segunda-feira, 7 de maio de 2018

Da amarga nulidade quase total aos saborosos bis

Derby nulo
Decepcionante e de nulidade quase total o nosso desempenho no último dérby da época. Salvou-se o resultado, que nos mantém na luta pelo segundo lugar, o que permite continuar a acalentar a possibilidade de voltarmos a participar na Liga dos Campeões. Um objectivo secundário mas determinante para o prestigio e sustentabilidade do clube, como agora se percebe melhor com os novos plafonamentos de verbas destinadas aos participantes na competição.

Das duas estratégias em confronto para o jogo, há que reconhecer que a do nosso adversário se superiorizou à nossa, sobretudo pela forma como soube trancar a generalidade das nossas tentativas de organizar o ataque e, em contrapartida, soube criar condições para o sucesso das suas perigosas transições. Samaris e Fesja (especialmente) superiorizaram-se a Battaglia e William (sem ritmo) e abafaram completamente Bruno Fernandes, o nosso elemento mais importante na criação de jogo. Um recurso já anteriormente usado por outros adversários, nomeadamente Sérgio Conceição, e que explicam em muito a ausência de vitórias a nosso favor em jogos entre os grandes. Fica a satisfação de, ao contrário de outras ocasiões recentes em que fomos superiores, termos alcançado um resultado que nos pode ser útil, apesar do menor desempenho.

Destaque maior para Rui Patrício, que voltou a ser determinante para chegarmos assim ao mínimo admissível, nestas circunstâncias, jogando em casa: manter a vantagem alcançada na última jornada. Falta agora confirmá-la na última jornada, algo que não se augura como fácil. Quer pela pouca vitalidade exibida nos últimos jogos, quer pelo que os interesses em jogo podem provocar e de cujo exemplo tivemos na arbitragem do sr. Xistra e pela "falta de comparência" do vídeo-árbitro. 

Mão na bola e no bis
Quem não esteve com dúvidas nem procrastinações foi o andebol. Muito empenho (sem ele não se ganha, muito menos no andebol) e muita classe estiveram na base da confirmação do ressurgimento da modalidade com a expressão de que já havia gozado anteriormente. 

A memória de "Os Sete Magnificos" (Carlos Correia, Alfredo Pinheiro, Ramiro Pinheiro e Manuel Brito, Adriano Mesquita, Bessone Basto e Manuel Santos Marques) dos anos 60/70 em que dominamos a modalidade, os que estrearam a primeira equipa portuguesa na Taça das Taças (1975/76), os primeiros vencedores de uma competição europeia de clubes (Taça Chalenge, 2009/10, feito repetido por este grupo de trabalho o ano passado) é assim honrada e a transmissão do seu importante legado é concretizada. 

O significado desta conquista é ainda maior se se atender aos pormenores: alcançamos o segundo titulo consecutivo, o que ractifica a nossa qualidade. E ainda por cima voltamos a liderar em número de campeonatos nacionais alcançados, suplantando o FC Porto, que de 1999-2000 até hoje dominou como quis, conquistando onze títulos.

Os parabéns a todos os envolvidos neste titulo, direcção, seccionistas, equipa médica, dos jogadores, enfim, a verdadeira equipa que se formou e cujo trabalho realizado na organização da época foi fundamental para superar as muitas contrariedades e que, além de cumprirem o desígnio de ganhar, construíram uma relação notável com os adeptos.

O futebol e os títulos também são para meninas 
Foi "Sem desculpas", o lema de toda a secção, que a equipa feminina revalidou o título e confirmou a hegemonia na modalidade, com uma goleada ante o Valadares, por 4-1. Este é o primeiro titulo sénior de futebol celebrado em Alvalade, desde a inauguração do estádio, o que só pode ser entendido como um exemplo deixado pelas meninas e que o fim da "eterna malapata" está a chegar. A diferença de andamento para a concorrência tem sido tão grande que leva a supor que a esta equipa (tal como acima dizia, todos os que a compõem, da direcção ao roupeiro) nos vai continuar a dar muitas alegrias. O facto de estarmos na presença de um grupo jovem e que ainda por cima domina as convocatórias da selecção nacional assim o leva a supor.

