segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Da AG às eleições, começando pelo amor ao Sporting

Há dias, numa das minhas incursões pela garrafeira de uma grande superfície, ocorreu-me a ideia feliz de juntar duas garrafas e com elas conseguir materializar a declaração que a foto documenta. Alguns dias depois coloquei-a na página deste blogue no Facebook tendo verificado a sua disseminação, como é habitual suceder naquela plataforma. 

Mais curioso que o fenómeno da propagação foi verificar que a declaração que a imagem reproduz era o único ponto comum no seio de uma profusão de análises, propostas ou simples comentários não apenas contraditórios como completamente antagónicos entre si. Julgo fazer pouco sentido as discussões individualizadas sobre "o amor ao Sporting" e as medições de grau subjacentes. Mas é cada vez mais actual a necessidade de reflectir sobre o efeito prático desse amor. Este post falará um pouco disso.

Talvez seja demasiado ousado partir de um fenómeno tão superficial extrapolando para a actual conjuntura do clube. Talvez... Mas não posso deixar de constatar, neste prenúncio de final de um tempo, a minha desilusão pelo resultado final, bem como a minha apreensão pelo que nos possa estar reservado.

São indiscutíveis os erros cometidos pela administração ainda em funções, alguns deles até indesculpáveis. E, sem desresponsabilizar quem os cometeu, até porque são estes os que tendem a ter um  impacto directo nas instituições, juntou-se à voracidade dos erros a vontade de comer de uma envolvente demasiado truculenta e justiceira. Haverá, quando esta direcção cair, muitas vitórias individuais e até de alguns grupelhos, mas tenho sérias dúvidas dos ganhos futuros que o Sporting possa vir a contabilizar. Por tudo isto parece-me indiscutível que o Sporting poderá sair mais fraco.

Há contudo ganhos imediatos. A conjunção de factores que concorreram para a tal tempestade perfeita - espiral de erros na administração desportiva, com praia-mar a registar-se nesta janela de transferências, somados à falta de resultados e consequente contestação - tornaram o ambiente irrespirável e a demissão em conjunto de que se fala hoje constituirá, num primeiro momento, num desanuviamento de tensões. E talvez o fim da "psicose godinhista" a que se reduzem muitas análises.

Há um ganho evidente e imateriaizável e que corresponde à não realização da A.G. Esta, a ocorrer, tinha todos os ingredientes para se tornar num momento tão marcante como o da própria fundação e julgo que não há aqui qualquer dramatização. Por melhor que tenham sido as intenções dos signatários e dos proponentes, entendo que as suas consequências nunca foram bem medidas.

E com isto não me estou a referir exclusivamente à possibilidade de ocorrerem episódios degradantes como os vistos recentemente na Sala Artur Agostinho. Não sendo de todos improváveis, parecem-me mais difíceis de ocorrer naqueles moldes e com origem na actuação da Juve Leo. Mas não estranharia que sucedessem com alvos muito concretos, como já aconteceu no passado. Mas, com a crispação no seu auge, não eram  de todo inverosímil que ocorressem entre adeptos isolados.

Mesmo que muito remota, haveria sempre a hipótese de, por força da imprevisibilidade do que se seguiria à queda da direcção, esta não cair. Isto seria terrível porque poderia ser interpretado como voto de apoio  que me parece não corresponder à realidade. Seria uma grande surpresa, é certo, mas quem viu Bettencourt ganhar com quase 90% de votos tem obrigatoriamente que ser cauteloso. Mas, ganhasse quem ganhasse, talvez não demorasse muito a constatar-se que há vitórias que é preferível não saborear.

De fora ficam as questões legais. Se as providências cautelares ainda pendentes podiam não vir a ser ajuizadas em tempo útil, as muitas dúvidas que o requerimento suscita, bem como a justa causa invocada tinham muito lastro para bloquear ou até anular as decisões da AG. O precedente seria também uma caixa de pandora, e não estranharia que este expediente venha a ser em breve a ser usado. O que é que isto representaria na vida do Sporting, onde os sinais de desagregação são cada vez mais evidentes? 

