sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Obrigado Adrien, boa sorte e desculpa lá qualquer coisinha

Tudo indica que a transferência de Adrien para o Leicester se irá concretizar, faltando "apenas" a validação por parte da F. A. e FIFA. Falta igualmente confirmar os números envolvidos que, situando-se entre os 25 milhões e 30 milhões de euros me parece não só aceitável como um bom negócio. Inferior, bem sabemos, aos 35 milhões da época passada mas, como bem sabemos, a água não passa duas vezes por baixo da mesma ponte. É uma sorte até que volte a passar outra em quantidade aproximada...

O Sporting perde assim o seu capitão e um profissional de mão cheia, cuja dedicação e empenho permitiram superar todos os maus augúrios e sentenças condenatórias que tantos se apressaram proferir sobre as suas qualidades e carreira. Até mesmo o mau planeamento, da qual a dispensa para Israel é a caricatura perfeita de má gestão.

Não me surpreende que muitas das piores criticas sejam precisamente de adeptos do seu próprio clube. Os Sportinguistas continuam a ter uma relação estranha com os jogadores da sua Academia, que depressa passam de bestas as bestiais e vice-versa. Por ser um bom profissional cobra-se-lhe o facto de ter cumprido o seu dever como atleta ao serviço da Académica. Por querer o melhor para a sua carreira (jogar num dos melhores campeonatos do mundo de clubes) e por querer oferecer a si e aos seus um futuro melhor acusa-se de só pensar em dinheiro. 

Bons são quase sempre os outros que fazem precisamente o mesmo com os seus clubes de origem para poderem jogar pelo Sporting. E quando se vão embora levam sempre um obrigado.

17 comentários:

  1. Excelente comentário Meu caro Leão de Alvalade. Mais uma vez a sustentabilidade financeira do Sporting recebe um contributo decisivo da Academia. Um jogador que esteve quinze anos no Sporting e que mostrou uma resiliência notável. O episódio que refere de cedência ao Macabi de Israel, foi um escândalo.
    Um jogador que depois de ter encontrado um treinador que apostou nele retribuiu ao seu clube com uma qualidade desportiva ao mais alto nível. Qualidade que o guindou à Selecção Nacional e dez dele um dos mais destacados campeões da Europa em 2016.
    Um exemplo, mais um, de como a Academia e o jogador da formação são não só aqueles que transportam a matriz identitária do Sporting, mas também os que garantem, através da sua valorização profissional, o sucesso desportivo do clube e a sua viabilidade financeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JG,
      muito melhor o que o meu cometário é o seu. Obrigado.

      Eliminar
  2. Sim sim um excelente atleta que respeitou o clube, até que o clube deixou de o respeitar com a chegada deste novo presidente que nem respeita quem o elegeu quanto mais um dos mais títulados capitães do SCP dos últimos 8 anos!
    Se tratam assim um capitão nem quero imaginar os restantes atletas!!
    Sim porque ainda se aguarda a aprovação da FIFA para que se confirme a transferência que ao que parece foi feita fora de horas... já nem vou falar do WC ( segundo capitão) que vai ficar contrariado no clube mais uma época, com festas e bolos se enganam os tolos!!

    Quanto a rios o Leicester aquele grande clube para o qual o tal presidente desperezou e disse que um atleta do SCP e mt menos o Capitão Adrien saíria pois era um clube menor.

    Espero que o atleta tenha os maiores sucessos se sair do SCP pois o merece pela sua atitude perante tudo e todos!!

    Aprove o comentário se tiver coragem e se forem tão apologistas da liberdade de expressão!!

    Ass: A norte de Alvalade tb existem Benfiquistas!!

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não consigo lembrar o percurso do Adrien sem o que ele fez exatamente há um ano, usando o jornal do FCP para fazer pressão para a saída, marimbando-se para os adeptos e clube que fez um esforço enorme por ele (uns anos antes a negociar com propostas do ... FCP) mas acima de tudo para os colegas de balneário.

