quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Carriço e outros negócios

Há hora que escrevo já Carriço deve estar em Inglaterra. Falamos de um jogador que foi capitão em todos os escalões acumulando títulos nacionais em todos eles, partindo sem conseguir alcançar aquele que seria certamente um dos seus sonhos: ser campeão nacional sénior com a braçadeira de campeão.

A história de Daniel Carriço assemelha-se a muitas outras na história recente do Sporting. Muitas vezes indicado como modelo do que deve ser a formação do clube, por aliar as qualidades de atleta às do carácter, era apontado como valor seguro e um futuro esteio da defesa. Desse futuro fica agora tudo por cumprir: Carriço sai na lista dos mal-amados, dos mais mal pagos e substituído por jogadores que têm muito menos futebol do que ele tem apenas numa bota. De sportinguismo nem vale a pensa falar, mas certamente que todos eles têm muito mais euros no final do mês nas suas contas pessoais. 

Por consideração ao seu clube do coração prefere ir para o estrangeiro quando podia ficar em qualquer dos rivais. Mas é também claro que Carriço deixou de ver no clube do seu coração uma plataforma desejável para se afirmar como profissional de futebol e dar sequência à sua carreira.

Os que, ao longo dos anos, foram dizendo que o jogador não valia nada serão os que hoje se darão por satisfeitos: o Sporting livrou-se de um peso morto e ainda recebeu dinheiro por isso. Para os que acham que a formação deve ser a aposta, mas na prática nunca creditam grande valor aos que jogadores da casa a partida do jogador deve ser indiferente. Para os demais é lamentável ver partir alguém tão jovem, 24 anos, mas com 13 anos de ligação ao Sporting e ainda por cima para um clube de fraca expressão. No tempo que por cá passou e pela forma como sai Daniel Carriço merecia mais e merecia melhor. Obrigado Carriço!

Izmailov surge mais uma vez na rota do FCP, parecendo cumprir-se uma vontade já antiga do jogador. Não sei qual será o Izmailov que chegará ao Porto. Se o atleta que começa a época primeiro que os outros se aquele que, a poucas horas de jogos decisivos, como tem acontecido de forma sucessiva, lhe aparece mais uma dor, mais um achaque. O Sporting precisa como nunca de bons jogadores, mas precisa sobretudo de jogadores completamente comprometidos com o clube e não me parece que Izmailov seja um deles. Aconteça o que acontecer no futuro lamentarei pouco a sua saída. 

Isto dito importa falar sobre o negócio propriamente dito. Não vejo o negócio no  mesmo prisma que o de Moutinho, porque Izmailov não tem o percurso nem o estatuto que aquele jogador detinha quando saiu. Se os jogadores dados à troca forem Miguel Lopes e Kadu, serei levado a concluir que de facto Izmailov vale muito pouco os seus problemas com lesões continuarão a manifestar-se de forma crónica. Miguel Lopes é um jogador vulgaríssimo e Kadu nem merece comentários.

De forma genérica vejo com algum desânimo as movimentações que o Sporting venha a fazer no mercado. Continua a faltar o essencial: a mudança de treinador. E, com o que têm sido as últimas épocas, o Sporting dificilmente se conseguirá livrar de vender ao desbarato: ao invés de se ter criado valor este tem sido sistematicamente destruído. Pior ainda é negociar nas actuais condições, com o mercado a saber que o Sporting precisa de vender.

22 comentários:

  1. Pouco se pode fazer sem treinador. Pode-se comprar um plantel e isso de nada servir...

    Quanto a IZMA, é evidente que se o negócio é Miguel Lopes+Kadu estamos perante um péssimo negócio. E não me entendam mal, ele deve sair e até pode sair para o Porto mas deveria sair implicando a vinda de reforços que de facto precisamos (ñ lateral e ñ GR) e com valor de mercado e/ou expectativa de evolução (ñ Miguel Lopes)

    ResponderEliminar
  2. NUNCA deveríamos enviar jogadores para um rival. Faz parte da miséria do Sporting os Moutinhos, Quaresmas e Sabrosas, para já não recuar aos Futres e aos Cadetes. Querem sair, saem para o estrangeiros com direito de opção se regressarem a Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Reconheço, como creio que será unânime, o sportinguismo e dedicação do Daniel Carriço; no entanto a sua saída parece-me hoje inevitável. A aposta desejável na formação não pode significar uma atitude complacente e pouco selectiva face a quem faz o seu percurso por essa via. O facto de o Daniel ter tido um passado de títulos e liderança nos vários escalões pelos quais passou não justifica que, chegado à equipa sénior, não tenha mais evoluído, apesar das inúmeras oportunidades que lhe foram dadas.