As eleições são a saída possível nesta altura. Mas o prazo de 45 dias é escasso para a criação de listas e formulação de programas, mesmo valendo o que valem na hora de os praticar. É também escasso para quem tem uma vida profissional preenchida se organizar. Aliado ao clima turbuluento dos últimos 4 anos, o aparecimento de bons candidatos e de boas propostas para o Sporting está por isso muito mais dependente de uma conjunção favorável dos astros do que pelas boas oportunidades que lhe  conseguimos proporcionar neste momento da nossa história. Mas o  amor que lhe declaramos achamos que é inquestionável. E, como em quase todos as disputas deste género, entre os actores envolvidos, dos protagonistas aos mais dissimulados, inocentes há muito poucos.

30 comentários:

  1. Não são 45 dias, são 15...
    Pelos estatutos, em caso de renuncia ao cargo a MAG tem que marcar eleições até 45 dias.
    Pelo regulamento da MAG, as listas a eleições têm que ser apresentadas até 30 dias das mesmas.

    ResponderEliminar
  2. São várias as vezes que venho aqui ao vosso blog, mas nunca fiz qualquer tipo de comentário...até hoje! Acho vergonhoso mentirem para com vocês próprios!

    Andam para aqui a defender 1 dama em busca de quê? Sejam autênticos, não atirem com areia para os olhos dos sócios! Quem lá está foi eleito para dirigir o clube... se é dificil?! é claro que é, mas toda a gente já viu a completa incompetencia destes senhores. Incompetencia e gestão danosa!

    Depois de conferências de impressa daquelas, de entrevistas em horário nobre, ainda têm o descaramento de escrever "não sei se ficaremos melhor..."
    Faço 1 repto a quem por aqui escreve, não vão por aí sff! tenho este blog como dos melhores no universo sportinguista, mas nestes ultimos tempos isto tem-se tornado patético. Escrevem muito bem, mas vê-se claramente que procuram nas palavras arrefecer quem há muito tempo está em ponto de ebulição!! Digam as coisas como elas são , andam a enganar-se a vocÊs próprios!

    É preciso mais o quê? Não tenham medo do que está para lá ... a mudança é imperativa, seja agora, seja no final da época!! Não atirem com o pó para baixo da carpete!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem dito PeidoMestre, esse é o grande problema deste blog, dá a sensação de estarem a favor desta direcção, alternativas existem meus senhores e vão sempre exitir, finalmente acabou o pesadelo!
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. Este blog é a coisa mais lambuças dentro da blogosfera leonina. Por vezes até chega a meter nojo. Acordem pá e vejam o mal que o pior Presidente da história do Sporting Clube de Portugal já fez ao clube!

    ResponderEliminar
  5. Ora cá está uma visão muito esclarecida do momento. Ponderada e analítica, sem dúvida.
    Ela é quase um ensaio sócio-político.
    Aliás na linha do que o caríssimo tem defendido. A atitude serena originará a resoluçaõ mais lúcida.
    E disto é difícil discordar.

    No entanto quer-me parecer que o Sporting vive em tanto anseio e melindre que me parece que a não clarificação total de certas questões assim como o receio de exorcizar outras, poderá ser uma oportunidade perdida.

    Ao contrário do que costumo praticar em todas as valências da minha vida, para este caso defendo a ruptura.
    Nunca com o passado histórico do qual muito nos orgulhamos mas antes com velhas atitudes e posturas que fazem com que o Clube apenas tenha lugar e seja grande dentro das paredes de Museu.
    Repare que não me vê defender este ou aquele em detrimento do outro. Seria pueril da minha parte. Como escrevi atrás, santo só o Patrício. Pelo menos até ver.

