O(s) projecto(s) de Godinho Lopes
De que se fala quando se fala em projecto? De um conjunto de ideias cuja aplicação prática é apenas possível com um determinado número de pessoas ou de um modelo que pode ser executado independentemente dos actores?
GL atirou-se ao poço agarrado a uma mó no momento em que permitiu que LD despedisse Sá Pinto sem qualquer plano B, regressasse ele próprio para o remanso do lar, deixando-lhe a criança nos braços. A oportunidade perdida teve-a quando ele, GL, deixa a mesma criança - o plantel - abandonada um mês sem se perceber muito bem o que queria fazer. Este é o momento em GL aliena o seu mais importante capital, que era a benevolência dos mais moderados, que entreviam responsabilidades partilhadas, mas que sempre lhe reconheceram dedicação e perseverança, apesar de todas as contrariedades.
Declarar um regime presidencialista por si só, sem a mais leve indicação de como pretende refundar o departamento de futebol (e que o ideal - que não vai ocorrer - seria que essa refundação ocorresse depois de uma grande reflexão que permitisse perceber onde, como, quem e porquê se falhou), associado à hesitação inicial e à posterior contratação de um treinador que nada alterou e que não parece ser capaz de perceber o que é necessário para o fazer, foi um acto falhado. A erosão dos resultados semanais acentuam ainda mais os sinais de incapacidade para lidar com a crise.
A comunicação:
Aqui o exemplo é, mais uma vez, o FCP. Quem conseguiria sobreviver a um processo tão demolidor como o Apito Dourado, sem uma equipa de comunicação altamente profissionalizada?
GL sempre foi mal assessorado a este nível, o que lhe dificultou a sua afirmação como líder. Hoje tudo é comunicação e as últimas aparições públicas, dando ar de uma pessoa acossada e isolada, é-lhe ainda mais fatal. Com todas as suas virtudes e defeitos é, no entanto, e de muito longe, o presidente que mais tempo e trabalho tem dedicado ao clube, batendo aos pontos todos os que o antecederam, pelo menos desde Sousa Cintra. E essa imagem nunca passou.
GL deve neste momento uma palavra aos sócios. Explicar o que está a fazer e o que pretende fazer enquanto for presidente. A contenção dos danos desportivos e como a falta de resultados vai obrigar ou não a redefinir os planos económico-financeiros são pontos incontornáveis.
A necessidade de tréguas é essencial para se poder ter tempo para se concentrar no essencial. Ao invés de convocar apenas os que o têm apoiado ou mantido neutrais - como aconteceu recentemente - GL não faria pior em convocar todos os ex-candidatos das últimas eleições, incluindo Braz da Silva, apresentando de forma clara as dificuldades com que se debate, o que pretende fazer e ouvir e o que lhe têm para dizer. Tentar uma solução de compromisso pode ser do interesse particular de todos e do clube em geral.
O futebol
Quanto mais tempo GL demorar a perceber o equívoco em que caiu ao ir buscar Vercauteren pior. Mas, se esse não for o seu entendimento, antes de lhe permitir mexer no plantel - o corropio de jogadores em 2 anos é também um forte entrave a qualquer consolidação de um modelo - devia perguntar a Vercauteren como pretende estancar a sangria desatada que é forma como continuamos a sofrer golos. E, antes de o deixar contratar uma alternativa/apoio a Wolfswinkel, perguntava-lhe se também o iria condenar a viver isolado da equipa e com a bola a chegar-lhe pouco e mal. E perguntar-lhe-ia se não aceitaria, ao invés de um adjunto que, tal como ele, não conhece o futebol português, se não aceitaria uma assessoria técnica, ou um adjunto português.
Eu não faria nada disso, confesso. Tentaria convencer Jesualdo Ferreira - importante na consolidação do Braga, que vivia um momento muito semelhante ao nosso, com um corrupio de treinadores, tendo sido também importante no FCP de post-Adriaanse - ou Carvalhal, por esta ordem.
Cancelaria de imediato as férias de Natal, invertendo as viagens marcadas: ao invés de irem os jogadores que viessem as famílias. Acredito que num mês já veríamos as diferenças.
Quem acha isto é uma loucura ainda não percebeu que, a mantermo-nos a jogar assim como jogamos, a loucura pode ser muito, mas muito pior.
Há dias o meu amigo JG confessava aqui que não dormiu na noite depois do derby. Pois eu durmo mal há semanas e ainda hoje, depois de ficar a dever 2 horas ao meu descanso, uma das primeiras coisas que me veio à cabeça é que o "Manuel Machado come Vercauteren´s ao pequeno-almoço", pelo menos o que se tem apresentado nos jogos que tenho visto até agora.
Nota 1: O que aqui é dito neste post em nada muda a minha posição relativa às eleições neste momento. Continuo a achar um erro e uma irresponsabilidade fazê-las assim e agora. E, provavelmente, a AG uma perda de tempo. Quem acha que não, pense associar à actual crise a falta de pagamentos dos salários dos jogadores. Ou pergunte a muitos das centenas de funcionários que o Sporting tem sob contrato como eles encaram a situação. Que não o percebam, ainda vá lá, que vejam aí uma agenda pessoal mais ou menos obscura de quem assim pensa é lamentável.
