quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Os beijos de morte na campanha eleitoral

A expressão usada por Marcelo Rebelo de Sousa no seu programa semanal para qualificar o apoio de um politico caído em desgraça a uma candidatura autárquica pode usar-se com alguma propriedade na análise das listas candidatas ao Conselho Directivo do nosso clube. 

Lista de José Couceiro
O apoio do histriónico (versão simpática) Carlos Barbosa a Couceiro é-lhe tão útil como uma banda de forró num velório. Da sua passagem pelo corpos sociais não ficou nenhum outro registo que não fossem as suas declarações levianas e de resultado quase vexatório. Se tivesse um pingo de vergonha só voltaria a falar quando o Sporting, sob o seu comando ou influência, estivesse "a lutar com o Real Madrid, Barcelona, Manchester". As palavras são dele e equivalem a um débito que deixou em aberto que, por isso, devia por ele ser saldado. Ou isso ou umas doses de sentido de decoro, que infelizmente não há dinheiro ou notoriedade que o compre. Um beijo de morte para uma lista que ainda não saiu da incubadora e com sinais vitais muito desmaiados para quem teria que estar apto a fazer, desde o primeiro momento, uma maratona partindo dos lugares do fundo...

Lista de Bruno de Carvalho
O comunicado de ontem da lista de BdC espreitava por cima do muro para os quintais dos vizinhos, mas há sinais que indicam que o seu próprio quintal também precisa de arranjo. Não apenas a ideia de que se terem juntado à pressa uns autarcas do interior, mas, ao que parece o presidente da sua Comissão de Honra, Fernando Ruas, sportinguista como todos nós, não é sócio. (Escusado será dizer o arraial que isto representaria se a escolha fosse de Couceiro - sobretudo deste - ou Carlos Severino.)

Já me era difícil de de entender o que de relevante terá feito a pessoa em causa - e que saia do âmbito da sua acção restrita no espaço de Viseu - para merecer tal destaque, mas isso é uma questão que BdC explicará, se quiser, aos seus apoiantes. Que não lhe sobrem 12 euros por mês das muitas mordomias que lhe escorrem do OGE para se ligar ao Sporting é uma escolha pessoal que temos que respeitar. Já me interessaria mais saber é quantas vezes ao longo dos últimos anos esteve em Alvalade, e quantas dessas vezes foi a expensas próprias ou a beneficiando de convite, cadeira e acepipes.*

Outro dos nomes apontados como um beijo de morte tem sido o Comandante Vicente de Moura, muito por força da sua actuação como presidente do Comité Olimpico. A ver vamos como diz o cego, é a minha posição. Não sei se não podia fazer mais ou melhor. Mas sei que num País em que a classe governante olha para o desporto apenas como um mero usurário, só aparecendo na hora de recolher o que é conseguido com o trabalho e empenho de outros, tem um lugar difícil de difícil actuação.

O mesmo já não direi de Cadete. Se se diz Sportinguista eu acredito, como em relação a todos que o proclamem. Mas não me esqueço " saída à escocesa" do Sporting e num dos muitos  momentos de particular fragilidade do clube. 

Lista de Carlos Severino
Não precisava de beijos de morte mas de sopros de vida. As suas declarações de quem não tem nada a perder, disparando por isso para todos os lados, sem preocupar com os ricochetes, pode granjear muita atenção mediática mas desligam-lhe o interruptor da ligação com todos os que, mais do que polémicas, querem ouvir propostas e soluções. O que, diga-se, tem sido o tom geral de todas as listas em campanha.

*Provavelmente o caso de Fernando Ruas não será virgem e podem existir mais Ruas como estas em outras listas. O que digo para ele serve desde já para os outros todos que se apresentem nas mesmas condições. 

P.S.-O Solar do Norte organiza no próximo domingo um sessão de esclarecimento com a presença do candidato Bruno de Carvalho. A sessão terá lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, com inicio previsto para as 19 horas.

19 comentários:

  1. Cadete.
    O homem que, em vésperas do Sporting ir a Guimarães (com Ouattara lesionado e Paulo Alves também inapto) rescinde o contrato com o Sporting, encondendo-se.
    Ouattara acabou por ter de jogar e lesionar-se novamente.
    E quem não se lembra como celebrou um auto-golo do Beto, como se fosse seu, em pleno Alvalade?

    Prefiro lembrar-me dos jogos com o Celtic, Malines, daquele tempo em que nos safava com golos no último minuto.

    Mas (também) não convém esquecer todo o seu historial na hora de escolher o voto.

    ResponderEliminar
  2. Silêncio, que hoje o SLB faz 109 anos (!!!).