    Não creio que tenha alguma vez sido o central que precisamos e muito menos um médio defensivo que justificasse o lugar no plantel. Mais, neste momento tornava-se factor impeditivo à subida de outros centrais da formação que terão mais condições que ele: Tobias, Dier ou Pedro Mendes.

    ResponderEliminar
  4. JMM,

    Não podia estar mais de acordo.

    J.
    Não vejo problemas nenhum nisso desde que não oferçamos 1 porco para receber 2 chouriços

    ResponderEliminar
  5. LdA,
    É absurdo que o nosso clube não tenha a mais pequena ideia do que fazer com jogadores que custam milhões em passes, prémios e salários.

    Entristece-me particularmente o caso do Daniel Carriço, quando já se tinha visto que ele poderia ser um central razoavelmente seguro, ou um belíssimo jogador na posição 6, deviam ter renovado com ele no final da época, mas não. Não só não renovámos, como fomos buscar um Rojo, por quem pagámos um dinheirão pelo passe, a ganhar muito mais e a fazer muito menos. Não contentes, fomos buscar um Gelson a ganhar mais e a fazer muitíssimo menos do que o Daniel Carriço fez a época passada naquela posição. Não merecemos quem nos quer bem, só quem nos saca.

    Mais uma vez o que está em causa é a falta de planeamento. Não sabemos quem queremos (até porque não temos equipa) e não sabemos o que podemos e a quem devemos oferecer as melhores condições. Obviamente que neste contexto de desnorte, ampliado pelos maus resultados que desvalorizam ainda mais os jogadores, perdemos sempre o timing das entradas (designadamente dos júniores), das renovações e das saídas.

    Junte-se a isso os problemas naturais de estarmos perante recursos humanos jovens, alguns deles caprichosos, uns excessivamente bem pagos e outros mal pagos (em termos comparativos), para termos problemas de sobra num sector em que ninguém mora lá o tempo suficiente para saber o lá anda/pode fazer.

    O Izmailov, esteja melhor ou pior das lesões, é claramente um jogador contrariado e deve sair. Deviam ter renovado como fizeram? No Sporting, tal como aconteceu com o Adrien, somos sempre "obrigados" a fazê-lo. Somos uns anjinhos, o jogador bate o pé até ao limite, o "deadline", a pressão de tesouraria com os eventuais salários de um peso morto e o medo de errar faz o resto.
    A saída do russo para o fcorrupto não é para mim um papão, tal como não seria a sua saída para o recreativo de carnide, o problema é se viermos a receber refugo, continuaremos a ter pesos mortos, salários a pagar e nenhum beneficio.

    ResponderEliminar
  6. Declaração Prévia: Achei sempre que Carriço não seria tão bom central quanto o queriam pintar. Da mesma forma achei sempre que as suas qualidades como trinco eram muito elevadas. Reconheço que na época passada atingiu um nível muito elevado quer como trinco quer nas ocasiões em que foi forçado a recuar para central. Outra questão: Carriço é incomparavelmente melhor que os Rojos e os Boularuouz e está a anos luz dos Gelsons deste mundo.
    A saída do jogador faz-se na lógica que as sucessivas direcções têm emprestado ao Sporting: vender a preços de saldos/promoções que nem no Pingo Doce os seus jogadores de formação e todos os activos do clube.
    O Sporting vende como se fosse um Rio Ave ou um Moreirense. Não vende como um Brga. Quanto valeria Carriço sendo do Braga?
    Quanto a Izmailov, sinceramente. Até podiam despedi-lo. Mas aceitar o Miguel Lopes e o outro, para dizer que existiu um negócio. Falta vergonha na cara a esta gente.

    ResponderEliminar
  7. Nota prévia, que eu tenho andado "missing in action", espero que todos tenham tido boas festas.

    Carriço, a trituradora de potencial de Alvalade continua a trabalhar em pleno. Carriço devia estar hoje a entrar em Alvalade como jogador maduro após uma passagem entre os 18 e os 19 anos por uma equipa B (que não existia) e tirucinio pelos clubes médios do nosso campeonato. Os erros que cometeu(e que Llori, Dier, Tobias, et., vão cometer) são naturais no seu desenvolvimento como profissional. O Sporting não é o ambiente normal para um miúdo crescer... Lá vai mais um.

