado no clube, imagino que esteja perfeitamente identificado com o clube e com os seus objectivos.

    Outra hipótese seria alguém proveniente do quadro de treinadores da formação, também mais uma vez na sequência de um percurso meritório no Sporting

    Eu gostaria mais de ver essa filosofia no Sporting.

    Parece-te assim tão disparatada?

    ResponderEliminar
  31. FCS,

    Conheces o percurso profissional do PCF para te poderes pronunciar sobre as suas habilitações ou julgas à priori que é mau "mas podes estar enganado"?

    Percebes o quão perniciosa é essa postura para o clube?

    E porque se haveria de deslocar o Diogo Matos de uma actividade que faz bem (a expansão da marca) para outra só porque talvez fosse bom a fazer outra coisa?

    Outra hipótese para o lugar do PCF seria um treinador dos quadros de formação e o PCF ou outro com um percurso ligado à administração ia para treinador?

    Eu não gostaria dessa filosofia no Sporting e não gosto desta superficialidade de análises. Acho que o Sporting precisa de mais e melhor.

    ResponderEliminar
  32. Ana, tenho estado a trabalhar nisso,quem dera que o Pai Natal me permitisse dar-te esta prenda.

    De facto satura mas isso é o menos porque com isso podemos nós bem. Mas o pior disto é que quem tem uma boa vida pessoal e profissional e tem qualidades para ser um elemento válido para o clube tem que ,mais do que amor ao clube, ser masoquista para se dispor a aturar isto e abdicar de tudo o resto.

    ResponderEliminar
  33. Não, não conheço. Tu conheces? Alguém conhece?

    Apontei o Diogo Matos como exemplo. Não disse "o" Diogo Matos, mas sim como exemplo.

    "e o PCF ou outro com um percurso ligado à administração ia para treinador?"

    Onde é que eu sugeri isto?

    ResponderEliminar
  34. @FCS, as suas impressoes sao as certas, e nos proximos 10 anos o Sporting pagara o respectivo preco. Sera uma factura pesada.

    ResponderEliminar
  35. FCS,
    Conheço, mas cabia-te e a todos que comentam a situação conhecer primeiro antes de comentar.

    Não se pode andar a criticar pela negativa presumindo à priori que as pessoas não prestam.

    De facto não sugeres que PCF vá para treinador eu é que pergunto se vais sugerir isso quando te vejo sugerir um treinador para um cargo de administração.

    Já agora sabes qual é conteúdo funcional do cargo que PCF ocupa?

    ResponderEliminar
  36. Do Mauras, conheço os seus escritos e a sua falta de espinha.

    Sei também que foi eleito e rapidamente passou para um cargo remunerado.

    O que não sei é como podemos andar nisto há 15 anos e não fazer o balanço, olhar para o caminho que nos trouxe até aqui.

    Sempre a ser enganados e iludidos, com o Grande Projecto Imobiliário que nos ia por a salvo de tudo, passando pela criação de inúmeras empresas, sabe-se lá para quê, as muitas e variadas reestruturações financeiras.

    Cada vez vamos mais fundo e continuamos a insistir.

    Vamos remando, remando para o alto mar e quem quer voltar para trás é que está errado.

    Como estaria o Sporting se tivéssemos sido todos menos crédulos.

    Acredito que muito melhor.

    ResponderEliminar
  37. O Sporting é um festim de incongruências e cenas caricatas.

    Contratam um treinador para o lugar de manager para supervisionar todo o futebol, que vem dizer que é treinador e que acha possível ganhar, ele, o prémio de melhor treinador da próxima época. Nas barbas de Vercauteren?

    Não...

    Isto é um "IN YOUR FACE, FRANKIE!", como já li em qualquer lado. Os jogadores já sabem a quem obedecer.

    FV é neste momento para JF o que Oceano foi para FV durante aquele mês que esteve "só a ver", mas vai ter de aguentar até ao final da época, que JF não se quer queimar tão cedo e GL quer poupar o seu trunfo para uma fase mais adiantada do jogo. Se as coisas correrem mal FV paga o "pato", se melhorarem foi porque o treinador era JF.

    Mais uma entrada a medo, carregada de conteudo tático-politico, a sobrepor-se ao essencial, a arte de criar condiçoes a uma equipa para jogar à bola.

    O 4.º treinador (sem Oceano) em época e meia. Mas há alguma hipótese?

    ResponderEliminar
  38. Leão de Alvalade, não precisa de apagar comentários só porque não gosta do que lê.

