sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bruno de Carvalho, o que parece e o que é

Ninguém ficou surpreendido com a apresentação da candidatura de Bruno de Carvalho. E ninguém ficou surpreendido que o anúncio ontem efectuado corresponda à primeira candidatura para ser levada a sério (que me perdoe o consócio Carlos Severino). Bruno de Carvalho nunca chegou a sair de cena, mantendo sempre a sua presença na actualidade do clube. É por isso, neste momento, o candidato melhor colocado para ganhar as eleições e, a manterem-se as perspectivas actuais, Bruno de Carvalho só não ganhará as eleições se... as perder. 

Eu explico: parece-me que, na actual conjuntura, BdC só perderá as eleições se cometer algum deslize, ou se a isso for levado por algum dos que venham a ser os seus futuros oponentes. Será assim também o seu "destino" se chegar a presidente: mais do que superar o legado recebido, BdC confrontar-se-á com o que o foi dizendo, fazendo e exigindo. A fasquia será aquela que ele mesmo colocou. Mas, voltando ao principio, parece não ser muito polémico afirmar, e usando a linguagem futebolistica, que BdC depende (sobretudo) de si próprio para alcançar os objectivos a que se propôs.

Durante o processo que culminou no actual desfecho, muito se falou do papel da MAG, pondo em causa a sua isenção, colando a sua acção à vontade de beneficiar BdC. Sobre este ponto, mantenho a minha opinião aqui anteriormente expressa, no sentido de que a MAG nem sempre foi o que dela esperava, mas não tenho nenhum dado que confirme algo que se assemelhe a uma cabala. Pode até parecer, mas o que é verdade comprovada é que se BdC vê quase oferecida a sua "cadeira de sonho" pode agradecê-lo à... gestão de Godinho Lopes, em particular a muitas das decisões tomadas esta época.

Vi o anúncio da sua candidatura, mas abstenho de fazer grandes considerações sobre o seu conteúdo. BdC teve a sabedoria de contornar o "como fazer", ligando-se apenas ao que se propõem fazer, de forma genérica. Não fica, pelo menos para já, preso a números e modelos de acção muito concretos que lhe possam vir a espartilhar os movimentos. Cada um lê isso como quiser, do ponto de vista mediático julgo que até funciona bem. E estará aí a campanha para ajudar a fazer luz - ou não... - sobre as mais diversas matérias.

Ainda sobre Bruno de Carvalho, e atendendo a que hoje é o dia do seu aniversário, aproveito a referência para lhe endereçar os parabéns pelos seus  41 anos. Que nos próximos 41, e nos que os superarem, possa ele ver o Sporting no lugar que merece.

Uma nota para finalizar:

Bruno de Carvalho apresentou-se sozinho, o que é  um sinal de que a sua lista está por concluir. Diz-se que já recebeu alguns "nãos" de pessoas que seriam importantes para a sua afirmação. O mesmo vai acontecer a todos os outros candidatos e isso não é propriamente um drama. O que é dramático, ou pode vir a ser, é o curto período que os candidatos e proto-candidatos têm disponível para tomadas de decisões.

A isso referi-me aqui oportunamente, acabando por merecer comentários disparatados e insultos. A isso se referiu também Tomás Fróis (apoiante da candidatura de P. Baltazar em 2011), colocando a questão da forma que me parece correcta, quando afirma que "será quase impossível formar equipas com pessoas competentes e disponibilidade imediata" por óbvia dificuldade de compaginação com compromissos pessoais e profissionais.

Como é óbvio valorizo muito mais esta opinião e a minha do que a dos "trols" que infestam a blogosfera. Foi isso que disse quando escrevi que, nestas condições, "o aparecimento de bons candidatos e de boas propostas para o Sporting está por isso muito mais dependente de uma conjunção favorável dos astros do que pelas boas oportunidades que lhe  conseguimos proporcionar neste momento da nossa história." 


11 comentários:

  1. BdC ontem não disse nada. Umas generalidades e pouco mais. Terá tempo para dizer mais.

    Não partilho da ideia de que ganha na certa. Está bem encaminhado e é, certamente, favorito.Contudo só se segurar certos e determinados nomes poderá vencer.

    Isto porque desta fez não corre por fora. Desta vez BdC não é outsider e por isso tem de correr muito mais que no ultimo acto eleitoral. Assim sendo precisa de certas pessoas a seu lado para vencer.

    É favorito, mas não ganhará se não se juntar a outros.