    Eu pensava que a minha idade era só (este só depende do prisma) 32. Mas como o meu pai nasceu há 68 e, seguindo a lógica SLBeniana (a idade de fundação de quem dá origem é que conta), eu, afinal, também tenho 68 e não 32.
    Mas, e o meu pai, terá 68? Ou deverá ter a idade que o meu avô teria hoje em dia?

    Que grande bola de neve...

    ResponderEliminar
  3. Aí está o programa do Couceiro para quem ainda não tem: http://www.fileconvoy.com/dfl.php?id=g3c932bea4dd3791e99923294601364194ec262145

    ResponderEliminar
  4. Bom post!

    Para Carlos Barbosa, já não há palavras. Está tão focado a contemplar o próprio umbigo que ainda não se apercebeu que ninguém lhe dá crédito nenhum e que este apoio era tudo o que o José Couceiro não precisava.

    Ia mesmo apontar esse episódio do Cadete no auto-golo do Beto, em que deu duas voltas ao estádio a gritar "Fui eu! Fui eu!". Não o vejo como sportinguista, embora após a passagem por um reality show uma claque tenha colaborado na reabilitação da sua imagem. Haja memória!

    ResponderEliminar
  5. Couceiro não precisava, não senhor. Mas a pergunta tem de se pôr. Será que o desejou? Será que insistiu com o figurão? Julgo que não. A sua inteligência não o permitiria.
    Assim sendo que poderia fazer?
    Vir a terreiro renegar apoios, não me parece uma política acertada numa altura em que o argumento união toma força.
    Confesso mais perigoso para ele próprio a não divulgação dos nomes que constituirão a tão propalada comissão financeira.

    Bruno de Carvalho não mediu certas apostas.
    Ao reconhecer um grande fervor sportinguista ao Presidente da Associação Nacional de Munícípios, consigo relativizar o facto de não ser sócio e integrar a comisão de honra.
    Mas INTEGRAR não é PRESIDIR...Ainda mais com Pedro Gomes ali tão perto.
    De igual modo a presença do Presidente da Associação Nacional de Bombeiros como Presidente da MAG foi um apoio que foi longe de mais.
    Isto de andar constantemente âs turras de forma truculenta com a autarca vizinha a reivindicar a paternidade da chanfana, não promete nada de bom...Parece que BdC tem uma apetência natural para apreciar o estilo "coração ao pé da boca"...Como tenho dito, ele é assim. Mas lá que assusta, assusta.
    Já Cadete e quejandos são o que são. Enquanto jogadores e à época, o vil metal sempre falou mais alto...
    Tirando o NOSSO Cristiano, não me lembro de um que não festejasse um golo contra nós...
    Talvez isto diga muito do que é a organização "pézinho de lã" do futebol do Sporting.

    (Que bem sabe ouvir João Benedito cada vez que se refere ao Sporting. Peça rara.)

    A Carlos Severino não lhe conheço qualquer apoio, no entanto ele encarrega-se dos disparos...

    SL

    ResponderEliminar
  6. Como anteriormente prometido cá vai:

    O Figurão Bruno de Carvalho.
    As três coisas que me inquietam:

    1-O Discurso, o tom e o timbre. O discurso de BdC inquieta-me. É de uma incomplacência extrema. A gravidade com que coloca a voz e o timbre que lhe aplica, revelam uma natureza de excessivo belicismo.
    Ou me engano muito, se ganhar, iremos ter a verdadeira "noite das facas longas".

    2- A "entourage" e o excesso de sportinguismo. Começa a ficar díficil ouvir os argumentos dos apoiantes de BdC. Não o seu conteúdo. A forma e o modo. Perfeitamente confluente com o estilo do candidato. O fundamentalismo sportinguista em todo o seu explendor.

    3- A teimosia. Uma vez com razão para sempre com razão. Mas coerência é uma coisa, teimosia é outra. E ali já deu para ver que não há espaços para meio termo.

    O resto está no meu anterior comentário.

    Quanto âs proposta. Não vale a pena discutir.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Um só comentário: o Cadete merecerá porventura o que dizem dele... Mas lembrem-se do que lhe fez o ignóbil Carlos Queiroz. Lembrem-se de como o homem de "grande visão estratégica" destruiu o melhor marcador de golos português para fazer jogar o Juskowiak porque dava mais profundidade à equipa (infelizmente não marcava muitos golos) e quando viu que a coisa não pegava tentou inventar o Capucho como ponta de lança...

    Ficámos sem Capucho e sem Cadete...que foram fazer excelentes carreiras noutros sítios (lembram-se?), nos lugares em que sabiam jogar. Só por este exemplo se viu como o professor tinha futuro a dirigir equipas de primeiro plano....

