quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A terapia eleitoral

Um movimento chamado "Dar um rumo ao Sporting" está a recolher assinaturas com o objectivo de convocar uma AG com a finalidade de destituir a actual direcção. Esse movimento divulgou já ter conseguido o número de assinaturas previstas na alínea C, do artigo 50º, da Secção II, relativa às Assembleias Gerais. O mesmo movimento deu já conta também ter solicitado uma audiência ao presidente do Conselho Directivo, Godinho Lopes, para que, segundo os promotores "um processo de tão grande impacto seja levado a cabo da forma mais célere e saudável possível para o Sporting Clube de Portugal."

Dito isto, duas notas breves sobre esta iniciativa em particular :

Invocando os mesmos argumentos, não teria sido "mais saudável para o Sporting" ter solicitado previamente a audiência ao presidente, dando a conhecer a intenção de lançar a iniciativa e, depois de apresentada e ouvidos os argumentos de GL, ponderar sobre a oportunidade da iniciativa neste momento, mesmo continuando a crer na sua utilidade? 

"Dar um rumo ao Sporting" sem conter em si outra proposta que não apenas rápida destituição dos actuais corpos sociais não está a ser demasiado optimista numa solução de regeneração natural por via eleitoral, ignorando o que foram os resultados mais recentes de processos semelhantes?

Notas breves sobre esta situação em geral

Dizer que o Sporting vive um dos piores momentos da sua história é indiscutível e cansativamente redundante. O recurso aos clichés proliferam nestas ocasiões e um dos mais usados é que "as crises são oportunidades". Para que tal aconteça é necessário um prévio momento de reflexão para que se possam conhecer as suas causas, apontar diagnósticos e iniciar uma qualquer terapia. Ao invés o Sporting apressa-se a mais uma fuga em frente, à procura de um novo messias. Também ao invés do que seria recomendado, todos já possuem o diagnóstico certo, crendo na infalibilidade da terapia, ou na impossibilidade de ela poder significar o agravamento da doença. Confesso não me sentir assim tão seguro.

O multiplicar dos pareceres sobre a situação do Sporting deve ser já um case-study. Tudo se aproveita, desde que "dê jeito" para sustentar uma posição pessoal, mesmo que seja dito pelo "insuspeito" António Oliveira, ou por qualquer comentador desta praça conhecido pelo seu anti-sportinguismo primário. E o Pai-Natal, na quadra que deveria ser a sua por excelência, receberá, por certo, menos cartas, abertas ou fechadas, do que as foram já escritas ao Sporting, aos seus sócios e aos seus dirigentes. 

A minha cada vez mais profunda descrença nas soluções originadas por este tipo de respostas aumenta. Todos os que podem constituir uma alternativa parecem ter um projecto pessoal como solução, descartando a força responsável pela grandeza do Sporting: a força do seu associativismo. Por isso hoje a culpa é "inteiramente e só de Godinho Lopes", como será apenas e só dos que os substituírem. 

Tomás Aires dizia este fim-de-semana que a culpa era da "monarquia que se instalou". Não há forma menos inteligente - talvez haja, mas não conheço nenhuma monarquia de referência que eleja o seu rei - e mais desresponsabilizadora do que foram as decisões dos sócios em AG´s eleitorais , ordinárias e extraordinárias.

Aquilo que desejava ser apenas uma pequena introdução ao texto do Tiago, (um sportinguista que vive ao longe  a sua/nossa paixão, que muito prezo e que faz o favor de me deixar canibalizar os seus textos) vai já longa. Espero que ele mereça a vossa melhor atenção porque vale mesmo a pena ler: 


Timescape é um livro de ficção científica escrito em 1980. Escrita pelo professor de astrofísica e escritor Gregory Benford, é também considerada o seu livro mais famoso. Diz quem leu que é inteiramente merecedor do Prémio Nébula, prestigioso galardão outorgado pela Associação de Escritores de Ficção Científica dos Estados Unidos. O tema é um clássico do género: o paradoxo da viagem no tempo e a esperança numa regeneração de erros do presente graças a uma comunicação com o passado. E para além disto tudo, consegue a proeza de conter a explicação do debate que parece apoderar-se do sportinguismo.

Diz Benford no seu livro que "a paixão é inversamente proporcional à quantidade de informação disponível". Esta afirmação, recuperada por estudiosos dos forums de internet e das flame-wars com o nome de Lei da Controvérsia de Benford, torna-se ultimamente certeira e incontornável, ao fim de poucos minutos de contacto com sportinguistas em blogues e redes sociais em dias de jogo. O volume das conversas, a agressividade das críticas, assim como a aparência transgressora das vias propostas, eleva-se à medida que a capacidade de compreender e aceitar os resultados e a qualidade das exibições da equipa de futebol.


A paixão surge aqui como um termo bem abrangente, já que se dispõe a incluir todo o tipo de ímpetos desde que vestidos de verde-e-branco, mas nao o suficiente para abranger a prudência de querer mais informação antes de sucumbir à reacçao acalorada. O ruído gera a sensação de utilidade e voluntarismo diante dos problemas, reforça a auto-estima ao projectar a ideia de sentido crítico e não é por acaso que os picos de audiência e participação sportinguista na rede sao bem superiores quando o Sporting perde do que quando ganha.


Um dos problemas é a opacidade. É complicado saber como funciona e por quem funciona um clube de futebol e ainda mais um clube que não ganha nem corresponde às expectativas dos adeptos. Ainda mais neste caso, dizíamos, porque a circunstância pede urgência e a urgência restringe quase sempre as condições e factores a ter em conta. Um paradoxo curioso, já que se um problema requer solução urgente, um caminho para a solução ideal seria contemplar-se o maior número possível de contributos e ideias.


É neste ponto que a paixão se converte sobretudo numa fé, e eis que o Benford se percebe melhor. A fé grassa onde falta o conhecimento, nao é preciso ser ateu para reconhecê-lo. Fá-lo à falta de uma explicação assente em dados objectivos e da frustração na hora de obtê-los. E é particularmente sensível porque é justamente de fé que alguns adeptos mais prudentes sao acusados quando não alinham nesta estranha forma de paixão. O caso em concreto é o da fé numa panaceia que vai secando lentamente todas as outras hipóteses: a das eleições como esse acontecimento que vai salvar o clube daquilo que o tem acometido.


Um caso de fé porque, voltando a Benford, a paixão em prol das eleições nos blogues e nas redes é inversamente proporcional a qualquer informação sobre um processo participativo concreto que dê origem a um novo projecto e a novas eleições. Esse processo, que aliás está previsto nos estatutos do clube, seria mais saudável, obra de tempo melhor empregue do que o ruído gerado de e para as redes sociais, sendo que aqui se poderia incluir também outros quadrantes de intervenção de sportinguistas mais ou menos (ou nada) notáveis. Por enquanto, é pensamento único e cerne de um debate fica sempre um pouco mais estéril ao reduzirem-se as ideias a contemplar, na hora de abordar o que pode melhorar no Sporting. 


E é complicado melhorá-lo, pelo menos desde o mesmo campo de debate virtual e da mentalidade desportiva que o coloniza, mais preparados para o efeito especial, o soundbyte e o fragmento do que para a permanência, a cooperação e talvez um trabalho um pouco mais consciente da sua ignorância. E como diz outra lei, neste caso o primeiro Corolário de McCandlish, a possibilidade de mudança de assunto de uma discussão, sendo esta mudança para melhor, é inversamente proporcional à qualidade do conteúdo anterior a essa mudança.


Felizmente para o Sporting, nem nós temos que acreditar nisto tudo, nem a vida do clube se resume aos teclados do computador de alguns adeptos, nem o próprio Stanton McCandlish se esqueceu, com o seu colega Bryce Wilcox, de acrescentar um Paradoxo ao seu conjunto de corolários: a degeneração de uma discussão pode teoricamente ser prevenida ou revertida se for citada a Lei de Wilcox-McCandlish.

119 comentários:

  1. Interessanta que, apesar de tudo, aqui também se fala se fala e não vejo ideias para sair disto.

    A quem pede eleições pedem que digam o que vai resolver estas a esta altura.

    mas para quem acha que não é momento de eleições gostaria de ideias concretas de como sair disto. É que esperar um clique não é razoavel.

    Não sei se repararam, mas a situação está dificil.

    ResponderEliminar
  2. O caos é este dejavu colocado no post anterior e que nunca vem de fora. Ninguém quer resolver nada.

    http://videos.sapo.pt/WRfs1kDPfTFcwcS74lRu

    ResponderEliminar
  3. Nem sei o que escrever, tudo o que se escreve por esta net fora é muito interessante, seja a favor de eleições seja contra as eleições.

    O que eu vejo é que não existem melhoras para breve e isso preocupa-me, dizem que é impensável a luta pela manutenção, mas eu já vi tantos clubes grande desceram de divisão que já não digo nada.

    uma das coisas que não me saem da cabeça é: E para o ano renovo a Gamebox ou continuo a ir a Alvalade e ver futebol deprimente e continuo a ler e a ver o Sporting a morrer.

    O melhor é mesmo poupar os cerca de 400 euros por ano com Sporting e esquecer este grande amor, sim porque os grandes amores também se podem esquecer. Vai custar muito mas não sei mais o que pensar ou fazer.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Valdo,

    Com esse comentário fico com sérias dúvidas que tenhas lido o post na íntegra.

    ResponderEliminar
  5. Aqui não se trata de saber se se encontra um novo messias ou não... o que se trata é de fazer uma avaliação concreta...
    GL, supostamente teria um projecto, que no que diz respeito ao futebol profissional, era baseado em Domingos,C Freitas e L Duque. Foram saindo 1 a 1... O SCP está na pior situação desportiva e financeira da sua história e um lider é e deve ser sempre responsabilizado...

    Mais do que GL, esta apatia de todos os Sportinguistas está a matar o SCP...