    E passado dois dias é aplaudido de pé em Alvalade. Eu estava no estádio e não consegui perceber a atitude dos milhares de sportinguistas naquele momento.

    Enfim, agora vai embora e realmente desportivamente a equipa do Sporting perde muito. Vamos ver como Jesus resolve, principalmente nos jogos fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo. Disse que queria sair. Não o deixaram mais ficou bem e a jogar bem sem causar problemas. Fez tudo bem. Boa sorte ao Adrien.

      Eliminar
  4. A saída de um enorme profissional, com um carisma único, futebolisticamente duma qualidade fantastica, tem de ser registada pela minha parte (como adepto e admirador) com um misto de tristeza e de enorme, enormíssimo reconhecimento e gratidão.
    A perspectiva financeira, não abordo, até porque não há dados relativos à transacção, no entanto parece-me que esta saída tem na sua génese, o reconhecimento do clube e respectivo compromisso assumido, o que do meu ponto de vista deve relativizar a questão dos montantes em causa.
    Do ponto de vista desportivo, e não enveredando pela comparação individual entre dois jogadores, neste caso William e Adrien, algo que não discuto porque no futebol tal abordagem é inócua e demasiado redutora, queria no entanto expressar a minha opinião quanto ao impacto complicado que em termos de gestão de plantel a saída de Adrien poderá ter:

    - Simplificando, Bataglia, tem feito de William com qualidade, Adrien pode fazer de William com qualidade (repito, que não comparo jogadores).

    - Bataglia não pode fazer de Adrien (para uma equipa com grau de exigencia do Sporting), Bruno Fernandes pode fazer de Adrien. Ou seja, para jogar a "8" a um nível Top, grau de exigencia máximo, o Sporting só tem Bruno Fernandes (ponho de lado Mattheus Oliveira, por não ser opção para o treinador).

    Concluo assim, que me parece, naquilo que é a composição do plantel do nosso clube, a saída de Adrien mais critica no ataque a uma época desportiva, do que uma hipotetica saída de William. Volto a repetir que não estou a comparar os jogadores, limito-me a fazer uma leitura enquadrada naquilo que são as opções do plantel.

    Quanto ao mais; MUITO OBRIGADO, ADRIEN!

    ResponderEliminar
  5. Bom texto, aproveitando o mesmo para, também, me despedir do Adrien.
    Excelente o complemento por parte do JG.

    Slimani é a honrosa excepção dentro de um largo grupo que vai sustentando este clube.
    Nos últimos 10 anos:
    Nani; Moutinho; Veloso; Bruma; Ilori; Dier; Cédric; J.Mário; Semedo e, agora, Adrien.

    Isto deveria querer dizer alguma coisa.

    um abraço aos dois.

    ResponderEliminar
  6. Poderá recordar-me quantos jogos é que o Adrien fez pelo Sporting a titular antes de chegar o tal presidente que não o respeita? E quantos fez depois? Faria se respeitasse...

    ResponderEliminar
  7. Gostei especialmente da expressão: "com festas e bolos se enganam os tolos". É precisamente a expressão mais adequada em relação à forma como olho neste momento para os adeptos benfiquistas. Este terrorismo comunicacional com que o vosso clube entope a CS tolda-vos a visão.

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca percebi porque raio o pessoal odiou a sua saída. Eu, pessoalmente, odeio mais as acções que o meu presidente e a sua equipa fazem ao usar tudo para falar do vizinho do lado quando no clube há problemas maiores (a equipa A de futebol 11 tem os seus fervorosos adeptos, dos quais eu sou um, à espera de um campeonato e que cheguem longe na Liga dos Campeões que todos os anos parece ser uma piada por muito que em alguns jogos a equipa honre o símbolo que enverga na camisola) e quando há negócios meio estranhos a acontecer que supostamente ele era contra e agora também os faz...