Nota 2: Como alguém me dizia e com muito acerto, é lamentável que, na terrível situação em que vivemos, e que se repercute nas nossas vidas muito mais do que gostaríamos, o pior sitio para estar seja junto de outros Sportinguistas. A caixa de comentários dos últimos posts é disso a pior das testemunhas. Tenho conseguido resistir à tentação de tomar medidas mais drásticas, premiando os que não merecem e penalizando aqueles que, independentemente da opinião, se relacionam bem com este espaço. Dentro do que me é possível pelo tempo que tenho, passarei a ser mais exigente com os comentários.
Concordo, na generalidade, com o post. Apenas discordo, num ponto... Acho que o falhanço de GL é uma evidência, e como lider deverá ser responsabilizado!
ResponderEliminarEm relação ao futebol, já não sei o que dizer, julgo que necessitamos de um manager, ou director desportivo, o que se lhe quiser chamar... Mas esta pessoa deverá ter poderes efectivos e capacidade de decisão. Depois deverá ser dado algum tempo para se verem alguns resultados.
Confesso que via com bons olhos o regresso de Couceiro para esse cargo. Apenas após esta decisão se deveria pensar no treinador.
Se o SCP perder com o Nacional, as coisas ficam ainda mais negras...
SL
Cá no burgo, a comunicação social e a arbitragem, qualquer um dá cabo de qualquer projecto ou de qualquer investimento, consoante... Contra as duas juntas não há nada que resista muito tempo equilibrado.
ResponderEliminarJosé Mascarenhas, 2013
leao de alvalade acho que acabou de comprar mais uma "guerra" com o pessoal que defende eleições a todo o custo.
ResponderEliminara minha maior duvida neste momento é fazendo a ag e sendo necessario os tais 75% para se ir a eleiçoes, se por acaso tiverem apenas 60 ou 70%, a guerra não vai acabar porque se vão achar legitimados e tudo o mais.
o que eu faria se fosse presidente nessa altura? com o discurso do actual presidente, que acredita nas suas capacidades e que consegue dar a volta as coisa, nao me demitiria. não teria sido eu a pedir a ag para me legitimar, portanto so tendo os 75% contra veria que não queriam lá.
e quem pede eleiçoes neste momento sao aqueles que apenas vêm a parte futebolistica e a financeira que esta associada á futebolistica.
No caso de se ir mesmo para eleiçoes dependeria se me candidatava ou nao: se me candidatasse, iria me limitar a tentar cumpri a nivel salarial, não ia mexer mais nada em termos de equipa e apresentava-me nas eleiçoes, se ganhasse a primeira coisa que exigia era apoio de todos os sportinguistas e que se acabassem os sound bytes constantes( como têm acontecido desde as ultimas eleiçoes com campanha contra a direcao desde essa altura feita em especial em alguns blogues e nao só), se não me candidatasse sinceramene nao mexia nem mais uma pallha em termos de cumprir as obrigaçoes nem de procurar investidores, e no dia a seguir as eleiçoes ia la bater á porta exigir o cheque do dinheiro que se diz que tem metido no clube para o ajudar e quem la viesse que se desenrascasse com as dividas e os investidores( com sorte não existiram casos de jogadores a poder rescindir por justa causa de salarios em atraso, nem se teria perdido pontos por causa disso)
Conclusão:
ResponderEliminarOu isto ou o caos.
pois...
Ainda por cima dizes que o projecto eram 2 pessoas e 1 treinador.
ResponderEliminarDepois dizes que saiem as pessoas e ficam as ideias, mas a ideia não eram as pessoas?
Pelo que se vai lendo, desde o a dedicação e o trabalho muito meritório em várias áreas até à capacidade financeira de Godinho Lopes, não seria mais profícua uma união à volta do presidente para reestruturar o departamento de futebol profissional em vez do caos de novo acto eleitoral, pouco mais de 1 ano e meio volvido? Inclusive sem quaisquer garantias desse trabalho tão meritório nas várias áreas. E apesar de ter chegado agora ao futebol, com uma vivência tão rica, já não estará o presidente a tratar da reestruturação necessária? Ou só passará a estar quando for efectivada pela mesma comunicação social que já vai dizendo que ela está mesmo a ocorrer mas por enquanto não conseguem dizer mais nada, a metáfora que o presidente é agora um homem isolado e sozinho que não confia ninguém? Nos adversários chamam-lhe bloqueio. Por enquanto continuo a pensar que os juízos sobre o novo treinador são precipitados.
ResponderEliminarpois anonimo das 12.07, mas já se sabe que no sporting tem que ser tudo bem explicadinho e que os resultados deviam ser para ontem
ResponderEliminarIsto é tudo muito bonito mas não acredito numa reunião entre GL e os ex-candidatos. Ou como é que acham que 2 miúdos de pouco mais de 20, do "Dar Rumo ao Sporting" iam desencantar 60 mil euros? Santa ingenuidade!
ResponderEliminarEnquanto não tivermos alguma saúde financeira venha quem vier estará condenado, mas como no sporting nao há tempo para nada nao nos podemos consolidar.. e assim seremos sempre um clube de transição, seja de jogadores, treinadores ou presidentes.