    GL, se tivesse um pingo de vergonha na cara já se tinha demitido... nem que depois fosse para se recandidatar de novo e deixar os sócios decidirem.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Fosse quem fosse o actual presidente devia ter começado por fazer o que está a fazer agora GL. O 1º problema é que quem o anunciasse nunca ganhava as eleições. E um problema ainda maior no SCP é que nunca há tempo para nada, independentemente das coisas até estarem a ser bem feitas, como todos já podemos comprovar e ainda não foi assim há tanto tempo. E foi este problema maior que se sobrepõe sempre até aos resultados que inviabilizou também qualquer hipótese de sucesso da estratégia inicial, que passou pelo choque competitivo a que todos assistimos. O dever de dar mais tempo a Domingos é hoje um facto. Dar mais tempo a GL é mais que um dever é uma obrigação e ainda bem para o SCP.

    José Mascarenhas, 2013

    ResponderEliminar
  7. a parte que eles esquecem é que na basta ter uma maioria simples para as eleiçoes irem avante, precisam de 75% e antes disso do dinheiro para realizar a AG

    ResponderEliminar
  8. "Dar mais tempo a GL é mais que um dever é uma obrigação e ainda bem para o SCP."

    É realmente uma obrigação. Mais que isso até...é um castigo ao proprio Sporting. Ainda não vi aqui ninguem dos que defendem este presidente dizer-me por factos e argumentos explicitos aquilo que de bom o homem fez. Por oposto, dizem sempre que eleições antecipadas vão criar instabilidade e caos. Como se aquilo que vivemos não é mesmo um caos e instabilidade. Acho que precisamos sériamente é de um Big-Bang no universo Leonino para ver se acordamos para a vida. Este Sporting não é nada....

    Lda

    Quando li Bendforf ainda pensei que ias falar de futebol inglês. Ainda não consegui perceber essa tua aversão a tudo o que possa perfilar-se como opção a este fraco presidente ou acções que visem destituir-lo. Se estão assim tão confiantes, em assembleia geral votem na sua permanencia. Vai servir até de voto de confiança ao presidente!! Em oposto é o BdC que é uma nuvem negra , é o Baltazero , é o grupo que apenas quer derrubar o presidente mas não tem ideias, é o não haver candidatos....

    Ou seja tudo o que não for este presidente é o caos....

    Há na história europeia nos ultimos 100 anos um lider fantastico que levou a sua nação a todo o lado e a lado nenhum....suicidou-se num bunker. E tambem ele era visto como o LIDER. Desculpem a comparação com o pior criminoso da historia da humanidade. Apenas quero comparar o que a cegueira pode provocar. Sem querer ofender acho que olhamos muito para os nomes mas temos olhado muito pouco para o Sporting. Esse sim devia ser a preocupação....

    SL

    ResponderEliminar
  9. Com que então o individuo dos super dragões teve tratamento vip em Alvalade?

    Está bem sim senhor.

    ResponderEliminar
  10. Eu já li algures que para essa AGE ir avante com o fito (outro que não o Rinaudo) de destituir a direcção, terão que ser os próprios assinante a bancar as despesas, alguem pode clarificar isto?

    ResponderEliminar
  11. Que venha a AGE.

    Eis o q vai (+ provavelmente) acontecer. A destituição é votada, não tem maioria qualificada, continuamos tds (ainda mais) à batatada e eleições népia. Nem agora... nem dps... Pq GL poderá sp argumentar legitimidade (que lhe recusam desde 11 de Março) após essa AGE!

    Resumindo e concluindo: quem promove a AGE poderá estar a 'organizar' um evento contraproducente em td, incluindo as suas intenções.

    Será que pensaram nisso? Ou a maluqueira e a pressa de eleições antecipadas e o contar com o ovo no cu da galinha, não dão para mais?

    Vale a pena o risco? Então, avante, camaradas, força nisso!... Por mim, td bem.


    Benford... Uma vergonha que um fã de ficção científica como eu (cinema, literatura e BD) ainda não conheça a obra que o Tiago referencia... :)

    Foi preciso o SCP entrar numa crise sem precedentes... Até nisto o SCP é bom, caraças! Podemos sp enriquermo-nos culturalmente.

    Obrigado, Tiago.

    SL!

    ResponderEliminar
  12. Virgilio

    Nem todos os Sportinguistas(eu incluido) fizeram guerra ao nóvel presidente quando este entrou em funções. Estava lá na noite das eleições e não me revi em nada naquilo que aconteceu com tentativas de agressão a Godinho Lopes. Nunca pensei poder ver aquilo que presenciei. Sai dali ferido no meu Sportinguismo pois a minha maneira de ser não se coaduna com acções daquele tipo.

    Respeitei os resultados mesmo com todas as suspeições sobre ele lançadas. Continuei a pagar quotas, renovei o meu lugar e lá estava jogo após jogo em Alvalade para puxar pelo meu amor. Mesmo com todos os erros cometidos e sobretudo a renovação de Sá Pinto e mesmo com a desilusão da Taça de Portugal voltei a repetir o ritual de principio de época. REnovação e acompanhar o mais possivel o nosso futebol.

    Ao fim de ano e meio de GL, constato que a minha paixão está desbaratada e que cada vez menos me importa o mal que estão a fazer ao Sporting. Noutros tempos encheria o Sangue Leonino de post a pedir sangue e guerra.

    Se ainda vou comentando aqui é na esperança que algo aconteça pois com GL o futuro está garantido....a morte.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Mike, espero que não leve a mal, mas vou pedir ao Leão de Alvalade para apagar o seu comentário...

    ResponderEliminar
  15. Miguel,

    O q me faz confusão é isto: quem defende eleições JÁ, apresenta-se com a certeza absoluta de que isso é o melhor para o SCP! E eu, mt sinceramente duvido.

    Aliás, a única certeza que tenho é esta: não tenho certeza de nada e, nesta altura, não sei o que será melhor para o SCP. Mas por razões q já expliquei anteriormente, não me parece que esta precipitação e ânsia toda em eleições, traga algum benefício concreto ao SCP.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Estamos satisfeitos? É para continuar?

    Estou a ver que sim e ainda bem, porque desta forma o cumprimento das regras de fair-play financeiro para acesso às provas europeias deixa de ser um problema.

    Em frente Sporting!

    ResponderEliminar
  17. O texto de Benford também se aplica a Jorge Gonçalves? E a outros tantos na história?

    O debitar de muito lirismo não esconde o que quer que seja.

    Numa coisa concordamos, as eleições não resolvem nenhum problema, o problema é que temos de passar por elas para ficar a conhecer possíveis soluções.

    Leão de Alvalade em vez de procurares projetos fora do âmbito da atual direcção, por favor explica aos mais distraídos, como eu, qual o projeto atual para o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  18. Miguel Damas,

    O que GL fez de bom: pavilhão em Odivelas, alteração dos estatutos (já se pode votar à distancia, também), andou por todos os nucleos do país fazendo as pessoas sentir-se mais dentro do clube, abriu academias em outros países de forma a podermos captar talentos lá fora, voltaram modalidades que tinham sido fechadas e outras que não existiam e finalmente o projeto da equipa B e do canal SCP que abrirá para o ano.

    ResponderEliminar
  19. O que vem a seguir não sei mas o presente sei que não quero. Estes pseudo - moralistas vêm com estas lenga lengas para enganar o povo. Eleições já antes que seja tarde, quante mais se prolongar esta podridão mais o clube sofrerá!

    ResponderEliminar
  20. "O q me faz confusão é isto: quem defende eleições JÁ, apresenta-se com a certeza absoluta de que isso é o melhor para o SCP! E eu, mt sinceramente duvido."

    Virgilio,
    Eu defendo eleições e não tenho a certeza se o próximo acaba ou não com o SCP. Na era JEB todos dizem que era o pior de sempre e nas eleições ng acreditava que o próximo ia ser pior... MAS TÁ A SER 10X PIOR e em tudo!

    Eu não sei quem vem, mas sei que quem está NÃO SERVE! Quem está só enxovalha o Sporting, só trata mal o Sporting e ainda se dá ao luxo de elogiar a pessoa que mais mal fez ao Sporting em toda a sua história (e aqui mandei um vómito enorme!). Somos gozados por tudo e todos e este gajo abre a boca e ajuda os inimigos.

    ME FRENTE SPORTING!

    ResponderEliminar
  21. O complexo de Odivelas já está a ser utilizado pelo Sporting?

    ResponderEliminar
  22. Mike portugal

    O pavilhão não devia ter sido construído em Alvalade? O aluguer esta em dia? Academias noutros países para captar talentos....gastando 50M em quase 30 jogadores novos?
    Passear nos núcleos é coisa boa? O anterior até tocava maracas.....

    O voto á distancia é sem duvida alguma a coisa mais positiva. No resto estamos conversados.....

    SL

    ResponderEliminar
  23. Miguel Damas,

    looooooooool
    Eu já sabia que ias conseguir encontrar alguma coisa de mal nas coisas boas. Mas eu respondi mesmo só para ver o que é que tu conseguias inventar. Quem não quer ver bem, nunca vê.

    ResponderEliminar
  24. Continuem a apoiar os dirigentes do Sporting que metem super-dragões (assassinos que já agrediram Sportinguistas! ) com tratamento vip em camarotes do nosso estádio...

    http://www.sportingapoio.com/dragao-macaco-com-tratamento-vip-no-estadio-de-alvalade/

    ResponderEliminar
  25. J.

    Eu escrevi "Eleições, JÁ". É isso que defendes?

    Eu não estou, nem deixo de estar contra eleições... Aliás, a minha vontade é mt pc importante e nem sequer é para aqui chamada, até pq, como disse, já nem sei o que pensar neste momento. Estou é convencido que 'isto' a continuar como está, só pode acabar em eleições antecipadas... Independentemente de movimentos. O que defendo é que é preferível que essa 'transição', a acontecer, se processe de uma forma o menos traumática e o mais sustentada, pensada e organizada que for possível. Acho que é preferível que aconteça assim. Repara que esta acção da AGE (que apesar de reunidas as assinaturas necessárias à sua convocação, ñ sabemos ainda se se concretizará) poderá 'lixar' quem quer eleições JÁ e quem quer... mais tarde, por se ter avançado de uma forma precipitada. É isso que eu digo.

    De resto, mantenho que não sei o que trará o futuro, nem do caminho mais certo para o SCP trilhar de forma a melhorar a actual situação...

    Proponho-te este exercício: imagina que a AGE vai para a frente. Os resultados possíveis são 3 (julgo que o que RIGA diz está correcto: é necessário maioria qualificada para que a demissão do CD seja efectiva…):

    1) Maioria qualificada - destituição dos actuais OS;
    2) Maioria simples - manutenção dos actuais OS;
    3) Sem maioria - manutenção dos actuais OS.


