quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Sporting está unido

Todos os Sportinguistas o assumem: do ponto de vista desportivo este é o pior momento da história do Sporting. Se não é, é pelo menos o pior das nossas vidas. No entanto os comportamentos permanecem iguais aos de sempre, como se o Sporting vivesse no melhor dos seus dias. O resultado pode ser o eclodir de uma tempestade perfeita, cujos sinais parecem estar a ser ignorados, como se o Sporting pudesse permanecer eternamente intangível a todos os danos.

Ora, quer do ponto de vista desportivo quer financeiro o Sporting nunca terá estado tão exposto. Do ponto de vista da sua sua massa associativa, esta está mais fragmentada do que nunca, vivendo-se um clima irrespirável e insano. 

Esta é uma realidade nova para nós. E é muito mais complexa do que pode parecer à primeira vista pelo que a reflexão e cautela deveriam substituir-se aos raciocínios simplistas e aos velhos chavões do discurso Sportinguista. 

Vercauteren não tem conseguido distanciar-se da imagem de mais uma escolha errada e de uma perda de tempo mas, reflectindo 5 segundos, sou levado a concluir que nem na Bélgica seria campeão se a sua proposta de jogo fosse sequer semelhante ao que temos visto. Por isso urge perceber porque não consegue introduzir a mais pequena diferença estando cá a tempo suficiente para o fazer.

Quem viu o Wolfswinkel falhar o penalty com o Nacional pode pensar que ele fez de propósito (porque quer ir para um clube que lhe pague mais e que o livre dos nossos problemas) ou que o peso do momento nas camisolas e nas botas é tão grande que torna a baliza demasiado pequena, mesmo que vista apenas a 9 metros e apenas com um guarda-redes pela frente.Não era mais fácil do que marcar aquele golo, ontem, de cabeça?

Há quem ache insultuoso pensar que o Sporting luta neste momento pela manutenção na primeira liga. Essa é porém uma realidade insultuosa "apenas" para a grandeza de um clube como o nosso. Mas essa grandeza, que nos advém do passado rico e da importância do clube no mundo, não joga à bola. Quem joga à bola é a equipa e, a manter-se a jogar ao nível que o faz, não sairá da posição em que se encontra, sendo mais provável descer do que subir na tabela.

Talvez estivesse na hora de perguntar aos adeptos do FC Borússia Mönchengladbach, do Nottingham Forest, Newcastle, Atlético de Madrid, - exemplos aleatórios - se ainda hoje acreditam que descer de divisão era possível. Bom, pelo menos os do Nottingham não poderão desmentir o pesadelo, porque ele é ainda uma realidade...

Não pretendo aqui fazer o apelo ao discurso da união, porque não acredito nas suas premissas, pelo menos se ele significar a unicidade de pensamento ou uma lobotomia ao sentido critico. No essencial o Sporting está unido: no passado que nos é comum e no que o futuro nos trouxer. O barco é o mesmo e se for ao fundo não leva apenas o Godinho Lopes. Com ele vai também o Bruno de Carvalho, o Pedro Baltazar o Joaquim, o José, a Maria ou Ana, e cada um de nós. Talvez esta, mais do que gritar, seja a hora de simplesmente remar.

30 comentários:

  1. Ontem uma pessoa que conheço e que pouco ou nada sabe de futebol saiu-se com esta:

    "O tempo só ajuda as pessoas capazes"

    Parece-me que acenta que nem uma luva.

    ResponderEliminar
  2. FCS,

    Essa é uma asserção que tem comprovação até na caixa de comentários deste blogue.

    ResponderEliminar
  3. Sou sócio do SPORTING, eu AMO o SPORTING, mas infelizmente não posso ignorar o que diz meu coração, e remar remar remar, sem rumo!

    Quem mais achincalha o nosso SPORTING é godinho lopes e a sua direcção, são escândalos atrás de escândalos, Escândalos desportivos, financeiros e de corrupção!

    O pior cego é o que não quer ver!