ResponderEliminaranonimo duvido é que os ex candidatos quisessem alinhar numa reuniao desse tipo
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar"a minha maior duvida neste momento é fazendo a ag e sendo necessario os tais 75% para se ir a eleiçoes, se por acaso tiverem apenas 60 ou 70%, a guerra não vai acabar porque se vão achar legitimados e tudo o mais."
ResponderEliminarRiga/V-1-Boy, podes indicar qual ou quais os artigos dos estatutos do Sporting Clube de Portugal nos quais te baseias para afirmar que é necessário 75% para destituir a direcção e provocar eleições ou estás simplesmente a fala de cor?
"Isto é tudo muito bonito mas não acredito numa reunião entre GL e os ex-candidatos. Ou como é que acham que 2 miúdos de pouco mais de 20, do "Dar Rumo ao Sporting" iam desencantar 60 mil euros? Santa ingenuidade!"
ResponderEliminarAnónimo das 12:54, considera a massa associativa do Sporting assim tão pequena ou sem vontade e capacidade de ajudar o clube a livrar-se da actual direcção? Acredita mesmo nisso?
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarBasta maioria absoluta de votos dos associados presentes na AG extraordinária para destituir o conselho directivo. Para que a AG se realize, terão de estar presente associados que representem 750 dos 1000 votos que a convocaram (desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir as despesas inerentes). SL
ResponderEliminar"a minha maior duvida neste momento é fazendo a ag e sendo necessario os tais 75% para se ir a eleiçoes...
ResponderEliminarTb tive dúvidas. Consultei os estatutos (à pressa) e não notei q fosse necessário maioria qualificada. De qlq forma, msm que a destituição dos OS o exija em AG, ou seja, dois terços dos votos, tal não corresponde a 75%... Mas haja alguém que possa esclarecer cabalmente este ponto.
Qt ao post. A minha opinião sobre o percurso de GL vem de encontro ao que o LdA defende.
A Comunicação:
Um desastre. Há mts anos que assim é e este mandato não tem fugido à regra... O que mais me incomoda e para continuar a ser coerente cmg, tenho que concordar a 100% com quem critica a forma como o SCP se vem relacionando com o fcp, nomeadamente, com pdc. Uma afronta à nossa memória. A CS sp foi hostil, e com um SCP fragilizado e dividido encontra terreno fértil para fazer o seu trabalhinho sujo...
A gestão da crise:
Td aponta para q GL se tenha espalhado na escolha de Vercauteren. O que afirmei após saída de CF e LD, era a de q GL a partir daquele momento não tinha margem de manobra para mais erros e tinha de mostrar o q ELE valia, uma vez q teria q assumir-se na SAD... Por diversas razões, não acredito na entrada de nova equipa técnica, pelo q GL está dependente do que a sua escolha para a liderança da equipa (treinador) e a própria equipa (plantel) consigam (ou não) melhorar e ainda... do resultado da AG que se aproxima... Tendo em conta a gde insatisfação que perpassa pelo sentir leonino, cada vez mais o cenário de eleições antecipadas se torna real. A acontecer desejo que se processe da melhor forma possível.
aso esse cenário se confirme, cá estarei para escolher o candidato que me pareça mais indicado para o SCP. O curioso é que o candidato q escolhi nc foi eleito... Nem qd o candidato vencedor venceu com noventa por cento...
Gde Abç, amigo, Lda!
ResponderEliminarArtigo 42°
ResponderEliminar(Competências da Assembleia Geral)
3 – Salvo disposição em contrário da lei ou dos presentes estatutos, as deliberações da Assembleia Geral são tomadas por maioria absoluta de votos dos associados presentes; todavia, as deliberações relativas à alienação ou oneração de imóveis ou de participações sociais exigem maioria de, pelo menos, dois terços dos votos, o mesmo valendo para as deliberações do Conselho Leonino sobre a primeira daquelas matérias, tomadas no exercício de poderes que lhe hajam sido delegados pela Assembleia Geral.
http://www.sporting.pt/Clube/Estatutos/estatutos_capituloV.asp
É isto que procuram?
Essa de que GL está isolado a decidir sozinho é precisamente o que os mesmos jornalistas chamam de regime presidencialista no Benfica e lá demorou bem tempo até começar a acertar, eles é que já se esqueceram entretanto ou fazem-se esquecidos pelo menos.
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminarPenso de forma muito semelhante, mas sinceramente acho que o futuro próximo não vai ser parecido com o que preconizamos. Quer-me parecer que GL está muito mal aconselhado no que ao futebol diz respeito e não sendo expert tem também evidenciado dificuldade em compreender os problemas. Vamos vender (com lucro mas em baixa) alguns jogadores em Janeiro e talvez comprar o tal avançado à Vercauteren (não me espantaria a chegada de um derivado de pinheiro com cheiro a Maniche marado, com todos os custos que isso implica no futuro).
Está claro que FV não nos servirá de trampolim para lado nenhum onde queiramos estar. Preferia o Paulo Sérgio, apesar de tudo (já viram que quase se apurava na champions?).
