Foi mais ou menos isso que sucedeu na apresentação de Leonardo Jardim. Um grande Carvalho plantado no Jardim de Leonardo. Não faltarão ocasiões para ouvir ambos, gostava de ter ouvido mais de Jardim porque esse era o seu momento.
Num primeiro momento pode resultar, é uma novidade. A médio prazo torna-se cansativo, o risco de ser facilmente caricaturável é grande. A rábula das desculpas por não trabalhar 24h é um maná. Não tenho nenhuma vontade ou prazer de ver o presidente do Sporting, seja ele quem for, alvo de chacota. Porque, seja ele quem for e independentemente do tempo que esteja à frente do clube, ele representa o Sporting.
O mesmo para o tratamento dispensado aos jornalistas. Bruno de Carvalho pode impedi-los de fazer as perguntas mas, uma vez na redacção, não pode controlar o que eles escrevem. Há quem exulte com a aspereza do tratamento, vendo nele uma espécie de terapia de choque. Duvido que no médio/longo prazo também isso resulte a favor do Sporting. Duvido muito que esse seja o caminho para dispensarem o respeito que merecemos e que, indiscutivelmente, muitas vezes nos negam.
Sei que estas matérias têm uma importância quase nula para muitos e nenhuma para ganhar ou perder um jogo, muito menos um campeonato. Por isso mais tarde falarei do que mais importa: a missão de Leonardo Jardim.
Sei também que não faltará quem, no seu registo binário, de que só se pode ser contra ou a favor, reclame destas linhas. Sinais de um tempo que o próprio tempo se encarregará de normalizar.
" Para além de Augusto Inácio e Virgílio, o presidente leonino revelou que ele próprio vai ser o terceiro elemento da estrutura, ficando com funções mais logísticas.
ResponderEliminarA terceira pessoa da estrutura sou eu?, afirmou o líder leonino em conferência de imprensa."
Falso
" Para além de Augusto Inácio e Virgílio, o presidente leonino revelou que ele próprio vai ser o terceiro elemento da estrutura, ficando com funções mais logísticas.
ResponderEliminarA terceira pessoa da estrutura sou eu?, afirmou o líder leonino em conferência de imprensa."
Se as mentiras que este mentiroso tem pregado(a quem acredita nele) fosse noutros tempos, já tinham tentado bater nele.
Já não consigo entender essa postura de arrasar tudo o que é feito.
ResponderEliminarQuando foram os outros estava tudo bem, agora é tudo mau, mesmo quando se trabalha bem.
E dar uma trégua para deixar trabalhar (pelo menos até Setembro)?
O alvo de chacota, a quem se expõe desta maneira, será normal. Olho para isto tudo e apetece-me dizer que, com tantos talentos e aptidão (Presidente; 3º elemento; curso de treinador; 20h non stop; expert em preparação física; vai para o banco; salta no futsal; etc, etc), o Presidente do meu clube mais parece a mala do Sport Bily.
ResponderEliminarNuno,
ResponderEliminarEu também que não consigo entender onde é que este post possa "arrasar tudo o que é feito".
Ou a critica de que "Quando foram os outros estava tudo bem, agora é tudo mau". Esse não registo binário está longe de ser o meu.
De forma que não faz qualquer sentido falar em tréguas, julgo que a critica que fiz à postura do presidente na CI ontem é pertinente, construtiva e moderada.
errata:
ResponderEliminarEsse registo binário está longe de ser o meu.
Mais importante para mim, neste momento, é perceber que o Bruno de Carvalho tem mais olho para treinadores do que o seu antecessor.
ResponderEliminarCaro LdA,
ResponderEliminarNão adianta criticar a postura a meu ver "ridícula" de BdC. Interromper as perguntas ao treinador e dar ele a resposta, no meio de umas lições de sportinguismo para jornalista ver é de uma ingenuidade incrível. Mas é o estilo dele, quem nele votou sabia ao que vinha. Tem a vantagem de, por tanto querer ser protagonista, ficar indelevelmente ligado ao que de bom e mau daqui sair. Como sportinguista resta-me torcer para que tenha muito sucesso.
Para lidar com os seguidistas, faltando-lhes conhecimentos de história, resta esperar pelos momentos de aperto que certamente virão. Aí se decidirá a nossa sorte. Se BdC for bem sucedido, aplausos generalizados e se tivermos sorte uma correcção no estilo adquirida com o passar do tempo, senão for bem sucedido cairão todos por terra de vez, BdC, os seguidistas e quiçá o Sporting com eles.
Desconfianças temos muitas, desde a incógnita Virgílio (que respira futebol) à temível certeza (Inácio), ao risco assumido de voltar à política de terra queimada com a saída de JF.