    O Adrien até hoje deu sempre tudo em campo com mais de 10km corridos constantemente corridos em cada jogo (a maioria dos jogadores não corre muito mais de 7-9, acima é preciso ter pulmão e são poucos os que fazem 90 minutos com mais de 12km nas pernas, só mesmo um número muito reduzido) logo eu via a época passada como uma boa recompensa visto que confiava no Chico para o substituir (infelizmente o Wallyson teve aquelas duas lesões seguidas ou seria uma disputa a 2). Não aconteceu, ficou mais uma época, continuei a aceitar pois esperava então uma época a 100%. Novamente mais uma época que deu em barraca.

    Eu apoio o meu clube mas ultimamente tenho-me virado mais para tudo menos a equipa A de futebol 11. O treinador fala demais, de que ele é melhor que todos e esquece-se que o grupo não é só ele. O Salazar (não consigo pensar noutra coisa com aqueles discursos >_<) pica para a CS falar do Sporting. O Presidente parece-se mais preocupado com o vizinho doque o clube. É difícil gostar deste Sporting mas do Adrien nunca! Sportinguista a 100%! A ele só lhe desejo um bom futuro depois de tudo o que deu pelo clube e que o Leicester seja apenas uma época para dar o salto para um top 6 da PL. Que num futuro próximo mais sigam os seus passos (mas não tão próximo que precisamos de matéria-prima no clube para o próximo treinador que o JJ já enjoa).

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente para o SCP foram muitos anos com a braçadeira de capitão sem o título de campeão nacional na camisola. Mas a culpa não foi de certeza do último capitão da formação. Como já não tinha sido do Moutinho - campeão nos dois clubes que representou a seguir. Ou do Carriço - três taças europeias no Sevilha. Ou até do Rui, ainda no SCP. Só para falar dos últimos. Claro que o aspecto financeiro sobrepõe-se e de que maneira quando falamos numa carreira profissional tão curta. Mas faço votos que ainda consiga chegar outra vez a algum clube com mais expressão. E vamos ver quanto tempo dura no SCP o novo box-to-box argentino. Ou até JJ. Numa das poucas áreas profissionais que conheço, onde depois dos presidentes mecenas, continua-se a insistir em dirigentes sem quaisquer pergaminhos.

    P.S. Imagino que os muitos sportinguistas de Loures, caso o populista Ventura não fosse lampião, também já tinham candidato autarca.

    ResponderEliminar
  10. O "jogador que dá tudo em campo" é, sem dúvida, aquele que os Sportinguistas elegem como ídolo, mas poucos desses ídolos tiveram um rendimento proporcional à sua popularidade na bancada. Os "melhores" exemplos são, para mim, Cadete (que nunca marcou um golo aos grandes, excepto ao SCP ao serviço do rival, claro) e Sá Pinto (que, para lá de limitado tecnicamente, e com pouco "golo", era um risco emocional permanente). E mesmo Oceano e Yordanov (dois dos meus ídolos absolutos, juntamente com Jordão e Luizinho, no registo oposto) deram cavadelas que a bancada jamais perdoaria a outros menos dedicados. Adrien Silva fica a meio deste registo de rendimento, e, para mim, a sua fantástica época 15/16 (que foi culminada com o título europeu, tal como devia ter sido culminada com o nacional) foi a excepção e não a regra. A regra foi, a par de uma entrega total (e da coragem de, no SCP, marcar penaltis) e de uma liderança carismática da equipa, demasiados erros de decisão e de execução, e demasiadas faltas e cartões evitáveis. Um bom jogador, mas muito longe, a meu ver, do nível alcançado, na mesma posição, por João Moutinho (cuja escabrosa venda a um rival nos rendeu metade do valor agora acordado). Dito isto, agradeço a Adrien os excepcionais serviços e a postura, e desejo-lhe, naturalmente, toda a sorte do mundo. SL! JPT

    ResponderEliminar
  11. Letche a expressão foi mudada de acordo com o vosso designio e do vosso presidente que desde a P*** da gala, até ao casamento, como a festa das bifanas, entre mts outras mais que lhe sairam furadas!!

    HY afinal sempre é verdade é BC que escolhe a equipa!? O JJ não manda nada nisso, então porque 4 milhões ano!?

