Foi divulgado por estes dias um texto execrável - estou a ser magnanimamente generoso na apreciação - de Octávio Ribeiro no Record. Tresanda a preconceito de toda a ordem e feitio (social, racial, etc). A ampla e generosa divulgação do referido texto por parte dos adeptos Sportinguistas nas redes sociais, demonstrando a sua natural indignação, prova que:
- O pedido de boicote de BdC não está a ser seguido, os jornais, nas suas diferentes plataformas, continuam a ser lidos total ou parcialmente.
- A estratégia é por isso claramente ineficaz. Eu por exemplo, não teria acesso aquele pedaço indecente de prosa se não fosse essa divulgação. E se tivesse lido não teria teria promovido a divulgação, mesmo comentando o assunto. Isso sim seria colaborar com a sem vergonhice e com um tipo de jornalismo (?) canalha, o que não farei. Só a simples menção já cumpre um dos objectivos base de quem promove este tipo de actuação: o clickbait, a divulgação do nome e por vezes até mesmo o de patrocinadores que nos são alheios.
- Tentar boicotar os média na era das redes sociais que debitam "noticias" é como parar um tsunami com a palma da mão.
- Não é fácil mas é cada vez mais claro que é preciso uma abordagem diferente em relação aos média em geral. Que quase nunca se deveria ficar pela reacção directa e sanguínea, como quase sempre tem sido. Algumas recomendarão a ignorância, quando os autores ou os temas não merecem um segundo do nosso tempo. Ou o sarcasmo e humor, pelas mesmas razões. O caso do Octávio, sim, merece uma manifestação vigorosa de repúdio que, felizmente, já a vi de quadrantes diversos que não apenas de Sportinguistas. É uma questão de gosto pela higiene e urbanidade.
- O Sporting tem que encontrar uma forma diferente de se relacionar com os média e de tornar essa relação proveitosa em seu favor, o que manifestamente não está a acontecer. Nunca foi boa, muito por culpa da inacção e mau fazer, mas parece mesmo que até piorou. Eles precisam de nós, nós precisamos deles até porque, como se vai provando, isto não vai lá com boicotes.
- O Sporting160, podcast onde participo, abordou no episódio desta semana precisamente a questão da comunicação. Pode ser ouvido [
AQUI]. Dificilmente poderíamos ter contado com melhor convidado que o Luis Paixão Martins, nome incontornável da comunicação e relações públicas. É um verdadeiro compêndio de boas práticas e criticas construtivas que merece toda a nossa atenção.
Mas qual pedido de boicote? o que BdC fez foi dizer se querem que eu deixe de publicar coisas no facebook, deixem de comprar a merda dos jornais desportivos e deixem de ver os programas de merda desportivos... Como eu, muitos já o fazem à anos, simplesmente continuo a ter acesso a essa informação, nem que seja através de escritos como o seu.
ResponderEliminarNa minha opinião, isto não mostra de forma alguma ineficácio ao boicote.
ResponderEliminarPrimeiro, o apelo era a não se comprar pasquins, ler pode-se ler. Agora dinheiro para este tipo de nojo, NÃO!
Segundo, falar dos artigos para os repudiar e mostrar o quanto vergonhosos são, também me parece de saudar. É mais um meio de mostrar aos Sportinguistas que ainda dão de comer a esta corja que está mais do que na hora de parar de o fazer.
Sobre o facto de ao se criticar e postar os artigos em questão estarmos a difundir a mensagem que queremos destruir, depende de quem posta e da forma que o faz. Se se decidir fazer como neste seu post e apenas colocar o nome do idiota, o que acontece é que alguém que não conheca ainda a história vai fazer um search e acabar por ir ler a noticia original e assim dar visibilidade e dinheiro a quem a escreveu. Se por outro lado, tivesse posto aqui um print da noticia, mostrava a podridão que é, mostrava a cara do jumento para todos sabermos quem é, mas não lhe dá a ganhar um tostão.
SL
O que este texto demonstra é exactamente o contrário do que pretende provar: A existência de redes sociais onde podemos difundir informação sem praticamente ir "à origem" (basta ir um e divulgar nos blogs sportinguistas= para dar a conhecer a notícia, ou o artigo ou o comentário a milhares de sportinguistas) só prova que existem meios de tornar eficaz o "boicote" às vendas de certos OCS, mantendo a capacidade de saber as mentiras que continuam dizendo sobre nós. Mais até: como, felizmente a maior parte dos bloggers leoninos prestam um extraordinário serviço de esclarecimento, na maior parte das vezes, os sócios e adeptos recebem, através deles, as notícias mentirosas e caluniosas ou a propaganda da cartilha, devidamente filtradas e desmontadas.
