quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Figo, Paiva dos Santos e Couceiro: equívocos e certezas

Chamavam-lhe um... Figo
O alivio de uns é agora o pesar de outros, mas é já certo que Luís Figo não será candidato à presidência do Sporting. Prefiro não cair na quase incontornável discussão sobre o Sportinguismo de Figo. Não que não tenha opinião sobre a forma como saiu do Sporting ou sobre o festejar ou não um golo ou uma vitória sobre o clube que diz ser seu. Ou até sobre a aparente necessidade que o nosso ex-jogador tem de cifrões para lhe lubrificar os interesses. 

Não falta quem o julgue e condene, como não faltam exemplos de quem, a coberto do propalado amor ao Sporting o prejudique muito mais do que o há muito tempo distante ex-jogador. O que prefiro relevar são as reiteradas declarações públicas do jogador, reafirmando a sua condição de Sportinguista e não apenas um mero adepto, mas sócio de pleno direito. E continuo a pensar que o Sporting não deveria desperdiçar a projecção de Luís Figo, até como forma de receber uma parte do muito que lhe deu.

Relativamente à possibilidade aventada de Figo concorrer às próximas eleições, era um processo condenado à partida cuja morte à nascença é preferível ao nascimento de um filho torto. Haverá imensas condições que um candidato deva preencher à priori para se dispor ao sufrágio dos seus consócios. Mas há uma elementar, onde radicarão todas as outras: a vontade própria. E essa nunca pareceu ser a de Luís Figo, pelo menos neste momento. Ao contrário do processo que parece ter sido iniciado, não tinha que ser Luis Figo a ser convencido a ser presidente do Sporting, ele é que tinha que nos convencer - a todos os associados - da sua vontade e da bondade das suas propostas.

Falar em Pedro Paiva dos Santos com areias movediças debaixo dos pés
É-me indiferente que o próximo presidente seja branco, negro, amarelo ou vermelho. Ou que seja muçulmano, judeu, católico, hindu, ou professe qualquer outro credo. E também me são indiferentes as suas opções politico-partidárias, desde que inseridas no espectro dos partidos democráticos.  Mas seria um embaraço ter um presidente do Sporting com uma relação equívoca em relação ao passado recente do meu País e com o culto de personalidades e tempos em que em Portugal ter a simples opinião era considerado um delito sumariamente condenado e arduamente expiado. 

É isso que se depreende do que  uma das suas páginas de uma das muitas redes sociais ainda ontem exibia, e que hoje sofreu um rápido facelift, desaparecendo a fotografia do "Presidente do Conselho" ou da ponte que ontem era "Salazar" que hoje ainda não é "25 de Abril" mas apenas "Sobre o Tejo". Pior do que ter convicções discutíveis é não estar convicto das suas próprias convicções. Sei o quanto isto é polémico e quão pouco ou nada o Sporting precisa de mais uma polémica, mas é uma questão de principio que não estou disposto a fechar os olhos, o que não obsta a que cada um faça o julgamento que entender.



Couceiro, uma certeza
Não tenho uma opinião formada sobre Couceiro como presidente do Sporting, já tenho poucas dúvidas que é uma mais-valia que o Sporting deveria aproveitar. Não é uma opinião nascida "porque sim" é uma convicção que resulta do que lhe fui ouvindo e lendo e que se cimenta pela recente participação no programa Zona Mista, que pode ser visto na íntegra aqui. Um discurso seguro e fundamentado em conhecimento que significa uma grande e assinalável diferença em relação ao desfiar de vulgaridades, chavões e barbaridades à mistura.

Equivoco colectivo
É sempre difícil saber da representatividade das vozes que a blogosfera dá como maioritárias. Basta para isso ter em conta o que foram os resultados das AG´s mais recentes, ou até os mais recentes resultados eleitorais. Mas fosse qual fosse a sua importância é-me cada vez mais evidente que o momento escolhido para fazer cair a direcção - acabaram por cair todos - foi o pior. 