Nestes moldes, para além do panorama desolador em que nos encontramos, a segunda volta não me parece guardar nada de muito diferente.
Sonho na verdade com o dia em que GL descubra no seu ipad o Lateral Esquerdo e as ideias do PB. Parece mesmo fácil ...
E não se iluda quem quer AGs. BC, por exemplo, tinha com ele o Inácio, esse expert em futebol de há 20 anos atrás ...
SL, MTP
Queres o jesualdo para o futebol e ainda pedes união e todos a remar para o mesmo lado?
ResponderEliminarEra meio caminho para a divisão total do clube.
Pensar que jesualdo ajudaria o clube é não conhecer o clube.
Surpreende-me o tempo que ainda se perde na defesa do indefensável e refiro-me ao post inicial.
ResponderEliminarAcho mirabolante que se considere que houve um projecto, que houve ideias, por parte de um presidente que assentou a sua candidatura em mitos ( Duque e Freitas ), na escolha de personagens com nenhum outro objectivo que juntar cromos com notoriedade à caderneta e ganhar votos. Ponto. O tal saco de gatos, por muitos referido, era uma bomba de implosão que nem o maior crítico previu que deflagrasse em tão pouco tempo. E isso aconteceu, porque o pretenso líder, GL, figura anedótica, nunca poderia agregar estes tipos, que se servem e serviram do Sporting e nunca tiveram pretensões de trabalhar, a sério, para um bem maior.
A prova da falta de projecto e de uma ideia para o clube, está na forma como os ratos abandonaram o navio ou foram expulsos à laia da desresponsabilização do próprio líder, pelo acumular de maus resultados em todas as vertentes. Não havia um ponto unificador e agregador, não havia um rumo, a não ser incompetência e amadorismo.
100M de prejuízos depois, quase 30 jogadores contratados e GL descobre um novo paradigma, totalmente inverso ao trabalho feito e às medidas tomadas ao longo deste ano e meio. Projecto? Para isso tem que haja coerência. Uma linha condutora. Não há.
Anos e anos de incapacidade provada e comprovada, GL é o homem da estocada final, vai ser o primeiro responsável da pior época de sempre no futebol, é responsável pelos maiores buracos financeiros da história, é o primeiro responsável pela mancha ao bom nome do clube e é responsável pelo gozo e vergonha que os sportinguistas que ainda têm espinha dorsal, sentem ao verem o seu presidente toureado por um qualquer dirigente de um qualquer clube, por mais insignificante que seja.
O que se defende aqui, é que este incompetente, este amador, este fraco, este mentiroso, esta amostra de sportinguista, se mantenha por mais ano e meio no poder. Em ano e meio, este tipo fez o que fez. Imagine-se em mais ano e meio.
Projecto? Ó meus amigos, tenham santa paciência. "Duque e Freitas, Freitas e Duque". Mais Domingos. As traves mestras não se sabe bem do quê. E os 100M. De prejuízos, bem entendido.
Nuno Bispo,
ResponderEliminarPode dizer-nos, por favor, quais são os "sportinguistas que ainda têm espinha dorsal"? E quais não têm, já agora.
O projecto de Godinho Lopes tem nome. Chama-se VMOCs. Quando o Sporting perder a maioria da SAD, no dia seguinte Godinho pede a demissão.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEmenda ao meu comentário!
ResponderEliminarA GESTÃO DA CRISE:
* A Comunicação
- Um desastre. Há mts anos que assim é e este mandato não tem fugido à regra... O que mais me incomoda e para continuar a ser coerente cmg, tenho que concordar a 100% com quem critica a forma como o SCP se vem relacionando com o fcp, nomeadamente, com pdc. Uma afronta à nossa memória. A CS sp foi hostil, e com um SCP fragilizado e dividido encontra terreno fértil para fazer o seu trabalhinho sujo...
* O futebol
- Td aponta para q GL se tenha espalhado na escolha de Vercauteren. O que afirmei após saída de CF e LD, era a de q GL a partir daquele momento não tinha margem de manobra para mais erros e tinha de mostrar o q ELE valia, uma vez q teria q assumir-se na SAD... Por diversas razões, não acredito na entrada de nova equipa técnica, pelo q GL está dependente do que a sua escolha para a liderança da equipa (treinador) e a própria equipa (plantel) consigam (ou não) melhorar e ainda... do resultado da AG que se aproxima... Tendo em conta a gde insatisfação que perpassa pelo sentir leonino, cada vez mais o cenário de eleições antecipadas se torna real. A acontecer desejo que se processe da melhor forma possível.
Assim é que faz sentido.
SL
Anónimo das 16h04,
ResponderEliminarQuando as VMOCs forem convertidas o SCP irá continuar com a maioria na mesma. Lê antes de dizer asneiras.
Nuno Bispo,
ResponderEliminarEstou convencido que não leu o post, ou então não o percebeu. E tendo a suspeitar que, se fosse ligeiramente diferente, acabaria por nos vir aqui tentar tourear mais ou menos com os mesmos argumentos, ou não fosse o meu caro um Spotinguista de "espinha dorsal" e quem não pensa da mesma forma desprovido dela.
Conheço algumas pessoas, sociedades e organizações que agiram e pensaram da mesma forma não as citaria como modelo.
