terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Derby: o antes, o durante e o agora

Antes do derby
Foi inclassificável o que ontem sucedeu na página da TSF, no lançamento do derby. Dentro do que já tinha sucedido com o "weird dude" do JN, só que ainda muito pior. Falamos de dois marcos da comunicação. No primeiro caso falamos de uma rádio que soube conquistar o seu espaço na informação à custa do esforço de muitos profissionais reputados e de outros que ali tiveram a sua verdadeira escola. No segundo trata-se de um jornal que ostenta mais de cem anos de vida, facto que não necessita revisionismos históricos para ser comprovado.

Ambos os casos revelam acima de tudo falta de profissionalismo atroz pelo que, sempre que nas peças que disponibilizem aos seus leitores e ouvintes venham tecer considerações sobre o Sporting, e em particular sobre a crise que o clube vive, recomendar-lhes-ia que se debruçassem primeiro sobre os seus próprios problemas, tão evidentes que são. Falta-lhes autoridade e até humildade para perceberem que não estão à altura de dar lições a ninguém.

O episódio da TSF é gravíssimo sobre qualquer prisma e que não pode ser ingenuamente aceite como um mero erro, como aquela estação quis fazer crer, dando ares de provocação deliberada. Pedir desculpas, que não deviam ter sido placidamente por quem dirige o clube, é uma confissão de que a falta de rigor é endémica e transversal a vários departamentos, começando logo nos recursos humanos encarregues de recrutar os profissionais. Será por isso que erros como o de ontem possam passar despercebidos a uma cadeia de responsáveis até chegarem ao público ou então é a constatação que essa articulação não existe. Não deviam ser apenas os Sportinguistas a ficar ofendidos e até preocupados com a TSF, deveriam ser TODOS os que se habituaram a ver naquele canal como uma fonte de informação segura.

Para terminar gostaria de dizer que cada adepto, como individuo, pode escolher para o futuro a forma como se deve relacionar com os órgãos de comunicação social que ofendem de forma esporádica ou reiterada o Sporting. A reacção colectiva, a haver, deve ser exercida sob proposta dos órgãos sociais que é a quem  os sócios investiram com todos os poderes para este e outros efeitos. Os corpos sociais não podem adivinhar ou ser responsabilizados por acções de terceiros, como foram ambos os casos. Mas não podem ficar sem tugir nem mugir quando eles ocorrem, ignorando o sentir dos adeptos. Quem sabe se ela tivesse existido já em situações anteriores, a de ontem não se teria verificado.

Durante o derby
Para ser económico com as palavras o jogo de ontem foi em tudo muito semelhante ao que realizamos com o SCBraga, só que sem a sorte que tivemos então. E, independentemente da superioridade demonstrada pelo adversário, há que reconhecer que pelo menos 2 dos golos foram alcançados com algum paio, para abreviar nos termos.

Mas, como o jogo de ontem demonstrou, estamos muito longe do nosso adversário. Este tem um modelo de jogo consolidado, tem um dos melhores treinadores da Liga, senão mesmo o melhor, tudo o que não somos e não temos. 

É uma dor de alma ver jogar este Sporting, recuado como um recém-promovido, a correr como condenados, sem qualquer nexo em muitas ocasiões. Ainda na primeira parte pareceu óbvio que os jogadores dificilmente poderiam chegar com vida à segunda metade e os piores receios confirmaram-se depressa. Qualquer equipa a jogar desta forma acaba por sucumbir física e/ou animicamente, e ainda mais depressa se se der ao luxo de desperdiçar golos mais fáceis do que penalty´s, como fez Elias.

Uma equipa grande não defende tão atrás, começa a defender quando perde a bola, ou pelo menos a organizar-se para a recuperar mais cedo. As grandes equipas servem-se da posse da bola não só para procurar imediatamente baliza contrária, mas também para repousar e marcar os tempos de jogo ou para explorar as deficiências do adversário. O Sporting não é nada disto e a posição na tabela classificativa é, mais ponto menos ponto, mais lugar menos lugar, uma triste e dolorosa evidência: do ponto de vista colectivo é das mais fracas do campeonato.

Vercauteren é, no contexto desta época, apenas "mais um problema". Pouco ou nada mudou com a sua chegada no modelo de jogo e na organização da equipa, por isso os resultados também não mudaram. A forma tardia e irritante como mexeu na equipa não pode ser apenas desculpada pelas poucas opções que tinha no banco. Um erro já estava cometido quando deu tempo em excesso a Capel, num jogo que nos era completamente inútil. Do banco assistiu ao desmaio do meio-campo sem ousar qualquer manobra de ressuscitação, parecendo conformar-se com uma inevitabilidade.

O agora
O agora é esperar um milagre da multiplicação da clarividência na cabeça do treinador ou conformarmo-nos com a pior classificação de sempre ou com uma classificação in extremis para a Liga Europa. É muito provável que a época não acabe sem eleições ou pelo menos a sua marcação, mantendo-se estes resultados. Ao contrário da maioria continuo a acreditar que, no que ao futebol no relvado diz respeito, não será isso que alterará nada. Mas, como é fácil perceber, GL atou muito do seu futuro à sorte na escolha do treinador e esta depende muito mais desse factor do que do possa ou não vir a fazer.

Os recados de Jesus
"O Sporting tem boa equipa, jogadores de nível que, não estando bem, até duvidam deles" Pela segunda vez no espaço de uma semana (antes e depois do jogo) JJ reiterou a confiança na categoria dos jogadores do Sporting. Eu também penso como ele e só tenho pena que ele não esteja disposto a demonstrá-lo.

86 comentários:

  1. O JN e a TSF (e ainda o DN) pertencem agora a capitais angolanos. Os mesmos que financiam o beifica há anos. Coincidências...

    ResponderEliminar
  2. Mas ainda tens alguma ilusão com o treinador?

    Se percebi dizes que a salvação passa por um milagre mas depois dizes que não vale a pena alterar nada....

    Cada dia que se passa é menos um dia para preparar a proxima epoca, pior, é menos um dia para salvar o Sporting do abismo.

    ResponderEliminar
  3. É isto...

    Em relação a vergonha dos comunicados dos ultimos dias...nem uma palavra. Quem mais nos envergonha, cada dia nos faz mais constrangimento, mas a isso é melhor assobiar para o lado, normal aqui.

    Em relação a tsf é uma vergonha o que fizeram, mas eles lá estavam a relatar o jogo. Deviam relatar pela sport tv, mas estavam no estádio...também deve ser culpa da tactica.

    O pneus veio ao nosso estádio e chamou o nosso presidente de aldrabão, e o nosso? Calou-se...Quem não se sente não é filho de boa gente. Mas lá está, a culpa é da tactica.

    O jogo foi mais do mesmo e aqui sim a culpa é da tactica.

    E o agora? Não se deve fazer nada, pois a culpa é da tactica.

