terça-feira, 6 de agosto de 2013

Ir a banhos ao Algarve e apanhar água fria

Rasgadinho(Foto A bola)
Um jogo de futebol feio ditou a primeira derrota da era Leonardo Jardim. Mas, por mais desagradável que possa ter sido à vista, o jogo de ontem acabou por ser um treino para um tipo de jogo que poderemos vir a encontrar em algumas equipas do campeonato. Não serão muitas, mas não seria improvável que  encontrássemos no Marítimo de Pedro Martins, o Nacional de Manuel Machado (apesar do jogo anterior não ter dado essa indicação), ou até os Vitórias (de Setúbal e de Guimarães) a mesma vontade de procurar dividir o jogo através de lançamentos directos para a referência atacante, evitando o pressing na saída de jogo e no meio-campo.

Não se pode dizer que Jardim não estivesse de sobreaviso. A equipa jogou uns metros mais abaixo do que havia feito em jogos anteriores, como que dizendo que sabia ao que vinha. Mas raras vezes conseguiu adaptar-se ou reagir às dificuldades impostas pelo adversário embora,  das raras ocasiões que pôs a bola no chão - sobretudo Carrilo e Adrien - facilmente conseguia transpor a horda de jogadores adversários para quem o presunto ia até ao pescoço. Ao deixar-se envolver em picardias com o adversário, ao invés de usar a inteligência e frieza para o contrariar, o Sporting ofereceu em bandeja a vantagem que o adversário procurava. Um erro primário que serve de aviso para quando estiverem em jogo mais do simples torneios de verão.

Assim, do ponto de vista da construção de jogo ofensivo, não houve qualquer progresso digno de registo. A forma como chegamos ao golo foi tão aleatória que não serve de referência. A sorte do jogo acabaria por ser decidida por via de erros defensivos, nem todos por culpa exclusiva da extrema defesa. Aliás, se o futebol é um jogo colectivo, os erros devem ser assacados à equipa, sendo que os defesas e guarda-redes são "apenas" os últimos a falhar. No primeiro golo não consegui perceber bem, mesmo após as repetições, o posicionamento defensivo e respectivas movimentações individuais, mas fica a sensação de uma enorme ingenuidade como grande parte dos jogadores se deixa atrair até a lateral, deixando o centro do terreno apenas a cargo de William e Evaldo.  O primeiro ficou batido e o segundo estava a pensar na morte da bezerra. Situação que se se repetiria no lance do terceiro golo, de forma mais ou menos semelhante. No segundo o West Ham em 3 toques, sem qualquer oposição defensiva, tira a bola da sua zona defensiva para chegar ao golo.

Dado o cariz do jogo não me parece muito importante fazer distinções individuais. Não há dúvida que ainda há muito trabalho para Jardim, seria sempre assim nesta altura da época, o jogo de ontem encarregou-se de o deixar à evidência, em particular para quem andasse distraído. Mas se nem a feijões é bom perder, estes são os jogos em custa menos e de onde se podem retirar alguns ensinamentos para o futuro. A próxima jornada do torneio, em jogo com o Braga, é bem capaz de ser uma ferramenta mais útil na observação das qualidades e defeitos da equipa e até do plantel.

Uma nota final para Bruno de Carvalho e Inácio. Como o segundo bem saberá aquele é o lugar por excelência do treinador tal como o a ponte de um navio é do comandante. O "ruído" permanente à sua volta, a presença de pé ao seu lado, como ontem foi visto várias vezes em diversos momentos é de todo desaconselhável, mesmo em jogos a feijões. Raspanetes a jogadores - a ser verdade o que o reporter da RTP referiu relativamente a Bruno de Carvalho e William Carvalho - equivale à desautorização e menorização do treinador. Falta do mais elementar bom-senso e de saber estar no seu lugar. Irreal! Duvido que Leonardo Jardim (ou qualquer outro treinador) faça de conta de conta que não viu muitas mais vezes.

