Modalidades: revista da semana
Os leões do andebol receberam no sábado no Pavilhão João Rocha o Benfica em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal e venceram por 41-36, com 21-17 ao intervalo, garantindo assim a presença nos quartos-de-final desta prova. Num jogo equilibrado começaram melhor os visitantes que graças à actuação do seu guarda-redes foram dominando o marcador até aos 5-8. Mas os leões, com cinco golos seguidos, coincidindo com a troca de Kristensen por Mohamed Ali na baliza, passaram para 10-8 não deixando mais o comando da partida, que se foi mantendo sempre à volta dos três golos, chegando ao intervalo com quatro golos de vantagem. A 2ª parte começou com a vantagem leonina sempre rondando os cinco golos até aos 26-21, quando os adversários conseguiram três golos seguidos aproximando-se para 26-24, diferença que se foi mantendo até aos 36-34, momento em que os leões com dois golos seguidos fizeram 38-34, para terminarem o desafio com cinco golos de vantagem. Os encarnados desde o 10-8 passaram a jogar em 7x6, o que não causou grande mossa à nossa equipa, porque Salvador, neste jogo o nosso melhor marcador com 10 golos, respondia quase sempre a um golo adversário com um contra golo. De salientar que neste jogo ainda não reapareceu Kiko Costa, que Martim, ainda a recuperar de uma lesão, foi utilizado menos tempo que o habitual, e Salvador a recuperar dos compromissos da selecção também foi ligeiramente poupado. A seguir a Salvador, foram Portela com 6 golos, todos de livres de 7 metros, Martim e Edy Silva ambos com cinco golos cada os melhores marcadores da equipa leonina. O próximo jogo dos leões do andebol será no sábado 29 no PJR para defrontarem novamente o Benfica desta vez no jogo relativo à 1ª jornada da nova faze da Liga Placard.
Os leões do futsal receberam no sábado no Pavilhão João Rocha o SC Braga no jogo relativo à 17ª jornada da Liga Placard, tendo vencido por 5-4, com 1-1 ao intervalo. Foi um jogo altamente disputado e só graças a grande categoria, muita energia e extraordinária entrega os leões conseguiram vencer. Perante uma atitude defensiva muito intensa dos bracarenses, apenas aos 6 minutos e meio conseguiram os leões abrir o marcador graças a um excelente remate de Sokolov, quando já Henrique Rafagnin tinha substituído Bernardo Paçó por lesão deste. Continuou um jogo muito disputado com grandes defesas dos dois guarda-redes, mas apesar das muitas oportunidades leoninas foram os adversários que conseguiram empatar o jogo a minuto e meio do intervalo, fruto de uma boa jogada colectiva. E assim se chegou ao intervalo. Continuou um jogo muito disputado na 2ª parte e com 4 minutos e meio jogados é mostrado um cartão amarelo a Pauleta, para logo de seguida o Braga conseguir o seu segundo golo na transformação de um livre numa combinação muito bem feita. No minuto seguinte uma falta sobre Pauleta merecedora de um cartão amarelo, que não foi mostrado, e João Matos que estava no banco nesse momento reclamou com o árbitro, foi-lhe mostrado o cartão amarelo por duas vezes o que originou o cartão vermelho e a sua expulsão. Aos 6 minutos e meio Diogo Santos faz um corte, a bola sobra para Zicky que faz um excelente remate que dá o golo do empate. Logo de seguida é mostrado mais um cartão amarelo a jogadores do Sporting, desta vez para Wesley. Continuava um jogo muito disputado mas sem golos. Quando estávamos a seis minutos do final é marcado um livre direto a favor do Sporting, mas na conversão Sokolov não acertou na baliza. Pouco depois mais um cartão amarelo para leões, desta vez para Merlim. E a 3 minutos e 43 segundos do fim Zicky ao tentar cortar uma bola faz num autogolo que pôs o Braga a ganhar por 2-3, para meio minuto depois ser assinalado um penalti contra os leões e ficarem os visitantes a vencer por 2-4. Mas Taynan num bom trabalho individual faz o terceiro golo no espaço de um minuto, pondo o resultado em 3-4, quando já jogávamos com Merlim como guarda-redes avançado. A 52 segundos do fim Merlim na transformação de um livre directo consegue fazer o empate. E a 33 segundos do jogo terminar Merlim num lançamento de linha lateral consegue pôr a bola à disposição de Zicky que só teve de encostar para fazer o 5-4 final. Grande vitória dos leões muito devido além da sua categoria ao seu querer e sua raça. O próximo jogo dos leões do futsal será na quarta-feira 26 para defrontar a equipa do Ladoeiro no jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal, em Matosinhos onde até domingo se realizarão as meias-finais e a Final desta prova.