    Se achas que obrigar um capitão e um sub-capitão pedir desculpa no canal oficial do clube é respeitar os atletas , vou ali e já venho ainda para mais quando o próprio presidente chamou de carneiros e outras coisas mais aos adeptos do pr´prio clube entre outras faltas de respeito e nunca lhe ouvimos um pedido de desculpas pelo contrário ele sim é o balairte da seriedade... otal que só diz verdade...mas só é noticia agora pasme-se até lá fora por ser acusado de ser mentirosso...


    De facto vê-se pela comunicação social que a Olivedesportos domina quem é que anda aliado da realidade.

    É como gritarem que o desemprego desce todos os meses X por cento e depois ver filas enormes nos centros de emprego!

    A verdade é que foi tudo feito em cima do joelho e o jogador arrisca-se a ficar parado e sujeito a não ir ao mundial por falta de actividade ee tudo graças a compettência do grande negociador que fez questão de dizer a um ano que o Leicester não era merecedor de um capitão do Sporting!

    Pela boca morre o peixe só que este é daqueles que só gosta de chafurdar no lodo a chamada Tainha!!

    Ass: A norte de Alvalade tb existem Benfiquistas!!

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Sent from my iPad

      On 6 Sep 2017, at 14:47, PACHECO Jose Luis wrote:

      Não desconverses, anónimo benfiquista: tu afirmaste que o Adrien é..." um excelente atleta que respeitou o clube, até que o clube deixou de o respeitar com a chegada deste novo presidente que nem respeita quem o elegeu quanto mais um dos mais títulados capitães do SCP dos últimos 8 anos!"

      Pergunto-te quantos jogos realizou o Adrien a titular antes deste novo Presidente chegar. Já agora, pergunto-te quando é que ele passou a ser capitão do Sporting? Se não chegar, pergunto-te quantos jogos fez ele na seleção nacional antes deste "desrespeitador" presidente chegar ao clube (também é ele quem escolhe os que jogam na seleção)? É muito simples, responde e depois qualquer um poderá avaliar se de facto o Adrien foi ou não muito desrespeitado depois deste presidente chegar. Factos, meu caro, factos. O resto, as tuas considerações sobre "ter sido obrigado" a e coisas no género é apenas poeira para os olhos que os da tua laia gostam de deitar. E sobre a censura no blog, vê lá tu como foste censurado. Já eu, quando fiz perguntas incómodas em certos blogs benfiquistas, elas nunca apareceram. Saudações leoninas.

      Eliminar
    2. HY,

      O Adrien estreou-se no Sporting em 2007/08 e fez 15 jogos, na época seguinte fez 19 e mais 24 depois. A absurda dispensa para Haifa realizou apenas 8, mas fez 37 na Académica e em 2012/2013 participou em 26, já depois da tão polémica renovação do contrato. É só fazer as contas, como diria o outro.

      Eliminar
    3. Adrien Silva, dentro de campo, respeitou sempre a camisola. Fora de campo, respeitou sempre os seus interesses como profissional, seja quando, ainda júnior, saiu do SCP para o Chelsea, seja quando esticou a corda para renovar leoninanemente o seu contrato, seja quando deu a entrevista ao Jogo para dizer que queria sair o ano passado, seja, agora, que saiu como quis e para onde quis. Nada contra. Se todos os nossos profissionais fossem como o Adrien estaríamos muito bem servidos. Agora não me contem "estórias da carochinha". JPT

      Eliminar
    4. LdA, nem é preciso fazer contas. Isto é só para pôr no lugar este benfiquista que parece existir q norte de Alvalade e gostar de espalhar fel na casa dos outros. Toda a gente sabe qual foi a carreira do Adrien. Quem me dera ter muitos jogadores desrespeitados no Sporting desta maneira. Espero que o problema da transferência se resolva e que ele seja muito feliz. Temo que nos fará mais falta do que muitos pensam...
      JPT, suponho que isso das histórias da carochinha não é comigo. Qual foi a que eu contei?

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)