    É óbvio que o Sporting precisa de estabilidade, mas não vale a pena fingir que gostamos de Godinho Lopes, fingir que está tudo bem e ficarmos calados, só para dar uma estabilidade falsa! O Godinho Lopes consegui gerar ódios de tal maneira, que o Sporting já mais terá estabilidade, enquanto este franquismo e incompetente líder, for o "nosso" presidente, não vale a pena enganar-nos a nos próprios, e continuar a arrastar esta situação! É por demais evidente que os Sportinguistas odeiam Godinho Lopes!

    Para o bem do Futuro do SPORTING, precisamos de eleições e já!!!

    ResponderEliminar
  4. Não percebi. Imagino que também não seja para perceber ou teria resposta.

    ResponderEliminar
  5. Penso que o que o "Leão de Alvalade", quis dizer, foi que uma das provas que a sua frase, "O tempo só ajuda as pessoas capazes" assenta que nem uma luva na nossa realidade, é que já se deu muito tempo a Godinho lopes, e a opinião das pessoas sobre godinho, através da caixa de comentários do blogue, só tem piorado e de que maneira, à medida que o tempo passa!

    Não vale a pena ignorar mais a realidade, e continuarmos a arrastar esta situação! Não precisamos apenas de um rumo diferente, mas sim e tb de um novo líder!

    Precisamos de eleições, percam o medo, não vai ser o fim do mundo, já havia vida antes de Godinho, e haverá vida depois de Godinho!

    ResponderEliminar
  6. "O barco é o mesmo e se for ao fundo não leva apenas o Godinho Lopes."

    Está a confundir o meu Sporting com Godinho Lopes. Não sei quais são as suas motivações. Mas isto é em tudo idêntico ao que se passou no outro lado da segunda circular. Temos um Vale e Azevedo, agarrado ao poder com unhas e dentes, que destrói o Clube a cada dia que passa. Só falta arranjar um argumento para acabar com a formação, e em tudo se assemelha. E continua a recolher aplauso e protecção de alguns sectores da massa adepta, como é o caso deste blog.

    E tenho dúvidas de que iremos lá com uma "operação coração".

    ResponderEliminar
  7. Somos todos sportinguistas e cada um de nós tem uma visão do clube, logo são milhões de visões.
    O que a mim me faz uma enorme confusão e me intriga sobremaneira é esta inaptidão para num dos momentos mais graves do clube; porque já houveram outros, não se conseguir sequer dialogar. Porque seja neste blogue, seja no Conselho Leonino, seja numa AG, seja num qualquer programa de televisão onde o debate sobre o Sporting seja feito por sportinguistas, há sempre a tendência subliminar para descriminar e apelidar quem tem outra visão que não a nossa.
    O espectáculo proporcionado pelos sportinguistas ditos notáveis; sejam dirigentes actuais ou passados, sejam ex-jogadores, ex-treinadores, etc, é tão degradante como o que se passa na caixa de comentários de qualquer blogue sportinguista.
    Bem sei que o momento proporciona e exponencia esse tipo de sentimentos, mas parece-me que se chegou a uma intolerância tão, tão grande que tenho mais medo da desmobilização (e agora é que pode ser mesmo uma desmobilização grave) que da troca de acusações.

    Nem me atrevo a fazer qualquer apelo á UNIÃO, porque até tenho medo de ser mal interpretado.

    PS: Neste momento tão grave não haverá um grupo de sportinguista que consiga congregar todos os outros junto de si na busca de soluções.
    E aqui não falo do A, do B, do C, de eleições de outra qualquer coisa. Falo de actos concretos e objectivos. Pode ser com este, pode ser com outro Presidente, mas o Sporting precisa de soluções com alguma urgência.

    ResponderEliminar
  8. pedro cunha batista,

    Não preciso de interpretes ou porta-voz e, se vier a precisar,não estarás entre os convocados.

    Pedro S
    Pode ser que seja assim e esteja a confundir com o teu sporting mas não com o Sporting de todos os Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  9. O que disse ao "FCS", não foi com o intuito de ser teu "porta voz", mas sim com o intuito de tentar esclarecer a pessoa em causa!

    Não jogamos na mesma equipa! O meu SPORTING também é diferente do teu!

