sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Entre o passado e o futuro, mas quase nunca o presente

O regresso de Liedson não passará de um rumor mas a sua existência, como diria o poeta, tem que ter algum fundo de verdade para se lhe poder atribuir o minimo de verosimilhança. E esse fundo de verdade estará relacionado com as saudades que alguns sectores da bancada sentirão dos tempos em que Liedson vestia de leão ao peito. 

As saudades, de que não partilho, compreendo-as. Já mais difícil de compreender é a tendência muito sportinguista de estar sempre a olhar para o passado ou a projectar o futuro, desvalorizando a importância do que deve acontecer no presente. 

É sob esse prisma que vejo as recentes promoções de Zezinho e João Mário, esquecendo que há neste momento no plantel jogadores também oriundos da formação com valor mais do que suficiente para se afirmarem na equipa principal e que estão à altura de preencher as vagas que Elias e Izmailov, como tudo indica, virão a deixar em aberto. Falo de André Martins e Adrien, por exemplo.

Por falar em Adrien este é bem o exemplo do que pode é a voragem emocional que consome habitualmente os Sportinguistas. Quantos gritaram contra "os incompetentes" que o estavam a deixar ir para o FCP e não são agora os mesmos que bramem contra "os incompetentes" que renovaram com o jogador, que ainda por cima "não vale o dinheiro que recebe" e que "só queria por a mão na massa"?

Em relação aos 2 mais novos, João Mário e Zezinho, falamos de jogadores que a categoria individual muito diferencia mas, não me enganarei muito, poderão ter destino em tudo semelhante aos seus antecessores. O momento desportivo recomenda pouco a entrada de jogadores mais novos, o que equivaleria a uma mimetização de erros anteriormente cometidos. Não sendo nada feito para mudar a forma quase infantil como a equipa se movimenta em campo, não tardará que o valor de ambos seja também questionado. 

Já o tinha afirmado aqui anteriormente:

Desenganem-se aqueles que vêm na equipa B a salvação. Além de Mendes e eventualmente João Mário (que não tira o lugar a Rinaudo...) não há jogadores ainda suficiente "crescidos" para fazer face às dificuldades do que nos espera até ao final do ano. Metê-los nesta fogueira não só não resolverá os problemas dos A´s, como se estragará o que está a correr bem na equipa B. E isso não são tanto os resultados, mas sim a consolidação do muito valor individual que por lá abunda. A tentação dos ovos de ouro é grande, mas são apenas isso, ovos, e para sair desse momento é preciso muito mais do que promessas.

O que o Sporting tem feito nos últimos anos é saltar de modelo/projecto ao sabor dos resultados, sem grande convicção. Ao primeiro desaire deita-se fora tudo: o que foi bem feito, e o que não foi. Por norma começa-se sempre pior, porque há quase tudo para fazer.   

20 comentários:

  1. Tem piada que ai no norte apreciam muito o Adrien(e quando me refiro ao norte falo mesmo de dirigentes do Porto),o Adrien e sobretudo o Martins(este último bastante até).
    Eu não tenho dúvidas que estes jogadores inseridos noutra estrutura teriam um rendimento completamente diferente do que tem cá.É pena que nos não consigamos aproveitar o pouco de bom que temos.

    Quanto ao Liedson para mim não passa de areia para os olhos,ainda há um mês atrás estive no Rio e em conversas sobre futebol que tive a opinião da todos sobre o jogador era unânime.

    Liedson teve uma história bonita no clube(no geral...houve vezes que também borrou a pintura)penso que o bom senso diria que essa história deveria ser preservada.Este hipotético negócio não é bom nem para o clube ou para o jogador(mas entendo perfeitamente a ideia disto...pena que não seja pelas melhores razões).

    ResponderEliminar
  2. Atlético de Madrid – iSomos Diferentes!
    http://www.marca.com/2013/01/03/futbol/equipos/atletico/1357251409.html

    “Porque es una forma de sentir, porque es una pasión incomprensible, porque se lleva en la sangre, porque lo sencillo en la vida no tiene mérito y porque sobran los motivos”

    Olha para isto Sporting! Foi esta mentalidade, sem tirar nem pôr, que nos permitiu, mesmo sem títulos, continuar durante anos e anos firmes e orgulhosos a defender as tuas cores!