    A virtude que reconheço a este movimento foi a capacidade de levar para dentro de Alvalade a necessária pressão para que quem prevarica não assobie para o ar.
    Vai ficar a faltar o resto. O pagamento devido pela delapidação moral do SCP. E, em abono da verdade, se a retroactividade fosse comtemplada, não sei até onde nem a quem iríamos parar.

    Numa altura como esta, há processos que por mais penosos que sejam temos o dever de percorrer na íntegra.
    Espiar pecados não significará obrigatoriamente a fogueira. Mas pode ser o ínício de uma nova vida. E essa, mais eficaz, moderna, não anacrónica poderia estar aí à porta.

    Estamos pois, no pior de todos os cenários. O do "nim".

    Como muito bem refere, o espaço temporal que se reserva para a apresentação formal de candidaturas não é bom augúrio.
    Pode até revelar quem é que este tempo todo andou a rastejar pela sombra ou a sobrevoar a agonia. Ou seja a coroa da moeda que tem o mesmo valor.
    Por outro lado, reúnem-se as condições mais que ótimas para a inibição de alternativas dentro do universo da ponderação e da responsabilidade.

    Tenho para mim que chegámos a uma encruzilhada perigosa. A da falta de coragem para a reforma.

    Compreenda que acredito que uma revolução faz-se. Não se vota nem se acorda.
    Anseio por uma. Tranquila, não maniqueísta.
    Dir-me-á que só em sonhos. Mas afinal o que é o Sporting Clube de Portugal?
    É que o sonho continua.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Vou abrir uma excepção e não enviar os 3 comentários anteriores para o sitio que merecem para explicar aos seus autores coisas.

    (lembro ao Liedshow que não aqui bem-vindo por razões já lhe explicadas anterioremente. Se tivesse um pingo de vergonha seria escusado estar-lhe a lembrar isto.)

    1- Este blogue tem 8 pessoas a escrever se alguma acusação deve ser feita no caso do presente post é a mim, o seu autor.

    2- Nem sequer vou comentar as acusações misturadas com insultos que ainda por cima nem sequer se justificam com o que escrevi. Mas se, eu quisesse defender esta direcção ou esta ou aquela pessoa era um direito que me assistia e que ninguém me poderia negar ou insultar por isso. O vosso conceito de democracia é igual ao do Ceausescu e outros que tais...

    3- Sou acima de tudo pelo Sporting e por isso reitero: o Sporting sai mais fraco de todo este processo, porque sai ainda mais estilhaçado do que estava e porque, a confirmarem-se as noticias de hoje, afunilou ainda mais as hipóteses de sair a ganhar de tudo isto.

    É nesse sentido geral e não apenas com a saída deste ou entrada daquele que digo que "Por tudo isto parece-me indiscutível que o Sporting poderá sair mais fraco."

    ResponderEliminar
  7. A falta de QI que abunda por estas paragens é confrangedora.

    Oh Unknown lambuças do BdC, tu se deixasses de ser sócio do SCP era um favor que nos fazias. Alías, duvido muito que sejas, o que já é bom.

    ResponderEliminar
  8. Leão de Alvalade, digam-me lá então onde é que eu o ofendi no meu comentário feito hoje? vem falar em conceito de democracia, mas não é assim tão diferente de mim, porque para si quem é contra a direcção do sporting não merece ser sportinguista? ou os sportinguistas têm de ser uns mansos perante o estado actual do Sporting?
    como verdadeiros sportinguitas temos que lutar pelo sporting, nem que tenhamos que travar guerras, não podemos é continuar uns mansinhos como os tipos que lá estão no poleiro querem.
    Saudações

    ResponderEliminar
  9. Caro Leão de Alvalade,

    quando fala em 3 comentários anteriores para o lixo, concerteza não estará a englobar a minha participação, espero.
    É que o meu comentário precede imediatamente o seu. Ou seja, é um dos anteriores.
    Creio saber que não é a mim que se dirige, no entanto pela posição que o comentário ocupa relativamente a este seu último, gostaria de ver a coisa esclarecida.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade

    se se está a referir ao meu comentário, não vejo onde o ofendi...e sim, o meu comentário não vai em direcção aos outros 7 autores, vai mesmo na sua direcção.