    Cenário 1 – Movimento sai vitorioso. Avançamos de forma precipitada para eleições. Com os riscos inerentes a esse facto.
    2. Ficamos como estamos agora. Com os dois lados da barricada a clamar vitória.Conseuequência
    Perdeu-se tempo e a divisão / guerra civil piora…
    3. GL sai vitorioso e, em caso de continuarem, os resultados desportivos negativos, existirá menos ‘peso’ ou ‘pressão’ para que se demita, uma vez que se sentirá duplamente ‘legitimado’ após vitória nesta eventual AGE.

    Abç

    ResponderEliminar
  26. É obvio que os sportinguistas que quiserem ver, conseguem ver que algumas coisas foram feitas. Se quiserem ser sérios vão perceber que nem tudo o que GL fez, foi mal feito.

    O problema do Sporting radica nos dirigentes que entram no Sporting com intuito de protagonismo próprio ou na procura de que o clube lhe conceda algo mais. Infelizmente só uma minoria vai com o intuito genuíno de servir o clube e colocar os interesses do clube á frente dos seus.

    Há muitos anos que se debate o Sporting nas redes sociais, nos núcleos, nos Congressos e em muitos lados. Mas parece-me que do debate não saiu nenhuma luz, mas sim mais trevas.


    As sucessivas eleições; em catadupa, nunca trouxeram candidatos com verdadeiros projectos ou seja projectos altamente estruturados e com definições para o presente e para o futuro a médio e longo prazo. Um projecto de clube nunca pode ser construído para o presente, porque esse já passou...
    Os ziguezagues foram constantes e quem sofreu com isso foi o clube e nunca os eleitos.

    A maioria dos sportinguistas não gosta da palavra UNIÃO, mas é o que falta cada vez mais no clube.
    Há alguns anos entrei num blogue como Editor e um dos primeiros post versava mesmo sobre esta palavra e hoje ao rever o que escrevia há anos atrás, mais convencido estou que os meus apelos faziam todo o sentido na altura e hoje ainda seriam muito mais actuais.

    Será assim tão complicado cada um dos sportinguista abdicar dos seus princípios e ideias e tentar convergir colectivamente para " a salvação" do Sporting Clube de Portugal.
    Para isso muito contribuiria a tentativa de não causticar os dirigentes passados, presentes e futuros.

    Coisas como:
    - O Sporting somos nós
    - Devolvam-nos o Sporting
    - Queremos o nosso Sporting
    - etc,etc,etc...

    Nunca farão sentido se não forem interpretações colectivas. Não consigo conceber o Sporting do A, do B, do C e do D. E ainda menos quando o A enxovalha o B e o C diz cobras e lagartos do D e assim sucessivamente.
    Custa-me sobremaneira este tipo de discurso vindo de vários quadrantes e obviamente não me estou a referir a blogosfera e outras coisas do género.

    PS: Mais que em qualquer outra altura é agora a altura de perguntar-mos:
    - O que posso fazer pelo Sporting?
    Podemos e muito, basta só nos querermos...

    ResponderEliminar
  27. Miguel,
    Da minha parte não há qualquer aversão a ninguém em particular e não sou nada inclinado a cultos de personalidade. Tenho é sérias dúvidas que a solução passe por eleições. Tenho sérias dúvidas que o Sporting saia reforçado. As dúvidas parecem-me legitimas.

    Num momento em que toda a gente tem muitas certezas eu tenho muitas dúvidas e é isso que partilho aqui hoje, sem dar conselhos a ninguém.

    O artigo e extenso e creio que poucos o lerão até ao fim. Ele contém algo que para mim é muito importante e até crucial na vida do Sporting:

    Não faria mal um pouco mais de cooperação e comunicação internas ao invés da obliteração permanente. Mais compromisso com o bem comum do que com a necessidade de validar as visões pessoais.

    E essas obrigações/necessidades não se esgotam no pagar as quotas, ir aos jogos nem são exclusivas dos adeptos o dos corpos sociais. Lirismos, como aqui alguém já classificou, mas são esses "lirismos" ou a sua ausência que contribuirão para sairmos mais depressa da actual situação ou mais devagar.

    Isto não é o mesmo que dizer que não quero eleições, que as temo - porque haveria? - até porque as acho inevitáveis a manterem-se os actuais resultados.

    E aqui é está a raiz da actual crise que não será debelada sem mudar esses mesmos resultados. E para lá chegar vai ser preciso mudanças de fundo no futebol que não sei se GL e quem o substitua terão coragem para fazer. E não, não estou a falar de um cheque e uma vassoura...

    Nas actuais circunstâncias - financeira, divisão interna, e equipa sem resultados - a nova direcção estará a ser contestada ainda antes da próxima época começar e não faltará muito para estarmos outra vez a viver uma situação semelhante.

    Mandar GL para casa é retirar-lhe a responsabilidade de resolver ou pelo menos atenuar a situação de que é o último responsável.

    Quanto aos conselhos relativamente ao que devo fazer em sede de AG, parece-me que somos todos já grandinhos para isso, eu não tos daria.

    A comparação que fazes acho muito infeliz. Como alguém aqui dizia ontem, não podemos recriminar o gajo dos pneus quando nós conseguimos dizer sempre algo muito pior.

    ResponderEliminar
  28. Mike portugal

    Sabes onde é que esse loooooooooool colava? Desmente lá aquilo que eu disse. Desmente!! O pavilhão prometido foi Odivelas? Com os cargos inerentes a tudo aquilo que acarreta e ainda levando com lampiões tb a treinar lá? Ja que sabes tanto diz me lá se os pagamentos estão em dia....
    Tanta patranha com as academias. Estou mesmo a ver um Caril a exibir-se com o jersey principal da nossa equipa. Se nem o melhor jogador indiano é titular na B.....

    Vamos falar de coisas sérias ou vamos falar de passeios??! É engraçado ter os núcleos na mão não é ? Principalmente quando estes nem sabem da missa a metade.

    Continuo a ver toda a gente preocupada com eleições e estabilidade. Este rumo que seguimos é estável e correcto? Estamos a falar do futebol leonino e vcs vêm falar de núcleos e passeios???!!!! Sinceramente....

    ResponderEliminar
  29. Lda

    Em ponto algum sugiro ou dou conselhos em relação ao que fazer em AG. Falei no geral. E falei numa perspectiva de em caso de ter um voto de confiança os restantes (que estão contra) meterem a viola no saco.

    Quanto a comparação infeliz. Acho que a semana passada o senhor da comparação infeliz dizia que quem não estava com ele era anti-sportinguista. Para mim esse senhor esta a levar o clube a ruína. Aquilo que tu pretendes é ver ele assumir ou ser responsável pelo quê?pelo mesmo que os anteriores foram responsabilizados ? Simplesmente fizeram a burrada e desapareceram do mapa leonino. Este fará o mesmo no dia que for destituído ou se demitir. Em todo o caso concordo ctg que quem vier não poderá vir com uma pá e uma vassoura. Mas terá que ir beber ao ADN leonino para poder sobreviver. E fazer isso é assumir que nos próximos 5-6 anos não se luta para ser campeão. (Tal como agora mas com um trabalho de fundo e com futuro a ser feito)

    ResponderEliminar
  30. Miguel, esta é a minha visão do que acontecerá com a marcação em breve de eleições antecipadas.

    Vamos supor que a AGS é marcada ainda este mês ou no próximo e posteriormente agendadas eleições em Março.

    Logo após o final da AGS, o actual presidente perde toda e qualquer margem de manobra para negociar créditos com banca, credores e eventuais investidores. Desse momento para a frente terá de viver com aquilo (o que não está já hipotecado...) que receba mensalmente.

    Como consta que há avais pessoais e talvez créditos para receber, Godinho irá procurar vender jogadores em Janeiro para saldar essas contas. O eventual reforço da equipa virá da equipa B, conseguindo desestabilizar o único campo onde ainda damos luta.

    Em Março já o clube estará, muito provavelmente, em incumprimento com alguns atletas. É eleito novo presidente.

    Dois cenários:

    1- Godinho refez a sua lista e é reeleito. Retoma os créditos anteriores, desenterra contactos, terá de rererefazer a estrutura e a equipa de futebol.

    2- É eleito um novo Presidente. Rapidamente tem de liquidar as dividas a curto prazo, ganhar confiança da banca, credores e iniciar contactos para novos investidores.

    Pré-época, seja qual for o cenário anterior a lista eleita gastou os fundos que reuniu para fazer face ao dia-a-dia do clube até ao fim da época, após ter ficado sem crédito de tesouraria durante o periodo eleitoral.

    A nova época é preparada com reforços pontuais e comprados aos bocadinhos. Falhamos o acesso à Liga dos Campeões, o primeiro jogo dá empate e já se ouve contestação ao actual treinador.

    Agora é só começar a ler o texto de inicio...

    ResponderEliminar
  31. Para ir para novas eleições, com ou sem o actual Presidente, o Sporting deve estar num ambiente muito mais equilibrado.

    Com o clube em frangalhos só se acentuam mais os problemas para quem tiver de vir dar continuidade ao clube.

    ResponderEliminar
  32. Em todo o caso, as minhas desculpas. Esta é a tua casa e eu não tenho a legitimidade de te insultar. Sou eu que estou a mais nesta corrente e a discussão ainda por cima com sportinguistas so me deixa mais triste e revoltado ,tornando-me volátil e a disparar para todo o lado.

    SL

    ResponderEliminar
  33. Infelizmente ano após ano, continuo a ver as mesmas insinuações e as mesmas conversas que nada acrescentam. Fazer insinuações graves sem poder provar... Nem vou descrever o que isso configura mas...adiante.