    Está na hora de voltarmos a sentir esse orgulho! Está na hora da revolução!

    Reergue-te e triunfa!

    Vamos Dar Rumo ao Sporting caralho! (sim, estou a fazer publicidade ao pouco inconformismo que ainda se vê no nosso clube! há algum problema ilustres masoquistas?)

    Se tiverem problemas façam-me só um favor e vejam a repetição do programa de ontem da Bola TV sobre o Pinto da Costa com o Jorge Olímpio Bento, Jorge Araújo e Octávio Machado e procurem perceber como se construiu este FCP do quase nada (que é para onde caminhamos a continuar assim). Não há milagres e PdC está longe de ser milagreiro e muito menos santo - o segredo está na estratégia, no perfil das equipas e dos seus jogadores e dirigentes - conseguem mesmo ver capacidade nestes dirigentes do Sporting para implementar uma filosofia semelhante, que devolva o orgulho em vestir a mítica camisola verde e branca?

    Porra...

    ResponderEliminar
  3. LdA
    Os jogadores referidos foram promovidos á equipa principal não a titulares.
    É obvio que jogadores como Adrien e André Martins estarão sempre mais próximos de serem titulares, por variadissimas razões.
    Mas não me repugna nada que um jogador promovido da equipa B, seja titular de caras.
    Se o justificar e se apresentar rendimento superior aos demais concorrentes para a sua posição, justifica e muito a aposta.
    Os jogadores podem ser bons e apresentar maturidade suficiente com 18 ou 19 anos e nós no Sporting já tivemos bons exemplos disso.

    A formação deveria ter sido sempre a tónica do SCP. Não compreendo a compra de determinados jogadores jovens estrangeiros, sobretudo alguns que tapam os jogadores formados no Sporting.
    Admito a compra de alguns a título excepcional para posições em que o Sporting não consiga formar excelentes jogadores.
    Porque o Sporting não tem obrigação de formar Cristianos para todas as posições do campo.

    Não podemos ser nós a desacreditar os nossos e sobretudo os jovens.
    Temos de saber enquadra-los e dar-lhes carinho e tempo para crescer.
    Não podemos praticar "infanticidios" como o que iamos fazendo ao Ruí Patricio, que hoje por hoje é o nosso activo mais valioso.
    Mas poderia nunca ter vindo a ser.
    Um pouco de tolerância, sensatez e bom senso também deviam fazer parte dos que semana após semana frequentam Alvalade.

    ResponderEliminar
  4. divaleonino,

    Isso do somos diferente teria muito para discutir. Cada vez tenho mais dúvidas se essa diferença, que é notória, nos é favorável, pelo menos em alguns aspectos.

    Mas não posso deixar de dizer que essa os inconformados versus masoquistas já cansa.

    Quanto ao programa da BolaTv faço questão de não ver. Quando quiser ver fellatios ou outra actividade qualquer hardcore selecciono um canal temático onde há pelo menos a honestidade de não enganar os telespectadores.

    É que eu vivi todos os momentos de ascensão de PdC, não preciso de versões laudatórias para saber como foi.

    Sei muito bem quais são as suas qualidades como os seus deméritos e não se pode dar lustro a uns e esquecer os outros.

    Olhe e não acredito que os inconformados ou os masoquistas que formam a massa associativa do Sporting o deixassem estar lá 30 anos.

    ResponderEliminar
  5. VerdeCdV,

    A questão não tem a ver com a idade mas sim com o valor e momento.

    Para as posições dos 2 mencionados o Sporting tem o Rinaudo, o Martins, Adrien, Schars.

    Os jogadores não precisam de ser "promovidos" ao plantel principal para jogarem, podendo ser convocados quando o treinador assim o entender.

    Quanto ao carinho e tolerância o passado recente fala por si. Não fora a sua hoje indiscutível categoria Veloso e Moutinho nunca teriam chegado onde estão hoje.

    ResponderEliminar
  6. Depois do noticiario do almoço me ter deixado com uma disposição pior que uma derrota com o Moreirense, vamos lá ao post.

    LdA, perfeitamente de acordo.

