sábado, 29 de dezembro de 2012
28 comentários:
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
ou seja, fazem falta ao sporting criminosos....
ResponderEliminarEu prefiro concordar com o CF Independente e com o seu recente comunicado antes de fazer qualquer elogio a esta sinistra personagem:
ResponderEliminar"Na sequência do encerramento do inquérito que decorreu na 9ª Secção do Departamento de Investigação e Acção Penal, conduzido pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, e da divulgação do despacho de acusação proferido contra o arguido Sr. Paulo António Pereira Cristóvão, por factos alegadamente praticados no exercício do cargo de vice-presidente do Conselho Directivo (CD) empossado em 27 de Março de 2011, a Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal vem comunicar o seguinte:
1. De acordo com o despacho de acusação proferido contra o arguido Sr. Pereira Cristóvão, o mesmo terá praticado, no exercício das suas funções de vice-presidente do CD do Sporting Clube de Portugal (SCP), um total de sete crimes, a saber, um crime de burla qualificada, um crime de branqueamento de capitais, um crime de devassa por meio de informática, dois crimes de peculato, um crime de acesso ilegítimo qualificado e um crime de denúncia caluniosa qualificada.
2. Os factos relatados no despacho de acusação revestem-se, em abstracto, da maior gravidade e, se verdadeiros, terão sido e serão causadores de pesados danos à honra e ao património da instituição SCP.
3. Face à natureza dos sete crimes imputados ao arguido Sr. Pereira Cristóvão, é forçoso concluir que o SCP é, relativamente aos crimes de burla qualificada e peculato, a pessoa ofendida, tendo por isso legitimidade para se constituir como assistente no procedimento criminal em curso, como resulta do disposto no art. 68°/1/a do Código de Processo Penal (CPP).
4. A isto acresce que, relativamente a todos os crimes imputados ao arguido Sr. Pereira Cristóvão, é também forçoso concluir que, a confirmarem-se os factos indiciados, o SCP terá sofrido danos patrimoniais e não patrimoniais causados pelos mesmos, o que o legitima a deduzir pedido de indemnização civil no procedimento criminal em curso, como resulta do disposto no art. 74°/1 do CPP.
5. Mais que um direito, a Candidatura Independente considera que a constituição como assistente e a apresentação de pedido de indemnização pelo SCP são um dever a que o CD não pode deixar de dar cumprimento, sob pena de enjeitar todo o património cultural e histórico do SCP e dos seus associados.
6. Efectivamente, os estatutos do SCP impõem a Lealdade como um dos atributos que devem constituir apanágio de toda a actuação do Clube (art. 7°).
7. Os mesmos estatutos impõem que os sócios do SCP devem possuir idoneidade e não podem ter contribuído, através de comportamentos indignos, para o desprestígio de qualquer instituição desportiva, cultural ou recreativa (art. 14°/2).
8. Os estatutos do SCP impõem ainda, como dever de todos os sócios do SCP, o de “manter impecável comportamento moral e disciplinar de forma a não prejudicar os legítimos interesses do Sporting Clube de Portugal, nomeadamente defendendo e zelando pelo património do Clube” (art. 21°/g).
9. A violação de tais deveres constitui infracção disciplinar nos termos dos mesmos estatutos, sendo a sanção especialmente agravada quando cometida por membro dos órgãos sociais em exercício de funções (art. 27°).
10. Ora, os factos indiciados apontam – e fazem-no com suporte probatório sólido, nomeadamente em termos documentais – para uma actuação que, a confirmar-se, viola em toda a linha a matriz do SCP e os deveres de conduta dos seus sócios e, em particular, dos membros dos seus órgãos sociais, tal como consignados nas normas estatutárias acima referidas.
(continua)
(continuação)
ResponderEliminar10. Ora, os factos indiciados apontam – e fazem-no com suporte probatório sólido, nomeadamente em termos documentais – para uma actuação que, a confirmar-se, viola em toda a linha a matriz do SCP e os deveres de conduta dos seus sócios e, em particular, dos membros dos seus órgãos sociais, tal como consignados nas normas estatutárias acima referidas.
11. O CD do SCP tem assim a responsabilidade indeclinável de demarcar o Clube dos comportamentos imputados ao arguido Sr. Pereira Cristóvão, sinalizando perante toda a comunidade que a instituição não pactua com tais comportamentos nem permanece indiferente quando se vê envolvida nos mesmos.
12. Não está em causa a presunção de inocência que assiste e sempre assistirá ao arguido Sr. Pereira Cristóvão até ao trânsito em julgado de eventual decisão condenatória.
