O Sporting160 e eu
Estou cansado. Há meses, (muitos, demasiados já) que tudo o que pode correr mal tem corrido mal e por vezes bem pior do que julgava ser possível suportar. A "sorte" é que só vive mesmo um dia de cada vez, algo que se aprende com o tempo e nos protege da ansiedade e relativiza o medo dos desfechos que sabemos inevitáveis e dolorosos. O que não consigo resolver ou o que não se auto-soluciona hoje tem no dia seguinte uma nova oportunidade.
Muitos dos que ainda vão lendo este blogue há muito que já me julgaram e etiquetaram definitivamente como oposicionista, "croquette", talvez até agora já seja "sportingado". Como há alguns anos antes despejavam o "terrorista". Não sou nem nunca serei oposicionista ao Sporting posso, isso sim, manifestar opinião discordante relativamente às matérias que assim entender.
O "A Norte de Alvalade" faz este ano 10 anos de actividade e posso-me orgulhar de até mesmo nos piores momentos não ter ultrapassado os limites da decência que devem nortear a relação entre adeptos e nessa qualidade com os seus eleitos, mesmo que a tal tenham chegado sem o meu voto. As piores e por vezes mais violentas criticas abstenho-me de as publicar, partilho-as de forma privada, não por receio de represálias, mas porque tenho consciência do poder destruidor que por vezes podem alcançar, sobrevoando apenas o criticado mas aterrando com estrondo no Sporting, particularmente nos momentos mais críticos.
Sabia desde o inicio que a minha presença poderia ser incómoda e disso dei conta a ambos, tendo já diversas vezes posto o meu lugar à disposição, por não querer significar um entrave às naturais ambições de fazer mais e melhor. Tenho a minha consciência tranquila, sou exactamente a mesma pessoa que escreve aqui e fala no 160, por muito que queiram dizer o contrário. Há uma diferença substancial: aqui sou eu que elejo os temas, lá comento o que me é pedido. E como não tenho "agenda" não preciso de dizer lá o que escrevo aqui, a menos que me seja pedido o comentário. Mas se me apanharem em contradição agradeço o reparo.
Sabia também que, mais cedo do que tarde, a minha permanência ali seria objecto de auditoria. Imaginava que esse dia chegaria um dia. E que se repetiria. E assim tem sido. Que esteja a decorrer no Twitter há dois dias sob o pretexto "é para saberem quem ele é", referindo-se a mim é a novidade. Sem dúvida que é o local adequado para "flash mobs". Lamento com pesar que na cegueira vingativa de me atingir a mim se leve tudo de arrasto. Eu não tenho nenhuma importância, sou eu e a minha opinião.
Mas o Sporting160 tem! E o grande trabalho do Pedro e do João também tem mas, acima de tudo, não merecem algo como isto. E, embora eu considere que posso ser uma mais valia, também não ignoro que posso ser um incómodo. Especialmente porque a minha opinião em relação a muitas matérias relacionadas com o Sporting são tendencialmente minoritárias e muitas vezes incómodas. Também o são para mim, pois poucas coisas são tão desagradáveis como estar em sentido oposto à corrente dominante.
Mas acima de tudo sou leal aos meus amigos especialmente quando sofremos e celebramos sob o emblema que é tudo para nós. Por isso eles sabem desde a primeira hora que o meu lugar está sempre à disposição deles. Porque eu sei o quanto gostam do que fazem e como esse trabalho redobra o amor e a ligação ao clube. No Sporting160 eu sou o menos importante e o mais facilmente dispensável. Se isso acontecer, o que eu compreenderia perfeitamente, até ganhavam mais um ouvinte. Porque das idas aos jogos espero que nunca me dispensem.
E amanhã assistimos impávidos e serenos a esta perseguição? vamos permitir a caça às bruxas daqueles que não concordam com o status quo? Lamento mas comigo não contam. NÃO.
ResponderEliminarJá te disse que discordo quase sempre de ti mas que gosto que estejas no Sporting160. É importante que hajam vozes discordantes.
ResponderEliminarA única vez que me desiludiste (e muito) foi no teu post de
"O SPORTING É NOSSO?", que espero que retires tal a estupidez que é citar alguém que queimou os votos de 2011 e nem sequer sabe os estatutos, apesar de ter sido vice da MAG.
Pior ainda com esta frase: "Da minha parte não existe outra vontade que não a preservação da identidade do clube que amo incondicionalmente e que me fez preferi-lo acima de qualquer outro, de forma voluntária, e sem influências de familiares ou amigos. Seguramente que essa é também a intenção que norteia o Rui Morgado."
Pois a identidade do Sporting que esse pulha quer preservar sei eu qual é.
Confesso que não tenho a mesma opinião de ti em relação a muitos assuntos do nosso Sporting.
ResponderEliminarE confesso que me faz espéce se realmente amas o Sporting o porque do roll de duvidas e criticas a esta direcção, é que para mim nos meus 38 anos de vida só foi a melhor que alguma vez trabalhou no Sporting com os resultados a vista de todos.
Tirando isto dou te os parabéns pelo trabalho no Sporting 160 pois já ouvi varias vezes e encheu me as medidas.
Talvez esse cansaço que estas te a referir seja muito parecido com o que o Presidente tenha em relação a muitas das criticas que recebe diariamente.
Bom meu caro desejo que continuem com o bom trabalho no Sporting 160 porque quando há mérito este tem de ser referido assim de todas as discordâncias e diferentes pontos de vista.