Algumas dessas razões são abordadas por Couceiro no referido programa, outras têm sido trazidas à discussão por Jesualdo Ferreira nas suas conferências de imprensa. A perigosa situação em que a equipa se encontra na tabela classificativa, com duas alarmantes derrotas consecutivas, cada vez mais vinca a ideia de uma errada percepção da realidade complexa em que o clube está imergido, bem como duma equívoca avaliação das prioridades. Infelizmente isso aqui isso não foi muitas vezes bem interpretado.

P.S.: Agradecimentos a B. K. pela colaboração na elaboração do post
-------------------------------------------------------------------------


Nota:
Deixo a seguinte nota a pedido da Candidatura Independente (CI) ao Conselho Fiscal e Disciplinar do SCP.

Se pretenderem subscrever a candidatura (acto cujo único compromisso que acarreta é o de ajudar na admissão desta lista ao acto eleitoral), deverão:

1) Imprimir, preencher e assinar este documento: http://cfdindependente.files.wordpress.com/2011/03/recolha-de-assinaturas-cfedi1.pdf

2) Fazer "scan" do documento, bem como do BI/CC e do cartão de sócio

3) Enviar tudo para cfdindependente@gmail.com.

Como não há ainda a garantia de que a assinatura digitalizada será aceite, pedimos que enviem o documento assinado para a morada Rua Marcos Portugal, nº6- 2º Direito, 1495-091 Algés, ou em alternativa que me contactem para este e-mail, que alguém irá ter convosco para recolher o documento.

Se for possível angariar mais assinaturas entre os vossos familiares, amigos e conhecidos, agradecemos.

Notas importantes:
1) Para a assinatura ser válida, é necessário ter a quota de Janeiro paga aquando da verificação das assinaturas (~ 21 de Fevereiro).

2) Para poder votar na AG eleitoral, é necessário ter a quota de Fevereiro paga até ao dia 3 de Março (20 dias antes).

Poderão consultar toda a informação (lista, programa, historial, etc.) sobre a CI no site http://cfdindependente.wordpress.com/.

13 comentários:

  1. Vou esperar para conhecer todas as candidaturas mas das já apresentadas e das possíveis e ainda não confirmadas concordo com o LdA...para já e se vier mesmo a ser candidato Couceiro seria a melhor opção. Mas vamos esperar para ver.

    ResponderEliminar
  2. Mais que não seja, e acho que não é só por isso, couceiro, se vier, e até mesmo que não venha, vai servir para colocar o discurso no sitio certo. Viver acima sdas possibilidades, mais tarde ou mais cedo dá nisto que o sporting se tornou.

    ResponderEliminar
  3. Embora com opiniões nem sempre coincidentes, este post tem muito de comum com o que escrevi no Sporting até morrer, mas mesmo discordando acho que é assim que se deve discutir o Sporting e não ofender quem tem ideias diferentes, desconfio sempre de quem tem certezas absolutas, mas concordo totalmente com o facto do Couceiro ser um recurso que o Sporting não pode prescindir.

    ResponderEliminar
  4. Figo seria de uma total inutilidade, qualquer dia estamos a candidatar a Presidente uma fotografia de um qualquer ex-atleta já desaparecido... Não tenho preconceitos relativamente a ele nem ao seu Sportinguismo, mas tenho quanto à sua capacidade para liderar uma estrutura da dimensão do Sporting. Ficava muito bem no futebol profissional ou nos negócios estrangeiros a ajudar o Diogo.

    Focas a principal questão do momento, quem quer ser Presidente do Sporting? Quem tem esse desejo intimo e incontrolável sem depender de apoios/amigos/fundos, etc..

    E destes, neste momento, só vejo Severino e Bruno Carvalho.

    ResponderEliminar
  5. A troika Bancos/Kosovares manda no Sporting: está na hora de os repudiar!

