Modalidades: revista da semana
Os leões do hóquei foram na quarta-feira ao Porto para disputar o 1º jogo das meias- finais do playoff do Campeonato Placard tendo vencido por 7-3, com 2-3 ao intervalo. Foi um jogo muito disputado e onde apesar dos 10 golos os guarda-redes estiveram muito bem, o que pelo nosso lado dá para elogiar a grande exibição de Xano Edo. Com 4 minutos jogados conseguiram os visitados o seu primeiro golo, num remate de muito longe, com um ligeiro desvio perto da baliza. Mas 15 segundos depois Rampulla consegue o empate graças a uma boa assistência de Rafa Bessa. Dois minutos depois o guarda-redes portista defendeu um remate de Rampulla com a bola dentro da baliza, mas os árbitros não consideraram o golo. Mas no minuto seguinte Nolito, com um forte remate a terminar um contra ataque, faz o 2-1. Conseguiram os donos da casa no minuto seguinte voltar a empatar o jogo, para a 4 minutos do intervalo obterem o seu terceiro golo, muito semelhante ao seu primeiro. Remate de muito longe com um pequeno desvio perto da baliza. A 2ª parte começou bem, quando com 2 minutos jogados os leões conseguem o empate com Facundo Navarro a terminar em golo um contra ataque que começou com uma recuperação de bola por Bessa e que passou por Nolito. Continuou um jogo muito disputado com os guarda-redes a defenderem tudo, inclusive os livres directos provenientes das décimas faltas de ambas as equipas. E os golos só voltaram a surgir depois dos 15 minutos, quando é mostrado um cartão azul a um jogador da casa e nos 2 minutos da sua suspensão os leões conseguiram resolver o jogo, obtendo 3 golos, sendo o primeiro e o terceiro da autoria de Rampulla com duas brilhantes execuções e o segundo por Bessa pondo o marcador em 6-3. A partir deste momento tudo fizeram os nortenhos para que fossem mostrados cartões azuis aos leões, indo procurar os patins dos leões, para os pontapearem e atirarem-se para o chão. E conseguiram alguma coisa pois foram mostrados cartões azuis a Henrique Magalhães a sete minutos do fim, e a Rafa Bessa 3 minutos depois. Tentavam os adversários com estas suspensões copiar o que os leões tinham conseguido quando eles estiveram em inferioridade numérica, mas não o conseguiram pois os nossos jogadores defenderam muito bem, de tal modo que não sofreram golos, antes pelo contrário durante os quatro minutos em que estivemos em inferioridade recuperámos bolas que deixaram os leões por 7 vezes de cara a cara com o guarda-redes visitado, que mais várias vezes brilhou, incluindo num penalti marcado por Rampulla. Mas com o passar do tempo e sem conseguirem recuperar no marcador os nossos adversários foram perdendo confiança de tal modo que no último minuto Bessa conseguiu mais um golo fazendo o 7-3 final.
Voltaram estas equipas a defrontarem-se no sábado desta vez no PJR para disputar o 2º jogo destas meias- finais do playoff do Campeonato Placard tendo os leões vencido por 2-0, resultado que já se verificava ao intervalo. Foi um jogo muito duro, onde pelo critério de arbitragem parecia que estávamos no Dragão Arena tantas as faltas não marcadas aos visitantes. Só com 18 minutos jogados conseguiram os leões o seu primeiro golo com um fortíssimo remate de Facundo Bridge, mas um minuto depois os senhores árbitros foram obrigados a marcar um penalti, esquecendo-se de mostrar o cartão azul que também se justificava, e Rampulla na transformação do penalti conseguiu fazer o 2-0. Na 2ª parte continuou o jogo bastante duro, tendo os árbitros mostrado apenas 2 cartões azuis, e simultâneos a Nolito e a um jogador visitante quando faltavam 7 minutos e meio para o fim. A 2 minutos e meio do final o técnico dos visitantes pediu um desconto de tempo, mas que de nada serviu. A 1 minuto do fim beneficiaram os leões de um livre directo, devido à 10ª falta adversária, mas Nolito não conseguiu bater o guarda-redes nortenho. Depois deste livre passaram os visitantes a jogarem sem guarda-redes, mas nada alterou no resultado do jogo. Devemos ainda salientar a grande exibição neste jogo de Xano Edo que defendeu tudo, mas no outro lado também esteve um guarda-redes que muito impediu a marcação de mais alguns golos leoninos. Voltam estas equipas a defrontarem-se na próxima quarta-feira desta vez no Porto no 3º jogo desta meia-final. Se os leões vencerem ganham já esta meia-final, ficando apurados para a Final. Caso não ganhem teremos o 4º jogo no PJR no próximo sábado.
