Um Carneiro entre leões, sacanices e papagaios
Fazer muito mais do que isto será particularmente difícil, direi mesmo impossível, enquanto Bruno de Carvalho mantiver a sua "fúria comunicacional", ao arrepio de tudo o que seria recomendável para a comunicação institucional e até mesmo no seu interesse pessoal. Para o constatar ficam as inúmeras vezes que o presidente "apareceu" durante o pretérito fim-de-semana.
Um bom exemplo é a conferência de imprensa da passada sexta-feira, convocada com o objectivo de contrariar os rumores sobre a situação do treinador, que no final da semana passada atingiram os níveis da histeria e psicose. Ora, se a ideia era desmentir os rumores para lhes por cobro, e assim devolver alguma tranquilidade para o que ainda resta para final da época, a conferência de imprensa funcionou como uma embaraçosa confirmação de paz podre, um tiro pela culatra.
A frase que marca aqueles minutos de infindável perplexidade e embaraço é precisamente a afirmação voluntária, em forma de acusação ao treinador, (sem que tal correspondesse a nenhuma pergunta de jornalistas às quais se esquivou sem convencer) pela falta de um telefonema a desmentir a noticia de uma putativa refeição com Pinto da Costa. Ora Marco Silva já havia desmentido a noticia na conferência de imprensa que antecedeu o jogo.
Não é preciso elaborar muito sobre este facto e o testemunho que constitui sobre o que é hoje a relação entre os dois e o que isso augura para o futuro. Se Bruno de Carvalho tivesse consultado a direcção de comunicação - a quem certamente entrega um rechonchudo cheque anual - ou até qualquer estagiário, certamente que lhe recomendariam, perante a situação, que a emissão de um mero comunicado era mais recomendável.
Foram também notórias as referências indirectas (mas pouco) a Abrantes Mendes, na sequência das suas afirmações sobre a situação de Marco Silva. Regista-se a dureza na referência ornitológica por comparação com a reiterada omissão e silêncio perante a campanha organizada contra o Marco Silva desde Dezembro. Este comportamento dúbio e pouco edificante entrará no balanço final da época e é já responsável pelo desconforto da situação em que Bruno de Carvalho se colocou, qualquer que seja o resultado a obter na final da Taça de Portugal.
Nota: alguns acontecimentos importantes do fim-de-semana merecerão aqui referência em momento oportuno.
Tristeza ter um presidente que convoca, à pressa, uma conferência de imprensa para responder ao "seu" treinador, mas será que alguém ainda o leva a sério.
ResponderEliminarCarlos Gomes
LdA
ResponderEliminarHá um elemento misterioso para mim quando reflicto sobre a forma como BdC comunica com os adeptos do Sporting. De certa forma, pode-se afirmar que BdC já vai na quarta estratégia comunicacional:
- Começou com José Quintela, vogal e director-geral da Quintela&Reis Consultores, que entretanto parece ter sido remetido para um plano secundário;
- Num segundo momento recorreu à YoungNetwork, compagnon de route desde as lutas de oposição ao Godinho Lopes, mas por razões que nunca foram bem explicadas ficou com funções muito limitadas e específicas;
- Finalmente, a WL Partners (a tal especializada na gestão de crises), no início com o benfiquista Morgado e agora com o Mário Carneiro.
Fico a pensar que, apesar de tanto perito à volta de BdC, a comunicação do Sporting continua cheia de “ruído” e pergunto-me onde é que estará o mal!
No que é que este tipo de post defende o Sporting? Está-se a ajudar o Sporting a ganhar a Taça de Portugal assim?
ResponderEliminarRecordo que era essa a tónica anteriormente.
O que mudou?
FCS,
Eliminarestá demasiado preocupado com a opinião individual de um mero adepto do Sporting, sem qualquer expressão. Devias fazer essa pergunta a Bruno de Carvalho, presidente do clube, por exemplo, relativamente à conferência de imprensa analisada no presente post.