    ResponderEliminar
  39. Virgilio

    Ontem dizias que era muito pior ter a corrida Sporting. O presidente fez-te a vontade...lol....diz que é toureiro e está preparado para a faena. Querias melhor? LOL

    SL

    ResponderEliminar
  40. MM,

    removerei sempre qualquer comentário seu que aqui deixe e que constitua uma provocação.

    Foi por isso que removi o anterior e o actual por lhe fazer referência. Não tem nada a ver com "gostar do que leio" no sentido de concordar ou discordar.

    ResponderEliminar
  41. Sporting Clube de Portugal

    Futebol:
    A - 10º lugar 12 pontos
    B - 2º lugar 37 pontos
    Juniores - 1º lugar (isolado)
    Juvenis - 1º lugar (partilhado)
    Iniciados - 1º lugar (partilhado)

    Futsal:
    Seniores - 1º lugar (isolado)
    Juniores - 1º lugar (isolado)
    Juvenis - 2º lugar (1º Sassoeiros)
    Iniciados - 1º lugar (isolado)
    Infantis - 1º lugar (partilhado)
    Benjamins - 1º lugar (partilhado)

    Andebol:
    Seniores - 12º lugar
    Juniores - 1º lugar (2ª fase - serie C)
    Juvenis - 3º lugar ( " " " ")
    Iniciados - 2º lugar ( " " " ")
    Infantis - 5º lugar ( " " " ")

    Hoquei Patins:
    Seniores - 12º lugar
    Juniores - 1º lugar (2ª fase - serie C)
    Juvenis - 3º lugar ( " " )
    Iniciados - 2º lugar ( " " )
    Infantis - 5º lugar ( " " )

    Ténis Mesa:
    Seniores 1ª Divisão - 1º lugar (isolado)
    Seniores 2ª Divisão - 1º lugar (isolado) SLB 5º

    Rankings Nacionais Tenis Mesa:
    Seniores Masculinos:
    1º Ricardo Oliveira SCP
    2º Diogo Chen SCP
    3º João Seduvem SCP

    Juniores Masculinos:
    1º Nuno Martinho

    Cadetes Masculinos:
    1º João Alves


    ResponderEliminar
  42. Basquetebol Feminino: 2ª Divisão Zona Sul

    2º lugar - 15 pontos ( 1º SLB 16 pontos)


    Rugby: 2ª Divisão Zona Sul

    2º Lugar - 15 pontos (1º Beira-Mar Gaiense 18 pontos)

    Curiosidade: SLB ultimo classificado da 1ª Divisão com 9 jogos e 0 pontos.

    Natação: Campeonato Nacional de clubes
    * A decorrer neste fim-de-semana

    Masculinos:
    1º SCP - 31 pontos
    2º FCP - 23 pontos
    3º Famalicão - 21 pontos
    Sporting procura revalidar o titulo

    Femeninos:
    1º FCP - 30 pontos
    2º SCP - 25 pontos
    3º Gesloures e Amadora - 20 pontos
    FCP tenta o penta.


    Judo: Campeonato Nacional

    Seniores Masculinos:
    -100Kg Jorge Fonseca 1º lugar

    Seniores Femeninos:
    -57Kg Doina Babcenco 1º lugar

    Sub23 Femeninos:
    +78Kg Lina Antunes 1º lugar

    Cadetes Femeninos:
    +78Kg Elsa Mendes 1º lugar

    ResponderEliminar
  43. Este post deu algum trabalho e requereu algum tempo. Está disponível para quem o quiser utilizar.

    Não serve para mais nada do que demonstar que o Sporting é um clube ecletico e com uma formação de excelência e não só ao nível do futebol.

    Tenho imensa pena que no site do nosso clube não esteja toda esta informação coligida e disponível para qualquer sportinguista.
    Na imensa blogosfera sportinguista há muitos sites e blogues, mas a maioria nem liga a outra coisa que não futebol. Os que ligam a mais que futebol, vão dando destaque a outras modalidades, mas nunca tão aprofundadamente, pois limitam-se a coligir dados que saem em jornais ou sites.
    Esta era uma informação que devia estar acessível a qualquer verdadeiro amante do SCP todas as semanas.
    Parece-me que deve haver alguem responsavel pelo nosso site que o consiga fazer.
    Se assim não for fação o favor de pedir ajuda que logo aperecerão 1.000 sportinguistas; como eu, que não renegarão essa ajuda.

    PS: Desta vez o tempo não deu para mais. Desculpas a outros modalidades que não forma incluidas.

    ResponderEliminar
  44. A pressa dá em erros crassos, as minas desculpas:

    Obviamente: FEMININOS

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)