    Como todos sabemos o Sporting precisa de um projecto sério e baseado em honestidade ou seja um projecto que não prometa o que todos nós sabemos que nunca irá ser cumprido e sobretudo que não acente em megalomanias.
    O ideal seria um projecto que não estivesse tão dependente da bola que bate na trave ou do golo que se falha de baliza aberta.
    A situação deve ser tão grave; e não posso dizer que é mais ou menos grave porque não possuo todos os dados, que será de todo impossível implementar esse projecto.
    Mas teremos de tentar e para começar seria bom que os dirigentes que fossem eleitos em novas eleições tivessem a coragem de admitir que o Sporting não vai lutar para o titulo nos próximos 4 ou 5 anos.
    Depois seria benéfico que fizessemos uso do que de melhor temos: a formação de jogadores.
    Não quero aqui lançar nenhum projecto, nem tenho conhecimentos profundos do clube para tal, mas gostaria simplesmente de tentar contribuir para a solução na medida do que me for possível.



    ResponderEliminar
  34. J. e Miguel:

    Caso aconteça o cenário 1 que antecipei em caso de AGE, notar o que se segue com os dois cenários pós-eleições que o LMGM antecipou...

    Ultima nota (cuja ideia já repeti em anteriores comentários) - Nem que Jesus aterrasse em Alvalade (o Cristo, não o Jorge) como novo líder do CD, esta equipa começava a melhorar e a jogar futebol decente assim de repente. Logo, a crise desportiva em que nos vemos mergulhados, não melhorará caso haja eleições. Só melhorará se equipa técnica e jogadores começarem a trabalhar melhor e a produzir mais (pontos)...

    ResponderEliminar
  35. Miguel Damas,

    Falar de coisas sérias nunca é contigo, porque tu respondes sempre de forma se não insultuosa, no mínima desonesta intelectualmente. Acabou a discussão.

    ResponderEliminar
  36. LMGM

    Há uns tempos , sentado a mesa com Sportinguistas , dizia (eu) que a única maneira de o Sporting sair desta crise e poder ter futuro era dar 5 passos atras , apostar na formação com bons treinadores e scouting. Potênciar os jogadores para estes passarem pela B e subirem a equipa principal. (A equipa B foi a melhor coisa desta direcção Mike Portugal , a bocado esqueci-me, por isso a César....) um candidato integro teria que dizer isso aos sócios. E não andar a prometer jogadores e fundos de maneio que não resolvem nada. Gastamos 50M em jogadores para logo de seguida os vender as fatias para pagar tesouraria. Agora em défice e com os jogadores desvalorizados onde iremos buscar mais valias ? Um ciclo vicioso que foi agravado nesta direcção. A mim revolta-me mais este presidente ter assente a sua eleição em 2 personagens que são um bluff completo mas que eram vistos como "ídolos" por alguma massa associativa. A mim mais que eleições e candidatos interessa-me o rumo a levar. Voltando a conversa que referia, dizia-me um amigo que se apostássemos so em miúdos ninguém iria ao estadio. Se a mensagem passar não haverá quebras. O problema é vivermos na mentira e logro. Mas será o único caminho para sair desta crise financeira . Porque a marca é forte e voltara a vender.

    ResponderEliminar
  37. "não conheço nenhuma monarquia de referência que eleja o seu rei"

    Eu não conheço democracias em que votos de pessoas diferentes tem valor diferente...

    Se é para rebater exemplos "idiotas" vamos ser idiotas até ao fim caro Leão.

    Z

    ResponderEliminar
  38. Caro Zandonaide,

    "Se é para rebater exemplos "idiotas" vamos ser idiotas até ao fim caro Leão"

    Pois, assim me parece, não me lembro de ter dito alguma coisa sobre esse tema em particular.


    ResponderEliminar
  39. Miguel, já houve diversos candidatos assim, tiveram, normalmente, entre 1% a 3% dos votos...

    A escolha dos sócios é sempre a quimera do sucesso rápido. Eu sou um dos que continuaria a contratar, Duque, Freitas e já agora Ribeiro Teles por exemplo.

    Não porque os ache a última coca-cola do deserto, mas comparando com todos os outros antes e depois foram sem dúvidas os melhores.

    Também falham, sim. Comem comissões, sim. Freitas não é Sportinguista, sim. Mas mesmo assim fizeram trabalhos muito superiores a outros. Eu sei que tu não concordas com isto, não precisas de fazer a lista de flops e as poucas vendas, eu também as conheço, mas as alternativas foram escabrosas...

    Godinho para mim, neste momento terrivel está a falhar na comunicação, falhou o modelo inicial e ainda não disse claramente o, como, quem e porquê.

    Como, com que meios vai recuperar o futebol do clube.

    Quem, vai ser a Direcção da SAD, Futebol e Técnica.

    Porquê, que essa estrutura e modelo vão devolver o sucesso ao clube.

    Devia também estar aqui o quando, mas como eu sou do Sporting e não do Sporting Campeão, se os anteriores forem bem implementados e tiverem uma prespectiva de evolução e crescimento o Sporting Campeão é uma inevitabilidade.

    ResponderEliminar
  40. Caro Leão de Alvalade

    O exemplo está no seu texto. É um excerto. Alongando-me um pouco mais, devo dizer que a "ausência" de democracia nos nossos estatutos coloca (infelizmente) o nosso clube mais perto de uma monarquia do que de uma democracia. Podemos continuar a brincar com palavras se quiser.

    Z

    ResponderEliminar
  41. Z,

    O q pretende com isso? Mudar os estatutos antes das eleições? Mau... então se calhar temos de pensar é em adiar eleições ao invés das antecipar! LOL! É que concordando com o principio de 1 sócio = 1 voto, ainda recentemente se caminhou nesse sentido, esbatendo-se as diferenças que existiam nos estatutos e nas quais não se mexiam desde... Alguma vez tinha sido alterado?

    Perante isto, uma conclusão: O 'monarca' mais democrata (ou menos monarca, se preferir) acaba por ser o tão odiado...GL...

    Como diria o outro: e esta, hein? :)

    ResponderEliminar
  42. Acho o título e o post muito bons.Já tivemos a terapia da mudança do treinador,agora é o CD.

    Já se percebeu que eleições este ano não vão modificar os resultados desportivos.
    Os proponente da destituição precisam de 50 a 60 mil euros para os custos da AG,que vão agora recolher(http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=2942271).

    Se houver um verdadeiro candidato,como penso que há,por detrás deste movimento,esse valor é insignificante em função dos apoios financeiros que terá que ter.

    Mas isso não impedirá que o processo se arraste(prazos estatutários) e no fim se calhar não há resultados(penso que para a destituição são precisos 2/3 dos votos,diria que é muito difícil).

    Num comentário anterior disse que preferia a existência de um consenso alargado a eleições.
    O Sporting está numa situação gravíssima do ponto de vista desportivo.
    Só com alguma paz e união as coisas poderão melhorar.

    Será necessário um consenso alargado que poderia ser alcançado p.ex. através da reunião dos candidatos às últimas eleições.
    Esse consenso poderia traduzir-se na marcação de eleições antecipadas para a próxima época desportiva,em data a combinar(Nov. podia ser uma boa altura).

    Desse modo todos teriam tempo para presentar as candidaturas, a direcção teria que apresentar resultados e deveria haver um clima mais favorável para o aparecimento de resultados desportivos.

    Mas GL tem muita culpa neste clima,para além dos resultados desportivos.
    Qual é a verdadeira situação financeira?
    Quando termina a reestruturação da SAD(há ou não Manager)?
    Qual o projecto desportivo?
    Qual o projecto financeiro?Há(haverá) investidores?
    Tem que explicar.
    E não é no C.Leonino,é aos sócios e adeptos em geral.
    As respostas já deviam ter sido dadas.
    Cada dia que passa neste silêncio ,o problema aumenta.

    PS:as eleições no Verão prejudicam a preparação da época desportiva,daí não achar uma boa altura para realizar eleições.

    ResponderEliminar
  43. MF, se a situação desportiva não se inverter até Março... não vai ser necessária nenhuma AGS...

    ResponderEliminar
  44. Caro Zandonaide,

    Não gostaria de introduzir aqui um novo tema para não desviar a atenção sobre o actual, que já tem pano para mangas.

    Mas posso-lhe adiantar que a majoração dos votos me provoca sentimentos mistos:

    1- Não me sinto enganado, os estatutos já eram assim quando entrei para sócio. Não tem havido o entendimento necessário para o mudar para 1 sócio/ 1 voto, embora já tenha havido uma mudança, precisamente durante este mandato.

    2- É meu entendimento pessoal que deveria haver uma outra forma mais equilibrada de valorizar a antiguidade.

    ResponderEliminar
  45. LMGM,

    Infelizmente e a contragosto,tenho que concordar.
    Mas é uma situação incrível,impensável.
    Temos que melhorar.

    ResponderEliminar
  46. Virgílio,

    Ser intelectualmente desonesto não é bonito. Como sabes GL não propôs 1 sócio um voto. As diferenças continuam muito significativas.

    Podes estar a tentar dizer que GL fez o que nenhum "monarca" fez até hoje. Eu chamo a isso atirar areia aos olhos dos sócios.

    Fiquei emocionado por teres vindo a terreiro defender o teu colega de publicação. Fica-te bem... Mas acho que conseguem melhor... vá... força!

    Z

    ResponderEliminar
  47. Z,

    Desonesto é colocar palavras nos outros. Transcreve onde eu disse que GL defendeu 1 sócio = 1 voto e continuamos a conversa.

    Não estou a tirar areia para lado nenhum. Estou a apresentar... FACTOS.

    Não defendo nem ataco ng! Questionei-te directamente pq, sinceramente, não percebi esse teu argumento...

    O LdA não precisa que alguém o defenda. Mt menos eu. E como já deves ter notado tb ele te respondeu e explicou a sua posição relativamente aos votos. Agora, que a conheces, ou concordas ou não. Faz o q bem entenderes.

    ResponderEliminar
  48. Ah... "AGE" e "eleições antecipadas", sim, não, talvez? Tb convinha voltarmos a centrar-nos no que interessa... A ñ ser q a ti te interesse outra coisa, q ñ propriamente falar sobre o tema do post... Se assim é, mt agradeço a dispensa de ulteriores comentários.

    ResponderEliminar
  49. O Virgilio é dos tais que diz que foi o GL que fez a alteração de estatutos. Quando foi o proprio Boal que disse que foi solicitado pelo GL que os estatutos deviam ser alterados só de forma a que se cumprisse as promessas eleitorais. Mas a comissão foi mais fundo e quem propos em assembleia a alteração para diminuição de votos foi do BdC, mas o Virgilio diz que se foi no mandato do GL é porque foi o GL.