    Terá sido oportunista e mauzinho, o Cadete, terá mostrado que não era muito sportinguista. Mas só queria ver quem não faria o mesmo depois dos tratos miseráveis que lhe deu o professor.

    Atenção isto não significa defender a lista x ou z. Apenas recordar factos que parecem esquecidos...

    ResponderEliminar
  8. O fosso é uma excelente invenção para colocar certos figurões do Sporting. Mas será que ninguém consegue colocar o Barbosa a ler e ouvir tudo o que debitou nos últimos tempos? Infeliz.

    Jaime Ramos é uma grande aquisição. O homem é louco, mas não é maluco :), costumo cruzar-me com ele várias vezes quando vou a Alvalade e conto vê-lo mais uma vez neste sábado. É um homem de ideias fixas, para o bem e para o mal.

    Ruas corre um risco maior que Bruno Carvalho, num clube da dimensão do Sporting os adeptos como Ruas deviam ter maior destaque e assim fazer a sua atracção para sócios.

    Carlos Severino, ainda não desistiu? Deve estar para breve...

    ResponderEliminar
  9. Só gostaria de reforçar as palavras do comentário do Veiga Trigo sobre o candidato mais bem colocado para ganhar as eleições no nosso clube.

    Para isso junto mais um adjectivo para caracterizar o BdC: Arrogância.

    Estive agora na sede de campanha e recolhi o programa de candidatura. Só pelo simples facto de ser uma fotocopia a preto e branco cortada à tesoura (e mal cortada), na minha opinião já demonstra amadorismo da candidatura. Mas acima de tudo, para quem diz no programa que um ponto forte é a paixão ao clube, rigor e competência, esta demonstração de amadorismo revela a arrogância que não os sócios não merecem o melhor e que a eleição está no papo.

    Em relação aos beijos da morte, apenas refiro que os atletas do Judo do SCP estiveram para não participar nos jogos olímpicos porque o comité olímpico não foi sensível à inclusão dos técnicos do SCP a apoiar e treinar os atletas. Outros atletas de outros clubes e modalidades tiveram essa possibilidade, mas os nossos não. Grande lição de sportinguismo.
    O ambiente era tal que os atletas não falavam com o treinador escolhido pelo Vicente de Moura nem com este.
    Será o slogan Sporting no coração adequado? É difícil ter confiança no futuro com estas demonstrações.

    ResponderEliminar
  10. A Culpa é do Hassan! Um blogue com todos os clubes, idolos e cromos!

    aculpaedohassan.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Podiam aproveitar o fosso de Alvalade para pôr lá os famosos notáveis e o candidato da continuidade e o cancro que se apoderou há 18 anos do sporting e atirar-lhes com cimento para cima e pôr lá os seus adoradores do croquete a servir de coroa funeraria, que era um favor que faziam ao Sporting! cada vez simpatizo mais com o Severino, que seja um bom adversário do BdC, porque o outro não conta.

    ResponderEliminar
  12. "Podiam aproveitar o fosso de Alvalade para pôr lá os famosos notáveis e o candidato da continuidade".

    Liedshow, alguns ou muitos notáveis são dignos do fosso. Já o candidato da "continuidade" não merece: Bruno de Carvalho é um sportinguista muito válido com bastante para oferecer.

    ResponderEliminar
  13. Classificar o Bruno de candidato da continuidade é das coisas mais absurdas que já li Manuel Humberto... só espero que seja ironia... da boa.

    miguel,
    então quer dizer que agora o Bruno é arrogante, porque te entregaram um fotocópia a preto-e-branco e cortada à tesoura do programa dele, é isso ?

    Nem o Godinho se lembraria de utilizar uma justificação tão fraca para adjectivar o Bruno de arrogante.

    Se ele te tivesse entregue o programa pessoalmente, a cores, todo bem cortado e com a oferta de uma caixa de chocolates, será que passava a ser uma pessoa extremamente simpática e carinhosa ?