    ResponderEliminar
  10. O godinho está a tentar destruir o Sportinguismo. O que me deixa triste é que está a conseguir. As pessoas estão se a desligar do Clube, o Sporting é mais uma grande preocupação, neste momento de outras grande preocupações. Quantas vezes já não ouvi pessoas a dizer que entregaram o cartão de sócio? Com o argumento que isto não é o Sporting pelo qual se apaixonaram... Godinho sai, temos que estancar esta debandada! A bem ou a mal, pelo Sporting tudo!

    ResponderEliminar
  11. LdA

    Um dia vais-me dar razão. Não adianta ser moderado com talibãs. O extremismo e a cegueira são tais que só ficarão satisfeitos quando lhes derem o que estão a pedir. Pergunto-me a mim mesmo para que servem os adeptos se é apenas para se comportarem como gajas histéricas, tipo Castelo Branco, e nos piores momentos nunca conseguem usar os neurónios e apenas os intestinos.


    ResponderEliminar
  12. LdA:

    Desiste. Pura perda de tempo. Só descansam uns qd (A) virem GL sair e outros qd (B) para além do apontado em (A) virem BdC ser eleito. (A)+ (B) = mt próximo de 100% do sentimento da massa adepta / associativa do SCP neste momento, a ter em conta as reacções que noto nas redes sociais, na rua e nos cafés... A emoção exacerbada pelo descalabro da principal equipa de futebol, predomina e não dá margem para mais nada.

    Futurologia (ou nem por isso...): alguns que se enquadram no cenário (A) e aqueles que se enquadrem no (B) continuarão o seu trabalho de cepa, principalmente se nas futuras eleições for eleito outro qlq candidato que tenha o mínimo contacto com o 'roquetistismo', imagine-se Pedro Baltazar p.e. (com um pensamento mt semelhante a FSF e 'roquetista' dos sete costados...já andou pela SAD enquanto investidor e desinvistidor) e/ou no caso de não se começar a ganhar dentro do relvado no imediato (prazo máximo: 2 épocas...). Se assim for, voltaremos inexoravelmente e de forma célere à contestação. Queira ainda Deus que os resultados das próximas eleições não sejam tão equilibrados qt os da passada, senão estamos sujeitos a que se repitam as miseráveis circunstâncias que assistimos em Março de 2011... E o novo presidente nem saberá o que é ter paz.

    Eu aguardo (pouco) serenamente pelo evoluir da situação na certeza de que independentemente do que vier a acontecer cá continuarei com o SCP no coração para sempre. Não mexo nem mais uma palha, nem darei mais uma opinião que se relacione com politiquices até que se resolva a actual situação, por uma razão: fartei-me.

    Entretanto vou riscando (tb posso?) nomes. A minha lista negra:

    Luiz Godinho Lopes
    Bruno de Carvalho
    Eduardo Barroso (javardo!)
    Pedro Baltazar
    Paulo Pereira Cristóvão
    José Eduardo Bettencourt (javardo!)
    Filipe Soares Franco (javardo!)
    Carlos Barbosa (javardo!)
    José Roquete
    António Dias da Cunha
    Pedro Santana Lopes
    José Sousa Cintra
    Miguel Ribeiro Telles
    Ernesto Ferreira
    José Eugénio Dias Ferreira
    Rui Oliveira e Costa
    Nobre Guedes
    Sérgio Abrantes Mendes
    Zeferino Boal
    José Maria Ricciardi
    João Rocha
    Braz da Silva
    Neste momento não me recordo de mais 'nomes' mas tenho a certeza que ainda sou gajo para 'queimar' mais alguns... Aliás, td o que aqui está aqui em cima, como bom sportinguista que sou, NADA PRESTA.

    Uns pq perdi completamente a confiança (BdC e PPC), outros pq no SCP td é possível e não quero ver cromos repetidos (JRs e DdC), outros ainda por terem uma concepção do SCP que não é a minha (PB), outros pq são antigos ódios de estimação (os catalogados, carinhosamente, de “javardos”), outros pq já não têm idade para isto (DF e SAM). Mas, para além desta tralha td, tb excluo outros eventuais candidatos a presidente q apareceram do nada e não sejam conhecidos do universo leonino; pés rapados sem fortuna pessoal; Zé povinho sem pedigree; doutores e engenheiros, principalmente se originários da ‘linha’, tb já me fartei; banqueiros e administradores de bancos, obviamente, nunca jamais!; empresários bem sucedidos tb já vimos que no SCP não funcionam… Assim de repente, não vejo um único sportinguista no Universo em quem metia a cabeça no cepo… Nem eu próprio confio em mim, já que não excluo, escrupulosamente, todos os ‘requisitos’ acima elencados.