    alguém com o discernimento que você tem, com a escrita bem estruturada e com boa capacidade de análise, esperava ler tudo menos acusar-me (?) de ser um "Ceausescu" qualquer...

    mas enfim, acho q à 2ª cai quem quer... acho também que não preciso estar a debater consigo nem com ninguem esta matéria, é demasiado surreal para mim, e confesso que não tenho a sua habilidade para jogar com as palavras com o intuito de as colocar sobre 1 futuro que é sempre incerto...

    mas deixe-me que lhe diga, "sai o SCP mais fraco porque sai anda mais estilhaçado"? quem anda a estilhaçar o clube é o Sr. GL a cada acção que toma, a cada ideia que defende, a cada palavra que debita! eu digo-lhe exactamente o contrario e farei o possivel para vir aqui a este cantinho escarrapachá-lo para que toda a gente possa ler...O SCP sairá bem mais forte desta situação!! e isto porque há muitos Sportinguistas com valor para reeguer o clube, com projectos e sem usarem subterfúgios para se manterem agarrados ao poder!

    ResponderEliminar
  11. Veiga Trigo,

    já ia fazer essa correcção. Quando comecei a escrever o meu comentário ainda não tinha dado conta do seu.

    Julgo que o teor do meu comentário também é suficientemente esclarecedor para ser relacionado com seu. Até porque por aqui não existe qualquer problema com as diferenças de opinião. E essas, a sua e a minha, não são assim tão profundas.

    Provavelmente voltarei um dia ao tema mas posso-lhe dizer que me parece que não é por falta de rupturas que o Sporting não tem avançado, pode até bem ser por excesso.

    PeidoMestre,

    Para si chamar mentiroso, acusar de falta de carácter ou de andar a enganar outrem (neste caso os meus consócios) pode não ser um insulto para mim é e tem que merecer a devida reacção. E isto não se prende com mais ou menos habilidade com as palavras é claro como a água para quem tem educação.

    E não removi os comentários, contrariando até o que já fiz anteriormente até por menos, em atenção a si, por ser a 1ª vez que comenta.

    Aproveito para reforçar o que disse no post com 1 esclarecimento:

    Em nenhum momento falei aqui em ausência de alternativas, tendo o Sporting o número de adeptos que tem. O que eu digo e reafirmo que o desfecho deste processo não ajuda a que elas apareçam.

    E não preciso de falar com ninguém para o saber. Não sou candidato nem tenho as qualidades, vontade ou características para o ser. E tenho a vida de um normal cidadão médio português. Porém, se eu quisesse exercer esse direito dificilmente poderia tomar uma decisão num tão curto espaço de tempo sem com isso desrespeitar os compromissos que tenho assumidos, quer familiares quer profissionais, e isto no curto/médio prazo.

    Esta reflexão qualquer pessoa que viva no mundo real é obrigada a fazer. Mas, ao que parece, alguns Sportinguistas parecem só estar dispostos a lamentar-se à posteriori, sem ajuizarem do que são as suas próprias responsabilidades nos problemas criados.

    ResponderEliminar
  12. Leao de Alvalade, já andas nisto há uns aninhos. Já devias saber que não vale a pena rebater certos comentários. É a mesma coisa que estar a falar para uma parede, porque já vêm com a cassete formatada e nem lêem como deve ser o que escreves. Não dizes mal, és a favor, ponto. Não alcançam mais do que isso.
    Em defesa do Leão (não que ele precise), já eu o critiquei e deixei de comentar no espaço por ele encontrar tanto defeito em quem dirige o nosso clube. É injusto acusá-lo de apoiante desta direcção ou do que quer que seja. Vão ver o histórico. LEIAM, INTERPRETEM e depois então comentem. E acalmem-se, porque já conseguiram o que queriam.
    Eu ainda não sei se vou ter o que quero: paz. Ainda deve demorar um bocadinho...