Ainda assim temos uma estrutura, estava lá ontem a dar a cara (mas parece que é o terceiro elemento que fala por ela), e um treinador com boas competências (tecnicamente talvez superior ao JF) que também não será ingénuo ao ponto de não saber onde se está a meter. Parece que também temos um projecto (palavras de BdC), mas esse não sabemos bem qual é (o Sporting é nosso outra vez, valorizar a formação, jogar à Sporting, e outras balelas, não fazem um projecto). JF não foi capaz de se encaixar nele, o que indicia que ou discorda dos pressupostos (o que seria francamente mau, pois dificilmente alguém terá a visão abrangente, experiência e percurso dele em Portugal) ou não gosta da companhia (prefiro pensar que seja o caso), ou ambas. A última hipótese é que o projecto afinal seja um castelo de cartas, mas aí julgo que nem o Inácio será tão inconsciente.
Tremo só de pensar na quantidade de asneiras que será possível fazer havendo pouco senso, mesmo com pouco dinheiro, desde logo no futebol formação, ou na aventada contratação de trutas como o Carlão. Mas enfim, há que esperar para ver, a fasquia também não está muito alta, e quando mesmo troupes à partida catalogáveis como experientes e conhecedoras como Carlos Freitas e Luís Duque foram capazes de nos trazer para dimensões inenarráveis, sinceramente, acho que tudo é possível.
Boa sorte, LJ!
SL, MTP
MTP, na generalidade partilho do seu comentário. Mas infelizmente há quem veja numa critica o oposto de "torcer para que tenha muito sucesso" quando até podia ser visto precisamente ao contrário.
ResponderEliminarSem querer adoptar o tal registo binário, mas e que tal uma palavra para a celeridade e profissionalismo com que o processo foi conduzido. Não lhe ficaria mal dizer alguma coisa de bom desta direcção.
ResponderEliminarTiago Rodrigues, o post é apenas sobre a conferência de imprensa de ontem não emiti qualquer juizo sobre a contratação de Jardim. Isso ficou prometido no post: "Por isso mais tarde falarei do que mais importa: a missão de Leonardo Jardim."
ResponderEliminarLer com atenção é elmentar, também não lhe ficaria mal.
Concordo, genericamente, com o teor do post. Apenas queria deixar algumas ressalvas:
ResponderEliminara) Bruno de Carvalho está a dar os primeiros passos à frente do clube. Tenho a certeza que cometerá alguns erros derivado à sua falta de experiência. Quem ache (ou, nas antípodas, quem exija) que seja perfeito pode tirar o cavalinho da chuva;
b) Pragmaticamente, Bruno de Carvalho resolveu de forma muito eficaz uma questão seríssima para o futuro imediato do clube. Em menos de vinte e quatro horas apresentou o sucessor de Jesualdo e escolheu um treinador unanimemente considerado com grane potencial.
Em suma, por muito que não gostemos dos trejeitos, dos nomes, dos tiques, fundamental é o conteúdo das decisões. Essencial é o conteúdo e a direção das mesmas.
P.S. Só discordo da posição em relação à CS. Esses mercenários têm que ser tratados com o mesmo desprezo com que brincam com o nome do Sporting. Quem não se sente não é filho de boa gente...
cmps
correcção: elementar
ResponderEliminarCom ou sem "registo binário" não considero que esta seja a altura para expôr ou discutir publicamente aspectos mais negativos que até, admite o LdA, estão sujeitos à subjectividade de cada um.
ResponderEliminarO "tom" com que esta direcção tem sido avaliada no "A norte" não é coerente com o período de carência que sempre se pediu, e bem, para direcções anteriores.
E é pena.
LdA,
ResponderEliminarA missão de LJ nada tem a ver com a rapidez e timing da sua contratação. Completamente distinto.
Apesar de concordar com algumas criticas, tenho pena que este espaço se esteja a tornar numa critica a toda e qualquer coisa e nunca haja um elogio, pois muita coisa foi bem feita. E essa postura cinica da critica ser construtiva, e mais tarde falar de outras coisas, é uma postura pouco sportinguista.
Estou atento, demasiado atento, ao que está a ser feito, critico a postura, as palavras, mas elogio o timing, a contratacão, o ter-se parado de falar de finanças, o crescimento do nr de socios, e muitas outras coisas.
Há alguma cosia que Bruno Carvalho faça que mereça o elogio do LdA?
ResponderEliminarSei que não é o teun presidente, mas era bom que houvesse da tua parte apenas um décimo de toda a benevolência dada a Godinho Lopes e seus pares...
Portanto, anuncia-se a contratação de um (bom)treinador no dia seguinte à saída do anterior treinador e o primeiro reparo que lhe merece é o comportamento do (jovem) Presidente numa conferência de imprensa. Elementar é a sua visão 'anti', em código binário como diz. Obviamente, calculo que nesse futuro 'post', a muito contra-gosto, poderá até fazer uma ressalva. Mas, o que fica, é esta celeridade em atirar farpas sobre algo que, na minha opinião, é meramente secundário. Cumprimentos.
ResponderEliminarVisigordo,
ResponderEliminarumas vezes de acordo outras em desacordo.