    Izmailov, adeus e um queijo! Grande talento de enfermaria, para onde ele vai tem pouco interesse se bem que gostava que não fosse para nenhum rival, agora se o negócio que por ai anda for verdadeiro é um absurdo. Para que é que o Sporting precisa de Miguel Lopes e Kadu? Há aqui alguma valia técnica ou táctica que se aproveite? Cromos temos para dar, arranjar mais lenha para nos queimar... longe e distância!

    Mas nem tudo são más noticias:

    http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2971175

    Querem ver que vamos ganhar o primeiro jogo do ano?

    ResponderEliminar
  8. Um esclarecimento que alguém poderá dar se tiver essa informação. Os 750 mil euros pelo passe de Carriço são a parte do passe que era detida pelo Sporting? E a parte do ex-administrador Pedro Baltasar foi paga em separado? É que dizia-se que o passe de Carriço seria detido em grande parte pelo ex-candidato.

    ResponderEliminar
  9. jc, boa pergunta. O passe não era detido por Pedro Baltazar, o passe de Carriço servia de garantia a uma divida de 5 milhões de euros que o Sporting tem para com Pedro Baltazar.

    Das duas uma, ou pagou a Baltazar ou será o passe de outro jogador que substitui a garantia anterior.

    ResponderEliminar
  10. Lamentável o que fizemos com Daniel Carriço, como já fizéramos antes com outros jogadores da casa. A começar pelo 'tratamento' dispensado por gde parte da massa adepta leonina... A maioria dos adeptos do SCP acha q Carriço não vale um chavo, isto a ter em conta as opiniões generalizadas sobre o seu valor... Agora que é vendido por , precisamente, um chavo, acham q valeria mt mais... Com'é que é? Isto msm: o que para a maioria de nós não presta (não vale um chavo...), tem que ser pago por outros apeso de ouro, como se fosse craque. Para mim, o negócio é mau, pq acho que o Carriço vale mt mais que uns míseros 750.000€... Mas as condições negociais do SCP são as que se conhecem... Falta ainda saber o pq das negociações da renovação (que se arrastavam indefinidamente...) nc ter alcançado uma base de acordo.

    Sobre Izmailov, mantenho o que afirmei aqui:

    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2012/12/izmailov-que-solucao.html

    O russo, para mim, morreu. É favor enterrar o qt antes pq o cadáver já apesta. Com ronha ou sem ela, com parafusos nos joelhos e na cabeça a mais ou a menos, com carácter ou sem ele, a unica certeza que temos é esta: não podemos contar com ele. É um peso morto, ainda por cima caro. O facto de ir para o fcp... Tb preferia que fosse para mais longe, mas a pergunta q coloco é? E mais alguém o quer?...

    ResponderEliminar
  11. Um Gelson ganhar 4 vezes, um Boulahrouz ganhar 3,5 vezes, um Elias ganhar 7,5 vezes... o que o ganha o Carriço demonstra bem a politica do clube para o futebol e o quanto é valorizado o jogador da cantera leonina.

    É vergonhoso isto acontecer num clube que tem das melhores escolas de formações da Europa.

    Façam o mesmo ao André Martins e ao Cédric e vai ser vê-los a brilhar noutros campos bem conhecidos.

    Sobre o negócio Izmailov só o admitia como bom negócio se entrasse dinheiro ou se viesse Kleber. Miguel Lopes quando temos Arias e Cédric para potenciar e fazer crescer? Kadu? Quando há Golas na B?

    A gestão do futebol do Sporting é miserável.

    ResponderEliminar
  12. Quanto é que o Sevilha ofereceu no verão?

    Acho fantastico ler que se poupou 150 mil euros até junho com o Carriço....

    ResponderEliminar
  13. A máquina de Alvalade triturou e cuspiu Daniel Carriço, como muitos outros.
    E não triturou outros que hoje são LOUVADOS, como Rui Patricio porque houveram alguns poucos sportinguistas + Paulo Bento que o seguraram e verdade seja dita, porque o Rui tem uns COLHÕES de AÇO.

    O Sportinguismo de alguém não é um atestado de qualidade, mas quando vemos outros, sobretudo estrangeiros que jogam muito menos e ganham muito mais está tudo dito...

    O Izmailov é um gradissimo jogador que em Alvalade só apareceu a espaços e como não sou médico não posso atestar se o jogador está a fazer ronha ou se está mesmo lesionado.
    A ser verdade que vá para o Porto veremos o que rende.
    Sobre os nomes aponatdos: Miguel Lopes, Fucile e Kadu. Acho que não precisamos de um defesa-direito e muito menos Miguel Lopes.
    Fucile daria jeito ao Sporting, mas não acredito que esteja incluido.
    Kadu não conheço para opinar. Pelo que li dizem que tem futuro...

