Modalidades: revista da semana
Esta semana temos de começar pelos leões do voleibol que conquistaram a Taça Ibérica prova que junta os campeões nacionais de Portugal e de Espanha assim como o vencedor da Taça de Portugal e o vice-campeão de Espanha. Disputada em Matosinhos começou a nossa equipa por defrontar na meia-final o CV Guaguas, campeão de Espanha, tendo vencido por 3-1. Começaram mal os leões no 1º set que deixaram os espanhóis ganhar vantagem significativa consentindo vantagens de 2-6 e 3-11 terminando o set em 15-25. Podia-se temer o pior mas a reacção dos leões foi importante e dominadora. Começou equilibrado o 2º set até aos 6 pontos quando os leões conseguiram um “salto” para 10-6, diferença que se foi mantendo em valores semelhantes, sempre com vantagem leonina, que chegou a atingir 6 pontos por varias vezes, até ao final com 25-20. O 3º set foi de uma semelhança muito grande com o anterior. Igualdades até aos 9-9 altura em que a nossa equipa conseguiu quatro pontos seguidos passando para 13-9, mantendo vantagens em valores semelhantes até aos 21-17, recuperando o adversário até aos 22-21 e 24-23 para acabarmos o set em 25-23. O 4º set começou com equilíbrio até aos 4-5, mas os leões passaram para os 7-5 e 10-6, tendo mantido a vantagem até aos 22-18, quando os espanhóis recuperaram para 22-21 sendo a partir daí ponto cá ponto lá até aos 25-23 finais. Neste jogo brilharam pelos pontos alcançados Edson Valencia com 23 e Jan Galabov com 12, mas também o distribuidor Yurii Synytsia que além da sua boa condução de jogo deu uma importante colaboração no bloco. Esta foi uma vitória muito importante porque o Guaguas além de campeão de Espanha, é uma equipa muito forte na Europa.
Na Final defrontámos o Benfica sendo o resultado o mesmo. Vitória por 3-1. No 1º set, depois do empate a 3 os leões arrancaram para 7-4, aumentando para 12-8 até aos 16-12, altura a que os adversários recuperaram até aos 19-18, mas a reacção leonina fez 21-18, terminando o set com 25-22. O 2º set foi iniciado com empates sucessivos até aos 15, quando os leões falharam um pouco e os oponentes atingiram 16-22, resolvendo o set aos 18-25. No 3º set depois dos empates iniciais até aos 8, os leões conseguiram 11-8 e 15-11, vantagem que se foi mantendo até aos 18-14, de onde dispararam para os 21-15 e 23-16 tendo terminado o set em 25-18. No 4º set os leões começaram muito bem, chegaram aos 6-2, aumentando para 9-4 e atingiram os 13-7. Nesta altura o treinador adversário pediu um desconto de tempo que teve algum efeito porque conseguiram reduzir para 14-11. Nesta altura foi a vez de João Coelho pedir também um time-out que pôs o jogo equilibrado até aos 19-16, mas nessa altura nova reacção adversária que conseguiu o empate aos 20 pontos. Novo empate os 21 mas depois os leões conseguem 23-21, que foram reduzidos para 23-22, mas terminando o set com 25-22, sendo que o vigésimo quinto ponto leonino só foi confirmado devido ao challenge mostrar que a bola rematada por um adversário foi directamente para fora sem ter tocado em nenhum leão do bloco. Neste jogo Edson Valencia voltou a ser o melhor pontuador leonino com 23 pontos, mas desta vez bem secundado por mais elementos com Jan Galabov com 13, Martin Licek com 11 e o central Jonas Aguenier com 10. No domingo 29 os leões do voleibol vão até Santo Tirso para voltarem a defrontar o Benfica, desta vez para a disputa da Supertaça nacional.
Também os leões do andebol estiveram em grande plano neste fim-de-semana. Começaram em Odense, na Dinamarca, onde foram defrontar o Fredericia, no jogo relativo à 2ª jornada da EHF Champions League, tendo regressado com a segunda vitória, desta vez por 37-19. Começaram os leões muito bem conseguindo 7-2, 10-3 e 17-5, tendo consentido depois 3 golos seguidos para chegarem ao intervalo a vencer por 17-8. A 2ª parte continuou com a enorme superioridade leonina com um parcial de 20-11. Com quase todos os jogadores de campo a obterem golos, apenas um não conseguiu, Kiko Costa com 6 e Diogo Branquinho com 5 foram os principais marcadores. É necessário também falar da enorme exibição de André Kristensen na baliza leonina. Com Mohamed Ali lesionado, que nem se deslocou, André deu uma grande segurança na nossa defensiva, em muito contribuindo para o desnível do resultado. Também de mencionar a estreia na EHF Champions League do jovem Santiago Póvoas que quando substituiu André também esteve muito bem.