    Tenho acompanhado vários jogos da equipa B. Há ali talento? Há. Há talento individual e colectivo, mas está verde... Ver a equipa a crescer tem sido um prazer e esse crescimento até pode vir acompanhado de resultados piores, mas acho que temos uma sorte infinita de ter iniciado este projecto da equipa B com um grupo de jogadores que tem tudo para nos próximos 4/5 anos serem a base da selecção nacional.

    Este devia ser o tempo certo para os promover para a equipa A, salvo casos pontuais de lesões/castigos/saida para selecções.

    É uma pena estar a estragar-se o que de bom estava a ser construido e como bem referes ter urgência no futuro sem cuidar do presente.

    Para mim era simplesmente emagrecer drasticamente o plantel (21 jogadores), contratar um avançado e lutar até ao final por cada ponto como a camisola exige.

    Sobre Liedson é igual a outros do passado. Não gosto de voltar a praias onde fui feliz (por mim tinha vindo o João Tomás...).

    Mas termino como comecei, o noticiario do almoço deu-me uma azia que acho só vai passar com a não existência de qualquer negócio Sul/Norte.

    ResponderEliminar
  7. Caro Leão de Alvalade,

    Acompanho há muito este blog e reconheço-te uma inteligência e sensatez que admiro, pelo que admito ter ficado um pouco perplexo com o teu comentário ao meu comentário.

    Vamos por pontos:

    1) "Isso do somos diferente teria muito para discutir. Cada vez tenho mais dúvidas se essa diferença, que é notória, nos é favorável, pelo menos em alguns aspectos." - Obviamente que a nossa diferença, pelo menos a que eu advogo, nada tem a ver com aquela que é geralmente difundida e caricaturada na opinião pública como uma questão de classe, de uma suposta nobreza. Como é fácil de perceber, essa "diferença" foi e continua a ser um dos nossos cancros. Se reparares na foto do adepto do Atlético a que me refiro, trata-se de um puro ibérico, de bigode farfalhudo, com a pança devida, de peito feito a tudo o que se atravessar no caminho. É essa "diferença" que quero ver no Sporting. Um puro lusitano (porque também sou do norte do país e não me reconheço no sporting Lisbon), que carregue a bandeira de um clube que é de Portugal, do Minho aos Açores, de Macau a São Francisco, um clube com mais de 100 anos de história, com mais de 15 mil títulos, que formou dos melhores jogadores e atletas do mundo. São estas "diferenças" que temos de exaltar, sem manias de classes ou nobrezas. Ignorá-las e deixar de ter orgulho nas mesmas é, sem dúvida, contribuir para a morte do clube.

    2) "Mas não posso deixar de dizer que essa os inconformados versus masoquistas já cansa." - percebo-te, mas a confrontação desses dois extremos é inevitável quando não existe qualquer rumo claro e inequívoco. Repara que é muito mais legítimo o cansaço daqueles que vêem o seu clube definhar sem nada conseguirem fazer. Esse cansaço, advindo da defesa de posições supostamente sensatas e conservadoras, que tem legitimado a sucessão pacífica de presidentes sempre com o mesmo rumo e ideais, com os resultados que conhecemos, é que te devia perturbar e incomodar.

    3) "Quanto ao programa da BolaTv faço questão de não ver. (etc.)" - porque de facto te considero inteligente peço-te que vejas. Ao contrário do que supões, não foi, de todo, uma "versão laudatória" do trajecto de PdC. Só para teres uma ideia, Jorge Araújo foi muito explícito a dizer que PdC utilizou armas extra-futebol que supostamente os clubes de Lisboa dominavam até então. Octávio (que não morre de amores por PdC, para que os mais distraídos saibam) foi ainda mais longe e disse, sem papas na língua, quando se falou do apito dourado, que "há 30 ou 40 anos atrás ia tudo preso". Portanto, caro LdA, não foi um programa assim tão apologético como seria de pensar, e sobretudo demonstrou algo muito importante, é que todos foram unânimes em reconhecer a capacidade de liderança de PdC, mas sobretudo em reconhecer a importância da estratégia seguida, da força do colectivo, que, necessariamente, foi muito mais do que a obra isolada de PdC. Não perceber isso, e julgar que a ascensão do FCP se deve exclusivamente ao papa e às jogadas de fruta que sabemos que existiram é demasiado básico e em nada contribui para uma análise séria da ascensão do FCP e da queda do nosso SCP.

