Modalidades: revista da semana
O facto mais saliente nesta semana nas modalidades terá sido a eleição de Martim Costa como o melhor jogador jovem da Europa pela Federação Europeia de Andebol (EHF).
Aos 22 anos, o lateral é uma das figuras do Sporting Clube de Portugal e da Selecção Nacional e, naturalmente, ficou muito satisfeito com este reconhecimento. “É, sem dúvida, um prémio muito especial para mim. É sinal de que as coisas têm corrido muito bem e que o trabalho tem sido bem feito. Significa muito para mim porque reconhece o meu trabalho e o meu objectivo passa por continuar a trabalhar para que daqui a uns anos o prémio seja de melhor jogador e não melhor jovem”. Na sequência destas declarações ao site do Sporting, Martim Costa agradeceu a todo o staff do clube, projectando os seus anseios de que esta distinção se repita no futuro, mas já não como "apenas" melhor jogador jovem mas de forma absoluta. Assim o desejamos, também.
A semana das modalidades começou na quarta-feira com os leões do hóquei a receberem no Pavilhão João Rocha a Juventude de Viana para a 3ª jornada do Campeonato Placard tendo vencido por 8-1, com 4-0 ao intervalo. Começaram bem os nossos jogadores que logo com menos de um minuto e meio de jogo se colocaram a vencer, através de Henrique Magalhães. Apesar de continuar com o domínio do jogo a nossa equipa não conseguia marcar, e só quando já estavam quase vinte minutos jogados Roc Pujadas conseguiu o nosso segundo golo, que como que abriu a baliza vianense, pois menos de um minuto depois Toni Pérez faz o 3-0, para ainda bisar a dois minutos do intervalo. Também na 2ª parte os leões começaram bem e com menos de quatro minutos jogados Rafael Bessa passa o marcador para 5-0. Tal como na parte inicial os leões apesar de dominarem não conseguiam marcar e foram mesmo os visitantes que obtiveram o seu ponto de honra com catorze minutos jogados. Finalmente quando faltavam 8 minutos para o final Verona conseguiu o 6-1, para pouco mais de um minutos depois Roc Pujadas bisar fazendo o nosso sétimo golo. Até ao final continuou a nossa equipa a dominar, tendo falhado (mais um) um livre directo a um minuto do fim, mas a vinte segundos do apito final Facundo Bridge conseguiu converter um penalti, batendo o seu irmão, guarda-redes da Juventude de Viana, fazendo o resultado final.
No sábado voltaram os leões do hóquei ao PJR para receberem o Valongo em jogo da 5ª jornada do Campeonato Placard tendo vencido por 4-0, com 3-0 ao intervalo. Foi um jogo algo semelhante ao jogo de terça-feira. Com quatro minutos jogados Verona conseguiu fazer o nosso primeiro golo. Mas o segundo golo só apareceu com 15 minutos de jogo, numa insistência junto à baliza adversária por Toni Pérez. Continuaram os leões a controlar o jogo mas sem conseguirem aumentar o marcador, mesmo beneficiando, a quatro minutos do intervalo, de um livre directo, mais uma vez falhado. Finalmente a minuto e meio do intervalo conseguiu Verona bisar, após um grande trabalho de Rafa Bessa. A 2ª parte continuou com o controle leonino, mas agora só rematando pela certa, gastando muito tempo de ataque, tendo por mais de uma vez gasto os 45 segundos até ao fim. Resultado desta atitude foi só se ter obtido um golo, aos 15 minutos de jogo por Roc Pujadas. Neste jogo temos de referir a excelente exibição de Ângelo Girão. Antes do jogo foi feita uma homenagem a Pedro Gil, o antigo hoquista leonino veio até ao PJR para além de ser homenageado assistir à actuação de seu filho Kyllian Gil jogador do Valongo. O próximo jogo dos leões do hóquei será em São João da Madeira na próxima quarta-feira 13 para defrontarem a Sanjoanense, em jogo em atraso da 4ª jornada.