    ResponderEliminar
  4. Vlado,
    Não sou oftalmologista não posso resolver alguns dos teus problemas.

    ResponderEliminar
  5. Sò uma pergunta à blogosfera:
    QUAIS substituições?
    Quem deveria ter entrado?
    Talvez no serviço de ortopedia do sta maria haja doentes em melhores condições clínicas que na enfermaria do Sporting.....

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    Sugiro que, antes de escrever um post, o ponha em consulta pública (não sei é muito bem como) para saber se o deixam ter a sua própria opinião.

    ResponderEliminar
  7. PLF,
    Já assim o faço ao publicar e deixar a caixa de comentários para quem quiser. Mas talvez deva pensar nessa possibilidade, coisa que era capaz de deixar muitos "democratas" satisfeitos...

    ResponderEliminar
  8. Leão de Alvalade,

    Com os meus problemas vivo eu bem.

    Não vivo bem é com os problemas do Sporting.

    Este constante assobiar para o lado a espera que apareça um clique qualquer é que não faz o minimo sentido.

    O culpado disto tudo é o Godinho Lopes. E não me venham com a desculpa que não é ele que marca golos. Mas também não é o Fiorentino Perez que marca, nem o Sandro Rosell, e comparo ao Barça e Real porque foi isto que nos foi dito, que era a eles que deviamos ser comparados.

    O problema aqui é que omitem a realidade:

    O Godinho Lopes é o responsavel por esta miseria e tem de responder por ela, mais ninguém.

    ResponderEliminar
  9. Apenas manifestei o meu fraco entendimento.

    ResponderEliminar
  10. Vlado,
    se a sua visão periférica o impede de ver com acerto porque hei-de eu ter em linha de conta as suas considerações sobre o que escrevo?

    E , ainda sob esse prisma, porque hei-de eu abandonar as minhas convicções para crer nas suas?

    ResponderEliminar
  11. FCS,

    O Sporting e os Sportinguistas não podem estar preocupados de como se vai preparar a proxima epoca, devem estar preocupados em preparar as proximas 10.

    É preciso organizar o clube para longos periodos e não para 1 ano ou dois.

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    A minha é periferica?

    Para ti o problema é só a bola que não entra.

    ResponderEliminar
  13. "O título ainda é matematicamente possível se fizermos um campeonato fantástico a partir de agora".. HAM!? O TÍTULO!?!??!?!

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=793251

    ResponderEliminar
  14. Vlado,

    O meu ponto é que já não há motivo algum para não avançar já para eleições.

    Não vejo nada que continue a merecer ser preservado deste "projecto".

    A não ser que se esteja à espera de dia 20/01

    ResponderEliminar
  15. O Sporting na primeira parte jogou razoavelmente. Não foi inferior ao Benfica, antes pelo contrário. Fez pressão sobre o meio-campo do adversário recuperou muitas vezes a bola e atacou com algum perigo, embora quase sempre por iniciativas de Capel. A vitória ao intervalo era justa. O Sporting fez uma primeira parte superior à do jogo com o Braga. A segunda parte foi terrível. A equipa implodiu literalmente. Há aspectos psicológicos que são determinantes mas do meu ponto de vista o Sporting é uma das equipas da Liga mais mal preparadas fisicamente. Assusta-me o facto de isso não ter mudado um milímetro desde a chegada de Vercauteren. É claro que o Sporting precisa de um bom preparador físico. Sem o necessário suporte físico tudo o resto acaba por não sobressair com excepção das fragilidades.
    As escolhas de Vercauteren para a equipa inicial também foram assustadoras. Tal como a sua incapacidade para mexer durante o jogo.
    Recuperar a sinistra dupla de incompetentes - Rojo e Boularuoz - é obra. Boularouz nem salta a maior parte das vezes. Uma nódoa. Rojo tem uma vaga ideia do que é jogar a central. Xandão não é nenhuma vedeta mas é certamente o menos mau dos três e o único capaz de ganhar um lance pelo ar.
    No meio-campo apostou, mais uma vez, em Pranjic. Jogámos 3/4 do tempo com um a menos. O homem não corre, não porque não queira mas porque não consegue.Um veterano, no sentido literal do termo. Carrillo é um jogador de lampejos e de futilidades. Grande parte do tempo é um a menos. O Viola que o substituiu é um jogador irrelevante. Mais um barrete. Grande jogo de Rinaldo, de Ínsua, de Capel, do holandês a trabalhar sozinho entre os centrais, a ganhar bolas atrás de bolas, a esperar por uma equipa que nunca chegava a tempo e ainda a marcar um grande golo. Boa exibição do mártir Rui Patrício.
    Faz confusão não se colocarem outras alternativas para a constituição da equipa. Equacionar outra dupla de centrais. Com o miúdo que está a ser torturado a lateral. Sem os paupérrimos Rojo e Boularouz. Equacionar outra gente para o meio-campo como Adrien, como Izmailov ou André Martins, sem o croata acabado e colocando o Elias confrontado com o seu rendimento baixíssimo. Faz impressão não se aproveitar o que de bom em termos anímicos o jogo do Videoton deu ao Esgaio e ao Labyad.
    Por este caminho não iremos sequer à Europa. Vamos lutar pela sobrevivência algo de impensável neste clube.
    Estamos como o País. Governados durante décadas por gente que alienou todo o património não desportivo e que construiu um endividamento colossal sem qualquer contrapartida do ponto de vista dos resultado desportivo. Um cenário de bancarrota construído com muitos milhões jogados fora.

    ResponderEliminar
  16. Para mim estão a espera do dia 20/01.

    FCS,

    Até digo mais, e com muita sinceridade. Uma pessoa honesta, com amor a familia, com princípios não aguentaria o que o GL esta a aguentar, sem outras intenções que não seja servir o Sporting ninguém aguentaria.

    Por isso acho que há mais qualquer interesse por detrás disto tudo, e só me ocorre a questão das vmoc´s.

    ResponderEliminar
  17. Os Sportinguistas são conformistas, moles, vêm o seu clube a cair e nada fazem|||

    ResponderEliminar
  18. Isto e tudo mau de mais.
    Continuo a achar a equipa do SCP uma equipa com fraca qualidade, ou nenhuma.
    Rojo, Boula, Cedric, Prajnic, gelson, elias, carrillo, Viola, Jeffren nenhum tem qualidade para jogar num clube que quer lutar pelos lugares cimeiros.

    ResponderEliminar
  19. Td mt mau...

    Aproveitou-se o (já habitual) RP e o Ricky, mesmo isolado do resto da equipa 90% do tempo de jogo. Um crime as criticas de q o holandês é frequentemente alvo. O resto dos 'zarolhos' nem vale a pena comentar... Qs ao nível do anedótico estiveram Pranyc, Carrillo, Elias (qd falhou 3 passes fáceis logo no inicio do jogo tive que esfregar os olhos para ver se não era o Gelson q ali andava...), Rojo, Boula, Capel (o que faz de bom estraga logo a seguir por q não consegue passar a PUTA da bola... Veja-se a origem do primeiro golo lamp). Um pc acima do anedótico, os restantes: Insua, Rinaudo, Eric, Viola. Xandão e Izma tocaram na redondinha?