SL
caro amigo, ñ sei bem do que falas e tb, ñ costumo seguir o teu blog, mas uma coisa te posso dizer, gosto muito do sporting160, nem penses sequer em abandonar o projeto, sou ouvinte indefectível do programa e garanto q, para quem está afastado geograficamente do clube, é das melhores coisas q já fizeram pelos adeptos.
ResponderEliminarbem hajam
sl
Parecia um post do presidente que tanto criticas por tudo e por nada! Ó ironia!
ResponderEliminarFoi dos primeiros espaços que comecei a seguir na blogosfera leonina, há 10 anos, ou seja praticamente no inicio do blog. Deixei de seguir há cerca de 5 anos, quando começou a ser mais que evidente, para todos, que a tua frequente e consistente discordância com BdC era fruto de muita coisa, menos do trabalho dele á frente do clube. Azia, ressábia, perda de tacho, whatever, chama-lhe o que quiseres.
Sei que nunca vi tal nível de escrutinio, de crítica cerrada, de perseguição até, nos anos negros que antecederam.
Posto isto e porque não gosto que me façam de burro, fazendo de conta que não tem uma agenda, deixei de visitar. Eu e muitos amigos e conhecidos.
Sê homem e admite o que toda gente percebe, discordas em TUDO, críticas TUDO, escrutinas TUDO, porque houve algo mal resolvido com BdC que te liga directa ou indirectamente. Eu não voltarei cá, mas era um exercício de honestidade intelectual que prestavas aos teus leitores. SL
Nem todos podem ser carneiros amestrados como tu.
EliminarMeu caro,
ResponderEliminarComo tive a oportunidade de vos dizer e escrever no "Insustentável", o Sporting 160 é serviço público. Talvez não tenha sido quando me convidaram a mim, mas os programas como esses não são perfeitos. Serviço público é serviço para o público e não para quem concorda ou discorda de nós em particular.
Também o leio assiduamente no "A Norte de Alvalade". O estilo é sempre correcto e sobre as opiniões não há nada a dizer quando são escritas em tom correcto. Não há delito de opinião. Era o que faltava. Os blogues dos sportinguistas são isso mesmo, blogues de camaradas meus. Não existem os verdadeiros sportinguistas, os puros, e os outros. Há sportinguistas. A maior parte das pessoas não sabe se sequer o que é ser sportinguista "A Norte de Alvalade".
Faz falta, faz-nos, a nós sportinguistas, falta. Não se desiste do que se gosta. Era o que mais faltava!
Um abraço
Caro Jose', uma nota para dizer que todos somos poucos...alinhados, nao alinhados, com ideias proprias, carneiros...todos somos poucos...
ResponderEliminarNao concordo com muito que escreves (permite-me tratar-te por tu pois somos da mesma familia para alem de, com certeza, eu ser mais velho ) mas concordo com muito...eu, tal como tu, sou um indefectivel Sportinguista, com ideias proprias...
A unica diferenca: nao tenho jeito para escrita...
Quanto ao resto...defendo o nosso Sporting o melhor que posso e sei.
Bem hajas e espero que nunca deixes de defender o que pensas, independentemente dos rotulos que se te coloquem.
SL
LdA,
ResponderEliminarSigo o teu blog há muito tempo, não sei se desde os primeiros posts ou não mas deve ser perto disso...
O que sei é que nos teus posts sempre vi opiniões de quem gosta do Sporting e tenta o que está ao seu alcance para que as coisas melhorem... Tal como tem sido isso o que eu ouço no #Sporting160.
Dito isto, eu gostaria de continuar a ler e a ouvir as tuas opiniões principalmente numa altura em que os trols andam por aí a fazer a vida negra a quem critica.
Se por acaso o teu stock de paciência se estiver a esgotar, será com muita pena minha mas ficarei sempre com a convicção de que quem vai ficar a perder é o nosso Sporting.
Tem um blog a dez anos e como sempre diz Sporting acima de tudo.sera que nunca existiu diferenças nas diretrizes nos órgãos direcivos ou apenas existe para falar mal para ser herói das teclas. Viva o Sporting viva Bruno de Carvalho
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarGosto de ouvir o Sporting 160, excelente mesmo apesar de não ser adepta do Sporting. O José tem sempre opiniões bem construídas, e inteligentes.
ResponderEliminarContinuem o bom trabalho.
Uma benfiquista
O discurso tem sido demasiado inflamado e violento. Os sócios de um clube com a dimensão do Sporting parecem ter gostado e alinhado. Mas acho que isso nãoq uer dizer nada. Quem foi ontem votar, estava pelo presidente e não representa a maioria. Numa coisa tem razão. A oposição tem de se alinhar. Muitos sportinguistas não se revêm nesta postura e BdC pode cair no excesso de confiança e isso ser-lhe-á fatal. Porém muita coisas dependerá dos resultados desportivos.
ResponderEliminarNunca fui apoiante de qualquer clube. Sempre fui manifestamente anti um clube em particular. Gracas ao Sporting160, gracas aos seus intervenientes e graças à sua manifesta paixão pelo Sporting, sinto-me neste momento um pouco parte desta família. Acompanhando os seus jogos e as suas vitórias, e sofrendo com cada resultado. No Sporting160 vive-sev sente-se e ama-se o Sporting, de forma saudável! Força rapazes! E continuem a cativar novos apoiantes tal como fizeram comigo! Bom trabalho!
ResponderEliminarAgradeço a todos o cuidado em deixar uma palavra de incentivo e não menos aos restantes porque não pretendo ser consensual, apenas exercer o direito à minha opinião.
ResponderEliminar