Também os leões do voleibol jogaram no sábado indo até Gondomar para defrontarem o Ala Nun’Alvares em jogo da 7ª jornada da Liga Una Seguros, regressando com uma vitória por 3-0. No 1º set começaram bem os leões dominando o marcador com 6-3, 11-8, 13-9 e 15-10, altura em que o técnico adversário pediu um desconto de tempo e que resultou de imediato com a sua equipa a recuperar até aos 15-14, obrigando João Coelho a pedir, também uma paragem. Saltaram os leões para 18-15, mas aos poucos os nortenhos conseguiram ir reduzindo a diferença chegando aos empates aos 21, 22 e 23 quando os leões fizeram dois pontos seguidos e terminando o set em 25-23. O 2º set foi equilibrado com muitos empates até aos 8-8, altura em que a nossa equipa passou para 10-8, e foi-se distanciando com 14-10, 16-11 e 20-12 terminando o set com 25-16. O 3º set começou equilibrado com empates sucessivos até aos 13-13, quando os leões arrancaram quatro pontos seguidos fazendo 17-13, altura em a equipa adversária usou mais um time-out. Não resultou muito desta vez porque a nossa equipa passou o marcador para 20-14. Ainda houve uma pequena recuperação dos homens de Gondomar mas o set acabou com a vitória do Sporting por 25-21. Os melhores marcadores da nossa equipa neste jogo foram Valencia e Martin Licek ambos com 12 pontos, Jan Galabov com 11 e Jonas Aguenier com 10. Os leões do voleibol voltam ao PJR na terça-feira 12 para receberem os checos do Kladno Voleybal no jogo da 1ª mão dos 1/16 de final da CEV Challenge Cup, jogando depois no sábado 16 no pavilhão da Luz defrontando o Benfica em jogo da 8ª jornada da Liga Una Seguros.
As meninas do voleibol foram jogar no domingo a casa do SC Braga no jogo da 7ª jornada da Liga Solverde, tendo regressado com uma pesada derrota por 0-3, com os parciais de 14-25, 21-25e 17-25. Sara Dias com 13 pontos e Amanda Cavalcanti com 7 foram as leoas que mais se distinguiram neste jogo. As leoas voltam a jogar no domingo 17 no Minho, desta vez em Guimarães, para defrontarem o Vitória de Guimarães em jogo da 8ª jornada da Liga Solverde.
Também no sábado os leões do futsal receberam o Dínamo Sanjoanense no PJR no jogo da 5ª jornada da Liga Placard tendo vencido por 7-2, com 5-2 ao intervalo. Foi um jogo sempre dominado pelo Sporting que com cinco minutos de jogo, graças a um potente remate de Sokolov, abriu o marcador. Em cima do décimo minuto, e no espaço de menos de um minuto, obtiveram os leões dois golos. O 2-0 foi obtido novamente por Sokolov, a desviar à boca da baliza um potente remate de Diogo Santos. No 3-0 novamente Sokolov aparece, mas desta vez com uma assistência para o toque final de Alex Merlim. A menos de 6 minutos do intervalo Allan Guilherme desviou para a baliza uma excelente recuperação de bola de Taynan, fazendo o 4-0. Nos dois minutos seguintes os forasteiros conseguiram dois golos. O primeiro numa boa jogada dos seus jogadores, o segundo num autogolo de Bernardo Paçó, que numa das suas habituais idas para o ataque, quando quis passar a bola a Merlim, pensando que ele estava atrás de si, ele também se tinha adiantado e o seu passe saiu para dentro da sua própria baliza. Já no último minuto da 1ª parte Allan bisou numa excelente combinação com Diogo Santos. Continuaram a jogar bem os leões na 2ª parte, mas algum desacerto na finalização, e a grande exibição do guarda-redes adversário, apenas permitiram a obtenção de dois golos e ambos por Tatinho. O 6-2 quando faltavam 9 minutos para o final do jogo, em mais um trabalho de casa. Tatinho aparece sozinho nas costas do guarda-redes quando Merlim executa um lançamento lateral e só tem de encostar para dentro da baliza. O resultado final foi fixado por um potente remate de Tatinho. Foi mais uma boa exibição dos leões do futsal, continuando com baixas importantes no plantel, mas mesmo utilizando, por vezes, jovens jogadores, vão demonstrando as qualidades de todos os jogadores. O próximo jogo desta equipa será na quarta-feira 13 no PJR o jogo em atraso da 3ª jornada da Liga Placard, com a recepção ao Quinta dos Lombos. No domingo 17 irão até Braga para disputarem com o SC Braga o jogo relativo à 6ª jornada da Liga.