    ResponderEliminar
  13. Este blog tem-se tornado uma versão mais inteligente do miseravel Bancada Nascente, infelizmente.

    Quem não consegue ver todas as vantagens na demissão da pior direcção da historia do clube, que envergonha os adeptos e socios a cada intervenção, que mente e leva o clube á ruína a cada dia que passa, só pode ter motivações desconhecidas do comum adpeto como eu que só deseja o melhor para o clube.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Leão de Alvalade

    não quis ofendê-lo, no calor do comentário confesso que terei usado "expressões" que o possam a si e a todos, pensar que era esse o meu objectivo...não foi.

    passando à frente, concordo com o seu esclarecimento, acrescentado uma pequena ressalva.
    o desfecho desta situação, quanto a mim já era demasiado previsivel, ou a direcção cai por consequência da AGE ou cai por queda do CD...confesso, também, que não é em 30 ou 45 dias que se elabora 1 projecto, ou linhas mestras de orientação, pelo menos para o curto-médio prazo...

    todavia, a credibilidade que o clube passa com este Sr. , sendo a figura máxima do clube, é deprimente, fraco e a todos os niveis degradante! já chega de mais do mesmo, de atirar os problemas para canto como se tudo estivesse bem. de se incorrer em erros graves e o clube estar a pagar a longo prazo por isso! os candidatos vão aparecer e esperemos que as eleições corram de forma normal.

    ResponderEliminar
  16. Devido a umas gralhas tive que eliminar o meu comentário, mas, com uma certa ironia aqui fica ele novamente e, espero que sem gralhas.

    Gostei particularmente da frase que transcrevo:
    "...muito mais dependente de uma conjunção favorável dos astros do que pelas boas oportunidades que lhe conseguimos proporcionar neste momento da nossa história".
    Parece a Cristas, ministra da agricultura, que o ano passado com a seca a decorrer, esperava que Deus olhasse pela nossa agricultura. Assim está o autor do artigo que espera a conjugação dos astros. E que tal uma consulta ao professor Mambo ou à taróloga Maia? Dispensavam-se as eleições...

    ResponderEliminar
  17. Ana,

    Obrigado.

    SportingSempre,
    fico à espera de um upgrade inteligente para o seu comentário.

    PeidoMestre,
    Disse-o aqui na altura das demissões de CF e LD que GL se deveria ter marcado eleições. Numa primeira avaliação, e noutro local, disse que deveriam ocorrer por Janeiro, nem me lembrando da janela de transferências.

    E com o desenrolar da época e com a sequência de resultados negativos a colocar a equipa na iminência de ter que disputar a manutenção pareceu-me evidente que deveria haver um esforço colectivo de nos preocuparmos com esse facto primordial porque a questão do CD podia ser tratada oportunamente.

    É também óbvio que se os resultados fossem os inversos hoje quase ninguém falaria de legitimidade, embora ela se colocasse na mesma. Mas são os que são e para o bem e para o mal isso ainda é o que marca as reacções dos Sportinguistas.


    Abraão,
    para fazer de si um testemunho de iliteracia mais valia ter-se poupado e ter deixado o seu comentário no lixo.

    ResponderEliminar
  18. LDA,
    enquanto não usares exactamente os mesmos termos que o resto da manada terás sempre este tipo de comentários.

    Olha tenho sérias dúvidas até que alguns dos que comentaram tenham lido o post na íntegra e para alguns é bem evidente que nem compreendem o que lêem.

    Não vemos os actuais problemas do Sporting pelo mesmo prisma mas depois de ler o que aqui escreves é um absurdo o chorrilho de insultos que te deixaram.

    E já agora, bela foto!

