domingo, 17 de fevereiro de 2013

Mais uma Crónica (feliz) do desassossego

Foto:  Ivan DEL VAL / GLOBAL IMAGENS

Tinha tudo para correr mal… não tinha? Mas os nossos miúdos tiveram que ser graúdos para levar de vencida um jogo que começou a fazer lembrar outras partidas e circunstâncias de que fomos vitimas mas que desta vez beneficiamos: em praticamente dois remates à baliza fizemos dois golos, ainda antes de se esgotarem os primeiros 10 minutos do jogo que decorria no Estádio Cidade de Barcelos. Depois, bem, depois novamente mais circunstâncias a repetirem-se com o desbaratar da vantagem. O Gil Vicente alcança o empate com duas ofertas defensivas. Tiago Ilori e Joãozinho podiam (e deviam) ter evitado o bis de Hugo Vieira, que parece gozar de inspiração divina sempre que defronta o ‘Leão’… A diferença esteve na reacção do Sporting ao empate... Quando se esperava que a equipa esmorecesse e viesse por aí abaixo, eis que houve capacidade para corrigir o resultado, com o ressurgimento de forças e engenho para (re)conquistar os merecidos três pontos que pareciam destinados a desfazer-se. Foi, esta reacção, o que mais me agradou neste encontro. Notas finais para o excelente golo inicial de Bruma, a maturidade de Eric Dier, o jogo enorme do Zézão e… o regresso à competição de André Martins.

_____________
FICHA DE JOGO

Futebol – I Liga – 19.ª jornada

2013-02-16. Estádio Cidade de Barcelos.
Árbitro: Artur Soares Dias.
Árbitros assistentes: Rui Licínio e João Silva.
Resultado ao intervalo: 1-2.

Gil Vicente:
1 – Adriano Facchini, 81 – Paulo Jorge, 44 – Cláudio, 33 – Halisson, 5 – Luís Martins, 10 – André Cunha, 25 – César Peixoto, 77 – João Vilela, 13 – Brito, 70 – Hugo Vieira, 58 – Luís Carlos. Substituições: 67 m – saiu Brito e entrou 9 – Rodríguez, 80 m – saiu César Peixoto e entrou 28 – Djalma.
Não utilizados: 90 – Lúcio, 19 – Vítor Vinha, 20 – Éder Sciola, 23 – Pecks, 66 – Luís Manuel.
Disciplina: cartão amarelo para Cláudio (43 m), César Peixoto (65 m), Paulo Jorge (69 m), Luís Martins (80 m).
Golos: Hugo Vieira (20 e 53 m).
Treinador: Paulo Alves.

SPORTING:
1 – Rui Patrício, 13 – Miguel Lopes, 54 – Eric Dier, 34 – Tiago Ilori, 5 – Joãozinho, 90 – Zezinho, 21 – Rinaudo, 20 – Labyad, 18 – Carrillo, 51 – Bruma, 9 – Van Wolfswinkel.
Substituições: 59 m – saiu Labyad e entrou 11 – Diego Capel, 66 m – saiu Bruma e entrou 47 – Ricardo Esgaio, 75 m – saiu Carrillo e entrou 28 – André Martins.
Não utilizados: 12 – Marcelo Boeck, 33 – Diego Rubio, 41 – Cédric, 71 – Fokobo.
Disciplina: cartão amarelo para Rinaudo (64 m), Joãozinho (90+1 m),
Golos: Bruma (1 m), Tiago Ilori (6 m), Diego Capel (63 m).
Treinador: Jesualdo Ferreira.



9 comentários:

  1. Continuo a achar que a salvação do Sporting está na Academia...o erro foi não ter sido assim desde o início da época.

    ResponderEliminar
  2. Virgílio,
    Ontem marcamos e ajudamos a marcar 5 golos e quase que não ganhávamos o jogo. É incrível a sucessão de golos na própria baliza, ofertas e outras azelhices e azares que nos condicionam praticamente todos os últimos jogos.

    Estive no estádio ontem e confesso a minha preocupação para o que resta do campeonato, isto porque não acredito que os próximos adversários nos facilitem tanto a vida como ontem o Gil Vicente. Oxalá me engane

    ResponderEliminar
  3. Os próximos adversários incluem Porto, Benfica e Braga... é realmente a tripla ideal para recuperar a cantiga do 'com uma equipa de jovens ninguém ganha', a cantiga da 'imaturidade' e da 'inexperiência'

    aqui vamos nós outra vez...