    Vercas: acho que um alentejano na sorna debaixo dum chaparro no pico duma tarde veraneja, pensava e mexia-se mais rápido que o belga...

    35.00 no derby. Mais um record negativo?

    Mais tarde ou mas cedo as eleições serão uma realidade e GL não irá cumprir o mandato até ao fim. Pobre SCP... Haja coração.

    De qlq forma jamais me arrependerei de apoiar o meu clube ao vivo e o derby, em casa, para mim é sagrado. Só não vou se for msm impossível. Como diz meu amigo LMGM, nem que me obriguem a moldar a realidade para isso. Hj gostava de estar rouco, mas não estou, descansei mt na ultima meia-hora. A miséria que os meus olhos viam era tanta, que o cérebro me impedia de abrir a boca a não ser para esboçar espanto ao observar uma equipa do SCP completamente perdida, rendida, sem um pingo de chama e completamente desorganizada.

    ResponderEliminar
  20. Um velho ditado aplica-se ao hoje ao nosso Sporting na sua generalidade, adeptos e sócios incluidos:

    "Para uma nau sem rumo até um vento de feição é um tempestade"

    SL

    ResponderEliminar
  21. Virgilio,

    Estás-te a passar?
    Rinaudo não tocou na redondinha????? Foi do poucos que remou contra a maré.


    Todos,

    Se a equipa não melhorar até Março passo a ficar do lado dos que querem eleições antecipadas, mas aviso já que não irei votar em BdC, mesmo que seja ele o único candidato.

    Em Janeiro deveríamos tentar vender:
    - Elias e Gelson (Adrien e A.Martins podem fazer o lugar e não custam tanto no fim do mês)

    Penso que estes 2 jogadores têm mercado e seríamos capaz de os vender rapidamente.

    No final da época teremos que:
    - vender Jeffren (porque está sempre lesionado)
    - vender Izmailov (apesar de ser o nosso melhor jogador, está sempre lesionado)
    - NÃO comprar Xandão e fazer regressar Onyewu (mal por mal é tosco como o Xandão mas ainda marca golos em lances de bola parada)
    - vender Boulahrouz e promover um dos miudos da B (sim eu ainda acredito que Rojo pode vir a dar um bom central, com um treino adequado)
    - vender Patricio por mais do que €15M e promover Boeck a titular já que também tem qualidade
    - comprar um avançado para não ficarmos só com o Ricky (se ele se lesiona estamos feitos)

    E finalmente:
    - arranjar uma equipa técnica que treine de facto alguma coisa de jeito. Nesta altura até o Dauto Faquirá me parece melhor que o Vercauteren, mas aceito que ele fique até ao fim da época.

    ResponderEliminar
  22. Leão de Alvalade, se calhar o Jesus até está disposto a "demonstrá-lo".
    Por via das dúvidas, já acendi uma velinha para os "coisos" de carnide não ganharem o campeonato.
    PC

    ResponderEliminar
  23. Ontem não pude ir a Alvalade. Aliás vai ser uma constante agora, sempre que se jogar durante a semana!
    Após o jogo, naquelas reportagens à saida do Estádio, apercebi-me de algo que reflete ainda mais o presente do Sporting do que a prestação da equipa no jogo:
    Adeptos a sairem do estádio, sorridentes, conformados, desinteressados.
    Foi a este ponto que chegámos. Ao ponto de uma derrota caseira com o nosso maior rival nem doer!
    Não há futuro com Godinho. Não há. Como dz um amigo meu: "Se eu fosse um génio estava na Nasa". E de facto eu também não estou na Nasa e estou longe de ser um génio, mas parece-me tão mas tão evidente que não temos futuro com Godinho que me parece absurdo haver quem ainda acha que não está na hora de lhe tirarmos o tapete!

    ResponderEliminar
  24. Mike:

    Aconselho-te mais calma e a ler, pausadamente o que escrevi...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Uma "pessoa honesta", "com princípios", GL? Meu caro Vlado, leia mas é a sentença dos paquetes. E acha que ser chamado "aldrabão", por duas vezes, com todas as letras, na sua própria casa pelo "Khaddafi dos Pneus", e ficar com aquela cara-de-pau é para amadores? Trata-se, como disse o Coronel Kurtz no "Apocalypse Now" (título a propósito): "an errand boy, sent by grocery clerks, to collect a bill": um moço de recados, a soldo dos donos da mercearia, para cobrar a conta. A analogia cinéfila que me falta é para os moços de recados do moços de recados, mas pode ser que lhes ocorra qualquer coisa. A eles, aos 4000 (afinados) que votaram no GL (obrigado por terem salvo o clube do caos!), aos que foram ontem a Alvalade e saíram bem dispostos, e aos centos de milhar de Sportinguistas que aguardam em casa a certidão de óbito do nosso clube (nos quais me incluo) as minhas Saudações Leoninas e votos de Feliz Natal e de um Feliz e próspero 2012!

    ResponderEliminar
  26. Virgilio,

    Parece-me que li bem: "Um pc acima do anedótico, os restantes: Insua, Rinaudo, Eric, Viola. Xandão e Izma tocaram na redondinha?"

    Rinaudo esteve bastante acima do anedótico, alias bem acima de todos os outros. E se com o tocar na redondinha estavas a referir-te só ao Izmailov entao deverias ter escrito "e Izma tocOU na redondida?" ;)

    ResponderEliminar
  27. Para quê as faixas e aquelas mensagens todas das claques? Eles no próximo jogo nem vão lá estar...

    ResponderEliminar
  28. Acho piada aos que se indignam por o orelhas chamar aldrabão ao GL. Como sportinguista acho que GL esteve bem em não descer ao nível dele. E depois o que poderia ele dizer, olhe há sportinguistas que me acusam todos os dias de coisas piores, se eu fosse responder a todos não fazia mais nada.

    ResponderEliminar
  29. Mike Portugal...vou dar uma ajuda ao Virgílio embora ele não me tenha encomendado o sermão:

    "Um pc acima do anedótico, os restantes: Insua, Rinaudo, Eric, Viola.(PONTO FINAL o que significa que a ideia está completa) Xandão e Izma tocaram na redondinha?"

    Um ponto final faz toda a diferença...

    Quanto ao caso TSF...nada a acrescentar ao que disse o LdA, alguém de dentro me dizia se eu acreditava que tinha sido intencional e eu respondi que se não foi revela uma grande ignorância por parte de quem o fez o que me custava a acreditar.
    O resto...só pergunto uma coisa:
    AINDA FALTA MUITO PARA MAIO???
    Não sei se tenho coração para muito mais...

