quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O que melhoramos depois de Sá Pinto?

O jogo de hoje, ante o Videoton, encerra a participação do Sporting nas competições europeias e equipa, além de ter que salvaguardar o prestigio do clube que representam, pouco mais poderá fazer. Eventualmente o resultado, se positivo, pode ser importante para o reforço da confiança da equipa, que tão precisada está. Mas serão jogos tão diferentes, que colocarão desafios de ordem táctica tão diferente que, ao invés de um treino, quase poderia ser considerado uma perda de tempo na preparação do derby de segunda-feira. 

 Este foi precisamente o último adversário antes do abandono de Sá Pinto. Sem dúvida que esse foi o jogo que deixou provado sem qualquer remissão o desastre táctico em que a equipa se afundou, arrastando nesse naufrágio praticamente toda a esperança de uma época normal. As consequências desse momento acabaram por ditar também a decapitação do departamento de futebol, com as saídas de Carlos Freitas e Luís Duque.

Ora a saída de Sá Pinto ocorreu há 2 meses e talvez esteja na altura de aferir a evolução da equipa, tendo sob mira o objectivo primordial de uma chicotada psicológica: melhorar a produção da equipa de forma a obter melhores resultados.

Parte do balanço já aqui realizei anteriormente em post sob o titulo "fazer ao contrário e desejar/exigir que saia direito". Aí referi-me sobretudo às decisões tomadas na sequência do abandono de Sá Pinto, a interinidade de Oceano até se chegar à solução Vercauteren. 

Olhando para o que foram estes 2 meses e o estado em que a equipa se encontra parece que o tal jogo com o Videoton foi ontem, parecendo que Vercauteren ainda não conseguiu fazer o diagnóstico necessário para mudar alguma coisa de estrutural. Os males do tempo de Sá Pinto continuam bem evidentes: sofrem-se golos de toda maneira e feitio e continuamos com imensas dificuldades em criar jogo ofensivo e por isso os golos também aparecem pouco. A preocupação é muita e ainda se justifica mais se atendermos à qualidade dos adversários, excepção feita ao SCBraga e FCPorto.

Não deixa de ser sintomático que Vercauteren continue a insistir na questão física quando do ponto de vista táctico tudo parece na mesma. No domingo um diário desportivo dava conta de um surpreendente regresso ao passado, com Vercauteren a levar os jogadores à praia. Não consegui aceder à noticia não conseguindo por isso perceber o que lá foram fazer os jogadores. É que esta é uma prática abandonada desde os finais dos anos 70 no que à preparação física diz respeito e, com tanto por fazer do ponto de vista táctico (veja-se o golo com a selecção do Algarve...) é pelo menos outra perda de tempo.

Esta continua para mim a ser a questão central - o que se treina e as opções tácticas - e a que leva a que continuemos a sentir enormes dificuldades para vencer adversários consideravelmente mais fracos do ponto de vista individual. Sem a resolver continuaremos a alimentar a profunda crise em que nos encontramos. A menos que se entenda que o Rio Ave, o Estoril, o Moreirense, o Videoton e outros tenham melhor plantel que o Sporting...

Como é evidente, com as soluções adoptadas e as escolhas já feitas os dados foram já lançados e quem as tomou vai ter que jogar com o que eles ditarem. Mas é importante reflectirmos todos, dirigentes (sobretudo) e até nós adeptos, sobre o suporte há para a tomada de decisões, e o que procurava o Sporting em Carvalhal, Paulo Sérgio, Domingos, Sá Pinto e Vercauteren. É que às tantas o que eles tinham para nos dar era bom para outras equipas onde tiveram sucesso, mas é insuficiente para nós...

21 comentários:

  1. Tens algum link para ver os golos desse jogo contra a selecção do Algarve?

    ResponderEliminar
  2. Este é um jogo onde o Sporting tem mais a perder que a ganhar. Ganhar não será extraordinário e o dinheiro arrecadado será sempre pouco.
    Se perder só virá agravar ainda mais o estado anímico dos jogadores e enfurecer ainda mais os adeptos. Criando uma desmobilização ainda maior.

    Quanto ao Vercauteren, já percebemos que não foi a 1ª escolha e que dificilmente será o treinador para a próxima época.
    Veremos se tem tempo para colocar a equipa a jogar á bola ou se o tempo só lhe chegará para os colocar a correr.
    Não me parece que vá fazer grandes floreados, pois o que se lhe pede é a qualificação para a Chanpions, contudo e para sermos realista se conseguir um 4º lugar não fará pior que os antecessores.

    ResponderEliminar
  3. A questão deveria ser antes,o que melhorarmos depois de Domingos?

    Se calhar estaríamos um pouco melhor...ou não...

    De qualquer forma o problema claramente é estrutural e não de os treinadores que passaram neste mandato do Eng Godinho Lopes.

    Neste momento fica a ideia que já não existe projecto(isso é uma certeza claro)e que se dirige o clube á base da sorte e aleatoriedade.

    Hoje tenta se uma medida nova para ver se pega e amanhã outra novamente(depois da outra ter falhado...).

    Assim vai ser complicado o Sporting reverter esta situação que se encontra.

