Modalidades: revista da semana
As modalidades começaram a jogar na quarta-feira quando os leões do andebol receberam, no Pavilhão João Rocha, os franceses do Paris Saint-Germain em jogo da 8ª jornada da EHF Champions League no PJR obtendo uma brilhante, expressiva e importante vitória por 39-28, com 16-15 ao intervalo, como já foi explicado neste blogue.
Depois da brilhante vitória sobre o Paris Saint-Germain os leões do andebol deslocaram-se, no sábado, até Guimarães para defrontarem o Vitória em jogo da 13ª jornada do Campeonato Placard de onde regressaram com uma descansada vitória por 35-28, com 18-14 ao intervalo. Foi um jogo onde Ricardo Costa fez uma grande rotação de jogadores, porque ainda se notava algum cansaço nos jogadores devido ao jogo de quarta-feira, e esta semana voltam os nossos andebolistas a ter um jogo europeu muito importante, quando receberem no PJR na quinta-feira 28 o Dínamo de Bucareste em mais uma jornada muito difícil da EHF Champions League, seguindo-se no domingo 1 a recepção ao Avanca em jogo da 14ª jornada do Campeonato Placard. Começaram bem os leões que rapidamente fizeram 3-0 e 4-1, mas os minhotos conseguiram recuperar e empataram 4-4. A seguir foi golo cá-golo lá até os nossos jogadores conseguirem 11-8 e 14-9. Voltaram os vimaranenses a recuperar até aos 14-12, mas uma pequena aceleração leonina fez chegar o intervalo com quatro golos de diferença. No início da 2ª parte os leões conseguiram aumentar a vantagem para sete golos aos 23-16, que com pequenas variações se prolongou até ao final do encontro. De salientar que depois da extraordinária exibição de André Kristensen contra os franceses desta vez foi Mohamed Ali que jogou todo o jogo. Além do lesionado João Gomes, também Natan Suarez não alinhou no jogo de hoje, o que possibilitou a Jan Gurri, com 6 golos juntar-se a Kiko Costa com 8 golos como os melhores marcadores da equipa.
Na quinta-feira foram os leões do voleibol até à Chéquia para defrontarem o Kladno Voleybal no jogo da 2ª mão dos 1/16 de final da CEV Challenge Cup regressando com uma vitória por 3-2. Atendendo ao resultado da 1ª mão (3-0) bastaria ao Sporting ganhar dois sets para garantir a passagem à eliminatória seguinte, mas vencendo o jogo traz outro sabor. Começaram bem os nossos jogadores e começaram a ganhar por 7-3, mantendo-se semelhante diferença até aos 13-10 quando com quatro pontos seguidos conseguiram 17-11, vantagem que garantiu a vitória no set por 25-21. No 2º set os checos adiantaram-se no início conseguindo 3-6, 8-11 e chegando aos 10-14, saltando depois para os 13-20, acabando com 18-25, e empatando o jogo. O 3º set começou equilibrado mas os leões conseguiram chegar aos 9-6, só que depois os adversários conseguiram recuperar e dar a volta para 11-13 e 12-14. Considerado como o set fundamental, já que a vitória leonina daria a passagem, os nossos jogadores reagiram e passaram para 19-15, 21-16 e acabaram o set com 25-18, garantindo o apuramento. O 4º set foi equilibrado, com João Coelho a dar descanso a vários jogadores importantes, com o Sporting a adiantar-se com 7-4, e estando sempre na frente até aos 15-13, quando os checos passaram para a frente com 15-16, conseguindo depois 18-20 e 20-23, recuperando depois os leões que ainda passaram para a frente aos 25-24, mas os locais conseguiram 25-26, acabando por vencer o set por 26-28. Na negra controlo total dos nossos jogadores, que conseguiram 3-1, 5-2, 7-3, 10-5 terminando o set com 15-9, vencendo o desafio. Kelton Tavares com 13 pontos e Martin Licek com 10 foram os melhores pontuadores leoninos neste desafio. Com a vitória nesta eliminatória vai a nossa equipa defrontar os finlandeses do Akaa na 1ªmão dos 1/8 de final da CEV Challenge Cup sendo o 1º jogo na Finlândia no dia 5 de Dezembro.
Os leões do voleibol receberam no domingo no PJR o Castelo da Maia no jogo da 9ª jornada da Liga Una Seguros tendo vencido por 3-1. O cansaço do jogo europeu fez-se notar, mas apesar de se ter perdido um set em nada afectou a equipa leonina. O 1º set foi equilibrado até aos 10-9, quando os leões arrancaram para 12-9, 14-10, 16-12 e 19-14, mas aqui chegados houve uma reacção dos maiatos que chegaram aos 20-19, quando João Coelho pediu um desconto de tempo que resultou, passando o marcador para 22-19 e 24-20 terminando o set em 25-21. O 2º set foi controlado pelos visitantes que começaram com 3-5, 4-7, 5-9 e 9-15, ainda reduziram os nossos jogadores para 16-18, mas mais não conseguiram terminando o set em 21-25. No 3º set os leões perceberam que não podiam perder mais nenhum set e arrancaram com 5-2, 14-7 e 18-12, mas a partir desta altura os adversários com quatro pontos seguidos chegam aos 18-16. E apesar de um time out de João Coelho, os maiatos continuaram a sua recuperação e passaram mesmo para a frente aos 21-22, seguindo-se empates sempre com os leões na frente até aos 24, até a nossa equipa, com dois pontos seguidos, fechar o set em 26-24. O 4º set começou equilibrado até aos 7-7, quando os leões saltaram para 10-7 e 14-8. Pediu o técnico dos minhotos um time out que ainda equilibrou até aos 17-12, mas a partir daqui os leões passaram para 23-12 terminando o set em 25-14, vencendo o set e o desafio. Edson Valencia com 25 pontos foi o melhor marcador da equipa neste jogo, bem acompanhado por Jan Galabov com 13, Martin Licek com 12 e Jonas Aguenier 11 pontos. O próximo jogo dos leões do voleibol será no sábado 30 indo até aos Açores para defrontarem o Fonte Bastardo em jogo da 10ª jornada da Liga Una Seguros.