    ResponderEliminar
  30. Marat já vai a caminho de se encontrar com o Moutinho... É só aguardar por mais um negócio à SPORTING.

    ResponderEliminar
  31. Mike: Porra!... Bem, por ser para ti, faço nova tentativa:

    O Rinaudo recuperou algumas bolas na base da raça, é verdade, mas tb perdeu várias bolas, uma tão ridícula que só não deu (mais um) golo, pq o Lima falhou por pc. Esteve razoável, mas tb cometeu erros de 'amador'. A garra por si só, não chegam para lhe dar um valor positivo. Mas isto espelha apenas a minha opinião. Para mim tb lhe faltou qualidade. Ainda assim, foi o menos mau do meio-campo, sim. Até pq Elias e Pranjic foram uma miséria absoluta.

    Reparaste no ponto final antes da palavra 'Xandão'? O q quero dizer é que o Xandão e o Izma entraram tarde (ou tardíssimo, no caso do russo) e com a derrota mais que consumada. Por isso não os posso classificar... Daí a expressão inquisidora de futebolês: "tocaram na redondinha?".

    Espero finalmente ter-te esclarecido.

    SL

    ResponderEliminar
  32. Aos PLF, Leão de Alvalade e outros que tais,

    Se o Sporting já tivesse sido eliminado da Liga Europa em ultimo lugar.

    Se o Sporting já tivesse sido eliminado da taça de portugal.

    se o Sporting tivesse em 11º lugar com 11 pontos.

    Se o Sporting tivesse um prejuizo de 100 milhões em 2 anos.

    Se o Sporting fosse gozado todas as semanas pelos orgão de comunicação social.

    Se o presidente do Sporting tivesse sido chamado de aldabrão na sua propria casa.

    Se o Sporting tivesse despedido 2 treinadores em 18 meses de mandato.

    Se 2 vices presidentes do sporting já tivesse saido desde o inicio do mandato.

    Se os 2 principais responsaveis pelo futebol tivessem saido do Sporting.

    Mas se o nome do presidente fosse Bruno de Carvalho quais seria as vossas reacções?

    Aposto em respostas politicamente correctas.

    Mas a maior parte sabe que j'a ha muito teriam pedido demissão dos corpos sociais.

    ResponderEliminar
  33. Obrigado, Dina... Só qd terminei o meu ultimo comentário é q percebi a tua explicação. A trabalhar e a comentar em simultâneo, por vezes atrasa a publicação e a percepção dos comentários anteriores...

    ResponderEliminar
  34. Anónimo 15:49:

    O BdC não é para aqui chamado...


    Qd (e se) chegar a vez dele, q dúvido, cá estaremos para o avaliar enquanto presidente. De qlq forma posso avaliá-lo enquanto opositor e, para já, deixa mt a desejar. E olhe que votei nele e não em GL!...

    ResponderEliminar
  35. Começou ontem a época desportiva (e decisiva) para Vercautreen.

    Os jogos que faltam até final da primeira volta e o inicio da disputa da Taça da Liga vão decidir o futuro do técnico em Alvalade.

    Finalmente um grupo de sócios conseguiu reunir 1000 assinaturas e vamos ter uma AGS para decidir se há eleições antecipadas ou não. Os Verdadeiros Sportinguistas vão votar de uma forma e os velhos, lambuças e tapados de outra. No final da votação os que vencerem serão lambuças e os que perderem Verdadeiros Sportinguistas.

    Ao contrário do que é normal o derby foi um jogo de baixa intensidade, fraco ou ainda pior, banal, de quando em quando havia um rasgo de futebol e no fim ficou traduzida a diferença de capacidade de finalização de cada equipa.

    Viver o pior Sporting de sempre é dificil, doloroso, ver o nosso potencial ser empobrecido é desgastante, passei minutos a olhar para a bandeira da Juve com o simbolo antigo com um misto de nostalgia e orgulho.

    Não me preocupa perder um derby, preocupa-me não vencer o Moreirense...

    ResponderEliminar
  36. Virgilio e Dina,

    Nem vi o ponto final. Sorry.

    ResponderEliminar
  37. LMGM,

    O futuro de Vercauteren está traçado. Dura até ao fim da época e depois vem Jorge Jesus que acaba o contrato com o benfas. Pelo menos eu gostava que assim fosse. lol

    ResponderEliminar
  38. Anónimo das 15:49,

    Diria exactamente o que disse acerca do Godinho Lopes e procuraria não circunscrever a avaliação do seu mandato ao futebol.

    ResponderEliminar
  39. Mike, estou a ver que já temos mote para a campanha eleitoral. Quem é que tem pré-acordo com JJ!!

    P.S.- Duvido que JJ saia excepto se ocorrer o habitual, descalabro das segundas voltas a la Jorge-Pastilhas-Jesus.

    ResponderEliminar
  40. Ele termina contrato em Junho. Portanto se GL se despachar a seduzir-lo, talvez ele ouça o coração de leão dele ;)

    ResponderEliminar
  41. Ontem, no estádio, tive o jogo concentrado nas movimentações do Elias e é de facto escandaloso a forma como se esconde do jogo quando o Sporting está em posse e como passa grande parte do jogo a passo. E devo realçar que eu era um defensor do Elias!

    Elias, Gelson e Pranij podem ser vendidos em Janeiro porque há que que valorizar André Martins e Adrien. Jogadores com muito maior margem de progressão, mais baratos e formados em Alvalade! Não tem comparação o que um André Martins dá ao jogo e um Pranij.

    Espero a saída de mais jogadores no final da época (Boula, Xandão, Izma, Jeffren...) e a subida de 3 ou 4 jogadores da B.

    Rojo não pode ser central. Não tem a minima noção dos espaços que deverá ocupar. Dier não é lateral, ponham-no mas é a central!

    Este treinador é anedótico! Não sabe mexer na equipa, a equipa não sabe o que fazer à bola quando a tem em posse e não sabe defender quando não a tem.

    PM

    ResponderEliminar
  42. Ó Mike,

    mas tu achas que JJ se vai meter no Sporting com o Godinho Lopes?

    Ele é bronco mas não é burro, ou achas que ele já não percebeu que em termos de estrutura o Sporting hoje não é o mesmo do benfica.

    Mais certo é ele ir para o porto.

    É o mesmo que achar que um investidor vai por o seu dinheiro na mão de quem ja provou que não tem a minima habilidade para o gerir.

    Só um exemplo, imagina aparecer um qualquer uruguaio a querer falar com o Belmiro de Azevedo para apostar numa empresa dele que irá dar muito lucro, não achas que o Belmiro não vai tentar descobrir até ao fundo o que é essa empresa? Não achas que um qualquer investidor não vai tentar saber com que linhas se coze?