    ResponderEliminar
  4. Mike:

    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=608201&tm=3&layout=122&visual=61

    Jalex:

    Hoje admito perfeitamente essa discussão porque é difícil de imaginar que com Domingos jogássemos tão mal. Mas é preciso lembrar que, quando ele saiu estávamos em 5º lugar, campeonato já perdido e nem às reservas do Moreirense ganhávamos.

    Nunca saberemos se teríamos ido tão longe como fomos na UEFA ou se teríamos ganho ou não a Taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Confesso que eu não sou a pessoa certa para falar do Domingos,pois tal como muitos outros também exigi a sua saída.

    E nunca escondi que não gostava de Domingos como pessoa(não tenho a memória curta e nunca me esquecerei de algumas atitudes que teve como jogador e inclusive treinador em outros clubes).

    Mas fazendo uma analise honesta aos treinadores que passaram neste mandato parece me que Domingos foi o melhor de todos.Alias algumas das ideias que tinha para o melhor funcionamento do clube hoje não tenho problemas em admitir que eram as decisões correctas.

    Mais que os resultados parece me hoje que Domingos foi sobretudo vitima das mudanças que queria implementar e foram mal vistas em alguns sectores do clube.

    Não digo que seriamos campeões com ele!Também ele esteve mal em algumas situações que não vale a pena perder tempo a enumerar.

    Mas como digo para ser justo a questão que coloco a mim mesmo seria onde estaríamos agora com Domingos.

    A probabilidade(enorme) contudo seria de estarmos exactamente igual.Pois como disse anteriormente acho que não há dúvidas que o problema é estrutural e não dos técnicos que por cá tem passado.

    Com este nível de dirigismo caótico é complicado um treinador ter sucesso no clube.

    Esperemos pelas soluções financeiras(hipotéticas...ver para crer!) que vão nos ser apresentadas(e obviamente os gestores que serão consequentemente inseridos no clube).

    ResponderEliminar
  6. Parece me claro que não há muito a fazer por parte dos treinadores, e que eles vão ser sempre (e com razão) desculpabilizados enquanto os verdadeiros problemas se mantiverem. Nem o Mourinho conseguia pôr este Sporting a ganhar. Basta! Devolvam nos a esperança! Estão a minar as bases do nosso futuro, quem são as crianças que se vão assumir Sportinguistas neste contexto?

    ResponderEliminar
  7. Venha lá esse clássico

    http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/480389_451375301577497_1660594563_n.jpg

    ResponderEliminar
  8. Levar os jogadores à praia é uma prática abandonada nos finais dos anos 70?? Quando uma pessoa não sabe não inventa.
    Este é um problema crónico dos adeptos.
    Não percebem nada de futebol, nem de desporto.
    À conta disso grandes craques foram assobiados em Alvalade. Querem nomes? Tragam-me uma folha A4 como dizia o outro.
    Começa-se a pôr em causa a competência técnica do mister com atoardas que não lembram nem ao menino Jesus.

    ResponderEliminar
  9. B, Jalex

    Ajudava a perceber melhor os vossos argumentos se fossem mais concretos, especificando o que consideram mal feito, relativamente a:

    "Pois como disse anteriormente acho que não há dúvidas que o problema é estrutural e não dos técnicos que por cá tem passado.

    Com este nível de dirigismo caótico é complicado um treinador ter sucesso no clube."

    "... enquanto os verdadeiros problemas se mantiverem. Nem o Mourinho conseguia pôr este Sporting a ganhar."

    Isto porque quer Domingos quer Sá Pinto tiveram muito do que os seus antecessores não tiveram, sobretudo ao nível da formação do plantel.

    Ou será que a crise não começa exactamente na falta de "unhas" dos treinadores e propagando-se depois à direcção?

    Alguma vez estaríamos nesta situação se não fossem os resultados?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo 13:52

    Então diga-me lá quantos teinadores de topo que, com a época a decorrer levam os plantéis para a praia, ainda que duvide que ainda haja quem os leve nos trabalhos de inicio de época.

    Enquanto procura talvez queira ler isto:

    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2012/11/4-diagnosticos-sobre-o-sporting.html

    ResponderEliminar
  11. Também concordo que são precipitadas, para além de completamente extemporâneas, análises ao treinador. A questão da praia é sintomática quando se continua: - "... Não consegui aceder à noticia não conseguindo por isso perceber o que lá foram fazer os jogadores..." Não haverá mesmo ninguém em Alvalade que já tivesse passado dos anos setenta? Até campeões mais recentemente.

    ResponderEliminar
  12. Levar jogares à praia é simplesmente ridiculo...qdunado se tem tanto trabalho táctico para fazer então é completamente estupido.

    Mas de um treinador que deixa André Martins e Adrien fora das escolhas iniciais (as informações passadas pelo Oceano devem ser assustadoramente mediocres) eu sinceramente não espero muito.

    Elias, Schaars, Gelson, Xandão e Jeffren obrigadinho mas podem saltar em Janeiro!

    João Couto

    ResponderEliminar
  13. Também li a noticia da praia, mas não associei a trabalho fisico mas sim a mental, retirar os jogadores do seu habitat rotineiro e ir para um ambiente diferente.