As meninas do voleibol voltaram no domingo ao PJR para receberem também o Castelo da Maia no jogo da 9ª jornada da Liga Solverde, tendo obtido uma brilhante vitória por 3-0, com os parciais de 25-16, 25-17 e 25-16. Jéssica Miranda com 13 pontos e Sara Dias com 12 foram as leoas que mais se distinguiram neste jogo. As leoas voltam a jogar no domingo 1 em casa do FC Porto, para o jogo relativo à 10ª jornada da Liga Solverde.
Também na quinta-feira os leões do futsal foram a Torres Vedras defrontar o Torriense, em jogo relativo à 7ª jornada da Liga Placard, tendo regressado com uma vitória por 7-0, com 3-0 ao intervalo. Foi um jogo antecipado para que os leões tenham mais tempo para descansar, e preparar os jogos da UEFA Futsal Champions League que começam na terça-feira 26 no PJR ao recebermos os belgas do Anderlecht, seguindo-se os checos do Plzen na quarta-feira 27 e na sexta-feira 29 o Braga. Foi um jogo em que a equipa quis resolver o jogo rapidamente e assim conseguiu. Com 2 minutos e meio jogados Sokolov fez o 1-0, para três minutos depois Pauleta conseguir o 2-0 e ao oitavo minuto de jogo Merlim marcou o terceiro golo leonino e o encontro ficou resolvido. Na 2ª parte continuaram os leões muito activos mas, muito por culpa do guarda-redes torriense que se fartou de defender, só quando estavam passados nove minutos Diogo Santos conseguiu o quarto golo leonino. Mas o guardião torriense não conseguiu evitar mais três golos leoninos. Três minutos depois Pauleta bisou ao fazer o 5-0, e com mais dois minutos passados Tatinho fez o sexto golo do Sporting para a dois segundos do fim Taynan fechar o marcador de um desafio onde os leões mantiveram a sua baliza inviolável.
No sábado as meninas do futsal em jogo relativo à 9ª jornada da Liga Placard, receberam o Povoense e perderam por 3-5, com 2-2 ao intervalo. Os golos leoninos foram obtidos por Beatriz Vicente, Beatriz Fonseca e Edna Peralta. O próximo jogo das meninas do futsal será no sábado 30 indo até Fafe para defrontarem a equipa do Nun’Alvares no jogo relativo à 10ª jornada da Liga Placard.
Também a equipa de hóquei jogou no sábado indo até Tomar defrontar o Sporting local em jogo da 7ª jornada do Campeonato Placard tendo regressado com uma vitória por 2-1, com 1-1 ao intervalo. Foi um jogo muito sofrido, com Angelo Girão a ver um cartão azul com menos de cinco minutos de jogo, mas mais uma vez com Zé Diogo a defender o livre directo respectivo. Com 10 minutos de jogo nova bola parada, desta vez um penalti, já com Girão na baliza e os nabantinos conseguiram o golo, que lhes foi dando vantagem. A seis minutos do intervalo novo penalti, agora favorecendo o Sporting de Portugal e que Rafael Bessa transformou no golo do empate com que se chegou ao intervalo. A 2ª parte começou com um jogo muito cauteloso de ambas as equipas mas com os nossos jogadores mais perigosos, e com seis minutos e meio de jogo neste período Facundo Bridge tem um remate que acerta no poste, para menos de um minuto depois Toni Pérez num remate de arte conseguir pôr os leões a vencer. A partir deste momento o jogo abriu mais um pouco por parte dos locais, ao que respondeu o Sporting com controlo de bola, jogando sempre que possível para gastar os 45 segundos. Mas mesmo assim, sensivelmente a meio da 2ª parte, em menos de um minuto Bridge voltou a acertar no poste, para João Souto na cobrança de um livre directo resultante da 10ª falta dos locais acertar na trave. Continuou o jogo como até aqui, depois do nosso 2º golo, com os guarda-redes a exibirem-se a grande altura não permitindo mais qualquer alteração no marcador, pelo que o jogo terminou com a vitória muito difícil, mas justa, dos nossos jogadores.
As leoas do basquetebol receberam no sábado no PJR o André de Resende no jogo da 7ª jornada da 1ª Fase da Zona Sul do Campeonato Nacional da 1ª Divisão tendo vencido por 67-54, com 38-18 ao intervalo, com os parciais de 21-11, 17-7, 17-11 e 12-25. Emília Ferreira com 23 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências foi a jogadora mais importante nesta vitória leonina. O próximo jogo das meninas do basquete será no sábado 30 no PJR para receberem a equipa do Algés no jogo relativo à 8ª jornada do campeonato.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.