O meu foi apagado, o do Nuno Bispo sobreviveu, optimo para a democracia, esta a melhorar.
ResponderEliminarMike, tu é que devias ler mais antes de escreveres asneiras. Se as VMOCs forem convertidas ANTES do aumento de capital devido à fusão da SPM na SAD, o Sporting PERDE A MAIORIA DA SAD!
ResponderEliminarMike Portugal,
ResponderEliminarhttp://www.forumscp.com/index.php?topic=49853.0
Dois coisas muito simples do quotidiano do SCP que demonstram o que agora somos e o que nunca deveriamos ser:
ResponderEliminar1º - A rábula ridicula da Juve Leo.
2ª - Jogadores a visitar escolas.
Anónimo das 16h22 e 16h24,
ResponderEliminarEu prefiro acreditar neste do que no teu: http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeinformacao_200312_90325.asp
LdA,
ResponderEliminarA situação actual aparenta um total desnorte, resultante duma performace desportiva continuadamente má.
. Por muito que se altere o actual quadro, nada indicia que possam acontecer melhorias significativas no campo desportivo e financeiro no curto/médio prazo;
. A abordagem do clube em linhas estratégicas fundamentais é, ou incompetente ou até lesiva dos interesses do clube. Saliento nestas as relações com o FCP ( a eventual saída do Izmailov para este clube por muito certa que esteja no plano desportivo, é um tremendo e devastador erro no plano de realcionamneto interno), a CS, a Olivedesportos (onde o nosso poder negocial se verá reduzido exponencialmente) e os APAF.
. A preparação duma nova época por uma equipa totalmente descredibilizada, para além de augurar uma época idêntica ou pior ainda, motivará se calhar um afastamento maior dos sócios/adeptos, com consequências diretas na receita de bilheteira.
Se, se aceitam os pontos anteriores como verdadeiros, é chegado o momento de se promover uma mudança, que garanta pelo menos a resolução de alguns dos problemas identificados.
O medo real que todos temos dos D. Sebastião e/ou dos pavões que servem do clube em proveito próprio, não podem impedir a mudança até porque o que existe tem vindo a provar que não serve.
Sendo tantos como cremos que somos, é inacreditável que neste universo não surja uma alternativa credível e congregadora. É inacreditável que as soluções debatidas sejam entre o péssimo actual e o caos futuro.
Acho o Sporting grande de mais para se conformar com este estado de coisas!
SL
Ainda um dia vou perceber porque é que os sportinguistas, cada um ciente da suas convicções, andam aqui a tentar convencer-se uns aos outros do contrário? Eu também tenho a certeza que enquanto não tivermos uma direcção que cumpra no mínimo 1 mandato não só não voltamos a ganhar nada como não tiramos o clube da situação difícil em que se encontra e cada vez pior com este tipo de sportinguistas que andam um mandato inteiro a falar de eleições. Sim há muito trabalho para fazer antes de pensar em voltar a ganhar, com este presidente ou com outro qualquer. E a outra certeza absoluta é que quanto mais dinheiro melhor e bem podem guardar essa competência toda que ninguém conhece na gaveta. Por isso é muito simples e só as crianças é que não percebem, quem se quiser chegar à frente não anda de certeza a pedir dinheiro para uma caução. Parecem crianças.
ResponderEliminarAntunes
Acho o post muito bom ,concordo com muita coisa e com a abordagem geral que é sugerida.
ResponderEliminarMas estamos reduzidos ao básico,se a equipa ganhar,fala-se menos em crise,se não ganhar...
Vercauteren vem de uma escola de treinadores que não é famosa pelas sua criatividade táctica.
São rigorosos,profissionais,disciplinadores e bons treinadores de campo.
Em termos de estratégia e táctica, os portugueses são melhores.
Por isso a presença de adjuntos portugueses na equipa técnica é importante.O que temos é suficiente?
Apesar de tudo ainda não desisti de Verc.
Quanto à questão directiva direi apenas que estou muito preocupado por ser um grupo de jovens estudantes universitários-muitos,provavelmente, sem qualquer experiência profissional-que está a dar a cara por um movimento destes.
Se há alguém por detrás deles(e acho que sim) o que dizer dessa pessoa em termos de coragem e liderança. E a minha preocupação é só pelo Sporting porque acho que devem sempre haver alternativas fortes ao poder.Mas assim?
Quanto a GL, a sua única saída é reafirmar publicamente qual é o seu programa de acção,
como se fosse a eleições.Nesse contexto,a entrada para a SAD de alguém(ou a criação de uma estrutura)com competência técnica específica no futebol era urgente.
PS:também fico preocupado ao ler o Lateral Esquerdo.A fazer fé só contratámos incompetentes para o futebol nos últimos anos. E é capaz de ser bem verdade.
Não compreendo bem a afirmação do prejuízo de 100 ME que está sempre a ser feita.
ResponderEliminarO prejuízo da SAD,declarado no relatório anual foi de 45,9 ME.
No ano anterior foi de 43.991M ME.No seu conjunto são 93.491Me,mas a GL só cabe uma parte.