    SL

    ResponderEliminar
  14. A simpatia conta pouco ou nada quando se escolhe alguém numa eleição.
    Ou se apresenta experiência (que nos últimos anos não nos serviu de nada) ou se apresentam ideias. E quando se apresentam ideias, para as mesmas terem credibilidade, é preciso ser coerente.
    Quando falo em arrogância, quero dizer que o BdC está convencido (e eu também) que tem a eleição ganha. A arrogância tem a sua origem aí, já que apenas precisa apresentar um programa de vulgaridades e lugares comuns. Não apresenta soluções, apresenta intenções. Na anterior eleição apresentava dinheiro e investidores, e numa altura em que EXISTEM SALÁRIOS EM ATRASO no SCP e no SCP SAD, este candidato apresenta medidas de renegociação dos empréstimos mas não apresenta soluções sobre de financiamento.
    Quando falo em arrogância e presunção que para ganhar faz tudo (antes apresentava soluções reais ou irreais, agora não precisa de apresentar nada quando a situação é pior).
    É essa arrogância que falo. No programa eleitoral não existe nenhuma ideia que possa fazer a diferença e ideias que possam tirar o clube donde está actualmente. Amar o clube e confiar na MARCA Sporting não é tudo. O SLB quando fez a operação coração não salvou o clube e a marca para fazer a diferença precisa de ter força para dar mais do que actualmente dá. E para isso é preciso investir no clube e nas vitorias para aumentar o valor da marca.
    Por ultimo, quando falo na arrogância, falo também na forma como esta candidatura se apresenta. Não podem proclamar serem rigorosos, sérios e competentes e depois apresentarem um programa eleitoral em fotocopia, mal cortado e imperfeito. Não bate certo as intenções com a realidade. Quem está no meio da gestão, gestão de marcas e publicidade sabe que este triptico do programa eleitoral se faz numa manhã (haja dinheiro). Além disso, mesmo que se tenham esgotado as anteriores edições, isso quer dizer que houve mau planeamento da parte da parte da campanha. E na minha opinião, apenas é revelador do que será possível esperar aquando da presidência do nosso clube: amadorismo.
    Eu desloquei-me ao estádio para regularizar as quotas e participar com os meus 4 votos, mas não gostei de um candidato desprezar a apresentação das suas propostas assim. Mas se calhar sou apenas eu, que gosto de receber prospectos informativos que tenham qualidade porque transmite uma imagem de credibilidade (ex. bancos, viagens...). E o que a candidatura devia perceber era que devia de apostar na credibilidade, já que as ideias, de forma arrogante e convencida já não precisa apresentar.

    ResponderEliminar
  15. José Duarte,

    Não é ironia. Olhe os candidatos com olhos de ver e perceba que "ruptura" não é chavão. Vimos de 2 anos onde por todo e qualquer meio - essencialmente fundos e parcerias - apetrechámos o plantel do Sporting com mais-valias. Não questiono as intenções nem a legitimidade de quem engendrou as soluções, tal como não me interessa ver se foram todas, muitas, algumas, ou poucas as mais-valias efectivas que nos chegaram.

    O resultado da política desportiva está à vista. Essa política é a mesma que Bruno de Carvalho - presumivelmente - seguirá caso se veja eleito presidente do Sporting. É ele quem o diz e já quando concorreu frente a Godinho Lopes afirmava os meios e plano de acção que idealizava. Tanto que muito da campanha serviu para discutir "quem tinha os 100 milhões". Quem dava mais garantias de que "os 100 milhões" existiam.

    Essa política não será definitivamente continuada por José Couceiro. Ligue menos aos "rótulos" e não passe ao lado da oportunidade da ruptura que o Sporting efectivamente precisa.

    ResponderEliminar
  16. O Manuel Humberto toca num ponto muito sério e relevante.

    Muitos dos apoiantes de BdC respondem a isso com a ideia da competência. Algo como "entrou muito mas foi mal gerido". Em parte, têm razão. De facto, teve muito que ver com escolhas erradas na área técnica.

    Contudo não deixa de ser verdade que BdC preconizava outro clube à dois anos atrás. Um clube como GL, um clube investidor. Agora, de repente, já é um clube de formação?

    As circunstâncias do clube a isso obriga? Portanto a aposta na formação é pq não há dinheiro? É só isso? Ou BdC muda ao sabor do que mais o pode favorecer e levar a vencer?

    Não sei, mas suspeito.

    ResponderEliminar
  17. Continuem a ser enganados pelas elites e a aplaudir a destruição do clube, levada a cabo pelos lambuças e seus homens de mão, chamem-se eles Bettencourt, Godinho ou ... Couceiro!

    ResponderEliminar
  18. JMM, nunca faltou dinheiro ao Sporting, como ele (José Couceiro) disse no programa de televisão onde participou há 3 semanas.

    O problema do Sporting resolve-se com menos dinheiro.

    Confundir José Couceiro com as últimas direcções que tivemos é insano. Da mesma forma que é intelectualmente "aventureirista" a presunção / difamação de que com Bruno de Carvalho iremos viver tempos sombrios marcados por Vale-e-Azevedismo. Agora entre as vias que as espécies de (2 principais) candidatos tendencialmente assumirão, a que mais nos interessa é a preconizada por José Couceiro.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)