Revista das Modalidades
Com mais de dois meses de descanso as modalidades começam a voltar às suas competições. Começou primeiro o andebol que na quarta-feira teve o seu primeiro jogo para a EHF Champions League recebendo no Pavilhão João Rocha os campeões polacos do Wista Plock, a quem venceram por 34-29, num grupo que conta também com os húngaros do Veszprém, os franceses do Paris Saint-German, os dinamarqueses do Fredericia Handbold, os macedónios do Eurofarm Pelister e os nossos já conhecidos alemães do Füchse Berlin e romenos do Dinamo Bucaresti. Neste grupo as duas primeiras equipas passam directamente para os quartos-de-final, as duas últimas terminam a sua participação na Liga e as restantes terão de disputar um play-off para os que vencerem acederem também aos quartos-de-final.
Foi um jogo brilhante dos leões do andebol, apoiados por um PJR vibrante, e onde desde o início estiveram sempre à frente no marcador permitindo apenas por duas vezes o empate em todo o jogo. Aos 1-1 e aos 9-9. Mas destes 9-9 saltaram para 14-9, tendo chegado ao intervalo com 17-14 no marcador. Começaram bem a 2ª parte com 3 golos seguidos pondo o marcador em 20-14, diferença que mais golo menos golo se foi mantendo durante todo este período, tendo atingido a diferença máxima de 7 golos entre os 30-23 e os 33-26. Martim Costa com 10 golos foi o nosso melhor marcador, mas não podemos deixar de destacar um dos golos de Natán Suárez considerado pela EHF como o melhor golo desta 1ª jornada da Champions League.
Antes já tinham começado bem os nossos andebolistas que foram a Espanha disputar dois jogos particulares com vitórias em ambos, sobre o Valladolid por 39-27 e sobre o Nava por 43-27. Seguiu-se o Torneio de Viseu com a respectiva conquista graças às vitórias sobre o Marítimo por 37-29 e sobre os espanhóis do Ademar por 34-25. Serviram estes jogos para preparar a participação na Supertaça, que se disputou na Póvoa do Varzim, e onde depois de derrotarmos o ABC por 37-26 na meia-final, “esmagámos“ o Benfica por 37-21 na Final, vencendo mais uma Supertaça, a quinta do nosso historial.
Voltaram os leões do andebol a Espanha para em Torrelavega disputarem a Supertaça Ibérica onde nas meias-finais defrontaram os locais a quem venceram, no desempate em livres de 7 metros, por 30-27, com 27-27 no fim do tempo regulamentar. Nesta vitória somos obrigados a salientar o seu principal obreiro: o novo guarda-redes, o egípcio Mohamed Ali, que “só” defendeu os quatro últimos livres de 7 metros que beneficiaram os adversários. A um minuto do fim e com o Torrelavega a vencer por 2 golos Ali defendeu um penalti, para os leões conseguirem empatar a 10 segundos do final e com o tempo já esgotado foi assinalado novo livre de 7 metros a beneficiar os locais e mais uma vez Ali defendeu garantindo o empate e o desempate por penalties. Conseguiram os leões converter os 3 primeiros, enquanto Ali dos 3 marcados pelos locais defendeu 2 e assustou de tal modo os adversários que o outro foi à trave. No dia seguinte disputaram a Final com o Barcelona sofrendo a 1ª derrota da época por 33-38.
De regresso a Portugal iniciaram a defesa do seu título de campeões nacionais indo na 1ª jornada até Aguas Santas de onde regressaram com uma vitória por 41-30. No sábado 7, finalmente, os leões do andebol estrearam-se no PJR ao receberem para a 2ª jornada do campeonato o Vitória de Guimarães a quem venceram por 39-26, com 19-11 ao intervalo.
Já após o jogo da EHF Champions League foram os nossos andebolistas até Avanca para o jogo relativo à 3ª jornada do campeonato tendo regressado com um confortável 39-21, com 21-11 ao intervalo. Foi um jogo com uma muito boa prestação defensiva que proporcionou inúmeros contra ataques de tal modo que Diogo Branquinho, com 6 golos, foi o nosso melhor marcador bem secundado por Pedro Portela, Orri Porkelsson ambos com 5 e Mamadou Gassama com 4.
Deste conjunto de jogos podemos analisar as alterações que a equipa sofreu da época passada para esta. Como já falámos a chegada de Mohamed Ali deveu-se à saída de Leo Maciel para Espanha. Quanto aos guarda-redes temos de salientar também as grandes exibições de André Kristensen e chamar a atenção para Santiago Póvoas, um jovem de 16 anos que se exibiu em bom nível sempre que foi utilizado. Além de Ali entraram também o central argentino Pedro Martinez Garcia, William Hoghielm, pivô sueco e o ponta português Diogo Branquinho, tendo todos eles dado excelentes indicações das suas qualidades. Confiemos!
Voltam os leões do andebol a jogarem na quinta-feira 19 indo à Dinamarca defrontar o Fredericia para a 2ª jornada da EHF Champions League e voltando ao PJR no domingo 22 para receberem o Benfica na 4ª jornada do Campeonato.