    E depois quem é desonesto intelectualmente são os outros.

    A verdade é que GL lutou para que os estatutos não fossem alterados como foram, e até votou contra na questão do voto a distancia e na diminuição das votos por socio.

    interessante é que mesmo votando contra na assembleia ele fica com a fama de ter sido ele.

    ResponderEliminar
  50. 1) Concordo em pleno com LMGM.
    2) É curioso que ninguém fale na responsabilidade de Duque e Freitas, desta situação. Não são eles o alvo.
    3)Desde que tomou posse, (e mesmo antes) este presidente nunca teve sossego. Penso, que é caso único em 107 anos de história do clube.
    4)A desestabilização já passou das marcas: aos 2 minutos de jogo contra o Videoton a equipa já estava a ser assobiada, ganhou o jogo, no fim os jogadores que não jogaram foram fazer exercícios físicos no relvado e foram assobiados!
    5)BC apelou aos sócios para que houvesse uma AG. Vai haver uma AG para tentarem destituir a actual direcção.
    6)Penso que todo este processo de marcar AG, falar-se de eleições antecipadas, etc. Só vai prejudicar, ainda mais, a situação do clube. Na CS, na cabeça dos jogadores e até nos adeptos.
    7)Na minha humilde opinião, neste momento é preciso sossego para se ganhar jogos para se sair desta situação. Depois, se quiserem todas as alturas são boas para se falar de AG, de eleições, etc.
    8) Fala-se muito em projectos , mas no futebol só conheço um projecto: ganhar jogos.

    P.S.- Não votei GL nem votarei, Não votei BC nem votarei.SL

    ResponderEliminar
  51. Olha outro...

    O caro anónimo das 18:17H, tb pode transcrever as palavras que escrevi a afirmar q o GL votou a favor ou contra algum artigo dos novos estatutos...

    O que afirmei, é que foram os actuais O.S., liderados por GL, que permitiram que finalmente se avançasse com a alteração dos estatutos. Como isto era algo q nós, sócios, há mt desejávamos e nenhuns outros O.S. se dignaram a fazer anteriormente, devemos estar gratos, ou não?

    Curiosamente o anónimo prova q afinal até existe democracia dentro do SCP... A prova é q msm com GL votando contra determinado artigo, esse art.º acabou na mesma por ser aprovado. Pq? Pq a maioria dos sócios assim o quis.

    ResponderEliminar
  52. Ai Virgílio...

    Democracia... no Sporting... Se achas que estás bem servido dela estamos conversados.

    Z

    ResponderEliminar
  53. Deixa de ser intelectualmente desonesto Virgilio, é claro que quiseste passar a ideia que tinha sido mérito de GL as alterações de estatuto. Alias, não foste só tu, muitos antes de ti nesta mesma caixa de comentario quis fazer passar esta ideia.

    E o "democrata" GL não quis essas alterações, essa é a verdade e o resto é preciosismo de quem diz que foi ele porque foi no mandato dele.

    O mérito em primeira instancia é dos socios e em segundo é do conselho leonino que formou uma comissão para isso, e o Bdc apenas pediu alteração de 4 ou 5 pontos que acabaram por ser aceitas.

    E em relação a ser no mandato e se queres preciosismo, então não foi no mandato de GL e sim no mandato de Eduardo barroso, em ultima instancia ele é que delibera em AG. E esta hein? Foi um membro eleito pela lista do diabo BdC.

    ResponderEliminar
  54. Z,

    Vem em defesa do anónimo?

    Digo o óbvio: os estatutos foram aprovados em AG após apresentação da comissão que foi constituída para o efeito. Quem permitiu a sua constituição? Os OS liderados por GL. Quem aprovou a sua alteração? Os SÓCIOS do SCP em AG.

    Simples, meu caro.

    Se isto é democrático ou monárquico... deixo ao seu critério.

    ResponderEliminar
  55. Z,

    Assembleia Geral Extraordinária? Eleições Antecipadas? Vamos falar sobre o tema do post?

    Ou sobre os Estatutos? A comissão, propostas de alteração e o sentido de voto de GL, BdC, Boal etc e tal? (até rima...) :)

    ResponderEliminar
  56. Perdoem-me o carácter simplório da minha interlocução, mas se a equipa de futebol jogasse e a bola entrasse, estávamos a discutir tudo isto?

    O desastre que esta época futebolistica está a ser arrasta o clube como uma enxurrada, mas esse problema não se resolve com eleições.

    Não é com o clube em frangalhos que se farão eleições frutuosas, não é com promessas de "shotgun elections" para eleger messias com histórias de "projectos" feitos em cima do joelho que tudo vai mudar num ápice.

    É no meio do desastre que conseguir suportar os custos fixos, incluindo salários, e negociar equilibradamente com bancos e parceiros de investimento?!? Admirável mundo, o dos fantasistas.

    Para mim, a única solução passava por, na medida do que ainda é possível, equilibrar a equipa de futebol para o resto da época e, se possível, deixar GL acabar o mandato. Sim, eu disse acabar o mandato, podem começar a atirar pedras.

    Lamentavelmente, isso não acontecerá porque quando GL contratou FV, que apesar de aparentar ser um homem inteligente, percebe menos de futebol do que muitos dos nossos treinadores, perdeu a sua última oportunidade. E não terá coragem, nem margem, para admitir o erro dispensando FV e a restante equipa técnica, remetendo OC para a Equipa B e recontratar, por exemplo, Carvalhal para a Equipa A, juntamente com um experiente preparador físico.

    P.S. ler comentários de António Oliveira, que só me merece respeito enquanto grande jogador que foi (e autor de uma das frases míticas do clube), ou de Octávio Machado, ou de Futre, ou de vários outros a quem têm posto o microfone à frente tem sido um espectáculo surreal.

    ResponderEliminar
  57. Virgilio,

    Eu falo sobre o Sporting. Não me reduzo ao tema do post. Nas "monarquias" quem não presta "vassalagem" sofre as consequencias... bem sei.

    Como quero continuar a escrever aqui chamo a sua atenção para o facto de os meus comentários terem de facto a ver com o post. Quando o dia da AGE chegar os votos vão basear-se no nosso sistema "monárquico".

    Quanto às rimas... não queria invocar o famoso provérbio "calado eras um poeta!"... mas sou obrigado a isso...

    Z

    ResponderEliminar
  58. LMGM

    Concordas então que um dos caminhos podia ser esse?

    SL

    ResponderEliminar
  59. Eu gostava de colocar à consideração de Leão de Alvalade:

    1- Que garantias teriam dois jovens universitários, sócios do Sporting, ao terem a ideia de lançar um movimento tendente a conseguir a convocação de um AG para destituição dos Corpos Sociais, que conseguiriam as adesões necessárias à consecução de tal projecto?

    2- Qual a resposta que Godinho Lopes daria a uma solicitação de dois jovens sócios do Sporting, anónimos e sem o suporte que neste momento já possuem, para com eles reunir e debater o que amanhã vai ser debatido?

    Desejaria não rotular a teorização apresentada no início do post, de falaciosa ou tremendamente redutora. Mas tenho alternativa?!... Por mais que tente, não encontro.
    Concordarei naturalmente com outras vertentes abordadas, nomeadamente a ausência de projecto próprio. Mas dizer agora, recolhidas as assinaturas e solicitada a reunião com o Presidente, que o melhor caminho seria começar pelo fim, não me parece de bom tom.

    SL

    ResponderEliminar
  60. Álamo,

    Com a ausência de projecto o Leão de Alvalade não deveria discordar...

    Z

    ResponderEliminar
  61. Já agora, acho importante esclarecer uns pontos.

    1- O único órgão social liderado por GL é o Conselho Directivo, embora tenha uma clara influência noutros, até porque fizeram parte da sua lista, como é o caso do Conselho Fiscal.

    2- A revisão estatuária foi promessa eleitoral de mais do que um candidato (isto não implicava uma mudança no sistema de votos).

    3- O GL não manda na MAG (que é o órgão que tem o poder de supervisionar e aceitar as votações para mudanças estatutárias) e não mandou na Comissão criada com membros do Conselho Leonino que apresentou as propostas para mudanças dos estatutos, apesar de ter pedido à comissão que não "mexesse" muito nos estatutos. Importa dizer que GL não tem poderes para negar a criação de uma comissão desse género, porque é uma comissão sem poderes executivos e serviu apenas para apresentar propostas à MAG.

    3- A proposta de alteração do sistema de votos que foi aprovada, foi inserida nesse ponto de votação na Assembleia pelo sócio Bruno de Carvalho.

    4- A direcção não pode aprovar nem reprovar nada só por si, em qualquer ponto de votação duma Assembleia Geral, para isso estão lá os sócios e eles é que decidem.

    Dito isto, não foi a direcção que apresentou a proposta do novo sistema de votos (nem sequer foi a Comissão para a Revisão Estatutária), nem foi a direcção que a aprovou.

    Podemos dizer que o único mérito que esta direcção teve na alteração do sistema de votos, foi o de ser a direcção em funções no espaço de tempo em que foi feita a última revisão estatutária.

    SL

    ResponderEliminar
  62. Nem mais Alamo.

    ia ser anedotico ver os 2 rapazes antes de recolher as assinaturas irem bater a porta do GL.

    É que nem a assistente do GL conseguiam chegar...agora assim ja os tem de ouvir.

    E ainda vão ter a reunião com o GL e saiem de lá com proposta de trabalho.

    ou porque achas que a esposa do abrantes Mendes hoje é funcionária do Sporting, ou porque acha que um familiar do daniel sampaio é hoje funcionario da SAD?

    ResponderEliminar
  63. Vassalagem? E pronto... Revelaste-te! À falta de argumento, chega o insulto e a insinuação soez... Típico! Estava a demorar... mas não falha.


    ResponderEliminar
  64. Pois é Alvaro, mas para o leão de alvalade, Virgilio, Mike portugal e PLF foi o GL e a sua direcção que mudou os estatutos.

    Quando até foi contra...ou melhor ainda disse a comissão que não mudem muito que não vale a pena...é o democrata a serviço do Sporting. E não satisfeito ainda vota contra.

    Podem dizer o que quiser, joguem com as palavras mas a verdade é só uma, o GL n
    ao tem nada que ficar com os méritos da revisão estatutária.