    ResponderEliminar
  2. Gostei deste post. Sou um simpatizante de BC maS SOU ACIMA DE TUDO INCONDICIONAL DO SPORTING. Achei realmente interessante aconsideração sobre o pouco tempo que os candidatos têm para tomar decisões. Uma coisa para mim é evidente,nestas eleições ninguem tem objetivamente condições de oferecer mundos e fundos.Agora só poderá ter sucesso quem fizer um diagnóstico rigoroso do estado do sporting.Não basta um diagnostico financeiro,têm de se identificar os recursos os aspetos positivos e negativos do clube, identificar os fatores que interferem quer nos aspetos positivos e negativos e fazer de acordo com esse diagnóstico um plano de intervenção, que deve ser avaliado numa primeira fase de 3 em 3 meses, para permitir identificar os desvios e se necessário redesenhar o projeto para corrigir os aspetos negativos. Só assim as nossas hipoteses de sucesso aumentam consideravelmente. Isto é dos livros do planeamento, não é uma ideia luminosa minha. A questão que eu coloco é: Setivessemos feito isto nos ultimos anos tinhamos chegado onde chegámos?

    ResponderEliminar
  3. Mais avisado que da última vez, BdC, não caiu na tentação de fazer algumas promessas patetas.
    Será porventura o candidato mais adiantado; seja na feitura da lista ou no programa, pois anda em campanha há praticamente 2 anos.
    Não acho muito liquido que ganhe com a essa facilidade.
    Se houverem várias candidaturas, ser-lhe-á mais fácil almejar a desejada vitoria.
    Se existir algum bom-senso e houverem 2 ou 3 candidaturas mais agregadoras, a dificuldade de BdC aumentará em muito.
    Foi perceptivel ao longo destes 2 anos que BdC perdeu algum do apoio que tinha e as suas acções podem ter lesado a sua imagem, coisa que lhe poderá custar alguns votos decisivos.

    Vamos aguardar pelos reais candidatos, pois estou convencido que Carlos Severino não irá até ao fim.
    Espero que alguns candidatos não caiam na tentação de arranjar lista para ganharem eleições, como fez Godinho Lopes.

    Espero não estar a lavrar num erro, mas pelo que li do comunicado da MAG no sitio do Sporting, depreendo que ainda não será nestas eleições que os sócios poderão votar electronicamente nos núcleos.
    A ser a assim continuamos a ser um clube do século XXI com modelos altamente arcaicos.
    Estou curioso para perceber qual a base eleitoral. Se teremos mais sócios no papel, mas menos a poder votar.

    ResponderEliminar
  4. Bom post LdA. Sério e transparente. Sobre a única dúvida que deixas no ar, cada vez mais acho que a MAG actuou de forma totalmente independente. Daniel Sampaio já disse que não apoiará ninguém e Eduardo Barroso fará o mesmo, tenho a certeza. Acho até que a simpatia que ambos nutriam por BdC terá ficado abalada com o aproveitamento mediático que ele fez desta situação, sabendo-se da posição extremamente desconfortável dos membros da MAG perante a necessidade de decidirem algo tão complexo.

    Quanto ao facto de BdC ser favorito... Enfim... Não concordo. Não concordo mesmo nada.

    Não consigo expressar isto em números, mas a minha sensibilidade actual, baseada no que leio na blogosfera e nas conversas futeboleiras com amigos e familiares sportinguistas, dizem-me o seguinte:

    - Já li e ouvi bastantes sócios afirmarem que votaram BdC há dois anos mas que agora não o vão fazer.

    - Não me lembro de ver/ouvir algum sócio afirmar o contrário, ou seja, que não votou em BdC e que agora o vai fazer.

    - Logo, só por esta análise, parece-me que o saldo não é assim tão favorável a BdC.

    - Além disso, parece-me também que as poucas figuras de proa que apoiaram BdC há dois anos se estão a afastar do mesmo (Daniel Sampaio e Eduardo Barroso são bons exemplos disso mesmo)

    - Por fim, não esqueçamos que BdC apenas teve cerca de 1/3 dos votos, sendo que neste momento é a única candidatura com expressão (concordo plenamente com a tua visão acerca do Carlos Severino).

    - Ou seja, existem ainda 2/3 de votos "orfãos"... repartidos pelo "status quo" e restantes alternativas (Dias Ferreira, Pedro Baltazar, Abrantes Mendes, etc.)

    - caso apareça uma candidatura forte que mereça o apoio destes dois sectores (Como por exemplo Couceiro), obviamente que esta será a candidatura mais forte e clara favorita.