A Norte de Alvalade, parece-me ter ouvido ou interpretado mal o que disse BdC sobre o tal telefonema que MS não fez. Na verdade, ouvi agora a gravação e o que é dito é (MS não o fez o telefonema) "...nem teria de o fazer, de tão ridículo".
ResponderEliminarBem sei que as redacções dos jornais andam a vender-nos uma interpretação muito própria, mas a verdade é que temos de defender o que é nosso e BdC, com todas as suas virtudes e defeitos, É O NOSSO Presidente.
SL
Lindomaia,
Eliminareu não ouvi a gravação, ouvi em directo. Talvez o meu caro queira por aqui um link da gravação para esclarecer a dúvida.
O que Bruno de Carvalho disse, sem que ninguém lhe perguntasse, foi que o grupo estava todo focado (no trabalho ou no jogo) que o Marco Silva nem lhe ligou a desmentir a noticia.
LdA:
Eliminar"Hoje saiu uma notícia que o Marco Silva já desmentiu, e fez muito bem, mas não houve um telefonema da parte do Treinador do Sporting ao Presidente a falar directamente e a desmentir directamente. O que eu considero normal, pos estar 100% focado em vencer o jogo de amanhã."
Acho que está aqui a ver fantasmas...
O alex tem razão.
EliminarPor favor não ataquem o LdA... ele é um mero adepto do Sporting, como explicou acima. Um carneirinho vá...
EliminarO caro teve um comportamento de árbitro... teve de julgar em direto, o que nem sempre é fácil. Nós que somos uns malandros, somos como os outros árbitros que estão nos programas de televisão a escalpelizar tudo... ter de julgar em direto é muito difícil. A pergunta que se impõe é a seguinte:
Quando se assiste às coisas ou quando os árbitros vêm a Alvalade querem fazer um bom trabalho ou condicionar ainda mais?
SL
A frase, ipsis verbis, é «Hoje saiu uma notícia num jornal, que o Marco Silva já desmentiu, e fez muito bem, mas não houve um telefonema do Treinador do Sporting ao Presidente, a falar directamente e a desmentir directamente. O que considero normal, porque está 100% focado em vencer o jogo de amanhã! E é isso que os Sportinguistas querem.»
EliminarSe o BdC acha que ele não tinha de desmentir, então porquê referi-lo? Claramente ficou no ar a ideia de que "o sacana desmentiu aos jornalistas, mas a mim que sou chefe 'tá quieto". É a minha interpretação. Se todos nós temos leituras diferentes, a conclusão unânime é que o BdC não comunicou como deve ser, pois cada sportinguista interpretou coisas diferentes.
EliminarQueria só fazer um aparte mas tenho de falar nisto, porque o que se está a passar é uma vergonha. A comunicação social está a branquear o comportamento animalesco de muitos adeptos do Benfica em Guimarães e em Lisboa, com o EPISÓDIO do polícia que agrediu o pai e o miúdo, sendo que é um FACTO que o pai cuspiu no polícia, embora o polícia tenha depois perdido a cabeça e respondido desproporcionalmente.
ResponderEliminarMas o que está a ocupar o espaço mediático hoje não é a HISTÓRIA e que é um comportamento violento e arruaceiro nunca visto a propósito da vitória lampionica no campeonato, que é da inteira responsabilidade de adeptos do clube que ontem festejou o campeonato, não é de mais ninguém. Com a conivência de redacções e comentadores afectos ao clube da Luz, hoje até parece que a única coisa grave que aconteceu foi o pai e o puto terem levado do polícia.
Para acabarem com esta novela de ódio e veneno contra BdC tem um bom remédio:
ResponderEliminarMATEM O HOMEM E PRONTO, FICA TUDO RESOLVIDO.
Depois, vão para lá os experts do faz de conta que o Sporting passa a ganhar tudo e
fica sendo um mar de rosas nas mãos dos que destilam ódio até à morte.