A hora dos cínicos
A derrota da selecção nacional trouxe-me à memória a velha dialéctica entre o jogar bem e não ganhar e o jogar mal e ganhar. Um tema que ainda recentemente agitou a nação sportinguista após o jogo de Braga.
Foi a hora perfeita para o aparecimento das velhas clivagens. Os órfãos do sargentão, argumentando que nunca perdemos um jogo de qualificação. Os queirosianos atirando para cima da mesa uma exibição de luxo, como há muito não se via. Puro cinismo. Scolari nunca conseguiu fazer a diferença que se esperava de um campeão do mundo e o futebol de ontem é um passaporte para lado nenhum.
As coisas são mais simples do que parecem. A selecção não jogou assim tão bem como isso e por isso perdemos. Tal como em determinados momentos com Scolari, faltou-nos sempre qualquer coisa.
Jogar bem é não só chegar com maior frequência que o adversário à baliza deste. Jogar bem é fazê-lo em todo o campo, nos diversos momentos do jogo, quando se defende, ataca, recupera a bola, o fôlego e se desgasta o adversário. Quem o faz bem ganha ou pelo menos não perde.
Qual a diferença entre esta derrota e a nossa vitória em Braga? Em Braga não brilhamos a atacar mas fomos eficazes e a defender não falhámos. Ganhámos porque jogamos bem? Não. Ganhámos porque fomos melhores do que o adversário. Tal como os magnunsun´s ontem.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.