    ResponderEliminar
  65. "Anónimo das 19:29"... lamento ter de te chamar assim... mas não tenho outra forma.

    Disseste tudo! Mas aqui acham que deve ser todo "by the book". Só há dois tipos de pessoas que gostam de tudo "by the book"... Os que ganham com isso... e os ingénuos!

    Z

    ResponderEliminar
  66. Àlamo,

    poderá ter razão, não lhe posso assegurar que seriam ouvidos mas posso-lhe assegurar que conheço casos suficientes de pessoas que, das mais variadas formas e ocasiões, contactaram GL e receberam resposta ou foram atendidos. Com todos os defeitos que se possam querer acusar GL, o de não ouvir ou não estar disponível não se conta num deles.

    Quanto ao anónimo das 19:29 o seu comentário representa muito do LIXO, o NOJO e ESCÓRIA que circula na blogosfera.

    É mesquinho, aviltante e de gente muito pequena pretender que uma pessoa com o passado profissional, pessoal e de Sportinguista como Abrantes Mendes ou Daniel Sampaio se venderiam por umas senhas de presença ou a troco de um emprego de um familiar.

    ResponderEliminar
  67. Anónimo, agradeço a referencia à minha opinião(?). Mas antes de entrarmos nos factos diga-me só o seu nome por favor. O meu é Pedro Fajardo. Só porque tenho algumas reservas com alguns interlocutores, principalmente aqueles que conheço de outros carnavais.

    Obr e abr.

    PLF

    ResponderEliminar
  68. Zandonaide

    e pretendes tu dar lições de democracia quando não respeitas sequer o que uma pessoa tem de mais sagrado, a troco de nada, que é a sua dignidade e o direito ao seu bom nome.

    ResponderEliminar
  69. Leão,

    Tenho que concordar consigo na questão dos ataques pessoais. Subscrevo. Não pelo passado profissional, ou Sportinguista. Simplesmente porque essas coisas não se dizem sem conhecimento de causa, sob pena de passarmos por mais um "otávio machado desta vida". Sim esse que hoje vei defender a estabilidade...


    Mas a primeira parte do texto do "Anónimo" faz todo o sentido.

    Z

    ResponderEliminar
  70. Pode não se ter vendido...mas que o emprego está lá não haja duvidas.

    Há quem se venda por bem menos que um emprego.

    Há tantos a vender-se por status no clube. Só por um lugar no camarote.

    Ingenuo é que não sou. Esta direcção usa metodos que não condizem com o Sportinguismo, tudo para manter o status adiquirido. Quem tem sido ofendido como o GL tem sido não aguenta isto de animo leve.

    Quem tem esposa em casa e filhos não aguenta isto tudo sem outros interesses, esta é que é.

    Eu não me esqueço da noticia que um grupo de conselheiros leoninos enviou uma queixa crime na PJ contra o GL na anterior passagem dele por suspeitas na venda de terrenos do clube.

    ResponderEliminar
  71. PLF,

    O meu nome é Filipe Alves.

    Muda alguma coisa?

    ResponderEliminar
  72. O Álamo que acha que uma 2ª volta tinha sido a solução? Claro GL com mais 20% e os mesmos resultados desportivos estava agora na ópera. Já se fosse o 2º mais votado com mais 20% no mínimo campeões nacionais. A isto chama-se desonestidade intelectual e facciosismo enganador. Uma pena a progenitora só contar adivinhas.

    ResponderEliminar
  73. Relativamente ao Abrantes Mendes e aos cargos que estão a falar, a sua esposa não é funcionária do clube, mas sim Vice-Presidente da Mesa da AG da SAD. Entrou para esse cargo quando foi feita a remodelação da SAD pouco tempo depois desta direcção entrar em funções, podem ver na CMVM.

    Relativamente ao familiar do Daniel Sampaio que estão aqui a dizer que tem um cargo na SAD, desconheço. Ele tem é um familiar presente também na Mesa da AG do clube, que é o João Sampaio.


    SL

    ResponderEliminar
  74. Estamos a ficar inundados de "Anónimos"...

    Não me parece que o "Álamo" tenha dito que seriamos campeões com outro presidente. Também sei que não disse que estaríamos à 11ª jornada 4 pontos acima da linha de agua...

    Vamos falar outra vez de desonestidade intelectual?

    Z


    ResponderEliminar
  75. Vou fazer uma pergunta inocente. Quanto aufere um vice-presidente da MAG da SAD do SCP?

    Não faço a mínima ideia se a pessoa visada é ou não titular do cargo. Mas também não sabia que o dias loureiro trabalhava no bpn...

    Resposta factuais por favor.

    Z

    ResponderEliminar
  76. Anónimo 19:36 Filipe Alves ou o que seja:

    A propósito da alteração de estatutos disse apenas isto:
    "embora já tenha havido uma mudança, precisamente durante este mandato."

    O resto são suposições suas que lhe ficam mal. Até porque que eu saiba não lhe outorguei a si - já agora nem ao Zandonaide ou a quem quer que seja - de falar por mim. Mas agradeço a companhia em que me pôs.

    Anónimo das 19:53:
    Concordamos nisto:
    "Quem tem sido ofendido como o GL tem sido não aguenta isto de animo leve."

    Eu por muito menos e não sendo comigo já me enojo de o ler.

    ResponderEliminar
  77. Percebo o tom salubre com que muitos aqui discutem e pelejam a razão. Saúdo a demanda. Mas vou igualmente acreditando que os que o fazem por vias mais sanguíneas não devem ser desacreditados pela forma. Quanta indignação nos vara, meu Deus...eu consigo compreender. É que de facto a tibieza e a cautela é terrível. Esta espera é ensurdecedora. Não me dou com reactividade.
    No final do derby, aconteceu que um inenarrável individuo, presidente de uma inenarrável agremiação, proferiu uma série de inenarráveis atoardas contra o presidente do SCP na casa deste último. A resposta não se fez esperar. Foi...inenarrável.
    Quando uma Instituição não tem um líder, precisa de encontrar um. O Sporting não tem um líder.

    José Cunha (Coimbra)

    ResponderEliminar
  78. Zandonaide,

    Uma pessoa bem intencionada informa-se antes de supor.

    Um individuo diligente vai consultar o relatório e contas da SAD.

    Um individuo preguiçoso espera que outros o façam por ele.

    ResponderEliminar
  79. Leão,

    Lamento ter que aceitar esse comentário como um ataque pessoal. Mas de facto é disso que se trata.

    Este indivíduo diligente teve o cuidado de fazer essa pesquisa, que o individuo preguiçoso não terá feito.

    Como seria de esperar no relatório e contas da SAD não está discriminado o valor pago a cada prestador de serviços/assalariado da SAD. Antes fosse assim. Os valores ão estão discriminados. Mas para os Órgãos sociais os custos foram de 166000€. Faço a ressalva de que a visada pode ter "trabalhoado de borla". pag 36.

    Z


    ResponderEliminar
  80. Meus amigos.

    O meu nome é nuno silva e a minha questão é simples.

    O Sporting é ja a alguns anos dominado por um conjunto de pessoas, notaveis, banqueiros etc., que claramente olham para o sporting com interesses que nada contribuem para o seu sucesso, culminado no estado miseravel em que nos encontramos hoje! Quem já teve funcoes de responsabilidade sabe bem o que aconteçe quando numa determinada estrutura existem este tipo de interesses! A questão é...existe alguma forma do sporting renascer e reencontrar o caminho do sucesso, sem ser feita no seu seio uma verdadeira revolução que corra com quem nao interessa do clube? Há alguem aqui que por algum minuto pensou, depois de GL ter ganho as eleiçoes em 2011, que esta revolução ia finalmente ser feita? E se achavam que ia ser feita...ainda acham hoje que ele é homem para a fazer no futuro? Eu acho que não sinceramente!

    ResponderEliminar
  81. ah... mais uma coisa...

    Quem pensa que esses valores estariam discriminados num RC, ou é ingénuo ou defende o indefensável...

    Acho que já me estou a repetir, e daqui a pouco este blog vai pelo caminho do "Bancada Nova" ou seja "Members only", que é como quem diz, "See no evil, say no evil, ear no evil"...

    Z

    ResponderEliminar
  82. Leão de Alvalade,

    A sobranceria com que fala com os outros é desconcertante.

    Nem todos devem pensar da mesma forma, e ter a humildade de reconhecer que as outras pessoas também tem idéias diferentes e nem por isso estão enganadas é de salutar.

    Não me acho dono da razão mas consigo compreender quem pensa diferente de mim sem usar um tom arrogante e sem usar um tom de superioridade intelectual.

    ResponderEliminar
  83. Ora bem...

    O actual sistema de votação consagrado nos Estatutos do SCP é obra e mérito do nosso consócio Bruno de Carvalho, segundo aqui li. Tb pelo que consta de anteriores comentários, há malta a considerar tal sistema de, passo a citar: 'monárquico'...

    Ora bolas... até tu, Brutus... perdão, Bruno?

    ResponderEliminar
  84. Eu acho engraçado quando dizem que o sporting é um clube em constante revolução! Na minha opinião o sporting tem tido toda a estabilidade necessaria a nivel directivo para ter sucesso, pois tem a mesma direçao, ou pelo menos a mesma linha de pensamento, desde o dia em que entrou roquette para presidente. A primeira vez que esta "direção" teve oposiçao foi em março de 2011. Se ao fim deste tempo todo, os resultados sao os que estão a vista, acho que esta na altura de mudar!

    Antonio faria, lisboa

    ResponderEliminar
  85. Vejam como gozam com o sporting!

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=370201

    ResponderEliminar
  86. Eu ainda nao percebi ate onde se pretende ir na defesa deste Presidente. Ate a liga de honra? Olhem que comeca ja a nao ser impensavel...Os outros sao maus, sao arrogantes,sao o que quizerem, mas pelo menos gostam do Sporting e sofrem o Sporting.E nao digo mais nada porque para bom entendedor meia palavra basta.Mas,LDA, espero que muito em breve nao tenhas de por a mao na consciencia.E acredito que digo isto com a amizade que tenho por ti.Amizade e dor de quem nao conseguiu dormir de segunda para terca. Porque sou doente. E por isso mesmo ando doido com toda esta cegueira que e o apoio a alguem que ate podecser bem intencionado mas ja fez mal de mais ao Sporting...