    AH! VIVA O SPORTING! Fora com a escumalha dirigente (passada, presente e futura) que se diz sportinguista... O Sporting somos nós, os desgraçadinhos que sofremos que nem umas Madalenas e andamos práqui feitos papalvos a pagar quotas e a ir aos jogos e assim…

    Abç. Louvo-te a paciência. Hah! Já disse que o futuro presidente tinha que possuir uma paciência de jó? Não? Então podem acrescentar mais essa característica ao rol.

    ResponderEliminar
  13. LdA

    União é palavra vâ neste momento. Eu continuo unido a um amor de criança. Gostava de recuperar aquele amor ingenuo que me enchia a alma de miudo. Aquele frenesim de passar na alameda de linhas de torres e ver a imponente bancada nova e os holofotes acesos para um jogo europeu. Era o tempo em que os unicos inimigos do Sporting eram os arbitros e os rivais.

    Hoje, olhando para esse amor incondicional que tinha por um clube para mim mitico tenho-o quase como um sentimento passado. Estará por ventura adormecido. Mas quem o adormeceu? Terei sido eu que quis saber de mais? Ou o acumular de erros, discursos fracturantes mas sobretudo decisões lesa-Sporting que foram perpetrados em nome de interesses superiores mas nunca do clube?

    Vejo muita gente a falar de esquizofrenias, histerismo. Que há má vontade para com o presidente e que não é num ano e meio que se aprende a ser presidente (como disse ontem um senil Sousa Cintra). Este presidente já lá andou. Tal como o antecessor gritou alto e a bom som que tinha muita experiencia de Sporting e que o melhor periodo dos ultimos 20 anos tinha sido com ele no clube...Acompanha-o a maioria de outras personagens que há muito gravitam por Alvalade alimentando-se cada vez mais apenas de uma carcaça.

    Este presidente está a levar-nos não há ruina pois essa já tinha sido alcançada por outros mas sim ao fim como equipa grande. Não é por meter os dedos no buraco do dique apresentando Jesualdo Ferreira que vai conseguir aguentar a represa. Represa essa que rebentou por culpa propria e não pela má vontade dos socios como muitos o querem fazer crer. Foi a INCOMPETENCIA que levou isto. Pactuar com ela e pedir união é impossivel de aceitar por quem está farto de pseudo-projectos que se servem do SCP para proveito pessoal.



    SL

    ResponderEliminar
  14. As ofensas e as qualificações são tantas para os ex-presidentes que já não deve haver adjectivos no dicionário. Pode ser que o próximo não tenha qualquer adjectivo, mas dúvido...

    ResponderEliminar
  15. Veja-se a capa do Jornal Sporting, já disponível.
    Sintomático de "Vale&Azevedismo". Sabemos agora que Godinho Lopes se tem como Jesus. Não se achar Deus já não é mau.

    Eu não vejo quem possa substituir, e tal ali como o Virgílio, não encontro naquela lista de possíveis sucessores quem me satisfaça.

    O que sei é que isso não me impede de querer tirar de lá este mafioso que está a destruir o Sporting. Nunca o quis lá, pois é um presidente ILEGÍTIMO, e isso não se pode aceitar no nosso Clube. Mas nem nos meus piores pesadelos adivinharia o cenário de fracasso total que se vê hoje em dia.

    Isto é como a dicotomia Grécia-Portugal. Andamos todos a querer-nos distanciar, quando somos muito parecidos, com um ou dois anos de diferença. Não aprendemos com os erros dos gregos e vamos pelo mesmo caminho.

    Tivemos um exemplo de um grandioso clube que quase era destruído, há 10 anos atrás e a 1 km de nossa casa. E para esse passado recente olhamos com preocupante distanciamento. Godinho Lopes É o nosso Vale e Azevedo ou que lhe queiram chamar. A questão de quem o substituirá é estúpida por si. Não é esse o cerne da questão.