    Tu achas que um investidor a esta altura não vai esperar para ver o que acontece no Sporting? Algum investidor vai apostar o seu dinheiro numa direcção que está a ser contestada como nunca antes foi. Achas que ele não vai procurar saber como esta o caso dos passes dos jogadores e as suas percentagens? Só um irresponsavel iria apostar num clube que tem um defice cronico nas suas finanças.

    ResponderEliminar
  43. PLF,

    Que meritos tão grandes vê na gestão extra futebol neste mandato?

    ResponderEliminar
  44. FCS,

    Vejo muitos. Aliás, até passei uma boa parte do meu dia a descrevê-los num email, numa conversa amigo. Vou colocá-lo no meu blog, onde posso discutir com as pessoas com quem me identifico.

    Não "surfo" ondas. As minhas ideias pouco ou nada mudaram de há anos para cá. Dou a minha cara pelas minhas ideias e, se coincidem com as que são implementadas, não encontro motivos para discordar. Posso repensá-las se não atingem o sucesso que idealizava, mas acho que ainda é cedo para - para a esmagadora maioria dessas ideias - aferir a sua implementação. São coisas estruturantes cujos resultados não se vêem no curto prazo e que têm pouco a ver com a decisão do Capel não passar a bola ao Insua. Não quer dizer que concorde com tudo, há pontos em que sou muito crítico mas essa crítica não parece (ou parecia) bastar a alguns.

    Os resultados desportivos são conjunturais e estruturais. O Sporting tem um défice estrutural crónico que vai demorar muitos anos a recuperar, mas é um défice que não é interno, é externo ao clube. Porque os autores dos apitos dourados continuam todos lá, como demostram os Vacas desta vida. Não é desculpa: foi o Sporting que se demitiu de zelar pelos seus interesses no passado. Mas não considerar este factor é um exercício de auto-flagelação que dispenso.

    Os conjunturais estão à vista de todos. Na minha óptica, a "crise" do Sporting vive exclusivamente no futebol e terminaria com uma melhoria das condições do futebol. Quem ontem viu o jogo, terá percebido que o Benfica jogou com dois jogadores fraquíssimos e ainda assim era um colectivo. A culpa dessa ausência de colectivo é obviamente imputável - em última instância- a quem tem de decidir, mas - como disse há tempos - se é para fazer um balanço da capacidade desses decisores, não se pegue apenas no que é extraordinariamente mau, considere-se também o que é bom (ainda que actualmente seja mais difícil de ver) ou muito bom.

    As vitórias no desporto são sempre fugazes e há elementos da conjuntura que muitas vezes são difíceis de controlar. Veja-se o que se passa actualmente em Espanha: o FCBarcelona perdeu o treinador principal (apesar de tudo, um treinador com um carisma fora do normal e indelevelmente ligado aos sucessos atingidos nos últimos 4 anos), ficando o seu adjunto a liderar a equipa e os resultados têm sido demolidores; o Real Madrid não perdeu nenhuma das unidades que levaram a equipa ao título, ainda se reforçaram com um jogador excepcional, e está neste momento com uma desvantagem muito difícil de recuperar. Assim é o futebol, tem factores difíceis de controlar.

    ResponderEliminar
  45. O não convidarem o Sá Pinto para receber as faixas de campeão de juniores mostra ao que vem esta gente.

    ResponderEliminar
  46. FCS, o PLF falará por ele, mas só aproveitando a sua pergunta para dar a minha colherada, com aqueles factos todos que um anónimo anterior enumerou, o Sporting ainda não fechou as portas...

    Desde João Rocha que nenhum Presidente herda um clube minimamente estável para fazer alguma diferença num mandato, e esta afirmação é válida para passados, presente e futuros Presidentes.

    ResponderEliminar
  47. O sporting está tao de rastos que hoje a maior parte dos lampioes nem disse nada sobre o jogo de ontem...é como se nada se tivesse passado! A verdade dos numeros deste ano é aterradora...Posso dizer muito sinceramente que nunca pensei ver o sporting assim! Com as jornadas que ja foram disputadas estar a 2 pontos da linha de agua...é simplesmente inacreditavel!

    ResponderEliminar
  48. Como é que uma gestão baseada em avais do presidente nos últimos meses pode ser considerada uma boa gestão? O défice da tesouraria é brutal e diz-se em surdina que o valor dos avais já vai nos 10M. Haverá gente que ira dizer que é o grande amor do presidente ao clube. Eu vejo apenas um incompetente que já nem rodeado pelas bandeiras eleitorais esta e é agora secundado pela farinha de segunda qualidade e um Pedro da Cunha Ferreira que pouca ou nenhuma experiência tem para estas andanças. É engraçado que em 2 mandatos seguidos os supostos detentores da carta de pesados despistam-se as primeiras curvas.

    Todas as escolhas de GL revelam-se um fracasso terrível, obviamente escolha de alguém que de liderança nada tem e domina muito pouco o futebol.
    O engraçado é que ao contrario de outros mandatos , neste blog o futebol passou para segundo plano e defende-se o belo trabalho feito por GL....

    Digam-me lá....onde? Em quê? O único grande trabalho de GL é matar-nos a paixão!!! A todos sem excepção conseguiram olhar para um derby com desprendimento

    Nao sei nem quero saber quais os intentos nem os objectivos de muitos de vós para defenderem este mandato. Eu apenas tenho uma coisa a dizer. Godinho nao é o meu presidente. É o presidente do MEU Sporting. Clube que amo de coração. Nao tenho nem nunca tive problemas por o presidente eleito nao ser o que votei. Nunca virei as costas ao clube e nunca o farei. O Sporting esta acima de qualquer Godinho desta vida. E infelizmente esta a ser enxovalhado pelas suas opções.

    Sl

    ResponderEliminar
  49. MIKE PORTUGAL
    "Se a equipa não melhorar até Março passo a ficar do lado dos que querem eleições antecipadas, mas aviso já que não irei votar em BdC, mesmo que seja ele o único candidato."

    Para mim dou até as 14h13m do dia 22 de Fevereiro para a equipa melhorar se não tambem quero eleições! Mas só voto se apareçer mais um velhinho como GL, talvez nobre guedes se chegue a frente! Para já acho que isto como está ainda é totalmente aceitavel...Fizemos um grande jogo ontem! Mais 10 jornadas e tamos no caminho certo!

    ResponderEliminar
  50. Concordo como o post na generalidade,que acho muito equilibrado e realista.
    Vários pontos:
    A equipa:

    Uma 1º parte boa até ao golo.Uma 2ª parte sempre a cair.Muitos erros individuais e colectivos.
    Somos uma das piores equipas da Liga.
    Mas isso tem alguma lógica?Esta equipa parece incapaz de jogar futebol.
    Para mim Prajnic(nesta posição),Rojo e Boula são os maiores equívocos.