12 comentários:

  1. LdA,

    Totalmente de acordo com tudo, sobretudo com o último parágrafo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom texto.
    O que aconteceu ontem, seja o jogo em si (embora o terreno de joge estivesse em péssimo estado) como o comportamento do presidente de uma instituição como o Sporting Clube de Portugal merece reflexão.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Um verdadeiro balde de água fria para os sportinguistas.
    LdA, é difícil analisar prestações individuais num jogo de futebol tão pobre. A nossa equipa não soube de todo responder ao estilo e estratégia do WH. Digo estilo porque aquilo não é futebol. Fazer uso do músculo, altura, choque físico e bolas pelo ar com pouco jogo jogado pelo chão, para mim, não é futebol. Mas cabia ao sporting mostrar capacidade para contrariar esse anti-futebol. Alguma inteligência, capacidade técnica, posicionamento e movimentações correctas seriam suficientes para anular este jogo físico exibido pelos ingleses. Não fomos capazes e é isso, que a mim, me preocupa. Não me esqueço das boas prestações nos jogos anteriores, mas esta incapacidade de colocar a bola jogável pelo chão revelada hoje...

    E nesse aspecto - não conseguir manter a bola jogável pelo chão - atribuo responsabilidades ao meio campo e defesa:
    - Meio campo, porque o trio Rinaudo - Adrien - André Martins tem de fazer muito melhor. E aqui reforço a má forma nesta fase da pré-época de Rinaudo e André Martins. Este último sabe claramente fazer muito melhor, e tem de o fazer! Não entendo o que se passa com o miúdo. Tem de se dar mais ao jogo. Estará "perdido" com as suas tarefas em campo? Gostei, mais uma vez, de Adrien. Está em boa forma e espero que assim continue. Os seus companheiros de meio campo têm rapidamente de melhorar qualitativamente.
    - Defesa, porque nenhum dos jogadores do quarteto defensivo titular ontem mostrou capacidade para sair e iniciar processo ofensivo, sobretudo quando a equipa adversária impõe pressão alta. Chutão para a frente para a "torre" Montero?? Dependemos de Dier ou Ilori para sair a jogar com qualidade... Já se tinha notado a quebra de organização do processo ofensivo com a dupla Rojo-Maurico no jogo anterior.
    Esperemos melhorias no próximo encontro, este foi para "esquecer"!

    Em relação à prestação do Presidente... é inacreditável. Manterei a minha postura institucional. É o meu Presidente e quero que tenha sucesso no seu mandato. Mas não consigo minimamente identificar-me com o estilo! Alguém tem de o trazer à razão!
    O meu receio é que a sua teimosia e "cegueira" sportinguista, o impeça de ouvir seja quem for. Temo inclusivamente pela paciência de Leonardo Jardim em relação a estas atitudes (associadas a outras como a de manter Labyad fora do plantel, a intransigência demonstrada em lidar com certos "dossiers" complicados que temo virmos a perder).

    Termino com a convicção de que devemos fazer um esforço para manter Rui Patrício. Não devemos descurar este tema da baliza acreditando que pouca diferença se irá notar se ele sair.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Meu caro, só um aparte relativamente a esta sua observação:" (...)a ser verdade o que o reporter da RTP referiu relativamente a Bruno de Carvalho e William Carvalho (...)"

    Nem me apercebi de o repórter ter comentado isso mas é visível nas imagens. Se tiver possibilidade de rever a parte final do jogo, facilmente se aperceberá da situação.

    ResponderEliminar
  5. Quase tudo foi mau no jogo de ontem, foi a prestação global da equipa, com apenas um ou outro jogador com prestação positiva/suficiente, foi a qualidade do futebol de parte a parte, foi a triste imagem do presidente e estado-maior da SAD no banco durante mas sobretudo no final do jogo.

    De positivo destaco o público nas bancadas e a esperança deste jogo ter servido para, de uma vez por todas, mostrar que o Evaldo não serve para o Sporting.

    ResponderEliminar
  6. LdA:

    Ainda ontem me questionava, através do comentário ao post anterior, como reagiria a equipa qd tivesse que enfrentar um futebol, digamos, mais musculado... Tivemos agora o teste e o que vi não foi muito satisfatório. Não me 'queixo' por causa do resultado, se falo é pq mt raramente conseguimos contrariar o jogo do West Ham... Há algumas atenuantes: primeiro jogo a 'doer' da pré-época, mts mexidas na equipa, relvado q favoreceu o estilo de jogo dos ingleses... árbitro permissivo e inexperiente, enfim... Mais mais preocupante foram as facilidades defensivas que permitiram os golos dos bifes...