Os leões do hóquei voltaram ao PJR na quarta-feira para receber a Juventude Pacense em jogo da 19ª jornada Campeonato Placard, tendo vencido por 3-2, com 1-2 ao intervalo. Foi um jogo muito difícil, onde além do valor do adversário, tivemos de combater contra um critério muto duvidoso, para não dizer outra coisa, da dupla de arbitragem. Com dois minutos e meio de jogo já tinham sido assinaladas 5 faltas contra o Sporting, de tal modo que pouco depois Edo Bosch foi obrigado a pedir um tempo de desconto, para tentar chamar os atletas para a realidade deste desafio. E com 9 minutos jogados conseguiram os visitantes obter o seu primeiro golo, para, 30 segundos depois, ser mostrado um cartão azul a Facundo Bridge, de cujo livre nada resultou, mas os senhores árbitros não estavam satisfeitos e quando acabou a suspensão de Bridge foi mostrado mais um cartão azul, desta vez a Girão, mas o livre respectivo foi defendido por Zé Diogo. A menos de 9 minutos do intervalo já com os cinco elementos em campo Verona beneficiou de um penalti, cujo remate saiu ao lado, mas quando a bola ressaltou de novo para a sua posse, fez uma excelente assistência para Facundo Bridge, que este aproveitou para obter o empate. Conseguiram ainda, a dois minutos do intervalo, os visitantes voltar a desempatar a partida, para chegarem ao intervalo a vencer por 1-2. A 2ª parte começou muito bem para os leões, que com pouco mais de meio minuto jogado, Toni Pérez desviou, para fazer o 2-2, um remate de Verona, após uma excelente jogada individual. Com cerca de seis minutos jogados foi assinalada a 10ª falta leonina, mas Girão opôs-se bem ao respectivo livre. A nossa equipa esteve sempre a dominar nesta 2ª parte mas não conseguia bater o guarda-redes pacense, até que a menos de sete minutos do final os visitantes cometeram a sua 10ª falta e na transformação do respectivo livre Nolito fez o terceiro leonino, que acabou por dar a vitória aos leões. A menos de quatro minutos do fim ainda foi assinalado um penalti a favorecer os leões, mas desta vez Nolito não conseguir bater o guarda-redes e nada mais de importante se passou até ao final.
Voltaram os leões do hóquei a jogar no PJR no domingo recebendo o SC Tomar em jogo da 20ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 3-1, com 2-0 ao intervalo. Foi um jogo muito aberto e disputado e onde os leões dominaram desde o princípio. Com quatro minutos jogados Nolito finalizou um contra ataque, onde foi muito bem servido por Toni Pérez, fazendo o 1-0. E três minutos depois na conversão de um livre directo, provocado por um cartão azul mostrado a um homem de Tomar, Nolito obtém o seu segundo golo pondo o Sporting a ganhar 2-0. E até ao intervalo continuámos com um jogo muito disputado mas sem nada de muito importante a assinalar. Na 2ª parte continuou o jogo muito aberto, com os guarda-redes a fazerem o seu trabalho até que com quase 15 minutos jogados é assinalado um penalti contra os tomarenses. Nolito permite a defesa do guarda-redes, mas na recarga conseguiu fazer o seu terceiro golo, pondo a equipa a ganhar 3-0. Continuaram os visitantes a lutar e minuto e meio depois, num potente remate de longe, conseguiram reduzir para 3-1. A três minutos do fim foi averbada a 10ª falta dos leões, mas o remate foi ao lado e ressaltou para o marcador mas Girão conseguiu defender a recarga. Até ao final nada de importante a assinalar. Com esta vitória o Sporting aumentou para quatro pontos a vantagem sobre Benfica e Porto, as equipas que estão a seguir na classificação. Voltam os leões do hóquei a jogar no sábado 29, indo aos Açores para defrontarem, na ilha do Pico, o Candelária na 21ª jornada do Campeonato Placard.
A nossa equipa de basquetebol foi até Matosinhos para disputar a Final Four da Taça de Portugal tendo começado por defrontar no sábado a Oliveirense, vencendo por 80-70, com 47-38 ao intervalo. Neste jogo começaram melhor os adversários que fizeram 5-9 e 11-15, mas os leões recuperaram rápido e passaram para 17-15 e 23-18 e terminaram o quarto com 27-21. Começou bem a nossa equipa no 2º quarto atingindo 14 pontos de vantagem aos 37-23, mas os opositores reagiram até aos 37-31, aguentando os nossos jogadores essa reacção, chegando ao intervalo a ganhar por nove pontos, dando um parcial de 20-17. No 3º quarto começaram melhor os oliveirenses que recuperaram até aos 50-47, equilibrando de seguida os nossos jogadores e o quarto terminou com 60-53 no marcador, dando um parcial de 13-15 neste quarto. No quarto final os leões começaram com cinco pontos seguidos conseguindo uma vantagem de doze pontos (65-53) que se foi mantendo até ao final, dando um parcial de 20-17. Neste jogo Jeremiah Bailey com 15 pontos e Nick Ward e Cat Barber ambos com 14 pontos foram os nossos principais marcadores neste desafio.