No sábado as meninas do futsal em jogo relativo à 7ª jornada da Liga Placard, foram até Novelas para defrontarem a equipa do Aguias de Santa Marta e perderam por 0-2, com 0-1 ao intervalo. O próximo jogo das meninas do futsal será no domingo 17 no PJR para receberem a equipa dos Leões P Salvo no jogo relativo à 8ª jornada da Liga.
No domingo foi a equipa de basquetebol do Sporting até Ovar para disputar com a Ovarense o jogo relativo à 5ª jornada da Liga Betclic tendo regressado com uma importante vitória por 86-77, com 41-48 ao intervalo. Começaram muito bem os nossos adversários com dois triplos e mais um lançamento de dois pontos, que originaram um 0-8 para abrir o jogo. Reagiram os leões que equilibraram o jogo e aos poucos foram recuperando chegando ao fim do 1º quarto a perder somente por três pontos 19-22. No 2º quarto os leões recuperaram chegando mesmo a estar na frente do marcador aos 30-29, mas novo avanço dos ovarenses que fizeram 32-40, chegando ao intervalo com sete pontos de vantagem graças e um parcial no quarto de 22-26. Vieram determinados os leões no 3º quarto, defendendo muito bem e atacando também bem resultando um parcial no quarto de 26-7 que fez o resultado ao fim do quarto ser de 67-55. O 4º quarto continuou com um grande domínio leonino que chegou a atingir dezanove pontos de vantagem aos 80-61, seguindo-se depois uma pequena recuperação dos visitados, sem fazer perigar a vitória, tendo o parcial do quarto sido de 19-22. Melhoraram substancialmente os leões em comparação com os desafios anteriores. Num aspecto fundamental num jogo equilibrado, os lance livres já tiveram uma percentagem perfeitamente aceitável de 71% com 22 convertidos em 31 tentados. Jeremiah Bailey com 22 pontos e 14 ressaltos, Nicholas Ward e Isaiah Armwood ambos com 17 pontos e Diogo Ventura com 15 pontos e 10 ressaltos foram os leões que mais brilharam neste desafio. O próximo jogo será para a FIBA Europe Cup no PJR, para recebermos os polacos do Anwil na quarta-feira 13 no jogo relativo à 6ª, e última, jornada deste grupo e desta prova. No sábado 16 voltarão os leões do basquetebol para defrontarem o Galitos do Barreiro em jogo da 6ª jornada da Liga Betclic.
As leoas do basquetebol receberam no domingo no PJR o Quinta doa Lombos sub22 no jogo da 5ª jornada da 1ª Fase da Zona Sul do Campeonato Nacional da 1ª Divisão tendo vencido por 42-41, com 45-21 ao intervalo, com os parciais de 26-10, 19-11, 23-10 e 14-10. Hannah Pratt com 25 pontos e Sienna Durr com 22 e ambas com 8 ressaltos cada foram as jogadoras mais produtivas deste jogo. As meninas do basquetebol no próximo sábado 16 irão até ao pavilhão Acácio Rosa para defrontarem o Belenenses no jogo da 6ª jornada do campeonato.
A semana prolongou-se com os jogos das competições europeias respectivamente de voleibol e basquetebol, assim como com a quarta jornada do campeonato nacional de hóquei em patins, com sortes diferentes para as equipas envolvidas.
O voleibol teve uma jornada triunfante, batendo os checos do Kladno VCZ por 3-0, com os parciais de 25-20,25-21, e 25-15, fazendo parecer mais fácil uma tarefa bem dificil, colocando-se assim numa boa posição para superar os 16 avos de final da Chalenge Cup.
Já o basquetebol teve uma jornada dificil, sendo batido inapelavelmente pelos polacos do Wloclawek, claramente superiores e mais evoluídos. Termina assim a participação na Fiba Europe Cup que, tal como reconheceu o mister Luís Magalhães, aconteceu talvez cedo de mais, por estarmos num período de reconstrução da equipa.
Ainda ontem, também, a equipa de hóquei patins derrotou a Sanjoanense por 2-4, na 4ª jornada em atraso do campeonato nacional. Uma exibição sólida e e prometedora para o que resta da competição.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.