    O treinador:

    Não há diferenças.Também concordo que não mexe bem e mexe tarde,mas isso é muito típico destas escolas de treinadores.
    Os portugueses são mais "ratos".
    Mexem melhor e sabem montar melhor as equipas em função dos adversários.
    JJ é o melhor exemplo.Repare-se que ganhamos geralmente ás equipas holandesa,que têm em geral
    excelente treinadores(porque temos a excelência táctica).
    Mas...vamos mandar o treinador embora?

    A direcção:

    A mudança não altera nada no futebol.Podemos mudar o treinador , alguns jogadores e talvez contratar um Manager.
    A mudança será para mudar de rumo e a pensar na próxima época.
    Preferiria uma solução consensual entre as principais sensibilidades do clube em vez de eleições.
    A realizarem-se devia ser durante a 2ª volta,para preparar a próxima época adequadamente.

    O Orgulho Sportinguista:

    Devemos apoiar a equipa,porque é com eles que temos que sair do "buraco".
    Não podemos tolerar vergonhas como as da TSF e do JN.Somos o Sporting,caneco.
    E sobretudo devemos pensar que somos 1º Sporting e só depois apoiantes deste e daquele.
    Ser sócio,ir aos jogos,comprar produtos oficiais não é ajudar GL,é apoiar o Sporting.

    ResponderEliminar
  51. Se os avais de GL vão nos 10 ME então nunca mais sai .Daqui a pouco é ele o investidor do Sporting.

    ResponderEliminar
  52. PLF,

    Ao falar do Barcelona não consigo deixar-me de lembrar que imediatamente antes desta era ganhadora , houve um breve consulado do Juan Gaspar (julgo que é esse o nome) que foi posto a mexer sem contemplações.

    Não houve "tempos" "paciências" ou a apelos à estabilidade que lhe valessem.

    ResponderEliminar
  53. FCS,

    E outros exemplos haverá em que o tempo, a estabilidade ou a paciência produziram resultados mais positivos. Queria apenas dar um exemplo de como o desporto contém, por definição, um elemento aleatório - porque mantiveram-se tendencialmente os "factores de produção" mas mudaram os resultados. Apenas isso.

    Já agora acrescento que eu - e eu só falo por mim - não peço nem tempo, nem paciência, nem estabilidade. Apenas procurei referir que algumas acções extra-futebol - porque assim mo pediu - não têm aplicação ou impacto imediatos, mas não deixam de ser meritórios por isso.

    Acho também que estabilidade - com as acusações aviltantes que são reproduzidas ad nauseam um pouco por todo o lado - também não haverá, ainda que o "poder" mude para um qualquer outro lado. Apesar da memória desportiva ser curta, a memória emocional é mais duradoura. E com a guerra fratricida que alguns escolheram fazer no seio do Sporting, a "estabilidade" ou a "união" virão forçosamente depois dos resultados. Mas reitero, é apenas a minha opinião.

    ResponderEliminar
  54. LMGM,

    Penso que a estabilidade deve ser um prémio, uma consequência da boa gestão.

    Acho que houve outros como por exemplo o Sousa Cintra. De qualquer forma e houve mérito para justificar essa estabilidade?

    Afinal chegámos até aqui devido a quê?

    Certamente que não é apenas por bolas no poste ou um qualquer Capel não levantar a cabeça.

    ResponderEliminar
  55. Leão de Alvalade,
    como sabe que o Jorge Jesus não está disposto a demonstrá-lo?
    Este defeso vai ser interessante seguir o destino dos treinadores dos três grandes, e do Braga.

    ResponderEliminar
  56. FCS, não tenho memória de um Sporting estável, talvez no curto periodo após a conquista de um titulo e como essas conquistas foram na última jornada ou em finais foram sempre periodos muito curtos.

    Felizmente um desses fugazes momentos ainda deu para fazer uma Academia.

    A minha conclusão, chegamos aqui pela volupia da mudança, transversal, da fulanização do insucesso.

    O próximo "projecto" a ser eleito para o Sporting vai ser em tudo identico a este (um cheque, uma vassoura e nomes redondos) e com a mesma probabilidade de sucesso.

    Venha de lá então a esperança, vestida de verde e branco!

    ResponderEliminar
  57. LMGM,

    Infelizmente as vezes tudo ou praticamente se resume ao perfil das pessoas.

    Quem sabe se o senhor que se segue não tem um pouco mais de jeito ou de intuição.


    ResponderEliminar
  58. FCS, é perfeitamente possivel, já agora, quem é ele?

    ResponderEliminar
  59. LMGM, isso cabe aos sócios dizer, certo?

    ResponderEliminar
  60. Jesus sabe mais de futebol num dedo do que Vercauteren e Oceano juntos. e sabe também que se nao ganhar o campeonato, tem pela frente o maior desafio da historia do Sporting Clube de Portugal= ser campeão com a camisola do clube do seu pai e que também já foi sua.

    ResponderEliminar
  61. "O défice da tesouraria é brutal e diz-se em surdina que o valor dos avais já vai nos 10M. Haverá gente que ira dizer que é o grande amor do presidente ao clube. Eu vejo apenas um incompetente"

    O LDA que me desculpe mas FODA-SE para a PUTA DA LATA desta gente, isto é baixo de mais!

    Sabes quanto são 10 milhões de euros, eras tu que os retiravas aos teus para por no clube?

    JPM

    ResponderEliminar
  62. Falou-se aqui de Joan Gaspart.
    Joan Gaspart esteve como presidente do Barcelona durante quase 3 anos, 3 anos que lhe correram muito mal,desportiva e financeiramente.E mal é muito mal mesmo.
    Dizia-se á boca cheia que o clube tinha graves problemas financeiros.
    Mas esteve quase 3 anos ,de Julho de 2000 a Fevereiro de 2003:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Joan_Gaspart

    Demitiu-se e foi substituído por um presidente interino e depois por uma Comissão Administrativa.
    O novo presidente ,Joan Laporta só entrou em funções em 15 de Junho de 2003.

    http://en.wikipedia.org/wiki/President_of_FC_Barcelona

    Não exactamente como GL.São clubes com uma estabilidade diferente do nosso.
    Concordo com o comentário de LMGM ás 19:00.Somos um clube muito instável e esse é o nosso maior problema.Estamos em permanente revolução.

    ResponderEliminar
  63. Ainda a propósito da estabilidade, não deixa de ser curioso constatar que durante as décadas de 40 e 50 , o Sporting teve 9 presidentes.

    Apesar disso, viveu provavelmente o seu melhor período.

    ResponderEliminar
  64. Simplesmente Obrigado, pela força, pelas palavras, pelo Coração de Leão com os valores que me foram transmitidos; dogmas em mim que me ajudam a separar o essencial do aparente (posso ser eu a encontrar-me no Matrix, mas sorrio sempre que encontro parte da imensa minoria).

    Grande post LDA; sentidos comentários do Virgílio e rigorosos comentários de PLF.