    ResponderEliminar
  4. Kovacevic,

    E acrescenta na lista: Paços de Ferreira, Estoril e Académica. Tudo equipas melhor preparadas, neste momento.

    E quanto à cantiga, lamento mas é verdade. Uma equipa "com" jovens ganha. Uma equipa "só" com jovens, nem sequer chega a ser equipa. E é esta última que nós somos.

    ResponderEliminar
  5. Kovacevic,

    A geração é boa, mas correm o risco de ser queimados. A luta que o Sporting está envolvido (manutenção) é para homens. Eles ainda não o são. E forçar crescimento nunca foi benéfico.

    Ontem foram heróis. Aliás, começaram a sê-lo a partir do momento que, com a idade de júnior, ou 1º ano de sénior, vieram ajudar a equipa principal.

    Não esquecer que há 1 semana, Rubio, João Mário, Joãozinho, Pedro Mendes, Carrilo, Labyad, foram brindados em Alvalade com "vocês são uma vergonha!" ou "joguem à bola!".
    Será que o mereciam? Nem se discute a validade da resposta a dar.
    Isto não pode fazer bem a ninguém.

    Matic, Melgarejo e Sálvio. O que têm em comum? São os únicos titulares do Benfica com menos de 25 anos.

    ResponderEliminar
  6. Cantinho não diria melhor excelentes comentários.

    ResponderEliminar
  7. Cantinho, não diria pior.
    Não concordo com o que escreveu. O patricio foi queimado, ou o cristiano. Qeimado estamos nós com o jefreen, bojis, bolo arroz, rojo, xandão, elias, prajic´s, e esses cepos todos.
    Excelente vitória sim senhor, a repetir, se perdermos, enfim, aconteçe. preferivel ser 6 ou 7 com os miudos, com orçamento de 20, 25 milhões, que 3.º ou 4.º com orçamento de 40 ou 50.

    ResponderEliminar
  8. Impressionante a vitória de ontem do Sporting! Equipa inicial com média de idade de 21 anos, os 2 centrais com 19 anos, 7 jogadores em campo formados em Alvalade. Claro que estes miúdos terão "dores de crescimento" mas eles serão o nosso futuro sustentável.

    Zézinho encheu o campo. Bruma respira fantasia e já decide muito bem grande parte das jogadas. Dier tem mesmo 19 anos? Ilori se corrigir o excesso de confiança será um central de enorme futuro (depois da saída do Xandão, optimo era o Boularouz tb ir para a Rússia ou Turquia). André Martins jogou 15 min...mas é André Martins e a bola agradece.

    Vamos perder e empatar mais vezes com os miúdos? Então e como é que foi até agora com os "outros"? O ideal era termos Pedro Barbosas, João Pintos, Betos e Paulo Bentos para integrá-los? Claro que sim...mas onde é que eles andam?

    Uma palavra de agradecimento para o professor Jesualdo pela coragem em liderar esta verdadeira revolução num dos períodos mais conturbados da história do clube.

    ResponderEliminar
  9. Uma equipa marcada/determinada pelos acontecimentos recentes no clube. Coragem de Jesualdo em apostar nos jovens. Bruma não engana ninguém. Fez o, improvável, golo e com a sua expontaneidade e velocidade de reacção vai certamente muito longe. Puxa a equipa para a frente, atemoriza os adversários e tem a baliza nos olhos. Eric é claramente o melhor central desta geração de jovens da Academia. Ainda bem que não foi ele que foi para o Parma. Com Xandão tinhamos uma dupla capaz de resolver muito bem os problemas do futuro próximo. O Illori parece-me um bocado desconcentrado. Inspira-me menos confiança. Mas prefiro-os ao Rojo - porque razão não venderam este jogador, que deve ter mercado visto jogar na selecção Argentina? - e ao holandês que nada acrescentam sob nenhum aspecto. Aliás se fosse eu a decidir ficava com o Xandão e mandava estes dois embora. Excelente o Zézinho muito acima dos Labyads e dos carrilos campeões da intermitência. Boa entrada do Cappel para resolver o jogo.
    Claro que a juventude acarreta riscos. Riscos para o clube e riscos para os jovens que são obrigados a um amadurecimento forçado e estão sujeitos ao trauma de as coisas correrem mal. terão caso isso aconteça que escutar os energúmeos do costume. Mas esta situação é excitante e para alguns deles pode ser um primeiro passo para uma grande aventura. É bom ganhar fora. É bom estar a ganhar e depois do empate consegur dar a volta e ganhar. Uma vitória no Estoril pode ser um tónico para um grande embate com o Porto.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)