    O Adrien continua a ser o melhor elemento, de longe!. Neste momento e ele e mais 10. Wilson a entrar sempre mt bem. William Carvalho menos feliz... São já duas partes (primeira com Real sociedad e segunda de ontem) e os raspanetes públicos presidenciais não vão, de certo, ajudá-lo... Essa é, aliás, uma situação completamente absurda...


    Sobre o BdC já nem quero adiantar mt mais... a não ser q achei deplorável td aquela encenação no final do jogo, mas nada surpreendente... Qlq dia só falta interromper um programa de paineleirices em directo... Já esteve mais longe.

    ResponderEliminar
  7. Acompanhei o jogo à distância e fiquei com uma sensação contrária à maioria dos comentários, como gravei vou rever. O que me ficou de positivo e negativo.

    Positivo:

    - A equipa, ou o grupo como quiserem, não virar a cara à luta. O jogo é de físico? Vamos a ele, mesmo que o resultado final seja adverso.

    - Mais um penalty. É sinal que a bola anda pela área do adversário. Seja bem ou mal marcado, se não ocorrerem lances na grande área ofensiva nunca nos vão marcar penalty's.

    - Crescer. Era muito bom que o futebol fosse todo igual, com transições, basculações, posse de bola, remates e rodriguinhos, mas não é... ainda é o único desporto que consegue ter como expoentes máximos jogadores com estampas físicas tão dispares como Ronaldo e Messi, que permite que Falcão e Lewandowski sejam ambos excelentes nas suas posições. Depois há os carroceiros, os gajos que não são jogadores da bola mas simplesmente atletas, também cabem nesta equação. O futebol ainda é um desporto de inverno, ainda se joga num qualquer rectângulo relvado, e nestes campos contra atletas também temos de jogar. Perdemos? É verdade, bom treino para aprender a ganhar.

    Negativo:

    - Não temos futebol para levar de vencida uma equipa rude, faltou discernimento e como refere o LdA inteligência, mas são jogos deste tipo que vamos enfrentar já na primeira jornada...

    - 3 golos. 2 golos na pequena área!!!!! 1 golo de remate sem oposição na entrada da área! Não quero saber se são putos ou veteranos ou se tremeram com o primeiro golo estúpido. Aquilo não se pode repetir, jamais.

    - Bruno Carvalho. São os riscos de estar no banco que se referiram aqui logo que o Presidente tomou esta opção. Eu sei que é mais fácil passar cheques do que controlar as emoções no banco, mas, tem de ser... Corrija lá isso depressa.

    Uma palavra final para Boeck que me pareceu mal batido em todos os golos (e aos papeis noutros lances) a posição de guarda redes é a mais ingrata do futebol, atirar um guarda redes para a fogueira depois de um longo tempo de paragem competitiva dá nisto, ele tem todas as condições para ser titular, mas precisa de jogos como de pão para a boca. Se, ou melhor, quando Patrício sair, vai demorar a Boeck a mostrar aquilo que realmente vale, antes de 5/6 jogos consecutivos a titular não é possível avaliar a sua qualidade, apenas o seu potencial.

    ResponderEliminar
  8. ora, eu vi o jogo mais tarde. e já depois de saber o resultado consigo ver com a razão e não com o coração..

    ora então o que eu vi foi:
    um campo pequeno e algo irregular, o que embora sendo igual para os dois lados, prejudica mais quem quer aplicar um futebol mais técnico.

    além disso, como o campo é pequeno, beneficia a equipa mais física. permite que esta esteja sempre mais próxima do adversário. e como não há espaço, é mandatório ter de bombear bolas para a frente. mais uma vez vantagem para a equipa mais física. o west ham em Alvalade ou no Boleyn Ground não nos ganhava porque haveria mais espaço..

    os erros:

    ainda bem que aconteceu com o Wiliam. um jovem de 21 anos precisa destes erros porque só assim aprende. procurar a marcação e não o espaço. ele tentou adivinhar para onde a bola iria cair e correu mal.

    no segundo golo mais uma má cobertura. tanto Wiliam (que mais uma vez foi importante na circulação de bola) como o Adrien (que fez outro bom jogo. falhou só um passe) ficaram a olhar um para o outro e nenhum saiu ao portador.