Notas soltas:

- É impossível constatar o ressurgimento das modalidades sem que isso não obrigue a uma reflexão e comentário. Tentarei fazer isso aqui de forma tão breve como possível. Mas a constatação de que a  necessidade de um pavilhão era estruturante era tão "lapalissiana" que nem sequer merece comentários, como se pôde ver nesta última semana.

- Uma nota pessoal sobre o dérby. Não vou enunciar os nomes daqueles que finalmente tive oportunidade de conhecer pessoalmente, porque não quero incorrer na injustiça de me esquecer de algum. Pelas mesmas razões não vou enunciar os nomes daqueles que ficaram por voltar a cumprimentar, voltar a abraçar ou finalmente conhecer pessoalmente. Este misto agridoce dos encontros e desencontros, mas especialmente o calor da comunhão dos mesmos interesses e da imensa paixão por este clube é que dá forças e vontade de superar todas as contrariedades para voltar a casa sempre.

4 comentários:

  1. Grande postada, LdA.

    Assim que chegar a casa vou escrever umas coisinhas :)

    abraços e viva o grande SPORTING!

    ResponderEliminar
  2. Péssimo jogo do futebol masculino sénior, como todos contra os 3 restantes classificados desta mini-tabela (Porto, Benfica, Braga) - A excepção foi a 2ª mão da meia final onde apesar de também haver dificuldades em criar oportunidades houve garra, empenho e domínio nos 30 minutos adicionais.

    Muito bons jogos contra rivais directos no andebol (vitórias contra Benfica em casa e fora, o mesmo contra Porto).

    Igualmente óptimo campeonato da equipa feminina sénior do Sporting e possibilidade de conquistar a "dobradinha" pela 2ª vez consecutiva.

    Caso de estudo. Como o Sporting que dá cartas nas modalidades e no futebol de formação e feminino, não consegue na equipa principal masculina chegar ao tão almejado título. Parece uma montanha impossível de escalar enquanto aos outros 2 parece que o fazem quase com uma perna às costas.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Atrevo-me a dizer que o domínio inicial do benfica foi devido a entrada no onze do William - sem qualquer ritmo - Bryan e Battaglia estava a resultar bem, mas o mestre da táctica é que sabe. (Agora tb é fácil falar)

    Incrível como o clube das toupeiras se sente sempre prejudicado. Vivem mesmo numa realidade paralela.

    LdA, em relação as modalidades é com imenso prazer e orgulho que as vejo com esta pujança. Isto é sem dúvida o Sporting. Aquele pavilhão ao rubro traz imensas lembranças. Tantas memórias e vitórias na antiga Nave de Alvalade – quem sabe se o pavilhão João Rocha não nos trará mais alegrias e maiores feitos. É o meu singelo desejo.

    Como diria alguém nosso amigo & leão: EM FRENTE SPORTING!

    ResponderEliminar
  4. Essa tal mini-liga entre os quatro primeiros devia servir para reflexão interna. Conquistámos uns míseros quatro pontos em dezasseis possíveis. A que se deve esta falta de competitividade? Haverá défice de talento face aos nossos adversários? Não seria impossível ganhar o título com o plantel que temos, mas parece-me que há lacunas no plantel que o tornam, pelo menos, improvável.

    Um exemplo ilustrativo: Bas Dost é um finalizador raro e tem evoluído, mas acrescenta pouco ao jogo colectivo se o compararmos com Jonas, Jimenez, Soares, Aboubakar, etc. O mesmo exercício poderia ser feito a respeito doutras posições.

    O que me preocupa como sportinguista é que, ao contrário doutros momentos na história recente do clube, nos últimos anos houve investimento em contratações, mas JJ parece sempre desconfiado das alternativas de que dispõe. Ora, se é ele quem avaliza as contratações, há algo aqui que não bate certo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) adeptos (95) Adrien (19) AdT (1) adversários (84) AFLisboa (2) AG (20) AG destitutiva (2) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (36) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) arbitragem (95) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (5) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (3) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (30) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (44) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (4) entrevistas (64) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (27) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (91) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (2) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (24) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (29) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (3) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (3) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (8) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (1) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (26) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (12) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (2) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (2) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (44) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tio Patinhas (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (1) Varandas (5) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (1) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)