    Vercauteren foi mais um erro de casting. Parece-me que se não conseguir ganhar o jogo de sábado, não deve fazer mais nenhum.
    Jesualdo vai ter de assumir a equipa mais cedo do que queria.

    ResponderEliminar
  14. FCS:

    Nos pasquins à sp mts ofertas e aquisições... A % de confirmação dessas (!) 'notícias' e dos respectivos valores consegue ser mt + 'miserável' que a capacidade negociativa do SCP...

    ResponderEliminar
  15. Esta história do Izmailov fede. A confirmar-se a sua ida para o fcp, chego mesmo a pensar se não seria ele o bufo... Mas o fcp agora aposta em jogadores que estão constantemente aleijados?

    Do Carriço, tenho muita pena que se vá. Não merecia o tratamento que lhe era dado pelos adeptos nem o "desprezo" das equipas técnicas. Vai ser mais um que daqui a um aninho ou dois vamos estar a lamentar ter mandado embora.

    Enfim, nada de novo no ano novo. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  16. O caso Izmailov levanta algumas questões. Em primeiro lugar a passividade com que o clube gere situações da mais descarada falta de profissionalismo e de respeito pelo clube e pela sua massa associativa. Izmailov é o símbolo máximo dessa falta de profissionalismo. Em segundo lugar a inesperada paixão do FCP por um jogador com estas características. Poder-se-ia dizer que um jogador do FCP que fizesse no clube metade daquilo que o Izmailov fez no Sporting teria já acabado a arrumar carros no Olival, para não referir cenários mais drásticos. Assim sendo como justificar este interesse assolapado pelo russo? Com base no histórico do desempenho do atleta? Não poderá ser por aqui que a contratação se justifica tão degradante tem sido esse histórico. Com base em indicações seguras de que o comportamento do atleta vai mudar radicalmente? Quem as poderia ter dado ao FCP? Não terá sido o Sporting que sobre esta matéria não conseguiria garantir, com credibilidade, coisa nenhuma. Por isso apenas o jogador, ou quem o representa, o poderá ter feito. Tudo isto fede, de facto, como escreve a ana no comentário anterior. Para evitar o avolumar destes cheiros intensos o Sporting deveria rejeitar liminarmente a saída do russo para o FCP a menos da cláusula de rescisão e, face ao desinteresse do FCP, penalizar o russo financeiramente pelo seu mau desempenho ou propor-lhe em troca a saída gratuita para o estrangeiro com uma cláusula de não regresso.
    Uma potencial boa notícia é a indisponibilidade do Miguel Lopes para vir para Alvalade. Devemos agradecer-lhe, caso assim seja. Não precisamos nada deste jogador mediano. Temos o Cédric, O Arias e o Pereirinha. A sua vinda apenas permitiria libertar um destes três, por exemplo, para o ... FCP.
    Quanto ao Kadu, meu Deus, o Sporting tem o Marcel Boeck que assegura uma excelente alternativa ao Rui Patrício e tem jogadores de nível em todos os escalões de formação.
    Mandem mas é o russo para o Sibéria porque com o frio que lá está ele não vai parar de correr, de jogar e de mostrar aquilo que vale.

    ResponderEliminar
  17. Carriço é o exemplo prático da gestão danosa que existe no nosso Clube nos ultimos anos. E acabar por sair para dar lugar a um Rojo, um Xandão e um Boulahrouz é de uma tristeza sem explicação. Enfim..

    ResponderEliminar
  18. Virgílio:

    Na volta é apenas conversa de pasquim mas pareceu que se recusou uma oferta de 3 milhões em Abril.

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=374221

    ResponderEliminar
  19. FCS: o q me parece é q o Baltazar está 'puto' da vida, isso sim...

    ResponderEliminar
  20. É pena... um simbolo. apesar de não ser nenhum craque poderia ter sido vendido por muito mais.

    má gestão.

    Recomendo:

    http://sportingdevolta.wordpress.com

    ResponderEliminar
  21. Este é o clube onde se aplaude Ruben Micael, Stojkovic e Vukcevic, e onde se despreza Carriço, Djaló, Veloso, Patrício, Nani e Moutinho.

    Ah, e é o clube onde as suas claques proibem a contratação de Mourinho para se manter Inácio...

    ResponderEliminar
  22. JC, Totalmente de acordo. Assino por baixo.
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)