    Vercautreen em recente conferência de imprensa falou de diversos trabalhos que tinha de fazer com a equipa, resumidamente, tinha trabalho em todas as áreas fisica, mental, técnica e táctica.

    Já se vai notar diferenças hoje? Espero que sim e isso será de imediato visivel no onze inicial.

    Contudo tenho uma opinião pessoal vincada, esta equipa funciona melhor em 442 do que em 433, ou ainda mais concretamente com dois apoios no centro do ataque do que com apenas um.

    Invariavelmente tenho gostado de Viola sempre que tem jogado (ao contrário de Labyad p.ex.) e mantendo-se erros tácticos relevantes eles são minorados pela melhoria generalizada da equipa num sistema com mais opções de apoios avançados.

    ResponderEliminar
  14. Caro Leão de Alvalade,
    Obviamente não vou procurar que treinadores é levaram os jogadores para a praia, para o campo, para o sintético, para o pavilhão, para o ginásio, etc.
    Tenho coisas mais importantes para fazer.
    Porém, posso-lhe dizer que conheci um treinador de atletismo chamado Robert Zotko, da selecção ex-união soviética que depois do desmembramento da URSS trabalhou em vários países tais como Cuba, Itália e por último Portugal (onde veio a falecer). O Robert Zotko era um treinador de vanguarda em termos treino e era um adepto de determinados tipos de treino na praia. O Zotko foi treinador de Javier Sotomayor, campeão olímpico e recordista mundial.

    ResponderEliminar
  15. Sobre o tema principal penso que todos já chegámos à conclusão que SP perdeu o pé.
    Iniciou com um sistema táctico que preparou na pré-época(4x2x3x1),foram feitas contratações para esse sistema(e um modelo de jogo) e quando verificou que as coisas não funcionavam, quis mudar.

    Com a época em andamento foi o desastre.
    Curiosamente acho que o nosso maior erro não foi não termos um 2º avançado mas,1)não conseguirmos colmatar a saída de Matias(A.Martins e Adrien,os escolhidos de SP, não convenceram)e 2)a revolução efectuada no centro da defesa.Se adicionarmos Cedric,a defesa era praticamente nova.

    A forma incompetente como A SAD geriu toda a situação completou o desastre.
    O que mudou?Nada.
    Esperava que Vercauteren já tivesse obtido outros resultados.Mas espero que os resultados apareçam.

    A questão da praia:

    Se Verc. levou os jogadores à praia,deve ter sido para ver o mar.Literalmente.
    Os profissionais falam na fadiga central(psicológica)como algo que pode ser tão ou mais prejudicial que a fadiga física.
    Os jogadores do Sporting devem ter muito mais esta fadiga do que a física.

    Usar as folgas como estratégia para a combater(Paulo Bento e Carvalhal usam-na e Verc.,aparentemente também) é um dos métodos .
    Portanto acho que os jogadores foram à praia passear.
    Não posso acreditar que tivessem ido trabalhar.

    Ou então.com estes dias,Verc. esperava que a maré lhe levasse alguns jogadores.
    Um bocado radical,talvez.

    ResponderEliminar
  16. Continuo a pensar que deveriamos ter tido paciência (fora os trocadilhos) com Domingos.

    ResponderEliminar
  17. MF, pode até ter feito um bocadito de ambas.

    F., nós nem com o Bobby Robson tivemos paciência. O único que se pode gabar disso foi Paulo Bento e a esse retiraram a equipa...

    ResponderEliminar
  18. Leão de Alvalade

    Nem me vou atrever a aprofundar esse assunto!Já reparei que é tema sensível pela a forma como reagiu.

    É minha opinião e parece que é claramente a oposta a sua,fiquemos então por aqui.

    SL

    ResponderEliminar
  19. Anónimo,

    Até um leigo sabe que o treino de um velocista ou saltador é completamente diferente de um jogador de futebol.

    Jalex
    Pedi-lhe apenas que aprofundasse o seu comentário e não ficasse por generalidades.

    Isto para podermos perceber o que considera serem os "problemas estruturais".

    Nem contestei a sua opinião.

    Se alguém parece sofrer de hipersensibilidade não sou eu.

    ResponderEliminar
  20. Assim de repente e que me lembre e já depois do adiar do jogo para amanhã, com implicações mais que evidentes para o derby, sobretudo os primeiros 45' contra o Braga.

    ResponderEliminar
  21. Acho que Carvalhal só foi um erro pela forma em que foi escolhido, JEB não conseguiu assumir a sua escolha e não percebo porquê já que a seguir quanto a mim veio um pior. Gosto de Carvalhal e penso que se lhe tivessem dado tempo poderia ter feito alguma coisa na altura.
    Para mim a desilusão foi Domingos, esperava mais e não percebo porque não conseguiu fazer melhor.
    O Sá Pinto que substituiu Domingos não parecia o mesmo que pegou na equipa esta época e isso é algo que também não consigo entender.
    Quanto ao actual treinador...ainda não consegui ter uma opinião e para já quanto a mim nada mudou desde que Sá Pinto saiu.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)