PS:Li o comentário de Divã Leonino e louvando desde logo a trabalheira que teve,achei-o muito interessante.
O problema, como Verde CDV tinha afirmado num comentário muito interessante feito ao post anterior,essa estratégia já foi seguida(FSF) e revelou-se desmobilizadora.
A realizar-se teria que ser muito bem vendida.
PLF e LdA
ResponderEliminarNão vou identificar todos os que conheço, mas conheço alguns. Reitero: a forma como GL é desmentido e calado por qualquer um que lhe queira passar por cima, devia por si, ser um sinal de fraqueza de carácter quem nos comanda. A forma como mente aos adeptos, e ele sabe que há adeptos que sabem que mente, devia ser fundamento para o fim de qualquer vislumbre de tolerância. Quem aceita isto e o quer prolongar, lamento, é o que mais abomino no neo sportinguismo, aquele que tem sangue de barata. O que desculpa, o que desresponsabiliza e assobia ao lado, tudo a favor de uma dinastia podre, que só écompetente na instrumentalização dos adeptos, em tornar a maior claque do clube na sua segurança privada, ao ponto de agredir contestatários. Vi isto com os meus olhos. É uma vergonha este mandato. Supera as minhas piores expectativas. Que já eram péssimas.
divaleonino, grande trabalho!
ResponderEliminarSobre as conclusões. Claro que é possivel ter - melhores resultados com orçamentos mais baixos - a questão é que esses bons resultados conseguidos em asfixia orçamental são pontuais e o Sporting precisa de ser campeão sempre para se estabilizar.
Posto isto e como partimos de um ponto inferior aos nossos concorrentes directos, dificilmente teremos capacidade de os ultrapassar sem primeiro investir a um nivel muito superior à concorrência durante pelo menos um médio prazo de 5 anos.
Nós não sabemos reconhecer que ficar em segundo lugar numa actividade em que a concorrência directa tem mais recursos que nós é bom. Não entendemos a diferença entre melhorar e celebrar.
Ninguém celebra segundos lugares, nem presenças em finais, mas seria uma melhoria imensa se nos próximos tempos o Sporting fosse o clube que ficava, sempre, pelo menos em segundo ou participava em todas as finais.
Tenho a certeza que a ser eliminado nas primeiras rondas de uma competição nunca a irei ganhar, já se estiver na final é impossivel perder sempre.
Nuno Bispo,
ResponderEliminarNão cuspa para o ar! Diga quem são os invertebrados com sangue de barata. Cá estaremos para ver se vale a pena continuar a conversa.
Cheguei agora... mas qual é o projecto de Godinho Lopes?
ResponderEliminarIdentificados que foram os erros no passado, que medidas foram tomadas para corrigir a rota?
Há, de facto, estranhas mudanças. Por exemplo, há quem, enquanto o SCP conseguia, com um projecto sustentado, adequado aos meios económicos e ao tipo de recursos humanos de que dispõe, os seus mais consistentes resultados desde os “5 violinos”, clonava na "net" os disparates do Rui Santos e bradava aos céus que em Alvalade ninguém o apanhava. Depois, à força de Bávaros, de Duartes Gomes e de vassoureiros, o projecto sustentado foi varrido, e, para essas (antes) atormentadas almas da blogosfera, as rosas brotaram em Alvalade. De seguida, atirou-se cada vez mais dinheiro para cima de cada vez mais incompetência, no campo conseguia-se cada vez menos e, fora dele, a vergonha era ainda maior, trocou-se o aldrabão "light" do "forever" e da "maçã podre" por um modelo de aldrabão mais robusto, mas, as mesmas almas que – no tempo em que havia um projecto, decência e resultados - diziam, “em Alvalade ninguém me vê”, agora, que até os lampiões têm pena de nós, dizem que "só os fracos vacilam", que o "verdadeiro Sportinguista está sempre com quem foi legitimamente eleito" (assim, sem se rirem) e que ninguem pode faltar ao apelo de Alvalade. De facto, estranha gente. SL. JPT
ResponderEliminarO Sporting está à beira do abismo!!!!!
ResponderEliminarCom "o novo rumo para o Sporting" vai dar um passo em frente.
Citação:
ResponderEliminar20-03-2012
Informação
O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal informa que, no âmbito do processo de reorganização e simplificação do universo empresarial do Sporting, foi hoje aprovado pelos Conselhos de Administração das sociedades Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD e Sporting Património e Marketing, SA o projecto de fusão por incorporação da Sporting Património e Marketing, SA na Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, com a consequente extinção da primeira.
… / …
A operação de fusão permitirá ainda ao Sporting Clube de Portugal manter a maioria do capital social da Sporting SAD, mesmo depois da conversão das VMOC em capital da SAD.
Finalmente, a concretização da fusão terá impacto positivo na Sporting SAD ao nível do cumprimento das regras de Fair-Play financeiro da UEFA, facilitando a obtenção da rentabilidade mínima exigida pela UEFA a partir do Exercício de 2013/14.
Ora a SPM pertence ao Clube e a fusão ainda não foi levado a AG para aprovação.