    ResponderEliminar
  16. Verde CDV:

    "Pode ser que o próximo não tenha qualquer adjectivo, mas dúvido..."

    LOL!

    Ai não q não vai ter... E caso não entre logo a GANHAR, vão ser pcs, vão... E bonitos!


    Pedro S:

    "...não encontro naquela lista de possíveis sucessores quem me satisfaça."

    Não me digas! Pois, bem sei... E olha q não sou bruxo.

    ResponderEliminar
  17. A capa do jornal Sporting é um atentado aos Sportinguistas.

    De um mau gosto inqualificavel.

    De uma mensagem inadimissivel.

    Mais um capitulo da humilhação a que somos sujeitos.

    Este homem cobre-nos de ridiculo diariamente.

    ResponderEliminar
  18. Pois não,Pedro S,o cerne da questão começou a germinar no tempo do Sr.João Rocha,com o aparecimento de certa gente que o contestava,desde AGs e em qualquer lugar que lhes fizesse notada a sua(deles)contestação.Gente essa que lhe espetou a faca nas costas e hoje,sem nunca terem feito nada por aquele que dizem ser o seu grande amor,se multiplicam por todo o lado medindo o Sportinguimo de uns e outros.Sim,o cerne da questão está aí nessa gente que se acham os detentores da verdade,cheios de vento,e que só sabem dizer mal porque sim.Acham,repito acham que com o seu estalar de dedos tudo aparece a seu gosto.Na maioria nunca fizeram nada na vida,nem experiência dela terão e alguns nem sócios serão...O seu ego é será sempre maior do que o seu repetido amor ao SPORTING!!!Por isso LdA será batalhar inutilmente para abrir os olhos a essa gente.Mais vale fazer como o Virgílio irónicamente aconselha!

    ResponderEliminar
  19. Verde CDV

    Também tenho um adjectivo para ti.....

    ResponderEliminar
  20. E pronto...

    http://www.bitaites.org/porreiro-pa/cada-clube-tem-o-jesus-que-merece/

    ResponderEliminar
  21. Virgilio,
    Acho muito triste que se chamem nomes aos Presidentes do Sporting. Podem ter feito pior ou melhor segundo a perspectiva de cada adepto, mas parece-me que merecem sempre respeito.
    Mesmo que seja numa caixa de comentários de um blogue.

    ResponderEliminar
  22. Verde:

    De acordo. Já fiz o meu acto de contrição à mt tempo (sobre os insultos e não sobre criticas)... Não sei se reparaste mas o meu comentário de ontem foi realizado com o 'sarcasm mode' ligado.

    SL

    ResponderEliminar
  23. Francisco Fernandes:

    O seu discurso é confuso e não é sustentado por argumentos. Por isso, dizer que esses tais sportinguistas "só sabem dizer mal porque sim", tem zero valor. Você faz o mesmo. Diz mal deles porque sim.

    Mas diga-me, o que é isso de "abrir os olhos a essa gente"? É esquecer que estamos na pior época da história do nosso Clube? Que por altura do natal temos 3 ou 4 vitórias em todas as competições? "abrir os olhos a essa gente" é ultrapassarmos a responsabilização? Isto é uma catástrofe, e você parece não entender isso. Eu quero que se assumam responsabilidades. É assim que trabalho, é assim que quero que trabalhem comigo, e é assim que quero que uma instituição da qual sou associado há 20 anos e com a qual perco tempo, unhas e paciência funcione.

    ResponderEliminar
  24. Virgilio,
    Eu percebi que o teu comentário de ontem foi carregado de ironia.
    Eu tentei fazer um apelo aos sportinguistas que insistem nesse caminho.
    Todos podemos ser alvo de critica, sem se ser insultuoso.

    ResponderEliminar
  25. Pedro S

    Não sou defensor de ninguém, muito menos do Francisco, mas como já me habituei aos seus comentários neste e noutros blogues, talvez consiga explicar o seu raciocino que não deve andar muito longe do meu.