    ResponderEliminar
  6. Ora portanto, o futuro presidente tem de ser contra o governo,contra a troika,a favor do Obama,a favor do casamento gay resumindo,"politicamente correto"!?Por favor não façam mais mal ao meu querido Sporting e não misturem o que não deve ser misturado.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. 2 'Riscados'.

    Para já, existe o... Severino...

    Campanha durante um jogo de futebol era (e é) uma 'minhoquice' sem qlq importância. Já fazer campanha Salazarista é outra minhoquice (no sentido nojento do termo) e com muita importância.

    Abç e SL, LdA.

    ResponderEliminar
  9. LMGM, tiro no porta avioes quanto ao Couceiro.E no fundo a analogia da fotografia aplicada ao Couceiro tambem seria apicavel.Alias, Figo tambem era para a fotografia. Para mandar, estao la outros...Mandar e... serem DONOS! Literalmente!

    Quanto ao timing das eleicoes,LdA, se GL continuasse em funcoes, daqui a 3 meses nao terias pedra sobre pedra.Quando e se se souber como se alimentou a tesouraria nos ultimos tempos, vao haver muitas lagrimas...

    Ja agora,a continuidade nao vai largar o osso.Porque os esqueletos nao podem sair do armario...

    ResponderEliminar
  10. O Couceiro a candidato imposto pela troika/banca e com a equipa directiva que a banca lhe der (amigos e compadres) não vejo com bons olhos, seria o fim, agora se o Couceiro POR INICIATIVA PRÓPRIA e sem pressões dos "notáveis" concorrer com uma equipa escolhida por si proprio e com ideias proprias e investidores escolhidos por si, então acho que seria um excelente candidato!

    ResponderEliminar
  11. LdA

    Realmente dos candidatos e proto-candidatos Couceiro é o único que me convence minimamente. Infelizmente os nomes que ouço ligados à sua candidatura(?) não me agradam.

    ResponderEliminar
  12. Não tenho por hábito entrar en futurologia. Apenas em expeculação. Como tal, considerando que a realidade nos apresenta 3 candidatos, é sobre eles que falarei. E a questão apenas se pode medir em expectativas.
    Confesso que elas divergem na intensidade, consoante o protagonista.
    Por ordem cronológica.

    1-Carlos Severino.
    Confesso que não tenho qualquer tipo especial de espectativa. Curioso o apoio de Jorge Gabriel o qual ao fim e ao cabo se compreende por camaradagem decorrente da profissão.
    A sua constante participação na blogosfera onde não esconde o seu vinculo à crítica, se bem que o torna um candiadato com conhecimento dos assuntos e bastante acertividade, coloca-o irremediavelmente fora da zona do poder.

    2- Bruno de Carvalho.
    Expectativas altíssimas. Com todo o tempo de preparação que dispôs para construir uma alternativa credível, tem forçosamente de concretizar. Esta aparente calmaria à qual se votou, faz adivinhar que vem aí coisa.
    Se não surpreender, perderá as eleições caso surja um candidato ligado à esfera do poder.
    Se esse alguém não aparecer ganhará naturalmente. Sem mérito, por falta de concorrência.
    Caso tenha algo bem estruturado para apresentar, rostos com credibilidade, discurso forte, mobilizará praticamente todo o seu eleitorado e será o rosto da mudança.

    3- Paiva dos Santos.
    Lda disse exatamente o que eu penso e o juízo que faço deste indivíduo.

    Falou-se de José Couceiro. Confesso que como a maioria creio que o Sporting não se pode dar ao luxo de poder não contar com pessoas com a capacidade de José Couceiro.
    Não adianta estar a adicionar encômios à sua personalidade e forma de estar.
    Mas não o consigo imaginar fora das competências para as quais o enquadro. Um funcionário na alta esfera admnistrativa.

    Mas também um funcionário que já foi despedido por Pinto da Costa.
    Não gostaria de conviver com o facto do presidente do porto um dia ter despedido o presidente do Sporting Clube de Portugal.
    É que nestas coisas, o passado também pesa.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)