13. Em causa está, sim, a necessidade de o SCP, enquanto sujeito central dos factos em discussão no procedimento criminal, intervir activamente neste procedimento para defesa dos seus direitos - sendo que o momento presente é o legalmente previsto para esta intervenção, que não pode ser protelada até que na justiça penal se estabeleça qualquer juízo de censura definitivo.
14. Deve referir-se que a posição processual do assistente é, nos termos legais, a de colaborador do Ministério Público e de subordinado à actividade deste, ou seja, a de exercer a acção penal no quadro do princípio da legalidade, pugnando pela descoberta da verdade e pela realização da justiça de acordo com critérios estritamente objectivos.
15. Deve notar-se ainda que, relativamente ao crime de peculato, qualquer pessoa tem o direito de se constituir assistente no processo, atendendo ao estatuto de utilidade pública do SCP, enquanto entidade alegadamente lesada.
16. Neste contexto, seria em absoluto incompreensível que essa mesma entidade renunciasse a uma defesa enérgica dos seus próprios direitos, ficando inerte perante uma tão grave imputação delituosa.
17. Nos termos estatutários, é ao CD, enquanto órgão competente para a prática dos actos adequados à realização dos fins do SCP e à aplicação dos seus estatutos, que cabe representar o Clube em juízo.
18. Face a todo o exposto, a Candidatura Independente interpela o CD para que, em representação do SCP, utilize em toda a sua extensão as faculdades processuais que lhe assistem, levando até às últimas consequências a busca pela verdade e pela justiça.
19. Também ao Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) empossado em 27 de Março de 2011 se exige acção pronta e determinada em todas as vertentes suscitadas pelos factos e desenvolvimentos conhecidos ao longo dos últimos dias.
20. Recordamos que, em comunicado de 26 de Junho de 2012, o CFD propôs que o inquérito interno para averiguação dos factos imputados ao arguido Sr. Pereira Cristóvão aguardasse a conclusão da investigação criminal então em curso, o que possibilitaria um conhecimento mais aprofundado dos factos em causa.
21. Concluído que está o inquérito criminal e deixando o processo de estar sujeito a segredo de justiça, mostram-se agora ultrapassadas as limitações aos “poderes investigatórios” do CFD que o impediram de confirmar ou infirmar a realidade daqueles factos.
22. Assim, impõe-se que o CFD incorpore no processo interno de averiguações todo o material probatório existente no processo de inquérito criminal, procedendo, nos termos prescritos nos estatutos do SCP, em conformidade com os factos em causa, os quais, em abstracto e como já se referiu, se revestem da maior gravidade em sede disciplinar, justificando uma investigação aturada e, sendo o caso, uma reacção veemente e exemplar do órgão social competente nessa matéria.
Independência. Rigor. Verdade.
27 de Dezembro de 2012
A Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar"
Para mim este devia ser presidente
ResponderEliminarSporting até Morrer,
ResponderEliminarDuvido que tenhas lido tudo, que tenhas compreendido as contradições do comunicado, etc, mas enfim...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarFlashGordo,
ResponderEliminaro que faz falta ao Sporting são:
Eduardo Barroso, Dias Ferreira, José Eduardo, Carlos Barbosa, Venâncio, Carlos Xavier, Menezes Rodrigues, Rui Oliveira e Costa, João Braga, Manuel José, Zeferino Boal, Tomás Aires, Inácio e outros tais que têm mantido silêncio ao longo destes anos.
Estes sim, são quem o clube precisa. A sua experiência no dirigismo e gestão desportiva, o conhecimento futebolístico e outras valências são aquilo que o clube precisa.
Eles deviam era ter algum tempo de antena para dar a sua opinião. Mas a comunicação social não lhes liga e o clube fica a perder.
Eu tb concordo com muita coisa que ele diz, mas que diabo? apesar disso achas mesmo que ele tem moral para falar? ele tambem contribuiu para o estado a que o Sporting chegou quer queira quer não, eu por exemplo nunca gostei do Godinho mas uma coisa tenho a certeza, tipos como Duque, C Freitas , C. Barbosa fizeram-lhe a cama bem feita, e o Godinho está como está e bem pode agradecer-lhes, ou achas mesmo que foi ele que despediu Domingos? não meu caro, ele queria manter o Domingos só que o gordo Duque e Comissões Freitas não deixaram, foi para pôr lá o amiguinho deles, Sá pinto, onde eu critico e não perdoo o presidente é pelo facto de ele não os ter no sítio e ter corrido logo na primeira época com esses "mitos" Duque&companhia, Lda.
ResponderEliminarAgora meu caro já vai (muito) tarde e é por isso que eu defendo eleições antecipadas e vou lá estar para pôr o meu voto.
SLeoninas.
A entrevista é brutal...