A gestão da actualidade e conteúdo dos posts é feita de acordo com a importância que as matérias representam para mim e não para os outros. Como reconheço no post, sei que poucas pessoas dão importância a estas matérias.
A comunicação é uma etiqueta (ou label) que contém diversos posts de diversas épocas da história recente do clube. Com erros de avaliação, exageros ou omissões não só não me envergonham como me permitem uma boa consciência.
Não sou um critico de todas as horas e momentos, procuro fazê-las quando me parece oportuno, tão só.
Pedro,
não nos conhecemos o suficiente para te sentir uma autoridade em matéria de sportinguismo. E é preciso ser muito enviesado, cínico até, para ver cinismo no facto de prometer falar mais tarde na contratação de Jardim.
Não tenho qualquer pretensão em ser actual, de audiências muito menos, gosto de reflectir antes de escrever. Não lhe faltam espaços onde possa comentar a contratação de Jardim. Quando acabar de escrever o post sobre a matéria e se quiser ainda comentar - provavelmente só vai querer comentar o meu comentário... - faça o favor. Mas esse tempo sou ainda eu que o decido sem ter que ser acusado disto ou daquilo. Mas ainda que o faça é-me indiferente e quando não é também me passa depressa.
Tiago,
A resposta está dada no comentário anterior e de forma preventiva no último parágrafo.
Num dia em que se inicia um novo período no nosso Sporting com um novo treinador, a única palavra que tenho para comentar este post é: RIDICULO.
ResponderEliminarOs mansos tem passado pela presidencia e os resultados estão à vista.
ResponderEliminarPor os Srs jornalistas passavam à fome! Vá pronto....a pão e agua!
Não só senti vergonha como hoje de manhã fui gozado ou tentaram-me gozar com a figura do meu presidente. O que é que o post tem de mal? só se foi por ser brando. Tenham vergonha na cara!
ResponderEliminarLda,
ResponderEliminarNao sou autoridade, nem tu, nem ninguém. Somos todos Sporting. A tua atitude e que e pouco Sporting. Atitude de desunião e constante critica, sem queres admitir o que se vê que e obvio e que nao gostas. Sendo que as tuas opiniões sobre GL eram opostas, o que estranho, pois esse sim merece todas as criticas e estaladoes, soubesses tu o que ele fez do Sporting, ou sabes mas nao queres criticar.
Sempre fui critico do BdC, nunca votei nele, mas sei reconhecer as boas coisas que faz, como sei criticar.. O que te critico e que tu só vês um lado, tu e muitos sportinguistas, infelizmente.
Precisamos de estabilidade e união e tu com um blog destes tens responsabilidades na vida do Sporting, pois tu, outros editores e muitos leitores são enormes sportinguistas.
Apoio ao Sporting Sempre!!
Bruno de Carvalho de cada vez que abre a boca incomoda. Incomoda quem não aprecia o estilo. O seu basismo é por demais evidente. Inácio idem aspas, aspas idem.(conf. imprensa inenarrável no final do benfica-moreirense para quem ali já era o director desportivo do SCP, enfim...)
ResponderEliminarMas foram de uma eficácia nada costumeira cá no reino. Tiro o chapéu à maneira célere da resolução do dossier treinador.
Ser gozado pela parolice ou pela tacanhez do presidente é infinitamente mais confortável que pelas sistemáticas negas, avanços, recuos e decisões que não lembram a ninguém ainda que feitas e apresentadas com o mais fino recorte.
Se olharmos para uns Kms de distância na 2ª circular que poderemos dizer quanto ao Luís Jorge Vieira de Jesus? Ou mesmo, cá por cima, do Jorge Vitor Pinto Pereira da Costa?
Acho que se abre de facto um novo ciclo no Sporting. Também ao nível da (in)capacidade e estilo da comunicação.
Welcome, ao futebol moderno, Sporting.
Eu gostaria que assim não fosse. Prefiro de longe a polidez e o decoro ao populismo bacoco do "deixem-me trabalhar", cuja oportunidade só se pode explicar pela falta de sono declarada.
Mas nesta altura em que não se pode ter tudo muito menos enfiar o Rossio na Betesga, vou preferindo apreciar e elevar a dinâmica das decisões sem contabilizar como importante o fato que se traz para a cerimónia.
Até ver, pois claro.
SL
Discordo do conteúdo do post mas saúdo o facto de o Sportig aparentemente ter deixado de ser um clube acrítico(pelo que leio aqui e pela blogoesfera fora).
ResponderEliminarEssa foi a grande causa nestes últimos anos que nos levaram ao desastre desportivo e financeiro que culminou no mandato do Sr Eng Godinho Lopes.
Bruno Carvalho acordou os Sportinguistas adormecidos,e isso é sempre positivo.
Quanto á escolha para treinador agrada me muito e creio que é um upgrade em relação ao professor Jesualdo(que pessoalmente nunca foi grande admirador,um sentimento que já vem de longa data ate).