EliminarPOR ISSO e LENDO O SEU POST DIRIA QUE O APELO DO PRESIDENTE ESTÀ A SER BASTANTE EFICAZ!!
Permitam-me a minha ignorância.. Mas tendo em conta que "todos" dizem estar a cumprir o referido boicote, não lendo jornais, não acedendo a sites etc.. como têm acesso aos referidos artigos!?.. É praticamente impossível cumprir essa regra (e creio que nenhum sportinguista o faz). O cumprimento dessa regra não implicaria que se não há acesso à informação, logo, não há divulgação!? De que vale não adquirir jornais ou não visitar sites ou sequer ver televisão, se posteriormente vão aceder às informações disponíveis nas RS!? Essa questão parece-me incontornável!
ResponderEliminarComo sempre ouvi dizer: "Quem não se sente não é filho de boa gente". Os sportinguistas devem ter acesso às informações e devem ter o direito de responder "à altura e com dignidade" a elas. Devem poder defender o seu clube com a postura de um Leão: observar, analisar e responder na hora certa com assertividade e peremptoriamente.
Olhe, caro amigo. Eu, por exemplo, e relativamente ao texto em questão citado no post deste blog, soube dele através da divulgação do comentário extenso e arrasador de Nuno Saraiva sobre o referido texto editorial. E essa é a função do Director de Comunicação: estar a par de TUDO quanto se diz, escreve e publica sobre o Clube, os seus atletas ou os seus rivais. para poder depurar o que é mentira ou nos tenta insultar e rebaixar. Como vê, a não compra desses pasquins, não evita que nós estejamos bem informados sobre a porcaria que continuam a debitar. O OBJECTIVO NÃO É NEM NUNCA FOI DEIXARMOS DE ESTAR INFORMADOS. (Essa é a "leitura" que dá jeito ao SJ, ao CNID e à ERC, para poderem chamar ditador a BdC). O OBJECTIVO É FAZER A DEMONSTRAÇÃO DE QUE CONTRA NÓS FICAM SEM NÓS E SEM NÓS DIMINUEM AS RECEITAS!!!
EliminarJá repararam que o autor do texto do Blog afirma que não leu o execrável artigo de Octávio Ribeiro, mas que teve dele conhecimento através da sua ampla difusão em redes sociais afectas ao universo sportinguista? E tira daí a brilhante conclusão de que o pedido de boicote de BdC não está a ser seguido!? O problema está em pensar que BdC apenas pediu para deixar de comprar os jornais desportivos, o CM e o I para "parar de os alimentar". Não quis nunca ser nosso polícia do pensamento (essa é a propaganda da cartilha, expressa por vários colunistas e à qual o SJ, oCNID e a ERC deu guarida). Foi para isso o programa Verde no Branco da passada 5ª F": para demonstrar muito do que se passa na CS e que nós podemos saber disso sem ter que comprar os jornais ou aceder aos seus sites. Basta que haja uma rede de informação leonina, cuja existência o autor parece reconhecer, para nos mantermos BEM informados sem ter que andar a contribuir para o peditório do jornalixo.
Eliminar"O Sporting tem que encontrar uma forma diferente de se relacionar com os média" - como assim diferentes? Diferentes do presidente convidar jornalistas para tomar o pequeno almoço e gabar-se nesse mesmo repasto de ter posto o Proença na Liga (entre outras coisas que o audio gravado nos deu a conhecer)?!?
ResponderEliminar" e de tornar essa relação proveitosa em seu favor, o que manifestamente não está a acontecer." - como assim proveitosa? Não é suposto e suficiente esperar que os jornalistas sejam isentos e que não sejam a favor de ninguém?
Evito sempre ler esses jornalecos. Nunca compro e se vejo é online quando algo me chama a atenção (não é ignorando que deixam de te fazer mal!!). No entanto, é sempre de AdBlock ligado e por VPN para que seja um "page view" de lá de Singapura ou coisa parecida!
ResponderEliminarNão ganham com a pub. online e não conto para que mostrem aos publicitantes o seu target... a não ser que sejam chineses!
O acéfalo em causa só se serve do Gelson para tentar teorizar umas larachas sobre o estado actual do elevador social mais importante das Democracias - a escola pública. Um escroque a falar de valores éticos só dá vontade de rir. Mas é deste tipo de acéfalos que se alimentam os Trumps todos deste mundo. Sempre carentes de colinho.
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