No domingo disputou-se a Final e tivemos como adversário o FC Porto, que nos venceu por 73-94, com 31-44 ao intervalo. Foi um jogo onde o nosso adversário foi sempre melhor que a nossa equipa. Começaram na frente os leões, com 8-2, mas foi de pouca duração, porque os adversários passaram para 8-19, conseguindo a nossa equipa reduzir para 15-19 no final do quarto. Quando com um minuto e quarenta de jogo no 2º quarto o marcador estava em 18-22, uma das tabelas estalou, o que levou a uma interrupção de cerca de 40 minutos até ser substituída. Quando recomeçou o jogo ficou equilibrado até aos 28-30, mas nessa altura os portistas dispararam para 29-42, chegando ao intervalo com uma vantagem de 13 pontos, resultantes de um parcial de 16-25. O 3º quarto começou desastroso para a nossa equipa. Os opositores começaram muito bem alcançando 54-33 e 64-40, conseguindo os leões reduzir para 64-47, com que se chegou ao fim do quarto, dando um parcial de 16-20 neste quarto. O 4º quarto manteve-se equilibrado sempre a rondar os vinte pontos de desvantagem e terminando com um parcial de 26-30. Independentemente da superioridade do adversário a actuação da nossa equipa foi muito estranha. Podemos dar como exemplo Jeremiah Bailey, habitualmente um dos nossos melhores marcadores, que jogou cerca de 16 minutos e não conseguiu qualquer ponto. Outro exemplo pode ser dado por Cat Barber, que ao se aperceber da dificuldade da obtenção de pontos pela equipa, passou a tentar jogar sozinho, o que não ajudou nada, antes pelo contrário. Outro tema que pode ser apontado é o total de turnovers, que cometemos 15 contra apenas 5 dos portistas. Esperemos que seja uma exibição para não repetir. Nick Ward com 25 pontos e Cat Barber 18 foram os nossos melhores marcadores. No domingo 30 voltam os leões do basquetebol ao PJR para receberem a equipa do Póvoa em jogo da 18ª jornada da Liga Betclic.
No domingo as leoas do basquetebol foram até ao Porto, para, no jogo da 4ª jornada da fase final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, defrontarem o CLIP (Colégio Luso Internacional do Porto), e regressaram com uma vitória por 88-38, com 38-20 ao intervalo. Foi um jogo relativamente fácil como demonstram os parciais dos quartos, que foram 14-10, 24-10, 27-7 e 23-11. Hanna Pratt com 18 pontos, Sienna Durr com 16 e Luana Serranho com 14 foram as nossas principais marcadoras neste desafio. As leoas vão no domingo 30 até à Madeira, para, no jogo da 5ª jornada desta fase do seu campeonato, defrontarem o CDE Francisco Franco.
Voltaram os leões do voleibol a jogar no sábado indo a Guimarães para defrontarem o Vitória no jogo da 2ª mão dos 1/4 de final do play-off da Liga Una Seguros, tendo vencido por 3-1, com os parciais de 25-23, 30-32, 25-23 e 25-15, passando assim à meia-final. Foi um jogo muito mais equilibrado do que tinha sido o da 1ª mão. O 1º set começou com empates sucessivos até aos 10, conseguindo os leões fazer uma diferença de dois pontos pela primeira vez aos 12-10, que se foi mantendo até conseguirem 18-14. A partir desta altura começaram os locais a aproximarem-se chegando ao empate 22-22, quando João Coelho pediu um time out. No regresso ao jogo os leões acabaram o set com 25-23. O 2º set foi disputado por períodos. Começaram bem os minhotos chegando aos 4-6, seguindo-se um período de domínio leonino que chegaram aos 10-6. Reagiram os locais que conseguiram virar para 12-16, com resposta dos nossos jogadores até passarem para 23-21, mas consentindo o empate a 23. Seguiram-se empates sucessivos que só terminaram com os 30-32. O 3º set começou com uma vantagem leonina de 5-1, mas rapidamente o Vitória empatou seguindo-se um jogo equilibrado em que nunca mais houve uma diferença maior que dois pontos. Chegaram os visitados aos 21-23, mas aí quatro pontos seguidos dos leões fizeram os 25-23 finais. No 4º set começou muito bem o Sporting que conseguiu 4-1 e 11-5, continuando para 19-11 e 23-14 terminando em 25-15. Valencia com 32 pontos, Kelton Tavares com 13 e Jan Galabov com 12 foram os melhores pontuadores leoninos neste desafio. Agora, apurados para as meias-finais, os leões do voleibol vão receber a Académica de Espinho no PJR no domingo 30.
As leoas do voleibol voltaram a jogar no domingo indo a Fiães defrontar de novo o CD Fiães no jogo da 2ª mão dos quartos-de-final do play-off da Liga Solverde, tendo obtido uma vitória por 3-2, com os parciais de 25-20, 25-20, 18-25, 22-25 e 15-11, e garantindo o acesso às meias-finais da prova. Irene Verásio e Jéssica Miranda ambas com 13 pontos e Leslie Tagle com 10 foram as melhores marcadoras leoninas neste jogo. As leoas voltam a jogar no domingo 30 recebendo ou o SC Braga ou o Clube Keirós que se voltam a defrontar na quarta-feira no jogo de desempate.
autor:8
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.