Os leões do futsal foram no domingo até Braga para disputarem com o SC Braga o 1º jogo das meias-finais do playoff da Liga Placard, tendo vencido por 4-2, com 2-1 ao intervalo. Foi um jogo bem disputado onde os leões enfrentaram uma equipa também muito forte e que deu bastante trabalho a Bernardo Paçó. Não tanto como o que o guarda-redes bracarense teve, pois se o Sporting não saiu de Braga com uma vantagem mais dilatada os visitados devem agradecer a ele. Começaram os leões a ganhar com 5 minutos e meio jogados, quando numa recuperação de bola na nossa defensiva Merlim lançou com um passe em profundidade Zicky, que com um excelente trabalho individual se libertou de um defesa e rematou forte para bater o guarda-redes adversário. No 12º minuto Tomás Paçó faz o 2-0 com um potente remate consequência da marcação de um livre por Merlim em zona central, com um bom trabalho de equipa. Menos de um minuto depois conseguiram os visitados reduzirem para 2-1, no final de um contra ataque onde Bernardo Paçó faz uma grande defesa mas na recarga não teve qualquer hipótese. Até ao intervalo continuação de muitas oportunidades para ambas as equipas, mas sem conseguirem bater os guarda-redes. Continuou assim a 2ª parte, até que a 6 minutos e meio do fim o treinador da casa pediu um time-out, que teve como consequência o terceiro golo leonino. Saiu com a bola dominada o guarda-redes de Braga mas apanhou pela frente Pauleta que o desarmou e caminhou debaixo da sua oposição para introduzir a bola na baliza. A menos de 5 minutos do final conseguiram os visitados o seu segundo golo no seguimento de um lançamento lateral mal defendido pelos leões, pois aparece um adversário sozinho dentro da nossa área. A partir daqui começaram os visitados a jogar com guarda-redes avançado, mas a 3 minutos do fim Merlim recupera uma bola na nossa defensiva e daí remata para a baliza deserta fazendo o 4-2 final. O no 2º jogo destas meias-finais será na quinta-feira no PJR, onde os leões esperam um grande apoio dos seus adeptos.
As leoas do futsal receberam no sábado a Escola de Gondomar no jogo da 13ª jornada da sua competição tendo vencido por 5-2, com 3-2 ao intervalo, tendo os golos sido marcados por Beatriz Marques, Sara Galhardo, pela guarda-redes Ana Lopes, Laura Dias e Joana Pereira. O próximo jogo destas leoas será no sábado quando forem a Aves defrontar o CD Aves 1930 no jogo da 14ª jornada, última da competição.
Os leões do basquetebol foram na sexta-feira ao Porto para defrontarem o FC Porto no 3º jogo das meias-finais do Playoff da Liga Betclic tendo sido derrotados por 76-86, com 41-48 ao intervalo. Foi um jogo equilibrado como se pode ver pelos valores dos parciais dos quartos que foram 20-21, 21-27, 19-21 e 16-17. Independentemente dos habituais critérios de arbitragem naquele pavilhão pode-se dizer que os leões perderam por falta de concentração na luta das tabelas pois os visitados conseguiram 46 ressaltos contra apenas 31 dos leões, o que provocou que tivessem mais 10 lançamentos de 2 pontos, e se juntarmos a tudo isto as percentagens de lançamentos de 3 pontos em que os donos da casa conseguiram 46% e os leões apenas 31% compreende-se a derrota. Juntando a tudo o que deixamos escrito se dissermos que por duas vezes os leões tiveram verdadeiras “paragens do cérebro” ainda se compreende melhor não termos conseguido a vitória. No 1º quarto, com 6 minutos jogados, os leões venciam por 19-9, mas nos 4 minutos restantes apenas conseguiram um ponto enquanto os adversários conseguiram 12 chegando ao fim do quarto a vencer 20-21. Situação semelhante ocorreu no 3º quarto quando a 3 minutos do fim do quarto as equipas estavam empatadas 59-59 e até ao fim do quarto os leões apenas converteram um lance livre ao passo que os oponentes conseguiram 10 pontos entrando as equipas para os 10 minutos finais com 60-69 no marcador. E foi aqui que foi decidido o jogo. Maleeck Harden-Hayes com 21 pontos e 3 ressaltos e Brandon Johns com 15 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências foram os leões que mais pontos marcaram neste jogo.
Voltaram os leões do basquetebol ao Porto no domingo para o 4º jogo das meias-finais do Playoff da Liga Betclic voltando a ser derrotados, desta vez por 86-94, com 47-57 ao intervalo. Com este resultado o FC Porto conseguiu a terceira vitória nos jogos desta meia-final, garantindo o acesso à final e terminando assim a época para os leões do basquetebol. Os parciais dos quartos foram de 14-30, 33-27, 28-19 e 11-18 o que dá uma ideia de como o jogo correu. O 1º quarto começou equilibrado até aos 10-11, com 3 minutos e meio jogados quando os donos da casa nos 4 minutos seguintes com 19 pontos seguidos colocaram o marcador em 10-30. A partir daqui o jogo correu com o Sporting a correr atrás no marcador. No 2º quarto conseguiram os leões recuperar 6 pontos, pelo que o intervalo chegou com os donos da casa a vencerem por 10 pontos. Também no 3º quarto conseguiram os leões recuperar mais 9 pontos pelo que se entrou para os últimos 10 minutos com o marcador a acusar 75-76, e no inicio do 4º quarto os leões conseguiram passar para a frente com 78-76, mas aí os donos da casa reagiram e abriram para 80-88, diferença de oito pontos que se manteve até ao fim. A vantagem dos nortenhos deveu-se fundamentalmente ao poder que demonstraram nas tabelas onde conseguiram 44 ressaltos contra apenas 35 dos leões e que lhes proporcionou uma percentagem de 69% nos lançamentos de 2 pontos contra 44% dos leões. Diogo Ventura com 24 pontos, 5 ressaltos e 6 assistências, Francisco Amarante com 19 pontos, 7 ressaltos e 3 assistências e Brandon Johns com 17 pontos, 5 ressaltos e 1 assistência foram os leões que mais pontos marcaram neste jogo.

0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.