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos,

    Concordo em parte com o tópico. Também acho que a AG a realizar-se iria tornar-se em mais um momento degradante na vida do Clube (possivelmente o mais degradante de sempre). Portanto considero a atitude dos orgãos sociais, a confirmar-se, a melhor atitude a tomarem, uma vez que todos têm responsabilidades na situação a que o clube chegou.

    Não posso partilhar da opinião de que o clube poderá ficar pior com eleições... Isto é, dizer que pode ficar pior, é uma verdade de Lapalice, no entanto temos que admitir que será dificil...
    O SCP em mais de 100 anos de história nunca esteve assim, com uma prestação desportiva miseravel, situação económica alarmante e sobretudo com a sua massa associativa absolutamente dividida (um verdadeiro barril de polvora).
    Com esta situação que é indiscutivel, as estruturas dirigentes têm de assumir as suas responsabilidades e obviamente demitirem-se!!!

    Esta época está comprometida e completamente perdida, portanto deve-se dar tempo a quem vier de preparar a nova época, sem que para mim, e falando apenas no plano desportivo, quem mantiver Jesualdo, tem desde já o meu voto.

    Por isso, a confirmar-se, aplaudo a decisão dos orgãos sociais de se demitirem em bloco!

    SL

    ResponderEliminar
  20. Leão de Alvalade

    "E com o desenrolar da época e com a sequência de resultados negativos a colocar a equipa na iminência de ter que disputar a manutenção pareceu-me evidente que deveria haver um esforço colectivo de nos preocuparmos com esse facto primordial porque a questão do CD podia ser tratada oportunamente."

    depois dos acusadores aqui do sitio virem em sua defesa, eu que até li na integra o seu post, quero colocar-lhe 1 questão relativamente a este paragrafo...

    como é que nos preocupamos, nós sócios, nesse facto "primordial" sem por em questão o CD??? não consigo dissociar 1 coisa da outra...ainda para mais quando os tropeções são tantos, mas tantos...tratasse o SCP como o café da esquina, em que se despede o "Chico zé" e na semana seguinte está lá o "Manel" pra depois se ir buscar o "João"...

    ResponderEliminar
  21. A minha opinião é que LdA ( e outros ), é que conseguindo ter o discernimento de fazerem juízos de valor sobre medidas que contribuíram para o desastre actual, ainda assim se inibem da atribuição de responsabilidades e de juízos de valor de outra natureza, mas sobre a postura e carácter dos autores desses erros. E sua competência, evidente.

    E a bem de conceitos vazios, nesta conjuntura do clube, onde a subalternização do Sporting é por mais evidente, não deveria haver lugar a conceitos vazios como união e estabilidade que em nada favorecem o clube, quando os seus dirigentes se comportam como comportam e muito menos baixar ( ainda mais ), os níveis de exigência.

    Que tudo isto sirva de lição. Quem repetidamente provou incompetência, é porque é incompetente. E o Sporting ganha nada com paninhos quentes sobre um dirigismo incapaz e muito menos que se dê a mão a uma pseudo elite de notáveis que não querem deixar fugir o seu brinquedo e não olham a fins para isso.

    ResponderEliminar
  22. Que esta foi a melhor solução para o Sporting fico com poucas duvidas! Que eleições já seja a melhor solução também eu tenho enormes duvidas. Por isso mesmo, a tão criticada solução da Comissão de Gestão seria para mim a melhor. E digo isto por muitas razões.

    De qualquer modo, se se chegou a esta solução, isto fica a dever-se a quem não fez a análise dos resultados que alcançou e não soube fazer o devido balanço deste ano e meio de pesadelo.

    Esse é o problema, porque enquanto numa empresa cotada em bolsa esta questão seria linear e provavelmente estes corpos dirigentes já teriam sido simpaticamente convidados a saír, aqui fala-se em oposições e vontades e não se quer fazer a análise fria duma gestão.