Artigo 42°
(Competências da Assembleia Geral)
3 – Salvo disposição em contrário da lei ou dos presentes estatutos, as deliberações da Assembleia Geral são tomadas por maioria absoluta de votos dos associados presentes; todavia, as deliberações relativas à alienação ou oneração de imóveis ou de participações sociais exigem maioria de, pelo menos, dois terços dos votos, o mesmo valendo para as deliberações do Conselho Leonino sobre a primeira daquelas matérias, tomadas no exercício de poderes que lhe hajam sido delegados pela Assembleia Geral.
Portanto se for protelada a convocação da AG para aprovação da fusão, sim, o SCP pode perder a maioria da SAD.
Citação:
Aproxima-se o dia 20 de Janeiro de 2013, data limite para a inconvertibilidade dos VMOC's. A partir dessa data, a banca (BES e BCP) tem o direito de converter os Valores Mobiliários em Capital da Sporting SAD, e deste modo "apoderarem-se" ainda mais dos destinos da Sporting SAD.
Ou Seja, das duas Três.
Ou os VMOC's são convertidos pela BANCA em capital da SAD entre 2013 e 2016, e a BANCA fica accionista da Sporting SAD, e eventualmente em maioria, se os VMOC's forem convertidos antes do aumento de capital via SPM (o que duvido não venha a acontecer).
Ou então, se os VMOC's não forem convertidos, o Sporting a partir de 2016, terá menos 47 Milhões de Capitais próprios e mais 47 Milhões em dívida Financeira no seu balanço.
Ou por ultimo, o Sporting PAGA ao BES e BCP 47 Milhões de € até 2016.
Tão simples quanto isso.
Dizer que Godinho Lopes tem ou teve um projecto é o mesmo que sair de um carinho de choques a dizer que fez o circuito do Mónaco....
ResponderEliminarRealmente o trabalho de fundo que Godinho Lopes esta a implementar é tão grandioso e brilhante como sol só que não conseguimos olhar para ele.
Sem dinheiro ( nunca apareceram os 100M) e com toda a gente a fechar a porta ou a roer a corda como sairá deste buraco onde (ainda) enfiou (mais) o Sporting?
Debater aqui que ele disse que eram 2 anos de prejuízo e no ultimo já equilibrava as contas é acreditar no pai Natal. Salta a vista que o homem percebe pouco ou nada de futebol. Mês e meio para descobrir um Vercauten demonstra uma visão que sinceramente não alcanço o horizonte.
Leio muita coisa , dizem-me muita coisa , sinceramente já me cansa tudo isto. São demasiados anos a Bramar ao vento contra algo que é sempre legitimado. Tenho respeitado sempre os resultados que saem das urnas mas é cansativo ver o estado em que caiu o Sporting e ainda haver quem defenda tudo isto.
Sl
Mike Portugal,
ResponderEliminarPara que não percamos a maioria da SAD tem de se fundir a SPM a SAD antes do dia 20 de janeiro, que me pareça ainda não ha AG marcada. O tempo vai passando e não me parece que vá haver.
Vai esperando até março para ver o que dá...nessa altura pode ser que já nem tenhamos a maioria da SAD.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminara direcção a sair e havendo dinheiro os salarios sao pagos!aconteceu quando EB saiu prematuramente.
ResponderEliminarvamos nao cair na demagogia de ou isto ou o abismo porque no abismo já tamos!
falo com conhecimento de causa de funcionarios do clube,que dizem que o melhor que podia acontecer era a direcçao cair!foi me dito por eles
SL
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarDia 20 Janeiro vai ser o primeiro dia do resto da vida do SCP,
ResponderEliminarOnde há 28M ou 29M para pagar as VMOC´S?
Havia um "slogam" dos anarcas depois do 25/4 que era "Portugal está á beira do abismo, agora deu um GRANDE passo em frente" podemos dizer isto no meu/nosso SCP.
Sejam éticos alguns Sr.s que escrevem aqui e façam um AG, mas que não haja inaugurações nem "pagamentos" de cotas á última hora!!!!
Não metam elementos da JL como seguranças, uma AG é do SCP e não da JV nem de qq claque.
O Sr Stromp agradece certamente.
SL
E uma enorme irresponsabilidade novas eleicoes.!!
ResponderEliminarA mim, custa-me a entender a lógica deste texto do Leão de Alvalade, porque ele refere que um projecto são ideias, mas na parte inicial do texto diz que o projecto de Godinho "foi sobejamente explicado em mais do que uma ocasião, em entrevistas para o efeito, e que se pode resumir nestas ideias-força: o regresso de Luís Duque e Carlos Freitas, referências nos últimos títulos conquistados, para reorganização do departamento de futebol, contratação de um treinador com curriculum e reformulação do plantel. A essa reformulação corresponderiam 2 anos de prejuízos, por força do investimento realizado, e um terceiro de regresso do verde às contas. "
ResponderEliminarOra bem... então sendo assim, das duas uma:
1-Ou o projecto de Godinho eram pessoas e não ideias, e por isso esse projecto já não existe, porque na realidade nunca existiu (visto que eram pessoas e não ideias) ou simplesmente porque essas pessoas já saíram.