    ResponderEliminar
  87. Virgílio,

    Agora fiquei baralhado. então no seu post diz que "O que afirmei, é que foram os actuais O.S., liderados por GL, que permitiram que finalmente se avançasse com a alteração dos estatutos. Como isto era algo q nós, sócios, há mt desejávamos e nenhuns outros O.S. se dignaram a fazer anteriormente, devemos estar gratos, ou não?"

    E agora afinal acusa o sócio Bruno Carvalho de o fazer?

    É engraçado porque tirando o post Álvaro ninguém aqui falou desse Bruno Carvalho. Temos é falado de Godinho Lopes.

    Vamos falar de desonestidade intelectual? De novo?

    Z

    ResponderEliminar
  88. Filipe Alves,

    Muda, porque não gosto de falar com pessoas que não se identificam mas que me podem identificar. E como anónimos há muitos e Filipes Alves há menos, da próxima ocasião já saberei com o que posso contar (o que me parece justo e equitativo). Gostaria que lhe fizessem o mesmo?

    Relativamente ao que disse, não sei onde foi buscar a ideia que tenha referido que foi o Conselho Directivo a mudar os estatutos. Não foi. Foram os sócios do Sporting em Assembleia Geral. Por isso, quando se atira para o ar o conceito de "democracia", talvez se devesse pensar também naqueles que votaram as alterações aos estatutos na AG e não apenas em fulano ou sicrano. Algumas foram chumbadas e a questão da diferença de votos não o foi.

    Mas - queira ou não - foi o Conselho Directivo que deu o impulso inicial, constituindo o grupo de trabalho que realizou a revisão dos estatutos (reunindo todas as sensibilidades que compõem o actual Conselho Leonino), e - salvo erro - solicitando à Mesa da Assembleia Geral a convocação da Assembleia Geral.

    No resto, o diz que disse e o ter votado contra essa alteração em concreto - julgo que estará a confundir com o reforço dos poderes do Conselho Leonino, mas pouco importa - pelo menos para mim vale muito pouco. Nem sei muito bem porque fui para aqui chamado (porque ficaria surpreendido se tivesse algum interesse em falar consigo...), apenas registo que se fez o que muitos clamavam ser necessário, que se fez com a maior abertura e participação possível, e nunca deixará de haver justiceiros preparados para apontar a mira a quem tomou as decisões. Normalmente são os "verdadeiros democratas".

    ResponderEliminar
  89. Estás baralhado, não estás? Tb me parece. Nota-se bastante.

    Não acusei o sócio BdC de nada. Apenas transcrevi informação que aqui li.

    Só o Alvaro é q que falou de BdC? "Vamos falar de desonestidade intelectual? De novo?" Parece-me bem q sim...

    ResponderEliminar
  90. Virgilio,

    Faça um "Find" nesta página pela palavra "bruno" e verá o que quero dizer.

    Em relação à desonestidade intelectual o titulo é seu! Não falo mais nisso.

    Z

    ResponderEliminar
  91. A discussão vai longa. Nos prós e nos contras. No entanto há uma verdade indesmentivel. Godinho Lopes recebeu das mãos de Nobre Guedes informações sobre o clube que mais ninguem conseguiu. Não vou pelo caminho do favorecimento pois não é isso que quero expor. Quero sim expor que a realidade que iria encontrar era de todo sabido por Godinho. Alias ele em todos os debates com o seu Ipad sempre ligado respondeu sempre com essa sobranceria. Não podemos alhear-mos disso quando fazemos uma avaliação da sua prestação. Ele não era alguem novo. Era mais um dos que já lá andavam. Reforçados com um papagaio ACP e com um ex-candidato. É nesse prisma que tanto critico GL. Era o candidato mais bem informado e falhou em toda a linha. Mas o problema continua a ser os que não ganharam. Que não têm credibilidade, carisma, capacidade....por oposto GL é a estabilidade em pessoa.....

    SL

    ResponderEliminar
  92. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  93. "Analfabetismo funcional" Que bonito... Curioso o tempo q perde a comunicar com analfabetos funcionais. Mais curioso ainda perceber que não existe nenhum 'post' meu (não será antes comentário?) às 18:26... Mas os outros é q são analfabetos... E apresentam, vejam bem, lacunas em escrever em blogues!Pronto, está bem.

    ResponderEliminar
  94. estamos a desconversar? não existe um comentário seu a essa hora? Importa mais a forma ou o conteúdo?

    Eu converso com toda a gente, para mim não é perda de tempo entender o que segura esta direcção no poder.

    Z

    ResponderEliminar
  95. A questão da estabilidade é uma falacia.

    Nunca houve tanta estabilidade como nos ultimos 15 anos.

    Nunca os sócios deram tantos cheques em branco como foi dado a esta geração de dirigentes leoninos.

    Alguém consegue dizer alguma Assembleia que eles tenham perdido? Ou melhor alguma que os sócios não tenham aprovado o solicitado?

    Que me lembre só houve uma sobre o patrimonio se não estou em erro, que mais tarde acabou por passar.

    O Godinho Lopes já tinha sido dirigente anteriormente e conhecia o Sporting por dentro, foi o unico candidato que conhecia por dentro o clube, até tinha na sua lista o Nobre Guedes. Ao engano ele não veio.

    Uma parte de quem pede eleições é porque já não aguenta esta linha de rumo. É preciso alguém fora desta linhagem, que tenha a sensibilidade de por os Sportinguistas a falar de futebol, a falar de modalidades amadoras, que coloque os Sportinguistas nem que seja a reclamar dos arbitros.

    É preciso gente que deixe de falar de vmoc´s, que deixe de falar de passivos, de activos. Eu quero é ops Sportinguistas a falar da bola no poste.

    Quero dirigentes que defendam o clube quando somos ofendidos na nossa casa, que não se abaixe ao poder do norte, que não permita que a CS ofenda diariamente o clube.

    Acham que GL vai conseguir isto? É só esta resposta que preciso.

    Vai godinho Lopes conseguir que os Sportinguistas vivam descontraidos com vontade de ver o proximo jogo? Vai GL colocar os interesses do Sporting acima de qualquer um? Vai GL defender o clube perante as armadilhas criadas pelo poder do norte e da luz? Vai GL conseguir que os Sportinguistas deixem de falar em enconomês e passar a falar em futebolês?

    Sejam sinceros e vejam se conseguem responder afirmativamente a estas perguntas, mas façam esse exercicio honestamente.

    Eu duvido, e ainda digo mais, respondo negativamente a todas.

    O problema desportivo de ter eleições a esta altura não coloco.

    Por pior que seja a epoca descer não descemos, e de resto a epoca esta ha muito perdida, e uma proxima direcção que agora entre tem mais do que tempo para preparar as proximas epocas.

    Lembro que foi em fevereiro (não muito distante desta data) que tudo se precipitou com o JEB e nem por isso o Sporting acabou com novas eleições.

    Eu avho é que não há interesse em eleições a esta altura porque GL comprometeu-se com a banca determinadas acções que ainda não foram feitas.

    ResponderEliminar
  96. É realmente ultrajante e indigno quando , já se chega ao ponto de criticar que um membro da família de um dirigente possa ser empregado do Sporting (o que parece nem ser verdade), mas se nós (eu sou um sócio comum, e pago as quotas de 4 pessoas, com, nesta altura, muito sacrifício) queremos que os nossos filhos, netos, primos, sobrinhos sejam do Sporting, é normal que algum dia ele/a possam trabalhar no nosso clube. o anormal era que um sócio do Benfica trabalhásse no Sporting, mas infelizmente conheço muitos lampiões a trabalhar no Sporting. Isso é que é uma vergonha!S.L. AC

    ResponderEliminar
  97. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  98. O Virgílio esteve presente na Assembleia Geral em que foram votadas as propostas para alteração Estatutária ?...

    Relativamente ao que diz...

    Sim, a proposta que foi aprovada para alteração do sistema de votos foi submetida a votação na Assembleia Geral que se destinava a proceder à alteração de estatutos, por pedido do sócio Bruno de Carvalho à MAG. A proposta partiu dele.

    E sim, continua a ser um sistema de votos pouco democrático, mas certamente que o Bruno de Carvalho sabia que não poderia apresentar algo demasiado "diferente" do sistema antigo, caso contrário, o chumbo da proposta seria praticamente certo. E por isso optou por apresentar algo que não é perfeito, mas é melhor em comparação com o sistema antigo.

    SL

    ResponderEliminar
  99. Não meu caro Alvaro,

    para o virgilio foi o GL porque era o mandato dele, e o resto é retorica.

    ResponderEliminar
  100. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  101. É complicado manter um blog Sportinguista aberto a todos os comentários; de louco e santo, todos temos um pouco.

    Eu, reconheço que não seria capaz. Nem que não nos encontrássemos neste período péssimo do nosso clube, pelos resultados desportivos, numa tristeza que certamente nos une.
    Esta tristeza é o que nos une; outra infelicidade é o que nos separa (que pessoalmente considero enorme):a fé num rumo; a crença num mal menor; a miopia e o estigmatismo; a educação e o insulto; e exigência e a excelência.

    Obrigado ao Leão de Alvalade e aos demais autores; compreenderia num instante se declarasse um "Call to arms".

    Também isto passará; com esforço, dedicação e devoção a nossa glória histórica é imutável.

    À margem, e independentemente da origem da alteração estatutária referente aos votos de cada sócio, considerar que um sócio com um ano, ou meses de quotização tem direito aos mesmos votos que um sócio quotizado (digamos que) há dez anos faz pensar-me como um ditador; algo que nunca imaginei!; um mundo do avesso certamente onde sou anti-democrático e outros adjectivos ao vosso cuidado.

    SL

    ResponderEliminar
  102. Z, estás desesperado... Compreendo.

    Tão depressa me tratas por caro, como a seguir me desconsideras. Olha, só por curiosidade: já percebeste a diferença entre post e comentário? Já sabes distinguir as horas em que o comentário é colocado? Ainda queres dar lições aqui ao "analfabeto funcional" de como devo escrever em blogues? Enfim, a tua 'humildade' e sapiência' divertem-me. Adiante...