ResponderEliminarRealmente lá politicamente correcto é que PPC não é.
E quem dá uma entrevista destas ou está completamente seguro da sua inocência e de que a consegue provar em tribunal (sobre o caso Cardinal adianta alguns dados curiosos...) ou é alguém completamente alucinado sem perceber as repercusões de se provarem as acusações graves de que é alvo. Enfim, segundo PPC aquilo assenta em bases mt frageis, incluindo algumas ilegalidades processuais... A confirmar-se isto, lá pj fica, mais uma vez com a sua imagem manchada. PTb fica bem evidente a promiscuidade entre pj e pasquins, com o 'escarro da manhã' em primeiro plano... Outra curiosidade, esta extra Sporting: fiquei finalmente a saber quem é que foi o 'chibo falso' que inventou a carta 'fabricada' e 'anónima' que deu origem ao famoso caso free-port... O Marinho Pinto há mt que vinha afirmando como td aquilo nasceu, agora tb vamos começando a descobrir os seus protagonistas. E assim vai o SCP...tal como o País.
2012 ainda bem que estás a queimar os ultimos cartuxos... É que não deixas saudades nenhumas! Q ano FDP... Para acabar em beleza só falta sermos eliminados da Bejeca logo mais à noite...
Emenda:
ResponderEliminar"A confirmar-se isto, lá pj fica," -> "A confirmar-se isto, lá fica a pj,"
Leão de Alvalade mais uma vez tenho que concordar contigo, aliás ando á acompanhar o caso PPC desde de inicio com redobrada atenção e sempre achei que foi o primeiro a quem fizeram a cama... mas é a minha opinião e nada mais vale do que isso.
ResponderEliminarSL
É assustador termos uma justiça que constrói acusações para fritar alguns em praça pública, enquanto leva outros na mala do carro para a galiza para que evitem a prisão.
ResponderEliminar"É assustador termos uma justiça que constrói acusações para fritar alguns em praça pública, enquanto leva outros na mala do carro para a galiza para que evitem a prisão."
ResponderEliminarSchiaffino,
Mas o pior é que são esses das malas do carro que se safam, que vencem e que são elogiados por tudo e todos, constituindo-se como modelos de referência.
É o Mundo ao contrário (ou não).
Enfim...só mesmo o teu apoio a este senhor...
ResponderEliminarCantinho do Morais ,
ResponderEliminarNenhum desses gajos faz falta ao Sporting. A alemanha quando estava em crise colocou um Hitler no poder, correu-lhes bem.
Sou vendedor numa empresa, empresa essa que tem um administrador que não transmite liderança e que sempre que comunica quer para o exterior quer para o interior só dá tiros nos pés. Tem também um chefe de vendas ,que por sinal já é o 3º diferente num ano, que agora quer que eu faça uma venda super agressiva (quando os dois anteriores,um queria um tipo de venda passiva e o outro passava a vida fechado no escritório à "caça" no facebook). A empresa vai também no 3o chefe dos RH,sendo o último licenciado em Matemática...
ResponderEliminarQue margem terá a minha empresa para "negociar" uma boa imprensa?Para angariar parceiros, para negociar com os fornecedores?
E que alma poderá exigir-me que tenha resultados nas vendas na base dos 100%??Por mais que me paguem a tempo e horas e que seja eu um profissional íntegro...bandalheira gera bandalheira...
R.I.P. Sporting...
Enganei-me:
ResponderEliminar"Para acabar em beleza só falta sermos eliminados E HUMILHADOS da Bejeca logo mais à noite..."
Adeus, 2012 cabrão. vai e não voltes...
" E continuo a pensar que faz muita falta ao Sporting quem, como PPC, assim fale e haja, quer para dentro quer para fora do clube."
ResponderEliminarLdA,
Estou esclarecido ( e chocado) com a tua visão institucional do SCP!
Virgílio
ResponderEliminartambém gostava de culpar o filho da puta 2012, mas a verdade é que não tem culpa nenhuma.
os bois têm cornos e há coisas que temos de chamar pelos nomes
qualquer um consegue subjugar o grande Sporting.
isto deve ser o twilight zone so pode. o meu Sporting não é isto.
abraço
ps – ainda bem que não jogou o matador joao tomás
No meio disto tudo, gostava de perceber o que é que foram lá fazer o João Mário e o Zezinho, logo os dois, ainda por cima.
ResponderEliminarPor favor não dêem oportunidade ao Vercauteren e ao Oceano de dispensarem e contratarem jogadores.
ResponderEliminarO principal problema deste Sporting é que os profissionais que dirigem, técnicamente, as equipas profissionais de futebol não sabem exercer a sua profissão. Não sabem. Não limitados e fracos.