    Ninguém nega que o periodo é dos mais negros, mas o Francisco, tal como eu insurge-se com aqueles que não param de dizer mal, seja deste ou doutro qualquer presidente.
    Talvez tenham sido os mesmos sportinguistas que queriam um clube assente na FORMAÇÃO e depois não pararam de assobiar os jogadores: Rui Patricio ( o mais sacrificado), Veloso, Djaló, Carriço, Moutinho e acho que não preciso de ir mais atrás.
    Isto é de uma contradição atroz.
    Parece-me que estes sportinguistas só estão satisfeitos com o que não têm e quando o têm renegam-no á força toda.
    Mas não houve um tempo em que fizemos esse apelo da FORMAÇÃO, donde nunca deviamos ter saído, pois o Sportng é o melhor formador de Portugal e um dos melhores do Mundo.
    Mas não estavam contentes e correram com o treinador, porque foram os adeptos que correram com o treinador, dos presidentes nem falo.
    Criticam os jogadores até mais não( vide o caso do Carlos Martins), quando saiu era o melhor do Mundo.
    Criticam o Izmailov, mas agora que se fala do interesse do FCP, dizem logo que o Godinho é um lorpa porque vai vender o melhor jogador do Mundo.

    Enfim...
    Há uma classe de sportinguistas que vive eternamente insatisfeita...

    ResponderEliminar
  26. Era o que mais faltava, pedirem me para não insultar o monstro que está a matar o nosso Clube! Acordo a insultá lo, adormeço a insultá lo, até nos meus sonhos o insulto.

    ResponderEliminar
  27. Verde,

    O raciocínio continua a ser falacioso.

    Eu sempre defendi o Patrício, nunca pedi a cabeça do Domingos, apesar de não ter votado nele, não pedi sequer a cabeça do JEB (foi legitimamente eleito com 90% dos votos. Nunca assobiei um jogador vindo das camadas jovens do Sporting. E se assobiei alguém foi por falta de atitude, e por irresponsabilidade e desrespeito pela camisola que vestem (Elias é um jogador que me veria a assobiar).

    Agora, o facto de ao longo dos anos existirem no Sporting (nomeadamente na bancada central) quem apupe tudo e mais alguma coisa, não quer dizer que eu agora não me possa indignar e pedir responsabilidades! Lembro-me bem de ir ver um jogo da taça para a central A e ter um senhor ao meu lado que dizia do Nani "este nharro não pode jogador no meu Sporting". Gente idiota existe, mas isso não pode fazer com que eu não me possa indignar.

    Godinho Lopes é um presidente ilegítimo, e se o "projecto" até nem era catastrófico no período de campanha, tudo o que se passou desde aquela noite foi nojento. Vejo agora o nosso Vale e Azevedo, agarrado ao poder, a tirar fotografias na posição de Jesus Cristo enquanto que a equipa de futebol se arrasta sem rumo numa miséria autêntica. E isso choca-me. E choca-me também ver aqui apontar-se como o principal problema a "má gestão da imagem". Ou o também aqui falado "quem virá a seguir?". Eu não quero saber o que vem a seguir. Quero responsabilidades apuradas e quero este senhor fora do Sporting. E isso não pode deixar de ser legítimo porque existe uma falange de sportinguistas do "bota-abaixo". Até porque, do mesmo modo, existe outra falange extremista, e não sei se mais perigosa ainda, do conformismo, do está tudo bem, do aplauso a todas as decisões, e do reconhecimento do principal problema com a questão da "gestão de imagem".

    ResponderEliminar
  28. Pedro S,

    Presidente ilegitimo? Consegues provar o que dizes ou é uma questão de retórica.

    Não queres saber o que vem a seguir, mas devias!
    Porque o que vem a seguir pode sempre ser pior que o que está.

    É legitimo, pois sim, os estatutos consagram-no.

    A falange que apelidas de extremista, também não pensa que está tudo bem e não, não aplaude tudo o que é feito pela direcção, mas também não consegue ver mal em tudo.