    SL do Divã Leonino

    ResponderEliminar
  8. Divã,

    como0 vejo essa reportagem na bolatv?

    abraço.

    ResponderEliminar
  9. Caríssimo,

    1-Concordo com a análise sempre aqui defendi que o Sporting não é um clube de Viscondes como nos querem caricaturar antes sim um clube de grande implantação popular e que não se confina apenas ao território nacional. Não fora assim e não passaríamos de um clube de bridge e canasta e Sporting é hoje o clube que é justamente pela sua grande abrangência na sociedade portuguesa.

    O que eu me queria referir era a uma diferença que cada vez se torna mais notória: talvez devido à grande paixão que os Sportinguistas nutrem pelo seu clube em paralelo com o momento da sua equipa de futebol, tudo é discutido, analisado, esmiuçado por vezes sem grande objectividade, apenas produzindo ruido. O caso A Adrien exemplifica bem, como poderia dar milhentos outros.

    2- Ainda estou para conhecer um Sportinguista masoquista - isto é um que confesse estar a gostar de viver o que se está a passar - ou sequer um acomodado - que diga olha, paciência, melhores dias virão.

    O que conheço é Sportinguistas que pensam de forma diferente e que acreditam em soluções diferentes mas sem reconhecer maior legitimidade a uns que a outros. Esse deveria ser sempre o ponto de partida de qualquer discussão entre nós, infelizmente o que se observa é o inverso. Há até quem vá dizendo que o seu Sporting é o das vitórias e o dos outros é o que perde, enfim..

    3-Obviamente que PdC não é apenas o da fruta mas jogou sempre com mais de 4 ases no baralho e isso promove um ambiente muito mais tranquilo para tomar decisões e consequentemente acertar - as vitórias - do que o existente na concorrência. Claro que muitos nem disso se conseguiriam valer, mas isso já é outra conversa.

    ResponderEliminar
  10. Caro LdA,

    a bem da minha sanidade mental, também quero acreditar que não existem sportinguistas a terem orgasmos com as derrotas do nosso clube.

    obviamente percebes que o termo "masoquista" é uma metáfora para realçar o conformismo de todos aqueles que sofrem com o nosso clube mas preferem a manutenção do status quo, acreditando que é uma questão de tempo até se conseguir melhores resultados, e que a estabilidade, per se, sem qualquer contexto ou estratégia, é um bem superior a qualquer outro.

    eu, que acredito profundamente no valor da estabilidade, não aceito que o termo possa ser usado neste contexto, só isso. O que estamos a assistir é navegação à vista, nada mais do que isso, portanto não me peçam para valorizar a estabilidade de uma coisa, aliás, de muitas coisas, nas quais não me revejo minimamente.

    André,

    Não sei se repetirão o programa, pelo que talvez só consigas com as box's que permitem ver programas já passados.

    SL do Divã Leonino

    ResponderEliminar
  11. A mesma TV que serve para castigar (e bem!! espero que seja multado pelo SCP) o Insua, não devia, também, despenalizar o Dier?

    Só ao Sporting é que estes processos acontecem com tanta rapidez e são executados.

    ResponderEliminar
  12. O Carlos Barbosa é bem capaz de ter orgasmos quando perdemos.

    Espero um post sobre a suposta aliança porto/Sporting e que caso seja verdade todos nós assumamos que esta direcção tem de caír e rápido, quem cooperar com este acordo, coopera com o fim do Sporting.

    ResponderEliminar
  13. Cantinho:

    "Só ao Sporting é que estes processos acontecem com tanta rapidez e são executados."

    Sp a servir de exemplo. O problema é que o nosso exemplo não se repete para mais ninguém!...

    Despenalizar o Eric? És um brincalhão...


    A tv veio aventar um eventual protocolo para troca de jogadores entre SCP e fcp. Se se confirmar desaprovo. Negócios ocasionais, tentando beneficiar o máximo com eles (tipo Rui Jorge...) mt bem, protocolos formais com clubes rivais, rejeito. Ainda mais numa altura de especial fragilidade como a que estamos a passar... A imagem que (justificadamente ) passa é a de que quem está por cima (fcp) quer-se aproveitar de quem está na mó de baixo (SCP). Piora qd ainda recentemente tivemos uma transferência traumatizante. Se isto se concretizar será um erro tremendo, na minha opinião.