    no terceiro, há um défice de posicionamento de Evaldo mas que também ficou sozinho porque os centrais rodaram bem, ou seja tiveram que dar dois ou três passos à frente para acompanhar as marcações, mas falhou a cobertura dos médios.que deviam ter ido povoar a área.

    de resto há bastantes coisas positivas a salientar.

    a equipa foi raçuda, a espaços trocou bem a bola, o Wiliam e o Adrien são importantes tanto nas transições como na circulação de bola. têm de acertar o posicionamento.

    o Welder fez um jogo regular. e o Mauricio cumpriu.

    o Wiliam, como já disse, fez-lhe bem este erro agora e aposto que nunca mais o vai cometer… de resto é muito importante no meio campo com e sem bola.

    o Adrien voltou a fazer um bom jogo. novamente muito dinâmico e disponível fisicamente.

    Chaby, está a ganhar pontos e pode assumir-se como nº 10 mais rápido do que esperaríamos..

    Carrillo fez novo bom jogo. muito responsável e assertivo. decidiu sempre bem…isto na decisão…porque já sei que vão dizer “ah e tal mas os cruzamentos foram todos para a bancada”. pois, mas isso já é do aspecto técnico e não da decisão..

    Montero, gostei. não teve muito jogo, mas sempre que a bola lhe chegava ele sabia sempre o que fazer com ela e dar-lhe bom seguimento. além disso, revelou bom entendimento com os seus companheiros nalguns casos com boas triangulações..

    Wilson Eduardo, agitou com o jogo e com as suas diagonais pode ser o 12 jogador.
    além disso, acho que a equipa respondeu bem à derrota.

    mas bom, nem muito eufórico na vitória nem deprimido na derrota.

    ResponderEliminar
  9. e porque é muito mais neste assunto, transfiro o comentário que coloquei no último post..e já com o meu nome..

    "bom..já que ninguém o disse, digo eu. foi mau o episódio de ontem no fim do jogo. o BdC está a esgotar a boa aura que trazia e só porque se mete a jeito. e dou de barato o desbaratar com os árbitros. o que não pode acontecer é ele meter-se no lugar do treinador. de pé a ver o jogo?? mandar bitaites para dentro de campo? dar um raspanete ao Wiliam em frente a toda gente??

    a juntar a isto há a história do Labyad. e já não é o primeiro caso que vem parar à imprensa. começa a ser preocupante.

    mas, mais grave do que isto, foi o jogo com o nacional...
    o Sporting emite um comunicado a dizer que o jogo não está incluído na gamebox porque o Sporting joga fora. mas depois, a quem se deslocou ao estádio e mesmo a quem seguiu pela televisão, ficou claro que a organização foi toda da parte do Sporting. se assim foi, porquê mentir aos sócios? é que, pelos vistos o Sporting só jogou fora porque deu jeito... não era melhor dizer claramente que o jogo não estava incluído na GB porque como foi publicitado só o jogo de apresentação e o troféu 5 violinos é que faziam parte do pack? assim todos teriam entendido. o comunicado foi descaradamente a enganar os sócios!!!

    e nem vou falar das questões da renovação de bruma e ilori.. vou aguardar para ver..

    complemento com:

    Guardiola disse aqui à dias que ia afastar-se do balneário...geograficamente falando. os jogadores precisam de espaço para falar e tratar das suas coisas. inclusive falar dele mesmo.

    Muito acertado mais uma vez.

    as coisas têm uma hierarquia que aparece naturalmente.

    um líder aparece num balneario, não é destacado. mais próximo dos jogadores está algum Staff.
    por sua vez é o Staff que está mais perto do treinador.

    a este último liga-se o DD. e é o DD que dá contas ao presidente. não é o precidente que tem de queimar etapas e ir directamente aos jogadores...

    nalguns casos, lembrando-me do exemplo de Manolo Vidal, há uma figura SERENA. que é bem aceite por todos... para conferir calma e acertividade. enfim..

    há um longo caminho a percorrer...e não só pela equipa!

    ResponderEliminar
  10. Tiago, e essa figura serena deve proteger - sempre - o grupo perante o exterior (Presidente incluído) e por isso é aceite na sua intimidade.

    ResponderEliminar
  11. O Presidente está a banalizar a sua presença junto da equipa, e dos árbitros.

    Quando for preciso uma tomada de posição de força já... não tem força.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)