    ResponderEliminar
  29. Só agora pude ler a resposta do Pedro S,talvez por não ter o tempo disponível que tem para navegar de site em site envenenando e bolsando a superioridade da sua indignação!Caro Pedro S. apesar de o Verde CDV,que me conhece há muito tempo nestas coisas do SPORTING e por isso lhe dar uma clara interpretação do meu desabafo,deixe-me dizer-lhe algo mais.Falaciosas são permanentemente as suas intervenções,pois nada acrescentam ao momento que o Sporting vive,a não ser a pura constatação do ódio que destila.Pelos vistos a carapuça assentou-lhe que nem uma luva!..Factos foram os que vivi muito antes do Sr.João Rocha,o melhor presidente que o nosso clube teve!Por pouco me faltar para perfazer 70 anos e ser sócio desde os meus 20 anos,com passagem pela Guiné na tropa e Moçambique em trabalho sem nunca deixar de pagar as minhas quotas como sócio correspondente neste último caso,sei muito bem apreciar a grandeza do SPORTING e o sofrimento que nos causam os momentos menos bons que volta e meia atravessa.Acompanhei in loco certas AGs e tive com outros consócios de defender o JR de indivíduos vestidos como motards de ser agredido com os seus capacetes,erguendo uma barreira humana no palco onde discursava,no pavilhão mais próximo do estádio.Vivi muitos momentos menos bons do Sporting e nunca senti como agora as tensões e as fragmentações que se constatam actualmente,em que a internet tem o papel de caixa de repercussão dos dislates que se dizem e que a CS aumenta exponencialmente.Continuo a afirmar que o momento não é nada bom e que jamais esperava ver o que se passa hoje com a nossa equipe principal de futebol.Se calhar tb estou gágá e cegueta,como já li terem chamado ao expoente máximo do eclétismo do Sporting,quando ele afirmou que mesmo que acabasse o pontapé na bola o Sporting não morreria!Sabe eu comecei a adorar o SPORTING ainda criança por causa do ciclismo,numa aldeia dos contrafortes da Gardunha,ouvindo as chegadas da Volta a Portugal.Sofri e chorei com a final perdida na Taça Latina com o golo do Rogério "pipi",para os nossos rivais de sempre.Alegrei-me com as vitórias memoráveis que o futebol nos proporcionou na Taça das Taças,o hoquei nos tempos do nosso pavilhão a rebentar pelas costuras para apoiar o Ramalhete,o Rendeiro,o Chana,o Livramento,etc,tb com o andebol,basquete,atletismo,ténis de mesa e futsal,e fiquei triste com desaires inesperados,como acontecia com tantos e tantos sportinguistas que na altura acompanhavam tudo o que era SPORTING.Não recebo lições de sportinguismo de ninguem,mas tb não me acho superior a qualquer outro que comungue do mesmo sentir.Penso pela minha cabeça e não vou nunca atrás de quem se afirma o dono único da verdade.Com o tempo e a idade aprendi que é preciso dar tempo ao tempo e nada acontece com um simples estalar de dedos e muito menos com violência,seja ela física ou verbal.O barulho e o ódio só trazem ainda mais barulho e ódio,com as consequentes confusões e divisões.É o triste espectáculo a que se assiste hoje entre os sportinguistas para gáudio dos nossos adversários.Será que o ditado que diz:dividir para reinar se aplicará aqui?Votei e levei a votar minha mulher e filho em BdC,por não estar contente com o estado a que o JEB,e não só, tinha levado o clube,mas a partir do momento em que foi eleito outro que não aquele em que votara,o meu presidente passou a ser quem ganhou.E foi triste ver o que se seguiu e a actuação daquele a quem confiara os meus votos,bem como de quem o secundava:nunca mais pensaram no SPORTING,mas sim no se ego!Ao ver o modus operandum dessa gente decidi que jamais me voltariam a enganar,porque acima de tudo e de todos está e estará sempre o Sporting!Até às eleições,que espero venham a acontecer daqui a 1 ano e meio,o meu presidente é e será o Eng.Godinho Lopes! E termino com um outro ditado,em que o nosso povo é tão fértil e certeiro:as cadelas apressadas parem sempre cães cegos.

    ResponderEliminar
  30. +Com um viva o SPORTING despede-se o Sócio nº 3.617-0 com game box desde que elas existem com lugar no sector A3,fila 7,llugar 25,nem sempre presente por morar em Abrantes,os jogos serem quase sempre à noite,usar óculos e ter que trabalhar,apesar de reformado,voluntáriamente numa IPSS,como membro da direcção.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)