    Fiquem bem, sempre.

    ResponderEliminar
  65. Ainda a propósito de rigor e de curiosidades felinas, quase nos quarenta, assisti com enorme felicidade a conquista de três campeonatos do Sporting (dois pós Roquete - é daí que vem a expressão "roquette"?)

    Realmente, chego à conclusão, contrária à minha opinião inicial, que GL esteve bem em não responder ao Orelhas; é mais insultado internamente (salvadores/visionários)que externamente (por conveniência/agrado); num mundo do avesso.

    ResponderEliminar
  66. Eu acho que a personagem Jorge jesus fica sempre um pouco mais "mansa" quando joga contra o sporting...noto uma certa nostalgia nele nestas alturas! E acho que um dia treinará o sporting. mas nao vai ser nos proximos 4 ou 5 anos...

    ResponderEliminar
  67. Um vídeo que ilustra as nossas continuas crises.
    Contexto é o da demissão de Paulo Andrade,José Peseiro e mais tarde Dias da Cunha.
    Pergunto o que é que mudou e quando é que finalmente seremos diferentes "disto"?
    Não há uma sensação de "déjà vu"?
    Ver em:

    http://videos.sapo.pt/WRfs1kDPfTFcwcS74lRu

    E claro que continua a não haver tranquilidade nenhuma.

    ResponderEliminar


  68. Creio que todos os que vêm aqui habitualmente são cada um à sua maneira grandes Sportinguistas!

    Com esta premissa essencial para se discutir e viver intensamente o nosso clube parece-me que o momento actual pelo qual passa o SCP pode-se resumir a estes factos e a uma conclusão:

    FACTOS

    - Esta é a pior prestação de sempre na história do futebol do clube!

    - À 11ª jornada ocupamos o 9º lugar a 18 pontos do 1º lugar e a 2 pontos da linha de água

    - O espectro da descida de divisão ( que na minha opinião nunca acontecerá a nenhum dos grandes)é real dada a qualidade zero + estado psicológico da equipa do Sporting.

    - A equipa de futebol que esta equipa directiva da SAD ( que partilha o mesmo Presidente com o CD)montou é reconhecidamente do mais fraco que já representou o clube e nessa equipa incluo os treinadores e dirigentes.

    - O Sporting é alvo de chacota e de tentativas de humilhação por parte de clubes, Comunicação Social, ex-dirigentes ( Roquettistas ou reciclados) de forma diária.

    - Com a direcção de Godinho Lopes o passivo do clube ainda não parou de crescer ao mesmo ritmo que os salários e despesas com o pessoal da SAD e clube.

    - A Comunicação do clube é um verdadeiro desastre com um interminável nº de episódios que normalmente são acompanhados por um interminável nº de comunicados que na maior parte das vezes envergonham o clube.

    - O Sporting está rapidamente a perder o estatuto de grande do futebol português. A este ocaso opõe-se a ascensão do Braga e os resultados mais recentes a nivel interno e externo comprovam-no.

    - Godinho Lopes é um erro de casting e esse facto ainda é mais flagrante quando, contrariando a lógica e também não se demitindo aquando da saída do seu "escudo protector" ( Duque + Freitas), resolve avançar para uma gestão Presidencialista tendo o exemplo de Pinto da Costa como referência ( não se riam...)

    - Nesta aventura eleitoralista de GL a ausência total de qualquer coisa que se assemelhasse a um Projecto é agora dramaticamente tão evidente como o céu azul num dia de Verão. Só se explica a sua teimosia em não se demitir com questões financeiras e ajustes monetários que terá de acertar com o clube! Ou então está à espera de alguma indicação dum possivel sucessor desta Dinastia de Terror.

    - O acenar da hipótese dum investidor estratégico para "salvar" o clube parece-me outra falácia! Nunca houve nenhum investidor nem provavelmente haverá! Aliás o Sporting está muito longe de ser neste momento um clube apetecível

    CONCLUSÃO

    - Situações extraordinárias exigem medidas extraordinárias! Só a situação pela qual passa a equipa de futebol exigiria moralmente uma demissão imediata desta direcção/SAD. O que se passa nesta época é absolutamente inaceitável e é um INSULTO à história do nosso clube.

    - Como sócio eu lanço esta pergunta: Preferem salvar a época ou preferem salvar o clube das mãos duma gente que faz TUDO menos defender os interesses do SCP?

    A minha resposta é tão óbvia que é desnecessário escrevê-la...

    Estes Órgãos Sociais têm de se demitir ou ser demitidos custe o que custar... a bem da sobrevivência do Sporting!

    VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  69. Na vida politica do nosso país somos bombardeados a 30 e tal anos com palavras de muitos pensadores e comentadores, que fizeram das extremas o diabo que nos vai matar a todos, cuidado não votem neles...são ditadores, Deus nos livre de chegarem ao poder, enquanto aqueles que supostamente defendiam os nossos direitos e a nossa liberdade, e em que nós fomos sempre votando, se apropriavam do nosso dinheiro, enriqueciam os amigos, e nos deixavam cada vez com uma fatura maior para pagar e que hoje nos atormenta a todos, e em ultima analise nos escraviza à vontade de uns quantos, quando os outros é que eram os ditadores!

    No Sporting acontece exatamente o mesmo. Há uma linhagem, uma ideologia que manda no sporting, e que se serve dele. E que consegue através de habilidades jornalísticas e comparações com maus exemplos de terceiros, denegrir a imagem de quem se atreve a opor a ela, toldando o pensamento dos sportinguistas que assim continuam a patrocinar a sua estadia no clube. A principal diferença que existia entre essas duas correntes em Março de 2011 é óbvia. De Godinho Lopes já todos sabiam o que haviam de esperar, pois tinham o exemplo de quem o precedeu, e o tempo veio a comprová-lo. Já Bruno de Carvalho tinha sempre o beneficio da duvida, e era um risco que tanto podia resultar bem ou mal. Os sportinguistas decidiram ir pelo caminho mais fácil, e não tenho duvida que amanhã se houver eleições, irão optar novamente pelo caminho mais fácil. Tal como os portugueses farão no nosso país quando escolherem o PS para substituir o PSD nas próximas eleições. E é por isso que tanto o Sporting Clube de Portugal, como o país que está no seu nome, têm um futuro tão negro.

    ResponderEliminar
  70. Leão de Alvalade,
    Tantas e tantas vezes que me identifiquei consigo, tantas vezes que defendi consigo esta direcção e a estabilidade, tantas vezes apoiei para bem do Sporting, mas chega!!! O GL está a matar o Sporting e todos temos de ver isso... aceito a sua opinião, mas há factos que não podem ser negados.

    Eu quero que haja responsáveis por este momento, e esse responsável tem de ser responsabilizado pelo que fez. Não me venham com merdas.