Um campo de futebol 11 é demasiado grande para os 11 jogadores do Sporting. Processos simples de jogo são suficientes para ludibriar o nosso processo e sistema defensivo.
Neste momento, se juntar 11 pessoas que tenham uma noção mínima do que é futebol, arriscam-se a ganhar o jogo ao Sporting.
Os números do Sporting são de uma equipa que VAI DESCER DE DIVISÃO (e, consequente, extinção).
O futebol do Sporting faz com esteja mais próximo de perder do que empatar (ganhar é uma miragem).
Daqui a 1 ano só haverão 2 equipas que ganham/lutam por títulos no nosso país, lideradas por 2 amigos e burlões. As restantes serão meros entrepostos comerciais onde se compra e vende jogadores, servindo a máquina Jorge Mendes.
A actuação do árbitro de hoje vai de encontro ao "Masterplan" que visa tirar o Sporting do caminho. É mais uma entre muitas. Mas neste processo destrutivo não foram só forças externas os principais autores. O Sporting participou na sua destruição.
ps: a imagem final do jogo de ontem é o reflexo do nosso fim. Os jogadores do Rio Ave vão, com compaixão, ter com os nossos jogadores e dão-lhes "palmadinhas" nas costas, tratando-os como coitadinhos.
The cure:
ResponderEliminarTenho que me agarrar a qlq coisa... Por mais irracional q seja. Apelando apenas à racionalidade a realidade é dmasiado dura: não vejo solução. Uns acreditam q alterando o presidente a equipa passa a render, outros, como eu, atiram tiros de pólvora seca contra qlq merdice que permita acalentar alguma esperança... contra o ano, conta a sorte, enfim...
Cantinho:
"A actuação do árbitro de hoje vai de encontro ao "Masterplan" que visa tirar o Sporting do caminho. É mais uma entre muitas. Mas neste processo destrutivo não foram só forças externas os principais autores. O Sporting participou na sua destruição."
Há muito que existe esse "masterplan"... Nós , Sporting, apenas o aceleramos. E tds demos um precioso contributo: dirigentes, técnicos, jogadores, sócios, adeptos. Ng escapa, na minha opinião. Tentou-se td e td falhou. Investir e desinvestir. Formação e estrangeiros com experiência. Só não se tentou mudar a podridão de apafs, lpfps, fpfs, imprensa hostil, etc, etc. A verdade é q andamos a lutar à mt contra este fado que nos querem impor e nestes tempos em que o único que prevalece é ganhar, nem que seja a qlq custo, perder sucessivamente, ano após ano, como tem acontecido com o SCP, leva ao enfraquecimento, divisão, desordem e desesperança... Terminado o processo, isto é, acabando a esperança àqueles que ainda a mantêm, acaba-se o Sporting.
Sem dúvidas, Virgílio, sem dúvidas.
ResponderEliminarO único tentou foi Dias da Cunha, mas não soube ler o que era/é o Vieira.
Caímos que nem uns patinhos...
(quero ver se os jogadores do Rio Ave, como já aconteceu com Setúbal e afins, a repetirem as entradas violentas que ontem tiveram com os nossos, sem serem devidamente advertidos, contra Benfica e Porto - também é por aqui que se perde e ganha).
Cantinho,
ResponderEliminarEsses profissionais que não sabem exercer a sua profissão, não apareceram no Sporting por geração espontânea.
FCS,
ResponderEliminarÓbvio. O processo de escolha, os critérios de avaliação e seriação foram os errados. Aliás, face às diversas escolhas, não se consegue perceber o que levou à sua contratação. O que se pretendia com este tipo de profissionais?
Mas o que dizes não invalida o que eu disse, eles não sabem exercer a sua profissão. E fazem que outros (jogadores) pareçam que não sabem exercer a sua (bem, o Rinaudo e o Rojo sempre tiveram muitas dificuldades em exercê-la).
Para quem diz que a roupa suja se lava em casa, não está nada mal.
ResponderEliminarPor exemplo eu nem imaginava quão suja estava a dita antes de ler esta entrevista.
Eduardo Barroso pode ser criticado, como toda a gente mas chamar tolo a um médico cirurgião um pouco arriscado. Principalmente se for dito pela inteligência que andou meses a reboque das tretas da mãe da desaparecida Joana, o corpo está ali, não está é acolá, até que lá conseguiu uma confissão à custa de porrada.
Só faz falta ao Sporting se quisermos imitar os métodos da direcção clube 300km a norte...
dou-te josé mas que coisa quer-te acabar com o tacho é isso?temos pena
ResponderEliminardou-te josé mas que coisa quer-te acabar com o tacho é isso?temos pena
ResponderEliminar