terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A propósito de blackout's e carnavais

Blackout de valores
Ninguém se surpreende que um dérby tenha direito a prolongamento já não no relvado mas sim nos órgãos de comunicação social. Confesso que também não acho nada surpreendente que a reacção do SLB, pelo menos a que ficou conhecida hoje através do seu porta-voz, João Gabriel seja um ignóbil "acabou o blackoute voltou o folclore" . Atendendo ao histórico destemperado deste senhor o contrário é que seria de pasmar. E como se trata de alguém autorizado a falar pela instituição fica bem claro, se preciso fosse, o que pensa quem dirige o clube. Isto é, as faixas exibidas no pavilhão onde se jogou o futsal e o comportamento dos seus adeptos em Alvalade tem a cobertura da direcção do clube encarnado. Não estão em blackout informativo, a escuridão é ainda mais profunda, está ao nível dos valores.

Infelizmente para atirar pedras ao telhado do vizinho é preciso ter garantido que o nosso telhado tem solidez suficiente para aguentar possíveis ricochetes. Infelizmente porque houve várias manifestações vindas das nossas claques que se aproximaram do comportamento que se quer reprovar aos rivais. Como Sportinguista não tenho dúvidas que este não é o comportamento em que me revejo, aos poucos vai-se assistindo a um recrudescer de violência que é cada vez menos apenas verbal e que extravasa em muito a mais que desejável e profunda rivalidade. Ignorá-lo é irresponsável e atenta contra tudo o que o Sporting sempre defendeu.

Fica a indispensável pergunta: se nos tornamos cada vez mais iguais aos nossos adversários que tanto criticamos, que razões encontrarão os vindouros para se tornarem Sportinguistas também? Ou, se preferirem, se o Sporting fosse já parecido com os seus rivais, teríamos feito a mesma escolha?

Quem também não pode deixar de merecer censura são as organizações que tutelam o futebol. A Liga e a FPF, obviamente, que continuam a fazer de conta que não acontece nada, parecendo sempre mais preocupados exercer uma autoridade que se fica por mais uns cobres nos cofres e pouco mais. Também elas pouco recomendáveis como referência de organização, bastando como exemplo o que tem sucedido com as sucessivas confusões com a Taça de Portugal em que só não houve ainda uma tragédia por milagre. Ou talvez porque nenhum dos 3 grandes se têm encontrado nas últimas finais. Por último a tutela governamental que também só se preocupa em aparecer na hora de cortar fitas e se encostar aos troféus, ignorando a actuação policial. Os adeptos têm por vezes dificuldades em decidir se devem fugir de uns ou correr para outros, tal tem sido a violência indiscriminada usada.

Balckout informativo
Já noutro o âmbito, o final do blackout do Sporting. Finalizado com direito à mesma mediatização que havia tido o seu inicio, é hora da imprescindível contabilidade.

Como uma qualquer medida de gestão da informação isto é tão "anos 80" e tão "à la Pinto Costa" que até é embaraçoso.

A eficácia de tal medida avalia-se pelo facto de quase ninguém ter reparado que o blackout vigorou, excepto quando nós, os adeptos, queríamos saber por exemplo as listas de convocados. As noticias continuaram a fluir como se nada tivesse acontecido, com os órgãos de comunicação social a debitar informação privilegiada pelo acesso a fontes internas. 

O absurdo acabou por se verificar quando um dos principais responsáveis pela situação criada continuou a prestar as declarações que bem entendeu. Do Sporting, em particular de BdC, apenas uma referência que não chega à categoria de leve censura, ele que havia sido duríssimo por muito menos com um ex-presidente (Dias da Cunha) e aquele que sempre foi um Sportinguista e profissional exemplar, Manuel Fernandes. Enquanto isso o Zé Eduardo, continua a ter direito de antena no canal do clube, como aconteceu este fim-de-semana, em directo do hall Vip do estádio de Alvalade. Por muito que se esforce por dar ar de que se preciso for se deita sobre qualquer granada não consegue afastar a ideia de que ele é que é própria granada que voltará a explodir quanto lhe voltaram a ordenar que o faça.