Regressados a Portugal os leões do andebol receberam no Pavilhão João Rocha o Benfica no jogo da 4ª jornada do Campeonato Placard conseguindo a quarta vitória nesta prova. Vitória, tal como tinha acontecido na Final da Supertaça na Póvoa de Varzim, por 16 golos de diferença, por 38-22. Foi um jogo em que o Benfica ainda conseguiu equilibrar o marcador até aos 10-9, mas a partir daí os campeões abriram para 12-9, 15-11 chegando ao intervalo com o resultado marcando seis golos de diferença em 18-12. Na 2ª parte os adversários conseguiram não deixar aumentar muito a diferença até aos 26-18, mas a partir daqui a diferença foi aumentando para 30-18, 35-20 e terminando nos 38-22 finais, com o parcial de 20-10 neste período. Tentaram os encarnados diminuir a vantagem leonina chegando a jogar com sete jogadores de campo mas que só serviu para que Salvador fosse o segundo melhor marcador leonino, com 5 golos, graças a vários golos para a baliza deserta. Martim Costa foi o nosso melhor marcador com 10 golos, e mais uma vez todos menos um, que não o mesmo do jogo da Dinamarca, conseguiram marcar os seus golos. Temos de referir também, mais uma vez, a grande forma em que se encontra André Kristensen, com grandes defesas, incluindo muitos 7 metros defendidos. Também já jogou neste encontro Mohamed Ali, substituindo André durante alguns minutos, que se apresentou com uma protecção do nariz.
Voltam os leões do andebol ao PJR na quarta-feira 25 para receberem, para a 3ª jornada da EHF Champions League, os húngaros do Veszprém, equipa muito forte que deve proporcionar um jogo muito equilibrado. Seguir-se-á a ida, no sábado 28, ao Pavilhão Acácio Rosa para defrontar o Belenenses no jogo da 5ª jornada do Campeonato Placard.
Também os leões do basquetebol começaram esta semana as competições europeias tendo ido até Charleroi, na Belgica, defrontar o Spirou, na 1ª mão dos jogos de qualificação para a FIBA Europe Cup, que terminou empatado a 69 pontos, ficando a decisão para sexta-feira 27 no PJR. Foi um jogo em que o Sporting dominou quase o jogo todo (38 minutos e 48 segundos na frente) tendo por duas vezes vantagens de 12 pontos, ao passo que os locais apenas estiveram na frente por duas vezes, e por um ponto apenas, durante 36 segundos, estando o jogo empatado outros 36 segundos. No 1º quarto o Sporting esteve a perder por 2-3, mas rapidamente passou para a frente terminando o quarto com 22-18. No 2º quarto continuou o domínio leonino tendo os leões vencido este período por 18-15, chegando ao intervalo a vencer por 40-33. O 3º quarto foi equilibrado, sempre com vantagens leoninas entre os cinco e os nove pontos sendo o empate a 18 pontos o resultado deste parcial, que terminou com 58-51 no marcador. O 4º quarto foi equilibrado até 2 minutos do final quando os leões venciam por 67-62, mas aí pararam e a 58 segundos do fim os belgas passaram para a frente pela segunda vez no jogo (67-68). Mas 20 segundos depois Funderburk recuperou a liderança leonina (69-68), tendo o treinador belga pedido um desconto de tempo para instruir a sua equipa para a última jogada do desafio. Que não saiu como os locais desejavam falhando o lançamento final em cima da buzina do fim do desafio. Mas, já com o jogo terminado, os senhores árbitros “descobriram” uma falta de um nosso jogador no ressalto consequente do lançamento falhado, tendo oferecido dois lances livres aos nossos adversários, que só conseguiram transformar um pelo que o jogo terminou empatado. Nas provas da FIBA, com jogos a duas mãos, os jogos podem terminar empatados porque há sempre a 2ª mão para desempatar. Na nossa equipa salientou-se o poste Nicholas Ward, tanto no melhor como no pior. Marcou 13 pontos, conseguiu 17 ressaltos, 1 assistencia, 3 roubos de bola e 3 desarmes de lançamento, mas em 13 lances livres apenas converteu 5. Reginald Johnson com 16 pontos e Kenneth Funderburk com 13 acompanharam Ward como os melhores marcadores da equipa.
A equipa de basquetebol feminino foi até Vila Nova de Gaia, para vencer o Torneio Alberto Saraiva, que serviu para apresentação da equipa do SC Coimbrões, tendo vencido por 74-68. Voltam no sábado 28 até ao norte para disputarem em São João da Madeira o Torneio da Sanjoanense, defrontando as açorianas da União Sportiva.
Começou este fim-de-semana o Campeonato Nacional de Ténis de Mesa tendo os leões recebido o Juncal, que venceram por 4-1, e o Sebastianense vencido por 4-0. Nestes desafios os nossos jogadores foram Diogo Chen, Nandor Ecseki e Bode Abiodun. Os próximos jogos para o Campeonato da nossa equipa serão nas 5ª e 6ª jornadas, nos dias 2 e 3 de Novembro visitando o Guilhabreu e o Novelense.
Também começou este fim-de-semana a Liga Placard do futsal feminino com as leoas a irem até à casa do Novasemente, regressando com uma derrota por 1-5, com 1-2 ao intervalo. O golo leonino foi obtido por Júlia Santos. No sábado 28 para a 2ª jornada as leoas recebem o Feijó.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.