2-Ou então o projecto era o tal modelo que o Leão de Alvalade refere, que pode funcionar independentemente dos actores: as ideias de ter referências dos últimos títulos conquistados, para reorganização do departamento de futebol e ter um treinador com curriculum. E sendo assim, esse projecto também já não existe, porque tal não acontece actualmente, visto que essas ideias não são praticadas no momento actual.
A única coisa que realmente existe desse tal modelo, são os 2 anos com prejuízo nas contas.
Dito isto, acho que quem diz que o projecto ainda existe ou ainda está vivo, está simplesmente a querer enganar-se a si mesmo ou então não consegue aceitar a realidade.
SL
Álvaro,
ResponderEliminarPercebo que existe uma dificuldade em entender isto:
Havia pessoas e ideias. Podemos discutir se elas eram as mais capacitadas ou não e se as ideias eram ou não adequadas.
As pessoas foram as ideias podem ou não continuar a ser executadas?
E, atendendo a que as pessoas (LD+CF) foram trunfos eleitorais, valeram votos, (e até que PPC e CB) faziam parte da lista e já sairam deveria haver uma re-legitimação do CD.
Não me parece que seja assim tão difícil de perceber.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminareu percebi que podemos olhar para o "projecto" de Godinho como ideias, mas sendo assim, o projecto actualmente não existe na prática, porque essas ideias não estão a ser praticadas, ponto.
Volto a repetir o que disse anteriormente...
"2-Ou então o projecto era o tal modelo que o Leão de Alvalade refere, que pode funcionar independentemente dos actores: as ideias de ter referências dos últimos títulos conquistados, para reorganização do departamento de futebol e ter um treinador com curriculum. E sendo assim, esse projecto também já não existe, porque tal não acontece actualmente, visto que essas ideias não são praticadas no momento actual.
A única coisa que realmente existe desse tal modelo, são os 2 anos com prejuízo nas contas."
Onde estão as referências para reorganização ou organização da estrutura/departamento do futebol ? Não estão...
(E obviamente que eu não quero Luís Duque nem Carlos Freitas, porque nunca acreditei nas suas capacidades e a actualidade dá-me razão. Mas existem outros no Universo do Sporting.)
Onde está o treinador de curriculum ? Não está...
Dito isto, como é possível afirmar que continua a existir o projecto de Godinho Lopes ?
O projecto até pode existir, mas apenas na cabeça do senhor Godinho, porque na prática não existe, a não ser efectivamente os 2 anos de prejuízo.
SL
Há sportinguistas que estão tão inculcados nas suas próprias ideias, que por mais que lhes tentemos explicar as coisas, não vele mesmo a pena...
ResponderEliminarOs projectos eram todos fracos, alguns dos 5 candidatos tinham mesmo projectos fraquinhos.
Agora o que não se pode apregoar é o seguinte:
- Havia um candidato; BdC, que tinham um projecto muito bom e muito válido.
- Depois veio outro candidato; Godinho Lopes, e copiou parte desse projecto.
Conclusão: Afinal o Godinho Lopes até tinha projecto, mesmo que fosse copiado do melhor de todos.
Não sejamos masoquistas!
O Projecto existia e está em andamento.
Os 100M foram injectados no Clube como muito bem ficou explicado.
60M para pagar dividas + 40M para investir na equipa.
Se o Sporting gasta 5M/ mês e não gera metade dessa receita donde vem o dinheiro?
Era obvio na altura como o é hoje que é necessário entrar dinheiro de empréstimos todos os meses.
O projecto do Godinho Lopes existe e tem várias vertentes:
- Dinamização dos Núcleos
- Revisão estatuária.
- Incremento das Modalidades.
- Criação de Academias: Atletismo, Futsal, Andebol, etc.
- Criação de Casas das Modalidades: Loures, Odivelas, Lisboa (Pista Mario Moniz Pereira).
- Expansão das Academias de Futebol: Canadá, EUA, Angola, China, África do Sul, Singapura, Índia, etc.
- Aumentar a média de espectadores no estádio
- Aumentar o número de sócios
- Criação da equipa B
- Reestruturação de toda a formação do Sporting (afinal parece que é mentira a saída de todos os treinadores da Academia?).
- Reestruturação Financeira
- Inauguração de uma Sala de Sócios.
- Fecho do fosso
- Melhoramente estético do Estádio
- Criação de uma equipa de futebol capaz de ganhar um campeonato no 1º mandato.
- Pavilhão Multiusos.
E muitas mais medidas faltam aqui.
A maioria delas foi implementada e com resultados visíveis.
As mais complicadas e importantes não foram; ainda, cabalmente cumpridas.
- Falta uma equipa de futebol ganhadora
- Falta a reestruturação financeira
- Falta Pavilhão Multiusos
Quanto ao Pavilhão não sei em que estado está.
Se alguém tiver informações que me forneça.
Quanto á equipa houve um enorme equívoco e estamos a recomeçar quase do zero.
Este objectivo tem de ser redefinido e espero que haja coragem de dizer a verdade. Só lutaremos para o campeonato daqui a 3 ou 4 anos.
Quanto á reestruturação financeira espera-se que seja feita com um mínimo de garantia.
Verde CDV,
ResponderEliminarreconheço o seu esforço, mas você tem que perceber que não está a falar para "parvos".