    Senão vejamos:

    - 2 dos elementos deste CD saíram e andam entretidos em tudo quanto é jornal a dizer mal da Direção que integraram;
    - Os pilares fortes da estratégia do futebol saíram também;
    - O passivo agravou-se em cerca de 100 milhões de euros;
    - A credibilidade do Clube foi colocada em causa por uam situação lamentável, que está a ser investigada pela PJ. O Sporting não se constituiu assistente no processo e escondeu-se, colocando em causa a cerdibilidade construída ao longo de gerações;
    - A busca pelo investidor transformou-se numa cruzada digna de um qualquer D. Quixote á portuguesa;
    - A renegociação co0m a Banca é adiada, adiada, adiada;
    - Os resultados desportivos do futebol são os piores de sempre e tivemos 4 treinadores em ano e meio;
    - Pelo caminho transformamo-nos numa espécie de clube satélite do FCP, baixando trsitemente a cabeça a Pinto da Costa e tentando até recorrer a empréstimos de jogadores do Porto(?);

    Qual é a conclusão pura e dura que tiram de tudo isto? Os mandatos são de facto para levar até ao fim. Mas...quando as circunstancias são normais. Não é o caso, perante todo este chorrilho de disparates e asneiras.

    As gestões são eleitas, mas esse mandato não é incondicional. Perante falhanços rotundos, as pessoas têm de tirar consequências. Que não foram tiradas neste caso, infelizmente...

    Em janeiro existia o mercado de inverno. E depois? A planificação duma época não se faz nessa altura. Se calhar, ainda bem que não se foi buscar ninguém, porque a olhar para os exemplos de trás...medo, muito medo! Em Fevereiro também não podia ser porque havia a renegociação com a banca, em março se calhar vinha aí o investidor e em Abbril idem, em maio era preciso começar a preparar a nova época...

    Há uma altura em que é preciso dizer basta. Entregar mais assuntos importantes para o nosso futuro a esta gente seria no mínimo irresponsável, em função do seu passado. E a realidade é esta, não é outra. Era bom que fosse outra, mas não é!

    Falar em oposições e outros quejandos é uma análise emocional. De uma vez por todas, é bom ser-se frio. E a realidade desta gestão é como o algodão. Fala por si. Queiram dar a volta que quizerem a tudo isto...

    ResponderEliminar
  23. PeidoMestre,

    não deixa de ser caricato vir falar em "acusadores aqui do sitio", mas enfim...

    A questão é juntar a situação da equipa com a demissão do CD no mesmo momento.

    Acha que isso não preocupa os jogadores e não é um factor adicional à instabilidade gerada pelas más decisões? Erros reparados com erros ou decisões fora do seu tempo certo tendem a dar erros.

    Nuno Bispo,

    segundo o meu caro é uma pena que "conseguindo ter o discernimento de fazerem juízos de valor sobre medidas que contribuíram para o desastre actual, ainda assim se inibem da atribuição de responsabilidades e de juízos de valor de outra natureza, mas sobre a postura e carácter dos autores desses erros. E sua competência, evidente"

    Eu digo que é uma pena que não me leia com atenção ou então gostaria que o escrevo fosse feito segundo os seus próprios termos e nesse caso seria melhor que fosse o meu caro a fazê-lo por mim.

    Quanto aos juízos de valor, sobre os quais não faltam aqui posts e não é forçoso que os faça todos os dias:

    "São indiscutíveis os erros cometidos pela administração ainda em funções, alguns deles até indesculpáveis."

    Sobre a responsabilização:
    "sem desresponsabilizar quem os cometeu, até porque são estes os que tendem a ter um impacto directo nas instituições"

    Sobre a postura não me absti de comentar, julgamentos de carácter não falta quem me pareça mais habilitado para o fazer.

    ResponderEliminar
  24. Vou insistir no ponto que pretendo vincar, LdA, que não passa apenas pelo seu post inicial de hoje.

