Modalidades em maré infeliz
O fim-de-semana das modalidades começou na quinta-feira, e terminou no sábado, com os leões do futsal. Foi a disputa dos quartos, das meias e da final da Taça de Portugal, que perdemos para o Benfica. Na quinta-feira no primeiro jogo calhou-nos defrontar o Sporting de Braga, actual 2º classificado da Liga Placard, e só conseguimos a vitória no desempate por penalties, por 5-4, após 3-3 no final do tempo regulamentar. Foi um jogo muito difícil em que os minhotos aproveitaram bem pequenos erros dos nossos jogadores e estiveram sempre na frente desde o seu primeiro golo a cerca de 5 minutos do fim da primeira parte até a 2 minutos e 12 segundos do fim, altura em que Cavinato fez um golão ao receber um passe de Merlim na marcação de um canto, e empatou o resultado. Estivemos a perder por 0-2, e só chegámos ao intervalo a perder por 1-2 porque Ricky conseguiu um golo a 6 segundos do fim. Logo no início da 2ª parte os bracarenses ainda conseguiram o 1-3, mas Merlim conseguiu fazer o 2-3 a 9 minutos e meio do final. Nos penalties Pany Varela, Diogo Santos, Diego Cavinato, Tomás Paçó e Alex Merlim converteram todos os que competiam ao Sporting, e Bernardo Paçó, que substituiu Guta para os penalties defendeu o terceiro marcado pelos adversários.
No sábado defrontámos o Nun’Alvares, e vencemos por 5-1, com 1-1 ao intervalo. Foi um jogo mais complicado do que mostra o resultado final. Os homens de Fafe a meio da primeira parte conseguiram adiantar-se no marcador e a nossa equipa só conseguiu restabelecer o empate a pouco mais de 3 minutos do intervalo através de Tomás Paçó, e só não fomos a perder para o intervalo porque na marcação de um livre sobre a hora o Nun’Alvares introduziu a bola na nossa baliza, mas a buzina apitou antes de a bola entrar. A segunda parte começou bem para a nossa equipa, com Esteban a colocar-nos a vencer logo no primeiro minuto. Mas só mais de 10 minutos depois, e através de um autogolo, conseguimos aumentar a vantagem. A partir deste momento os fafenses acusaram um pouco o cansaço e conseguimos mais dois golos por Diogo Santos e Pany Varela. Nota-se nesta equipa alguma falta de concretização, bem expressa neste jogo em que tiveram 3 remates a embater na barra e nos postes.
No domingo, no jogo da Final defrontámos o Benfica e perdemos 1-4, com 1-1 ao intervalo. Foi um jogo em que nunca tivemos um pouco de sorte ao nosso lado. Tudo começou aos 2 minutos de jogo. O guarda-redes adversário, que fez uma grande exibição, remata de meio campo, há uma serie de ressaltos junto da nossa baliza e a bola acabou por entrar. A partir deste momento só deu Sporting, mas com o Benfica a defender bem fechado. Até que a 2 minutos e meio do intervalo Pany Varela conseguiu obter o nosso golo. A 2ª parte começou igual, com a nossa equipa sempre a dominar, mas sem conseguir o golo. Até que no 14º minuto, com Guita a jogar como costume subido no terreno, um mau passe no ataque, uma intercepção e um remate imediato puseram de novo o nosso adversário na frente. Para estragar ainda mais no mesmo minuto, na marcação de uma bola fora lateral numa boa combinação para um jogador dentro da área sofremos outro golo, pondo o resultado em 1-3. A partir deste momento passámos a jogar com Merlim como guarda-redes avançado o que, a 3 minutos do fim, originou sofrermos mais um golo, fazendo o resultado final. Mais do que mérito dos vencedores houve demérito da nossa parte, não conseguindo ultrapassar a bem fechada defesa adversária, apoiada num guarda-redes que defendia tudo. Alem de não termos contado com João Matos, nestes três jogos, também Tomás Paçó saiu em braços, ainda na 1ª parte, não tendo mais a entrar no jogo. Esperemos que recuperem rápido para os próximos jogos, sendo que o próximo será na sexta-feira 7 no PJR para recebermos o Caxinas num jogo da 20ª jornada da Liga Placard.
As leoas do futsal também foram à Povoa do Varzim para disputar as meias-finais da Taça de Portugal defrontando o Benfica e perderam por 1-3, com 1-1 ao intervalo. O Sporting esteve a vencer com o golo de Debora Lavrador, mas as nossas adversárias empataram e na 2ª parte passaram para a frente. Grande resistência das nossas meninas, sempre a tentar a reviravolta, a lutarem até ao fim, com o terceiro golo das adversárias só ter sido obtido no último minuto. O próximo jogo desta equipa será no sábado em Novelas (Penafiel) para defrontarem as Aguias de Santa Marta num jogo a contar para a 20ª jornada da Liga Placard.