Também o futsal leonino já começou a competir apesar da ausência de cinco jogadores importantes que estão na preparação da selecção nacional para o Campeonato do Mundo que se iniciou no passado fim-de-semana no Uzbequistão. Sem João Matos, Tomás Paçó, Zicky Té, Pauleta e Bernardo Paçó a equipa foi até Castelo Branco disputar o Torneio da cidade beirã tendo vencido o Boa Esperança na meia-final por 4-1, e na final bateu o Eléctrico de Ponte de Sor por 8-1. Foi um torneio onde a equipa foi preenchida por muitos jovens da formação sendo de salientar Andriy Dzyalo com uma brilhante participação. Temos de salientar também a estreia com a camisola verde e branca do pivô Alan Guilherme um bom reforço para a nossa equipa.
No passado fim-de-semana foram os jogadores disponíveis do futsal leonino disputar o Oeiras Valley Futsal Cup tendo no sábado saído derrotados pelos belgas do Anderlecht, na meia-final, por 2-4, com 1-2 ao intervalo. No domingo a nossa equipa para a disputa dos 3º e 4º lugares defrontou os Leões de Porto Salvo tendo vencido por 4-1, com 2-1 ao intervalo.
Na Liga Placard, o campeonato nacional, os leões só começam a 15 de Outubro recebendo, em jogo relativo à 1ª jornada, o Fundão no PJR.
A equipa feminina de futsal também já disputou o seu Trofeu Stromp tendo vencido o Feijó por 4-3, com 3-0 ao intervalo. No próximo sábado 21 as leoas do futsal deslocam-se a Espinho para defrontarem o Novasemente na 1ª jornada do Campeonato Nacional.
Também a equipa de basquetebol já começou a sua época realizando, na passada quinta-feira, um jogo de preparação, à porta fechada, com os espanhóis do Cáceres tendo vencido por 81-72, com 36-38 ao intervalo. No sábado disputaram os leões do basquetebol o seu Trofeu Stromp defrontando o CA Queluz a quem venceram por 90-77, com 57-35 ao intervalo. Foi como que uma apresentação dos jogadores aos adeptos. É uma equipa com muitas mudanças relativamente à época anterior, começando pelo treinador, com o regresso de Luís Magalhães. Saíram todos os jogadores estrangeiros e também Litos Cardoso, Diogo Araújo e Marco Loncovic tendo entrado para o seu lugar seis novos jogadores estrangeiros, e os portugueses Sérgio Silva e Bruno Araújo e o moçambicano, já há vários anos em Portugal, Uwais Razaque, sendo que destes apenas Sérgio Silva foi usado nestes dois desafios. De saliente apenas mencionar o poste Nick Ward, que não sendo nenhum exímio tecnicista, é extremamente forte debaixo do cesto, de tal modo que saiu do jogo do Trofeu Stromp com 30 pontos marcados. Com mais jogos veremos a capacidade dos restantes jogadores. Os próximos jogos anunciados para os leões do basquete serão com os belgas do Spirou BasKet numa eliminatória da FIBA Europe Cup nos dias 24 e 27 de Setembro sendo que a do dia 27 será no PJR.
Também as leoas do basquetebol tiveram o seu Trofeu Stromp no passado sábado tendo vencido o André de Rezende por 77-56, com 39-26 ao intervalo.
O voleibol leonino também já começou com os seus trabalhos tendo ido até Espanha para disputar dois jogos de preparação tendo vencido ambos. Primeiro defrontou o Conqueridor Valencia tendo vencido por 3-1 com os parciais de 25-21, 30-28, 19-25 e 25-14. No dia seguinte defrontaram o Rio Duero V Soria tendo vencido por 3-2 com 25-18, 16-25, 25-20, 23-25 e 15-8 nos cinco sets.
No domingo voltaram os leões a defrontar o Conqueridor Valencia, desta vez no PJR no jogo para disputa do Trofeu Stromp, tendo terminando com um resultado verdadeiramente surpreendente, comparado com o da semana anterior em Espanha, ao sairmos derrotados por 0-3 com os parciais de 23-25, 18-25 e 21-25. Nestes jogos já jogaram os reforços que chegaram para o Voleibol Leonino. Para preencherem os lugares vagos pelas saídas de Kevin Kobrine, Lucas van Berkel, Wagner Silva. Gil Meireles, Imanol Tombiom e Chema Carrasco ingressaram nos leões o oposto venezuelano Edson Valencia, o distribuidor ucraniano Yurii Synytsia, o libero argentino Nicolás Perren, os centrais Jonas Aguenier, francês, e Alejandro Vigil, espanhol, e Pedro Abecassis Zona 4 português.
O próximo jogo dos leões do volley será no sábado 21 em Matosinhos para disputa da meia-final da Taça Ibérica onde defrontaremos o CV Guagas campeão de Espanha.
Quem também disputou o seu Trofeu Stromp no domingo, foi a equipa feminina de Ténis de Mesa que saiu vencedora por 3-0 sobre o CP Alvito, de Barcelos.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.