    Ao contrário de outros, a quem não reconheço a mesma qualidade retórica e ao contrário de si, consigo vislumbrar uma agenda, percepciono uma tendência para a desresponsabilização, por mais frases soltas que faça relativamente ao conceito oposto.

    Daí o seu foco sobre a MAG e terceiros e a sua responsabilização por vezes indevida e sem qualquer tipo de sustentação que não os tais juízos que faz ( ou não faz )conforme a ideia pré concebida que tem. Que não vejo mal nenhum nessa ideia ou nas convicções que a suportam. Desde que essa ideia e essas convicções sejam claramente assumidas.

    O "nim" e o "talvez" muitas vezes não são sinónimos de ponderação ou moderação.

    ResponderEliminar
  25. Leão de Alvalade

    eu bem sei que aqui o "sitio" é seu e dos restantes 7 membros, sendo no limite de todos os que cá vêm...mas não precisa, de certo, de "batedores" para lhe limpar a casa. mas não é isto que me move, até porque gosto bastante de o ler.

    agora permita-me, os jogadores estão "mortinhos" que o Sr. GL de lá saia! é o que eu chamo uma chicotada psicologica de nivel superior...vamos falar nas coisas de forma clara, eu pergunto-lhe, não me diga que também é da opinião que temos de estar unidos em torno da equipa e no final da época marcar-se-ia eleiçoes? preocupar os jogadores? a situação da equipa?
    depois de num ano serem presenteados com 4 treinadores, é por isso que a equipa está no estado em que está! os erros desta direcção é que contaminaram o nosso futebol...

    o enfoque que dá com expressoes de "psicose godinhista", fazem resvalar 1 "talvez" e neste momento o que (eu)queria ler era 1 não, redondo!

    ResponderEliminar
  26. LdA, pode esperar sentado, porque mais sucinto e inteligente será dificil.

    contra factos não há argumentos não é assim?

    a menos que nos queira explicar os seus verdadeiros motivos para assistir á humilhãção contínua do clube com toda essa passividade.

    passe bem.

    ResponderEliminar
  27. O Sporting sai mais fraco deste processo? Bom... isso ainda está para ser demonstrado. O que a mim me parece é que há sportinguistas que preferem morrer devagar pois têm medo da terapia de choque que neste momento é a unica hipotese de reanimar o clube.

    ResponderEliminar
  28. LdA começa a olhar para ti, o que dizem os 3 primeiros comentadores foi o que te disse no passado e tu levas a mal, tu é que vens com acusações. O clima de crispação que existe no sporting foi criado pelo Godinho (PPC e Juves por exemplo). Gostava que me dissesses uma boa medida do Godinho desde que foi eleito? Anas e Vitors que te defendem atacando os outros são daqueles sportinguistas do croquete da elite os que nos mandaram ao chão. Se utilizam expressões que não percebemos se calhar em vez de nos chamarem de burros convem virem ao blog fazer comentarios para todos perceberem ou então estão a falar sozinhos. Acham que são mais sportinguistas só por não falarem mal mas não percebem o que é sofrer porque se sofressem a serio não conseguiam ser tão ponderados ou condescendentes. O problema é que eu faço 350km ao domingo chego a casa às 2 ou 3 da manha e no dia a seguir venho trabalhar e vejo-vos dizer que quem cria a instabilidade nos jogadores, etc, etc, etc são os adeptos.Mas os cabrões que se andaram a encher com o nosso sporting tipo Duques e tais coitados só recebem 30 mil por mês não digas mal porque não é à sporting. Eu digo-vos o que é à sporting é ganhar 800e e perder o domingo com a mulher e filhos e ir gastar 70e ou 80e para ir ver o nosso amor perder mais uma vez. Voçes é que não têm respeito por mim (quem não se sente não é filho de boa gente).Nunca mais vi Roquete,Bettencourt,etc em alvalade, se gostam tanto do sporting porque não ocupam os seus cativos, será que já não os têm ou não gostam do espetaculo que eles proprios promoveram?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)