    Liedson? A crise dos pasquins deve estar a acentuar-se... 'Os mercados' andam tão fraquinhos!

    Os B?... Li algures que o desportivo das Aves, bem classificado na 2.ª Liga (divisão onde os nossos miúdos tb competem) apanhou meia-dúzia dos lamps... Tb não percebo a urgência de repescar o João Mário e o Zezinho à equipa B...

    SL

    ResponderEliminar
  14. virgilio

    o protocolo que se fala não é bem assim é mais á semelhança do que acontece em igtalia, por exemplo entre Inter e Milam ou Milam e Génova.

    tem 2 vertententes:

    1- troca de jogadores ficando os 2 clubes com 50% do passe( como nas idas do pirlo para o milao ou na troca desta epoca Pazzini/Cassano)

    2- comprar um jogador a meias e ele poder ficar num ou noutro clube , mas se for vendido, ganham os 2.( Ex: um jogador custa 10 milhoes, os clubes nao se podem dar ao luxo de dar esse dinheiro deviso á crise, entao cada 1 dá 5 e ficam com 50% do passe, se o jogador for rentabilizado ganham os 2, se nao perdem os 2)

    digamos que é uma antecipaçao á proibição dos fundos de jogadores poderem ter percentagens dos passes

    ResponderEliminar
  15. O sporting é um clube de bananas!!!!

    Ninguém sabe o que quer, nem tem capacidades para perceber a descaracterização que o nosso clube está a sofrer.

    Quem é bom e tem qualidades para tirar o Sporting do buraco aonde se encontra, depressa é afastado como se viu e vê com o paulo pereira cristovão.

    Não tenho a minima duvida que ele estava no clube certo e a trabalhar bem para deixar-mos de ser este clubezeco que não tem um minimo de autoestima pelo que produz, vive de declarações esquizofrenicase e de parcerias ridiculas com quem sempre nos quis mal e sempre nos quererá!

    Para mim o momento recente mais significativo foi nas ultimas eleições em que poderiamos ter limpo pelo menos uma boa parte do lixo que passeia pelo clube, não, elegemos um super banana para presidente que de futebol não percebe a ponta de um corno ( e claro que isto é importante) , que trouxe um treinador dos nossos inimigos, que nunca devia ter posto pé em alvalade.

    o domingos sempre nos tratou mal enquanto jogador, como treinador sempre mostrou a sua subsurvência aos corruptos e nós vamos convida-lo para treinar o nosso clube. Os deuses devem estar loucos!
    Se não percebemos isto não percebemos mais nada.

    O jesualdo ferreira tem no curriculo três campeonatos que ganhou aonde? em que clube?

    A venda do Carriço só por si devia dar uma revolução em alvalade, mas não, os adeptos não lhe reconhecem tudo o que ele deu pelo clube, preferem ver lá cepos a ganhar 4x mais e a jogar 50x menos do que os nossos jogadores da formação!

    Porque não voltam os jogadores emprestados em vez de se comprar mais?

    Andre santos (MC), Bojinov (PL), Wilson eduardo (M-Ex,PL), Nuno Reis (DC), athila Turam(DE), renato neto(MC). tudo jogadores que fazem falta com contratos com o clube alguns até 2016! e estão a fortalecer outros clubes.

    Bananas!

    Paulo Pereira Cristovão é que devia voltar ao Sporting e correr com as bestas que têm na agenda tentar destruir o nosso clube!

    ResponderEliminar
  16. Trocar Izmailov pelo Miguel Lopes é a mesma coisa que trocar o Lucho pelo Rojo.

    ResponderEliminar
  17. O Jogador que daqui a 6 meses ficaria livre!!

    1 milhão por época!!!

    ResponderEliminar
  18. e não tinham 800 mil para o carriço!!!???

    ResponderEliminar
  19. Até quando??

    Hoje realmente comecei a ficar convencido que vamos parar à 2ª Liga!

    Qual é a legitimidade disto tudo? Que legitimidade têm para se agarrar ao lugar desta forma, prejudicando tanto o Clube?

    Que legitimidade têm para continuar a fazer negócios ruinosos?

    Até quando?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)