10 comentários:

  1. A brunalhada dos blogues afectos ao Bruno continua com muito maus fígados em relação ao treinador, portanto é óbvio que a coisa não está nada sanada. Qualquer resultado menos bom serve para voltar a campanha de ódio. É óbvia a inveja que eles têm porque muitos sportinguistas gostam do Marco Silva. E se a brunalhada e o seu mentor fossem pessoas com três dedos de testa, até ficavam aliviados pelos sócios e adeptos darem crédito a um treinador jovem e ainda a fazer currículo, porque tal até facilita a tarefa do presidente. Outros presidentes passaram por grandes trabalhos por causa da rejeição da massa adepta aos treinadores por si escolhidos. Só que a brunalhada quer que o Bruno de Carvalho seja o Pinto da Costa do Sporting, e Pinto da Costa, como se sabe, é idolatrado no Porto, a ponto de quase todos os portistas acharem que qualquer treinador ali vencerá enquanto PdC for presidente. Isso até pode ser verdade, mas transpor essa realidade para o Sporting só de gente mentecapta.

    Sem dinheiro, nem influência nos bastidores do futebol, o presidente do Sporting precisa como de pão para a boca de uma boa equipa técnica que consiga aproveitar ao máximo os recursos que o Sporting tem. E quando ainda hoje vemos as palavras do William Carvalho reproduzidas na imprensa a agradecer a Marco Silva o apoio que este lhe deu nos momentos menos bons desta época (enquanto por essa altura a brunalhada fazia campanha nos blogues para que ele fosse para o banco por troca com Rosell...), e que tem dado frutos pois o jogador está a regressar à forma da época passada, percebe-se porque é que os jogadores respeitam o técnico do Sporting e, repito, qualquer sportinguista bem formado devia ficar contente com isso.

    Já a brunalhada, se algum dia conseguir os seus intentos a mando do Bruno de correr com o Marco Silva, o Sporting perde um bom treinador, mas por outro lado fica mais perto de ver o Bruno sair porta fora. Ao menos não se perde tudo.

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena que os rótulos parvos de Brunistas, Brunalhados etc continuem, há quem não saiba mais. Pensava eu que seriamos todos sportinguistas (no Domingo fomos para cima de 45.000), mas vejo que aqueles que tanto criticam BdC acabam por fazer exatamente aquilo que tanto criticam nele ... segmentação de adeptos!

    Como ando farto desta conversa tenho a dizer ao caro anónimo que vá para a c.... mais a sua coerência ... ou falta dela!

    Desculpa LdA! mas estes rótulos cansam, tenho pena da colagem de certos nem sei bem o que lhes chamar, aos teus posts!

    ResponderEliminar
  3. Sérgio, eu paro com os rótulos quando a desonestidade intelectual da brunalhada parar, até porque nem foste capaz de me desmentir. Enquanto continuarem a fazer insinuações reles sobre o actual treinador do Sporting, continuarei a referir-me àquela tralha como a brunalhada porque não merecem outra coisa. Por isso podes ir tomar no c* e mais à tua choradeira.

    ResponderEliminar
  4. Brunalhada??????? Mas o que é isto? Conheco-te de algum lado? Sim eu estou com este presidente como estaria com qualquer um, e daí????
    Ha gajos que, sinceramente, só ao estalo! Que grande labrego....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brunalha e' errado. Sebastianista, cegos ou Brunettes e' muito mais apropriado.

      Eliminar
  5. Seríamos todos do Sporting, se o Sporting não fosse "nosso".
    Concordo em absoluto com o post e o 1º comentário.
    Alguém podia ter informado o deus que não se deve dar margem ao Benfica e que a única relação possível é a que vinha sendo cultivada, apenas contactos institucionais.
    deus quis ser mais esperto e perdeu dois anos para chegar a essa conclusão.
    Estrategicamente, o Bruno é um desastre. Conseguiu envenenar toda a relação do Sporting com os restantes clubes e daí só obteve prejuízo, com os rivais a pescar na Academia, que em breve nada terá que gere cobiça, graças à gestão do iluminado deus-sol.
    Tirando a escolha dos treinadores, muito boa, o resto é para esquecer. Mesmo na restruturação foi apenas um bom moço de fretes da banca, cumprindo o que lhe impuseram.
    Veremos se no final da época o Marco não rescinde para ir para um rival.

    ResponderEliminar
  6. Desculpar as próprias falhas com a de terceiros é coisa de lampião.

    Acusam BdC de ter tendências "lampiónicas" mas depois desculpabilizam-se com o que BdC "fez" disse ou escreveu ... acho que não preciso dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  7. Caro Sérgio, não me "desculpabilizei" de nada porque de nada me sinto culpado. Apenas respondi a uma sua afirmação com ironia.
    De resto, não se entende a que falhas se refere. Está confuso ou está a tentar confundir com essas incoerências.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)