    - Como já tive aqui oportunidade de afirmar (embora de forma bastante caricaturada - o "anticristo"), acho que BdC atingiu o seu auge há 2 anos e que desde então passou a ser, a par de Godinho Lopes, uma das figuras mais odiadas do sportinguismo.

    - A desconfiança em torno do nome dele é muito maior do que a confiança, e lutar contra isso é uma tarefa absolutamente hercúlea.

    - Acho pois que BdC parte bem atrás e terá que fazer um esforço gigantesco para conseguir transformar a enorme desconfiança que paira sobre ele em votos.

    - Apesar de tudo acho que arrancou bem. Mas vai ter que fazer muito mais para ganhar. E não vai conseguir fugir à necessidade de apresentar apoios sonantes. Ai pois não...

    ResponderEliminar
  5. Não é comum, mas concordo com quase tudo o que é dito no post inicial, com apenas sérias dúvidas quanto ao favoritismo de BdC. Muita água para correr debaixo da ponte, ainda.

    ResponderEliminar
  6. Alinho pelo diapasão da maioria dos consortes.

    Se não tenho como adquirido que BdC terá perdido parte substancial da sua base de apoio, já noto na sua postura um calculismo que não existiu faz dois anos. Essa perda do status do irreverente, do david vs golias, do rapaz corajoso e desprovido de vícios típicos da tribuna, etc, poderão retirar-lhe o voto do coração, da ruptura o qual, neste género de sufrágio, tem efeito de bola de neve avassaladora.

    Concluo pois, dizendo que também eu o vejo como sendo uma das faces da moeda que é o Sporting e que, se por um lado conquistou o estatuto de não ser obrigado a fazer viagens a Moscovo para provar o que diz, por outro incorre no sério perigo de uma vez pouco sério, pouco sério para sempre.

    Tal como diz o LdA no seu excelente post, o maior inimigo do Sporting não tem nome. É o tempo.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Tenho-me abstido de comentar muito o momento actual do Sporting, por diversas razões pessoais e profissionais, mas principalmente porque ando com pensamentos demasiado cáusticos relativamente às eleições que de nada servem excepto, talvez, para rir ou chorar.

    Por exemplo, não me sai da cabeça que em vez de eleições deviamos fazer um concurso publico internacional, com apresentação de candidaturas, para dirigir o clube e a SAD e só depois fazer um plebescito para o Conselho de Administração e demais orgãos com direito a camarote...

    Avante que se faz tarde, como não acredito que qualquer direcção tenha condições para cumprir o programa/plano/projecto que apresentar o facto a que vou dar maior atenção é a composição das listas.

    Aquela que me parecer mais capacitada para aguentar, coesa, a porrada que vai levar de tudo quanto é lado terá a minha preferência. Simples.

    ResponderEliminar
  8. LMGM,

    pois é uma pena que não partilhes connosco, porque de rir precisamos todos um pouco, já que motivos de chorar não têm faltado.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o post. A questão é mesmo "como o fazer". Quanto à linha de gestão, tendo em conta as actuais circunstâncias económicas do SCP e do pais, não haverá muitas divergências das candidaturas que possam aparecer. E é sobre o "como fazer" que devemos questionar os vários candidatos e não ficar satisfeitos com respostas evasivas, sejam eles quais forem, BC ou qualquer outro.
    Quanto ao "parecer", nomeadamente quanto à MAG, foi mais do que parecer, bastava ver as constantes intervenções do PMAG e a do seu vice quando se descaiu ao afirmar que já em Outubro procuravam um local para fazer a AG.... o requerimento só foi apresentado em Dezembro!
    De BC, como disse, espero que explique "como fazer", sendo certo que não poderei ser menos exigente com ele do que ele foi com GL.

    ResponderEliminar
  10. Aquilo que BdC ainda não fez, por calculismo estratégico (que é defensável e compreensível), já Couceiro se dispôs a fazer de forma muito clara esta semana em programa da BolaTV (no qual estiveram presentes também Dias Ferreira e José Eduardo). Fê-lo de tal forma que aquele último, apoiante de BdC, se rendeu aos argumentos de Couceiro, sentenciando que o clube também ficaria bem entregue nas suas mãos. Para além da boa preparação técnica em diversas áreas que demonstrou, o que impressionou em Couceiro foi a forma informada como se referiu aos problemas do Sporting, sem contornar as questões, analisando-as e afirmando a sua opção. BdC apenas antecipou a resposta a um problema do Sporting: não está disposto a abrir mão da maioria na SAD. Opção essa que pressupõe uma estratégia que ainda terá de ser explicada.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)