    Desportivamente miserável, abaixo disso, pior de sempre.
    Financeiramente basta olhar os numeros, abaixo de miserval.
    A comunicação é abaixo de miserável.. a historia da TSF, nem uma palavra?
    O projecto? Onde anda ele? Domingos, duque, freitas ,ppc e carlos barbosa?
    O elogio ao PdC e dizer-se contra o sistema.
    Os ridiculos comunicados ao slb, a postura pós incendio, a postura neste adiamento, qd fomos à hungria 5ª e aceitamos jogar no porto domingo.
    1 mes sem treinador e com comunicações horriveis.

    CHEGA CARALHOOOO! desculpem os caps e o palavrão, mas isto é o MEU SPORTING e com o MEU SPORTING ou o NOSSO SPORTING não podem brincar e este gajo anda a destruir-nos!



    ResponderEliminar
  71. Vejo estes últimos comentários e (inclusive o "manifesto") e não percebo.Mas afinal quem é que estas pessoas querem para presidente.Não querem GL mas querem quem?
    Eu compreendo a frustração, eu também estou mas nem há candidatos.Vamos mudar para qualquer um?
    Espero que não sejam os mesmos que queriam a saída de Sá Pinto,tudo ia ficar resolvido.Agora três treinadores depois estamos aqui.
    Só gostaria de saber quem afinal querem para presidente.
    O Oliveira,NÃo,convinha que fosse um Sportinguista.O Oliveira é do FCP,todos sabem.

    ResponderEliminar
  72. Luís,

    Os que queriam a saída do Sá Pinto, são os mesmos que lhe fizeram a cama para encetar mais uma fuga em frente.

    Foi pena que depois com o Oceano as coisas não corressem bem... senão já estaria tudo bem.

    Seguiu-se em frente e afinal com o Belga é que seria... upss não foi.

    Seria certamente ganhando ao Benfica.... também não foi.

    Mas ficará certamente tudo bem quando o Sporting um dia destes conseguir ganhar dois jogos seguidos.



    ResponderEliminar
  73. FCS,o que está a dizer é que a direcção deve sair por motivos desportivos.Então se o presidente seguinte tiver uma época muito má também deve sair?Temos agora a chicotada directiva?
    Mas mesmo admitindo isso em quem é que votamos,qual é a alternativa?

    ResponderEliminar
  74. Pode parecer um motivo menor, mas pensar que se pode ir mudar para pior é o principal motivo que tenho para nao apoiar a realizaçao de eleiçoes antecipadas.

    Na prática tivemos Bettencourt e antes dele Soares Franco (com PB a dirigir o futebol). E já quando lá estava SF, e se se quiserem lembrar do que muitos diziam nessa altura, o Sporting era um clube de segunda, que já "só" ambicionava a 2ºs lugares, atrás do Porto, e a jogar os oitavos de final da liga dos campeoes.

    Estes anos passados, fomos últimos num grupo de liga europa e temos 11 pontos à 11ª jornada, com um goal-average negativo de 4 golos.

    Por isso, gostava muito de ver em bruno carvalho a solução, mas o senhor é um vazio de ideias e de substancia. Nao há ali qualidade para se mudar para melhor.

    Como tenho a veleidade de pensar que muitos pensarão como eu, este momento nao pode deixar de ser o de aparecerem outros candidatos. Esta bipolarizaçao bdc/gl está a fazer esquecer muita gente que o real problema é nao existirem alternativas. É nesse limbo que se encontra muito sportinguista, acreditem ou nao os membros das facçoes entrincheirados.

    ResponderEliminar
  75. Galvão99,compreendo o seu dilema ,é o meu também,mas eu quero ver candidatos e projectos.As pessoas que defendem esta mudança têm que dizer ao que vêm.Quem propõem para presidente,que apoios tem essa pessoa.
    De outra forma é um salto no escuro.

    ResponderEliminar
  76. Caro JPM

    Quem não tem dinheiro não tem vícios. Dos 100M prometidos , foi a banca buscar 50M. Decidiu-se a fuga para a frente com camiões de jogadores medianos pagos a peso de ouro. Agravou os custos de tesouraria. Isso é gerir?
    É um comentário baixo? Baixeza é destruir o Sporting....
    Aquilo que esta em causa é o Sporting e o seu futuro. É me indiferente o nome do presidente. Desde que seja competente...coisa que este engenheiro desgraçado não é certamente...

    SL

    ResponderEliminar
  77. Luis,
    Não é ter uma época má que deve fazer saír, sou totalmente a favor de estabilidade e união, mas há minimos a cumprir.

    Na época passada, que considero má, champions não alcançada e 0 titulos, ninguem (tirando os do costume) pedia eleições. Eu apoiava esta direcção.

    Agora não posso não responsabilizar quem está a levar o Sporting por este caminho. Tudo é mal feito, repito tudo, é mesmo dificil fazer pior e isto não se pode agravar mais.

    A questão do adiamento do derby, da não resposta à TSF são mais exemplos simples como tudo é mal feito.

    Andamos à deriva.

    E os candidatos só irão aparecer quando houver eleições, ou na fase em que JEB estava como presidente, já havia Brunos, Baltazares e Abrantes? Como é óbvio aparecem.

    Se me conhecesse sabia que sou o mais a favor da união e estabilidade, que apoio o Sporting sempre e em todo o lado, que sou contra tudo o que quer desestabilizar e protagonismo. Ponho sempre o Sporting è frente dos meus interesses, tenho sempre bilhetes, mas compro a minha gamebox e aproveito para levar sempre miudos a conhecer o Sporting com o que tenho.

    Com isto só quero que não me intreprete mal, não sou desestabilizador, mas não aguento mais o Sporting assim, não aguento tanta trapalhada e desconhecimento juntos. É Impossível piorarmos!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  78. "O fraco rei faz fraca a forte gente."
    Luís de Camões

    ResponderEliminar
  79. J, mantenho o que disse.Não podemos dizer que os candidatos vão surgir após a eventual demissão.Num cenário como o actual em que a direção não se demite, tem que haver à partida pelo menos uma alternativa(teoricamente a dos proponentes da demissão) e temos que saber qual é.
    E pode ser sempre pior,acredite.

    Abç

    ResponderEliminar
  80. Luis,

    Não concordo, os candidatos só vão aparecer depois de terem a certeza que há eleições, e isto acontece em todos os lugares do mundo.

    Eu estou a pensar candidatar-me só para ir aos debates obrigá-los a todos a dizerem que vão por o Sporting à frente de tudo, obrigá-los a não mentir e obrigá-los a unirem-se em torno do Sporting.

    Mas só quando houver eleições, pode haver candidatos, senão são candidatos a quê?

    Atenção, que não votei GL, nem sequer BdC e desconfio mesmo deste. Mas pior que GL vai ser mto mto dificil.

    ResponderEliminar
  81. J.,mantém a sua posição e eu mantenho a minha. Parece que temos que concordar em discordar.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)