    Boa noite, Álvaro:

    Mas 1 sócio = 1 voto é o que tb defendo! Pode pesquisar no blogue o que eu comentei no pós eleições, se tiver disponibilidade e vontade para isso, claro. È isso, aliás, que tenho defendido sp que surge esse tema.

    Dito isto: a discussão de hj sobre o tema ‘estatutos ‘iniciou-se precisamente pq eu disse que este sistema de votos é melhor que o anterior, até pq atenua as diferenças anteriormente existentes e vem de encontro ao que eu defendo. E essa afirmação surge pq antes alguém classificara-o como 'monárquico'. Acrescentei que partiu dos actuais OS a iniciativa de constituir a comissão de revisão estatutária permitindo a alteração dos estatutos. Se reparar não disse que essa alteração específica (esbatimento na diferença de votos entre sócios) era mérito de A, B ou C. Nem sabia que tinha sido o BdC a propor e mt menos o sentido de votação de GL que dizem ter-se oposto! Se o BdC pôde apresentar essa proposta foi pq (1) foi constituída uma comissão para tal e (2) existiu uma AG que lhe permitiu fazer isso e aprovar as suas propostas nos novos estatutos. E foi isso que enalteci. Falta ainda confirmar se foi igualmente o CD que, finalizados os trabalhos da comissão, solicitou a realização dessa AG…

    Acrescento ainda que essa a proposta (considerada por alguns de ‘monárquica’) de Bruno de Carvalho merece-me elogios. E sim, tal como vc, tb acho que foi prudente a proposta ir no sentido de atenuar a diferença e não arriscar numa alteração mais, digamos, ‘radical’. O primeiro passo em democratizar totalmente a votação foi dado. Venham os seguintes, sendo que nesta altura da vida do SCP, existem assuntos mais prementes a resolver que nova alteração de estatutos. Nem fazia mt sentido, uma vez que os actuais têm mt pouco tempo de vigência. A AGE e possibilidade de eleições antecipadas é q estão na ordem do dia e era isso que se pretendia discutir aqui hj.

    Sobre isso, tb julgo que a minha opinião é clara: contra no imediato. A favor mais para a frente se a situação desportiva não melhorar, como infelizmente as tendências apontam. Posso defender isso, sem que me acusem de ‘vassalagem’ e de ter interesses pessoais escondidos, não posso?


    Espero ter-me explicado bem.


    SL

    ResponderEliminar
  103. zandonaide:
    Coloquei o teu comentário sobre o Virgilio no sitio correcto que é o lixo.

    Poucas vezes exerço este poder discricionário mas confesso que desta vez o fiz com prazer. E faço-o não apenas por questões de afecto,porque sou amigo e gosto do Virgílio.

    Mas acima de tudo porque do que conheço da sua militância Sportinguista ele merece muito mais do que ter que aturar as tuas desconsiderações e provocações.

    E assim procedo porque este é o tipo de comportamento que destrói por completo qualquer tipo de discussão minimamente interessante.

    São estas as regras do tasco, não faltam por ai outros onde te sintas mais à vontade e melhor acolhido.

    ResponderEliminar
  104. JG,
    Não se trata de defender GL mas apenas a forma como me parece ser mais útil de defender o Sporting.

    Não acredito na "solução eleições" como resolução para o principal problema que são os resultados da equipa. E isto não é negar a existência dos outros todos. Mas se eliminássemos este ganhávamos espaço e tempo para pensar nos outros.

    É precisamente uma questão de consciência como foi sempre que concordamos e discordamos.



    Acredito que não tenhas dormido de 2ª terça.

    Acredita se quiseres, eu não preguei olho depois das 3 da manhã de domingo para 2ª porque imaginava que as coisas não iam ser muito diferentes do que foram. Ainda assim tentei até à última ir ao jogo mas foi impossível por razões profissionais. Por cansaço e por já o ter antecipado foi mais fácil dormir depois do jogo.

    ResponderEliminar
  105. Será mesmo útil ao Sporting a manutenção de GL? Essa é que devia ser a pergunta. Olhando para trás , a resposta é claramente negativa. Se com os pesos pesados (para alguns) Freitas e Duque para o futebol isto foi o que foi e esta como esta vai ser agora que ladeado por Farinha o presidente vai meter o clube nos eixos? Sem rumo e num desgoverno completo. O homem só quer chegar a Janeiro....

    SL

    ResponderEliminar
  106. Leão,

    Aceito as regras do "tasco" são vossas e podem com diz ser discricionárias.

    Apenas lamento o facto de deixar lá ter ficado a resposta do Virgílio a um comentário que foi apagado. Democracias...

    Z

    ResponderEliminar
  107. Leão,

    Darei por finda a minha participação nos "comentários" a este "Post", lembrando que o primeiro ataque pessoal foi seu. Na altura chamou-me prefuiçoso e pouco diligente. Respondi factualmente e não me recordo de ter lido aqui o seu reconhecimento. Também são essas as regras do "tasco" para casos destes?

    Cumprimentos,

    Z

    ResponderEliminar
  108. Z,

    Infelizmente é assim. Quando a razão não lhes assiste fica o silencio, assobiam para o lado.

    ResponderEliminar
  109. Leao de Alvalade,

    nao sei se te cheguei a agradecer o interesse e a atençao. espero que sim e senao fica aqui a insistência.


    -

    10A,

    acho que concordo com esse resumo que fazes.

    -

    depois de tantos comentários, parece fácil polarizar a discussao entre liristas conformistas e os que realmente estao a mudar o Sporting para melhor com cada caracter de cada comentário enraivecido escrito num blog. pessoalmente, nao tenho esse tipo de ilusoes, nem me sinto na obrigaçao de dar satisfaçoes sobre a validade de qualquer contribuiçao ou comentário que me apeteça fazer sobre o clube. como sócio, participo como e quando posso ou quero nas vias que o clube tem, o resto é só uma oportunidade para aumentar massa crítica. se a soubermos aproveitar claro.

    outro detalhe que talvez alguém possa achar relevante (para mim nao muda nada): o texto foi escrito há quase 3 semanas, nao resulta de uma reflexao pós-dérbi.

    -

    Virgílio,

    ainda bem que achaste curiosa a referência ao Benford, já serviu para alguma coisa!

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  110. Tiago,

    Quem agradece sou eu. Como vês o teu artigo faz todo o sentido...

    Abraço

    ResponderEliminar
  111. Ai meu deus o que eu perdi ontem, a vossa discussão atirou-me de regresso ao futuro como ilustra o post seguinte que coloquei. Queria apenas responder ao Miguel que me deixou uma pergunta perdida nesta floresta de comentários.

    "LMGM, Concordas então que um dos caminhos podia ser esse?

    SL"

    Miguel, claro que sim, aliás nunca deviamos ter saido desse caminho que mais ponto menos ponto é o projecto roquete original.

    Mas o Sporting não admite isto, o Sporting quer vencer já!

    ResponderEliminar
  112. LdA,

    Mais uma vez um post de ataque a quem defende eleições antecipadas...normal vindo de ti, natural nos últimos meses deste blogue.

    Tanto receio de quem possa vir a ser eleito em futuras eleições apensas confirma que defendes o actual cenário de mediocridade que tomou conta do clube.

    Acreditar que defender o Sporting passa pela manutenção de uma estrutura em colapso já não me parece erro de visão do LdA mas sim interesse manifesto em ser contra quem tem ideia diferente sobre o Sporting que se quer para o futuro.

    Venha a AG e depressa!

    Obrigado aos mentores do "Dar Rumo ao Sporting" por esta iniciativa.

    Um movimento a que se dava tão pouca importância começa a causar os primeiros desassossegos em várias frentes, entre os quais este blogue...

    ResponderEliminar
  113. Meus amigos,eu acho que voçês estão a ver mal as coisas mas à muito tempo.1º o GL fez o quê? Modalidades, são projectos independentes em que se sporting não contribui com nada, não percebo a responsabilidade tão grande do GL.Abriu academias? Mas ele agora é pedreiro, ele não abriu academia nenhuma todas as academias existentes estavam previstas antes dele chegar, alterou estatudos? Era uma exigencia de todos o sportinguistas e qualquer presidente que tivesse entrado tambem o teria feito, fez uma auditoria mas não encontrou responsaveis para o descalbro finaceiro.Projecto da equipa b?Mas desde quando este projecto é dele, foi uma reformulação das competições que permitiu esse aparecimento.Pelos vistos não fez é nada, pintou o estadio e ia tirar o fosso se os socios pagassem, espectacular.
    E depois dizem que ir a eleições não altera nada porque nunca alterou mas já pensaram que voçês votaram sempre nesta linha só pode mudar se voçês mudarem a agulha. Por um lado dizem que os sportinguistas estão resignados por outro eleições provocam instabilidade. Abram os olhos é tudo o que vos peço, o unico presidente desde roquete que vê comenta e vive sporting é Dias da Cunha porque o proprio Roquete, Soares Franco e JEB desapareceram e estao a tomar conta das suas lindas vidas e este vai ser igual.

    ResponderEliminar
  114. Quanto mais atacam o GL, mais os donos deste blogue mostram os dentes...

    ResponderEliminar
  115. O que me surpreende, é que se invoquem os resultados da equipa para colá-los a um "momento chato", apenas e só, sem, como a lógica e uma análise desassombrada a GL, a sua postura e a equipa que escolheu ( que implodiu ), concluir que esses mesmos resultados desportivos são consequência de uma incompetência atroz. Não são a causa.

    Tudo se resume a isto: o líder do Sporting é um incompetente, mentiroso, que neste momento está desacompanhado, que se prepara para a fazer a pior época de sempre no que ao futebol diz respeito, depois de bater recordes negativos nos R&C que tem apresentado e ter arrastado o bom nome do clube pela lama. E o que alguns de vocês defendem, é a manutenção destes incapazes no poder e com carta branca para fazerem do Sporting o que bem entendem, como o têm feito aos anos.

    "Postura de responsabilidade"? Pois sim. Situacionismo, puro e simples. Assumam-no.

    ResponderEliminar
  116. Isto é o Sporting?

    Onde todos se insultam
    Onde todos discutem 1voto ou 2 votos.
    Onde todos discutem a mulher de A ou B.
    Onde todos discutem se foi A ou B a propôr.

    Infelzmente é! E não é nada de novo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)