A equipa de basquetebol foi à Luz disputar o jogo relativo à 6ª jornada, 1ª da segunda volta, da 2ª fase da Liga Betclic,e veio de lá com uma derrota por 86-99, com 43-46 ao intervalo. Foi um jogo que começou equilibrado com o 1º quarto a terminar com a nossa equipa na frente 24-21. No 2º quarto o Sporting começou muito bem, não consentido que os encarnados marcassem qualquer ponto durante os primeiros 3 minutos e 47 segundos, e chegou a uma vantagem de 14 pontos, aos 35-21, mas a partir desse momento os nossos jogadores “pararam” só conseguido, em mais de 6 minutos até ao fim do quarto, 8 pontos e tendo consentido 25 pontos. No 3º quarto o Benfica rapidamente atingiu uma vantagem de 12 pontos que, mais ponto menos ponto se foi mantendo até ao final do período que terminou com 60-69. O 4º quarto continuou com o controle dos visitados que chegou a atingir a diferença de 20 pontos, tendo acabado com 13. Foi um jogo muito pouco conseguido da nossa parte, onde muitos jogadores estiveram abaixo do seu rendimento habitual, esperando que rapidamente voltem ao seu normal. Joshua Patton com 17 pontos, e Travante Williams, Diogo Ventura e Marcus Lovett cada um com 15 pontos foram os nossos melhores marcadores. O próximo jogo da equipa será no sábado 8 no PJR para receber o Lusitânia no jogo a contar para a 7ª jornada desta fase da Liga Betclic.
A equipa de andebol foi até Viseu para defrontar o Académico local em jogo relativo à 19ª jornada do Campeonato Placard e venceu por 40-30, com 19-15 ao intervalo. Foi um jogo controlado desde o início pela nossa equipa que foi abrindo uma vantagem de 4 ou 5 golos que se foi mantendo até ao intervalo. A 2ª parte foi semelhante e os leões foram dilatando a vantagem para os 10 golos no final. Em termos ofensivos a equipa esteve bem, o mesmo já não se podendo dizer da parte defensiva, onde os 30 golos obtidos pelos visienses são demasiados para a diferença entre as equipas, podendo-se justificar por a equipa poder acusar algum desgaste pelo quinto jogo em duas semanas. Francisco Tavares com 9 golos, e Ronaldo e Edmilson ambos com 6 golos foram os melhores marcadores da equipa. Na sexta-feira 7 vamos ao pavilhão da Luz disputar o jogo relativo aos quartos-de-final da Taça de Portugal, seguindo-se na terça-feira 11 a recepção aos franceses do Montpellier na 1ª mão dos quartos-de-final da Liga Europeia da EHF.
A nossa equipa de voleibol ao contrário do que era suposto não jogou este fim-de-semana, em virtude do problema causado pela intoxicação que os jogadores sofreram nos Açores. A Direcção da FP de Voleibol para dar tempo ao seu Conselho de Disciplina decidir se deve castigar o Sporting, por não ter comparecido no 3º jogo do playoff, adiou o 4º jogo, que estaria para ser disputado no passado sábado, e remarcou o 3º, para quarta-feira 5 nos Açores, o 4º para sábado 8 no PJR e caso seja necessário o 5º para a quarta-feira feira 12 nos Açores.
Perante um PJR literalmente cheio as leoas do voleibol defrontaram a equipa do Leixões no 4º jogo do playoff da meia-final da Liga Lidl, num excelente e emocionante jogo e perderam por 2-3, deixando os visitantes empatarem a eliminatória e originando um 5º jogo a ser disputado no sábado 8 em Matosinhos. No 1º set as leoas começaram muito bem, atingiram a vantagem de 17-10, mas deixaram as nortenhas recuperarem e acabar por ganhar o set por 23-25. No 2º set começaram bem as matosinhenses que chegaram aos 12-18, as leoas ainda recuperaram até aos 20-20, mas acabaram por voltar a perder o set pelos mesmos 23-25. O 3º set foi o oposto do 2º: começaram muito bem as leoas, atingindo 9-1, as visitantes foram recuperando até aos 20-20, mas desta vez o 25-23 foi a favor das nossas meninas. O 4º set foi mais equilibrado até aos 17-14, mas aí as leoas dispararam para vencerem por 25-18. Na negra as forasteiras ganharam um avanço inicial que foram mantendo até aos 11-15 finais. Tenhamos fé que as nossas voleibolistas já mostraram que são capazes de ganhar em Matosinhos.
No domingo as nossas hoquistas receberam o Académico no jogo relativo à 13ª jornada do campeonato, e venceram por 8-2, com 4-1 ao intervalo. Sofia Moncóvio com 4 golos foi a nossa melhor marcadora. O próximo jogo será em casa do CH Carvalhos na sexta-feira 7 relativo à 14ª jornada do campeonato.
As leoas campeãs nacionais de râguebi disputaram no passado sábado, em Coimbra, a final da Taça de Portugal defrontando o CRAV/ Sport CP/ Braga e perderam por 14-15, com 7-10 ao intervalo.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.